[PDF] A Teoria Consensual Da Verdade De J Rgen Habermas - eBooks Review

A Teoria Consensual Da Verdade De J Rgen Habermas


A Teoria Consensual Da Verdade De J Rgen Habermas
DOWNLOAD

Download A Teoria Consensual Da Verdade De J Rgen Habermas PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get A Teoria Consensual Da Verdade De J Rgen Habermas book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



A Teoria Consensual Da Verdade De J Rgen Habermas


A Teoria Consensual Da Verdade De J Rgen Habermas
DOWNLOAD
Author : Sérgio Murilo Rodrigues
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2023-11-21

A Teoria Consensual Da Verdade De J Rgen Habermas written by Sérgio Murilo Rodrigues and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-11-21 with Philosophy categories.


O que é a verdade? Sem essa resposta não saberíamos distinguir o certo do errado, o real da ilusão. Não seríamos capazes de avaliar nossas ações e nossos conhecimentos. Se tudo tem o mesmo valor, então nada tem valor. Esta pesquisa pretende mostrar, através de uma análise reconstrutiva da teoria consensual da verdade de Jürgen Habermas, a possibilidade de se sustentar, na atualidade, uma pretensão de universalidade e de racionalidade para as questões de verdade e justiça. Habermas faz uma abordagem pragmático-linguística da verdade. Essa abordagem põe em destaque a função dialógica e comunicativa da linguagem. Ela permite perceber que, sempre que um sujeito afirma algo, ele levanta uma pretensão de verdade para a sua afirmação. Trata-se de um pressuposto implícito à estrutura da comunicação em geral. Normalmente, na interação social, essa pretensão de verdade é aceita ingenuamente a partir de um determinado consenso de base. Mas essa pretensão pode ser problematizada, a qualquer momento, de forma radical. Nesse caso, a pretensão de verdade é tornada hipotética. Os interlocutores devem entrar em um discurso teórico, a fim de justificar argumentativamente a pretensão de verdade ou, então, negá-la. Os participantes do discurso almejam obter um consenso racionalmente motivado; um consenso obtido graças exclusivamente à força do melhor argumento.



Razao E Consenso Em Habermas


Razao E Consenso Em Habermas
DOWNLOAD
Author : Delamar José Volpato Dutra
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2005

Razao E Consenso Em Habermas written by Delamar José Volpato Dutra and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2005 with categories.


O livro reconstrói a teoria da racionalidade comunicativa, dando especial ênfase à questão da verdade a partir da fenomenologia de Husserl e Heidegger, da filosofia da linguagem ordinária de Austin e da teoria crítica de Adorno e Horkheimer, e a aplica aos problemas práticos da moral, particularmente questões bioéticas como a clonagem e a eugenia, e do direito, especialmente questões da racionalidade da jurisdição.



O Consenso Em J Rgen Habermas E O Dissenso Em Jean Fran Ois Lyotard Como Narrativa De Legitima O Do Conhecimento Cient Fico


O Consenso Em J Rgen Habermas E O Dissenso Em Jean Fran Ois Lyotard Como Narrativa De Legitima O Do Conhecimento Cient Fico
DOWNLOAD
Author : Tiago Tendai Chingore
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-06-29

O Consenso Em J Rgen Habermas E O Dissenso Em Jean Fran Ois Lyotard Como Narrativa De Legitima O Do Conhecimento Cient Fico written by Tiago Tendai Chingore and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-06-29 with Philosophy categories.


O presente livro pretende debater e demonstrar as duas visões epistemológicas sobre o conhecimento filosófico, partindo da análise habermasiana da interação e lyotardiana do problema da legitimação do saber. O objectivo central é confrontar as duas teorias filosóficas sobre a interacção e legitimidade do conhecimento filosófico, procurando encontrar de certa forma os pontos comuns que permitam fazer delas uma base de sustentação teórica e prática para uma reflexão epistemológica. O século XXI atravessa uma época caracterizada pela falência das grandes narrativas legitimadoras e, portanto, das certezas a todos os níveis, político, económico, ideológico e religioso que é geradora de desconfiança e insegurança que, muitas vezes, é interpretada como resultado da decadência dos ideais da modernidade, ou seja, do seu desajuste na compreensão humana. O rótulo pós-moderno aplica-se a diversos movimentos ou perspectivas de pensamento, tornando a definição do termo cada vez mais difícil e incerta. Os defensores do iluminismo enquanto projecto inacabado defendiam um grande potencial redentor na modernidade, digno de ser articulado e perseguido. Nesse sentido, aqui utilizaremos os termos "consenso" e "dissenso" como elementos de chegada das duas teorias epistemológicas. Na modernidade veem-se essa defesa como a mais ou a grandiosa narrativa de metafísica, sendo o consenso um dos lemas candentes e que tem de se sujeitar a semelhante questionamento radical. Lyotard crê que o consenso é uma obsoleta construção teórica moderna e, de modo algum, deve-se constituir fim de um discurso, por possuir um poder totalizador que impede que novas ideias e práticas desconhecidas surjam. Daí que o dissenso, ao contrário, e a agonística parecem ter um status privilegiado na teoria de Lyotard. A partir de finais de 1960 e início dos anos 1970, cujo critério da fundamentação das suas normas de linguagem, o consenso validado intersubjectivamente, a verdade do problema de adequação entre a proposição e o mundo real, passou a um problema semântico concebido como uma questão consensual de verdade. Em suma, as teorias epistemológicas têm efeitos actuais, visto que ambas se complementam apesar das divergentes críticas entre elas. Por isso, é preciso criar espaços para um projecto de "desconstrução" e de "construção" epistémicas através do diálogo intercultural.



Teoria Da A O Comunicativa 2 Volumes


Teoria Da A O Comunicativa 2 Volumes
DOWNLOAD
Author : Jürgen Habermas
language : pt-BR
Publisher: Editora Unesp
Release Date : 2023-04-03

Teoria Da A O Comunicativa 2 Volumes written by Jürgen Habermas and has been published by Editora Unesp this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-04-03 with Social Science categories.


Publicado originalmente em 1981, Teoria da ação comunicativa reúne em seus dois vastos volumes os esforços sistemáticos que Habermas empreendeu por mais de dez anos para fundamentar uma teoria crítica da sociedade que pudesse justificar e explicar seus parâmetros críticos, partindo de seu próprio objeto, as sociedades modernas capitalistas.



J Rgen Habermas Obras Escolhidas


J Rgen Habermas Obras Escolhidas
DOWNLOAD
Author : Jürgen Habermas
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2010

J Rgen Habermas Obras Escolhidas written by Jürgen Habermas and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2010 with categories.


Neste volume, unificado pelo fio condutor das teorias da racionalidade e da linguagem, Habermas recupera alguns dos seus textos sobre hermenêutica, filosofia da linguagem, racionalidade e comunicação e teoria do significado. Tendo por base, entre outras, as questões da teoria da racionalidade e da linguística [...] no contexto da teoria da sociedade; e a procura de uma saída à crítica da razão de Horkheimer e Adorno, que se tornara aporética, Habermas responde a estes desafios conceptuais com uma viragem linguística da teoria critica que concilia pontos de vista da teoria da racionalidade e da linguística numa concepção do entendimento dotada de conteúdo normativo. As fontes de inspiração foram, em aspectos metodológicos, a abordagem da teoria da competência de Noam Chomsky, sob aspectos linguísticos, a teoria dos actos de fala de John Searle e, em aspectos da teoria da racionalidade, a disputa em torno do conceito de correspondência da verdade que na época irradiava de Oxford. O contexto sociológico de génese explica a abordagem pragmática; neste plano, o enfoque desloca-se para o entendimento como mecanismo de coordenação da ação.



J Rgen Habermas Obras Escolhidas


J Rgen Habermas Obras Escolhidas
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2015

J Rgen Habermas Obras Escolhidas written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015 with categories.




Facticidade E Validade


Facticidade E Validade
DOWNLOAD
Author : Jürgen Habermas
language : pt-BR
Publisher: Editora Unesp
Release Date : 2022-04-08

Facticidade E Validade written by Jürgen Habermas and has been published by Editora Unesp this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-04-08 with Political Science categories.


"Mesmo nas democracias estabelecidas, as instituições existentes da liberdade não são mais incontestáveis, ainda que nelas as populações pareçam pressionar não por menos, mas, sim, por mais democracia. Eu suponho, contudo, que a inquietação tem uma razão ainda mais profunda, a saber, a suspeita de que, no marco de uma política completamente secularizada, não é possível haver e nem preservar o Estado de direito sem democracia radical. Discernir o que subjaz a essa suspeita é o objetivo da presente investigação."



The Critical Theory Of J Rgen Habermas


The Critical Theory Of J Rgen Habermas
DOWNLOAD
Author :
language : en
Publisher:
Release Date : 1979

The Critical Theory Of J Rgen Habermas written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1979 with categories.




Biopol Tica E Democracia Em Giorgio Agamben


Biopol Tica E Democracia Em Giorgio Agamben
DOWNLOAD
Author : Fábio Henrique Duarte
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2023-12-08

Biopol Tica E Democracia Em Giorgio Agamben written by Fábio Henrique Duarte and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-12-08 with Philosophy categories.


A obra visa dialogar com o pensamento de Giorgio Agamben a fim de ilustrar o seu diálogo crítico com a herança biopolítica, mostrando afinidades e diferenças para com Michel Foucault. Essa caracterização permite fazer uma leitura da filosofia política, destacando o tema da democracia. O intento fundamental é problematizar a democracia como regime político hegemônico na cultura contemporânea, tendo como suporte teórico a biopolítica, ressaltando-se o desgaste de conceitos da tradição da filosofia política (como Soberania, Estado-Nação, Povo etc.). Após fazer a exposição do modo como a democracia pode ser refletida a partir da biopolítica, defende-se que, ao se apoiar nas ideias de Agamben, pode-se perceber as limitações da democracia, compreendendo-se que a crítica deste regime político é uma das tarefas inescusáveis da filosofia política contemporânea.



Analogia E Simboliza O Em Kant


Analogia E Simboliza O Em Kant
DOWNLOAD
Author : Joãosinho Beckenkamp
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2023-12-08

Analogia E Simboliza O Em Kant written by Joãosinho Beckenkamp and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-12-08 with Philosophy categories.


À primeira vista, a analogia é um tema que aparece só marginalmente nas reflexões filosóficas de Kant, o que explica em parte a pouca atenção que tem merecido na literatura sobre o autor. Inicialmente introduzida como complemento à dialética transcendental, ou seja, como atenuação das consequências destrutivas da metafísica que essa parte da filosofia crítica kantiana acarreta, a analogia ganha um lugar significativo no tratamento crítico de campos não diretamente dominados pela filosofia transcendental da Crítica da Razão Pura (1781). Sua importância progressiva levou Kant a lhe dar mais atenção já nos Prolegômenos a Toda Metafísica Futura (1783), mas sobretudo na Crítica da Faculdade do Juízo (1790), na qual ela cumpre papel decisivo. A par de uma exposição do contexto histórico e da concepção kantiana do emprego de analogias, o presente livro trata ainda de sua aplicação nos campos da filosofia da história, da filosofia da biologia, da filosofia da religião e da estética, argumentando que não é possível dar conta da contribuição de Kant nesses campos sem compreender sua teoria dos procedimentos analógicos.