[PDF] Alem Da Eco 92 - eBooks Review

Alem Da Eco 92


Alem Da Eco 92
DOWNLOAD

Download Alem Da Eco 92 PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Alem Da Eco 92 book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Al M Da Sustentabilidade Volume I


Al M Da Sustentabilidade Volume I
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher: Papel da Palavra
Release Date : 2024-05-02

Al M Da Sustentabilidade Volume I written by and has been published by Papel da Palavra this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-05-02 with Law categories.


O livro oferece uma ampla gama de perspectivas que são essenciais para a compreensão e abordagem dos desafios ambientais contemporâneos.



Veja


Veja
DOWNLOAD
Author :
language : en
Publisher:
Release Date : 1992

Veja written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1992 with Brazil categories.




Os Soci Logos


Os Soci Logos
DOWNLOAD
Author : Pedro Arturo Rojas Arenas
language : pt-BR
Publisher: Appris Editora e Livraria Eireli - ME
Release Date : 2015-01-01

Os Soci Logos written by Pedro Arturo Rojas Arenas and has been published by Appris Editora e Livraria Eireli - ME this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-01-01 with Social Science categories.


Nas universidades brasileiras, ano após ano, formam-se os mais diversos profissionais. Quem se preocupa em saber o que eles fazem uma vez formados, qual o seu grau de satisfação em relação ao trabalho que desempenham e à formação recebida, qual a efetiva contribuição que dão à sociedade, quais as sugestões que dariam para melhorar a formação dos novos profissionais, se consultados fossem? Assume-se que formar profissionais e realizar pesquisas de forma rotineira é suficiente. O sociólogo Pedro Arturo Rojas Arenas não se satisfez com esse pressuposto. Ele quis saber mais sobre a carreira profissional dos bacharéis em sociologia egressos da UFC entre 1980 e 1990. Os resultados da pesquisa do prof. Arenas são apresentados neste instigante livro. O livro do professor Arenas é uma contribuição relevante ao conhecimento dos sociólogos da UFC e traz elementos para uma revisão dos cursos de ciências sociais. André Haguette Ph. D. em Sociologia da Universidade de Syracuse (USA) Professor Titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, UFC.



Ecos Da Terra


Ecos Da Terra
DOWNLOAD
Author : Cynthia Peter
language : pt-BR
Publisher: Thesaurus Editora
Release Date : 2001

Ecos Da Terra written by Cynthia Peter and has been published by Thesaurus Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2001 with Agricultural laborers categories.




Velhos Saberes Novas Abordagens


Velhos Saberes Novas Abordagens
DOWNLOAD
Author : Fernandes, Ulisses
language : pt-BR
Publisher: Gramma
Release Date : 2016-05-24

Velhos Saberes Novas Abordagens written by Fernandes, Ulisses and has been published by Gramma this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2016-05-24 with Science categories.


Escreveu o geógrafo Milton Santos certa feita: a força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos que apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une. E foi esta máxima o ponto de partida para um grupo de geógrafos fluminenses interagirem no sentido de demonstrar o quanto a diversidade acadêmica inerente à geografia muito mais agrega do que segrega o saber. “Velhos saberes, novas abordagens – A Geografia à Luz da Contemporaneidade” reúne artigos produzidos por treze geógrafos ligados a tradicionais instituições acadêmicas ou de pesquisas presentes em território fluminense. Esta publicação tem por intuito demonstrar o quanto a pesquisa de caráter geográfico é vasta e diversificada, porém integrada, e capaz de suscitar sua contínua replicação.



A Invas O Perigosa Do Mexilh O Dourado E De Outras Pragas


A Invas O Perigosa Do Mexilh O Dourado E De Outras Pragas
DOWNLOAD
Author : Dorinha Aguiar
language : en
Publisher: Pra ser feliz
Release Date : 2020-12-22

A Invas O Perigosa Do Mexilh O Dourado E De Outras Pragas written by Dorinha Aguiar and has been published by Pra ser feliz this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-12-22 with Juvenile Fiction categories.


O livro retrata a disseminação de espécies exóticas no Brasil, fenômeno considerado efeito da globalização, com implicações sociais, econômicas e ambientais. O mexilhão dourado é um molusco bivalve, originário da Ásia, com poder de destruição de ambientes sem predador para a espécie. A invasão de espécies exóticas é considerada uma das piores causas da destruição de ecossistemas e, consequentemente, afligem a quantidade e a qualidade de empregos, a produção e o custo da energia, a produção de alimentos e a quantidade e qualidade da água. Esses reflexos alertam para o risco de catástrofes ambientais e, desta forma, sociais e econômicas. "No evento Rio+20, que contou com a participação de lideranças de todos os Continente, foram distribuídos 10 mil exemplares do livro, em português e inglês, com o patrocínio da Eletrobras, a holding das hidrelétricas brasileiras". O livro busca a sensibilização de todos sobre a importância da prevenção contra espécies exóticas, inclusive no mar, afirmou Dorinha Aguiar. Segundo ela, o mexilhão dourado é apenas um exemplo de destruição por invasão de espécies exóticas, podendo se tornar um direcionador na construção de políticas internacionais em defesa da biodiversidade. Ela afirma que a solução preliminar internacional de troca de água de lastro em alto mar é uma orientação ainda sem comprovação de sua eficácia. "Por isso, é tão importante debater essa questão e propor alternativas, pois a troca de água de lastro em alto mar traz riscos sobre outras espécies nativas marinhas. A destruição provocada por invasores só não é pior que a devastação do ambiente por assoreamento, seca, canalização de rios ou, em terra, pelas queimadas e desmatamentos", concluiu. No Brasil, o mexilhão dourado foi descoberto na Bacia do Rio da Prata, fronteira com a Argentina, na década de 90 e, desde então, tem preocupado o continente Sul Americano, pois vem se alastrando pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, alcançando as maiores hidrelétricas brasileiras.



Al M Da Tutela


Al M Da Tutela
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2002

Al M Da Tutela written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2002 with Brazil categories.




Cidadania Mundial


Cidadania Mundial
DOWNLOAD
Author : PEDRO ARTURO ROJAS ARENAS
language : pt-BR
Publisher: PEDRO ARTURO ROJAS ARENAS
Release Date : 2023-07-17

Cidadania Mundial written by PEDRO ARTURO ROJAS ARENAS and has been published by PEDRO ARTURO ROJAS ARENAS this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-07-17 with Antiques & Collectibles categories.


Para alinhavar essas primeiras linhas, tomo de empréstimo as palavras de Oliveira (2023)[1], as quais ajudam na percepção de uma nova ordem que precisa ser reescrita. Não uma ordem que nos algema, mas que nos instiga e nos veste da responsabilidade de nos assumirmos como construtores “vivos de vida”, de nós mesmos e do mundo. Em seu tecer, reporta-se ao poeta mítico de Nietzsche, Zaratustra, que “dizia haver chegado o tempo que o homem plantaria as sementes da sua mais alta esperança”. Plantar e cultivar essas sementes de esperança talvez nos reporte justamente a reescrever essa nossa nova condição, nossa no mundo, e do mundo em nós. Há de se fazer, no entanto, um alerta: pensar a cidadania sem reduzir essa condição a simplismos ou clichês não é uma tarefa fácil. Eis o desafio que o nobre colega Pedro Arturo se pôs a carregar. Assumiu uma jornada que é por vezes cansativa e, porque não dizer extenuante. Pensamentos também lhe chegarão, atormentando-o e aconselhando-o a desistir, ressaltando o quanto foi equivocada essa busca por um horizonte perdido. Mas que cidadão seria Pedro se não assumisse a responsabilidade de realizar a jornada, a fim de pensar caminhos outros em busca um mundo melhor, apesar das pedras no percurso? O que seria dele se não compreendesse que a jornada também traz a beleza da paisagem, sentindo o vento frio da tarde, assim como a possibilidade de colher frutos ao longo da estrada e escutar o canto dos pássaros? O que seria dele se deixasse morrer seus sonhos e fosse tomado pelo Nada, como se fora convencido pelo monstro Gmork, da história sem fim, que não haveria mais caminhos, senão juntar-se ao mal, sem mais nenhuma esperança (ENDE, 2001)[2]. Pensar a cidadania mundial, enquanto sonho possível é alimentar a esperança por um mundo melhor, mas não um mundo que natural e miraculosamente se fará dessa forma. O que se coloca em evidência é a produção de um mundo melhor no qual os indivíduos o constroem. Não uma produção linear, livre de intempéries, mas aquela em que as diferenças são também constituintes e, por isso mesmo, podem, dialogicamente, fazer emergir arranjos que permitam produzir os frutos que alimentarão nosso futuro e o dos outros que dividem essa existência terrena ou, por que não dizer, planetária, assim como enfatizou Morin (2007)[3]. Também é preciso germinar o solo, sem o qual nenhuma semente nascerá, nem muito menos flores, frutos e vidas novas. Analogicamente, não seria a busca pela cidadania mundial, também o que fez Zaratustra, ao descer da montanha e trazer a boa nova e, assim, a transformação do homem no super-homem? (NIETZSCHE, 2000)[4] Em suas “pregações”, o profeta Zaratustra percebeu a necessidade de companheiros para sua jornada, mas aqueles que desejassem seguir a si mesmo, como criadores de novos valores (NIETZSCHE, 2000). Pedro Arturo também compreendeu a importância de não fazer a jornada sozinho. Outros sujeitos, outros autores de si mesmos, no sentido dado por Ardoino (1998)[5], aceitaram dividir a marcha. Fransciso Vanderlei de Lima, Luis Antonio Gomes Lopes, Allívia Rouse Carregosa Rabbani, Roberto Muhájir Rahnemay Rabbani, Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani, Giovanna Wanderley, Adriano Menino de Macêdo Júnior e Haixor de la Peña Cárcamo, livremente também assumiram, aos seus modos, o desafio. Junto a Pedro, não como um pastor e seu rebanho, mas com como indivíduos que buscam a constituição do jardim de vida que habitamos. Cada um com suas singularidades. Todos eles, não mais no alto da montanha, mas à altura dos homens, entoam seus cânticos “a quem quer tenha ouvidos para as coisas inauditas”[6] e enfrentam “o ruído dos cômicos e o zumbido das moscas venenosas”[7]. Nesse sentido, assumir a cidadania mundial é derrubar os muros que nos isolam uns dos outros. É assumir a condição humana que está presente em todos nós, apesar das diferenças. Essas, aliás não devem ser hierarquizadas, não se constituindo como vis justificativas para dominação do homem pelo homem. É preciso compreender, assim como destacou Morin (2007), tanto a condição humana no mundo, assim como a condição do mundo humano, o que só se faz onde vivemos, no nosso planeta, portanto a apreensão da identidade planetária é condição de aproximação da humanidade que somos e devemos ser. Como se vê, a odisseia porque passam os autores dessa obra é uma odisseia permeada de vida, na qual os saberes que os acompanham tornam-se condição imprescindível para produção dessa história, permitindo-a ser de uma forma e não de outra. Saberes que ao mesmo tempo criam o criador e permitem a criação de saberes outros. Não há a constituição do cidadão mundial sem se conseguir ler esse mundo, compreendendo-o, mas também reconhecendo as lacunas que não conseguimos eliminar. Tudo isso é formativo e fundante da realidade em que vivemos e construímos, assim como no - e do - constructo de nós mesmos. Os textos que aqui são apresentados trazem suas perspectivas de ver o mundo e a relação deste com a cidadania no mundo. Trazem olhares que permitirão a construção de saberes outros pelos sujeitos que tiverem acesso a essa produção. Nesses termos, essa obra traz, dentre outros aspectos, a possibilidade de ser semente para elaboração de outros saberes, como já dito, mas também e, inseparavelmente, para ser germem para o nascimento dos cidadãos mundiais que devemos ser. [1] Em conversa neste mês de março com o amigo Francisco Vieira sobre o tema desta obra, via mídia digital [2] ENDE, M. A história sem fim. São Paulo: Martins Fontes, 2001. [3] As citações de Edgar Morin, presentes nesse prefácio, referem-se a obra Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro, publicado em 2007, pela editora Cortez. [4] NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Martin Claret, 2000. [5] ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Multireferencialidade nas Ciências Sociais e na Educação. São Paulo: Editora da UFScar, 1998. [6] NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Martin Claret, 2000, p. 33. [7] Idem, ibidem, p. 53.



Biological And Cultural Diversity Of Amazonia


Biological And Cultural Diversity Of Amazonia
DOWNLOAD
Author :
language : en
Publisher:
Release Date : 2001

Biological And Cultural Diversity Of Amazonia written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2001 with Biodiversity categories.




Amaz Nia E Defesa Nacional


Amaz Nia E Defesa Nacional
DOWNLOAD
Author : Celso Castro
language : en
Publisher: FGV Editora
Release Date : 2006

Amaz Nia E Defesa Nacional written by Celso Castro and has been published by FGV Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2006 with Political Science categories.