[PDF] Cinema Direito - eBooks Review

Cinema Direito


Cinema Direito
DOWNLOAD
READ

Download Cinema Direito PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Cinema Direito book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Cinema Direito


Cinema Direito
DOWNLOAD
READ
Author : Gilson Azevedo E Kátia Vanessa (orgs)
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2020-02-19

Cinema Direito written by Gilson Azevedo E Kátia Vanessa (orgs) and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-02-19 with Law categories.


O Cinema, desde sua origem em 1895 desperta paixão, encanto e cria novas tendências. No desejo de retratar a realidade, por vezes é a vida que acaba imitando a arte. Nesses mais de 100 anos de sua história, o cinema produziu filmes dos mais variados temas, desde religiosos, romances, terror, todos com apelos diversos, criticas, mensagens subliminares e claro, sonhos. Também não faltaram os filmes policiais e desses muitos buscaram retratar o âmbito jurídico, com suas vestes, seus movimentos, seus atores e arquétipos. Alguns filmes ficarão para sempre em nosso imaginário, como “11 homens e uma sentença” de 1997. Mais recentemente, com o modismo das séries, tornaram-se famosas aquelas que mostram as performances dos super juízes e super advogados, tais como: How to Get Away With Murder e Boston Legal. Recentemente no Brasil, fez sucesso uma série jurídica chamada Justiça que recobrava princípios de filosofia do direito. Mas o que mais chama atenção é o fato de que seja qual for o filme ou a série, a filosofia do direito com suas questões, sempre se faz presente, ora na fundação de princípios morais, ora na desconstrução da ação jurídica. Para Chaplin, num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação, de modo que, ao propor um livro que analisa os princípios da filosofia do direito por meio de filmes e séries, busca-se uma eternização de tais questões, mais sobremaneira, expandir nosso senso interpretativo e contextual. Boa Leitura.



O Cinema Como Objeto Do Direito


O Cinema Como Objeto Do Direito
DOWNLOAD
READ
Author : Manuel Cavalcanti
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1953

O Cinema Como Objeto Do Direito written by Manuel Cavalcanti and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1953 with categories.




Direito E Cinema Franc S


Direito E Cinema Franc S
DOWNLOAD
READ
Author : Juliette Robichez
language : pt-BR
Publisher: Lisbon
Release Date : 2020-10-06

Direito E Cinema Franc S written by Juliette Robichez and has been published by Lisbon this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-10-06 with Law categories.


Uma palavra resume esta obra onde o cinema francês e o direito dialogam: "resistência". Résistance. Que cinema melhor que o oriundo da terra da Revolução de 1789 poderia oferecer aos juristas brasileiros engajados o ensejo de manifestar seu apego visceral à democracia e aos direitos humanos, conquistados pelo suor e pela dor de gerações que sofreram com atrocidades e arbitrariedades do poder do Estado? Os 29 ensaístas desta coletânea dedicada ao interface entre a sétima arte e a ciência jurídica escolheram filmes franceses variados que, pela universalidade e atualidade dos temas abordados, lhes deram a oportunidade de refletir, questionar, criticar e também oferecer soluções para mudar o arsenal jurídico que regula nosso mundo contemporâneo abalado por graves crises políticas, econômicas, sociais, morais. A aliança do olhar do cineasta com o do profissional do campo jurídico só pode levar a um indispensável enriquecimento mútuo e original. O resultado foi frutífero: os juristas e os cinéfilos leigos em direito terão um grande prazer em ler esses ensaios que privilegiam uma abordagem multidisciplinar, original, intensa de temas que interessam todos os cidadãos.



Direito No Cinema Relato De Uma Experi Ncia Did Tica No Campo Do Direito


Direito No Cinema Relato De Uma Experi Ncia Did Tica No Campo Do Direito
DOWNLOAD
READ
Author :
language : en
Publisher: FGV Editora
Release Date :

Direito No Cinema Relato De Uma Experi Ncia Did Tica No Campo Do Direito written by and has been published by FGV Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.




Direito E Cinema Franc S


Direito E Cinema Franc S
DOWNLOAD
READ
Author : Juliette Robichez
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2020-10-09

Direito E Cinema Franc S written by Juliette Robichez and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-10-09 with Political Science categories.


Uma palavra resume esta obra onde o cinema francês e o direito dialogam: “resistência”. Résistance. Que cinema melhor que o oriundo da terra da Revolução de 1789 poderia oferecer aos juristas brasileiros engajados o ensejo de manifestar seu apego visceral à democracia e aos direitos humanos, conquistados pelo suor e pela dor de gerações que sofreram com atrocidades e arbitrariedades do poder do Estado? Os 29 ensaístas desta coletânea dedicada ao interface entre a sétima arte e a ciência jurídica escolheram filmes franceses variados que, pela universalidade e atualidade dos temas abordados, lhes deram a oportunidade de refletir, questionar, criticar e também oferecer soluções para mudar o arsenal jurídico que regula nosso mundo contemporâneo abalado por graves crises políticas, econômicas, sociais, morais. A aliança do olhar do cineasta com o do profissional do campo jurídico só pode levar a um indispensável enriquecimento mútuo e original. O resultado foi frutífero: os juristas e os cinéfilos leigos em direito terão um grande prazer em ler esses ensaios que privilegiam uma abordagem multidisciplinar, original, intensa de temas que interessam todos os cidadãos.



Direito Cinema Literatura Alternativas Para Pensar E Sentir O Direito Na Contemporaneidade


Direito Cinema Literatura Alternativas Para Pensar E Sentir O Direito Na Contemporaneidade
DOWNLOAD
READ
Author : Paulo Thiago Fernandes Dias
language : pt-BR
Publisher: AYA Editora
Release Date : 2022-12-01

Direito Cinema Literatura Alternativas Para Pensar E Sentir O Direito Na Contemporaneidade written by Paulo Thiago Fernandes Dias and has been published by AYA Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-12-01 with Law categories.


É sempre um desafio fascinante escrever e organizar uma obra do gênero Direito & Literatura. Seja pelo próprio trabalho realizado por você. Seja pelo aprendizado obtido com as experiências, percepções e sentimentos do(a)s demais coautore(a)s da obra. Assim, cada capítulo é um grande promotor de enriquecimento cultural e científico. O presente livro tem a honra de reunir pesquisadore(a)s, docentes, estudantes e profissionais do Direito de muitas regiões do país. São dez capítulos muito bem produzidos e riquíssimos de conteúdo jurídico, literário e cinematográfico. Aliás, desde o prefácio cunhado pelo professor doutor Tiago Cunha, a(o) leitor(a) já se depara com uma brilhante compreensão dos limites epistêmicos que podem ser extraídos da investigação do direito na literatura, direito da literatura ou do direito como literatura. Desde já, registramos a nossa gratidão ao professor Tiago Cunha por prefaciar a nossa obra. Adrian Barbosa e Silva, Alisson Gomes Monteiro, Augusto Tarradt Vilela, Caroline Liebl, Celito de Bona, Fabiano Manzini, Fernanda Miler Lima Pinto, Jessica Painkow Rosa Cavalcante, Leonardo Matheus Barnabé Batista, Liziane Rodriguez, Marina Moewius de Souza, Miguel Tedesco Wedy, Paulo Thiago Fernandes Dias, Paulo Silas Filho, Sara Alacoque Guerra Zaghlout, Tafate Viana Dias Vilela, Victor de Almeida Conselvan e Yúdice Andrade são o(a)s responsáveis pelos textos publicados nesta obra tão carregada de conhecimento jurídico, sensibilidade e cultura. Cada capítulo retrata uma conexão e um modo peculiar de compreender, estudar e aplicar o Direito. A cultura é o grande fio condutor deste trabalho coletivo. Sintam-se devidamente convidada(o)s para apreciar cada texto desta obra, que tanto nos orgulha. Boa leitura.



Direito E Cinema Brasileiro


Direito E Cinema Brasileiro
DOWNLOAD
READ
Author : Ezilda Melo
language : pt-BR
Publisher: Lisbon
Release Date : 2020-01-01

Direito E Cinema Brasileiro written by Ezilda Melo and has been published by Lisbon this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-01-01 with Law categories.


Relacionar Direito e Cinema a partir de uma análise brasileira é uma experiência rica porque permite uma leitura de temas que são do nosso cotidiano e do nosso imaginário. Também porque possibilita leituras de códigos de conviviabilidade e sociabilidade incrustados num modo de ser culturalmente construído em tempo e lugar. Tratar sobre nossa realidade jurídica a partir de filmes nacionais oportuniza uma leitura que faculta uma interligação com o aspecto social e cultural do país, em diversos momentos históricos. Trata-se de uma obra inicial desse movimento de observar com o filtro do Direito as obras produzidas por nossa indústria cinematográfica. Apesar de 47 obras do nosso cinema terem sido analisadas juridicamente, sobre vários vieses disciplinares, nesta coletânea, em 51 resenhas e artigos, por 75 pesquisadores de Norte a Sul do país, ainda falta muito trabalho a ser feito, pois o audiovisual produzido aqui e sobre o Brasil, seja a partir de filmes, séries, novelas, por homens e mulheres cineastas, documentaristas, autores de novela, têm uma importância imensa para a compreensão de momentos históricos, problemas sociais e temas jurídicos que podem ser distribuídos de acordo com o recorte temático que se pretenda investigar. As obras cinematográficas desta coletânea, integralmente nacionais, podem ser usadas didaticamente e viabilizam a reflexão e a construção de um saber jurídico que valoriza o pensar e o discurso argumentativo, seja oral, como numa aula, cine jurídico ou roda de debate, ou numa oficina de escrita, quando há a possibilidade de criação de um texto com novos olhares e questionamentos plurais, subjetivos e idiossincráticos, numa interlocução teórica criativa que enseja, inclusive, a publicação em periódicos científicos, fonte de construção do saber que cresce longe dos manuais, compêndios e tratados. A reflexão estética que o cinema proporciona é múltipla; é um exercício hermenêutico importante que legitima o conceito de "obra aberta" de Umberto Eco. Sendo assim, cada espectador, estudante e profissional do Direito completa uma obra inauguralmente estática, cinematográfica ou legalista, e cria inúmeras possibilidades de apreciação num exercício ininterrupto de produção de conhecimento sobre múltiplas cartografias jurídicas de saber e poder.



Cinema E Filosofia Do Direito Em Dialogo


Cinema E Filosofia Do Direito Em Dialogo
DOWNLOAD
READ
Author : Mara Regina De Oliveira
language : pt-BR
Publisher: CreateSpace
Release Date : 2015-08-09

Cinema E Filosofia Do Direito Em Dialogo written by Mara Regina De Oliveira and has been published by CreateSpace this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-08-09 with categories.


Este livro é destinado a quem estuda ou trabalha com o direito. Leva em conta a necessidade de aproximação dialógica e integrada entre filmes e textos teóricos, com a seleção prévia de temas jurídicos a serem destacados. O cinema e as artes em geral são poderosos instrumentos de crítica social e expansão da capacidade de pensamento, não de sua banalização. O filósofo e o artista têm algo em comum: são questionadores natos de todo e qualquer sistema de controle social ou existencial. Sabemos que o estudo dogmático jurídico se compõe de uma estratégia persuasiva e tecnológica de aceitação acrítica da validade das normas postas, visando a sua aplicação prática, na decisão de conflitos. Todavia, esta artificialidade não pode ser confundida com a efetiva exclusão da realidade e com o desprestígio das teorias que estudam o direito com o viés mais crítico e real. Ao contrário, sabemos que um competente raciocínio dogmático, com efetivo poder de persuasão, visando viabilizar a tomada de decisões, tem por base cognitiva a boa formação crítica das chamadas teorias zetéticas filosóficas. Por outro lado, o estudo da linguagem fílmica incentiva a interpretação da vivência social, também calcada na imagem, e não apenas na palavra escrita. Esta capacidade de interpretação imagética alargada é extremamente importante para aquele que atua ou vai atuar em ambientes jurídicos em que predomina a interação pragmática de audiências e julgamentos e o uso da retórica persuasiva, que se vale de dissimulações e manipulações de sentido. Em virtude da miopia pedagógica, o estudante de direito é singularmente estimulado a interpretar textos, como se a imagem não fizesse parte de seu universo profissional futuro. Somente o estudioso que tem um raciocínio alargado sobre o direito consegue fazer os recortes estratégicos necessários, no campo da interpretação dogmática. Aquele que conhece a linguagem jurídica, vista como imagem e palavra, do ponto de vista crítico, consegue manipulá-la e conformá-la em prol da captação da adesão do seu interlocutor. No mundo complexo pós-moderno atual, vivenciamos problemas de legitimidade jurídico-política que, muitas vezes, colocam em cheque a própria imperatividade das leis estatais e sua relação com a moralidade institucional. Isto exige do estudioso e do futuro prático uma visão alargada e interdisciplinar dos estudos jurídicos, bem como um aumento de sua sensibilidade humana. Embora a atual divisão curricular das faculdades de direito favoreça, teoricamente, o equilíbrio entre disciplinas de cunho zetético e dogmático jurídico, na prática do ensino, ainda se observa uma falta de integração efetiva entre elas. No seio deste estudo interdisciplinar, ganha relevo o estudo jurídico-crítico relacionado ao universo artístico, neste caso, destacado pelo cinema. A linguagem do cinema pode ser trabalhada na perspectiva do incremento cultural do estudante ou do profissional do direito, como parte integrante da sua formação zetética primordial.



Lido Para Voc


Lido Para Voc
DOWNLOAD
READ
Author : José Geraldo de Sousa Junior
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2023-02-13

Lido Para Voc written by José Geraldo de Sousa Junior and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-02-13 with Law categories.


A coluna Lido para Você, publicada no Jornal Estado de Direito, com mais de duzentos textos publicados, abrange um amplo arco de referências, modos paradigmáticos de apreensão do real, pelas aproximações filosóficas, teológicas, científicas, literárias, jurídicas, todos discursos interpretativos expressos em diferentes linguagens, mas sempre pelos eixos que orientam minha leitura de mundo: a democracia, a cidadania, a justiça e o direito. Neste primeiro volume, são publicados dezoito títulos que se caracterizam por articular os temas de fundo, Direito, Literatura e Cinema. São leituras que desvendam no discurso artístico o intuir que não precisa fundamentar, explicar ou revelar o real, o expõe em compreensão direta e sem mediações. Conforme lembra o grande acadêmico de Coimbra Eduardo Lourenço: "a literatura não é um delírio, mas a apropriação do real por meio de uma outra linguagem". José Geraldo de Sousa Junior



Direito E Cinema Brasileiro


Direito E Cinema Brasileiro
DOWNLOAD
READ
Author : Ezilda Melo
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2020

Direito E Cinema Brasileiro written by Ezilda Melo and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020 with categories.