[PDF] Colonialidade Decolonialidade E Transmodernidade - eBooks Review

Colonialidade Decolonialidade E Transmodernidade


Colonialidade Decolonialidade E Transmodernidade
DOWNLOAD

Download Colonialidade Decolonialidade E Transmodernidade PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Colonialidade Decolonialidade E Transmodernidade book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Colonialidade Decolonialidade E Transmodernidade


Colonialidade Decolonialidade E Transmodernidade
DOWNLOAD
Author : Rayann K. Massahud de Carvalho
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-05-31

Colonialidade Decolonialidade E Transmodernidade written by Rayann K. Massahud de Carvalho and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-05-31 with History categories.


O presente livro aborda uma análise do direito a partir do pensamento de(s)colonial. O principal objetivo é demonstrar que as contribuições da referida corrente crítica possibilitam compreender o tempo presente e o direito de forma mais adequada. Para tanto, são analisados, em um primeiro momento, os escritos de Aníbal Quijano. Em seguida, as contribuições de Enrique Dussel. Por fim, a obra de Walter Mignolo é examinada



Colonialidade Normativa


Colonialidade Normativa
DOWNLOAD
Author : Leandro Fonseca Missiatto
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2021-07-23

Colonialidade Normativa written by Leandro Fonseca Missiatto and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-07-23 with Social Science categories.


Colonialidade Normativa é uma obra que discute a partir do pensamento decolonial, a brancura, a cisheterossexualidade e a classe como normas sociais, instituídas pela colonização e mantidas pela colonialidade. Essas normas, fruto da primazia das definições do europeu, construíram abismos de desigualdades, formaram ilhas de indiferenças, segregaram populações em campos de extermínio, transformaram a injustiça social em privilégios e a desigualdade em meritocracia. Com distinta sensibilidade e delicadeza epistemológica, o autor ainda apresenta uma crítica potente sobre a formação de identidades subalternizadas, além de contribuir pontualmente com o pensamento decolonial, tornando-o ainda mais complexo e dinâmico ao propor a noção de diferença ontológica. Trata-se de um livro atual, produzido nas zonas periféricas do mundo e que faz ecoar os olhares subalternos sobre a modernidade e seus grandes conflitos. Por essa e outras razões, é uma obra indispensável às pessoas interessadas na decolonialidade e suas críticas à raça, gênero, classe e identidades.



Os Kaingang No Paran


Os Kaingang No Paran
DOWNLOAD
Author : Jaime Stockmann
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-08-26

Os Kaingang No Paran written by Jaime Stockmann and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-08-26 with History categories.


O trabalho trata da historiografia clássica do índio Kaingang e da análise das fontes históricas, como: os Relatórios dos Presidentes da Província do Paraná. A política indigenista dos aldeamentos na Província tinha como ponto básico ""a limpeza"" de territórios destinados à ocupação de colonizadores. A catequização foi utilizada como método de atração e integração Kaingang na sociedade paranaense, mas a catequese nunca teve uma política bem definida pelo Estado. Os índios, exímios no corte a machado para abertura de estradas, foram vistos pela política provincial como forma de suprimento de mão-de-obra tão escassa para a demanda do desbravamento e o conseqüente desenvolvimento da produção da Província. A resistência dos indígenas em contrapor-se aos avanços do colonizador sobre seus territórios levou o homem branco à utilização de alguns grupos indígenas rivais. Assim, na imposição da política de colonização aos rebeldes foram utilizadas lutas de represálias ou mesmo de extermínio parcial ou total de grupos inteiros. O Kaingang demonstrou no período em que ocorreu a colonização ser um sujeito na construção de sua história e não um espectador dos acontecimentos no Paraná Provincial.



Redes Governativas E Pr Ticas Administrativas No Governo De Gomes Freire De Andrada


Redes Governativas E Pr Ticas Administrativas No Governo De Gomes Freire De Andrada
DOWNLOAD
Author : Fernando Junio Santos Silva
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-08-27

Redes Governativas E Pr Ticas Administrativas No Governo De Gomes Freire De Andrada written by Fernando Junio Santos Silva and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-08-27 with History categories.


O livro trata de um tema caro à história colonial de minas gerais, analisando aspectos do governo exercido por Gomes Freire de Andrada no espaço das minas gerais no século xviii. mais do que um governador de capitania que exerceu suas funções por determinado tempo apenas, Gomes Freire de Andrada era um governador estratégico, nomeado primeiramente para o rio de janeiro e depois para as minas na década de 1730. a ampla jurisdição que o monarca português lhe atribuiu deu ao futuro conde de Bobadela o comando do centro sul brasileiro, desempenhando papel decisivo nos interesses administrativos, políticos, militares e fiscais da coroa portuguesa. A obra deste grande governador teve como suporte uma ampla rede governativa que estabeleceu relações de governança estratégicas com diversos agentes administrativos, oficiais militares e magistrados no centro sul da américa portuguesa. para os objetivos deste livro, foi privilegiado a din mica deste governo no espaço das minas gerais, sem dúvida uma capitania de notável import ncia para os interesses metropolitanos.



O Movimento Estudantil Entre A Cruz E A Espada Projetos Em Disputa Na Pontif Cia Universidade Cat Lica De S O Paulo Puc Sp Nos Anos De Chumbo 1967 1974


O Movimento Estudantil Entre A Cruz E A Espada Projetos Em Disputa Na Pontif Cia Universidade Cat Lica De S O Paulo Puc Sp Nos Anos De Chumbo 1967 1974
DOWNLOAD
Author : Alexandre Gonçalves Terini
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-06-23

O Movimento Estudantil Entre A Cruz E A Espada Projetos Em Disputa Na Pontif Cia Universidade Cat Lica De S O Paulo Puc Sp Nos Anos De Chumbo 1967 1974 written by Alexandre Gonçalves Terini and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-06-23 with History categories.


Este livro é um convite para mergulhar na história da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) durante o auge do terror da Ditadura civil-militar. Foi nos Anos de Chumbo (1967-1974) ? contexto de forte repressão, censura, vigilância e de crimes brutais cometidos por agentes do Estado (em especial contra estudantes) ? que a PUC-SP seria palco de debates calorosos sobre a Reforma Universitária, que discutia: "Qual Universidade nós queremos? Qual projeto de Educação nós defendemos?". Os protagonistas da nossa história são jovens estudantes da PUC-SP que se engajaram e se organizaram politicamente na universidade. Como o movimento estudantil atuava? Como era a sua relação com a direção universitária e a Igreja Católica no período? Quais os interesses e narrativas em jogo? Qual foi a sua participação nos rumos da Reforma da PUC-SP? Afinal, tal projeto pode ser considerado uma resistência ao modelo de ensino imposto pelo Regime Militar a partir do Acordo MEC-USAID? Estas são algumas perguntas que este trabalho pretende responder. Para tanto, analisamos documentos inéditos, como materiais do movimento estudantil do período e comunicados entre a Reitoria da PUC-SP e os órgãos repressores da ditadura, que foram consultados no acervo do DEOPS. Além disso, também entrevistamos ex-estudantes, professoras e professores da época, boa parte que segue lecionando na universidade até a atualidade, trazendo à luz fatos e reflexões que são mais atuais do que imaginamos.



Ni Perd N Nem Esquecimento


Ni Perd N Nem Esquecimento
DOWNLOAD
Author : Eva Accorsi
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-07-20

Ni Perd N Nem Esquecimento written by Eva Accorsi and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-07-20 with History categories.


Ni perdón, Nem esquecimento: ditadura militar na história e na literatura brasileira e argentina, configurou-se em um estudo que abrangeu a disciplina de Literatura no Ensino Médio, na qual obra de ficção avulta-se como modelo por excelência da leitura, uma vez que, segundo Zilberman (1984), ela é: "[...] uma imagem simbólica do mundo que se deseja conhecer e ela nunca se dá de maneira completa e fechada. Pelo contrário, sua estrutura, marcada pelos vazios e pelo inacabamento das situações e figuras propostas, reclama a intervenção de um leitor, o qual preenche essas lacunas, dando vida ao mundo formulado pelo escritor. Deste modo, à tarefa de deciframento se implanta outra: a de preenchimento, executada particularmente por cada leitor, imiscuindo suas vivências e imaginação. " (p. 19). Nesse ínterim, é possível estabelecer uma relação interdisciplinar entre os componentes curriculares de Literatura e de História, no Ensino Médio, cuja aproximação vem ao encontro das aprendizagens por parte dos educandos. Isso posto, corrobora-se que um dos diálogos mais consistentes que vêm se estabelecendo no campo teórico das ciências humanas é entre Literatura e História e, a partir da aproximação desses dois campos do saber, o literário e o histórico, os avanços teóricos e conceituais construídos propiciam outras perspectivas para representar a realidade. Desse modo, não se pode omitir, que tanto como o componente curricular de Literatura, o de História também condensa o imaginário social. Assim, História e Literatura reconduzem o seu olhar sobre a história do país, por exemplo. A primeira enfoca as ocorrências históricas, enquanto a segunda, a partir da ficção, traz esses acontecimentos à luz do imaginário, da sensibilidade, da emoção. Assim, salienta-se que é de suma importância que existam trocas e compartilhamentos entre os conteúdos aplicados na escola nos diferentes componentes curriculares. Se isso acontecer, o estudante não estará aprendendo de forma fragmentada, mas sim relacionará suas aprendizagens e construirá o seu saber. Assim, acentua-se que as disciplinas de Literatura e de História, no Ensino Médio, poderão ser articuladas conjuntamente, cada uma expressando o seu olhar. Dessa forma, o presente estudo é de suma importância, uma vez que busca, alicerçado à literatura teórica, verificar como se registra no ambiente escolar, as aprendizagens de Literatura. A Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (2016) salienta "Importa despertar no jovem o interesse pela leitura literária, possibilitar a descoberta de modos de ser tocado por um texto, escrito, às vezes, há tanto tempo, mas que evoca questões e novos olhares para o presente". (p. 508). Nesse viés, a história presente na conjuntura da ditadura militar argentina e brasileira é contextualizada dentro de seu contexto histórico, e esse é apresentado na leitura literária, nas aulas de Literatura, trazendo as aproximações e diferenças desse mesmo tema, na história e na ficção. Uma vez que História e Literatura se aproximam, torna-se possível compreender a Literatura também por meio da História. Tanto a primeira quanto a segunda, não se estabelecem sem o contato com a sociedade, com a cultura e com a história. Dessarte, a Literatura também pode dar préstimo aos estudos historiográficos, posto que a conexão e a logicidade do texto literário podem assistir o historiador para que ele perceba o que ainda não viu, de forma que a Literatura, graças a sua pluridiscursividade, possa trazer-lhe novos significados e interpretações ao seu objeto de pesquisa. Linda Rutsom (1991), por exemplo, menciona que "parece haver um novo desejo de pensar historicamente, é pensar crítica e contextualmente". (p. 121). Na contemporaneidade, já não é possível ignorar os fatos do passado histórico, sem pensar nas implicações destes para o presente histórico.



A Trajet Ria De Uma Constru O Patrimonial


A Trajet Ria De Uma Constru O Patrimonial
DOWNLOAD
Author : Noris Mara Pacheco Martins Leal
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-10-15

A Trajet Ria De Uma Constru O Patrimonial written by Noris Mara Pacheco Martins Leal and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-10-15 with History categories.


Entre tantas outras coisas, espera-se de um historiador que seja capaz de pensar os problemas do presente com os instrumentos de seu ofício. Entre tantas outras coisas, espera-se de um trabalhador de museu que perceba que falar de museu é falar de poder. Pensar sobre isso, problematizar as escolhas, evidenciar os desenvolvimentos que levam um museu a consagrar (pelo tempo que for) tal ou qual narrativa é um imperativo para quem trabalha em museu. O que Noris Leal faz neste livro é articular estes dois elementos da sua formação ? a história e o museu ? de um modo que, certamente, ressoará por muito tempo na trajetória do Museu do Doce da UFPel e que evidencia a intencionalidade e o trabalho mobilizados para a instalação do Museu do Doce na Casa do Conselheiro. Além disso, a autora mostra ? e o faz com a qualidade de "saber falar, no mesmo tom, aos doutos e aos estudantes", nas palavras de Marc Bloch ? como, neste processo, foram articulados patrimônio material e imaterial da cidade. O primeiro, representado no imóvel tombado, parte de um conjunto de bens integrados, mostra um modo de vida das famílias ligadas à produção de charque no século XIX na cidade; o segundo, representado pela tradição doceira que, naquele momento, ainda, não tinha registro como patrimônio imaterial brasileiro. Desfrutemos dessa leitura! Profa. Dra Carla Rodrigues Gastaud



O Espectro Do Caos


O Espectro Do Caos
DOWNLOAD
Author : Camila Narduchi
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-08-30

O Espectro Do Caos written by Camila Narduchi and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-08-30 with History categories.


Nesta reedição e ligeira adaptação do texto de sua pesquisa de mestrado, Camila Narduchi nos conduz a um passado não tão distante da cidade de São Paulo, numa breve caminhada em meio a peculiares eventos históricos e indivíduos que atravessaram o surgimento da arte urbana na capital paulista. Abrangendo um grande período da ditadura militar no Brasil das décadas de 70 e 80, acompanhamos as transformações da cidade e seus inúmeros desdobramentos e nos deparamos com informações que estimulam uma análise autônoma, muitas vezes lidando com uma inesperada oscilação de nossas próprias convicções. Permeada por elementos contemporâneos e uma admirável lucidez presente, a narrativa vai saltando pelo tempo e pelos acontecimentos numa cronologia pouco linear e, em vários momentos, mesmo involuntariamente, a autora nos leva a uma questão atual: o que de fato mudou? Sua investigação nos incita constantemente a tecer perguntas e a enfrentar contradições. O teor discretamente radical de algumas observações coloca à prova nossa própria passividade diante dos fatos, fazendo surgir um encantamento quase instantâneo pela complexa arte de rua que a autora nos leva a redescobrir. A partir do olhar cuidadoso que Camila nos convida a ter sobre as inscrições em meio urbano, mas também sobre os seres humanos por trás dessas inscrições, após o término da leitura apenas uma coisa é certa: os muros das cidades jamais serão os mesmos.



A Forma O Territorial Dos Povos Ind Genas No Brasil Imp Rio


A Forma O Territorial Dos Povos Ind Genas No Brasil Imp Rio
DOWNLOAD
Author : Bruna M. Machado Simões
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-09-09

A Forma O Territorial Dos Povos Ind Genas No Brasil Imp Rio written by Bruna M. Machado Simões and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-09-09 with History categories.


O presente livro teve como objetivo analisar os povos indígenas no processo da formação política e histórica dos territórios e das suas territorialidades no Brasil império. Essa nova leitura emerge da necessidade de uma renovação de horizontes a partir de novas perspectivas, com olhares voltados para um mesmo lapso temporal, entretanto, vislumbrando óticas que estiveram obscurecidas. A época a ser explorada decorre do período imperial brasileiro, quando tivemos a outorga da nossa primeira Constituição, em 1824, tendo sido a de maior tempo de vigência na história do Brasil, vigorando até 1889. Os elementos que justificaram a pesquisa referiram-se à constatação de um olhar para o período do Brasil império que perpetue uma ruptura com as contínuas (des)construções que ignoram, pormenorizam ou excluem os povos indígenas na invasão dos seus territórios e na desconstrução de suas territorialidades; que possibilite a constituição histórica os elencando como sujeitos, reconhecendo a negação da sua inserção na participação política, por meio da constituição, legislações, decretos, regulamentos, dentre outros, que propiciem olhares aos povos que são os originários dessa terra, os respeitando e considerando todas as suas dinamicidades, complexidades e potencialidades. A escolha do período imperial justifica-se por ser o início da construção do Estado e a formação identitária brasileira, sendo a Constituição um dos pilares para essa consolidação, bem como a delimitadora dos acessos/afastamentos a uma ampliação da participação política. O estudo conta com uma abordagem qualitativa, sendo desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica. Faz-se preciso ressaltar entre aqueles que constroem a ciência do direito a importância da observância dos fatos passados, para dimensionar a perpetuidade de algumas desigualdades que ainda persistem em contextos atuais, pois o imaginário criado é atemporal e a sua mera reprodução há que atentar-se para as conjunturas que o criaram.



Os Curacas


Os Curacas
DOWNLOAD
Author : Vinicius Soares de Lima
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-08-05

Os Curacas written by Vinicius Soares de Lima and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-08-05 with History categories.


Esta obra é uma publicação em formato de livro da dissertação "Os curacas nas crônicas de Felipe Guamán Poma de Ayala e Inca Garcilaso de la Vega", produzida sob orientação da Profa. Dra. Ana Raquel Marques da Cunha Martins Portugal e defendida no ano de 2019 na Universidade Estadual Paulista. Neste trabalho, buscamos oferecer uma nova leitura das crônicas de Guamán Poma e Garcilaso, os dois autores nativos mais célebres do Peru Colonial. Essa nova leitura teve como fio condutor as representações dos curacas, ou caciques andinos, contidas em ambos os textos. A presente edição manifesta o empenho do autor em produzir um texto que, sem perder o rigor acadêmico, possa ser lido por leigos e historiadores de outras áreas. Esperamos que este estudo do passado colonial de uma nação latino-americana irmã possa ajudar a pensar nossas próprias origens coloniais e a maneira como o Brasil deve se relacionar com seus povos indígenas no presente e no futuro.