[PDF] Ensino Jur Dico E Inova O - eBooks Review

Ensino Jur Dico E Inova O


Ensino Jur Dico E Inova O
DOWNLOAD

Download Ensino Jur Dico E Inova O PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Ensino Jur Dico E Inova O book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Institui Es De Direito P Blico E Privado


Institui Es De Direito P Blico E Privado
DOWNLOAD
Author : Marcelo Gomes Franco GRILLO
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2019-12-02

Institui Es De Direito P Blico E Privado written by Marcelo Gomes Franco GRILLO and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2019-12-02 with Law categories.


Manual básico do Direito nacional. Instituições de Direito Público e Privado percorre todos os setores do conhecimento jurídico, como o Direito Constitucional, Administrativo, Tributário, Civil e Consumidor, com uma linguagem didática, objetiva e crítica. Com vídeos dos assuntos tratados no livro, Marcelo Grillo traz um conteúdo direto e significativo, que inova ao simplificar o ensino jurídico, proporcionando, assim, um conhecimento técnico sólido e acessível.



Ensino Jur Dico E Inova O


Ensino Jur Dico E Inova O
DOWNLOAD
Author : Clio Nudel Radomysler
language : pt-BR
Publisher: Almedina Brasil
Release Date : 2020-07-01

Ensino Jur Dico E Inova O written by Clio Nudel Radomysler and has been published by Almedina Brasil this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-07-01 with Law categories.


Vinte e cinco estudantes e uma semana de aulas em período integral: assim são as disciplinas de imersão na graduação da FGV DIREITO SP. Fundadas no ensino participativo, elas estimulam os estudantes a mergulharem em um assunto e sair do ambiente da faculdade e atendem à necessidade de colocar os futuros bacharéis em contato com as transformações nos serviços jurídicos e com problemas mais complexos e interdisciplinares. Este livro proporciona não apenas inspiração para quem deseja estruturar e oferecer cursos imersivos em sua instituição, mas também informações sobre os bastidores da concepção, da preparação e da execução de uma disciplina jurídica com metodologias ativas de aprendizagem. Indo além da simples exposição dos fundamentos por trás desse modo de ensinar, esta obra procura mostrar, por meio da explicação das decisões tomadas e de dicas, como praticá-lo.



O Ensino Jur Dico E Os Movimentos Populares


O Ensino Jur Dico E Os Movimentos Populares
DOWNLOAD
Author : Vitor Ferreira Guimarãe
language : pt-BR
Publisher: Editora Baraúna
Release Date : 2016-11-18

O Ensino Jur Dico E Os Movimentos Populares written by Vitor Ferreira Guimarãe and has been published by Editora Baraúna this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2016-11-18 with Law categories.


O presente livro tem com principal objetivo a contribuição de uma formação para o exercício de cidadania.



Ensino Jur Dico Na Era Disruptiva


Ensino Jur Dico Na Era Disruptiva
DOWNLOAD
Author : José Eduardo de Miranda
language : pt-BR
Publisher: Editora IOLE
Release Date : 2022-11-25

Ensino Jur Dico Na Era Disruptiva written by José Eduardo de Miranda and has been published by Editora IOLE this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-11-25 with Law categories.


É fato que o processo de reconhecimento dos direitos fundamentais perpassa, de maneira umbilical, o debate envolvendo o diálogo entre dignidade da pessoa humana e a concepção de mínimo existencial. Aliás, na atualidade, o processo de evolução da sociedade tem reavivado debates históricos sobre a materialização de direitos programáticos e o papel do Estado enquanto agente garantidor e concretizador de tais direitos. Mais do que isso, pensar os direitos programáticos, em confluência com o mínimo existencial, toca ao reconhecimento de um bloco de direitos imprescindíveis para o desenvolvimento humano em sua plenitude, como também em permitir um ambiente apto para tal desenvolvimento.Neste passo, o contexto brasileiro tem se apresentado como dotado de elevada complexidade, em especial quando se coloca como moldura o agravamento do cenário nacional propiciado pela pandemia e o pós-pandemia da COVID-19. Ora, nesta toada, o cenário de fragilidade social ganhou especial relevo e as emergências sociais tornaram-se robustas, explicitando, via de consequência, os desafios brasileiros para a consecução da pauta estabelecida e para a garantia dos direitos programáticos sociais estampados no Texto Constitucional e oriundos de documentos internacionais.Assim sendo, o debate acerca da concretização vem a reboque da ampliação da vulnerabilidade no contexto nacional e que incide em uma miríade de segmentos sociais e coloca em xeque elementos basilares para o próprio desenvolvimento humano. A temática se revela heterogênea e multifacetada, mas, ainda assim, guarda como elemento comum o desafio, para o Estado Brasileiro, da promoção da dignidade da pessoa humana, mormente no tocante à parcela historicamente vulnerável.Enfim, o presente livro tem como linha condutora trazer, à luz do Direito e de seus institutos, uma reflexão crítica a respeito da justiça social, a partir de múltiplas percepções, e os desdobramentos produzidos no que atina ao desenvolvimento e à concretização da dignidade da pessoa humana.



Re Pensar A Forma O Em Media O Contributos Nacionais E Internacionais


 Re Pensar A Forma O Em Media O Contributos Nacionais E Internacionais
DOWNLOAD
Author : Ana Maria Costa Silva
language : pt-BR
Publisher: UMinho Editora
Release Date : 2023-11-08

Re Pensar A Forma O Em Media O Contributos Nacionais E Internacionais written by Ana Maria Costa Silva and has been published by UMinho Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-11-08 with Education categories.


O debate sobre a qualidade da mediação e o reconhecimento dos mediadores tem aumentado nos vários continentes e gerado um particular interesse e investimento, tanto por parte de profissionais e associações de mediadores, como por académicos, investigadores e professores. (Re)Pensar a Formação em Mediação: Contributos Nacionais e Internacionais é o título do livro de atas que resulta de um Congresso Internacional realizado no âmbito do projeto europeu LIMEdiat. Este livro amplia e atualiza a discussão sobre a mediação e a formação dos mediadores, oferecendo reflexões e práticas comprometidas com a construção de uma formação de qualidade. O livro estrutura-se em três eixos, cada um deles focados em temáticas específicas e complementares. O primeiro eixo centra-se na formação, qualidade e ética na mediação; o segundo eixo reflete sobre a formação e as competências dos mediadores no século XXI; e o terceiro eixo incide na mediação, educação e transformação social. Este livro oferece perspetivas amplas e contributos multidisciplinares atuais sobre a formação dos mediadores no contexto nacional e internacional, confirmando a pluralidade de abordagens e visões sobre a importância da mediação, da formação de qualidade dos mediadores e do seu reconhecimento profissional nas sociedades atuais.



A Pesquisa Como M Todo De Autonomiza O Discente Para Um Ensino Jur Dico De Qualidade


A Pesquisa Como M Todo De Autonomiza O Discente Para Um Ensino Jur Dico De Qualidade
DOWNLOAD
Author : Michelle Lucas Cardoso Balbino
language : pt-BR
Publisher: Editora Thoth
Release Date : 2020-07-24

A Pesquisa Como M Todo De Autonomiza O Discente Para Um Ensino Jur Dico De Qualidade written by Michelle Lucas Cardoso Balbino and has been published by Editora Thoth this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-07-24 with Antiques & Collectibles categories.


A mercadologização do ensino jurídico no Brasil resultou em graves problemas na formação dos estudantes, principalmente, quanto ao afastamento da pesquisa jurídica, o que resulta em uma falta no processo de promoção da reflexão e argumentação jurídica para a construção do pensamento jurídico, retirando a autonomia do acadêmico no seu processo de conhecimento. O jurista é um pesquisador natural, ao lidar com diversos casos e cada um tem sua particularidade, além de muitos deles abordarem questões extremamente atuais e que requerem bastante estudo e pesquisa para resolução deles. O presente livro busca não apenas reflexão sobre o ensino jurídico, mas também realizar, de forma prática, a aplicação de métodos e técnicas para auxiliar os professores na inclusão da pesquisa como fator que auxilia na autonomização do ensino pelos acadêmicos. A temática aqui pesquisada e apresentada partiu dos questionamentos e vivências dos autores desta obra, visto que todos são, além de professores universitários, pesquisadores.



Metodologias Ativas De Aprendizagem No Ensino Jur Dico Relatos De Experi Ncias


Metodologias Ativas De Aprendizagem No Ensino Jur Dico Relatos De Experi Ncias
DOWNLOAD
Author : Valéria Edith Carvalho de Oliveira
language : pt-BR
Publisher: Editora Newton Paiva
Release Date : 2018-01-01

Metodologias Ativas De Aprendizagem No Ensino Jur Dico Relatos De Experi Ncias written by Valéria Edith Carvalho de Oliveira and has been published by Editora Newton Paiva this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2018-01-01 with Law categories.


METODOLOGIAS REAIS SÃO METODOLOGIAS INVENTADAS A palavra metodologia guarda em si inúmeras faces. Meta-odos-logia significaria dizer da racionalidade (logia) que é empregada para alcançar uma meta tendo um caminho (odos) a ser percorrido. Cada uma das partes do termo deve ser observada com apreço. Em princípio, quando falamos em metodologias ativas de aprendizagem estamos já a reinventar o próprio termo metodologia. Ora, ao invés de traçarmos um caminho que a posteriori será seguido, entendemos que com a inserção do termo “ativas” esse caminho deixa de ser necessariamente pré-determinado. Não que estejamos aqui a deixar uma programação e/ou organização de lado. No entanto, a inclusão dessa palavra significaria a própria inserção de quem aprende na estrada que será percorrida, desde o seu traçado até a sua consecução. Além disso, as experiências aqui esboçadas foram também sendo construídas em consonância com uma escuta atenta daquilo que os próprios alunos reclamavam a nível de intenções. Ou seja, a palavra ativa aqui é uma expressão ética de uma maneira de ensinar que não mais entende o aluno como receptáculo, tornando a experiência de aprendizado uma experiência de construção de si a partir e enquanto está aprendendo. Falar em metodologias ativas significa, portanto, uma reviravolta necessária quando nos referimos à educação. Neste caso, a educação jurídica, pois, observa-se um momento em que os alunos saem de uma condição inerte e tomam as rédeas da construção do saber. De alguma maneira o conhecimento abstrato e universal cede espaço a uma forma de construção horizontal e que requer para além da razão, a introdução de dimensões práticas, emocionais, empáticas e de construção de sentido para quem aprende. O fato de trazermos para dentro do processo de aprendizagem as sensações, emoções e prazeres significa. Significa que o aprendizado não deve ser observado sob uma ótica verticalizada na qual quem ensina detém primazia sobre quem aprende. Significa que aquele que aprende contribui para a pavimentação da estrada, ou se quisermos, para sua invenção. Significa que as bases de cada aprendiz devem ser observadas - o que o aluno traz de suas vivências deve ser respeitado como conteúdo que contribui para sua formação. Significa a motivação para aquilo que em tempos de hiper-conexão já é realidade, ou seja, o humano hoje tem nas mãos um infinito de possibilidades e informações, por isso o aprendizado não se fiaria mais no acúmulo, mas na orientação para as maneiras de aplicação e construção - é um passo atrás na egologia para uma passo adiante no sentido de uma “ecologia saberes”, termo cunhado por Boaventura de Sousa Santos, que nos indica, dentre outras questões, acerca da necessidade de convivência entre os saberes ao invés de uma hierarquia. Desse modo, o saber prático que vem com o discente não pode mais ser desperdiçado em detrimento do saber dito científico. Ademais, um sem o outro não significa! Parece que a grande volta dada com estas experiências seria exatamente a palavra inserção, que neste contexto, se liga ao termo significar. O conhecimento que se distancia da resolução de questões práticas não produz significado e sentido - tanto um como outro não pode ser construído senão a partir de uma relação que torne o discente construtor e ao mesmo tempo obra. O Direito enquanto prática de resolução de conflitos faz parte do mundo que circunda o discente. Ele está inserido nele, e nesse caso, especialmente, a experiência da construção do saber necessita estar atenta a isto, ou seja, enquanto partícipe da sociedade, a formação do discente necessita dar conta para ele de sua responsabilidade e ao mesmo tempo, torná-lo autonomamente capaz para a produção do seu caminho próprio e singular. Neste sentido, desde jogos, passando por visitas técnicas a órgãos e instituições, construção de cartilhas, juris simulados, paródias, competições entre discentes, gincanas, atendimento às comunidades, atuação junto ao laboratório de mediação, monitorias e grupos de estudos, todas são práticas nas quais o protagonismo é entregue a quem de direito, ou seja, o discente tem nas mãos várias chances de buscar aquilo que para ele significa. O oferecimento das experiências deste livro assemelha-se ao próprio cabedal de hipóteses que os discentes encontram fora do âmbito escolar. Como ninguém acessa aquilo que não lhe faz sentido, a escola necessita reconhecer a singularidade e isso passa pela oportunização de experiências diversas e que não sejam meramente impostas, pois, a meta, por mais que possa ser comum a vários alunos, a logia e o odos, a razão e a maneira de caminhar, serão sempre particulares. Reinventar a metodologia é um ato ético que devolve ao aluno a oportunidade de fazer a sua própria estrada. Talvez, a face mais fiel da metodologia ainda esteja por inventar e essa invenção somente as “estórias” dos alunos que vivenciaram as experiências poderão contar. Lulia Queiroz Silva Bernardo Barbosa Gomes Nogueira



Leituras Jur Dicas Interdisciplinares


Leituras Jur Dicas Interdisciplinares
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher: Expert Editora
Release Date :

Leituras Jur Dicas Interdisciplinares written by and has been published by Expert Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with Business & Economics categories.


A interdisciplinaridade jurídica enlaça as diferentes áreas do conhecimento humano com as práticas de ensino da Ciência do Direito. Nesse sentido, os conhecimentos forjados na pesquisa, na experiência e na perspectiva humanizada da civilização, deparam-se com a necessidade da capacitação dos futuros profissionais do Direito, conscientes e sensíveis à consubstanciação da justiça. Por sua vez, a real efetivação da justiça ocorrerá se houver o enfrentamento com tudo o que é injusto, presente, na interioridade da família, nas relações discriminatórias de gênero, na dominação cultural e devastação do meio-ambiente em qualquer tempo e lugar. Todas essas reflexões conduzem ao entendimento de que, “fazer justiça” não é apenas julgar corretamente uma ação de cada vez, mas afirmar continuamente a consciência do holístico e bem comum como valores universais. Para tanto, a consciência da justiça exige que se examine, mais do que os efeitos, as próprias causas das práticas criminosas, para jungir as garantias do sujeito de direitos, com a perspectiva da construção da sociedade justa a ser cotidianamente vivenciada.



Ensino Conjuntura E Teoria


Ensino Conjuntura E Teoria
DOWNLOAD
Author : Daniel Peixoto Murata
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2024-08-23

Ensino Conjuntura E Teoria written by Daniel Peixoto Murata and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-08-23 with Education categories.


O Professor José Eduardo Campos de Oliveira Faria, do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade de São Paulo, aposentou-se no fim de 2023. A presente coletânea, composta por artigos, ensaios e depoimentos, presta a devida homenagem ao Professor Faria, ao mesmo tempo em que se engaja criticamente com temas que foram arejados no Brasil por seu trabalho: a sociologia do direito, o ensino jurídico, os impactos das mudanças sociais e econômicas no direito, democracia e direitos humanos. Trata-se de leitura essencial não apenas para aqueles que querem conhecer mais de perto o legado de um dos mais importantes pensadores do direito brasileiro, mas para todos aqueles que querem compreender o papel do direito em uma sociedade cada vez mais complexa.



O Desafio De Ensinar Para A Nova Gera O Nos Cursos Jur Dicos


O Desafio De Ensinar Para A Nova Gera O Nos Cursos Jur Dicos
DOWNLOAD
Author : Washington Carlos de Almeida Junior
language : pt-BR
Publisher: Editora Thoth
Release Date :

O Desafio De Ensinar Para A Nova Gera O Nos Cursos Jur Dicos written by Washington Carlos de Almeida Junior and has been published by Editora Thoth this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with Antiques & Collectibles categories.


O livro propõe uma reflexão sobre a formação pedagógica de professores de Direito em instituições de ensino superior privadas, diante dos desafios e das oportunidades da educação contemporânea. O autor defende que é preciso repensar as práticas de ensino para atender às demandas de uma sociedade em constante transformação, que exige profissionais críticos, criativos e comprometidos com a justiça social. Para isso, o autor apresenta as Metodologias Ativas de Aprendizagem, que são estratégias pedagógicas que colocam o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, estimulando a sua participação, autonomia e criatividade. Um exemplo de Metodologia Ativa é o uso de filmes como recurso didático, que permite explorar temas jurídicos a partir de diferentes perspectivas e situações. Além disso, o autor defende uma abordagem culturalista do ensino jurídico, que consiste em relacionar o Direito com outros fenômenos sociais, políticos e econômicos, buscando compreender o seu papel na sociedade e na cultura. Essa abordagem se contrapõe à visão dogmática, que trata o Direito como um sistema fechado e normativo. O livro é fundamentado em uma revisão da literatura sobre a Educação e os cursos de graduação em Direito no Brasil, analisando como eles estão alinhados com a legislação vigente, como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito (DCN). A obra discute os novos paradigmas e possibilidades para a educação jurídica com a incorporação das tecnologias, destacando a importância da capacitação dos professores e a resistência em relação ao uso das novas tecnologias, além de abordar a adaptação durante a pandemia da COVID-19. A obra também busca promover uma reflexão sobre a formação dos professores de Direito e a necessidade de repensar as práticas de ensino para atender às demandas contemporâneas, relacionando a educação jurídica com a legislação brasileira e destacando a importância da qualidade do ensino na formação de cidadãos em um Estado Democrático de Direito. Além disso, são abordadas questões relacionadas à igualdade na educação brasileira, políticas de cotas e ações afirmativas, e a democratização do acesso ao ensino superior. Essa obra é destinada a professores de Direito que desejam se capacitar pedagogicamente e inovar nas suas práticas de ensino, bem como a estudantes e pesquisadores interessados em educação jurídica. O livro é um convite à reflexão e à transformação do ensino jurídico no Brasil.