[PDF] Influ Ncia Do Uso E Ocupa O Do Solo Na Qualidade Da Gua - eBooks Review

Influ Ncia Do Uso E Ocupa O Do Solo Na Qualidade Da Gua


Influ Ncia Do Uso E Ocupa O Do Solo Na Qualidade Da Gua
DOWNLOAD

Download Influ Ncia Do Uso E Ocupa O Do Solo Na Qualidade Da Gua PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Influ Ncia Do Uso E Ocupa O Do Solo Na Qualidade Da Gua book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Influ Ncia Do Uso E Ocupa O Do Solo Na Qualidade Da Gua


Influ Ncia Do Uso E Ocupa O Do Solo Na Qualidade Da Gua
DOWNLOAD
Author : Rachel Bardy Prado
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1999

Influ Ncia Do Uso E Ocupa O Do Solo Na Qualidade Da Gua written by Rachel Bardy Prado and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1999 with categories.


O objetivo do trabalho foi desenvolver uma metodologia para a determinação da influência do uso e ocupação do solo na qualidade de água. A área abrangida pelo estudo compreende um trecho do Médio Rio Pardo (SP) e a análise temporal o períodode1985 a 1997. Inicialmente, obteve-se dados referentes às fontes pontuais (esgotos industriais e domésticos) e difusas (predominantemente agricultura). O Sistema de Informações Geográficas foi utilizado para digitalização, manipulação esobreposição dos mapas. Imagens de satélite foram empregadas para a atualização de dados relativos ao uso e ocupação do solo. Os mapas temáticos obtidos foram sobrepostos entre si e também às imagens de satélite, resultando em mapas decriticidade relacionados às fontes de pouição do rio. A análise dos dados possibilitou observar que, a expansão urbana na área de estudo influenciou o aumento de contribuições por fontes pontuais e; a expansão da cana-de-açúcar aumentou aaplicação de insumos agrícolas e reduziu de maneira drástica a vegetação natural, inclusive matas ciliares. Os mapas de criticidade gerados, mesmo utilizando critérios diferentes entre si, ressaltam áreas de alta criticidade coincidentes, indicando que estas necessitam de maior atenção. A aplicação do modelo QUAL2E indicou também a contribuição por fontes difusas, confirmando a influência do uso e ocupação do solo na qualidade da água. Portanto, evidencia-se a necessidade deplanej.



Caracteriza O Ambiental Da Alta Bacia Do Rio Aquidauana Ms E Identifica O Dos Impactos Do Uso E Ocupa O Do Solo Na Qualidade Dos Recursos H Dricos


Caracteriza O Ambiental Da Alta Bacia Do Rio Aquidauana Ms E Identifica O Dos Impactos Do Uso E Ocupa O Do Solo Na Qualidade Dos Recursos H Dricos
DOWNLOAD
Author : Eva Teixeira dos Santos
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2000

Caracteriza O Ambiental Da Alta Bacia Do Rio Aquidauana Ms E Identifica O Dos Impactos Do Uso E Ocupa O Do Solo Na Qualidade Dos Recursos H Dricos written by Eva Teixeira dos Santos and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2000 with categories.


Nos últimos anos, depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais alterações sofreu com a ocupação antrópica principalmente devido à expansão agropecuária. Nesse sentido, o conhecimentos dos aspectos físicos e alteraçõesantrópicas, na alta bacia do rio Aquidauana/MS, trecho compreendido entre os municípios de São Gabriel do Oeste e Rochedo, são de fundamental importância para se propor alternativas de uso e ocupação visando um planejamento adequado. Para tanto, foram utilizadas imagens do Satélite LANDSAT-TM/5 dos anos de 1985 e 1998, indicando as alterações na cobertura vegetal e digitalizados mapas de caracterização da área (pedologia, geomorfologia, aptidão agrícola, topografia e hidrografia) queapós algumas sobreposições, utilizando-se sistema de informações geográficas, forneceram um diagnóstico das condições ambientais da região. Foram também realizadas análises de dados da qualidade da água em dois pontos monitorados pelaSEMADES/MS, podendo-se verificar a influência do uso do solo no planalto como contribuinte para o assoreamento do Pantanal Sul-matogrossense. Com isso, evidencia-se a necessidade de planejamento do uso e ocupação dos solo, como forma de mitigaros impactos sobre os recursos hídricos, bem como utilizá-los de forma sustentável.



Solos E Recursos H Dricos


Solos E Recursos H Dricos
DOWNLOAD
Author : Ana Paula Pereira da Silveira
language : pt-BR
Publisher: Editora Senac São Paulo
Release Date : 2022-02-09

Solos E Recursos H Dricos written by Ana Paula Pereira da Silveira and has been published by Editora Senac São Paulo this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-02-09 with Business & Economics categories.


A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida. Solos e recursos hídricos proporciona uma visão da ciência do solo no contexto do diagnóstico e manejo para recuperação de áreas degradadas. Apresenta os principais conceitos, fundamentos de morfologia, pedologia e físico-química do solo e suas influências no processo de recuperação de áreas degradadas. O livro aborda também o ciclo hidrológico e sua interface com a qualidade das águas superficiais e subterrâneas. Discute ainda a influência do uso e da ocupação do solo na qualidade da água, além de demonstrar o conceito de bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gerenciamento ambiental.



Avalia O Do Uso E Qualidade Do Solo E Da Gua Da Regi O De Nascentes Do Rio Descoberto Df


Avalia O Do Uso E Qualidade Do Solo E Da Gua Da Regi O De Nascentes Do Rio Descoberto Df
DOWNLOAD
Author : A. A. A. Chaves
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2005

Avalia O Do Uso E Qualidade Do Solo E Da Gua Da Regi O De Nascentes Do Rio Descoberto Df written by A. A. A. Chaves and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2005 with categories.


Este trabalho teve como objetivo apresentar metodologias para estudos e geração de dados para avaliação da sustentabilidade do uso e ocupação dos recursos naturais. A ênfase aos solos e água, deve-se a consideração que estes recursos refletem os impactos empreendidos pelo homem, influenciando diretamente a manutenção da qualidade dos solos e consequentemente das águas. A área selecionada para estudo localiza-se na porção norte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Descoberto, situado na Região Administrativa de Brazlândia, no Distrito Federal (DF) e foi escolhida por sua importância, uma vez que o Sistema Descoberto abastece cerca de 60% da população do Distrito Federal e entorno e, também, pela existência de problemas ambientais nas microbacias que contribuem diretamente para o Reservatório do Descoberto, já constatados em outros estudos. Mediante técnicas de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas avaliou-se a adequabilidade do uso atual das terras e sua influência na qualidade dos solos e da água das microbacias dos Córregos Barrocão, Bucanhão e Capão da Onça, com geração de dados para subsidiar estudos de sustentabilidade do uso e ocupação das terras.



Revitaliza O E Conserva O De Bacias Hidrogr Ficas


Revitaliza O E Conserva O De Bacias Hidrogr Ficas
DOWNLOAD
Author : Instituto Brasileiro dos Recursos Ambientais e Assessoria Rural – IBRAMAR
language : pt-BR
Publisher: Editora Maré
Release Date : 2023-03-30

Revitaliza O E Conserva O De Bacias Hidrogr Ficas written by Instituto Brasileiro dos Recursos Ambientais e Assessoria Rural – IBRAMAR and has been published by Editora Maré this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-03-30 with Nature categories.


Nas últimas décadas, o homem tem participado como agente acelerador dos processos de desequilíbrios da paisagem, principalmente pelas atividades do setor produtivo e das ações humanas diretamente desenvolvidas no meio ambiente. Proteger, preservar e conservar os recursos hídricos são os princípios fundamentais para a recuperação ambiental. A bacia hidrográfica foi escolhida como unidade territorial para planejamento e gestão dos recursos hídricos, por ser a água elemento fundamental nas formas de vida tanto vegetal como animal. O desafio é tornar essa gestão uma realidade. Em 2020, foi elaborado um documento base no âmbito do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas - PNRBH. O objetivo do PNRBH é formular diretrizes e estratégias, assim como viabilizar um conjunto de ações integradas de preservação, conservação e recuperação das bacias hidrográficas para promover o uso sustentável dos recursos naturais, a melhoria das condições socioambientais e o aumento da disponibilidade hídrica, em quantidade e qualidade, para os mais diversos usos. Sendo assim, foi proposta a seguinte redação para o conceito de revitalização a ser adotado nesse documento: “A revitalização de bacias hidrográficas consiste na recuperação, conservação e preservação ambiental por meio de ações integradas e permanentes que promovam o uso sustentável dos recursos naturais, a melhoria das condições socioambientais e o aumento da disponibilidade hídrica, em quantidade e qualidade, para os usos múltiplos.” De maneira geral observa-se que os projetos de revitalização de bacias hidrográfica, tanto a nível nacional como internacional, se caracterizam como uma importante ferramenta de conexão entre as políticas ambiental e de recursos hídricos, com intuito de, por meio de ações integradas de preservação, conservação e recuperação ambiental, promover o uso sustentável dos recursos naturais, à melhoria das condições socioambientais e da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os usos múltiplos, bem como à melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, tais projetos também podem subsidiar a gestão pública e privada dos recursos naturais. (2020-MDR-Bases para o PNRBH). As bacias hidrográficas são elementos naturais de extrema importância para o meio natural, pois são responsáveis pela manutenção dos biomas brasileiros e mundiais, além de, serem responsáveis por uma função primária e vital no abastecimento e uso das águas nas cidades e no campo para consumo humano e dessedentação animal. Elas são a base para o desenvolvimento das atividades econômicas e produtivas da sociedade, ligadas ao setor primário da economia, como a pecuária e a agricultura e contribuído fortemente nos setores secundário e terciário. Rotineiramente as bacias hidrográficas, no Brasil, são afetadas por diversas atividades antrópicas, como o desmatamento, a agricultura intensiva e a mineração, entre outras. Essas atividades têm gerado impactos ambientais significativos, como a perda de biodiversidade, a degradação do solo e a contaminação dos recursos hídricos. Este livro objetiva disseminar conceitos importantes relacionados aos processos de gestão e desenvolvimento sustentável na conservação e revitalização de bacias hidrográficas, o que reflete o cabedal de temas nele contidos: Legislação Ambiental e de Recursos Hídricos, Conceitos e Caracterização da bacia hidrográfica, Interfaces do Ciclo Hidrológico e Balanço Hídrico com a bacia hidrográfica, Conceitos de Conservação de solo e água , Contexto hidrológico na bacia e na Produção de água, Restauração Florestal em Áreas de Preservação Ambiental e Reserva Legal, Pagamentos por Serviços Ambientais Prestados e Educação Ambiental no Brasil. Nesse livro são ressaltados os principais objetivos da conservação e revitalização de bacias hidrográficas, a promoção e melhoria da qualidade da água e das condições socioeconômicas e ambientais e a importância de aumentar a quantidade da água e o seu uso de forma sustentável; reduzindo os processos erosivos que causam perda de solo e assoreamento dos rios, córregos e nascentes. Como Presidente do Instituto Brasileiro dos Recursos Ambientais e Assessoria Rural - IBRAMAR e como geólogo, participei de vários projetos abordando bacias hidrográficas e sinto-me honrado e gratificado de prefaciar essa publicação e perceber que a equipe multidisciplinar do IBRAMAR, conseguiu realizar uma boa interface conceitual com a realidade identificadas in loco nas bacias hidrográficas. Esse livro possibilitará ampla utilização pelos vários segmentos relacionados direta e indiretamente nos processos de gestão das bacias hidrográficas, deferência especial aos Comitês das Bacias hidrográficas e a todos aqueles interessados nesse importante tema.



Environmental Evaluations In River Basins


Environmental Evaluations In River Basins
DOWNLOAD
Author :
language : en
Publisher: Editora ANAP
Release Date :

Environmental Evaluations In River Basins written by and has been published by Editora ANAP this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with Science categories.




Qualidade Da Gua De Abastecimento Desde O Uso E Ocupa O Do Solo Da Bacia Do Ribeir O Pitangueiras S Torneiras Do Usu Rio


Qualidade Da Gua De Abastecimento Desde O Uso E Ocupa O Do Solo Da Bacia Do Ribeir O Pitangueiras S Torneiras Do Usu Rio
DOWNLOAD
Author : Ana Paula Ferreira Meneghelo de Oliveira
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2004

Qualidade Da Gua De Abastecimento Desde O Uso E Ocupa O Do Solo Da Bacia Do Ribeir O Pitangueiras S Torneiras Do Usu Rio written by Ana Paula Ferreira Meneghelo de Oliveira and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2004 with categories.


A proposta desta pesquisa foi seguir o "trânsito da água" para verificar sua qualidade desde o manancial até a torneira do usuário, como forma de fornecer subsídios para projetos de gestão da água. Foram levantadas informações do uso e ocupação do solo da bacia do Ribeirão Pitangueiras, principal manancial utilizado para captar a água que abastece o município. Para isso foram coletados dados da qualidade da água desse manancial, da qualidade da água que chega à ETA (Estação de Tratamento de Água) e após tratamento - tal como é distribuída à população urbana do município - da água que chega ao cavalete dos usuários, da água do reservatório domiciliar (caixa) e de uma torneira por ele servida. Pelo fato de o reservatório domiciliar ser citado como fonte de recontaminação, parte substancial deste trabalho foi nele concentrado. Foram observados os reservatórios de todas as escolas da rede pública estadual; os que apresentaram problemas foram fotografados e, para exames e análises foram coletadas amostras de água do cavalete, do reservatório e de uma torneira por ele abastecida. Os dirigentes das escolas foram informados dos resultados, aliás bastante satisfatórios. Os diretores, professorado e alunado dessas escolas - como parte do processo de educação ambiental que este trabalho propôs - assistiram à demonstração de como efetuar a limpeza dos reservatórios de suas residências, além de essas informações lhes serem fornecida.



A Represa Billings Sua Inser O Na Regi O Metropolitana De S O Paulo E Os Conflitos Na Sua Utiliza O


A Represa Billings Sua Inser O Na Regi O Metropolitana De S O Paulo E Os Conflitos Na Sua Utiliza O
DOWNLOAD
Author : Mário Wilson Pedreira Reali
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2002

A Represa Billings Sua Inser O Na Regi O Metropolitana De S O Paulo E Os Conflitos Na Sua Utiliza O written by Mário Wilson Pedreira Reali and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2002 with categories.


O objeto deste trabalho é a represa Billings, o maior manancial de água para abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo, que tem o território de sua bacia hidrográfica ameaçado pela expansão urbana. Iniciaremos o trabalho com uma revisão bibliográfica do histórico do desenvolvimento urbano da Região Metropolitana de São Paulo, a partir de seu papel econômico, chegando até os dias atuais. Verificaremos a influência da expansão urbana sobre as áreas protegidas, principalmente sobre a bacia de contribuição da represa Billings. Paralelo a isto, estudaremos a evolução da política de saneamento, pois com o processo de concentração urbana ampliam-se as demandas por serviços e infra-estrutura, principalmente a demanda pelo consumo de água e pela coleta e tratamento dos esgotos gerados. Posteriormente, analisaremos os conflitos sociais, econômicos e ambientais estabelecidos entre os diversos agentes, os interesses que eles representam e quais as perspectivas de superá-los. A discussão de sua superação passa pela nova Política de Recursos Hídricos e o arcabouço legal criado para a gestão dos Recursos Hídricos. Neste quadro analisaremos a legislação de proteção aos mananciais criada nos anos 70, sua crítica, sua superação e a nova proposta, contendo um novo paradigma, criado a partir da Política de Recursos Hídricos: a gestão do uso e ocupação do solo vinculada à melhoria da qualidade da água, no novo quadro instituc.





DOWNLOAD
Author :
language : en
Publisher: Soffer Publishing
Release Date :

written by and has been published by Soffer Publishing this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.




Os Des Caminhos Do Uso Da Gua Na Agricultura Brasileira


Os Des Caminhos Do Uso Da Gua Na Agricultura Brasileira
DOWNLOAD
Author : REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 14., 2002, Cuiabá, MT.
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2002

Os Des Caminhos Do Uso Da Gua Na Agricultura Brasileira written by REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 14., 2002, Cuiabá, MT. and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2002 with categories.


Um dos grandes problemas a ser enfrentado pelos povos é a escassez da água. Dados do Instituto Internacional da Administração da Água (IWMI) mostram que cerca de um terço da população mundial viverá em zonas com grandes escassez de água até 2025. Os números no Brasil e no mundo sobre recursos hídricos estão cada vez mais alarmantes e as previsões mostram que a água será um bem escasso num futuro não muito distante. O fato é que a demanda por água cresce a cada ano e as reservas disponíveis não são inesgotáveis. Esse dado vale para o Brasil e para o mundo. Em outras palavras, novas ações de uso da água devem ser tomadas, ações essas que vão desde alertar a sociedade para a importância da economia dentro de casa até o estabelecimento de políticas públicas que garantam o gerenciamento democrático, sustentável e integrado dos recursos hídricos. Tendo em vista o grande impacto que apresenta a agricultura na qualidade e na quantidade da água disponível, torna-se fundamental a realização de um evento de abrangência nacional com ênfase regional que aborde o estado da arte das técnicas utilizadas nos sistemas conservacionistas que minimizam a degradação dos recursos hídricos e que considerem, em suas premissas, o desenvolvimento sustentável da agricultura. A realização da XIV RBMCSA em Cuiabá, no Estado de Mato Grosso ganha magnitude neste contexto por tratar-se da mais importante região produtora de grãos e fibra do país, e uma região essencialmente agrícola e inserida nas principais cadeias produtivas da agroindustria brasileira. O evento está sendo organizado pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso e se propõe a aprofundar a reflexão de pontos essenciais para a qualidade de vida da sociedade. A realização da XIV RBMCSA reverte-se de grande importância histórica, pelos aspectos sócio-econômicos e ambientais inerentes ao processo de desenvolvimento da nação brasileira, tendo-se definido como tema central do evento: "Os (des)caminhos do uso da água na agricultura brasileira".