[PDF] Introdu O Ao Pensamento Feminista Negro Por Um Feminismo Para Os 99 - eBooks Review

Introdu O Ao Pensamento Feminista Negro Por Um Feminismo Para Os 99


Introdu O Ao Pensamento Feminista Negro Por Um Feminismo Para Os 99
DOWNLOAD

Download Introdu O Ao Pensamento Feminista Negro Por Um Feminismo Para Os 99 PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Introdu O Ao Pensamento Feminista Negro Por Um Feminismo Para Os 99 book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Introdu O Ao Pensamento Feminista Negro Por Um Feminismo Para Os 99


Introdu O Ao Pensamento Feminista Negro Por Um Feminismo Para Os 99
DOWNLOAD
Author : Aleksandra Kollontai
language : pt-BR
Publisher: Boitempo Editorial
Release Date : 2021-03-04

Introdu O Ao Pensamento Feminista Negro Por Um Feminismo Para Os 99 written by Aleksandra Kollontai and has been published by Boitempo Editorial this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-03-04 with Social Science categories.


Por que demos a este ciclo de debates o título "Por um feminismo para os 99%"? Inspirados no livro de Cinzia Arruzza, Tithi bhattacharya e Nancy Fraser, publicado pela Boitempo em 2019, escolhemos chamar atenção para as mulheres da classe trabalhadora: "Racializadas, migrantes ou brancas; cis, trans ou não alinhadas à conformidade de gênero; que exercem o trabalho doméstico ou são trabalhadoras sexuais; remuneradas por hora, semana, mês ou nunca remuneradas; desempregadas ou subempregadas; jovens ou idosas"1. Nosso objetivo é, enfim, discutir as premissas de um feminismo incondicional- mente internacionalista e anticapitalista, que cerre fileiras com os movimentos antirracistas, ambientalistas e pelos direitos de trabalhadores e de imigrantes. Os movimentos por emancipação liderados por mulheres tiveram origem muito antes do que hoje se convencionou chamar de "feminismo". Há séculos, as mulheres lutam contra o patriarcalismo, sistema de opressão que se manifesta no tecido social de diferentes culturas. A diversidade do feminismo atual se explica pela existência de formas bastante variadas de pensar a luta das mulheres: indígenas e empresariais; liberais e socialistas; individualistas e coletivas. Isso se deve à maior ou menor articulação da análise do patriarcado a outros aspectos da formação das sociedades capitalistas modernas. A superação da opressão das mulheres, especialmente na família e no trabalho, continua sendo ponto de atenção para a tão sonhada sociedade igualitária. As feministas liberais defendem a individualidade e o empreendedorismo e preconizam o "empoderamento" como saída para a desigualdade de gênero; as feministas radicais apostam na coletividade, porém enxergam no patriarcado a raiz de todas as opressões; e as feministas marxistas reivindicam a centralidade do trabalho e da classe na identificação da opressão e da exploração sofridas pelas mulheres no sistema capitalista. Tentaremos, nesta pequena coletânea de textos, dar indícios de cada uma dessas vertentes, de modo a estimular leitores e leitoras a tomar parte nessa necessária renovação do pensamento radical feita pelo "marxismo feminista". Para tanto, reunimos aqui excertos de livros e de textos da revista Margem Esquerda, publicados pela Boitempo, com os quais esperamos refletir coletivamente sobre o passado, o presente e, sobretudo, a construção de um futuro mais justo e digno. Boa leitura!



Introdu O Ao Pensamento Feminista Negro


Introdu O Ao Pensamento Feminista Negro
DOWNLOAD
Author : Rosane Borges
language : pt-BR
Publisher: Boitempo Editorial
Release Date : 2022-11-17

Introdu O Ao Pensamento Feminista Negro written by Rosane Borges and has been published by Boitempo Editorial this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-11-17 with Social Science categories.


O curso "Introdução ao pensamento feminista negro", idealizado e organizado pela Boitempo paralelamente ao ciclo de debates "Por um feminismo para os 99%", foi realizado entre março e abril de 2022. Juntos, contaram com a participação de 24 pensadoras, ativistas e comunicadoras de cinco nacionalidades diferentes, entre as quais Cinzia Arruzza, Helena Silvestre, Judith Butler, Patricia Hill Collins, Silvia Federici, Sonia Guajajara e Tithi Bhattacharya. A programação abarcou a obra de autoras centrais, como Angela Davis, Audre Lorde, bell hooks, Lélia Gonzalez, Michelle Alexander, Sueli Carneiro e Conceição Evaristo. Os debates e as demais aulas estão disponíveis gratuitamente na TV Boitempo, o canal do YouTube da editora, e o curso foi publicado em formato sonoro pelo Grifa Podcast. Os textos que compõem este livro foram elaborados pelas professoras do curso a partir da experiência das aulas. A programação foi viabilizada pela Lei Aldir Blanc, com a promoção de Revista Quatro Cinco Um, Le Monde Diplomatique Brasil, Brasil de Fato, Outras Palavras, Rede Brasil Atual, Rádio Brasil Atual, TVT, Hysteria, Grifa Podcast e Preta, Nerd & Burning Hell.



Pensamento Feminista Negro


Pensamento Feminista Negro
DOWNLOAD
Author : Patricia Hill Collins
language : pt-BR
Publisher: Boitempo Editorial
Release Date : 2019-12-18

Pensamento Feminista Negro written by Patricia Hill Collins and has been published by Boitempo Editorial this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2019-12-18 with Social Science categories.


Pensamento feminista negro, escrito pela socióloga Patricia Hill Collins em 1990, faz parte do cânone bibliográfico dos estudos de gênero e raça nos Estados Unidos. A autora mapeia os principais temas e ideias tratados por intelectuais e ativistas negras estadunidenses como Angela Davis, bell hooks, Alice Walker e Audre Lorde, e assim constrói um panorama do feminismo negro com referências de dentro e de fora da academia. Nesta obra intelectualmente rigorosa, Collins contempla tradições teóricas diversas, como a filosofia afrocêntrica, a teoria feminista, o pensamento social marxista, a teoria crítica e o pós-modernismo. E propõe importantes conceitos para compreender não apenas os mecanismos de opressão das mulheres negras, mas também como essas mulheres desenvolveram conhecimentos e estratégias para enfrentá-los. Sua escrita didática e de fácil compreensão faz de Pensamento feminista negro uma referência obrigatória tanto para especialistas quanto para leitoras e leitores leigos. A Boitempo lança esse marco dos estudos acadêmicos do feminismo negro, inédito em português, com um prefácio escrito pela autora especialmente para a edição brasileira. O texto de orelha é assinado por Nubia Regina Moreira e a quarta capa, por Djamila Ribeiro.



Interseccionalidades Pioneiras Do Feminismo Negro Brasileiro


Interseccionalidades Pioneiras Do Feminismo Negro Brasileiro
DOWNLOAD
Author : Heloisa Buarque de Hollanda
language : pt-BR
Publisher: Bazar do Tempo Produções e Empreendimentos Culturais LTDA
Release Date : 2020-05-13

Interseccionalidades Pioneiras Do Feminismo Negro Brasileiro written by Heloisa Buarque de Hollanda and has been published by Bazar do Tempo Produções e Empreendimentos Culturais LTDA this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-05-13 with Social Science categories.


Compilação de textos organizada por Heloisa Buarque de Hollanda e dedicada às pioneiras dos debates sobre a especificidade das relações entre gênero e raça: Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento e Sueli Carneiro, até hoje grandes referências desses estudos entre nós. A partir dos anos 1980, não foi possível silenciar vozes que se impunham demandas específicas, sobretudo as das mulheres negras, momento em que se destacam algumas das intelectuais mais singulares desse contexto, que fizeram da interseccionalidade um tema definitivo no debate feminista brasileiro. No contexto atual em que os estudos feministas e também o ativismo ganham espaço no país, é fundamental que os nomes dessas importantes pensadoras brasileiras afirmem seu lugar para as novas gerações, a partir do conhecimento e reconhecimento de uma atuação que entende os estudos feministas como um campo de contínua expansão, afirmação e resistência. "Movida por este momento de redescoberta do feminismo e querendo contar esta história para jovens feministas, reuni textos de nossas veteranas brasileiras – produzidos numa hora re repressão e ditadura militar – que tiveram que enfrentar compromissos políticos nem sempre desejáveis, preconceitos machistas dos intelectuais e dificuldades em sua inserção acadêmica. Enfim, mesmo assim o pensamento feminista conseguiu emergir e se consolidar como área legítima de conhecimento" Heloisa Buarque de Hollanda. Parte do livro "Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto".



Do Black Power Ao Hip Hop


Do Black Power Ao Hip Hop
DOWNLOAD
Author : Patricia Hill Collins
language : pt-BR
Publisher: Editora Perspectiva S/A
Release Date : 2023-12-05

Do Black Power Ao Hip Hop written by Patricia Hill Collins and has been published by Editora Perspectiva S/A this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-12-05 with Social Science categories.


Escrito durante o período de transição política nos EUA, em que tanto o movimento dos Direitos Civis quanto o do Black Power já não forneciam mais orientações claras para o ativismo negro, Do Black Power ao Hip-Hop busca delinear, no rescaldo desses movimentos sociais, os rumos que o ativismo negro tomaria ou deveria tomar e o que representou a ascensão do hip-hop. As lutas pelos direitos civis propiciaram que muitos afro-americanos tivessem acesso a faculdades, universidades e bons empregos; o discurso de ódio contra os negros presente na cultura popular americana caíra em desuso; e uma classe média negra beneficiada pelo fim da segregação racial se expandia, sugerindo que o racismo sistêmico era coisa do passado. O sonho de Martin Luther King parecia estar se tornando realidade. O que chamava a atenção era que enquanto muitos americanos, brancos e negros, queriam desesperadamente acreditar que o racismo era coisa do passado, o hip-hop desafiava essa visão otimista. Jovens negros provenientes de bairros com graves problemas sociais e oportunidades cada vez menores, apontavam as verdades incômodas sobre as habitações precárias em que viviam, os professores não qualificados das escolas que frequentavam, o dia a dia oprimido entre a indústria de drogas que transforma seus bairros em "cracolândias" e o policiamento punitivo que vê todos os moradores de determinado lugar como criminosos em potencial. Pois assim como a remoção dos avisos de "apenas brancos" dos bebedouros não significava que todos pudessem beber deles, as ações afirmativas também não significavam que todos obteriam educação ou bons empregos. Além disso, um novo modelo de racismo, mais ardiloso, baseado em políticas de persistente guetificação urbana e encarceramento em massa criava uma nova segregação. A economia, afinal, é a nova eugenia. Patricia Hill Collins, referência mundial nos estudos sobre negritude, em especial sobre o feminismo negro, traça a gênese desses movimentos na sociedade estadunidense, com suas peculiaridades, mas o leitor brasileiro também poderá notar os inúmeros pontos em comum desse "racismo sem racistas" com a nossa realidade. O prefácio e a entrevista, exclusivos para esta edição brasileira, discorre sobre o debate contemporâneo brasileiro, a emergência de uma nova geração de intelectuais negras e a profunda esperança da autora na potência transformadora dessa produção para o fortalecimento da luta antirracista.



Pedagogia Feminista Negra


Pedagogia Feminista Negra
DOWNLOAD
Author : Carolina Pinho
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2022

Pedagogia Feminista Negra written by Carolina Pinho and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022 with Anti-racism categories.


"A publicação de Pedagogia feminista negra: primeiras aproximações acontece em um momento em que a humanidade enfrenta um aprofundamento das desigualdades sociais. Com isso, cresce a necessidade de alternativas reais a fim de promover um futuro digno para todo o mundo. Nessa direção, é fundamental romper definitivamente com perspectivas que alimentem saidas baseadas em idealismo. Os textos aqui apresentados apontam para a elucidação dos problemas sociais, na interface com a educação, com base na práxis do pensamento feminista negro. Nosso objetivo foi sistematizar elementos que emergem da luta realizada pelas mulheres negras por um futuro digno para a humanidade e que podem fundamentar uma teoria educacional critica- da prática da liberdade e da transformação da realidade social - que chamamos de Pedagogia Feminista Negra. Pretendemos com isso fortalecer o movimento global que se rebela contra as violências racistas e sexistas que têm silenciado mulheres negras na história, apagando nossas trajetórias, anulando nossas contribuições filosóficas, negligenciando nossa vida. Somos uma potência capaz de oferecer os instrumentos sistematizados neste livro, dirigido a todas as pessoas que defendem uma sociedade livre de opressões-não apenas como utopia. mas como um projeto em construção através dos mais diversos instrumentos, entre eles, a educação."--Front jacket flap.



Contra O Feminismo Branco


Contra O Feminismo Branco
DOWNLOAD
Author : Rafia Zakaria
language : pt-BR
Publisher: Editora Intrinseca
Release Date : 2021-10-26

Contra O Feminismo Branco written by Rafia Zakaria and has been published by Editora Intrinseca this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-10-26 with Social Science categories.


Chegou a hora de extirpar a supremacia branca de dentro do feminismo Desde sua origem, o feminismo se baseou na experiência de mulheres brancas de classe média e alta, que há muito se autoproclamaram as especialistas no assunto. São elas que escrevem, palestram, dão entrevistas. Ao mesmo tempo, para manter seus privilégios, demarcam a branquitude do movimento ao sobrepor suas falas às das mulheres de pele negra e marrom. No entanto, o diálogo só será possível quando todas as mulheres estiverem em patamares iguais. E é partindo do princípio de igualdade na diversidade que Rafia Zakaria, muçulmana, advogada e filósofa política, defende uma reconstrução do feminismo. Contra o feminismo branco é um contramanifesto que insere as experiências de mulheres de cor no centro do debate. Em uma leitura direta e impactante, a autora questiona desde pensadoras como Simone de Beauvoir a produtos culturais como Sex and the City. O resultado é uma obra crítica à adesão do feminismo branco ao patriarcado, à lógica colonial e à supremacia branca. Ao seguir a tradição de suas antepassadas feministas interseccionais Kimberlé Crenshaw, Adrienne Rich e Audre Lorde, Zakaria refuta a indiferença política e racial do feminismo branco em uma crítica radical, na qual coloca o pensamento feminista negro e marrom na vanguarda.



Intersectionality


Intersectionality
DOWNLOAD
Author : Patricia Hill Collins
language : en
Publisher: John Wiley & Sons
Release Date : 2016-09-26

Intersectionality written by Patricia Hill Collins and has been published by John Wiley & Sons this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2016-09-26 with Social Science categories.


The concept of intersectionality has become a hot topic in academic and activist circles alike. But what exactly does it mean, and why has it emerged as such a vital lens through which to explore how social inequalities of race, class, gender, sexuality, age, ability and ethnicity shape one another? In this new book Patricia Hill Collins and Sirma Bilge provide a much-needed, introduction to the field of intersectional knowledge and praxis. They analyze the emergence, growth and contours of the concept and show how intersectional frameworks speak to topics as diverse as human rights, neoliberalism, identity politics, immigration, hip hop, global social protest, diversity, digital media, Black feminism in Brazil, violence and World Cup soccer. Accessibly written and drawing on a plethora of lively examples to illustrate its arguments, the book highlights intersectionality's potential for understanding inequality and bringing about social justice oriented change. Intersectionality will be an invaluable resource for anyone grappling with the main ideas, debates and new directions in this field.



A Decolonial Feminism


A Decolonial Feminism
DOWNLOAD
Author : Francoise Verges
language : en
Publisher: Pluto Press (UK)
Release Date : 2021-04-20

A Decolonial Feminism written by Francoise Verges and has been published by Pluto Press (UK) this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-04-20 with categories.


For too long feminism and multiculturalism have been co-opted by the forces they seek to dismantle. However, in this manifesto, Francoise Verges argues that feminists should no longer be handmaidens of capitalism, colonialism and imperialism and fight the system that created the boss, built the prisons and polices women's bodies.Attuned to the temporalities of contemporary struggles, the book incorporates issues such as Eurocentrism, whiteness, power, inclusion and exclusion, within feminist discourse. Throughout we touch upon feminist and anti-racist histories, as well as assessing contemporary activism, including #MeToo and the Women's Strike.Centring colonialism and imperialism within intersectional Marxism, this is an urgent demand to free ourselves from the capitalist, imperialist forces that oppress us.



Pensamento Feminista Hoje


Pensamento Feminista Hoje
DOWNLOAD
Author : Adriana Varejao
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2020-02-05

Pensamento Feminista Hoje written by Adriana Varejao and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-02-05 with categories.


A perspectiva decolonial é uma das mais atuais e contestadoras linhas do pensamento feminista contemporâneo, reivindicando a desconstrução de leituras hegemônicas sobre a mulher e o discurso de feministas oriundas dos países historicamente dominantes. Como reação ao processo de colonização – histórico e intelectual – o pensamento decolonial irrompe o cenário do feminismo com novas teorias e novos questionamentos sobre o problema do gênero, raça, classe e da própria epistemologia. Para apresentar um panorama do pensamento decolonial feminista, o livro reúne trabalhos de 22 autoras que dimensionam essa fundamental contribuição para o debate atual, apresentando pensadoras pioneiras, como a argentina María Lugones; a nigeriana Oyèrónké Oyewùmí, que questiona os conceitos ocidentais de gênero a partir da experiência iorubá; a dominicana Yuderkys Espinosa Miñoso, que investiga a experiência histórica feminina na América Latina; a boliviana Julieta Paredes, que conjuga ideias e ativismo em defesa do feminismo comunitário; e as brasileiras Luiza Bairros, que enfatiza a expressão do feminismo negro, e Maria da Graça Costa, que aponta para novas propostas, como o ecofeminismo. As artes plásticas também são tomadas aqui com um discurso. E nesse campo, destacam-se os trabalhos decoloniais das brasilerias Adriana Varejão, Rosana Paulino e Marcela Cantuária. “Categorias e questões consolidadas pela comunidade acadêmica feminista tornamse arenas de disputa e invenção. Como construir um feminismo sem levar em conta as epistemologias originárias? Sem absorver as gramáticas das lutas e dos levantes emancipatórios que acompanham nossas histórias? Como podemos reconsiderar as fontes e conceitos do feminismo ocidental? Uma nova história, novas solidariedades, novos territórios epistêmicos impõem urgência em ser sonhados”, aponta a organizadora Heloisa Buarque de Hollanda. As autoras reunidas são: Adriana Varejão, Alba Margarita Aguinaga Barragán, Alejandra Santillana, Angela Figueiredo, Claudia de Lima Costa, Dunia Mokrani Chávez, Julieta Paredes, Lélia Gonzalez, Luiza Bairros, Marcela Cantuária, Maria da Graça Costa, María Elvira Díaz-Benítez, María Lugones, Marnia Lazreg, Miriam Lang, Ochy Curiel, Oyèrónké Oyewùmí, Rosana Paulino, Suely Aldir Messeder, Susana de Castro, Thula Rafaela de Oliveira Pires, Yuderkys Espinosa Miñoso.