[PDF] Luta Antimanicomial Bipolaridade E Detalhes Na Pandemia De Covid 19 - eBooks Review

Luta Antimanicomial Bipolaridade E Detalhes Na Pandemia De Covid 19


Luta Antimanicomial Bipolaridade E Detalhes Na Pandemia De Covid 19
DOWNLOAD
READ

Download Luta Antimanicomial Bipolaridade E Detalhes Na Pandemia De Covid 19 PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Luta Antimanicomial Bipolaridade E Detalhes Na Pandemia De Covid 19 book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Luta Antimanicomial Bipolaridade E Detalhes Na Pandemia De Covid 19


Luta Antimanicomial Bipolaridade E Detalhes Na Pandemia De Covid 19
DOWNLOAD
READ
Author : Roque Jr
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2021-05-20

Luta Antimanicomial Bipolaridade E Detalhes Na Pandemia De Covid 19 written by Roque Jr and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-05-20 with Psychology categories.


Roque é um escrevinhador, pois desde que o conheço está a escrever e a publicar obras, em sua maioria autobiográficas. No dicionário, escrevinhador refere-se a quem escreve mal. Esse não é Roque Junior, o escrevinhador que conheço. Lembra mais o escrevinhador do Mario Vargas Llosa no livro Tia Julia e o escrevinhador, que, aliás, é uma das obras mais criativas dele, um romance autobiográfico. O livro parece um diário e, enquanto a gente o lê, vai reconhecendo aqui e ali muitas e múltiplas histórias, como se as conhecesse. Quando lemos o livro Luta Antimanicomial e “bipolaridade” e detalhes na pandemia de COVID-19, Roque faz um percurso autobiográfico e vai nos conduzindo por andanças da Luta Antimanicomial no ano de 2020, encharcadas de vivências de si e de vários coletivos. Assim, como no escrevinhador de Llosa, impossível não reencontrar vozes, pessoas. Roque faz um percurso de uma riqueza de detalhes/relatos com uma força expressiva da memória. Diria mais, de autoimplicação. Numa polifonia textual, vai trazendo muitas vozes na escrita. Fala de despedidas e de nascimentos, o que vai nos permitindo mais uma vez registrar a dor da perda do companheiro Paulo Miquelon e, nos alegrarmos com a espera do primeiro neto, afetos e sentimentos de um “eu” coletivo. O registro de memórias afetivas de sua infância nos leva ao campo, às vivências na lida rural, forte componente cultural na vida gaúcha. E quando dialoga com a bipolaridade cria o conceito de “bipoliterário”, onde não lida como problema, mas aproveita a situação para dar voz à sua Literatura. Espetacular! Quando questiona o conceito de “resiliência”, gosto muito das problematizações que faz. As faz pois fala de si, do que experiencia, muito potente. De forma jornalística, vai registrando diários de luta e amorosidades, um convite à VIDA e à resistência. Bem-vindos a bons momentos de leitura, que nos fortalecem nestes tempos sombrios. Roque Junior, o escrevinhador, e sua Martha, instituindo fagulhas de cidadania em territórios antimanicomiais. Uma honra estar aqui em seu 48ºlivro! Prefácio por Fatima Fischer é psicóloga, membra do Fórum Gaúcho de Saúde Mental, professora da UNISINOS, coordenadora da Nau da Liberdade.



Momentos Na Pandemia De Covid 19 Luta Antimanicomial E Bipolaridade


Momentos Na Pandemia De Covid 19 Luta Antimanicomial E Bipolaridade
DOWNLOAD
READ
Author : Roque Jr
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2021-01-13

Momentos Na Pandemia De Covid 19 Luta Antimanicomial E Bipolaridade written by Roque Jr and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-01-13 with Biography & Autobiography categories.


O isolamento das pessoas, o interdito do diálogo presencial, da livre escolha de se estar onde, da forma e com quem quer que fosse e se escolhesse, aprofundou o sofrimento de muitos pelo mundo. Tendo sido a liberdade interditada, a saúde mental também esteve colocada em teste, por vezes de maneira extrema. Para muitos, a solidão imposta pela pandemia tornou-se quase insuportável. Afinal, era essa a questão central: como é que pode, ainda que em nome da saúde, ainda que em um relativo espaço curto de tempo, vivermos excluídos, confinados do contato humano, das pessoas que gostamos, da liberdade? Para outros, no entanto, o isolamento social em nome da saúde e do cuidado, a ruptura dos laços sociais e a interferência na liberdade já não eram vivências desconhecidas. É de onde nos fala o ilustre autor das narrativas e experiências apresentadas nesta obra. Muito antes da pandemia de COVID-19, o autor deste livro conheceu o silenciamento, a solidão, a segregação e a proibição radical de escolher onde e com quem gostaria de estar - tudo sob o falso manto do cuidado e da saúde. Roque Junior - nosso literato escritor - foi, ao longo dos últimos 30 anos, submetido a oito internações em hospitais psiquiátricos. Subjugado em tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, passou por sessões de eletroconvulsoterapia - popularmente conhecida como eletrochoque. Foi medicado compulsória e excessivamente. Teve, a partir de tudo isso, sua fala anulada. Sua liberdade, algo de mais precioso na existência humana e reivindicada como imprescindível pela coletividade em 2020, lhe foi roubada por longos anos - tudo em nome de suposta saúde e cuidado. A diferença da experiência vivenciada pelo autor com suas internações em manicômios e da vivenciada globalmente em 2020 é que as medidas de enfrentamento à pandemia verdadeiramente se voltam à proteção e à saúde coletiva. Já a aniquilação dos manicômios foi, e continua sendo para milhares de brasileiros, fruto do preconceito, da ignorância e do interesse escuso do lucro empresarial a partir da segregação, não podendo em nenhum aspecto ser considerada qualquer estratégia de produção de saúde. É nesse enredo que o escritor Roque Junior apresenta, sem máscara, sua vida, sua rotina e suas transformações no emblemático ano de 2020, em plena pandemia. E o principal: é por meio da escrita que ele fala, que ele escolhe, que ele define, que ele aprende, que ele supera, que ele organiza a luta coletiva. Isso só é possível porque é livre. Porque o manicômio passou pela vida dele(passou, porque está “passado”), mas não o engoliu, como fez com tantos milhares. E porque ele é livre, é que pode nos brindar com a sua narrativa; é também por isso que a sua narrativa tem espaço para ser validada, com suas experiências, com suas sabedorias e com sua pulsão de vida. Embarquem nesse percurso! Sigam o fio.



Milit Ncia Antimanicomial E A Pandemia Da Covid 19


Milit Ncia Antimanicomial E A Pandemia Da Covid 19
DOWNLOAD
READ
Author : Roque Jr
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2021-12-18

Milit Ncia Antimanicomial E A Pandemia Da Covid 19 written by Roque Jr and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-12-18 with Psychology categories.


Ao contar sua vida, conta a história da Luta, sinal marcado de militante. Interpolando acontecimentos da vida, estratégias de militância, acontecimentos históricos e poesia, Roque prova em sua Literatura que, sim, a vocação da loucura é a cidadania! Curtos textos que se entrelaçam como um diário, trazendo fragmentos do cotidiano dessa vivência de Luta Antimanicomial. Ressignificando a bipolaridade, tirando-a do campo do problema e colocando-a no lugar de forma de se estar no mundo, quebra com os paradigmas manicomiais que insistem em sequestrar da loucura sua dignidade. Indigno é quem não vê a humanidade e a potência cidadã dos ditos “locos”! Quebra com os nefastos discursos da loucura como sinônimo de perda da razão e de si. Muito pelo contrário, Roque Jr. não poderia ser Roque Jr. se lhe arrancassem a loucura. História viva de uma utopia ativa por uma sociedade sem manicômios! prefácio de Laura Fusaro Camey



F Rum Ga Cho De Sa De Mental E Bipolaridade


F Rum Ga Cho De Sa De Mental E Bipolaridade
DOWNLOAD
READ
Author : Roque Jr
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2021-08-01

F Rum Ga Cho De Sa De Mental E Bipolaridade written by Roque Jr and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-08-01 with Psychology categories.


Impossível iniciar esta escrita sem manifestar a honra de ter sido convidado para produzir o prefácio desta produção literária e de ter a oportunidade de lê-la em primeira mão. Roque Junior, escritor, poeta, amigo, companheiro de militância no Fórum Gaúcho de Saúde Mental, casado com Martha Santos, tio, nos convoca, em sua obra, a apreciar e sentir o estado “bipoliterário”, como descreve em um dos trechos do livro. Forjado a ferro e fogo no movimento estudantil, Roque Junior compartilha conosco um pouco de sua história de vida e de militância, hoje nos movimentos que lutam por melhorias e garantias de direitos humanos para a Saúde Mental. O autor escreve sobre sua trajetória e contribuições nesse campo como integrante do Fórum Gaúcho de Saúde Mental, movimento social que completou seus 30 anos em 2021, assim como nos grupos de ajuda e suporte mútuos e, também, como representante do estado do Rio Grande do Sul na Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial - RENILA. Sem perder a ternura, nos presenteia com aspectos de seu cotidiano, sua experiência e gratificação como escritor e na vida com sua companheira. Convida outros poetas e escritores a estarem compondo a teia sensível que é tecida neste livro. Com um estilo singular de escrita, nos provoca a pensar sobre questões como a medicalização da vida e os usos (para o bem e para o mal) de diagnósticos psiquiátricos, questões muitas vezes tomadas como naturalizadas e banalizadas no campo da Saúde Mental. Coloca em questão o “problema” da bipolaridade, ao mesmo tempo em que enfatiza a questão da normose, que insiste em tachar e colonizar o pensamento e os nossos corpos, e o quanto percebe a sua potência literária como algo que poucas pessoas possuem, até mesmo aquelas consideradas “normais” pelo autor. Em alguns trechos, ao fim do livro, problematiza a catástrofe humanitária que vivemos com a pandemia de COVID-19 e as implicações no mundo e no Brasil, com destaque aos efeitos na Saúde Mental da coletividade e à má condução do enfrentamento à pandemia pelo Estado brasileiro. Tal temática também é abordada nos trechos que relatam a denúncia do Fórum Gaúcho de Saúde Mental sobre os surtos de COVID-19 nos hospitais psiquiátricos do estado do Rio Grande do Sul, que evidenciaram a política vigente, na qual algumas vidas são menos importantes que outras e as pessoas institucionalizadas nos manicômios são consideradas, pelo Estado brasileiro, vidas matáveis. Em tempos de inúmeros retrocessos nas políticas públicas em geral e nas políticas de Saúde Mental que vivemos recentemente no país, Roque Junior não abre mão daquilo que nos é direito; não basta somente não retrocedermos, é preciso avançar por uma sociedade sem manicômios, não somente o físico, mas em todas as suas formas, seja na relação hierárquica entre profissionais e usuários ou nas Comunidades Terapêuticas, que recebem inúmeras, frequentes e sucessivas denúncias de violações de direitos humanos no Brasil todo. Roque expressa, em seus escritos, os avanços e as conquistas da Reforma Psiquiátrica Brasileira em si mesmo e em todos nós, como sociedade. Enfatiza que saúde e educação não são e não podem ser mercadorias. Ao abordar temas difíceis e sensíveis, ou temas cotidianos de sua vida (e igualmente sensíveis) a escrita de Roque Junior nos dá esperanças. São preciosas pílulas de afeto, luta e sensibilidade com as quais o autor nos presenteia, como quando aponta pistas que indicam que um outro mundo possível não será simplesmente descoberto, e sim construído. A importância do cuidado humanizado e o avanço da Reforma Psiquiátrica é um desses caminhos. É preciso avançar, nos escreve Roque Junior, para transformar a realidade. E são os usuários da Saúde Mental que o autor aponta como um dos principais modificadores de realidades. Que assim seja, Roque, e que a escrita e leitura deste livro contribuam como ferramentas desse desejo. Sinopse por Rafael Wolski de Oliveira



Meio S Culo De Vida E A Bipolaridade


Meio S Culo De Vida E A Bipolaridade
DOWNLOAD
READ
Author : Roque Jr
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2021-05-01

Meio S Culo De Vida E A Bipolaridade written by Roque Jr and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-05-01 with Psychology categories.


O campo da saúde mental vem mudando vertiginosamente no Brasil nas últimas décadas, por meio de uma reforma psiquiátrica que foi substituindo os hospitais e asilos psiquiátricos tradicionais, verdadeiros campos de concentração e praticamente o único tipo de serviço disponível no país até os anos 1990. Neste processo, que tem o apoio da ONU, de suas convenções de direitos humanos, da Organização Mundial de Saúde e de países com transformações semelhantes, os usuários de serviços e seus familiares se aliaram aos trabalhadores de saúde mental, e se organizaram no movimento antimanicomial, que vem reivindicando e conquistando estas mudanças. Para quem não conhece essa história, textos como os de Roque Jr neste livro podem parecer ter um estilo autobiográfico muito auto-referente, muito centrado na pessoa de seu autor e de suas conquistas. Contudo, o que quero argumentar aqui é que está aí mesmo seu maior mérito e objetivo mais importante. Nas lutas por serviços de saúde mental abertos, humanizados e na comunidade, nos principais países onde estas mudanças estão ocorrendo, as narrativas pessoais de vida e convivência com o sofrimento mental, em depoimentos vivos ou em vídeos, mas principalmente publicados em papel ou na Internet, têm tido uma enorme importância. Por exemplo, em 2006, nosso projeto de pesquisa na UFRJ publicou um livro inteiro só com estas narrativas, escritas diretamente pelas próprias pessoas,ou na forma de transcrição de suas entrevistas, que está disponível nos sites de venda na Internet . Este livro teve um impacto significativo em todo o campo da saúde mental no país. No livro, indicamos as várias linhas de importância das narrativas pessoais de vida e convivência com o sofrimento mental, escritas em primeira pessoa do singular (“eu fiz isso e aquilo, etc “....), que faço questão de reproduzir aqui. Estas narrativas constituem: a) uma forma de se apropriar das experiências catastróficas de vida, principalmente associadas às fases mais agudas do transtorno, e dar um novo sentido a elas em um conjunto mais compreensível de eventos, sentimentos e sensações integrados em um todo, resultando em ‘dar de volta a si mesmo algo que tinha sido perdido ou guardado no baú trancado das experiências dolorosas’; b) uma forma de aceitar o transtorno mais integralmente, como uma experiência radical e difícil, mas que constitui parte integral da vida humana; c) uma estratégia que possibilita outros usuários a ter contato entre sí e aprender individual e coletivamente, a partir da vivência daqueles que têm mais experiência no processo de recuperação, com um grande potencial de uso nos grupos e dispositivos de cuidado de si e de ajuda e suporte mútuos, e mesmo nos serviços formais de saúde mental; d) uma afirmação da experiência subjetiva humana e de seu papel como sujeito, em detrimento da autoridade e das narrativas feitas de fora e de cima pelos profissionais e especialistas, e contra a impessoalidade e padronização de sistemas de assistência centrados nas prioridades de eficiência, economia de recursos ou até mesmo de segregação e negligência, particularmente no atual contexto de crise das políticas sociais; e) uma estratégia de mostrar como as representações sociais, culturais e institucionais modelam a experiência de estar “adoentado”, denunciando e iluminando os conflitos e as estruturas de poder entre usuários e as culturas institucionais de assistência, desafiando as ideologias dominantes de tratamento/assistência e os padrões aceitos de comportamento neste campo, essencialmente marcados pela polarização entre passividade (por parte dos chamados “pacientes”) e atividade (pelos “profissionais”), bem como apontando direções para mudanças em todo o campo; f) uma voz autêntica e instrumento de mudança social, cultural e institucional na sociedade mais ampla, principalmente tendo em vista as denúncias de violações de direitos efetuadas pelos serviços de psiquiatria convencionais e as atividades e lutas pela defesa e conquista de direitos e a luta contra o estigma e discriminação associados ao sofrimento mental, que emergem nestas narrativas; g) uma forma de texto com enorme potencial literário, que além de seu próprio conteúdo, a singularidade dos processos subjetivos dessas pessoas estimula níveis variados de criatividade e elaboração estética e linguística, capacitando seus autores a atingirem níveis de qualidade para publicarem suas obras em papel e na Internet, o que também implica em valorização de seus autores e maior difusão de suas ideias. A partir desta visão mais ampla da luta antimanicomial e da importância das narrativas pessoais de vida e convivência com o sofrimento mental, acredito ter possibilitado ao leitor ter compreendido melhor a enorme relevância do conjunto da obra de Roque Jr.. No entanto, este livro tem uma importância muito especial. Roque Jr. está comemorando neste ano de 2021 seus 50 anos de vida, com 50 livros publicados, e o nascimento de seu primeiro neto, o Pedro, que está chegando em breve, que o levará a assumir o papel, como ele mesmo diz, de “avôdastro”. Todas essas são, sem dúvida alguma, marcas muito importantes na vida de qualquer ser humano sensível, que merecem portanto um ‘ritual’ especial de narração e comemoração. Este livro, então, me parece ser um texto de balanço e comemoração de todo este percurso. Primeiramente, são inúmeros capítulos em que descreve seus “40 anos de desejo de escrita”, o que gerou em 1988 seu primeiro texto autoral publicado, e seu primeiro livro publicado no ano de 2020, e cerca de 7 livros de textos poéticos. É invejável o que ele escreve sobre seu processo de escrita: “não preciso de inspiração para meus escritos, minha literatura flui normalmente”, ou ainda, “chego a produzir 3 ou mais obras simultaneamente”. Ele descreve aqui em detalhes as formas variadas de escrever, em papel, computador e mesmo no telefone celular, quando fora de casa, indicando inclusive também os vários programas de computação que utilizou durante a sua carreira. Para Roque Jr., “escrever é minha terapia constante”, e sua forma de compartilhar com os leitores seus conhecimentos, experiências e estratégias de lidar no dia a dia com o sofrimento mental, concretizando muito do que vimos acima das características e objetivos das narrativas pessoais de vida com o sofrimento mental. Mas não só isso, escrever também é para ele uma forma celebrar as muitas conquistas e coisas boas que aconteceram e ainda seguem acontecendo em sua vida, como por exemplo, seus atuais nove anos de vida conjugal feliz com a esposa Martha. Em paralelo a sua atividade de escrita, nestes muitos anos, o nosso Roque vem realizando dezenas de lives, palestras e oficinas, e vem assessorando gratuitamente muita gente, particularmente sobre o processo de escrita. Adicionalmente, fez inúmeras doações de seus escritos e livros, particularmente a escolas, ou disponibiliza alguns deles para livre acesso integral em seu site na Internet, www.RoqueJR.com.br . Além disso, sua página no Facebook tem mais de 750 seguidores, e muitos de seus livros estão disponíveis nos grandes sites de venda na Internet, tais como a Amazon, Americanas, Submarino, etc. Se tomarmos a liberdade de falar em partes do livro, algo que não é possível distinguir na sequência visível dos capítulos, seus primeiro capítulos focam principalmente seu processo de escrita. Depois, é possível identificar um segundo conjunto de capítulos, no qual Roque aborda mais suas experiências com o sofrimento mental, as diversas estratégias de lidar e as formas de tratamento que acabou experimentando, inclusive algumas internações em hospitais psiquiátricos convencionais ou em hospitais gerais. E é claro, nos revela também as formas atuais, de acompanhamento com um psiquiatra respeitoso e de sessões semanais de psicoterapia, duas formas que valoriza muito, como coerentes com o que reivindicamos na luta antimanicomial, os tratamentos em liberdade. Neste segundo conjunto, também nos oferece suas experiências de atuação política, no movimento estudantil, quando jovem, e de forma mais contínua até hoje, no movimento antimanicomial. E conclui seu trabalho com uma espécie de testamento, projetando o que gostaria de realizar durante os muitos anos que terá em sua vida depois dos 50, que agora comemora. E ainda nos dá de “lambuja” uma vasta lista com dicas de filmes, livros, sites na Internet e trabalhos acadêmicos que considera importantes para todos aqueles que se interessam ou atuam no campo da saúde mental e na luta antimanicomial. Antes de terminar esta apresentação, é impossível não comentar o estilo próprio de escrita que o nosso autor desenvolveu. Em primeiro lugar, está atualíssimo nas estratégias politicamente corretas de outros movimento sociais nossos aliados, como o feminista e o LGBT +, contra o sexismo inserido nas regras estruturais da língua portuguesa, que nos mandava flexionar no masculino quando nos referimos a um conjunto de pessoas de sexos diferentes ou identidades sexuais diferenciadas. Para isso, utiliza o (@) ou o (x) em vez do (o) ou do (a), para conseguir gerar um gênero neutro. Uma segunda estratégia importante é utilizar aspas para se referir ao seu diagnóstico psiquiátrico convencional, de “bipolaridade”, ou utilizar o recurso do atachado, para lidar com palavras e termos indesejáveis do ponto de vista político ou ideológico, duas estratégias importantes também no campo da luta antimanicomial e na luta contra a discriminação e estigma, como indicamos anteriormente. No entanto, é preciso registrar, e o que achei muito interessante no texto de Roque, é sua fluidez na escrita, ou mais propriamente, de ‘fala escrita’. Digo isso por que nosso autor escreve como se pensasse de voz alta, ou como se tivesse contando seus casos para um amigo próximo, sentado na sala ou na cozinha de sua casa. São interessantes também suas regras próprias de registro temporal do ato de escrever, pois cada trecho ou capítulo traz o registro da data e da hora em que foram escritos, além de ter sempre uma epígrafe para estimular nossa veia poética ou musical. Os muitos capítulos, que são sempre curtíssimos, não trazem espaços diferenciados nem mudança de página entre um e outro, ou seja, seguem o curso linear do texto nas páginas. Me pareceu que a principal razão disso é permitir que seus livros não tenham muitas páginas e possam se divulgados aberta e gratuitamente na Internet, o que é muito louvável. E também gostei do formato de suas publicações, sempre em tamanho de bolso. No mais, sobre os demais aspectos e conteúdos deste seu 50.o livro, não quero dar mais detalhes, ou qualquer forma de spoiler, expressão em inglês que significa contar para outras pessoas a estória de um filme ou peça teatral, diminuindo a expectativa de quem manifestou o desejo de assisti-los. Desta forma, convido o próprio leitor a curtir seu direito sagrado de saborear, com vagar, as muitas delícias de cada página deste livro, nas quais Roque Jr. expressa sua vida em sua forma própria de “fala escrita”. Boa leitura! Eduardo Mourão Vasconcelos Rio de Janeiro, março de 2021



Milit Ncia E Bipolaridade


Milit Ncia E Bipolaridade
DOWNLOAD
READ
Author : Roque Jr
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2021-11-10

Milit Ncia E Bipolaridade written by Roque Jr and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-11-10 with Psychology categories.


Conheci o autor do livro que ora prefacio, Roque Júnior, nas reuniões mensais da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial - RENILA, onde representa o Fórum Gaúcho de Saúde Mental. Logo, fui conquistada pelo forte sotaque, pela seriedade com que tratava dos assuntos em pauta, mas, em especial, pelo firme compromisso com o qual assumia suas funções. Aos poucos, fui tomando conhecimento de que tamanha determinação era também perceptível na quantidade de escritos e publicações que Roque produzia. Em sua imensa maioria, os temas “bipolaridade” e “Luta Antimanicomial” eram a constante em seus mais de 50 livros. Trazer à tona o próprio sofrimento, denominado pelo autor em uma de suas publicações como “meus relatos bipolares”, transformou-se numa missão. Como diz Roque: “Se eu imaginasse poder auxiliar, ao menos pela Literatura, tantas pessoas, teria me dedicado mais para publicar ainda na década passada minhas obras”. O livro Militância e “bipolaridade” – Manicômio Nunca Mais! traz consigo, logo em suas primeiras páginas, duas pérolas das invencionices de Roque: (1) Palavras Tachadas “[...]utilizar algumas palavras que não acho aceitáveis tachadas. Isso mostra que discordo de seus usos, mas acho importante que sejam mantidas impressas porque sinônimos perderiam o sentido inicial”; e (2) Estar “bipoliterário” “[...]o “bipoliterário é a pessoa que possui o problema com a “bipolaridade” e consegue aproveitar a situação para dar voz à sua Literatura”. Prenúncio da criação exuberante que virá! Deixo ao leitor o convite para continuar virando as páginas do livro e ir desvendando mais uma etapa de tão profícua produção. Não poderia deixar de fazer menção à naturalidade e firmeza com que descreve seus relatos de vida, condições que se mesclam, dando consistência e confundindo-se com a outra ponta, o outro polo: a militância, a luta antimanicomial. Parte da história “mentaleira” gaúcha e brasileira é contada na primeira pessoa e faz interface com suas internações psiquiátricas, anunciadas, com a gravidade e o tom necessários. Trilhar a leitura desse livro garante-nos o alento necessário de poder testemunhar a entrega e a disponibilidade de Roque, pronto a consolidar uma luta em prol de si e de muitos outros, rumo à conquista de cidadania e liberdade. Por uma sociedade sem manicômios! por Miriam Nadim Abou-Yd



Lideran A Que Tive No Leo Clube Somada Experi Ncia Nas Oportunidades


Lideran A Que Tive No Leo Clube Somada Experi Ncia Nas Oportunidades
DOWNLOAD
READ
Author : Roque Jr
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2021-05-30

Lideran A Que Tive No Leo Clube Somada Experi Ncia Nas Oportunidades written by Roque Jr and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-05-30 with Biography & Autobiography categories.


Recentemente, acompanhando pelo Instagram, comecei a seguir muitos LEO Clubes na tentativa de resgatar mais informações para eventualmente complementar esta obra. Para dar certa visibilidade, escaneei e compartilhei no Facebook e no Instagram sete fragmentos e várias páginas de seis edições publicadas durante três anos do FarroLEO(1994-95), informativo de atividades do LEO Clube Farroupilha Imigrante, clube no qual ingressei como sócio-fundador em Sáb02OUT1993. Uma semana antes da fundação, tivemos uma reunião, no Sáb25SET, no Restaurante Parque dos Pinheiros, em que foram definidos os detalhes finais. Lembro também do convite para minha participação feito por amigo semanas antes. O informativo FarroLEO participou de concursos, tanto de boletins de LEO Clubes(LEO Brasil) quanto de publicações LEOnísticas, ligadas ao LIONS Clube com abrangência nacional. Em 1994 participei da primeira edição do Concurso Nacional de Boletins de LEO Clubes LEO Brasil e fiquei classificado entre os 30 primeiros participantes do país. Também relembro o momento de minha candidatura à presidência do LEO Clube local. Para tanto, idealizei o logotipo de nosso clube, que figura a capa desta obra. Participei de muitas reuniões e conferências distritais e da 14ªNacional. Visitei vários LEO Clubes do Distrito L-22 e de outros distritos. Na época, tinha conhecidxs do LEO em muitos municípios.



Sa De Mental E Literatura


Sa De Mental E Literatura
DOWNLOAD
READ
Author : Roque Jr
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2022-07-29

Sa De Mental E Literatura written by Roque Jr and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-07-29 with Psychology categories.


Falar do companheiro Roque JR é muito importante para mim. Eu sou Helisleide Bomfim, usuária de serviço de Saúde Mental, militante da Luta Antimanicomial, atriz, ativista dos direitos humanos. Quero fazer esta contribuição dizendo que todos os materiais que Roque escreveu são muito importantes para a luta da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, que, a partir da lei 10.216, nos garante um cuidado regionalizado em liberdade, nos proporciona melhoria da nossa vida, arte, música, Literatura. Tudo isso nos remete a esse lugar de inclusão social. Como usuária passei por vários processos de sofrimento, sete internações psiquiátricas, mas hoje me vejo, através do teatro, capaz de modificar a minha vida e de fortalecer as bases e as estruturas da minha vida. Os movimentos sociais nos dão essa força, e o protagonismo do usuário vem através de todo esse material, da Literatura, da arte, que nos encaminham a fortalecer a ideia de que o lugar da gente é a liberdade. As lutas dos movimentos sociais, principalmente na vida dos usuários, servem como dispositivos de cuidado à militância, na minha vida, foi uma forma de recomeço e de mudança através da militância dos movimentos sociais no teatro, onde eu consegui mudar a minha vida. Isso faz parte de um processo de cuidado, e a RAPS deveria ser ampliada nesse sentido. A arte ali tem militância, a Literatura interfere positivamente no cuidado em Saúde Mental. Eu não aceitava o tratamento até conhecer, em 2009, os movimentos sociais e, em 2010, o teatro. Hoje ressignifico a minha vida por meio do movimento social e do teatro. Conhecer pessoas como o Roque e ler os seus livros é remédio; nos fortalece, faz com que contiemos nessa luta. Helisleide Bomfim dos Santos



Pelo Fim Das Comunidades Terap Uticas


Pelo Fim Das Comunidades Terap Uticas
DOWNLOAD
READ
Author : Roque Jr
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2023-05-12

Pelo Fim Das Comunidades Terap Uticas written by Roque Jr and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-05-12 with Social Science categories.


A atualidade e coragem do tema do livro de Roque Júnior, e o formato inovador em diálogo com a psicóloga Károl Veiga, me seduziram. Aceitei de pronto o convite: fazer seu prefácio. Sem concessões e recuos, ambos escancaram as mazelas dos espaços intitulados comunidades terapêuticas, cujas violações de direitos humanos, em maior ou menor grau, possuem caráter estrutural, sistêmico e persistente. Tal afirmação, que com certeza desencadeará desconforto, em especial nas boas almas que pelas mais diversas razões tentam relativizar nossas críticas, aponta que não é possível seguir adiante, como sociedade, mantendo a exclusão como princípio. Partindo dessa premissa, o livro também apresenta propostas, constituídas numa relação preciosa e que muito nos orgulha: da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial com o Sistema Único de Saúde, o SUS. Tal relação, encontra-se, desde seu início, articulada ao campo da cidadania e é fruto não de qualquer consenso, mas de uma experiência de confronto, de luta, entre interesses coletivos, de um lado, e particularíssimos e nem sempre nobres, por outro. Ainda nos dias de hoje, a tensão se mantem, e os autores optam por se alinhar ao lado de uma política que não cede à demanda social que demoniza e criminaliza uma experiência eminentemente humana - daqueles que encontram nas drogas a via para escapar ao mal-estar, e nem legitima a violência e tortura como resposta institucional. Ousados e persistentes, Roque e Károl nos convocam a lutar pelo fim das comunidades terapêuticas! Sigamos, juntos, na luta por uma sociedade sem manicômios, sem qualquer forma de manicômios! por Miriam Nadim Abou-Yd



Pedro Meu Primeiro Neto


Pedro Meu Primeiro Neto
DOWNLOAD
READ
Author : Roque Jr
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2021-10-15

Pedro Meu Primeiro Neto written by Roque Jr and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-10-15 with Family & Relationships categories.


Raríssimas vezes escrevo entre as 23h e as 6h, mas hoje estava “ruminando” algo que não me deixaria aguardar. Seria impossível começar a realizar após minha noite de sono, até por sentir chegar uma das, também raras, noites de insônia. Então, comecei a compactar esta obra. Quero falar sobre como “a criaturinha” maravilhosa que é o Pedro, hoje entre o terceiro e quarto mês de vida, é incrivelmente maravilhosa. São tantos detalhes, como ele estar, neste momento, passando suas primeiras férias com os avós maternos, ter dado as primeiras gargalhadas estrondosas, ter viajado de ônibus de Porto Alegre-RS até Farroupilha-RS, também pela primeira vez e ter feito, pela primeira vez também, viagem de ônibus com distância equivalente. São centenas de fotografias: primeiro passeio pelo centro de Farroupilha-RS, muitos colos de Martha e meus, entre tantos outros detalhes. Ainda, auxiliei na surpresa da vinda da Carol e do neto Pedro para o aniversário da Martha Santos. Porém, a história inicia ainda na Qua21OUT2020, quando ficamos sabendo que Carol estava grávida e, logo em seguida, publicamos o primeiro texto sobre o tema, em JAN2021, na obra: Protagonismo e empoderamento na Luta Antimanicomial e na “bipolaridade”. Este que será o primeiro livro, entre tantos outros, escritos a Pedro e por ele. Boa leitura!