[PDF] Maternidade Desviante - eBooks Review

Maternidade Desviante


Maternidade Desviante
DOWNLOAD
READ

Download Maternidade Desviante PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Maternidade Desviante book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Maternidade Desviante


Maternidade Desviante
DOWNLOAD
READ
Author : Clarissa do Rego Barros Nunes
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2024-06-11

Maternidade Desviante written by Clarissa do Rego Barros Nunes and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-06-11 with Family & Relationships categories.


O livro nasceu da conclusão do curso de mestrado na UNB e tem como ponto principal a análise das decisões judiciais nos casos das mulheres presas grávidas ou com filhos de até doze anos de idade.



Despachos X Escrachos Maternidade E C Rcere Sob A Tica Da Justi A Criminal


Despachos X Escrachos Maternidade E C Rcere Sob A Tica Da Justi A Criminal
DOWNLOAD
READ
Author : Daiana Maturano Dias Martil
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2020-12-10

Despachos X Escrachos Maternidade E C Rcere Sob A Tica Da Justi A Criminal written by Daiana Maturano Dias Martil and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-12-10 with Law categories.


A primorosa forma de escrever da autora seduz desde as primeiras linhas, fazendo com que a dura realidade por ela constatada em suas pesquisas saia do papel e tome de assalto compreensões estereotipadas que se traduzem no caráter androcêntrico do sistema de justiça criminal. Precedida de uma profunda reflexão teórica sobre o que sustenta o discurso judicial justificador da ação autoproclamada legitima das formas de opressão e subserviência feminina pelo controle penal, a autora logra demonstrar o quanto ainda hoje a dinâmica do estabelecimento penal aponta para a reprodução de punição ainda em função do poder patriarcal de moldar o feminino de acordo com ditames de natureza moral. Em que pese, tal como demonstram os dados recolhidos pela autora, que quase a totalidade das mulheres presas no Presídio Estadual Feminina Madre Pelletier que participaram da pesquisa poderia ter garantida a concessão da prisão domiciliar, essa não é a realidade que se apresenta. E isso porque, de fato, concordo eu com a autora, para o sistema penal, muito especialmente dentro do mundo do cárcere, continuamos, nós mulheres, as bruxas a serem castigadas e convertidas ao que se espera de nós "enquanto mulher" e, particularmente, "como mães". Como já escrevi tempos atrás: a maternidade é uma régua para as mulheres. E os trechos de manifestações judiciais transcritas pela autora vêm a comprovar como o padrão de julgamento e condenação do feminino permanece o mesmo ao longo da história. Somos (sempre fomos), antes de qualquer consideração sobre o crime cometido, julgadas por sermos mulheres. O que produziu Daiana Martil nos instiga a pensar no significado profundo de suas descobertas que mostram a aplicação da régua moral utilizada pelo Judiciário para medir o tamanho e o tipo de "reprimenda" deve ser aplicada a uma mulher mãe criminalizada. A sentir a dor vivida pelos escrachos trazidos nos despachos.



Rebentos Saud Veis


Rebentos Saud Veis
DOWNLOAD
READ
Author : Gilmária Salviano Ramos
language : pt-BR
Publisher: Editora CRV
Release Date : 2023-09-29

Rebentos Saud Veis written by Gilmária Salviano Ramos and has been published by Editora CRV this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-09-29 with Education categories.


O presente livro, de autoria da historiadora Gilmária Salviano Ramos, que ora vem a público, é uma vigorosa pesquisa acerca das práticas de aborto e de infanticídio na Paraíba entre as décadas de 1960 e 1970. Leitura fundamental para quem procura compreender como os discursos e as práticas jurídicas, médicas, jornalísticas e políticas elaboram uma série de conceitos e narrativas, não só para enquadrar aquelas práticas como criminosas, mas também buscando disciplinar os corpos das mulheres paraibanas no período dentro de um dado ideal de mulher e de família que vislumbrava (re)produzir os futuros "filhos da nação", bem ao gosto das políticas de natalidade e de planejamento familiar da ditadura civil-militar. A autora se baseia em um profícuo corpus documental, compulsando jornais e petições de habeas-corpus, em busca de descrever e analisar como mulheres paraibanas foram ditas e vistas nesses momentos de infâmia ao se depararem com as luzes produzidas pelo poder, como afirmava Foucault, autor caro em suas análises. Convido o(a) leitor(a) a percorrer às páginas desta obra instigante e acompanhar, a partir de um texto fluido e bem articulado, apesar do tema forte e espinhoso, a história de como os corpos femininos foram atravessados pelas fimbrias do poder dentro das normatizações de gênero.



Conviv Ncia Materno Filial E Vulnerabilidade Socioecon Mica


Conviv Ncia Materno Filial E Vulnerabilidade Socioecon Mica
DOWNLOAD
READ
Author : Paloma Leite Diniz Farias
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-07-26

Conviv Ncia Materno Filial E Vulnerabilidade Socioecon Mica written by Paloma Leite Diniz Farias and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-07-26 with Law categories.


O presente estudo verificou se juízos especializados do primeiro grau de jurisdição do Tribunal de Justiça da Paraíba, ao decidirem sobre a necessidade de retirada de crianças e adolescentes da posse materna, respeitam e protegem o seu direito fundamental à convivência materno-filial, esgotando medidas protetivas menos drásticas e facilitando a reintegração familiar. Por expressa determinação legal, deve-se preservar a família natural até o momento em que se comprove a incapacidade do/a/s genitor/a/es de prover à criança ou ao adolescente os cuidados básicos e inerentes à autoridade parental e que exponha o/a/s filho/a/s a uma situação de risco. Contudo, persiste uma questão de gênero a ser debatida em relação ao que se compreende como devido exercício do encargo, dado que a mesma sociedade que condiciona a mulher ao casamento e à maternidade, não lhe garante o igual acesso ao trabalho, à renda, à saúde, ao planejamento familiar, entre outros direitos sociais básicos. Logo, a intervenção estatal na família, lastreada unicamente na condição de vulnerabilidade socioeconômica materna, mesmo que a pretexto de proteção do superior interesse infanto-juvenil, pode se demonstrar abusiva. A pertinência desse estudo se justifica pela denúncia reiterada de órgãos nacionais da rede de proteção à infância e meios de comunicação de que mulheres brasileiras têm sido alijadas da posse de seus filhos menores, sem qualquer acusação formal de abuso ou negligência no exercício do cuidado. A pesquisa realizada é do tipo descritiva, bibliográfica e documental, com o emprego do método dedutivo de abordagem. Quanto ao procedimento, é funcionalista, comparativa e de interpretação. Parte-se dos paradigmas da Constitucionalização do Direito Civil, fenômeno jurídico que erigiu, sem prejuízo de outros, os princípios da dignidade da pessoa humana, solidariedade e da doutrina da proteção integral para nortear a proteção das famílias, bem como da Teoria Feminista do Direito, desenvolvida por juristas como Tove Stang Dahl e Martha Albertson Fineman, para compreender a situação de desigualdade sociojurídica feminina, em seu sentido material. Ao final do estudo, concluiu-se que, na Paraíba, órgãos jurisdicionais violam o direito à convivência materno-filial, com base num padrão de moralidade discriminatória, que, antes de acolher, nega as vulnerabilidades.



Escravid O E Maternidade No Mundo Atl Ntico


Escravid O E Maternidade No Mundo Atl Ntico
DOWNLOAD
READ
Author : Karoline Carula
language : pt-BR
Publisher: Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense
Release Date : 2022-06-29

Escravid O E Maternidade No Mundo Atl Ntico written by Karoline Carula and has been published by Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-06-29 with History categories.


Combinadas no espaço de cada corpo feminino escravizado e sua trajetória, projetando-se como realidade ampla e partilhada por mulheres cativas e libertas em diferentes tempos e lugares, formas diversas de expropriação, violação e agência espelharam um universo multíplice de imbricações entre escravidão, maternidade, marcadores sociais e raciais, relações e representações de gênero. O livro mergulha neste quadro complexo por meio de onze estudos com especificidades e circularidades dos desafios da maternidade escrava e sua relação com corpo, saúde, trabalho, família e emancipação entre Brasil, Cuba, Caribe inglês e francês e Argentina. Organizado por Karoline Carula e Marília Ariza e dividido em três partes, o livro começa com "Maternidade, corpo e saúde", na qual a atenção se volta às dimensões mais encarnadas e imediatas da maternidade sob a escravidão, considerando suas implicações à saúde de mulheres e crianças e às intervenções sobre o corpo feminino escravizado. A segunda parte, "Maternidade e trabalho", tem como eixo analítico o entrelaçamento dos mundos do trabalho e a maternidade de mulheres escravas, libertas e livres. Finalizando, "Maternidade, família e liberdade" volta-se às intersecções entre maternidade, políticas natalistas, políticas de administração da escravidão e disputas em torno da emancipação em diferentes sociedades atlânticas.



Entrecruzando Adolesc Ncias Maternidade E Medida Socioeducativa


Entrecruzando Adolesc Ncias Maternidade E Medida Socioeducativa
DOWNLOAD
READ
Author : Nadir Oliveira Galrão Leite de Almeida
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2024-01-25

Entrecruzando Adolesc Ncias Maternidade E Medida Socioeducativa written by Nadir Oliveira Galrão Leite de Almeida and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-01-25 with Law categories.


A presente pesquisa apresenta uma abordagem transdisciplinar e não sistemática da literatura a respeito dos quatro eixos temáticos que orientaram meu interesse de estudo no Programa de Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação na cidade de Salvador em 2011: adolescências, família, maternidade e paradigma da proteção integral.



Gravidez Na Adolesc Ncia E Os Desafios Da Maternidade


Gravidez Na Adolesc Ncia E Os Desafios Da Maternidade
DOWNLOAD
READ
Author : Marcelino Cariço André Pintinho
language : pt-BR
Publisher: Paco e Littera
Release Date : 2019-12-26

Gravidez Na Adolesc Ncia E Os Desafios Da Maternidade written by Marcelino Cariço André Pintinho and has been published by Paco e Littera this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2019-12-26 with Social Science categories.


Em Gravidez na adolescência e os desafios da maternidade – um retrato de Angola, trás um conjunto de reflexões sobre actualidade das mães adolescentes de Angola. A obra trata do tema, dentro e fora dos limites da estrutura familiar das adolescentes em Angola, permitindo uma abordagem corajosa sobre a sexualidade na adolescência, as expectativas dos pais em relação às filhas(os) e uma nova visão da sexualidade. O tema perpassa várias áreas do saber: Educação, Sociologia, Direito, Psicologia, Antropologia, Análise Clínica e Saúde Pública, Enfermagem, Medicina Geral, Farmácia e outros ramos das Ciências da Saúde.



Porque A Gente Tem Os Filhos Mas N O Tem A Natureza


Porque A Gente Tem Os Filhos Mas N O Tem A Natureza
DOWNLOAD
READ
Author : Luciana Cristina Teixeira de Souza
language : pt-BR
Publisher: SciELO - EDUNEB
Release Date : 2022-01-01

Porque A Gente Tem Os Filhos Mas N O Tem A Natureza written by Luciana Cristina Teixeira de Souza and has been published by SciELO - EDUNEB this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-01-01 with Social Science categories.


Esta obra descortina uma tipologia de violência intrafamiliar pouco focalizada tanto nas políticas públicas como na academia, a saber: a violência não conjugal perpetrada por filhos ou filhas contra suas mães. Portanto, o agressor, nos casos em foco, não é o marido/cônjuge — sujeito universal praticante das violências domésticas.



Vis O De Jogo


Vis O De Jogo
DOWNLOAD
READ
Author : Luiz Henrique
language : pt-BR
Publisher: Editora Terceiro Nome
Release Date : 2019-03-11

Vis O De Jogo written by Luiz Henrique and has been published by Editora Terceiro Nome this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2019-03-11 with Juvenile Nonfiction categories.


Não há bom jogo sem bom espectador, pois sem ele a grande jogada se perderia - ver e jogar participam de uma mesma dinâmica. Este é um dos temas dos ensaios etnográficos deste livro, que também abordam os estilos de jogar, as escolinhas de futebol, o fluxo de jogadores para o exterior, os torneios universitários e a sociabilidade esportiva, entre outros.



As Muitas Marias


As Muitas Marias
DOWNLOAD
READ
Author : Ludmila Ribeiro
language : pt-BR
Publisher: Arraes Editores
Release Date : 2022-04-12

As Muitas Marias written by Ludmila Ribeiro and has been published by Arraes Editores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-04-12 with Law categories.


Este livro reúne histórias de muitas mulheres – pesquisadoras, funcionárias do sistema prisional e mulheres privadas de liberdade. É também a consolidação de uma agenda de pesquisa iniciada há alguns anos no Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que busca se atentar aos diferentes públicos femininos que entrecortam o sistema de justiça criminal – seja como operadoras, seja como acusadas, condenadas ou familiares de pessoas enredadas pelo aparelho penal. Mais especificamente, os trabalhos aqui reunidos são produtos de uma pesquisa qualiquantitativa realizada em penitenciárias femininas da Região Metropolitana de Belo Horizonte nos anos de 2017 e 2018. A base é comum, mas os desenvolvimentos analíticos e teóricos são múltiplos, como ficará evidente ao longo dos capítulos. Talvez essa heterogeneidade – que não significa, de forma alguma, uma ausência de diálogo entre as partes – seja a principal riqueza da presente compilação.