[PDF] Nascentes Do Brasil - eBooks Review

Nascentes Do Brasil


Nascentes Do Brasil
DOWNLOAD

Download Nascentes Do Brasil PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Nascentes Do Brasil book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Nascentes Do Brasil


Nascentes Do Brasil
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2010

Nascentes Do Brasil written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2010 with Watershed hydrology categories.




Nascentes Do Brasil


Nascentes Do Brasil
DOWNLOAD
Author : Samuel R. Barreto
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2010

Nascentes Do Brasil written by Samuel R. Barreto and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2010 with Watershed hydrology categories.




Dicion Rio B Sico Do Portugu S Do Brasil Por Antenor Nascentes 3a Edi O


Dicion Rio B Sico Do Portugu S Do Brasil Por Antenor Nascentes 3a Edi O
DOWNLOAD
Author : Antenor Nascentes
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1952

Dicion Rio B Sico Do Portugu S Do Brasil Por Antenor Nascentes 3a Edi O written by Antenor Nascentes and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1952 with categories.




A Valora O Econ Mica Da Nascente Do Rio Paraguai Brasil Pelo Mvc


A Valora O Econ Mica Da Nascente Do Rio Paraguai Brasil Pelo Mvc
DOWNLOAD
Author : Antonino Gomes Paixão
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2021-05-28

A Valora O Econ Mica Da Nascente Do Rio Paraguai Brasil Pelo Mvc written by Antonino Gomes Paixão and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-05-28 with categories.


No Brasil, a área de proteção permanente - A.P.P. foi criada pelo Inciso II da Lei n° 4.771, de 15.09.65 definida como a Lei do Código Florestal. O Artigo 1° dessa Lei considera como área de preservação permanente - A.P.P., "as florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, reconhecidas de utilidade às terras que revestem, são bens de interesse comum a todos os habitantes do País", estando incluídas aí, as margens dos rios, das nascentes e a biota, como um todo. Entrementes mesmo com a vigência dessa lei e de outras consideradas acessórias e mais decretos que são normatizados, além de demais dispositivos legais, no entanto, essas normas não foram suficientes para conter de maneira adequada o processo exploratório da biota existente no país. Ultimamente, novas buscas científicas, jurídicas e educacionais têm sido feitas, no sentido de procurar conter o avanço desse processo. Até o ano de 2006, a Lagoa da Princesa, um patrimônio natural de rara beleza, era considerada como área de preservação permanente - A.P.P., pelo Código Florestal. No entanto, a partir de 17 de maio desse ano, essa nascente foi transformada em Área de Proteção Ambiental - APA, pelo Decreto Estadual n° 7.596, que criou a Área de Proteção Ambiental Estadual das Nascentes do Rio Paraguai no Estado de Mato Grosso, sem, no entanto, se preocupar em produzir outros tipos de mecanismos que garantissem a sobrevida da nascente contra os processos depredatórios, conforme afirmam os residentes na área e que tratam de assuntos relacionados ao tema. Embora com todo esse potencial a ser explorado e concomitantemente poder ser preservado às gerações futuras, essa lagoa, mesmo com a existência dessas leis que procuram conservá-la, se encontra em estágio avançado de degradação. Além de possuir uma beleza cênica indescritível e ser viveiro natural de aves de pequeno porte, além de outros animais que a procuram para saciar sua sede, principalmente no período noturno, esse nascente é a principal vertente do Rio Paraguai. Devido ao seu processo depredatório, de acordo com opinião de residentes da região, o volume de água desse Rio, no seu vertedouro, tem diminuído a olhos vistos. Apesar de todos esses agravantes, nada tem sido feito para conter o avanço da destruição dessa riqueza natural. Diante desse quadro, buscando a preservação dessa nascente, propõe-se que seja atribuído um valor de existência a esse ativo ambiental por intermédio da aplicação do método de valoração contingente - MVC, visando-se traduzir em valor quantificável a importância atribuída a esse recurso pela população local com o objetivo de se justificar a criação de uma política de preservação de tal recurso natural consorciado com uma política de geração de emprego e renda, por intermédio de atividades ecoturísticas na área. Esses são os objetivos centrais do presente estudo.



Notas De Uma Expedi O S Nascentes Do Rio Ma Ireng Roraima Brasil


Notas De Uma Expedi O S Nascentes Do Rio Ma Ireng Roraima Brasil
DOWNLOAD
Author : Reinaldo Imbrozio Barbosa
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2000

Notas De Uma Expedi O S Nascentes Do Rio Ma Ireng Roraima Brasil written by Reinaldo Imbrozio Barbosa and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2000 with Ireng River Region (Brazil) categories.




Sol Nascente No Brasil


Sol Nascente No Brasil
DOWNLOAD
Author : Francisco Hashimoto
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1995

Sol Nascente No Brasil written by Francisco Hashimoto and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1995 with Brazil categories.




A Pol Tica Nacional De Recursos H Dricos No Brasil


A Pol Tica Nacional De Recursos H Dricos No Brasil
DOWNLOAD
Author : Avelino Alves Barbosa Júnior
language : pt-BR
Publisher: Novas Edicoes Academicas
Release Date : 2015-11-05

A Pol Tica Nacional De Recursos H Dricos No Brasil written by Avelino Alves Barbosa Júnior and has been published by Novas Edicoes Academicas this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-11-05 with categories.


O presente livro tem o objetivo de analisar e investigar uma maneira dos proprietarios de terras ociosas receberem um auxilio financeiro para cuidar do meio ambiente, principalmente dos recursos hidricos. A natureza nos oferece recursos ambientais que estao sendo explorados de maneira devastadora, sempre visando o lucro. Os recursos hidricos devem ser preservados, pois, a agua e um liquido precioso para a vida dos seres vivos. Assim, o mundo preocupado com a escassez dos recursos hidricos, esta impondo metas para a sobrevivencia da presente e das futuras geracoes. O Brasil, com base no modelo frances, implantou a Politica Nacional de Recursos Hidricos, que criou um instrumento de cobranca para o uso da agua. Os valores arrecadados pela cobranca devem ser empregados na bacia hidrografica da cobranca. O primeiro sistema de cobranca pelo uso da agua foi efetivado na Bacia do Rio Paraiba do Sul, que abrange os Estados de Sao Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Assim, desses valores cobrados, uma parte deve ser investido na preservacao das nascentes e matas ciliares com pagamento aos proprietarios dessas terras."



Cumeeira Do Brasil


Cumeeira Do Brasil
DOWNLOAD
Author : GO). FUNDAÇÃO ECOLÓGICA DE MINEIROS (Mineiros
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1998

Cumeeira Do Brasil written by GO). FUNDAÇÃO ECOLÓGICA DE MINEIROS (Mineiros and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1998 with categories.


Levantamento sócio-ambiental - projeto cumeeira: As regiões do planalto central do Brasil, consideradas o "o berço das águas", distribuem significativa quantidade das águas que alimentam as bacias hidrográficas do continente. Na região limítrofe entre os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, encontra-se o divisor de águas entre as Bacias Amazônica, do Prata e a do Pantanal, com as nascentes dos rios Araguaia, Sucuriú e Taquari (região de entorno do Parque Nacional das Emas). Tais nascentes encontram-se altamente comprometidas devido ao modelo inadequado de exploração dos recursos naturais, que passou a vigorar na região nas últimas três décadas, principalmente com a monocultura da soja. A situação em que se encontram tais nascentes exige medidas urgentes e eficazes para que se evite o seu total esgotamento e recupere sua plena capacidade de drenagem. Nesse sentido o Projeto CUMEEIRA visa a recuperação e preservação dessas nascentes, num trabalho conjunto com diversos órgãos do setor produtivo, governamental e não-governamental. Visando conhecer a realidade da área de abrangência do Projeto CUMEEIRA e identificar os pontos críticos foi feito o presente Levantamento Sócio-Ambiental num período de seis meses (agosto/97 a janeiro/98) numa área de aproximadamente 90.000 hectares. Buscou-se junto aos produtores rurais e comunidades um maior envolvimento e integração, divulgando desta forma a importância que a região assume no que diz respeito aos recursos hídricos e à busca de soluções para os principais problemas que a região enfrenta. - Projeto Tampão - Parque Nacional das Emas: O Parque Nacional das Emas com uma área de mais de 130.000 hectares, é a maior Unidade de Conservação do bioma Cerrado, guardando fisionomias significativas deste ecossistema. Nestas áreas cohabita uma rica fauna, sendo muitas espécies, oficialmente declaradas ameaçadas de extinção, como o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), e a onça-parda (Felis concolor) entre outros. O Parque apresenta uma extensa rede de drenagem, formada pelos Rios Formoso e Jacuba, que seguindo direção sudeste, se juntam, passando então a ser chamado de Rio Corrente, afluente do Rio Paranaíba, um dos tributários da Bacia do Prata. O limite Oeste do Parque, coincide com o grande divisor de águas entre as Bacias Amazônica, do Pantanal e do Prata. Não obstante a importância destes recursos hídricos suas nascentes encontram-se fora do limite do Parque, em propriedades privadas, que tem como principal atividade econômica, a monocultura da soja e a pecuária extensiva. O modelo agrícola implantado na região trouxe sérios problemas de ordem ambiental. Nesse sentido, a Fundação EMAS, em convênio com Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) elaborou o Projeto TAMPÃO - Parque Nacional das Emas para a recuperação e preservação das Microbacias dos Rios Formoso e Jucuba, que foi desenvolvido através de trabalho conjunto de diversos órgãos do setor produtivo, governamental e não-governamental, no período de 1993 a 1995. O projeto teve como meta, atuar em áreas críticas de degradação ambiental das respectivas microbacias como: controle do processo erosivo responsáveis pelo assoreamento e contaminação por agrotóxicos das nascentes e leitos dos rios, recomposição da cobertura vegetal ao longo dos cursos d'água e um trabalho de conscientização junto a comunidade. - Relatório da amostragem dos rios Araguaia, Taquari e Sucuriu, região sudoeste do Estado de Goiás: características físico-químicas, coliformes e comunidades fitoplanctônica.



Viagem S Nascentes Do Rio S O Francisco


Viagem S Nascentes Do Rio S O Francisco
DOWNLOAD
Author : Auguste de Saint-Hilaire
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1975

Viagem S Nascentes Do Rio S O Francisco written by Auguste de Saint-Hilaire and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1975 with Brazil categories.




A Qualidade Das Florestas Em Nascentes Do Subplanalto De Cascavel


A Qualidade Das Florestas Em Nascentes Do Subplanalto De Cascavel
DOWNLOAD
Author : Jou00e3o Henrique Caviglione
language : en
Publisher:
Release Date : 2017

A Qualidade Das Florestas Em Nascentes Do Subplanalto De Cascavel written by Jou00e3o Henrique Caviglione and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017 with categories.


As nascentes, como locais de descarga hu00eddrica da paisagem, devem ser protegidas para garantir suas funcionalidades. Su00e3o ambientes u00fanicos que, no meio rural, compartilham espau00e7o com os sistemas de produu00e7u00e3o. A vegetau00e7u00e3o que circunda as nascentes u00e9 protegida pela Lei 12.651/12, Cu00f3digo Florestal, em um raio de 50 m, denominada u00c1rea de Preservau00e7u00e3o Permanente. Como parte do projeto PronaSolos Paranu00e1, estu00e3o sendo realizados levantamentos sistemu00e1ticos da vegetau00e7u00e3o em u00e1reas de nascentes e de margens de rios, relacionando-se geomorfologia e solos. Os resultados demonstram que, de modo geral, a maioria dessas florestas se encontra simplificada em diversidade e estrutura e reduzida em tamanho de u00e1rea ocupada, o que pode ser relacionado com a devastau00e7u00e3o causada pela colonizau00e7u00e3o na regiu00e3o, que u00e9 recente (du00e9cada de 30) e com a excelente aptidu00e3o dos solos para a agricultura. Pode-se citar como espu00e9cies arbu00f3reas comuns branquilho (Gymnanthes klotzschiana Mu00fcll.Arg.), angico vermelho (Parapiptadenia rigida (Benth.) Brenan), vacum (Allophylus edulis (A.St.-Hil. et al.) Hieron. ex Niederl.), tapiu00e1 (Alchornea triplinervia (Spreng.) Mu00fcll.Arg.) e au00e7oita-cavalo (Luehea divaricata Mart. & Zucc.). As espu00e9cies nativas ocorrem em baixa diversidade e com pequenas dimensu00f5es, denotando frequentemente estu00e1gios sucessionais iniciais de regenerau00e7u00e3o. Corroborando o quadro, registraram-se tambu00e9m vu00e1rias espu00e9cies exu00f3ticas, como nu00easpera (Eriobotrya japonica (Thunb.) Lindl.), uva-do-Japu00e3o (Hovenia dulcis Thunb.), alfeneiro (Ligustrum lucidum W.T.Aiton), eucalipto (Eucalyptus spp.) e leucena (Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit), por vezes, perfazendo a floresta que circunda a nascente. Finalmente, destaca-se a baixa ocorru00eancia de epu00edfitos vasculares e abundu00e2ncia de cipu00f3s cobrindo as u00e1rvores e prejudicando seu desenvolvimento.