[PDF] O Corpo Das Mulheres Em Chiquinha Gonzaga - eBooks Review

O Corpo Das Mulheres Em Chiquinha Gonzaga


O Corpo Das Mulheres Em Chiquinha Gonzaga
DOWNLOAD

Download O Corpo Das Mulheres Em Chiquinha Gonzaga PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get O Corpo Das Mulheres Em Chiquinha Gonzaga book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



O Corpo Das Mulheres Em Chiquinha Gonzaga


O Corpo Das Mulheres Em Chiquinha Gonzaga
DOWNLOAD
Author : Eliane Regina Crestani Tortola
language : pt-BR
Publisher: SciELO - EDUEM
Release Date : 2022-01-01

O Corpo Das Mulheres Em Chiquinha Gonzaga written by Eliane Regina Crestani Tortola and has been published by SciELO - EDUEM this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-01-01 with Music categories.


Este livro apresenta análises da construção discursiva acerca do corpo das mulheres em obras musicais de Chiquinha Gonzaga e identifica regularidades, rupturas e discursos de resistência resultantes de objetivações do feminino. A imersão em suas obra provoca o retorno ao passado para reatualizar, a partir dos estudos discursivos foucaultianos, o discurso acerca do entendimento do que é ser mulher hoje e de como seu corpo foi e é objetivado em tempos históricos diferentes.



O Corpo Das Mulheres Em Chiquinha Gonzaga


O Corpo Das Mulheres Em Chiquinha Gonzaga
DOWNLOAD
Author : Eliane Tortola
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2022

O Corpo Das Mulheres Em Chiquinha Gonzaga written by Eliane Tortola and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022 with categories.




Ningu M Nasce Mulher Torna Se Mulher


Ningu M Nasce Mulher Torna Se Mulher
DOWNLOAD
Author : Rosane Maria Pietrobelli Nath
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2009

Ningu M Nasce Mulher Torna Se Mulher written by Rosane Maria Pietrobelli Nath and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2009 with Gender identity in literature categories.


"Compare-se a histôria vivida pela personagem ficcional Frau Catarina, da obra A ferro e fogo--Tempo de solidão, de Josué Guimarães, com a história real de Chiquinha Gonzaga. A primeira--Frau Catarina--, ao aceitar entregar o seu corpo como mercadoria, apesar da dor e do sofrimento, salva o marido, o filho, a propriedade e a própria vida. Embora sendo humilhada, contribui para o enriquecimento do gênero feminino e, na esfera pública, enfrenta seus opositores na defesa de seus interesses. Já a segunda--Chiquinha Gonzaga--, respeitada como pessoa e artista por seus colegas de profissão, foi, porém, severamente censurada pelo restante da sociedade, pelo fato de ser mulher que vivia independentemente dos homens e em profissão à altura deles. Embora tendo sofrido não apenas o preconceito masculino, mas, também, e, principalmente, o feminino, Chiquinha Gonzaga não se inteimidou e seguiu as sugestões do seu coração. O que se pode afirmar a respeito dessas duas mulheres, no que tange ao que elas têm em comum, apesar de uma estar no âmbito da literatura e a outra ser construtora real de sua história?"--Publisher's description, p. [2] of cover.



Empoderadas


Empoderadas
DOWNLOAD
Author : Palmerio Doria
language : pt-BR
Publisher: Geração Editorial
Release Date : 2019-07-29

Empoderadas written by Palmerio Doria and has been published by Geração Editorial this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2019-07-29 with Social Science categories.


ETERNAMENTE O que há de comum entre a combatente social Marielle Franco, a psicanalista Nise da Silveira, a anarquista Juana Buela, a compositora Chiquinha Gonzaga, a escritora Patrícia Galvão, a revolucionária Tina Modotti, a cantora Dolores Duran, a atriz Leila Diniz, as Guerrilheiras do Araguaia, a pintora Tarsila do Amaral, a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, a pop star Madonna, as astronautas soviéticas, a presidenta Dilma Rousseff? Todas são mulheres eternas presentes nos séculos XX e XXI. Elas e mais de 150 outras importantes mulheres estão presentes em Empoderadas! — Mulheres eternas, corpo a corpo com a vida , de Palmério Dória. O autor, que já nos deu Honoráveis Bandidos, O Príncipe da Privataria e Golpe de Estado, dedica este novo livro às mulheres que explicam a sua presença neste mundo, o círculo de amor da infância em Santarém, oeste do Pará, formado por sua mãe Nazaré e mães suplementares, que lhe deram a base para enfrentar os trancos da vida em qualquer lugar do planeta. Firmou-se, então, um eterno e irremovível pacto com a alegria delas. O designer Alan Maia pegou o espírito da coisa no projeto gráfico – um frenesi de cores e formas que traduz o salto vital da revolução feminina ora em curso. Super-Homem, a Canção "Um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria Que o mundo masculino tudo me daria Do que eu quisesse ter Que nada, minha porção mulher que até então se resguardara É a porção melhor que trago em mim agora É o que me faz viver Quem dera pudesse todo homem compreender, ó mãe, quem dera Ser o verão no apogeu da primavera E só por ela ser Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória Mudando como um Deus o curso da história Por causa da mulher Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória Mudando como um deus o curso da história Por causa da mulher" Gilberto Gil Sobre o autor: Palmério Dória nasceu em 1949, em Santarém, no oeste paraense. Sem berço de ouro, sem dinheiro da Fundação Ford, valeu-se do jornalismo para conhecer o Brasil e as coisas do mundo. Em mais de 50 anos de profissão, um Prêmio Esso de Equipe nos costados, como integrante da edição Amazônia da revista Realidade, circulou por algumas das principais redações do país, publicou oito livros, quatro pela Geração Editorial: Honoráveis Bandidos, O Príncipe da Privataria, Golpe de Estado e Evasão de Privacidade. É dele o roteiro do documentário De Salto para o Cinema, sobre a vida do cineasta Anselmo Duarte. É disso que ele gosta: o Brasil brasileiro.



Chiquinha Gonzaga


Chiquinha Gonzaga
DOWNLOAD
Author : Edinha Diniz
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2001

Chiquinha Gonzaga written by Edinha Diniz and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2001 with categories.


'Ó abre alas que eu quero passar...' Edinha Diniz, autora do consagrado ensaio 'Chiquinha Gonzaga', uma história de vida, acaba de lançar uma versão da história da vida de Chiquinha Gonzaga para a Coleção Mestres da Música no Brasil. Num livro de 32 páginas, recheado de humor, fotos, reproduções de capas de partituras, ilustrações de época e obras de arte, este livro dá aos joves de todas as idades a oportunidade de conhecer e entender um pouco da vida dessa rebelde sinhazinha do Segundo Reinado que abriu alas para as mulheres e para a música brasileira.



Chiquinha Gonzaga


Chiquinha Gonzaga
DOWNLOAD
Author : Lara Denise Góes Da Costa
language : pt-BR
Publisher: Independently Published
Release Date : 2020-10-02

Chiquinha Gonzaga written by Lara Denise Góes Da Costa and has been published by Independently Published this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-10-02 with categories.


A vida de Chiquinha Gonzaga oferece um exemplo paradigmático de agência artística.A personalidade e o caráter transgressor da compositora contribuíram em nosso presente para o advento de novas formas de vida para a mulher. A coragem de enfrentar barreiras em princípio "intransponíveis" é um elemento de exemplo para muitas mulheres que ainda hoje vivem condições opressivas. A opção por analisar uma mulher do século XIX já traria necessariamente a importância da discussão sobre o contexto do Rio de Janeiro desta época. Soma-se a isso o fato de ser uma compositora e pianista que ultrapassou barreiras culturais existentes, não apenas através de suas obras, mas com o próprio ato de compor músicas populares, impensável à época para uma mulher. Assim, além da análise do contexto, não podemos prescindir do acompanhamento teórico no qual se torna possível chegar a uma compreensão da agência da compositora, além da pesquisa documental na qual obtive acesso a documentos e jornais da época em que Chiquinha foi atuante.Este livro, contudo, não é uma biografia. O interesse em Chiquinha Gonzaga não se deu por suas composições, ou para trazer ao público uma crítica à estrutura da época, embora tal dimensão seja importante. Parto daquilo que ela conseguiu, isto é, seus resultados. Chiquinha conseguiu ser Chiquinha Gonzaga e isso de fato é importante. Como foi possível? Como era este Rio de Janeiro que possibilitou isso, ou como ela conseguiu se integrar socialmente em outra camada social, mesmo sendo mulher? Como conseguiu transformar ou contornar a estrutura rígida patriarcal? Sua ação foi como conseguiu realizar seu projeto de vida. Chiquinha não fez parte de movimentos feministas, nem escreveu textos advogando direitos para as mulheres. Ela simplesmente se via como tão valorosa quanto qualquer outro. Pouco se tem de sua própria mão, além de suas composições. Uma entrevista foi feita a ela já no final da vida e é um dos poucos discursos dela acerca de si mesma. Depoimentos de familiares e seus críticos no geral se referem a sua pessoa e não às composições de sua autoria. Embora os jornais da época depois de sua ascensão divulgassem seu trabalho, os setores mais conservadores se calavam e isso significava parcela relevante da população dirigente, tanto na classe artística quanto na estrutura institucional da sociedade carioca. Chiquinha arcou com as consequências - e não foram poucas nem fáceis - de se dar ao luxo de "escolher". Disso resulta que ao invés de focarmos na cultura apenas sob o aspecto religioso, ou sob o aspecto do desenvolvimento individual, nas sociedades modernas, exige-se uma compreensão mais global, ainda que específica sobre as características de determinada sociedade. Tendo isso em mente, o primeiro capítulo discorrerá sobre a biografia da Chiquinha e sobre o universo musical precedente à "chegada" de Chiquinha, no qual podemos vislumbrar a chegada da Família Real e o novo "cenário" que é montado na cidade, com novas opções culturais de lazer e sociabilidade. Em paralelo ou em complemento a isso, traço alguns aspectos do desenvolvimento da música popular que se inicia ainda em Portugal, e que tem como característica a inclusão de tipos populares no rol dos aceitos pela Monarquia.A chegada da Família Real, em especial D. João VI que era um amante da música, transformou o Rio de Janeiro não apenas em sua urbanidade, mas nas dimensões de lazer e cultura. A construção de Teatros "oficiais" e o posterior nascimento de "teatrinhos" possibilitou tanto o costume de assistir concertos musicais pela sociedade de corte, quanto a ascensão de nova classe de músicos da baixa classe média de funcionários livres. Por fim, abordarei a transição do papel da mulher, que de santa e virgem como ideal romântico às "doidas" desviantes passa ao universo realista que tem na literatura o primeiro passo para a atividade profissional da mulher. C



Squatting In Rio De Janeiro


Squatting In Rio De Janeiro
DOWNLOAD
Author : Bea Wittger
language : en
Publisher: transcript Verlag
Release Date : 2017-04-30

Squatting In Rio De Janeiro written by Bea Wittger and has been published by transcript Verlag this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-04-30 with Social Science categories.


The Brazilian Constitution provides a remarkable set of social rights, including the right to housing. Despite this fact, struggles for decent living conditions have become key issues in the daily urban lives of many people in Brazil. Contesting the differentiated access to housing, social movements occupy empty buildings in the cities to challenge historically-rooted and excluding urban politics. Exploring the occupants' agency, Bea Wittger draws attention to the important role of female actors within the buildings. Through oral histories of participants of two squats in Rio de Janeiro, the book delivers a deep insight "from below" into their own perspectives on citizenship and gender.



Chiquinha Gonzaga


Chiquinha Gonzaga
DOWNLOAD
Author : Edinha Diniz
language : pt-BR
Publisher: Editora Schwarcz - Companhia das Letras
Release Date : 2009-09-01

Chiquinha Gonzaga written by Edinha Diniz and has been published by Editora Schwarcz - Companhia das Letras this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2009-09-01 with Biography & Autobiography categories.


"Ó abre alas, que eu quero passar..." A música mais popular de Chiquinha Gonzaga bem poderia servir como lema para sua vida. Compositora e maestrina de sucesso, numa época em que mulher não tinha profissão, ela abriu caminhos e ajudou a definir os rumos da música brasileira. Deixou uma obra estimada em cerca de duas mil canções e 77 partituras para peças teatrais, maior do que qualquer compositor de seu tempo. O livro traz cerca de 90 imagens que convidam o leitor a conhecer o Rio de Janeiro da virada do século pelo olhar de grandes fotógrafos, além de fotos do acervo da família. Com uma pesquisa continuada da autora sobre detalhes da vida de Chiquinha, essa edição comemorativa dos 25 anos da obra torna-se imprescindível. Com belas e raras imagens do acervo fotográfico do IMS de Marc Ferrez, Augusto Malta e Georges Leuzinger. Inclui documentos inéditos.



Feminismos A Es E Hist Rias De Mulheres


Feminismos A Es E Hist Rias De Mulheres
DOWNLOAD
Author : Maria Amélia de Almeida Teles
language : pt-BR
Publisher: Alameda Casa Editorial
Release Date : 2023-09-18

Feminismos A Es E Hist Rias De Mulheres written by Maria Amélia de Almeida Teles and has been published by Alameda Casa Editorial this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-09-18 with Social Science categories.


Ao entregar para a população a obra "Feminismos, ações e histórias de mulheres", Amelinha Teles desenvolve mais um trabalho brilhante em favor da conscientização das mulheres sobre seus direitos, sua história política e outras possibilidades de existência. Trata-se de uma pedagogia de formação política de enfrentamento à estrutura hegemônica do patriarcado. Por meio desta obra, a leitora e o leitor irão se deparar com fundamentos teóricos dos feminismos, com a trajetória de mobilização dos direitos das mulheres pelos movimentos sociais de base e com as conquistas que são presentes até hoje. Neste livro, Amelinha imprime a sua assinatura de compromisso de vida pela formação e conscientização de mulheres, meninas e de toda sociedade em relação ao reconhecimento das violências e à disponibilidade de ferramentas para enfrentá-las. Trata-se de uma importantíssima obra, porque também pode ser entendida como um documento histórico por trazer o resultado das lutas das mulheres, algo que as gerações mais novas precisam saber até para que possam utilizar essas ferramentas de transformação nos dias atuais. Ao mesmo tempo, o livro é extremamente didático e traz dados e saberes aprofundados sobre a realidade das mulheres e meninas do Brasil nas suas interseccionalidades, contribuindo de forma decisiva para a luta feminista. Uma obra revolucionária que deve ser lida por todas e todos. Djamila Ribeiro



Corpo Sexo G Nero Estudos Em Perspectiva


Corpo Sexo G Nero Estudos Em Perspectiva
DOWNLOAD
Author : Fabiano Gontijo
language : pt-BR
Publisher: Lestu Publishing Company
Release Date : 2021-12-31

Corpo Sexo G Nero Estudos Em Perspectiva written by Fabiano Gontijo and has been published by Lestu Publishing Company this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-12-31 with Social Science categories.


Publicado pela Lestu Publishing Company e organizado pelo prof. Dr. Fabiano Gontijo, o livro “Corpo, Sexo e Gênero – Estudos em Perspectivas” reúne pesquisas em diversas áreas do conhecimento que tratam corpo, sexo e gênero sob uma perspectiva interseccional e/ou em diálogo com os estudos de gênero, Teoria Queer e/ou com os estudos pós-coloniais. A obra contempla, sobretudo, os “novos descentramentos em outras axialidades” (GONTIJO et al, 2016), apresentando a diversidade das experiências sexuais e de gênero em áreas urbanas e rurais, em contextos interioranos e periferizados e/ou, ainda, situações etnicamente diferenciadas no Brasil contemporâneo.