[PDF] O Estranho No Contempor Neo - eBooks Review

O Estranho No Contempor Neo


O Estranho No Contempor Neo
DOWNLOAD

Download O Estranho No Contempor Neo PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get O Estranho No Contempor Neo book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



O Estranho No Contempor Neo


O Estranho No Contempor Neo
DOWNLOAD
Author : Soraya Magalhães Pinto Homem
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-11-19

O Estranho No Contempor Neo written by Soraya Magalhães Pinto Homem and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-11-19 with Psychology categories.


O presente trabalho tomou como texto norteador o ensaio de Sigmund Freud, publicado em 1919, intitulado "Das unheimlich", traduzido inicialmente por 'O Estranho'. A pesquisa analisou o mesmo, investigando acerca da viabilidade do estranhar na contemporaneidade, marcada não mais pela neurose, mas por transtornos narcísicos. Para tanto, foi feita uma abordagem de acordo com a sugerida por Freud e ainda outra, condizendo com o ponto de vista de Jentsch, mencionado pelo autor, o qual aproxima o fenômeno da estranheza à incerteza intelectual. A partir do viés interpretativo referido à incerteza, o direcionamento da sensação de estranheza se voltou à estética, tomando-a como 'a qualidade de sentir'. Esta direção facilitou a proximidade com as clínicas de Sándor Ferenczi e de Donald Winnicott. A contribuição destes analistas, explicitando como 'o estranho' pode ser acolhido, se contrapõe à usual tentativa de eliminação da alteridade, do que vem a ser o outro. Além da clínica, no debate em torno de como este fenômeno é sentido na atualidade, e da possibilidade de sua ocorrência, causando movimento, pesquisamos a partir de algumas cartografias do que venha a ser o contemporâneo, feitas por estudiosos da psicanálise e de outras áreas também, como a sociologia e a filosofia.



O Estranho E O Estrangeiro


O Estranho E O Estrangeiro
DOWNLOAD
Author : Olgária Matos
language : pt-BR
Publisher: Editora Unifesp
Release Date : 2021-01-25

O Estranho E O Estrangeiro written by Olgária Matos and has been published by Editora Unifesp this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-01-25 with Political Science categories.


O mundo contemporâneo é o do exílio e não o da pátria, o da errância e não o do lugar. Razão pela qual nosso tempo foi denominado de "século breve", em que os acontecimentos e os desaparecimentos de modos de vida e valores são acelerados, não permitindo o repouso para constituição de uma memória reparadora. Exílio, expatriamento e dispersão espacial são, pois, o emblema das migrações forçadas por guerras, perseguições políticas e diferentes formas de conflito, que produzem a "nostalgia do inteiramente outro" diante da "vida mutilada". Assim, a diferença entre duas figuras: a da viagem e a da partida, a odisseia e o êxodo, uma que vive no horizonte de um retorno, outra que anseia por uma pátria que não existe mais. A viagem contemporânea para uma terra de exílio tem algo de enigmático, pois populações inteiras atravessam os mares, assombradas pelos naufrágios e pela incerteza da chegada ou do encontro de um não lugar. Herdeiro problemático de um duplo trauma – o do extermínio dos judeus europeus durante o nazismo e, simultaneamente, o da expulsão dos palestinos de sua terra com a criação do Estado de Israel – Edward Saïd, um dos mais importantes intelectuais palestinos, refletiu sobre a questão da identidade em situações de exílio e estranhamento cultural, procedendo a uma genealogia do sentimento de desorientação, desrealização e perda de si que o exílio produz. Pois se, antes, cada um de nós tem o conforto de paisagens conhecidas, o aconchego do mundo entre os seus, o país estrangeiro representa a passagem do conhecido ao desconhecido, significa o enfrentamento de um incerto acolhimento, com incompreensões, desprezo e hostilidade do lugar a que se chegou. Reunindo, assim, sua formação de scholar em literatura nos Estados Unidos e de musicólogo e pensador geopolítico, Edward Saïd refletiu sobre a construção de um Oriente pelo Ocidente, pelo medium de escritores nos quais há a personagem fantasmada do Outro



To Come Strange Is Necessary To Come Strange Is Not Necessary Or The Stranger At The Contemporary


To Come Strange Is Necessary To Come Strange Is Not Necessary Or The Stranger At The Contemporary
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2001

To Come Strange Is Necessary To Come Strange Is Not Necessary Or The Stranger At The Contemporary written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2001 with categories.


O presente trabalho tomou como texto norteador o ensaio de Sigmund Freud, escrito em 1919, intitulado O Estranho. A pesquisa analisou o mesmo, investigando acerca da viabilidade do estranhar neste período contemporâneo. Para tanto, foi feita uma abordagem de acordo com a sugerida por Freud e aindauma outra, condizendo com o ponto de vista de Jentsch, mencionado pelo autor, oqual aproxima o fenômeno da estranheza à incerteza intelectual. A partir do viésinterpretativo referido à incerteza, o direcionamento da sensação de estranheza sevoltou à estética, tomando-a como a qualidade de sentir. Esta direção facilitou aproximidade com as clínicas de Sándor Ferenczi e de Donald Winnicott. Acontribuição destes analistas, explicitando como o estranho pode ser acolhido, secontrapõe à usual tentativa de eliminação da alteridade, do que vem a ser o outro. Além da clínica, no debate em torno de como este fenômeno é sentido naatualidade, e da possibilidade de sua ocorrência, causando movimento, pesquisamos a partir de algumas cartografias do que venha a ser o períodocontemporâneo, feitas por estudiosos da psicanálise, como de outras áreastambém, como a sociologia e a filosofia.



O Estranho E O Estrangeiro


O Estranho E O Estrangeiro
DOWNLOAD
Author : Olgaria Matos
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2020-08-31

O Estranho E O Estrangeiro written by Olgaria Matos and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-08-31 with categories.


O mundo contemporâneo é o do exílio e não o da pátria, o da errância e não o do lugar. Razão pela qual nosso tempo foi denominado de “século breve”, em que os acontecimentos e os desaparecimentos de modos de vida e valores são acelerados, não permitindo o repouso para constituição de uma memória reparadora. Exílio, expatriamento e dispersão espacial são, pois, o emblema das migrações forçadas por guerras, perseguições políticas e diferentes formas de conflito, que produzem a “nostalgia do inteiramente outro” diante da “vida mutilada”. Assim, a diferença entre duas figuras: a da viagem e a da partida, a odisseia e o êxodo, uma que vive no horizonte de um retorno, outra que anseia por uma pátria que não existe mais. A viagem contemporânea para uma terra de exílio tem algo de enigmático, pois populações inteiras atravessam os mares, assombradas pelos naufrágios e pela incerteza da chegada ou do encontro de um não lugar. Herdeiro problemático de um duplo trauma – o do extermínio dos judeus europeus durante o nazismo e, simultaneamente, o da expulsão dos palestinos de sua terra com a criação do Estado de Israel – Edward Saïd, um dos mais importantes intelectuais palestinos, refletiu sobre a questão da identidade em situações de exílio e estranhamento cultural, procedendo a uma genealogia do sentimento de desorientação, desrealização e perda de si que o exílio produz. Pois se, antes, cada um de nós tem o conforto de paisagens conhecidas, o aconchego do mundo entre os seus, o país estrangeiro representa a passagem do conhecido ao desconhecido, significa o enfrentamento de um incerto acolhimento, com incompreensões, desprezo e hostilidade do lugar a que se chegou. Reunindo, assim, sua formação de scholar em literatura nos Estados Unidos e de musicólogo e pensador geopolítico, Edward Saïd refletiu sobre a construção de um Oriente pelo Ocidente, pelo medium de escritores nos quais há a personagem fantasmada do Outro.



Literatura E Cinema


Literatura E Cinema
DOWNLOAD
Author : Marilene F. Cambeiro
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2021

Literatura E Cinema written by Marilene F. Cambeiro and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021 with Motion pictures and literature categories.




A Ang Stia E O Estranho


A Ang Stia E O Estranho
DOWNLOAD
Author : Marlos Gonçalves Terêncio
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2022-07-27

A Ang Stia E O Estranho written by Marlos Gonçalves Terêncio and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-07-27 with Fiction categories.


A angústia é um afeto que toma cada vez maior destaque na contemporaneidade, sendo imperioso desenvolver-se novas trilhas e perspectivas para compreendê-la. Esta obra objetiva refletir sobre o fenômeno da angústia na clínica psicanalítica freudolacaniana contemporânea a partir do diálogo com as artes e a mitologia, com foco especial para a ficção de horror na literatura e no cinema, sendo o fio condutor da discussão o texto “O estranho” (Das Unheimliche, 1919) de Sigmund Freud. Os vínculos entre o estranho e a angústia foram desenvolvidos por meio de três grandes eixos que enfatizam a relação do sujeito com o outro especular, com a castração e com o desejo do Outro. Assim, inicia-se analisando a questão da angústia perante o outro especular a partir da figura sinistra do “duplo”; prossegue-se para abordar o tema angustiante das fantasias de castração – vistas como motor fundamental da angústia para Freud; e finaliza-se com a percepção lacaniana do “estranho” como expressão fenomenológica da angústia perante o desejo do Outro. Trata-se, portanto, de um percurso sobre o tema da angústia em psicanálise sob um prisma deveras singular – o do “estranho” (Unheimlich) freudiano. O estranho é definido como a forma paradigmática da angústia (angústia sinal para Freud) que alerta o sujeito acerca de sua posição passiva e desamparada de objeto para o desejo e para o gozo do Outro. Argumenta-se que a angústia, por sua vez, pode apenas ser superada na passagem do gozo ao desejo, o que evoca a cena mítica da vitória de Perseu sobre o sinistro olhar da Medusa. Profissionais, estudiosos e interessados na clínica psicanalítica serão apresentados a perspectivas para a compreensão do tema da angústia originadas do diálogo com a ficção de horror. Outrossim, interessados por literatura e cinema encontrarão possibilidades fecundas de leitura – porquanto inspiradas pelo contato com a psicanálise – em relação a obras clássicas da ficção fantástica e de horror e à estética desses gêneros.



Revista Contemporanea De Portugal E Brazil


Revista Contemporanea De Portugal E Brazil
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1865

Revista Contemporanea De Portugal E Brazil written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1865 with categories.




Temas Contempor Neos Em Psicologia Do Desenvolvimento


Temas Contempor Neos Em Psicologia Do Desenvolvimento
DOWNLOAD
Author : Aurélio Fabricío Torres de Melo
language : pt-BR
Publisher: Vetor Editora
Release Date : 2024-03-18

Temas Contempor Neos Em Psicologia Do Desenvolvimento written by Aurélio Fabricío Torres de Melo and has been published by Vetor Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-03-18 with Psychology categories.


O livro Temas contemporâneos em psicologia do desenvolvimento surgiu da ideia de alguns professores do núcleo do Desenvolvimento Humano do curso de psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que uniram esforços para apresentar uma coletânea de textos que acolhesse várias perspectivas psicológicas sobre o desenvolvimento humano. Preocupamo-nos em oferecer aos graduandos, bem como aos profissionais, de psicologia, pedagogia e áreas afins uma obra que pudesse expressar o respeito pelas diferenças epistemológicas e a admiração pela singularidade de cada enfoque sobre o tema. Esperamos que o leitor desfrute da leitura dos textos de docentes e psicólogos clínicos que buscaram, em seus capítulos, consolidar uma reflexão sobre a psicologia do desenvolvimento e seus desdobramentos.



O Homem Moderno


O Homem Moderno
DOWNLOAD
Author : Cristiane Serruya
language : pt-BR
Publisher: Between the Pages LLC
Release Date : 2013-10-16

O Homem Moderno written by Cristiane Serruya and has been published by Between the Pages LLC this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2013-10-16 with Philosophy categories.


Algumas horas dos pensamentos, sentimentos e vida de um homem são dissecados pela autora em linguagem poética e simples. Um texto atual sobre as angústias e desejos humanos, suas buscas e necessidades, que leva o leitor a pensar sobre seus mais simples atos cotidianos. Prefácio de Carla Francalanci Prêmios recebidos: ~ Gold Medal - Literary Classics International Book Awards for Special Interest - Inspirational / Motivational, 2013; ~ Bronze Medal - Literary AwardsReaders' Favorite International Book Award for Short Story - Non Fiction, 2013;



Ap S O Fim Da Arte A Arte Contempor Nea E Os Limites Da Hist Ria


Ap S O Fim Da Arte A Arte Contempor Nea E Os Limites Da Hist Ria
DOWNLOAD
Author : Arthur C. Danto
language : pt-BR
Publisher: EdUSP
Release Date : 2006

Ap S O Fim Da Arte A Arte Contempor Nea E Os Limites Da Hist Ria written by Arthur C. Danto and has been published by EdUSP this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2006 with Art categories.