[PDF] O Nacionalismo No Pensamento Filos Fico - eBooks Review

O Nacionalismo No Pensamento Filos Fico


O Nacionalismo No Pensamento Filos Fico
DOWNLOAD

Download O Nacionalismo No Pensamento Filos Fico PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get O Nacionalismo No Pensamento Filos Fico book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



O Nacionalismo No Pensamento Filos Fico


O Nacionalismo No Pensamento Filos Fico
DOWNLOAD
Author : Lidia Maria Rodrigo
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1988

O Nacionalismo No Pensamento Filos Fico written by Lidia Maria Rodrigo and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1988 with Nationalism categories.




Entre A Na O E A Revolu O


Entre A Na O E A Revolu O
DOWNLOAD
Author : André Kaysel Velasco e Cruz
language : pt-BR
Publisher: Alameda Casa Editorial
Release Date : 2020-08-25

Entre A Na O E A Revolu O written by André Kaysel Velasco e Cruz and has been published by Alameda Casa Editorial this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-08-25 with Political Science categories.


Este livro trata de uma das mais clássicas questões da História e Ciências Sociais latino-americanas: a entrada das camadas populares urbanas e rurais no cenário político do continente. Para enfrentar processo tão complexo e com demarcação temporal tão variada, o autor estabeleceu uma precisa estratégia teórico-metodológica. Partiu da constatação da falta de enraizamento do marxismo comunista na América Latina, sobretudo face à interpelação de esquerdas nacionalistas, sob formas discursivas variadas. Por isso, decidiu analisar as relações de aproximação e de afastamento entre esses dois discursos que, se concorreram entre si, também realizaram alianças, ainda que tensas e ambíguas. Algo que só poderia ser feito, a partir de estudos de caso, em perspectiva comparada, razão pela são examinados os exemplos do Peru, nos anos 1920/30 e do Brasil das décadas de 1950/60. O autor enfrenta o desafio de estabelecer o que considera como vertente discursiva do marxismo comunista e também dessas esquerdas nacionalistas. Nesse caso, o autor começa pela própria questão de como chamá-las, rejeitando designações correntes e optando pelo "nome comum", nacionalismo popular. Essa é uma das mais interessantes contribuições do livro, já que não se precisaria fazer tal escolha. A construção de generalizações entre experiências nacionais não exige a cunhagem de um termo comum, pois ele não obscurece suas singularidades. Do mesmo modo, a utilização de categorias "nativas" não apaga a existência entre seus pontos comuns. Assim, é com o poder descritivo do nacionalismo popular, que André faz um exame cuidadoso do que ocorreu no Peru e no Brasil, nessas duas conjunturas críticas, em que as "origens"e trajetórias dessas duas vertentes políticas levam a achados instigantes.



Nacionalismo Teoria Ideologia Hist Ria


Nacionalismo Teoria Ideologia Hist Ria
DOWNLOAD
Author : Anthony D. Smith
language : en
Publisher:
Release Date :

Nacionalismo Teoria Ideologia Hist Ria written by Anthony D. Smith and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.




Os Militares E O Conceito De Nacionalismo


Os Militares E O Conceito De Nacionalismo
DOWNLOAD
Author : José Pedro Kunhavalik
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2009

Os Militares E O Conceito De Nacionalismo written by José Pedro Kunhavalik and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2009 with categories.


Esta tese analisa o debate entre militares nacionalistas e militares antinacionalistas em torno do conceito de nacionalismo no período entre a década de 1950 e o início dos anos 1960. A análise centrou-se nos textos publicados pelos militares na revista do Clube Militar no contexto histórico especificado, bem como nos textos produzidos pelos militares que foram membros permanentes da Escola Superior de Guerra. Observa-se que a designação de militares antinacionalistas refere-se a uma descrição relativa da posição desses militares que organizavam suas idéias políticas em oposição ao pensamento dos militares autodenominados nacionalistas. Neste trabalho, fez-se uso das contribuições teórico-metodológicas da Escola de Cambridge, particularmente das contribuições feitas por Quentin Skinner, assim como das contribuições de Mark Bevir para a abordagem da história do pensamento político. Esta abordagem foi importante para a compreensão do debate e da luta política entre militares nacionalistas e antinacionalistas pela definição do significado de nacionalismo. Os militares tinham pleno entendimento da relevância das disputas retóricas na qual estavam envolvidos, tendo em vista o intuito de cada grupo militar fazer prevalecer a sua própria concepção de nacionalismo. Como mostra Skinner, o significado político dos conceitos pode servir como instrumento estratégico para ações políticas. A luta retórica entre os militares buscava moldar o horizonte político, que naquele contexto significava definir as características do desenvolvimento nacional de acordo com os interesses e as crenças de cada grupo em disputa. Skinner vincula questões de ordem conceitual com disputas políticas e intelectuais contingenciais. Desta forma, Skinner considera que o estudioso deve centrar-se nos usos que os agentes fazem dos conceitos em argumentos. Os agentes, quando envolvidos em disputas políticas e/ou intelectuais, visam legitimar, junto a leitores/ouvintes, o uso que fazem de determinados conceitos. O estudo analisou os militares nacionalistas que estiveram à frente do Clube Militar e da revista do Clube nos anos 1950/52; os antinacionalistas que controlaram o Clube entre 1952 e meados de 1956 e a partir daí os militares nacionalistas/legalistas. A análise mostrou que o conceito de nacionalismo é contestado (polissêmico) no âmbito da corporação militar no Brasil na década de 1950 e início dos anos 1960.



Handbook Of Latin American Studies


Handbook Of Latin American Studies
DOWNLOAD
Author :
language : en
Publisher:
Release Date : 1995

Handbook Of Latin American Studies written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1995 with Latin America categories.


Contains scholarly evaluations of books and book chapters as well as conference papers and articles published worldwide in the field of Latin American studies. Covers social sciences and the humanities in alternate years.



Bibliographic Guide To Latin American Studies


Bibliographic Guide To Latin American Studies
DOWNLOAD
Author : Benson Latin American Collection
language : en
Publisher:
Release Date : 1981

Bibliographic Guide To Latin American Studies written by Benson Latin American Collection and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1981 with Catalogs, Union categories.




Plat O E O Debate Educativo Na Gr Cia Cl Ssica


Plat O E O Debate Educativo Na Gr Cia Cl Ssica
DOWNLOAD
Author : Lidia Maria Rodrigo
language : pt-BR
Publisher: Autores Associados
Release Date : 2017-09-19

Plat O E O Debate Educativo Na Gr Cia Cl Ssica written by Lidia Maria Rodrigo and has been published by Autores Associados this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-09-19 with Education categories.


A obra, dividida em quatro capítulos, apresenta uma leitura interpretativa sobre a filosofia da educação na Grécia clássica – séculos V e IV a. C. -, tomando como fio condutor o pensamento de Platão e sua inserção no debate com as forças educativas do seu tempo. O primeiro capítulo mostra que o termo paideia comporta ideias divergentes sobre a educação. Discorre sobre as três grandes concepções de paideia que coexistiram na Grécia clássica: a da poesia, a da sofística e a da filosofia socrático-platônica. A visão platônica sobre esses debates encontra-se registrada nos diálogos do autor e, com base neles, é feito o estudo da sua crítica à poesia e à sofística, abordadas no segundo e terceiro capítulos. O quarto e último capítulo examina a influência de Sócrates e as principais teses que compõem os ideais político-educativos de Platão: a correlação entre a estrutura interna do homem e a do Estado, a relação entre virtude e conhecimento, a teoria dos dois mundos e suas respectivas formas de conhecimento, assim como o processo de educação da alma. No debate educativo do período, fica implícito que cada uma dessas diferentes concepções carregava consigo a convicção de ser portadora da solução ideal para a formação do homem grego. Isso explica a atenção e o espaço que Platão reservou em suas obras ao exame crítico das pretensões educativas da poética e da sofística; o confronto com as duas grandes potências educativas do seu tempo buscava criar condições para tornar hegemônica sua concepção filosófico-educacional.



Antologia Do Pensamento Geopol Tico E Filos Fico Russo S Culo Ix S Culo Xxi


Antologia Do Pensamento Geopol Tico E Filos Fico Russo S Culo Ix S Culo Xxi
DOWNLOAD
Author : João;Milhazes Domingues
language : pt-BR
Publisher: Leya
Release Date : 2017-10-06

Antologia Do Pensamento Geopol Tico E Filos Fico Russo S Culo Ix S Culo Xxi written by João;Milhazes Domingues and has been published by Leya this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-10-06 with Political Science categories.


Numa altura em que se fala tanto na Revolução Russa e na Rússia actual de Putin, José Milhazes e João Domingues propõem a leitura dos excertos mais importantes dos grandes autores do pensamento geopolítico e filosófico daquele país: Lenine, Bakunine, Tolstoi, Estaline, Soljenitsin e muitos outros. Cada autor leva uma pequena biografia e retrato, um texto explicativo da importância da sua obra para a Rússia, e finalmente os textos que escreveu mais importantes.O prefácio é de Jaime Gama.



Filosofia Latino Americana E Brasileira


Filosofia Latino Americana E Brasileira
DOWNLOAD
Author : Rui Valese
language : pt-BR
Publisher: Editora Intersaberes
Release Date : 2023-03-20

Filosofia Latino Americana E Brasileira written by Rui Valese and has been published by Editora Intersaberes this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-03-20 with Political Science categories.


Ao discorrer sobre o pensamento filosófico na América Latina e explorar a longa trajetória dessa área no nosso continente, apresentando-nos assim seus maiores expoentes, esta obra chama a atenção para a ausência desse enfoque nos cursos de graduação em filosofia e defende a necessidade de que essa lacuna seja preenchida.Acompanhe-nos neste estudo e amplie a sua percepção sobre o vasto campo da filosofia, que tradicionalmente é representado somente por pensadores europeus e estadunidenses, fazendo-nos esquecer que aqui mesmo, em nossas terras, contamos com uma larga e consistente produção filosófica.



Cafesofia


Cafesofia
DOWNLOAD
Author : Baltazar Macaíba de Sousa
language : pt-BR
Publisher: Editora CRV
Release Date : 2024-08-01

Cafesofia written by Baltazar Macaíba de Sousa and has been published by Editora CRV this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-08-01 with Philosophy categories.


"Cafésofia: filosofando em terras paraibenses" é o resultado do primeiro ano (2022) de atividades filosóficas presenciais, pós-pandemia covid-19: o "Café Filosófico" da Associação de Professores e Estudiosos de Filosofia da Paraíba – ASPEFIL/PB. Participaram do projeto professores de filosofia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB –, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG – e das redes estadual e municipal de ensino da Paraíba. Ao todo, foram oito os temas expostos, propiciando o diálogo entre diversas áreas do conhecimento filosófico; entre os textos escritos e socializados por filósofos (as), destacam-se: "A filosofia africana na sala de aula", "Estadualização das escolas Potiguara-PB e o ensino de Filosofia – entrançamentos de desobediência epistêmica" e "O Pioneirismo Feminista na Filosofia Medieval em Cristine de Pizan". Trata-se de temas contemporâneos e desafiadores para a Filosofia, entrelaçando novos caminhos e novas práticas reflexivas. O "livro" tem como foco o exercício do pensar crítico em um espaço não formal, textos gestados de uma experiência de cátedra livre, enquanto atividade filosófica inerente e necessária ao Ser humano que percorre de Aristóteles a Chimamanda, de Levinas a Álvaro Vieira Pinto.