O Princ Pio Da Autonomia Privada Coletiva


O Princ Pio Da Autonomia Privada Coletiva
DOWNLOAD
READ ONLINE

Download O Princ Pio Da Autonomia Privada Coletiva PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get O Princ Pio Da Autonomia Privada Coletiva book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Sindicatos E Autonomia Privada Coletiva


Sindicatos E Autonomia Privada Coletiva
DOWNLOAD
READ ONLINE

Author : Francesca Columbu
language : pt-BR
Publisher: Edições 70
Release Date : 2018-04-01

Sindicatos E Autonomia Privada Coletiva written by Francesca Columbu and has been published by Edições 70 this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2018-04-01 with Law categories.


"A autonomia privada coletiva, conceito construído na doutrina italiana, é princípio fundamental do coletivo do trabalho. Este livro apresenta sua repercussão nos diferentes aspectos das relações coletivas de trabalho, que abrangem a organização sindical e o problema do corporativismo no Brasil em confronto com a experiência sindical na Espanha, na Itália, em Portugal e no Uruguai, atuação sindical de trabalhadores informais e mulheres, os conflitos coletivos de trabalho e suas formas de composição: a negociação coletiva no Brasil e em países da União Europeia, a possibilidade de concertação social no Brasil, o direito de greve e seus limites, a repressão aos atos antissindicais, coletivização dos processos individuais e substituição processual. Constituem temas de atualidade e importância inegáveis no contexto de crise no mundo do trabalho." - Walküre Lopes Ribeiro da Silva, Livre-Docente pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FDUSP.



Limites E Controle Do Negociado Sobre O Legislado Em Face Do Princ Pio Da Interven O M Nima Na Autonomia Coletiva


Limites E Controle Do Negociado Sobre O Legislado Em Face Do Princ Pio Da Interven O M Nima Na Autonomia Coletiva
DOWNLOAD
READ ONLINE

Author : Christianne Moreira Moraes Gurgel
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2023-07-31

Limites E Controle Do Negociado Sobre O Legislado Em Face Do Princ Pio Da Interven O M Nima Na Autonomia Coletiva written by Christianne Moreira Moraes Gurgel and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-07-31 with Law categories.


As mudanças legislativas realizadas pela Lei no 13.467, de 13 de julho de 2017, impactaram diversos institutos do Direito Coletivo do Trabalho. Em meio a essas significativas alterações, a reforma trabalhista estabeleceu que, no exame do acordo ou convenção coletiva, a Justiça do Trabalho deve balizar sua atuação pelo princípio da intervenção mínima na autonomia da vontade coletiva, restringindo sua apreciação aos elementos essenciais do negócio jurídico previstos no Código Civil. A presente obra se propõe à análise criteriosa e fundamentada dos limites e controle da sobreposição da negociação em face do legislado, considerando os efeitos provocados pela reforma com a imposição da observância ao princípio da mínima intervenção estatal. Para tanto, o estudo procura traçar um panorama acerca das mais expressivas mudanças legislativas no Direito Sindical, seguindo para os principais aspectos da autonomia privada coletiva de trabalho e da negociação coletiva, situando o leitor na grande valorização desses institutos no âmbito do Direito interno e internacional. Alcançando o seu objetivo central, o presente estudo examina os institutos, princípios e regras da Ordem Jurídica que buscam responder aos limites e controle do negociado sobre o legislado, em face do princípio da intervenção mínima do Estado.



Reforma Trabalhista Flexibiliza O E Crise No Direito Do Trabalho


Reforma Trabalhista Flexibiliza O E Crise No Direito Do Trabalho
DOWNLOAD
READ ONLINE

Author : Rita de Cássia Nogueira de Moraes Scarpa
language : pt-BR
Publisher: Almedina Brasil
Release Date : 2023-04-01

Reforma Trabalhista Flexibiliza O E Crise No Direito Do Trabalho written by Rita de Cássia Nogueira de Moraes Scarpa and has been published by Almedina Brasil this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-04-01 with Law categories.


A presente pesquisa investigou a flexibilização da jornada de trabalho estabelecida pela Lei no 13467/17 a partir da revisitação da história do direito do trabalho. A flexibilização foi estudada mediante a intersecção entre os fatos sociais e a as ideologias que permearam os processos de construção e de reconstrução do direito laboral. Esse diálogo permitiu a identificação do real objetivo desse ramo jurídico, qual seja: a busca pela realização da justiça social. Nesse ponto a obra chega no cerne da discussão proposta: a realização da flexibilização da jornada alinhada aos escopos dos direitos humanos. Para atingir esse desiderato o livro apresenta algumas ideias de modernização do direito do trabalho de modo a torná-lo mais dinâmico e congruente às demandas tecnológicas sem que haja nesse movimento a ruptura da justiça social. Em suma, essa obra traz análises importantes para compreensão do passado, do presente e do futuro do direito do trabalho.



O Princ Pio Da Interven O M Nima Do Poder Judici Rio Nas Normas Coletivas


O Princ Pio Da Interven O M Nima Do Poder Judici Rio Nas Normas Coletivas
DOWNLOAD
READ ONLINE

Author : Sílvia Figueiredo Araújo Schnitzlein
language : pt-BR
Publisher: LTr Editora
Release Date : 2024-01-10

O Princ Pio Da Interven O M Nima Do Poder Judici Rio Nas Normas Coletivas written by Sílvia Figueiredo Araújo Schnitzlein and has been published by LTr Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-01-10 with Law categories.


As negociações coletivas ganharam novo contorno com as alterações recentes dos artigos 8º, § 3º, 611-A e 611-B da CLT, além da tese fixada pelo STF no Tema 1.046. O papel do juiz, ao rever normas coletivas e os limites da intervenção judicial no conteúdo das cláusulas coletivas, ainda enfrenta dúvidas e questionamentos no dia a dia. A obra traz análise de doutrina e jurisprudência, incluindo aspectos civilistas e constitucionais, sobre os desafios da aplicação do princípio da intervenção mínima do Poder Judiciário ao rever normas coletivas. O presente estudo aborda as controvérsias existentes sobre o art. 8º, § 3º, da CLT, trazido pela Reforma Trabalhista, e os limites impostos à atuação do Poder Judiciário por tal artigo. A autora analisa as legislação, doutrina e jurisprudência trabalhistas e suas interações com aspectos constitucional e civilista. O objetivo da presente obra é avaliar qual seria a melhor interpretação ao art. 8º, § 3º, da CLT, cuidando, de um lado, de evitar a sua declaração de inconstitucionalidade e, de outro, de garantir sua consonância com os direitos fundamentais.



Os Requisitos De Validade Do Neg Cio Jur Dico Na Perspectiva Do Direito Coletivo Do Trabalho


Os Requisitos De Validade Do Neg Cio Jur Dico Na Perspectiva Do Direito Coletivo Do Trabalho
DOWNLOAD
READ ONLINE

Author : Cássia Barata de Moraes Santos
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-09-15

Os Requisitos De Validade Do Neg Cio Jur Dico Na Perspectiva Do Direito Coletivo Do Trabalho written by Cássia Barata de Moraes Santos and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-09-15 with Law categories.


A ideia desta obra teve origem com a publicação da Lei n.o 13.467/17, que acrescentou o § 3o ao art. 8o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esse novo comando normativo impôs limites à atuação da Justiça do Trabalho no momento do exame de convenção coletiva ou acordo coletivo, melhor explicando, limitou a análise desses instrumentos jurídicos negociados aos requisitos de validade do negócio jurídico, estabelecidos pelo art. 104 do Código Civil. Até um novo princípio, denominado princípio da intervenção mínima na autonomia da vontade coletiva, foi criado pelo legislador com evidente intuito de firmar a delimitação da atuação da Justiça do Trabalho. E com o objetivo de aprofundar a análise dos requisitos de validade do negócio jurídico, esta obra analisa a amplitude dos elementos intrínsecos que devem ser levados em consideração pela Justiça do Trabalho no momento do exame de convenção coletiva ou acordo coletivo, apresentando ao operador do Direito do Trabalho os limites constitucionais da autonomia privada da vontade na perspectiva Direito Civil como parâmetros importantes e que não devem ser desconsiderados. Ademais, questões de ordem processuais são analisadas com o fim de garantir o amplo acesso à Justiça e a independência do Poder Judiciário. Diante do novo cenário jurídico, instituído a partir da Lei n.o 13.467/17, após análise de vasta bibliografia e da jurisprudência eleita do Supremo Tribunal Federal, os operadores do Direito do Trabalho, especialmente os órgãos da Justiça do Trabalho, terão em mãos elementos que nortearão o exame de convenção coletiva ou acordo coletivo a partir da Lei n.o 13.467/17, especialmente no que se refere aos limites do negociado sobre o legislado em face do ordenamento jurídico vigente no Brasil.



A Categoria Profissional No Sistema Sindical Brasileiro


A Categoria Profissional No Sistema Sindical Brasileiro
DOWNLOAD
READ ONLINE

Author : Ana Virginia Porto de Freitas
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2023-03-06

A Categoria Profissional No Sistema Sindical Brasileiro written by Ana Virginia Porto de Freitas and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-03-06 with Social Science categories.


O trabalho, enquanto fenômeno social, atravessou os tempos assumindo diversos sentidos. Na modernidade, as relações coletivas de trabalho surgiram como resposta às desigualdades sociais construídas no mundo do trabalho pelas concepções liberais. Essas relações coletivas protagonizaram importantes câmbios sociais. Porém o trabalho adquire novos contornos na atualidade. O capitalismo passa a se organizar em uma estrutura de biopoder que investe contra a organização dos trabalhadores. A despadronização, a desregulamentação, a fragmentação e a desterritorialização do trabalho alteram os vínculos de identidade entre os trabalhadores e desarticulam as entidades sindicais. No Brasil, a crise de representatividade expõe a desconexão entre o modelo sindical, baseado no conceito de categoria profissional vinculada à atividade econômica do empregador, e a nova ordem global. A metamorfose no mundo do trabalho exige a reconstrução de paradigmas teóricos e a necessária reformulação das respostas institucionais. O conceito de categoria profissional promove limitações de representatividade e legitimidade das entidades sindicais. A partir da teoria de Negri e Hardt, conclui-se que é necessária a eleição de critérios mais amplos de representação, para se construir um conceito de categoria sociolaboral, a fim de que sejam garantidas a liberdade sindical e a autonomia coletiva frente às novas formas de trabalho.



A Aplica O Das Teorias Civilistas De Revis O Contratual S Rela Es Individuais De Trabalho


A Aplica O Das Teorias Civilistas De Revis O Contratual S Rela Es Individuais De Trabalho
DOWNLOAD
READ ONLINE

Author : Mariana Rivero
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2022-08-01

A Aplica O Das Teorias Civilistas De Revis O Contratual S Rela Es Individuais De Trabalho written by Mariana Rivero and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-08-01 with Law categories.


As pesquisas ora apresentadas nessa obra iniciaram-se em 2017 e foram finalizadas em 2019, com a defesa da dissertação perante a banca do curso de mestrado, oportunidade em que um dos integrantes afirmou que a autora tinha em mãos uma tese de doutorado, devido à temática extremamente incomum e majoritariamente refutada na área trabalhista. Ao término do livro, o leitor irá perceber que tudo o que foi pesquisado e defendido aconteceu durante a pandemia de covid-19, tanto na área Econômica como na área Trabalhista, posto que é a aplicação da Análise Econômica do Direito ao Direito Laboral. Previsão do Futuro? Não, simplesmente a constatação que o Direito do Trabalho pode ser aplicado sob uma outra perspectiva que proteja tanto pequenas e médias empresas quanto seus colaboradores, desde que obedecidas as premissas da AED apresentadas na obra. Todas as medidas de proteção da economia e do mercado de trabalho adotadas desde o início da pandemia de covid-19 já estavam previstas nesse livro, que foi escrito nos dois anos anteriores, o que prova que Economia e Direito do Trabalho caminham juntos podendo ser harmonizados diante de infortúnios e adversidades descomunais.



Seguran A E Sa De No Trabalho


Seguran A E Sa De No Trabalho
DOWNLOAD
READ ONLINE

Author : Cléber Nilson Amorim Junior
language : pt-BR
Publisher: LTr Editora
Release Date : 2021-08-31

Seguran A E Sa De No Trabalho written by Cléber Nilson Amorim Junior and has been published by LTr Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-08-31 with Law categories.


A produção teórica – dogmática, científica ou filosófica, não importa como queira se rotular a reflexão –, no campo do Direito, não se tem ocupado de produzir uma sólida doutrina acerca do Direito à Segurança e Saúde no Trabalho. A saúde do trabalhador vem sendo debatida, principalmente, pelos profissionais da Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho numa perspectiva estritamente técnica destes campos do saber, faltando, assim, um aprofundamento científico no enfoque do Direito. Este livro preenche essa lacuna na literatura jurídica, ao demonstrar, de forma clara, que o Direito à Segurança e Saúde no Trabalho, assim como todas as outras disciplinas jurídicas, tem objeto e princípios próprios, e, assim sendo, deve nortear os estudos e exercício profissional de advogados, juízes, membros do ministério público, auditores-fiscais do trabalho, engenheiros de segurança, médicos do trabalho, ergonomistas, técnicos de segurança e de todos aqueles que se interessam pela qualidade de vida no trabalho. Sumário PREFÁCIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 — A FUNDAMENTALIDADE DOS PRINCÍPIOS DO DIREITO À SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO CAPÍTULO 2 — PRINCÍPIO DA INDISPONIBILIDADE DA SAÚDE DO TRABALHADOR 2.1. Evolução do direito à saúde do trabalhador 2.2. Proteção ao meio ambiente do trabalho e sua contextualização no sistema constitucional brasileiro 2.3. A saúde do trabalhador: direito indisponível 2.4. Limites à autonomia da vontade em face da saúde e segurança do trabalhador 2.4.1. Limite à negociação coletiva 2.4.1.1. A prorrogação da jornada de trabalho em atividades insalubres após a Reforma Trabalhista 2.4.2. Limite ao exercício do direito de propriedade privada (empresa) 2.4.2.1. Embargo e Interdição 2.4.2.1.1. O conceito de risco 2.4.2.1.2. A gradação do risco 2.4.2.1.3. Iminência: a dimensão temporal do risco 2.4.2.1.4. A ação preventiva dos Auditores Fiscais do Trabalho nas situações de risco grave e iminente 2.4.2.1.5. A nova NR-03 sobre Embargo e Interdição 2.5. O princípio da intervenção mínima e o princípio da indisponibilidade da saúde do trabalhador CAPÍTULO 3 — PRINCÍPIO DO RISCO MÍNIMO REGRESSIVO 3.1. Os riscos no meio ambiente de trabalho 3.2. Princípio da precaução e sua contribuição para o entendimento do princípio do risco mínimo regressivo 3.3. Princípio do risco mínimo regressivo: limites de tolerância 3.4. Aplicação prática do princípio do risco mínimo regressivo CAPÍTULO 4 — PRINCÍPIO DO DIREITO DE RECUSA DO OBREIRO 4.1. Autoridade e subordinação: a justificação contratualista 4.2. O poder diretivo no contrato de trabalho 4.3. A função social do contrato e o princípio do direito de recusa do obreiro 4.4. O princípio do direito de recusa do obreiro e sua efetivação CAPÍTULO 5 — PRINCÍPIO DA INSTRUÇÃO DO TRABALHADOR 5.1. Trabalho na sociedade capitalista e alienação 5.2. Trabalho como princípio educativo: educação básica e profissional 5.3. Princípio da instrução: formação e informação em segurança e saúde no trabalho 5.4. A nova NR-01 sobre Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e o princípio da instrução do trabalhador 5.5. O princípio da instrução do trabalhador e sua efetivação CAPÍTULO 6 — PRINCÍPIO DO NÃO IMPROVISO 6.1. Da improvisação à precisão 6.2. A importância da administração para as organizações 6.3. O princípio do não improviso e a gestão de segurança e saúde no trabalho 6.4. A nova NR-01 sobre Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e o princípio do não improviso 6.5. A política nacional de saúde e segurança no trabalho como efetivação do princípio do não improviso CAPÍTULO 7 — PRINCÍPIO DA RETENÇÃO DO RISCO NA FONTE 7.1. Acidente, morte e fatalidade 7.2. Da fatalidade à multicausalidade 7.3. A retenção do risco na fonte: medida preventiva prioritária 7.4. O princípio da retenção do risco na fonte e sua efetivação CAPÍTULO 8 — PRINCÍPIO DA ADAPTAÇÃO DO TRABALHO AO TRABALHADOR 8.1. Da adaptação do trabalhador ao trabalho à adaptação do trabalho ao trabalhador 8.2. Ergonomia: conceituação, importância e aplicações 8.3. A ergonomia e suas interfaces 8.4. O princípio da adaptação do trabalho ao trabalhador e sua efetividade CONCLUSÕES REFERÊNCIAS ANEXOS Palavras-Chave: LTr, LTR, Editora, Jurídica, Trabalhista, Direito do Trabalho, Direito Trabalhista, Reforma Trabalhista, Direito, Processo do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Legislação, Doutrina, Jurisprudência, Leis, Lei, Trabalho, CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, Livro, Jurídico, ABDT, Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Revista, LTRED



Manual Did Tico De Direito Do Trabalho 8a Edi O 2024


Manual Did Tico De Direito Do Trabalho 8a Edi O 2024
DOWNLOAD
READ ONLINE

Author : Adalberto Martins
language : pt-BR
Publisher: Editora Mizuno
Release Date : 2024-06-12

Manual Did Tico De Direito Do Trabalho 8a Edi O 2024 written by Adalberto Martins and has been published by Editora Mizuno this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-06-12 with Law categories.


Nesta 8a edição do já consagrado Manual Didático de Direito do Trabalho®, permanece a proposta de abordagem simples, mas sem olvidar o rigor científico que permeia todo o conteúdo do livro, com os devidos acréscimos que emergem das inovações legislativas verificadas ao longo dos anos 2022 e 2023, bem como das decisões em controle concentrado de constitucionalidade no mesmo período, com destaque para a declaração de constitucionalidade da jornada 12x36, da tarifação da indenização por dano moral e para a aprovação de tese no Tema de Repercussão Geral 935, que trata das contribuições assistenciais estabelecidas em convenções ou acordos coletivos de trabalho. Além disso, foram atualizadas as referências jurisprudenciais, com novas ementas de julgado do Tribunal Superior do Trabalho e de Tribunais Regionais do Trabalho, para manter a sintonia com os novos entendimentos do Supremo Tribunal Federal, e pela necessidade de supressão das ementas de julgado que não estavam alinhadas com as inovações legislativas que foram referidas nos diversos capítulos da obra. Enfim, o leitor continua com a possibilidade de utilizar uma obra atualizada, com o conteúdo essencial para a atividade profissional diária e estudo para o Exame da OAB e concursos públicos.



Os Obst Culos Ao Desenvolvimento Da Negocia O Coletiva


Os Obst Culos Ao Desenvolvimento Da Negocia O Coletiva
DOWNLOAD
READ ONLINE

Author : Felipe Prata Mendes
language : pt-BR
Publisher: LTr Editora
Release Date : 2024-05-15

Os Obst Culos Ao Desenvolvimento Da Negocia O Coletiva written by Felipe Prata Mendes and has been published by LTr Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-05-15 with Law categories.


A presente obra investiga os entraves ao desenvolvimento da negociação coletiva no Brasil e aponta caminhos capazes de conduzir à remoção dos obstáculos. São analisados, ao longo do livro, marcos importantes, como a Reforma Trabalhista, a intervenção do Poder Judiciário na autonomia da vontade coletiva, a oxigenação do conteúdo das negociações e a inserção digital dos sindicatos.