[PDF] Ontologia Conhecimento E Linguagem - eBooks Review

Ontologia Conhecimento E Linguagem


Ontologia Conhecimento E Linguagem
DOWNLOAD

Download Ontologia Conhecimento E Linguagem PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Ontologia Conhecimento E Linguagem book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Ontologia Conhecimento E Linguagem


Ontologia Conhecimento E Linguagem
DOWNLOAD
Author : Ulysses Pinheiro
language : en
Publisher: Mauad Editora Ltda
Release Date : 2001

Ontologia Conhecimento E Linguagem written by Ulysses Pinheiro and has been published by Mauad Editora Ltda this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2001 with Philosophy categories.




Ontologia Da Filosofia Representa O Do Conhecimento


Ontologia Da Filosofia Representa O Do Conhecimento
DOWNLOAD
Author : Mamede Lima-Marques
language : pt-BR
Publisher: Thesaurus Editora
Release Date : 2006

Ontologia Da Filosofia Representa O Do Conhecimento written by Mamede Lima-Marques and has been published by Thesaurus Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2006 with categories.


O[ontologia] [s]?. Histórico da Ontologia. Os gregos. Ainfluência mística da Idade Média. O modernismo. A visão de Leibniz. A filosofia inglesa do século XVII. Kant. O idealismo alemão. Século XIX. A fenomenologia. A lógica. Ontologia hoje. Impacto na Arquitetura da Informação. Alógica revisitada. Ontologia e representação do conhecimento. Considerações finais.



Ontologia Em Ci Ncia Da Informa O


Ontologia Em Ci Ncia Da Informa O
DOWNLOAD
Author : Mauricio Barcellos Almeida
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2021-09

Ontologia Em Ci Ncia Da Informa O written by Mauricio Barcellos Almeida and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-09 with Education categories.


Ao aprender inglês, espanhol ou qualquer outro idioma, uma pessoa não estuda todas as possibilidades da linguagem para apenas depois começar a usá-la. Inicia-se, em geral, com um “vocabulário básico”, o qual vai evoluindo a medida do uso e da interação. Não é tão diferente quando ao aprender uma linguagem “artificial”, também complexa e extensa, dotada de sintaxe e semântica específicas. Contudo, isso não parece ser levado em conta pela maioria dos livros sobre Web Semântica quando praticamente listam padrões técnicos repletos de símbolos desconhecidos. Existem muitos recursos à considerar na Web Semântica, mas o mais importante é a ontologia escrita em Web Ontology Language (OWL). O presente volume busca uma abordagem diferenciada e, por isso, não abrange tudo o que se pode fazer com OWL, nem mesmo todos os seus elementos. Materiais técnicos são facilmente obtidos na Web, ao contrário dos aspectos abordados aqui, ausentes na maioria das outras obras. Explica-se e exemplifica-se um conjunto de constructos – para representar entidades, relações e valores ̶ que engloba tudo o que é preciso para criar de ontologias OWL. Explicam-se também as bases do raciocínio automático, fornecendo um sumário de inferências padrão. O texto busca ser acessível aos não iniciados, sem desvalorizar a tradição reflexiva da Ciência da Informação.



Linguagem Conhecimento E Formas De Vida Em Wittgenstein


Linguagem Conhecimento E Formas De Vida Em Wittgenstein
DOWNLOAD
Author : Valério Hillesheim
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2022-08-19

Linguagem Conhecimento E Formas De Vida Em Wittgenstein written by Valério Hillesheim and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-08-19 with Social Science categories.


A filosofia de Wittgenstein pensa a relação entre linguagem, conhecimento e a vida. Para entender como estão relacionados, linguagem, conhecimento e a realidade, o filósofo faz a análise dos usos dos conceitos em diversos jogos de linguagem. O tema do conhecimento e os problemas a ele atrelados são discutidos à luz do debate com o filósofo Moore. O conhecimento é analisado não mais como um produto puro da mente, mas é compreendido como construído, descrito e expresso na linguagem. Não há conhecimento sem linguagem. A forma como os conceitos de saber e certeza são utilizados tem relação com as formas de vida. Elas são a base e o fundamento para entender as causas e razões relacionadas a uma epistemologia regionalizada e contextualizada. Em Wittgenstein, não há mais uma epistemologia autorreflexiva e mentalista, mas discursiva e relacionada aos seus modos de utilização na vida. O conhecimento é pensável a partir dos limites da linguagem e não mais a partir de limites lógicos e transcendentais como em Kant, por exemplo. Eu chamo essa forma de analisar o conhecimento de epistemologia crítico-discursiva. Essa atividade filosófica analisa a gramática dos usos de conceitos epistêmicos, como saber e certeza, atrelados às formas de vida. Isso está diretamente ligado à ideia de que o significado está no uso. O significado está no uso e o uso é a condição de possibilidade de avaliação dos limites do significativo e do não significativo, do relevante e do irrelevante. A atividade filosófica é assim, crítico-terapêutica, pois visa a eliminar os mal-entendidos da linguagem em geral e das ciências em particular. Os problemas são resolvidos a partir da identificação das causas ou razões que estão presentes na sua origem e a origem de tais problemas está no modo como usamos a linguagem. Para clarificar a compreensão do significado, as perguntas podem ser: como são usados os conceitos? Quais as formas e regras que coordenam esse uso? As ações linguísticas realizadas estão imbricadas de que modo com as formas de vida? Esclarecer esse tipo de questão é uma forma relevante e atual de entender a relação entre linguagem, conhecimento e realidade.



Linguagem E Conhecimento


Linguagem E Conhecimento
DOWNLOAD
Author : Adam Schaff
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1964

Linguagem E Conhecimento written by Adam Schaff and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1964 with categories.




Uma Ontologia Funcional De Reputa O Para Agentes


Uma Ontologia Funcional De Reputa O Para Agentes
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2005

Uma Ontologia Funcional De Reputa O Para Agentes written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2005 with categories.


Esta dissertação propõe uma Ontologia Funcional de Reputação para agentes. Tal ontologia representa uma parte do conhecimento científico sobre reputação provido tanto pelas Ciências Humanas quanto pelos trabalhos em Inteligência Artificial. Seu objetivo é oferecer uma perspectiva funcional para a representação e análise da reputação como mecanismo de controle social em sociedades de agentes, de forma a sustentar a implementação de modelos de reputação para agentes. A Ontologia Funcional de Reputação foi construída a partir das categorias de conhecimento da Ontologia Funcional do Direito, proposta por Valente (1995), e utiliza a categorização de conceitos definida para o mundo jurídico para a representação do mundo social. A ontologia foi codificada em OWL DL, uma linguagem formal baseada em lógica descritiva. Uma vez construída a ontologia, os conceitos utilizados por diversos modelos e sistemas de reputação foram utilizados na sua avaliação. A utilização de um motor de inferência permitiu comparar estes conceitos, representados por meio de classes OWL, com as classes da ontologia. Tal comparação permite avaliar, de modo preliminar, a adequação do uso da Ontologia Funcional de Reputação como uma possível interlingua entre diversos agentes heterogêneos, cada qual utilizando um modelo de reputação diferente, que necessitam interoperar.



A Ontologia Do Conhecimento Em Ser E Tempo


A Ontologia Do Conhecimento Em Ser E Tempo
DOWNLOAD
Author : Carolina de Brito Oliveira
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-04-23

A Ontologia Do Conhecimento Em Ser E Tempo written by Carolina de Brito Oliveira and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-04-23 with Philosophy categories.


O objetivo deste trabalho é mostrar que a questão do conhecimento exposta na obra Ser e Tempo de Martin Heidegger é tratada no âmbito da ontologia enquanto fenomenologia e hermenêutica. Baseados na crítica deste autor à teoria do conhecimento cartesiana e à verdade-adequação, evidenciamos que esta modalidade de verdade se fundamenta no modo de verdade como desvelamento. Consideramos que a verdade-desvelamento é originária da verdade-adequação porque ela expõe modos de ser. Como a questão do conhecimento, na filosofia, passa por uma determinada concepção de verdade, mostramos que o conhecimento é derivado da verdade-desvelamento.



Filosofia Do Direito Uma Cr Tica Verdade Na Tica E Na Ci Ncia Em Contraposi O Ontologia De Nicolai Hartmann


Filosofia Do Direito Uma Cr Tica Verdade Na Tica E Na Ci Ncia Em Contraposi O Ontologia De Nicolai Hartmann
DOWNLOAD
Author : João Maurício Adeodato
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2013

Filosofia Do Direito Uma Cr Tica Verdade Na Tica E Na Ci Ncia Em Contraposi O Ontologia De Nicolai Hartmann written by João Maurício Adeodato and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2013 with categories.


La 4e de couverture indique : "Além de ser uma introdução à filosofia do direito, a obra é desenvolvida a partir de um profundo debate de teses filosóficas, cujo fio condutor é o pensamento do filósofo Nicolai Hartmann. Há dois principais eixos de conteúdo: (1) a teoria do conhecimento, ou seja, a relação que o sujeito estabelece com o mundo e a possibilidade de chegar a um conhecimento verdadeiro no direito; (2) a ética como conhecimento prático distinto do conhecimento científico. O autor se oporá às ideias de Hartmann justamente no primeiro eixo, que têm consequências para o segundo: enquanto Hartmann defende que é possível conhecer a essência das coisas do mundo (ontologia), João Maurício Adeodato defende a tese de que nosso conhecimento é necessariamente mediado pela linguagem e, assim, não faria sentido pressupor algo como "a essência natural das coisas"."



Realismo E Naturalismo Em Quine


Realismo E Naturalismo Em Quine
DOWNLOAD
Author : Marcos Bulcao
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2009-03-10

Realismo E Naturalismo Em Quine written by Marcos Bulcao and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2009-03-10 with categories.


Este livro de Marcos Bulc�o -- "Realismo e Naturalismo em Quine: por um empirismo sem dogmas" -- aborda com profundidade a doutrina epistemol�gica e ontol�gica de um dos maiores fil�sofos do s�culo XX, se n�o o maior, Willard van Orman Quine. No universo da filosofia anal�tica, Quine � um dos raros fil�sofos -- juntamente com Carnap, por certo -- que nos legou um sistema filos�fico, � maneira dos cl�ssicos. Com efeito, a obra filos�fica de Quine aborda, de modo abrangente e articulado, interconectando-os ordenadamente, alguns dos problemas mais candentes da filosofia contempor�nea, tais como a natureza do conhecimento e da ci�ncia, a rela��o entre ci�ncia e filosofia, entre ci�ncia e ontologia, entre conhecimento e linguagem, entre conhecimento e experi�ncia, o papel e o estatuto da l�gica, a quest�o da falibilidade do conhecimento, a no��o de progresso da investiga��o cient�fica. Esses problemas todos, Marcos Bulc�o os estuda e examina com cuidado neste livro, � luz da reconstru��o, que empreende com compet�ncia e �xito, do sistema doutrin�rio quineano.(...) Este livro � uma contribui��o muito importante para o estudo e a compreens�o da obra de Quine, al�m de tamb�m constituir uma introdu��o filos�fica ao pensamento desse autor. � um livro de filosofia que honra a produ��o filos�fica brasileira.Oswaldo Porchat - Professor Em�rito (Universidade de S�o Paulo)



Um M Todo Baseado Em Ontologias Para Explicita O De Conhecimento Derivado Da An Lise De Redes Sociais De Um Dom Nio De Aplica O


Um M Todo Baseado Em Ontologias Para Explicita O De Conhecimento Derivado Da An Lise De Redes Sociais De Um Dom Nio De Aplica O
DOWNLOAD
Author : Renato Balancieri
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2010

Um M Todo Baseado Em Ontologias Para Explicita O De Conhecimento Derivado Da An Lise De Redes Sociais De Um Dom Nio De Aplica O written by Renato Balancieri and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2010 with categories.


A Análise de Redes Sociais (ARS) permite compreender a dinâmica de relações, identificar fluxos de informação, mecanismos e agentes de poder e analisar ambientes complexos de interações. Os métodos de ARS, portanto, para apresentarem seus resultados necessitam de um especialista em ARS que possa traduzir os índices produzidos na linguagem do domínio do problema analisado. Esta dependência do especialista em ARS limita a aplicabilidade do instrumento a situações em que ele está disponível. A engenharia do conhecimento e a engenharia de ontologias têm viabilizado a explicitação de conhecimentos associados a tarefas intensivas em conhecimento. A ARS é um tipo de tarefa intensiva em conhecimento, pois cabe ao seu especialista derivar novos conhecimentos sobre um domínio estudado, a partir do que ele conhece dos elementos da ARS. Nesta tese propõe-se um método baseado em ontologias para que os resultados da ARS sejam apresentados na linguagem do domínio de sua aplicação. O método proposto está baseado em três ontologias: uma para codificar o problema a ser tratado (ontologia de domínio), outra que codifica medidas da ARS (ontologia de tarefa) e uma terceira para codificar as deduções que o especialista em ARS realiza quando descreve o significado das medidas no âmbito do domínio estudado (ontologia de aplicação). Neste trabalho também é apresentada a verificação da aplicabilidade do método proposto em um domínio do conhecimento de CT&I e a compara com os resultados produzidos por uma ferramenta de ARS para este mesmo domínio. Além disso, o trabalho apresenta uma pesquisa empírica de opinião de usuários de conhecimento no domínio da CT&I, com o objetivo de conhecer a visão destes usuários quanto à compreensibilidade dos resultados apresentados pelo método proposto e, em particular, sua comparação com os resultados apresentados por método convencional de ARS.