[PDF] Para Pensar O Desenvolvimento Sustent Vel - eBooks Review

Para Pensar O Desenvolvimento Sustent Vel


Para Pensar O Desenvolvimento Sustent Vel
DOWNLOAD

Download Para Pensar O Desenvolvimento Sustent Vel PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Para Pensar O Desenvolvimento Sustent Vel book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Para Pensar O Desenvolvimento Sustent Vel


Para Pensar O Desenvolvimento Sustent Vel
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1993

Para Pensar O Desenvolvimento Sustent Vel written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1993 with Economic development categories.




Pensamento Ecol Gico


Pensamento Ecol Gico
DOWNLOAD
Author : Vilmar Sidnei Demamam Berna
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2006

Pensamento Ecol Gico written by Vilmar Sidnei Demamam Berna and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2006 with Environmental responsibility categories.


O movimento ambientalista, respaldado em inúmeros relatórios científicos, denuncia a destruição sem precedentes dos recursos naturais fundamentais à vida. É urgente lutar em favor de um novo modelo de desenvolvimento, em que os meios de produção e de consumo sejam sustentáveis. Essa a grande tarefa do jornalismo ambiental, em que se insere o livro de Vilmar Berna, expressão de uma ação global do autor em favor da defesa do meio ambiente, em vista de uma mudança radical em nossas políticas públicas. De fato, quando se questiona com fundamentos nosso modelo de desenvolvimento 'ecologicamente predatório, socialmente perverso e politicamente injusto', abala-se a estrutura dos sistemas políticos e econômicos vigentes. A defesa da mudança na direção da sustentabilidade, nos obriga a demonstrar que o velho paradigma está ultrapassado e a sinalizar rumo e perspectiva para a sociedade. Em sete capítulos o autor mostra que o planeta sobreviverá, mas a questão é saber se sobreviveremos com ele. Propõe então um programa bem articulado de educação ambiental, formando uma cidadania ambiental, através dos meios de comunicação, e estabelecendo uma constante preocupação ambiental na gestão da coisa pública. Só assim se poderão enfrentar com sucesso os grandes problemas ambientais, como a questão da água, da biodiversidade, da emissão de carbono para a atmosfera, dos desafios energéticos, da favelização planejada, da caça , mesmo quando dita ecológica e, finalmente, da Mata Atlântica. Completam o volume quatro entrevistas a graduandos em jornalismo e à Revista Marketing, sobre marketing ecológico no Brasil.



Solidariedade E Organiza Es


Solidariedade E Organiza Es
DOWNLOAD
Author : Genauto Carvalho de França Filho
language : pt-BR
Publisher: SciELO - EDUFBA
Release Date : 2020-01-01

Solidariedade E Organiza Es written by Genauto Carvalho de França Filho and has been published by SciELO - EDUFBA this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-01-01 with Business & Economics categories.


Este livro parte de um diagnóstico crítico sobre a dupla insustentabilidade que tem caracterizado a dinâmica do desenvolvimento das sociedades contemporâneas: a crise ambiental e o aumento das desigualdades. Tais condições têm revelado um déficit de solidariedade tanto na relação dos seres humanos com a natureza, quanto na relação das pessoas entre si. É assim que o livro funda sua reflexão num paradoxo importante relativo ao lugar da solidariedade nas sociedades atuais: nunca antes houve tanta necessidade de fortalecê-la, tanto no plano nacional quanto internacional, e a reflexão a seu propósito jamais foi tão eludida, tão desconhecida, para não dizer tão desacreditada. Após salientar como a solidariedade foi invisibilizada na construção do conhecimento sobre as organizações e a gestão, o livro explora a emergência de práticas organizacionais inovadoras visando responder aos dilemas dessa dupla insustentabilidade. São os desafios e potencialidades contidos numa outra economia que nos convida a refletir sobre uma outra gestão.



O Peso Das Palavras O Choque Dos Ideais


O Peso Das Palavras O Choque Dos Ideais
DOWNLOAD
Author : Eduardo Augusto da Silva
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2023-09-05

O Peso Das Palavras O Choque Dos Ideais written by Eduardo Augusto da Silva and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-09-05 with Science categories.


O livro O peso das palavras, o choque dos ideais convida o leitor a desvendar o verdadeiro sentido da construção do conceito de desenvolvimento sustentável (DS) e a percorrer diversos caminhos, alguns deles incômodos, que se impõem na trajetória para um mundo, não necessariamente melhor, mas urgente para a permanência da humanidade no planeta. A ideia da sustentabilidade transpõe as paredes das organizações e as obriga a enfrentar demandas antes relegadas exclusivamente ao Poder Público. Impõe-se o compartilhamento na solução conjunta entre sociedade, governos, empresas, organizações da sociedade civil, grupos organizados etc., como um dos caminhos para reverter consequências do estilo de produção vigente. Qual a defesa contra aqueles que consideram o desenvolvimento sustentável uma falácia? Quais os argumentos plausíveis contrários quando se consegue provar que visamos ao crescimento em detrimento da radicalização das diferenças sociais: o mercado como aprofundamento das desigualdades? É preciso ter coragem para assumir que, enquanto houver pobreza no mundo, não haverá sustentabilidade. Pobreza quer dizer privação de capacidades básicas e não apenas baixa renda. Para que haja efetivamente desenvolvimento, é necessário que se eliminem as privações de liberdade. A natureza humana é o principal vetor da resistência para a revisão de valores, por isso se acredita que há dificuldade para uma nova perspectiva que implique retornos de melhoria real no modo de vida social e, ao mesmo tempo, trate dos recursos naturais de forma inteligente. Esses são alguns dos trechos do livro, que têm a ousadia de questionar a forma de pensarmos o mundo e confrontá-la com as efetivas práticas do ser humano no caminho do desenvolvimento sustentável. De linguagem dinâmica e provocativa, mas baseada em pesquisa científica séria, comprometida com uma discussão profunda e responsável, esta obra é uma excelente fonte de estudos para os profissionais envolvidos com o desenvolvimento sustentável, sejam eles especialistas, consultores, professores de diversas áreas, como: administração, comunicação, economia, ecologia, ciências sociais e biológicas e diversas outras áreas importantes focadas na relação homem-planeta Terra.



Pensamento Complexo Suas Aplica Oes A Lideran A


Pensamento Complexo Suas Aplica Oes A Lideran A
DOWNLOAD
Author : HUMBERTO MARIOTTI
language : pt-BR
Publisher:
Release Date :

Pensamento Complexo Suas Aplica Oes A Lideran A written by HUMBERTO MARIOTTI and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.


Este livro expõe o que o autor acredita ser necessidade de uma outra forma de pensar - o pensamento complexo. Para Humberto Mariotti, substituir o pensamento linear-cartesiano pelo não linear, ou pensamento sistêmico - que se originou da biologia -, seria incorrer no erro oposto. Para ele, o pensamento complexo é essencialmente a integração do pensamento linear-cartesiano e do pensamento sistêmico, pois cada um é isoladamente necessário, porém não suficiente para se lidar com a complexidade, a diversidade e a imprevisibilidade do mundo, em especial no seu moderno estágio de desenvolvimento.



Caminhos Para O Desenvolvimento Sustent Vel


Caminhos Para O Desenvolvimento Sustent Vel
DOWNLOAD
Author : Ignacy Sachs
language : en
Publisher: Editora Garamond
Release Date : 2000

Caminhos Para O Desenvolvimento Sustent Vel written by Ignacy Sachs and has been published by Editora Garamond this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2000 with Nature categories.


Um estudo imprescindível para para os nossos dias. Sobre o autor, escreve Cristovam Buarque: “... de Ignacy Sachs, recebi a mais forte influência na descoberta do valor da Natureza e, sobretudo, na compreensão de que esse valor não pode ser pensado desvinculado do papel da tecnologia. Como seu aluno, no final dos anos 60, aprendi a abrir meu universo de reflexão para uma heterodoxia crítica, sem cair nas armadilhas do preconceito e comprometida com o tempo real; assumi o ditame do rigor das análises e a necessidade de casar minhas preocupações universais com o entendimento do local. Aprendi o valor da generosidade que todo aquele que se diz humanista deveria aprender de Ignacy Sachs.”



A In Sustentabilidade Do Desenvolvimento


A In Sustentabilidade Do Desenvolvimento
DOWNLOAD
Author : Mirian Cláudia Lourenção Simonetti
language : pt-BR
Publisher: Editora Oficina Universitária
Release Date : 2011-03-23

A In Sustentabilidade Do Desenvolvimento written by Mirian Cláudia Lourenção Simonetti and has been published by Editora Oficina Universitária this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2011-03-23 with Social Science categories.


Os textos reunidos nesta coletânea têm por eixo norteador os temas do título A(in)sustentabilidade do desenvolvimento: meio ambiente, agronegócio e movimentos sociais, onde se procurou refletir sobre a viabilidade e as consequências do desenvolvimento sustentável no mundo contemporâneo. Edgar Morin, em fins do século passado, alertava para o fato de estarmos enfermos do desenvolvimento. Para o autor, ele se revela contaminante da natureza e das culturas. O que fazer? É suficiente criticar o mal desenvolvimento e redefini-lo? Procurar outro desenvolvimento, tal como desenvolvimento humano, social, sustentável, alternativo? Nesta procura por outro desenvolvimento, o esforço de re-conceituação descobre e incorpora novos adjetivos que qualificam o essencial, desenvolvimento, uma idéia tragicamente subdesenvolvida (MORIN, 1993). Os textos se dividem em dois grandes blocos. No primeiro deles Visões da natureza, são apresentados temas teóricos mais amplos sobre a diversidade de visões das naturezas. No texto Notas sobre o pensamento futuro e o saber indígena o autor Sergio Augusto Domingues lança mão das contribuições de autores da antropologia e filosofia, com o objetivo de realizar um dialogo entre esses autores e os saberes indígenas em torno da catástrofe ecológica. O objetivo da investigação reside na possibilidade dar visibilidade a outros saberes, sobretudo os saberes dos líderes espirituais e pensadores indígenas no trato com o meio ambiente e com a natureza. Para o autor, o diálogo com os saberes indígenas sobre as catástrofes ambientais pode abrir espaço para um pensamento múltiplo, nômade e planetário.



Meio Ambiente Desenvolvimento Sustent Vel E Pol Ticas P Blicas


Meio Ambiente Desenvolvimento Sustent Vel E Pol Ticas P Blicas
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1997

Meio Ambiente Desenvolvimento Sustent Vel E Pol Ticas P Blicas written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1997 with Environmental economics categories.




Perspectiva Do Desenvolvimento Sustent Vel


Perspectiva Do Desenvolvimento Sustent Vel
DOWNLOAD
Author : Ana Paula Gomes Soares
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2019-09-18

Perspectiva Do Desenvolvimento Sustent Vel written by Ana Paula Gomes Soares and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2019-09-18 with Science categories.


Diversas mudanças ambientais vêm ocorrendo na sociedade oriundas da globalização, percebendo assima necessidade de serem trabalhadas essas mudanças vem ocorrendo então diversas conferências mundiais a respeito do desenvolvimento sustentável (DS), tais como Estocolmo em 1972, Eco-92, Rio+10, Rio+20 e as COPs Conferências das Partes, onde abordam temas a respeito desses problemas na tentativa de propor melhorias através da aprovação de diretrizes e metas, visando o DS (VASCONCELOS; CONCEIÇÃO; FREITAS, 2012). No conceito DS ainda há muito a ser discutido e trabalhado, pois em alguns casos pode soar contraditório para muitos ainda, pois une os termos “desenvolvimento” e “sustentabilidade” e não possui de fato um conceito concreto, porém em sua essência de acordo com Romeiro (2012) a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1991 definiu o tema como, a procura da sociedade atender os déficits e aspirações da atualidade de forma que não comprometa a geração futura de satisfazer as suas próprias. De acordo com os autores Brasil (1997); Mattos (2008); Piga; Mansano (2015), os problemas ambientais passaram a ganhar maior notoriedade, há movimentos ambientalistas, e desde a implantação da educação ambiental na legislação, o tema vem tomando proporções maiores, sendo discutido em congressos e conferências como os eventos supracitados, e as leis começaram a ser aprovadas a respeito da educação ambiental, alguns países começaram a se mobilizar frente as questões ambientais. Somente em 1987 de acordo com Cmmad (1991); Moura (2012); Severo; Guimarães (2014) o termo DS foi criado no relatório de Brundtland, pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o desenvolvimento (CMMAD), sendo marcado como um dos principais relatórios, objetivando possibilitar maior conservação e uso racional dos recursos naturais, permitindo um crescimento racional com mudanças de qualidade e maior satisfação das necessidades essenciais como energia, água, emprego, saneamento básico, alimento e garantia de um nível sustentável da população. De acordo com Brasil (1997) faz-se necessário também a busca por ideias inovadoras e alternativas de minimização da exploração dos recursos naturais a partir de projetos coletivos, mobilização de alunos na escola através de práticas sustentáveis, bem como a divulgação do conhecimento científico a respeito da sustentabilidade como um eixo transversal para ser trabalhado em sala de aula de forma que permita maior sensibilização dos alunos visualizando, compreendendo e procurando desenvolver possíveis soluções a respeito dos problemas relacionadas as necessidades essenciais citada anteriormente. Assim há necessidade de integrar mais a sociedade sobre esse assunto, e é de fato necessária a preocupação e a sensibilização da mesma frente ao DS, através da inserção da educação científica (FOUREZ, 1995; MOURA, 2012). Sendo necessário assim, se atentar para a necessidade de cuidar do bem estar social, econômico e ambiental, para que seja adquiridas condições de vida adequada à sociedade a partir do exercício da cidadania, tendo como base um maior acesso a informação relacionando a ciência e sociedade de maneira que tenha ao menos garantia de que as necessidades básicas sejam adquiridas (VEIGA, 2005; OLIVEIRA, 2013). Há algum tempo vem-se discutindo a respeito da questão ambiental no Brasil bem como, sobre a relevância da educação científica para melhoria na qualidade de vida, essa qualidade é marcada por inúmeras definições, incluindo fatores relacionados à saúde, bem-estar físico e emocional, porém estão ligadas diretamente se as condições sociais e econômicas estão sendo atendidas por meio das políticas publicas, permitindo a satisfação ou não da sociedade, visando à educação como ponto de partida para qualquer mudança social (BRASIL, 1997; ROITMAN, 2007; PEREIRA; TEIXEIRA; SANTOS, 2012; GUSMÃO, 2015). É importante destacar a relevância da educação científica para a população,a ampliação da percepção sobre a própria qualidade de vida e possuem maior criticidade a partir do conhecimento a cerca de suas ações no meio ambiente, tornando os indivíduos mais críticos, informados e assim, mais capacitados para resolver os problemas presentes na sociedade. Para atingir essa almejada qualidade de vida é necessário o acesso a informação, esse vai assim desde o saber ler e interpretar um rótulo de embalagens, a compreender o motivo de necessitar manter hábitos saudáveis de higiene, até a lutar e exigir por seus direitos como cidadão dentro de uma sociedade (WERTHEIN; CUNHA, 2005; DEMO, 2010; OLIVEIRA, 2013). Partindo desse pressuposto, o sujeito passa a ser pensante e atuante nas decisões da sociedade e das suas próprias, isso faz com que, a partir do momento que o indivíduo conhece a proposta do DS, passe a entender melhor o contexto e a gravidade dos problemas relacionados ao meio ambiente compreendendo que a relação não é estritamente ambiental, mas também socioeconômica (ROMEIRO, 2012). Dessa forma percebe-se a falta de informação como um dos principais problemas atualmente, pois a sociedade continua assim a sofrer com problemas como a fome, a crise, violência, a desigualdade social, onde está ligado diretamente com o agravo na saúde da população, entre outras questões que podem ser amenizadas se a sociedade passar a ter um maior acesso a esse conhecimento de qualidade através da educação científica (SEN, 2010; ALMEIDA; JESUS, 2013). A educação científica vem então a ser um ponto crucial, a qual permite levar um conhecimento mais sólido e preciso para a sociedade, permitindo alfabetizá-la cientificamente, nesse sentido possibilitando maior acesso a informações relevantes passando a ter um pensamento crítico e inteira capacidade de realizar mudanças significativas frente a tomadas de decisões conscientes, sobre assuntos que envolvam o DS e outros temas relevantes dos contextos, tanto social, como econômico, político e ambiental (VASCONCELOS; CONCEIÇÃO; FREITAS, 2012; CAMARGO, 2013). Dessa maneira, é possível afirmar que é necessário educar cientificamente em sentido amplo, para que os indivíduos sejam portadores de uma formação que possa instrumentalizá-los ao longo de sua vida, adquirindo uma postura autônoma, consoante com os anseios da sociedade, permitindo uma elevação na qualidade de vida. Contudo, para isso, a educação científica precisa abranger todos os níveis e modalidades de ensino, sendo este um requisito da democracia e do DS (DEMO, 2010; AMOEDO; MELO; MODA; TERÁN; SOUZA, 2016). Todos esses argumentos mostram a importância deste estudo a respeito da relação entre o DS e a educação científica, ambas promovendo a da melhoria da qualidade de vida, através do maior acesso a informação levando responsabilidade para com o futuro ambientalmente sadio do mundo e das pessoas (VEIGA, 2005; MOURA, 2012). Assim é de extrema importância analisar o contexto histórico a cerca do DS, para uma melhor compreensão sobre o mesmo, assim como, sobre a contribuição da educação científica para a sociedade. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como principal objetivo analisar como o DS, através da educação científica, permite uma melhoria na qualidade de vida da sociedade como um todo. Segue ainda com os objetivos específicos de analisar as pesquisas brasileiras de 1997 a 2017 sobre DS, descrever as principais legislações vigentes no Brasil criadas para garantir o DS, identificar os marcos históricos a partir dessa análise bibliográfica, entender conceitos a respeito da educação científica e do DS, e analisar a relação entre ambos, compreender a importância de trabalhar a educação científica no âmbito social, cultural e biológico, compreendendo a interação entre meio ambiente e a qualidade de vida.



O Desenvolvimento Sustent Vel Em Foco


O Desenvolvimento Sustent Vel Em Foco
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher: Annablume
Release Date : 2006

O Desenvolvimento Sustent Vel Em Foco written by and has been published by Annablume this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2006 with Sustainable development categories.