[PDF] Pol Ticas Culturais E Povos Ind Genas - eBooks Review

Pol Ticas Culturais E Povos Ind Genas


Pol Ticas Culturais E Povos Ind Genas
DOWNLOAD
READ

Download Pol Ticas Culturais E Povos Ind Genas PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Pol Ticas Culturais E Povos Ind Genas book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Pol Ticas Culturais E Povos Ind Genas


Pol Ticas Culturais E Povos Ind Genas
DOWNLOAD
READ
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2014

Pol Ticas Culturais E Povos Ind Genas written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2014 with Brazil categories.




Pol Ticas Culturais E Povos Ind Genas


Pol Ticas Culturais E Povos Ind Genas
DOWNLOAD
READ
Author : Manuela Carneira da Cunha
language : pt-BR
Publisher: Editora UNESP
Release Date : 2020-05-14

Pol Ticas Culturais E Povos Ind Genas written by Manuela Carneira da Cunha and has been published by Editora UNESP this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-05-14 with Social Science categories.


"Há políticas culturais para os índios e há políticas culturais dos índios. Não são a mesma coisa." O presente livro reúne dezenove ensaios que procuram distinguir e debater as políticas culturais feitas para os índios, as feitas pelos índios e aquelas que de alguma maneira os envolvem.São observadas não apenas tais políticas, mas também seus pontos de cruzamento e seus efeitos conjugados.



Pol Ticas Culturais E Povos Ind Genas


Pol Ticas Culturais E Povos Ind Genas
DOWNLOAD
READ
Author : Manuela Carneiro da Cunha
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2016

Pol Ticas Culturais E Povos Ind Genas written by Manuela Carneiro da Cunha and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2016 with Indians of South America categories.


O presente livro reúne dezenove ensaios que procuram distinguir e debater as políticas culturais feitas para os índios, as feitas pelos índios e aquelas que de alguma maneira os envolvem. São observadas não apenas tais políticas, mas também seus pontos de cruzamento e seus efeitos conjugados.



Pol Ticas P Blicas De Preserva O Do Patrim Nio Cultural E Da Mem Ria Social


Pol Ticas P Blicas De Preserva O Do Patrim Nio Cultural E Da Mem Ria Social
DOWNLOAD
READ
Author : Karla Maia
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2024-03-08

Pol Ticas P Blicas De Preserva O Do Patrim Nio Cultural E Da Mem Ria Social written by Karla Maia and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-03-08 with Social Science categories.


Você sabe por que a preservação cultura é tão importante? Esta obra levará o leitor, por meio da análise das Políticas Públicas do Estado do Amazonas, a conhecer a importância da preservação do patrimônio cultural dos Povos Indígenas do Vale do Javari, no período de 1988 até os dias atuais. Identificando como o Amazonas incorpora as teorias da cultura na construção e implementação dessas Políticas Públicas. No primeiro capítulo, o leitor conhecerá o levantamento histórico dos Povos Indígenas no Brasil até chegarmos à contextualização e localização dos Povos Indígenas do Vale do Javari. No segundo capítulo, explicaremos as culturas como forma de identificação e identidade dos povos, a aplicação do conceito de cultura e sua perspectiva como direito fundamental. No terceiro capítulo, serão expostos o conceito de Políticas Públicas, sua origem, suas fases e sua importância para o direito e para a sociedade. No quarto capítulo e último capítulo, apresentamos o relatório da pesquisa documental que fizemos junto à Secretaria de Cultura e à Fundação Estadual do Índio do Amazonas, além de órgãos oficiais nacionais e da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari. Portanto, a obra em tela partiu do pressuposto de que, atualmente, a cultura não é fomentada ou protegida, conforme previsão Constitucional, apesar de sua importância para o reconhecimento de um povo.



Desafios Para Uma Educa O Superior Para Os Povos Ind Genas No Brasil


Desafios Para Uma Educa O Superior Para Os Povos Ind Genas No Brasil
DOWNLOAD
READ
Author : Antonio Carlos de Souza Lima
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2007

Desafios Para Uma Educa O Superior Para Os Povos Ind Genas No Brasil written by Antonio Carlos de Souza Lima and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2007 with categories.




Escolariza O Do Povo Karitiana


Escolariza O Do Povo Karitiana
DOWNLOAD
READ
Author : Alécio Valois Pereira de Araújo
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2023-02-07

Escolariza O Do Povo Karitiana written by Alécio Valois Pereira de Araújo and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-02-07 with Education categories.


A obra analisa as políticas públicas no campo da educação escolar que o Estado Brasileiro oferta aos povos indígenas, mais precisamente, as desenvolvidas por Rondônia, tendo como marco temporal a promulgação da Constituição Brasileira de 1988, da Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira de 1994, bem como as legislações correlatas ao tema, em uma perspectiva de um povo indígena. O problema é analisar o modo como os indígenas percebem as políticas de educação escolar indígena implementadas pelo Estado. Parte-se da premissa de que, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, houve uma mudança paradigmática no que se refere à relação entre o Estado Brasileiro e os povos indígenas. Para atingir os objetivos, utilizou-se de uma metodologia dinâmica, em que não o método, mas métodos devem ser adquiridos em conformidade com as necessidades surgidas ao longo da trajetória, pois trata-se de um caminho que se faz no próprio caminhar. Isso não significa afirmar que não houve programação de uma metodologia para a tessitura desta tese, caminhamos em perspectiva de complementariedade e do diálogo intercultural, sempre com o olhar histórico. O resultado aponta a escola indígena sendo consequência da luta dos povos indígenas que a torna um espaço de disputas de valores culturais, um espaço de fronteira simbólica.



Diz O Ndio


 Diz O Ndio
DOWNLOAD
READ
Author : Rafael Rogério Nascimento dos Santos
language : pt-BR
Publisher: Paco e Littera
Release Date : 2021-09-17

Diz O Ndio written by Rafael Rogério Nascimento dos Santos and has been published by Paco e Littera this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-09-17 with History categories.


Nos últimos anos temos acompanhado o crescente número de estudantes indígenas que acessam as escolas e as universidades dos "brancos". Ao dominar nossos códigos culturais, eles fortalecem suas lutas pela garantia de seus direitos, o que faz muitos brasileiros afirmarem que "os índios de hoje estão mais espertos". O que Rafael Rogério nos revela em seu livro "Diz o índio...": Políticas indígenas no Vale Amazônico (1777-1798) que essa esperteza dos índios é muito mais antiga. Diante do profundo choque cultural provocado pelo contato que ameaçava o modo de vida dessa população, restava a estes povos aprender a se apropriar dos códigos do colonizador, de modo a garantir e ampliar os direitos que a legislação lhes reservava. Assim, foram muitos os casos em que os índios do vale amazônico, no período colonial, acessaram a justiça denunciando arbitrariedades ou reivindicando o direito de transitar nos espaços coloniais sem embaraços. Tradicionalmente invisibilizados, vistos como "povos sem história", estes homens e mulheres são habilmente recuperados pelo autor em sua condição de sujeitos históricos, impondo limites ao projeto colonizador, ora celebrando conquistas, ora negociando perdas. Desse modo, "Diz o índio..." nos revela vozes silenciadas de povos que sempre tiveram muito o que dizer. (Prof. Márcio Couto Henrique, Professor Associado | Universidade Federal do Pará)



Maquinaria Da Unidade Bordas Da Dispers O


Maquinaria Da Unidade Bordas Da Dispers O
DOWNLOAD
READ
Author : Antonio Carlos de Souza Lima
language : pt-BR
Publisher: 7Letras
Release Date : 2022-03-28

Maquinaria Da Unidade Bordas Da Dispers O written by Antonio Carlos de Souza Lima and has been published by 7Letras this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-03-28 with Political Science categories.


Uma Antropologia do Estado com alto teor de reflexão teórica e envolvimento etnográfico é o que oferecem com maestria os textos dos organizadores e autores deste livro. Sua leitura é um convite e um desafio ao diálogo entre antropólogos, cientistas políticos e sociólogos que se debruçam sobre as práticas estatais. O Estado, suas políticas e seus efeitos , sua unidade e sua dispersão, são analisados em seus contextos brasileiro e latino-americano em algumas áreas diversas: política indigenista, políticas culturais e a relação do Estado com a religião. A principal enunciação teórica é concisa: os Estados não são formados de uma vez por todas. Contrapõe-se assim à a noção de Estado como "ser", ou "ente coeso", presente na linguagem cotidiana e jurídica e que muitas vezes se deixa aparecer como tal na linguagem das ciências sociais. Embora concisa, a enunciação é altamente complexa. Leva a sério que os vários momentos e faces do Estado e das suas práticas políticas respondem a jogos constantes de correlações de forças entre classes, etnias, raças e gêneros. O Estado visto como processo, e não como ente, permite a articulação do passado, do presente e do futuro, de tal modo que formas antigas coloniais podem ser reveladas ao se apresentarem com novas roupagens no período pós-colonial. Antonio Carlos de Souza Lima, ao analisar a gestação (formação) e a gerência do poder tutelar sobre os povos indígenas introduzida e regulamentada pelo Estado brasileiro sob o regime republicano nos anos 1910/20 do século passado, revela, de forma clara, os princípios da colonialidade advindas do passado e suas atualizações colonialistas presentificadas. Se o jogo de correlações de forças sociais sempre presentes pressupõe a produção de hegemonia e a produção de desigualdades e exclusão de alteridades, não há espaço teórico para entender a hegemonia produzida como rei cada. Há espaço teórico para analisar o impacto dos movimentos contra-hegemônicos de segmentos subalternos que buscam o acesso a direitos, assim como o impacto dos movimentos de elites que busquem mais privilégios, mais poder e imponham maior desigualdade. O Estado não é assim redutível a um entendimento como se fosse apenas o exercício de "tecnologias de poder" sobre "os dominados". Embora as práticas estatais sejam exercidas como tecnologias de poder, impactam diferentemente os segmentos sociais e não são impermeáveis a transformações contínuas ou disruptivas. Está em jogo tanto a expansão da democratização como a configuração de um Estado autoritário. O último capítulo e o posfácio se voltam para o atual momento político no Brasil. Um governo que busca um poder autoritário produz o paradoxo de um notório desmonte de instituições estatais que até então se voltavam para a defesa (ainda que parcial e precária) dos povos indígenas, dos quilombolas e do meio ambiente. Não só: lado a lado, notório desmonte das instituições em favor dos direitos humanos, de instituições científicas, de ataque aos antropólogos que parecem estar "incomodando" e de uma necrofilia produzida pelo descaso em relação à pandemia. Lia Zanotta Machado Professora Emérita Universidade de Brasília



Medicinas Ind Genas E As Pol Ticas Da Tradi O


Medicinas Ind Genas E As Pol Ticas Da Tradi O
DOWNLOAD
READ
Author : Luciane Ouriques Ferreira
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2013

Medicinas Ind Genas E As Pol Ticas Da Tradi O written by Luciane Ouriques Ferreira and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2013 with Childbirth categories.




Indigenism


Indigenism
DOWNLOAD
READ
Author : Alcida Rita Ramos
language : en
Publisher: Univ of Wisconsin Press
Release Date : 1998

Indigenism written by Alcida Rita Ramos and has been published by Univ of Wisconsin Press this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1998 with History categories.


Indigenous people comprise only 0.2% of Brazil's population, yet occupy a prominent role in the nation's consciousness. In her important and passionate new book, anthropologist Alcida Ramos explains this irony, exploring Indian and non-Indian attitudes about interethnic relations. Ramos contends that imagery about indigenous people reflects an ambivalence Brazil has about itself as a nation, for Indians reveal Brazilians' contradiction between their pride in ethnic pluralism and desire for national homogeneity. Based on her more than thirty years of fieldwork and activism on behalf of the Yanomami Indians, Ramos explains the complex ideology called indigenism. She evaluates its meaning through the relations of Brazilian Indians with religious and lay institutions, non-governmental organizations, official agencies such as the National Indian Foundation as well as the very discipline of anthropology. Ramos not only examines the imagery created by Brazilians of European descent--members of the Catholic church, government officials, the army and the state agency for Indian affairs--she also scrutinizes Indians' own self portrayals used in defending their ethnic rights against the Brazilian state. Ramos' thoughtful and complete analysis of the relation between indigenous people of Brazil and the state will be of great interest to lawmakers and political theorists, environmental and civil rights activists, developmental specialists and policymakers, and those concerned with human rights in Latin America.