[PDF] Produ O De Subjetividade E Gest O Em Saude - eBooks Review

Produ O De Subjetividade E Gest O Em Saude


Produ O De Subjetividade E Gest O Em Saude
DOWNLOAD

Download Produ O De Subjetividade E Gest O Em Saude PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Produ O De Subjetividade E Gest O Em Saude book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Produ O De Subjetividade E Gest O Em Saude


Produ O De Subjetividade E Gest O Em Saude
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date :

Produ O De Subjetividade E Gest O Em Saude written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.


Este trabalho segue o movimento de construção da subjetividade percorrendo a história das Teorias Administrativas. A apropriação da gestão em saúde, a partir da vertente da Análise Institucional e da Socioanálise, acompanha os fluxos percorridos neste território e aponta para a emergência de uma forma híbrida de investigação no campo da Saúde Coletiva. A gestão em saúde produz e é recortada por processos de subjetivação presentes nas Instituições que compõem o plano de produção da gestão. O conflito, o poder, o saber e a autonomia são características dominantes deste modo de produção. O trabalho sugere, num segundo momento, outras linhas e outros modos possíveis de se configurar a subjetividade. A gestão em saúde, a partir da perspectiva micropolítica, promove a abertura para um campo de multiplicidades onde se produzem agenciamentos. Encontramos a possibilidade de criar uma cartografia não apenas com elementos objetivos, mas com traços políticos e subjetivos que expressam a regularidade com que a subjetividade marca o espaço da gestão em saúde. Promove-se, nesse processo, a construção de cartografias; cartografias que favoreçam a emergência de modos singulares de operar na gerência. No seio da multiplicidade, a gestão em saúde passa a operar como um agenciamento. Abrem-se possibilidades nas quais diferenças serão produzidas. Neste espaço, faz-se encontros, desenham-se linhas heterogenéticas, construídas pelas dessemelhanças que se engendram incessantemente. Trata-se de uma prática que segue a via da criação-experimentação-diferenciação e que, ao destacar a dimensão histórico-processual, opera desconstruções e negociações com efeitos coletivos. Um paradigma democrático-analítico-pedagógico se insinua: são momentos da constituição da Gestão em Saúde delineando uma nova paisagem.



Trabalho Produ O Do Cuidado E Subjetividade Em Sa De Textos Reunidos


Trabalho Produ O Do Cuidado E Subjetividade Em Sa De Textos Reunidos
DOWNLOAD
Author : Túlio Batista Franco
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2013

Trabalho Produ O Do Cuidado E Subjetividade Em Sa De Textos Reunidos written by Túlio Batista Franco and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2013 with Medical categories.


''''Trabalho, Produção do Cuidado e Subjetividade em Saúde - Textos Reunidos'''', é um livro que tem como eixo central o tema da produção do cuidado, tendo como foco os processos de trabalho e a subjetividade.



Subjetividade Gest O E Cuidado Em Sa De


Subjetividade Gest O E Cuidado Em Sa De
DOWNLOAD
Author : Creuza da Silva Azevedo
language : pt-BR
Publisher: SciELO - Editora FIOCRUZ
Release Date : 2013-01-01

Subjetividade Gest O E Cuidado Em Sa De written by Creuza da Silva Azevedo and has been published by SciELO - Editora FIOCRUZ this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2013-01-01 with Medical categories.


Os valores dominantes na atualidade – onde os laços sociais se enfraquecem e o domínio privado recrudesce em detrimento do público – parecem seguir na contramão dos princípios da Reforma Sanitária, o que coloca um imenso desafio para o campo da saúde coletiva. Para fazer face a esse processo em curso de descuido com as pessoas e valorização exagerada da racionalidade, autores propõem uma abordagem diferenciada de pesquisa e intervenção, apresentada neste livro. Trata-se de um caminho de investigação que vem sendo trilhado pelas organizadoras da coletânea e que articula três eixos: a abordagem da psicossociologia francesa sobre as organizações e a sociedade (de Eugène Enriquez e André Lévy); a teoria psicanalítica sobre os processos intersubjetivos e grupais (de René Kaës); e a psicodinâmica do trabalho (de Christophe Dejours). O livro está dividido em duas partes. A primeira traz uma discussão teórico-conceitual e se encerra com a exposição de bases metodológicas para a abordagem proposta. Analisam-se as possibilidades de mudança no cuidado e na gestão, pautadas pela valorização da subjetividade, pela capacidade de escuta, pelos espaços de diálogo e troca e pela inventividade no cotidiano do trabalho. Já a segunda parte reúne estudos empíricos e exemplos de intervenções. São pesquisas e/ou ações em hospitais, em serviços de atenção psicossocial, em uma unidade de saúde da família e em um serviço especializado de oncologia pediátrica, além de uma intervenção clínica psicossociológica em um curso de gestão da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).



Subjetividade E Sa De Coletiva


Subjetividade E Sa De Coletiva
DOWNLOAD
Author : Cristian Fabiano Guimarães
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2006

Subjetividade E Sa De Coletiva written by Cristian Fabiano Guimarães and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2006 with categories.




Reformula Ao Da Clinica E Gestao Da Saude


Reformula Ao Da Clinica E Gestao Da Saude
DOWNLOAD
Author : BERNADETE PEREZ COÊLHO
language : pt-BR
Publisher:
Release Date :

Reformula Ao Da Clinica E Gestao Da Saude written by BERNADETE PEREZ COÊLHO and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.


A aposta na mudança da Clínica é central nessa pesquisa-intervenção que analisa modos de organizar as redes de atenção, buscando apresentar um conjunto de questões que dizem respeito às relações entre subjetividade e gestão em saúde. Ao mesmo tempo, revela os obstáculos à implementação de processos de mudança nas organizações, as dificuldades para se avançar na democratização do Sistema Único de Saúde (SUS).



A Mulher Seu M Dico E O Psicotr Pico


A Mulher Seu M Dico E O Psicotr Pico
DOWNLOAD
Author : Lúcia de Fátima Carvalho
language : en
Publisher:
Release Date : 2000

A Mulher Seu M Dico E O Psicotr Pico written by Lúcia de Fátima Carvalho and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2000 with categories.




Poss Vel Produzir Sa De No Trabalho Da Enfermagem


 Poss Vel Produzir Sa De No Trabalho Da Enfermagem
DOWNLOAD
Author : Eliana Pinho de Azambuja
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2007

Poss Vel Produzir Sa De No Trabalho Da Enfermagem written by Eliana Pinho de Azambuja and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2007 with categories.


Trata-se de um estudo de natureza qualitativa realizado com dois objetivos: primeiro compreender, partindo das crenças, dos valores e das percepções verbalizados pelos trabalhadores de enfermagem, que ações desenvolvidas por eles potencializam a sua saúde ou o seu desgaste; e, segundo, identificar as possibilidades (ou impossibilidades) de expressão da subjetividade dos trabalhadores da enfermagem, bem como as ações que se aproximam da produção da saúde ou que são potencializadoras do desgaste, por meio da observação das suas ações no âmbito institucional e organizacional. Foi realizado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de adulto de dois hospitais, um público e um filantrópico, situados num município do extremo sul do Brasil. Para a coleta de dados, utilizou-se a observação da objetividade do trabalho e entrevistas semi-estruturadas com 22 profissionais de enfermagem. O estudo foi realizado sob o olhar do Materialismo Histórico e Dialético, considerando os sujeitos trabalhadores em sua dimensão histórico-social, inseridos em um contexto cultural e ideológico, permeado e estruturado por relações sociais e de produção. Os dados obtidos foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin, através da técnica de análise temática e agrupados em três grandes eixos temáticos: as instituições, as unidades e os sujeitos estudados; o cenário imediato do trabalho da enfermagem e suas implicações na produção da saúde e do desgaste dos trabalhadores; e os múltiplos sujeitos e as múltiplas dimensões do sujeito. Estes três grandes eixos articularam os conteúdos entendidos como mais significativos na produção da saúde e do desgaste do trabalhador. O estudo possibilitou apreender que determinadas situações, vivenciadas no trabalho, podem potencializar a produção do desgaste para determinado trabalhador e não ocorrer o mesmo para outro, corroborando a idéia de que a produção da saúde inclui uma dimensão subjetiva e que a vivência de diferentes situações por diferentes sujeitos é permeada pela dialética própria da vida. Entre as situações apresentadas como produzindo desgaste estão: o modelo de gestão com características centralizadoras; a falta de materiais, equipamentos e pessoal; ações educativas insuficientes; a proximidade do trabalho da enfermagem em UTIs com a morte de jovens e crianças; os conflitos no trabalho; e o uso de equipamentos obsoletos. Como potencializadoras da produção da saúde, apareceram como significativas: a satisfação do trabalhador com o trabalho que exerce; a preservação de momentos de relaxamento e confraternização no âmbito do trabalho, e na vida pessoal e da equipe; o reconhecimento da utilidade social do trabalho exercido, materializada na visualização da melhora do sujeito cuidado, bem como na essência do cuidado em saúde que envolve uma relação entre sujeitos; a possibilidade de exercer autonomia no trabalho; e a participação no processo de trabalho. Fica evidenciado que a subjetividade do trabalhador, posta na organização do trabalho, pode intervir na objetividade do mesmo, potencializando a produção da saúde ou o desgaste. It is a study of qualitative nature accomplished with two objectives: first, of understanding, from faiths, values and perceptions verbalized by the nursing workers, which actions developed by them enable health or fatigue; and second, identifying the possibilities (or impossibilities) of expression of the nursing workers' subjectivity, as well as the actions that approach production of health or that enable fatigue, through the observation of their actions in the institutional and organizational environment. The study was carried out in the Units of Intensive Therapy for adults (UTI) of two hospitals, a public and a philanthropic one, located in a city in the southern state of Brazil. For data collection, it was used the observation of the objectivity of the work and semi-structured interviews with 22 nursing professionals. The study was accomplished under the glance of the Historical and Dialetics Materialism and, considering the working subjects in their historical-social dimension, inserted in a cultural and ideological context, permeated and structured by social and production relationships. The data were analyzed based on Badin ́s analysis content through the technique of thematic analysis and comprised within three great thematic axes: the institutions, the units and the studied subjects; the immediate scenery of the work of the nursing and its implications in the production of the health and of the workers' fatigue; and the subject multiples and the subject's multiple dimensions. These three great axes articulated the contents understood as more significant in the production of the health and of the worker's fatigue. The study made possible to learn that certain situations, lived at work, can trigger the production of fatigue for certain workers and not to occur the same for others, corroborating the idea that the production of the health includes a subjective dimension and that the existence of different situations for different subjects is permeated by the own dialetics of life. Among the situations presented as producing fatigue are: the administration model with centralizing characteristics; the lack of materials, equipment and personnel; insufficient educational actions; the closeness proximity of the work of the nursing in UTIs with the youths' death and children; the conflicts at the workplace; and the use of obsolete equipment. As boosters of the production of health, appeared as significant: the worker's satisfaction with the work he does; the preservation of moments of relaxation and leisure both in the workplace and the personal life and the staff; the recognition of the social usefulness of the their work materialized in the visualization of hospitalized subject 's recovery, as well as in the essence of the care in health which involves a relationship with subjects; the possibility to exert autonomy in the workplace; and the participation in the working process. It is clear that the worker's subjectivity, inserted in the organization of the work, it can intervene in its objectivity, enabling the production of the health or fatigue.



Governan A Corporativa E Gest O Estrat Gica


Governan A Corporativa E Gest O Estrat Gica
DOWNLOAD
Author : Patricia Campos Pavan Baptista
language : pt-BR
Publisher: Senac
Release Date : 2017-09-13

Governan A Corporativa E Gest O Estrat Gica written by Patricia Campos Pavan Baptista and has been published by Senac this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-09-13 with Medical categories.


A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida. O livro apresenta a governança corporativa aplicada aos serviços de saúde, resgatando as abordagens da administração, bem como seu impacto no processo de trabalho em saúde e gestão dos serviços. Entre os temas abordados estão a gestão estratégica, o planejamento estratégico situacional e as competências requeridas para um gestor da área de saúde nos tempos atuais. Trata-se de um livro que resgata o histórico essencial do gerenciamento, a fim de contextualizar os modelos de gestão empregados na contemporaneidade.



Desafios Do Planejamento Na Constru O Do Sus


Desafios Do Planejamento Na Constru O Do Sus
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher: SciELO - EDUFBA
Release Date : 2011-01-01

Desafios Do Planejamento Na Constru O Do Sus written by and has been published by SciELO - EDUFBA this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2011-01-01 with Medical categories.


Este livro é fruto de um árduo processo de pesquisa sobre os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) no século XXI, tempo em que as transformações – na política, na economia, na cultura – acontecem de forma extremamente rápida. Com um olhar crítico, os artigos presentes nesta obra analisam os entraves e desafios do sistema e da gestão pública de saúde no Brasil em suas inúmeras perspectivas, provendo um debate sobre a necessidade e as possibilidades de uso de instrumentos de planejamento, principalmente na construção do SUS.



Urg Ncia E Sujeito Numa Unidade Hospitalar


Urg Ncia E Sujeito Numa Unidade Hospitalar
DOWNLOAD
Author : Maico Fernando Costa
language : pt-BR
Publisher: EDUEL
Release Date : 2019-09-06

Urg Ncia E Sujeito Numa Unidade Hospitalar written by Maico Fernando Costa and has been published by EDUEL this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2019-09-06 with Psychology categories.


Este livro é o fruto da experiência de um "psicólogo precavido pela psicanálise", posicionando-se a partir da perspectiva do trabalhador-intercessor, em uma Unidade de Saúde Hospitalar. É endereçado aos trabalhadores atuantes a partir das políticas públicas, na Clínica da Urgência de um Estabelecimento público de Saúde hospitalar. Destina-se àqueles que queiram se interessar na escuta ao sujeito do inconsciente. Aspiramos à formalização do dispositivo "Clínica da Urgência" como forma de tratamento aos sujeitos em sofrimento.