[PDF] Reestrutura O Produtiva E Mudan As No Mundo Do Trabalho - eBooks Review

Reestrutura O Produtiva E Mudan As No Mundo Do Trabalho


Reestrutura O Produtiva E Mudan As No Mundo Do Trabalho
DOWNLOAD

Download Reestrutura O Produtiva E Mudan As No Mundo Do Trabalho PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Reestrutura O Produtiva E Mudan As No Mundo Do Trabalho book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Faces Da Reestrutura O Produtiva


Faces Da Reestrutura O Produtiva
DOWNLOAD
Author : Samuel Nogueira Costa
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2020-04-17

Faces Da Reestrutura O Produtiva written by Samuel Nogueira Costa and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-04-17 with Social Science categories.


A partir das últimas décadas do século XX, a globalização e a internacionalização do capital trouxeram mudanças significativas tanto ao mundo do trabalho em geral, quanto às estratégias dos sindicatos e às formas de organização da ação coletiva em específico. Nesse contexto, a Sociologia manteve um esforço permanente de criação de teorias e conceitos capazes de analisar tais transformações e as suas consequências para os sistemas de produção, para o trabalho e para os/as trabalhadores/as. Em Faces da reestruturação produtiva: disputas por representação e alterações no mundo do trabalho, Samuel Nogueira Costa faz o/a leitor/a percorrer esse instigante debate e aproximar-se, com precisão, de termos imprescindíveis para uma interpretação congruente dessas metamorfoses – tais como globalização, especialização flexível, toyotismo, neoliberalismo e terceirização. Nesse vocabulário fundamental à compreensão da sociedade atual, o último dos termos ganha importância expressiva no livro, cujo principal objeto de estudo é a terceirização na Universidade de Brasília, a partir de uma perspectiva materialista e dialética. Por meio de entrevistas com dirigentes sindicais, aplicação de questionário a trabalhadores/as terceirizados/as, dados quantitativos e análise bibliográfica e documental, o autor investiga as mudanças econômicas e políticas no mundo do trabalho, os efeitos da reestruturação do capital e das políticas neoliberais, o processo de terceirização e o movimento sindical dos trabalhadores terceirizados da UnB. Nesse sentido, a leitura deste livro permite uma profunda reflexão sobre a terceirização, sobretudo no setor público, em seus contornos cada vez mais nítidos de flexibilização, precarização e intensificação do trabalho, com a vantagem de a visão apresentada ser construída sob a ótica dos/as próprios/as terceirizados/as e de sua organização sindical.



Sociologia Do Trabalho


Sociologia Do Trabalho
DOWNLOAD
Author : José Ricardo Ramalho
language : pt-BR
Publisher: Editora Schwarcz - Companhia das Letras
Release Date : 2004-05-31

Sociologia Do Trabalho written by José Ricardo Ramalho and has been published by Editora Schwarcz - Companhia das Letras this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2004-05-31 with Social Science categories.


As transformações no mundo do trabalho e a reestruturação da atividade produtiva na sociedade contemporânea são o assunto desse livro. Abrangente, aborda tanto a análise conceitual e as linhas analíticas que balizam o desenvolvimento mais recente da sociologia do trabalho, quanto o cenário geral dessas mudanças, avaliando ainda seus impactos sobre processos e relações de trabalho, qualificação dos trabalhadores e formas organizativas.



A Reestrutura O Produtiva E Suas Implica Es Sobre A Viv Ncia Do Trabalho Do Tempo Livre E Do Lazer Estudo De Dois Grupos De Trabalhadores


A Reestrutura O Produtiva E Suas Implica Es Sobre A Viv Ncia Do Trabalho Do Tempo Livre E Do Lazer Estudo De Dois Grupos De Trabalhadores
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2000

A Reestrutura O Produtiva E Suas Implica Es Sobre A Viv Ncia Do Trabalho Do Tempo Livre E Do Lazer Estudo De Dois Grupos De Trabalhadores written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2000 with categories.


No século XX ocorreram grandes transformações no mundo do trabalho, originadas fundamentalmente da reestruturação produtiva, impulsionadas pelasinovações tecnológicas e novas formas de gestão incorporadas aos processosprodutivos. Essas transformações produziram profundos reflexos na vida dostrabalhadores, dentro e fora da esfera do trabalho. As novas tecnologias incorporadas aos processos produtivos serviram aospropósitos do capitalismo, promovendo o aumento da criação de riquezas. Para otrabalhador, ao mesmo tempo em que o liberaram de um conjunto de atividadesfísicas estafantes, representaram uma ameaça para seu emprego, na medida emque as máquinas, em muitos casos, substituíram a mão-de-obra humana. A reestruturação produtiva racionalizou ainda mais a organização do processode trabalho, viabilizou o processo de acumulação flexível do capital, contribuiu paraacelerar a introdução de novas tecnologias que implementaram produtividade nosprocessos produtivos. Além disso e dos efeitos provocados sobre o trabalho por umaeconomia globalizada, a especialização das funções aliena o trabalhador doprocesso de produção, gera um aumento de sua ansiedade, culminando em lhesubtrair o interesse e as possibilidades de realização que outrora possuía.Como conseqüência deste processo, o trabalhador viu-se obrigado a buscar, cada vez mais, formas de satisfação pessoal e de realização fora do ambiente detrabalho, provocando a expansão das atividades de lazer que passaram arepresentar uma atividade econômica importante no mundo capitalista. Assim, vemos o lazer transformado em mercadoria. A esperança de que essas novas formas de se produzir pudessem propiciarum tempo livre maior ao trabalhador acabou não se confirmando, implicaram sim nanecessidade de constante adaptação e requalificação profissional, obrigando-o aestudar permanentemente. Nessas circunstâncias, mais uma vez, o capitalismo seapropriou do tempo livre do trabalhador.



Reestrutura O Produtiva E Mudan As No Mundo Do Trabalho


Reestrutura O Produtiva E Mudan As No Mundo Do Trabalho
DOWNLOAD
Author : José Álvaro de Lima Cardoso
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2002

Reestrutura O Produtiva E Mudan As No Mundo Do Trabalho written by José Álvaro de Lima Cardoso and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2002 with categories.


Estamos vivendo um processo de reestruturação produtiva nas empresas, que é mundial, mas com manifestações específicas no centro e na periferia capitalistas. O processo de globalização da economia tem como base a hegemonia do capital financeiro e a exacerbação da concorrência entre as grandes corporações transnacionais, e desencadeia a Terceira Revolução Industrial. Em função das conseqüências desta última e do conjunto de mudanças havidas no Brasil na década de 1990, já na vigência do Plano Real, o mercado de trabalho no Brasil e em Santa Catarina sofreu profundas mudanças, aumentando brutalmente as taxas de desemprego e a precarização do trabalho. O objetivo geral da pesquisa - estudar o processo de reestruturação produtiva na indústria catarinense, na segunda metade da década de 1990 e os reflexos sobre o mundo do trabalho - se dividiu em vários objetivos específicos, que procuraram verificar os reflexos da reestruturação sobre a quantidade e a qualidade dos empregos gerados. A principal hipótese do trabalho é a de que a reestruturação produtiva, colocada em prática pelas empresas no Brasil, estaria provocando reflexos profundos e duradouros sobre o mundo do trabalho, no que diz respeito à geração de empregos, às relações de trabalho, à representação sindical do trabalho e ao próprio conteúdo do trabalho. No aspecto da geração de empregos a hipótese é a de que os novos conceitos ligados à reestruturação, praticamente sem exceção, conduzem a uma redução do número de empregos gerados. Mais do que isso, a redução de empregos não é um mero efeito colateral do processo, mas sim algo a ser perseguido, um objetivo mesmo da implantação das inovações nas empresas. Quanto aos efeitos da reestruturação sobre o conteúdo do trabalho as mudanças são profundas e, de fato, exigem um "trabalhador novo", mais participativo, com maior escolaridade, mais criativo. Por outro lado, as relações de trabalho se tornam mais precárias, o emprego mais instável, se agrava a dualidade do mercado de trabalho, com trabalhadores um pouco mais estáveis e de carteira assinada e uma crescente massa de trabalhadores terceiros, sem carteira e com salários menores. Tudo isso, é claro, muda a ação sindical, que, acomodada por algumas décadas de uma certa estabilidade nas relações de trabalho, se vê acuada por um turbilhão de mudanças muito rápidas, complexas e abrangentes. Cabe ao governo e à sociedade enfrentar o problema, através de um projeto de desenvolvimento para o País e de políticas ativas de geração de empregos.



Reestrutura O Produtiva E Mercado De Trabalho No Brasil


Reestrutura O Produtiva E Mercado De Trabalho No Brasil
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1997

Reestrutura O Produtiva E Mercado De Trabalho No Brasil written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1997 with categories.




O Controle Do Trabalho No Contexto Da Reestrutura O Produtiva Do Capital


O Controle Do Trabalho No Contexto Da Reestrutura O Produtiva Do Capital
DOWNLOAD
Author : Afonso Scocuglia
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2011

O Controle Do Trabalho No Contexto Da Reestrutura O Produtiva Do Capital written by Afonso Scocuglia and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2011 with Education categories.


O livro “O controle do trabalho no contexto da reestruturação produtiva do capital” representa um esforço teórico de um conjunto de pesquisadores em socializar resultados de pesquisas tendo como referência a dialética entre a reestruturação produtiva, às transformações no mundo do trabalho e as crises cíclicas do capitalismo tão bem previstas por Marx em o “Livro Terceiro de O Capital”. O conjunto de reflexões aqui presentes serve de referência tanto a pesquisadores e alunos da área de ciências humanas como àqueles interessados em debates sobre o mundo do trabalho e a inserção dos trabalhadores.



Reestrutura O Produtiva


Reestrutura O Produtiva
DOWNLOAD
Author : Laura Senna Ferreira
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2008

Reestrutura O Produtiva written by Laura Senna Ferreira and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2008 with categories.


O setor conserveiro da região de Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul, surgiu em fins do século XIX e consolidou-se na década de 70 quando grandes empresas instalaram-se no local. Os anos 80 presenciaram o fechamento de muitas dessas fábricas em função da chamada #crise# que atingiu o setor. Em 90, as empresas que permaneceram, concentraram os faturamentos; das 40 indústrias que havia na década anterior, em 2007, apenas 12 atingiram um marco de produtividade sem precedentes no ramo, hoje, responsáveis por 98% da produção de compotas de pêssego do Brasil. Algumas dessas empresas reestruturaram-se, incrementaram seu parque produtivo e adotaram mudanças organizacionais, em um movimento semelhante ao verificado em diferentes ramos produtivos. Outras combinaram novos e velhos processos, marcas que caracterizam uma reestruturação heterogênea que articula, simultaneamente, passado e presente em movimento, um contexto no qual interagem instituições públicas e privadas interessadas no desenvolvimento regional. Na dimensão do mundo do trabalho, o fechamento das empresas representou um intenso desemprego na região de Pelotas, por terem sido a principal atividade econômica do local. A reestruturação empresarial fragilizou a posição de trabalhadores e sindicatos do ramo, e as formas coletivas de organização viram-se, assim, ainda mais restritas. Os sujeitos dessa trama narram de diferentes maneiras esses momentos, mas, invariavelmente, indicam uma intensificação na precariedade das suas condições e relações de trabalho, principalmente, no que se refere às formas de gestão empresarial. A postura dos trabalhadores nesse contexto parece ir muito além de uma condição de fatalidade. Na interface entre esfera fabril e extra-fabril, nas formas de sociabilidades que estabelecem entre si, suas vidas se inter-relacionam, e o espaço de trabalho passa a ser palco de diversas práticas de contestação. The sector of canned goods in the region of Pelotas, in Rio Grande do Sul, came to life at the end of the XIX Century and was consolidated in the 70#s when large companies installed themselves in the area. The 80#s witnessed the closing of many of these factories, due to the supposed #crisis# that hit this field of activity. In the 90#s, the firms which remained, concentrated their invoicing # of the 40 industries that had existed in the previous decade, only 12 reached the productivity level in 2007, without precedent in the field today, responsible for 98% of canned peach production in Brazil. Some of these companies restructured themselves, developed their productive industrial complex, and adopted organizational changes in a movement similar to that seen in different productive chains. Others combined new and old processes, marks that characterize a heterogeneous reorganization, which simultaneously articulates past and present in movement, a context in which public and private institutions, interested in regional development, interact. In the dimension of the working world, the closing of the companies represented intense unemployment in the region of Pelotas, since these firms had been the main economic activity of the region. The business reorganization weakened the position of the workers and labour unions in the field, and collective forms of organization found themselves even more restricted because of this. The players of this network describe these movements in different ways, but invariably indicate intensification in the weakness of their conditions and labour relations, principally in regard to the administration of the business. The attitude of the workers in this context seems to go way beyond a condition of fate. In the interface between industrial and extra-industrial, in the forms of sociability which are established among them, their lives interrelate and the working place becomes the stage of various contestation practices.



Trabalho E Reestrutura O Produtiva


Trabalho E Reestrutura O Produtiva
DOWNLOAD
Author : Telma Bessa Sales
language : pt-BR
Publisher: Annablume
Release Date : 2002

Trabalho E Reestrutura O Produtiva written by Telma Bessa Sales and has been published by Annablume this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2002 with Automobile industry and trade categories.




Reestrutura O Produtiva E Forma O De Trabalhadores


Reestrutura O Produtiva E Forma O De Trabalhadores
DOWNLOAD
Author : Marcos Antonio Ribeiro da Costa
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2023-05-04

Reestrutura O Produtiva E Forma O De Trabalhadores written by Marcos Antonio Ribeiro da Costa and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-05-04 with Education categories.


Realizada em 1995, a pesquisa "Reestruturação Produtiva e Formação de Trabalhadores: Os Impasses e Desafios da Experiência Pedagógica do Colégio Metalúrgico - RJ (1987-1994)", como o seu título já afirma, procura estabelecer algumas das significativas conexões entre as mudanças que estavam ocorrendo, na época, na base técnica do processo produtivo e os requisitos e habilidades necessários à formação de um trabalhador capaz de exercer, conscientemente, suas atividades produtivas em um mundo do trabalho cada vez mais complexo. Na pesquisa, o termo Reestruturação Produtiva busca sintetizar um processo de transição [do fordismo-taylorismo ao Toyotismo], o qual, impulsionado por uma nova revolução científica e tecnológica que tinha na automação flexível, no computador e na microeletrônica alguns de seus elementos centrais, gera, por um lado, uma nova base técnica no processo produtivo, e, por outro lado, a generalização de novos métodos de gestão e organização do processo de trabalho, que pode ser exemplificada em expressões como Just in time, kanban ou programa 5S. Passadas quase três décadas, a esfinge, personagem central do último capítulo, continua a nos observar e a nos dizer: decifra-me ou te devoro. Com a quarta revolução industrial em curso, com os Sindicatos enfraquecidos, com a vigência do "novo ensino médio" e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entendemos que as questões apresentadas pela pesquisa permanecem, em certo sentido, bem atuais. Boa leitura!



The State And Globalization


The State And Globalization
DOWNLOAD
Author : Martin Upchurch
language : en
Publisher: Routledge
Release Date : 2019-01-22

The State And Globalization written by Martin Upchurch and has been published by Routledge this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2019-01-22 with Business & Economics categories.


This collection of country studies explores changing relationships between the state, employers and labour in an increasingly internationalized world economy. It covers ten countries and examines the tensions and contradictions caused by neo-liberal market agendas. The authors express concern at the potentially ravaging effects of market deregulation on organized labour and present a critical account of state efforts to emulate desired models of national economic development. While the central core of the book concerns itself with changing labour relations, this is placed within the wider context of state and employer strategy, and covers issues such as labour market segmentation, welfare and taxation regimes and varying approaches to corporatism.