[PDF] A Forma O De Educadores Ambientais - eBooks Review

A Forma O De Educadores Ambientais


A Forma O De Educadores Ambientais
DOWNLOAD

Download A Forma O De Educadores Ambientais PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get A Forma O De Educadores Ambientais book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



A Forma O De Educadores Ambientais


A Forma O De Educadores Ambientais
DOWNLOAD
Author : Mauro Guimarães
language : pt-BR
Publisher: Papirus Editora
Release Date : 2020-04-17

A Forma O De Educadores Ambientais written by Mauro Guimarães and has been published by Papirus Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-04-17 with Education categories.


A Educação Ambiental (EA) já é uma demanda da sociedade e vem se tornando uma realidade institucional. Isso se reflete no cotidiano escolar, em que os professores desenvolvem várias ações de Educação Ambiental. Tendo em vista observações empíricas e o contato com outros profissionais da área, Mauro Guimarães entende que há uma fragilização das práticas pedagógicas de Educação Ambiental, o que reafirmaria a hegemonia de uma proposta educacional conservadora. Nessa obra, são analisadas as causas e as consequências de tal fragilização mediante um estudo de campo realizado em duas escolas, com o acompanhamento de professores que buscavam inserir a dimensão ambiental em suas práticas. Percebe-se assim que, em virtude de uma armadilha paradigmática, ocorre uma limitação compreensiva da realidade, processo que conduz a uma falta de ousadia. Ao final, são apresentados alguns parâmetros para a formação de educadores ambientais, visando sua instrumentalização para uma práxis educativa que contribua na construção da sustentabilidade, em um movimento de transformação para uma nova sociedade.



Dimens O Ambiental Na Educa O A


Dimens O Ambiental Na Educa O A
DOWNLOAD
Author : Mauro Guimarães
language : pt-BR
Publisher: Papirus Editora
Release Date : 2020-06-12

Dimens O Ambiental Na Educa O A written by Mauro Guimarães and has been published by Papirus Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-06-12 with Education categories.


Desde os anos 1960, a questão ambiental tornou-se assunto de debate no mundo contemporâneo. A crescente degradação dos ambientes naturais, associada a uma intensa relação de dominação e exploração socioambiental, jamais vista na história da humanidade, fizeram com que a Educação Ambiental deixasse de ser um assunto menor, para se tornar uma demanda central na formação de educandos, educadores e da população de modo geral. Nesta edição que comemora os 20 anos de lançamento do livro, o leitor encontra relatos de pesquisadores de Norte a Sul do país, que refletem sobre a inserção da dimensão da ambiental na educação em suas realidades regionais ao longo das duas últimas décadas. Dessa forma, a fim de atender às necessidades de educadores e profissionais interessados em se aprofundar na área, esta obra apresenta ideias para serem refletidas e reelaboradas, já que a Educação Ambiental é um campo de conhecimento em construção que se desenvolve na prática cotidiana dos que realizam o processo educativo.



Caminhos Da Educa O Ambiental


Caminhos Da Educa O Ambiental
DOWNLOAD
Author : Mauro Guimarães (org.)
language : pt-BR
Publisher: Papirus Editora
Release Date : 2020-06-12

Caminhos Da Educa O Ambiental written by Mauro Guimarães (org.) and has been published by Papirus Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-06-12 with Education categories.


A Educação Ambiental (EA) já é uma realidade. Suas ações estão hoje presentes em todos os segmentos da sociedade. Assim, faz-se necessário, cada vez mais, buscar caminhos que nos forneçam subsídios para que essas práticas sejam reflexos de nosso movimento de ação e reflexão como educadores ambientais. Esse livro procura reunir diferentes abordagens teóricas – como a teoria crítica, a hermenêutica e a fenomenologia – que, entre outras, dão hoje suporte e identidade ao que vem sendo denominado no contexto brasileiro de Educação Ambiental crítica. Com base em tais referenciais teóricos, também são discutidos os conceitos de abordagem relacional e saber docente do professor reflexivo, na perspectiva crítica da EA. O trabalho desses autores, militantes da área no Brasil, propõe-se a contribuir na consolidação de uma Educação Ambiental capaz de enfrentar a grave crise socioambiental da atualidade.



Educa O Ambiental Cr Tica Forma O De Professoras Educadoras Ambientais Pela Investiga O A O Em Parceria Colaborativa Na Amaz Nia Oriental


Educa O Ambiental Cr Tica Forma O De Professoras Educadoras Ambientais Pela Investiga O A O Em Parceria Colaborativa Na Amaz Nia Oriental
DOWNLOAD
Author : José Pedro de Azevedo Martins
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2021-11-23

Educa O Ambiental Cr Tica Forma O De Professoras Educadoras Ambientais Pela Investiga O A O Em Parceria Colaborativa Na Amaz Nia Oriental written by José Pedro de Azevedo Martins and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-11-23 with Education categories.


Em Educação Ambiental Crítica: formação de professoras educadoras ambientais pela investigação-ação em parceria colaborativa na Amazônia Oriental, o autor desenvolve a análise de um programa de formação continuada de professoras da educação básica, fundado na investigação-ação e na parceria colaborativa visando inserir a educação ambiental crítica no ensino fundamental, que defende como uma prática pedagógica que não se faz individualmente, mas nas relações sociais do ambiente escolar, conduzida não apenas por um sujeito, mas por um coletivo de professoras em processo socializante e colaborativo de formação continuada. Educação ambiental crítica, para o autor, porque é permanente, emancipadora e contextualizadora das relações econômicas, políticas, sociais e culturais envolvidas nos impactos socioambientais. Para o desenvolvimento da pesquisa, constituiu um grupo de 15 professores da escola básica, três professores universitários e quatro licenciandos, seu propósito foi a investigação das próprias práticas de ensino com temáticas socioambientais, em etapas de diagnósticos, formação, planejamento, análise e ensino, registrando os fatos ocorridos na prática para posterior reflexão crítica e colaborativa sobre as experiências de ensino vivenciadas. De forma colaborativa, esse grupo reunia-se periodicamente para desenvolver três tipos de atividades: oficinas de formação e diagnósticos, ação escolar de ensino e pesquisa e oficinas de socialização de experiências docentes. Ao analisar o desenvolvimento do grupo e de quatro professoras em particular, conclui que a investigação-ação em parceria colaborativa, sobre processos permanentes de ensino de temas ambientais nas escolas, com base nos princípios da educação ambiental crítica, promove a formação de professoras educadoras ambientais críticas. O autor apresenta resultados que apontam que os professores vão, paulatinamente, modificando suas práticas docentes, inicialmente descontextualizadas, pontuais e festivas, para práticas transversais, cujas temáticas socioambientais passam a ser ensinadas por estratégias dinâmicas que consideram e discutem, com os estudantes, os aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais dos problemas ambientais, potencializando um processo de melhoria do ensino escolar. Essa experiência ocorreu na Região Sul e Sudeste do Pará, território caracterizado pela degradação social e ambiental extrema provocada por impactos das mais diversas naturezas como desflorestamento, urbanização precária, assassinato de camponeses, sindicalistas e ambientalistas, fruto de um modelo de exploração econômico perverso perpetrado por governos que ignoram as características e dinâmicas ambientais e sociais da gente desse lugar.



Educa O Ambiental E Forma O De Educadores Converg Ncias Para A Pr Xis Pedag Gica


Educa O Ambiental E Forma O De Educadores Converg Ncias Para A Pr Xis Pedag Gica
DOWNLOAD
Author : Aline Lima de Oliveira Nepomuceno
language : pt-BR
Publisher: Appris Editora e Livraria Eireli - ME
Release Date : 2018-05-11

Educa O Ambiental E Forma O De Educadores Converg Ncias Para A Pr Xis Pedag Gica written by Aline Lima de Oliveira Nepomuceno and has been published by Appris Editora e Livraria Eireli - ME this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2018-05-11 with Nature categories.


Educação Ambiental e Formação de Educadores: Convergências para a práxis contempla quatro cursos formativos: dois de formação inicial e dois de formação continuada, tendo como enfoque principal os educadores ambientais, a fim de se estabelecerem novas posturas e mentalidades que implicarão em reformulações dos espaços formadores, essenciais para a implementação da educação ambiental crítica. Defendem-se os processos participativos, a fim de possibilitar uma práxis pedagógica ativa e emancipatória que incite os cidadãos ao questionamento e à luta por qualidade de vida e justiça socioambiental. O livro versa acerca da necessidade cada vez maior de discussão e questionamento das relações sociais contemporâneas, balizadas pelas mudanças e transformações ocorridas ao longo do tempo, de modo a obter a compreensão da questão ambiental como integrante desse processo histórico. São analisados os perfis curriculares, bem como as concepções de docentes e discentes, de cursos de formação inicial e continuada, a fim de se averiguar como as questões ambientais são compreendidas no processo de construção da educação ambiental crítica e emancipatória. É elucidada a importância da práxis pedagógica para a formação do profissional, atendo-se à necessidade de mudanças perante o quadro atual de crise nas relações entre ser humano e ambiente. Profa M.Sc. Camilla Gentil Santana Gonçalves



Enfoque Interdisciplinar Na Educa O Ambiental 2


Enfoque Interdisciplinar Na Educa O Ambiental 2
DOWNLOAD
Author : Elói Martins Senhoras
language : pt-BR
Publisher: Atena Editora
Release Date : 2020-01-05

Enfoque Interdisciplinar Na Educa O Ambiental 2 written by Elói Martins Senhoras and has been published by Atena Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-01-05 with Nature categories.


A educação ambiental é um campo epistêmico relativamente emergente no final do século XX e com crescente relevância global nos debates científicos, públicos e privados, repercutindo internacionalmente e no próprio Brasil em um processo de ampla difusão de discussões, ações e políticas comprometidas de modo sustentável ao longo do tempo com a harmonização das relações entre o homem e o meio ambiente. Tomando a educação ambiental como objeto central de estudo, o presente livro, “Enfoque Interdisciplinar na Educação Ambiental 2”, aborda a sua natureza interdisciplinar comprometida por meio de novos conhecimentos, habilidades e atitudes com o processo educacional na busca de uma práxis de conservação, preservação e sustentabilidade no uso dos recursos naturais diante da complexidade existente nas impactantes ações do homem no meio ambiente. Caracterizada como um livro de coletânea, a presenta obra trata-se de um trabalho coletivo desenvolvido por 45 pesquisadores que trabalham em 14 instituições de ensino superior, 2 secretarias de Meio Ambiente (estadual e municipal) e 1 clínica e escola especializada, oriundos de todas as regiões brasileiras, respectivamente dos estados de Paraná e Santa Catarina (Sul), São Paulo e Espírito Santo (Sudeste), Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste), e Rio Grande do Norte (Nordeste) e Pará (Norte). Os procedimentos metodológicos utilizados nas pesquisas que deram fruto a este livro caracterizam-se por uma abordagem exploratória e descritiva quanto aos fins e por uma natureza qualitativa quantos aos meios, sendo o método teórico-dedutivo fundamentado por revisão bibliográfica e documental e estudo de caso no levantamento de dados, bem como hermenêutica ambiental (interpretação teórica) e iconografia (interpretação visual) na análise de dados. Estruturada em 10 capítulos, a presente obra aborda a temática da educação ambiental a partir de uma série de estudos que alia discussões teóricas e normativas à complexidade real de uma práxis de mudança paradigmática na ação humana, tomando como referência de convergência entre os diferentes autores uma possível agenda de harmonização nas relações homem-meio ambiente. No primeiro capítulo, “Perspectivas da educação para a sustentabilidade”, as autoras analisam à luz de uma perspectiva teórica-histórica a concepção evolutiva da educação até se chegar à crescente preocupação em relação às questões ambientais, quando a Educação Ambiental, passou a ganhar crescente espaço, razão pela qual elas exploram debates sobre a natureza da educação para a sustentabilidade no paradigma crítico, bem como sobre o papel da escola como espaço de transformação. No segundo capítulo, “Educação ambiental e o legado de Pierre Bourdieu: a construção do conceito de habitus ecológico”, o objetivo exploratório da pesquisa é debater a construção epistemológica do campo científico da educação ambiental e a necessidade de mudança do paradigma cartesiano devido a sua limitação em embasar a complexidade das questões ambientais, tomando como referência os debates teóricos do sociólogo Pierre Bourdieu que incorporam uma postura ecológica, o habitus ecológico. No terceiro capítulo, “Educação ambiental e a práxis como componente curricular na formação de professores”, a pesquisa findou realizar um estudo de caso do componente curricular integrado a cursos de licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, demonstrando que a adoção de uma perspectiva interdisciplinar emancipadora para a formação docente pode superar a visão de conhecimento fragmentado, a-histórico e descontextualizado, preparando o futuro professor para criticamente enfrentar os desafios contemporâneos. No quarto capítulo, “Observação de cnidários antozoários em poças de maré como subsídio ao ensino de zoologia e sensibilização jurídica sobre o acesso à biodiversidade”, os pesquisadores comprometidos com a agenda de educação ambiental no estado do Rio Grande do Norte ilustram o positivo papel que as visitas de campo possuem na formação do conhecimento discente, ao proporcionarem uma crítica, funcional e aplicada articulação entre teoria e prática. No quinto capítulo, “Educação ambiental e interdisciplinaridade: uma proposta didática através dos insetos bioindicadores”, o objetivo desta pesquisa foi demonstrar por meio de um estudo de caso a relevância do uso da metodologia didática identificada como “sequência didática” nas aulas de educação ambiental para professores da rede básica de ensino, permitindo a construção de estratégias didáticas mais reflexivas e críticas que valorizam o, o desenvolvimento de concepções atitudinais nas práticas interdisciplinares. No sexto capítulo, “O uso de materiais recicláveis na confecção de instrumentos musicais no ensino fundamental”, as pesquisadoras realizaram um relato de experiência em duas escolas de Ponta Grossa (PR) onde foram desenvolvidas oficinas de confecção de instrumentos musicais utilizando-se materiais reaproveitados, coletados pelos próprios alunos durante uma gincana, demonstrando os pontos positivos e a viabilidade destas atividades nos espaços escolares, em especial com alunos portadores de necessidades especiais. No sétimo capítulo, “Educação ambiental como forma de aprendizado e reflexão no projeto jogo do amanhã”, a pesquisa versou sobre o papel do lúdico como ferramenta metodológica para o desenvolvimento de estratégias de educação ambiental, demonstrando que simples atitudes diárias dos alunos por meio de atividades de confecção de latas de lixo, plantio de mudas, pintura de temas da natureza e jogos com materiais reciclados são instrumentos poderosos de sensibilização e de práxis educativa. No oitavo capítulo, “O enfrentamento dos dilemas ambientais no bairro liberdade, município de São Mateus, ES: o antes e o após lixão”, o texto expõe os resultados de uma pesquisa realizada acerca da realidade ambiental vivida por uma comunidade, demonstrando que a Educação Ambiental no âmbito escolar, bem como o envolvimento com ações sociais, podem trazer resultados satisfatórios para o bem-estar físico e social das famílias apoiadas, de modo que políticas públicas e ações voluntárias da sociedade civil podem ser aplicadas para sanar as imensas dificuldades presentes nas realidades locais. No nono capítulo, “Sociodrama como recurso pedagógico para educação ambiental em áreas de risco”, o objetivo do estudo foi apresentar os resultados de saídas de campo realizadas com alunos de graduação na cidade de Florianópolis (SC) em comunidades localizadas em áreas de risco. Frente à ausência de conhecimentos sobre desastres naturais em áreas de risco, ao final das saídas realizadas, a criação de um conjunto de protocolos de sociodrama pedagógico para educação ambiental em comunidades de áreas de riscos foi indicada como funcional metodologia para sensibilização. No décimo capítulo, “Educação ambiental na gestão municipal: da prosa à prática”, as autoras analisaram o papel que uma oficina de gestão ambiental teve no fortalecimento da gestão ambiental pública e no processo de elaboração de Programas Municipais de Educação Ambiental em 8 municípios da região oeste da Grande São Paulo, demonstrando que o uso de metodologias participativas em educação ambiental também são funcionais para aplicação em órgãos da Administração Pública. Com base em um trabalho coletivo, o presente livro projeta o esforço de pesquisa de um grupo diverso de profissionais oriundos de diferentes partes do país, os quais demonstraram em suas discussões um compromisso que não é relacionado com a pura abstração de teorias sobre a educação ambiental, mas antes com uma práxis passível de materialização na concretude das suas realidades que parte de uma visão global para um agir local. Os resultados apresentados neste livro por meio da combinação teórica com estudos de casos empíricos manifestam a conclusão de que a educação ambiental é possível e cada vez mais necessária, razão pela qual esta obra é recomendada, tanto para um amplo público composto por crianças, jovens e adultos, quanto para um público especializado de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, justamente por ter sido escrita por meio de uma linguagem didática e acessível.



Que Comecem Os Jogos


Que Comecem Os Jogos
DOWNLOAD
Author : Valdir Lamim-Guedes
language : pt-BR
Publisher: Editora Na Raiz
Release Date :

Que Comecem Os Jogos written by Valdir Lamim-Guedes and has been published by Editora Na Raiz this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with Education categories.


As ações de educação ambiental, tanto em ambientes formais, como não-formais, utilizam jogos, dinâmicas, brincadeiras, atividades colaborativas, de forma a incentivar o trabalho coletivo e uma aprendizagem mais contextualizada e divertida. A utilização de jogos educativos voltados à educação ambiental é uma importante estratégia pedagógica que reforça o aspecto lúdico em muitas ações, estimulando o engajamento dos participantes e garantindo a abordagem de temáticas socioambientais. Este livro é uma coleção de jogos desenvolvidos por alunos do curso de pós-graduação em Educação Ambiental para Sustentabilidade do Centro Universitário Senac, campus Santo Amaro, localizado em São Paulo-SP. Ao todo são 13 capítulos, sendo dois teóricos e 11 jogos que tratam de diferentes temáticas, como mata atlântica, morcegos e hortas e que adotam distintas propostas pedagógicas, como quebra-cabeça, tabuleiros, jogo de cartas, entre outras. As propostas didáticas foram criadas por autores que residem em diferentes regiões do país, a saber sudeste, sul e norte, assim, temos ampliada a diversidade dos textos e o potencial desta obra em colaborar com o trabalho de educadores ambientais do país todo. Cinco dos jogos apresentados aqui já foram publicados na Revista Educação Ambiental em Ação, estão são os capítulos de Cometti, Melo, Moser, Araujo e Costa. No capítulo Práticas de ensino em educação ambiental, Marcos Paulo Gomes Mol apresenta uma visão teórico-prática sobre educação ambiental e algumas práticas adotadas. Este capítulo contribui para que a utilização de um jogo educativo seja um momento divertido, mas também uma situação de aprendizagem dentro de processos de educação ambiental. No capítulo Adoção de jogos em ações de educação ambiental, Valdir Lamim-Guedes apresenta um referencial teórico sobre o lúdico, jogos e a adoção destes na educação, especialmente, na EA. Ele analisa também alguns jogos de EA, buscando elucidar as temáticas, apresentar aspectos da metodologia adotada e resultados alcançados. De forma geral, o objetivo com este capítulo é de possibilitar uma visão geral sobre lúdico e EA, que favorecerá a compreensão dos jogos apresentados na obra. O Jogo de tabuleiro “Vamos Brincar de Aprender”: subsídio para atividades educativas de educação ambiental, criado por Rafaela Recla Cometti, é um jogo que aborda conceitos de meio ambiente e preservação. O objetivo com este jogo é de melhorar a relação ensino-aprendizagem, além de abordar a Educação Ambiental de forma atrativa e motivador. Este jogo permite a abordagem transversal a conteúdos como biomas brasileiros, mudanças climáticas, uso e conservação da água. O Jogo “Educar para a Sustentabilidade”: o uso da ludicidade como ferramenta para reflexão e tomada de decisões, é um jogo de cartas desenvolvido pela Raquel Ribeiro Melo. Este jogo é apresentado como um método de reflexão e tomada de decisões acerca de grandes problemas socioambientais da atualidade, como violência, fome, secas, poluição hídrica, aquecimento global e desemprego, questionando, a si mesmo, quais suas possíveis causas e prováveis soluções. Assim, como referencial teórico e pano de fundo do jogo temos a crise civilizatória. O Jogo “Trilha na Ilha”: a educação Ambiental a partir do conhecimento da Ilha de Santa Catarina, foi proposto pela Maria Aparecida Campos Moser e trata-se de um jogo de tabuleiro que proporciona de forma lúdica, reflexões sobre questões socioambientais presentes na Ilha de Santa Catarina, inserida no Bioma Mata Atlântica. O objetivo do material é contribuir com o conhecimento do lugar e de forma lúdica vivenciar a Educação Ambiental. O Quebrando a cabeça para conhecer a restinga, capítulo redigido pelo João Pedro Garcia Araujo, descreve uma atividade com quebra-cabeças, elaborada para apresentar e discutir a problemática socioambiental das restingas com jovens. No capítulo Desvendando lendas e mitos sobre os morcegos, Luciana de Moraes Costa apresenta um jogo de verdadeiro ou falso com perguntas sobre lendas e mitos que envolvem os morcegos. O objetivo é fornecer condições para o conhecimento e preservação dos morcegos. O capítulo Pega-pega “lixo marinho: as tartarugas pedem socorro!”, Shany Mayumi Nagaoka apresenta uma proposta pedagógica que utiliza como tema gerador a problemática dos resíduos sólidos nos mares e oceanos e seu impacto na sobrevivência das tartarugas marinhas. Nesta brincadeira, os participantes identificam as fontes e os tipos de resíduos que vão parar no mar correlacionando com o tempo de vida das tartarugas marinhas. No capítulo Jogo de educação ambiental sobre mata ciliar, de autoria de Ana Paula Vilhena Pinheiro, é apresentada uma proposta, que usando uma maquete, promove a educação ambiental com foco na recuperação da mata ciliar de igarapés e rios da região amazônica. O Jogo “Fique ligado para não escorregar no óleo”, criado pela Karina Meninel Campano, é um jogo da memória e que tem o objetivo ser uma estratégia eficiente de Educação Ambiental. O objetivo educacional deste jogo é de sensibilizar os estudantes à problemática do descarte incorreto do óleo de cozinha, seus efeitos e soluções sustentáveis para o problema, proporcionando assim, o debate e a construção contextualizada do conhecimento. O Jogo “Você sabia que na horta?”, desenvolvida pela Talita de Souza Correia, é uma atividade lúdica voltada à educação ambiental não-formal, sendo um jogo de perguntas e respostas com temas voltados à alimentação, com o objetivo de sensibilizar a coletividade sobre questões ambientais, especialmente ligadas à agricultura, uso de agrotóxicos, alimentação saudável, consumo e desperdício de alimentos, dentre outros. O Jogo “Pensou, Pegou”: recurso pedagógico para educação ambiental, criado pela Gilda Dias Damian, é um jogo de cartas voltado à aplicabilidade dos conceitos de técnicas de manejo de uma horta escolar e uma alimentação saudável e que contribui para a sensibilização e conscientização para com o meio ambiente. O capítulo Brincando e aprendendo na mata atlântica de autoria de Paulo Cesar Huttner Borges, traz uma proposta pedagógica para trilha costeira. Esta atividade envolve a observação e fotografia de forma a proporcionar uma imersão dos participantes na biodiversidade local. De forma geral, as propostas apresentam orientações gerais que, a partir destas, os educadores ambientais podem fazer adequações para as suas situações didáticas. Assim, muito mais do que propostas fechadas, esta obra é um estímulo à customização e experiência, baseada no acerto e erro, pois cada contexto educacional depende de soluções adequadas ao mesmo. A necessidade de contextualização deve-se, nas palavras de Carlos Minc, ex-ministro do meio ambiente, no livro Ecologia e Cidadania, ao fato da educação ambiental bem-ensinada e bem-aprendida tem que fazer sentido na vida das pessoas, caso contrário, é artificial, pouco relevante e sem criatividade. São Paulo, Rio de Janeiro Janeiro de 2019



Educa O Ambiental No Brasil


Educa O Ambiental No Brasil
DOWNLOAD
Author : Gustavo Ferreira da Costa Lima
language : pt-BR
Publisher: Papirus Editora
Release Date : 2015-10-07

Educa O Ambiental No Brasil written by Gustavo Ferreira da Costa Lima and has been published by Papirus Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-10-07 with Education categories.


Esse livro apresenta uma interpretação do processo recente de formação do campo da educação ambiental no Brasil – da década de 1970 até os dias atuais. São analisados os antecedentes históricos e culturais da educação ambiental, sua institucionalização material e simbólica, a diferenciação interna das principais concepções e práticas político-pedagógicas, as características de seus protagonistas, assim como os avanços e as dificuldades experimentados em seu processo de consolidação científica, pedagógica e política. A obra busca compreender e caracterizar a complexidade desse campo, em uma perspectiva histórico-social e crítica, além de verificar em que medida a educação ambiental construída no país tem contribuído para superar os desafios colocados pela crise socioambiental contemporânea, que degrada crescentemente a qualidade da vida humana e dos ecossistemas. - Papirus Editora



Reflex O E Pr Ticas Em Educa O Ambiental


Reflex O E Pr Ticas Em Educa O Ambiental
DOWNLOAD
Author : Fernanda Belizário
language : en
Publisher: Oficina de Textos
Release Date : 2012-11-22

Reflex O E Pr Ticas Em Educa O Ambiental written by Fernanda Belizário and has been published by Oficina de Textos this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2012-11-22 with Juvenile Fiction categories.


Reflexão e práticas em educação ambiental discute questões atuais envolvendo ensino e meio ambiente, pondo o dedo na ferida da questão de consumo de bens, geração e descarte de resíduos, políticas públicas e pedagogia. Alia uma grande experiência prática, fruto de anos de pesquisas e debates sobre o tema conduzidos pelo Instituto Estre. O livro discute temas tradicionais da educação ambiental sob novas perspectivas, a formação de equipes de educadores ambientais e os impactos do consumo e da geração de resíduos, entre outros temas. Inclui também uma série de exemplos práticos de atividades pedagógicas para educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Uma referência importante para professores, educadores ambientais e pesquisadores.



Educa O Ambiental A V Rias M Os Educa O Escolar Curr Culo E Pol Ticas P Blicas


Educa O Ambiental A V Rias M Os Educa O Escolar Curr Culo E Pol Ticas P Blicas
DOWNLOAD
Author : MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI-REIS
language : pt-BR
Publisher: Junqueira&Marin Editores
Release Date :

Educa O Ambiental A V Rias M Os Educa O Escolar Curr Culo E Pol Ticas P Blicas written by MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI-REIS and has been published by Junqueira&Marin Editores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.


eBook gratuito > Leia / Baixe / Compartilhe