A Sociologia Da Educa O No Brasil


A Sociologia Da Educa O No Brasil
DOWNLOAD
FREE 30 Days

Download A Sociologia Da Educa O No Brasil PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get A Sociologia Da Educa O No Brasil book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Sociologia Da Educa O No Brasil


Sociologia Da Educa O No Brasil
DOWNLOAD
FREE 30 Days

Author : Lindomar Wessler Boneti
language : pt-BR
Publisher: PUCPRess
Release Date : 2020-06-17

Sociologia Da Educa O No Brasil written by Lindomar Wessler Boneti and has been published by PUCPRess this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-06-17 with Social Science categories.


Assim como a sociologia em si, a história da sociologia da educação é marcada por um debate clássico, o qual permaneceu por muito tempo como foco central de análise na estrutura. Porém, na contemporaneidade, abre-se uma nova matriz teórica da sociologia e da sociologia da educação, sem abandonar o universo estrutural da sociedade, mas livrando-se das suas amarras vinculadas à estrutura social e enfocando o indivíduo enquanto sujeito. Assim, buscando-se compreender temáticas emergentes relacionadas ao campo sociológico educacional, da cultura, do multiculturalismo, das desigualdades sociais, assim como os novos processos teóricos, educativos, políticos, econômicos, ambientais, culturais e tecnológicos. Neste caso, ao se falar em contemporaneidade, não se associa necessariamente a elementos cronológicos, mas alerta-se para uma dinâmica de discussões novas no que se refere a temáticas recentes e/ou novas interpretações teóricas, sem, no entanto, abandonar o debate clássico. Isto significa dizer que neste livro parte-se do pressuposto de que nos dias de hoje, ao mesmo tempo em que da dinâmica social oriunda das novas formas de produção e relações sociais e culturais nascem novas temáticas que ligam a sociologia à educação e vice-versa, tem-se também novos horizontes teóricos de interpretação da realidade de ambos os lados, da sociologia e da educação.



A Sociologia Da Educa O No Brasil


A Sociologia Da Educa O No Brasil
DOWNLOAD
FREE 30 Days

Author : Talita Cristine Rugeri
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2022-01-19

A Sociologia Da Educa O No Brasil written by Talita Cristine Rugeri and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-01-19 with Fiction categories.


Este livro é resultado de um estudo sobre a trajetória da sociologia da educação no Brasil a partir da produção acadêmica. A pesquisa realizada procurou analisar as raízes teóricas das temáticas estudadas em sociologia da educação desde a década de 1970 ao longo da trajetória histórica da sociologia brasileira, uma vez que ela chega ao Brasil pela educação básica. O estudo apontou que além dos clássicos Durkheim, Marx e Weber, diversos autores franceses, alemães, ingleses e estadunidenses analisaram a educação influenciando a sociologia da educação brasileira de forma teórica, epistemológica e metodológica. Talita Rugeri faz um levantamento dos temas estudados pelos pensadores estrangeiros e de como as suas teorias foram incorporadas nas pesquisas nacionais, traçando os principais sociólogos e sociólogas brasileiros por períodos e temas de pesquisa. A autora traz também que um fator determinante para a sociologia da educação no Brasil foi o processo de entradas e saídas da sociologia da educação básica e o seu retorno ao ensino médio em 2009, alterando assim as agendas de pesquisa e movimentando os debates sociológicos. Nesse sentido esta obra nos permite pensar a educação enquanto um campo da sociologia no Brasil, a partir da relação dos contextos históricos e da circulação de teorias e temáticas sociológicas em território nacional.



Sociologia Da Educa O


Sociologia Da Educa O
DOWNLOAD
FREE 30 Days

Author : Nelson Piletti
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2022-02

Sociologia Da Educa O written by Nelson Piletti and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-02 with Education categories.


O que a Sociologia tem a ver com a educação escolar? Muito! Pois a escola não está isolada em relação à comunidade e à sociedade em que está inserida. A escola é, até certo ponto, reflexo das condições e das exigências estabelecidas pela sociedade, em seu sentido mais amplo, e pela comunidade, no mais restrito. Por outro lado, no interior da escola, multiplicam-se os grupos sociais, formados por todos os agentes do processo educacional, que têm enorme influência sobre a educação e o comportamento dos alunos. Com linguagem acessível, Nelson Piletti estimula neste livro a reflexão sobre esse entrecruzamento de relações que se estabelece entre a sala de aula, a escola, a comunidade e a sociedade. O autor apresenta a contribuição da Sociologia da Educação por meio de dois aspectos: o teórico, de conhecimento da realidade educacional, e o prático, de mudança para melhor dessa mesma realidade a partir desse conhecimento. Além disso, no final de cada capítulo, traz textos complementares e questionamentos que se constituem em estímulo à pesquisa, à reflexão e à discussão.



Sociologia Da Educa O


Sociologia Da Educa O
DOWNLOAD
FREE 30 Days

Author : Saulo Rodrigues De Carvalho (org)
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2018-01-20

Sociologia Da Educa O written by Saulo Rodrigues De Carvalho (org) and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2018-01-20 with Political Science categories.


Este livro reúne os estudos realizados durante a disciplina de Sociologia da Educação II, do curso de Pedagogia: docência e gestão educacional, da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), Campus Avançado de Laranjeiras do Sul. Os temas discutidos são parte do programa da disciplina e têm como propósito contribuir para o entendimento maior da dimensão sociológica da educação no Brasil.



Desigualdade E Desempenho


Desigualdade E Desempenho
DOWNLOAD
FREE 30 Days

Author : Maria Ligia de Oliveira Barbosa
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2009

Desigualdade E Desempenho written by Maria Ligia de Oliveira Barbosa and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2009 with Discrimination in education categories.


Resultado de pesquisas realizadas sobre as formas pelas quais os processos educativos se constituem em fatores da organização das desigualdades sociais no Brasil. No caso brasileiro, existem estudos que comprovam o papel central da educação na produção das desigualdades sociais, principalmente na ocorrência dos diferenciais raciais do mercado de trabalho.



Sociologia Educa O M Ltiplos Olhares Do Ensino No Brasil E Em Angola


Sociologia Educa O M Ltiplos Olhares Do Ensino No Brasil E Em Angola
DOWNLOAD
FREE 30 Days

Author : Rodrigo de Souza Pain
language : pt-BR
Publisher: Editora IOLE
Release Date : 2023-04-27

Sociologia Educa O M Ltiplos Olhares Do Ensino No Brasil E Em Angola written by Rodrigo de Souza Pain and has been published by Editora IOLE this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-04-27 with Social Science categories.


A obra, “Sociologia & Educação: Múltiplos Olhares do Ensino no Brasil e em Angola”, se insere no contexto de conhecer o que é produzido academicamente nos países. A relação Brasil e Angola é histórica, mas não se traduz na produção do conhecimento entre os países, em especial na Sociologia. O currículo brasileiro em suas disciplinas é eurocêntrico, com pouco espaço para os conteúdos que chegam dos países do Sul. Em grande medida, o saber não eurocêntrico não é reconhecido como válido. O objetivo de legitimar outros saberes. O silenciamento das inteligências nos incomoda. No primeiro capítulo, “Itinerário do Ensino de Sociologia nas instituições do ensino secundário em Angola”, Adérito Manuel discorre sobre a trajetória da Sociologia nos bancos escolares. Percebemos a dificuldade de inserção da disciplina e a importância dos aspectos políticos no cenário da educação. A discussão mostra que a Sociologia ainda não é uma área valorizada, profissionalizada, reconhecida e cientificamente consolidada. É importante buscar sociólogos comprometidos, com forte militância em defesa da Sociologia para criar ambiente institucional favorável para o desenvolvimento epistemológico. O desafio está lançado. O capítulo seguinte, de Guilherme Mateus Moma, intitulado “O impacto da Sociologia no sistema de ensino: teoria e prática” nos convidam a refletir sobre as reformas educativas em Angola. Para isso debate os currículos e discorre sobre os conteúdos a serem ministrados. O autor propõe um currículo articulado entre o universal e o tradicional, sobretudo com ênfase na realidade local. Ainda assim, Moma questiona a situação da Sociologia em Angola com enormes adversidades a serem enfrentadas. Filipe Calunga Morais em, “Para um funcionamento da sociedade sociológica angolana: rumo a promoção e desenvolvimento da ciência”, aponta o papel das associações científicas na produção do saber. Em Angola pouco se fala das associações científicas, e como o campo da Sociologia é muito recente, esse descuido prejudica a institucionalização como campo científico. Aborda-se a trajetória da Sociologia e a descontinuidade nas associações científicas criadas, bem é chamada a atenção para o esforço dos sociólogos na criação do ethos da ciência no país. O quarto capítulo, de Gildo Joaquim Salvador, “Iniciação à investigação científica no plano curricular do Ensino Secundário Geral: perspectiva sociológica do caso angolano”, nos traz uma reflexão crítica em torno da emergência da aplicação da disciplina de iniciação científica no Ensino Secundário Geral. Investiga as reformas educacionais, analisa o desenvolvimento curricular no país, critica as “escolas apressadas” que faz professores serem meros funcionários do ato pedagógico que acontece em sala. Defende a valorização da pesquisa científica entre estudantes e professores. Rodrigo de Souza Pain apresenta “´Por favor, abram o livro na página...´Obras didáticas de Sociologia e as consequências no trabalho docente”, ao trazer a trajetória da disciplina de Sociologia nos currículos no Brasil. Importante constatação é perceber a intermitência da área nos currículos ao longo do tempo. A seguir faz importantes reflexões sobre as obras didáticas. Diante das inovações tecnológicas dos avanços neste setor, os livros didáticos continuam importantes como ferramenta de apoio ao professor de Sociologia. O sexto capítulo, intitulado “Características, dinâmicas e objetivos do projeto de extensão da UERJ ‘Sociologia e Cidadania’”, do autor Walace Ferreira, nos oferece ótima oportunidade de reflexão sobre a importância dos projetos de extensão, que leva o conhecimento acadêmico para além dos muros universitários, no contexto do Ensino de Sociologia. O projeto orienta conteúdos de Sociologia, debates com universitários, promovendo importante articulação entre universidade e escolas. Joana da Costa Macedo discute “A reforma curricular nas escolas do Brasil: alguns pontos de discussão sobre o componente curricular Projeto de Vida e BNCC”, com foco sobre as reformas da educação no Brasil, e o impacto na área de Sociologia. A reforma curricular em curso se percebe neoliberalizante, desorganizada, individualista, em cenário de competição e com extrema valorização do mercado. Reflete o espectro político liberal e conservador que o país experimentou. Reflete sobre a disciplina “Projeto de Vida”, calcada na trajetória individual, de valorização da meritocracia, de modo que isola o estudante e sua trajetória dentro da escola. O oitavo capítulo, “Projetos de vida rumo à universidade: trajetórias estudantis de seis alunos cotistas do curso de direito da UERJ”, de Diego Cavalcanti de Santana reflete qual o lugar da escola nos projetos de vida dos jovens de baixa renda. Com sólida base teórica, analisa a importância do ambiente familiar como elemento pedagogicamente incitante, estimulando jovens na leitura, na escrita e no aprendizado. O autor também enfatiza a relevância do ambiente escolar (inteligência institucional) e dos docentes e do estudante institucionalmente engajado. O livro é uma obra coletiva, fruto de anos de estudo e pesquisa por parte dos autores brasileiros e angolanos. Notamos a falta de reflexões e trocas de experiências no Ensino de Sociologia, a obra tenta preencher minimamente essa lacuna. Desta maneira é um livro inédito, uma ousada iniciativa. Esta obra aproxima os dois países no campo das Ciências Sociais. Nosso esforço é nos fortalecer academicamente, socialmente e institucionalmente.



Sociologia Da Sociologia Da Educa O


Sociologia Da Sociologia Da Educa O
DOWNLOAD
FREE 30 Days

Author : Graziella Moraes Dias da Silva
language : en
Publisher:
Release Date : 2002

Sociologia Da Sociologia Da Educa O written by Graziella Moraes Dias da Silva and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2002 with Education categories.




Sociologia Da Educa O


Sociologia Da Educa O
DOWNLOAD
FREE 30 Days

Author : Elsio Lenardão
language : pt-BR
Publisher: EDUEL
Release Date : 2023-06-30

Sociologia Da Educa O written by Elsio Lenardão and has been published by EDUEL this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-06-30 with Social Science categories.


Este manual de sociologia da educação apresenta, de maneira didática e com rigor, algumas das mais importantes hipóteses a respeito de quais seriam as possíveis funções/papéis sociais gerais esperados do sistema escolar básico. Em outros termos, as reflexões do manual abordam algumas das respostas que os cidadãos e a Sociologia dão à pergunta: "Para que servem as escolas?" A exposição de algumas sugestões de função da escola é realizada por meio do esclarecimento dos principais pressupostos sociológicos que as sustentam e as justificam. Tal esclarecimento pode ser útil a estudantes de cursos de formação de pedagogos e professores, a estudantes de licenciaturas e a profissionais envolvidos com a formulação de políticas para a área educacional.



Sociologia Da Educa O


Sociologia Da Educa O
DOWNLOAD
FREE 30 Days

Author : Geraldo Brandão
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1963

Sociologia Da Educa O written by Geraldo Brandão and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1963 with Educational sociology categories.




Did Tica Pedagogia E Sociedade


Did Tica Pedagogia E Sociedade
DOWNLOAD
FREE 30 Days

Author : PEDRO ARTURO ROJAS ARENAS
language : pt-BR
Publisher: PEDRO ARTURO ROJAS ARENAS
Release Date : 2023-07-26

Did Tica Pedagogia E Sociedade written by PEDRO ARTURO ROJAS ARENAS and has been published by PEDRO ARTURO ROJAS ARENAS this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-07-26 with Art categories.


O debate Didática, Pedagogia e Sociedade – Textos para uma sociologia da educação no século XXI, de Pedro Arturo Rojas Arenas, decorre, certamente, da pertinência do tema nas discussões acadêmicas na área de educação. Professores, pesquisadores e estudantes cada vez mais estão interessados em discutir seus conceitos, suas categorias, suas possibilidades dentro e fora da sala de aula. O livro é resultado de discussões e reflexões das quais o autor tem participado, alimentadas pelos questionamentos e problematizações em torno da formação e profissionalização docente. O livro convida-nos a retomar essas discussões no âmbito da formação de professores. Acresce sua preocupação com a ampliação do olhar sobre a educação, estabelecendo pontes com outras áreas do saber: reportamo-nos à Sociologia, à Antropologia, à História, por exemplo, dimensões essas que, seguramente, permitem um conjunto de discussões com as quais a educação deve familiarizar-se para ampliar os olhares e o diálogo entre as ciências humanas. Nos dias que correm, os desafios, as mudanças, as novas perspectivas para o sistema de ensino impelem os profissionais nutrir outras formas de agir, de ler o mundo que implique mudanças em uma prática docente investigativa, direcionada para outros espaços de ensino e de aprendizagem. As discussões apresentadas neste livro conduzem a uma viagem por textos leves, frutos da experiência pessoal, profissional, e de uma trajetória vivida, como educador, em seu compartilhamento com outros educadores, somados à sua experiência de vida na convivência com pessoas simples. A essência da obra: a arte de educar. Em seus artigos o lugar da responsabilidade social, da prática do fazer fazendo, da dedicação, do sentimento em torno do pensar sobre e com o outro. Escrito com a propriedade de um educador, que busca seu alimento diretamente da prática, apresenta uma trajetória de trabalho resgatado das subjetividades dos sujeitos e dos lugares miúdos da vida cotidiana. Com a mesma força, o que inspira o título do livro é a sua preocupação com a educação e seus desafios na contemporaneidade, principalmente, no que tange o mote da sociologia. No entanto, vai para além dessa dimensão. As discussões alimentadoras de seus artigos erguem-se de uma prática em sala de aula, de conceitos pertinentes às ações pedagógicas, do reconhecimento dos sujeitos escolares, das relações compartilhadas, da construção coletiva de um trabalho pedagógico, de ações educativas construtoras de intervenções e mudanças. Nos sistemáticos momentos que vislumbra suas ações como educador, o autor o faz de forma viva, séria, responsável, com a disposição daqueles que reconhecem a importância da prática da alteridade e da responsabilidade social do seu trabalho. Assim pensado, o faz percorrendo, avidamente, a memória de dois atores de precisos significados em seu percurso como educador e cidadão. Referências presentes até os dias de hoje: uma mulher e um educador de vivências. Ela, sua mãe; ele seu amigo. A primeira educadora, sua mãe, aquela professora de todos os dias, da sabedoria de quem é simples, de quem aprende na prática e com humildade. Sua primeira educadora perpassa todos os textos de seu livro como que conduzindo, ensinando, apontando, dizendo, olhando, observando o lápis em sua mão correndo pelo papel afora. Vislumbrar a educação, através do território da sociologia, no mundo de hoje, e as experiências necessárias à uma escola, para o processo formativo do aluno, incluindo a cultura de formação continuada, colocou Pedro Arturo diante da possibilidade de uma rica aprendizagem e, na mesma proporção, da necessidade de uma grande doação, abnegação, curiosidade, responsabilidade, entrega, criatividade e despojamento. São duas dimensões: uma, das técnicas, das metodologias, do repertório acadêmico, dos planos de aula, práticas da formação docente; outra, do sujeito enquanto conhecimento de si e do outro, enquanto subjetividade, enquanto vivência da alteridade, enquanto busca de outros territórios, prática dos saberes e da experiência. O livro de Pedro Arturo, se inspira nesse educador central em sua vida: Paulo Freire. Educar exige risco, aceitação do novo e rejeição de qualquer forma de discriminação. Sentença condutora da busca em sua prática por caminhos da vida nos plurais espaços onde se pode aprender e ensinar, a encontrar o outro, a nos colocarmos no lugar do outro. Nesse sentido, as histórias vividas na trajetória de vida do autor desta obra, como territórios simbólicos, se abriram para que explorasse e descobrisse maneiras e sentidos vários, procurar o indivíduo singular e plural, sua existência em meio das relações sociais. A obra de Pedro Arturo nos permite inspirarmos nos ensinamentos de Paulo Freire, ao lembrar que ensinar exige risco de se jogar para o outro e não ter medo de se ver no outro. Risco de nos depararmos com nossos limites, nossos preconceitos, nossas impossibilidades, nosso não-fazer, nosso não-querer fazer. Educação exige aceitação do novo. Aprendeu, o autor, com seus primeiros educadores que as práticas educativas podem acontecer em territórios não só físicos, mas nos territórios das biografias dos indivíduos, nas marcas de suas histórias de vida, ao permitirmos que os indivíduos se façam atores e autores em situações que lhe trazem traumas, em experiências excludentes, em situações de negação pelo outro, quando se associam para resistir, lutar e intervir. Alunos e professores tem múltiplos territórios de possibilidades de formação, tanto do ponto de vista das experiências na educação formal, quanto informal, revelam os textos desta obra. Este livro é de fundamental importância para a educação, para um educador, para a prática docente. Os momentos teóricos e práticos abordados nesta obra dão vida à memória de um educador cuja trajetória profissional se aproxima de alguém que ensina com a alma. É matéria prima para várias discussões, inspira criar, construir, fazer, desfazer, refazer práticas. Estimula o gosto pela arte de fazer e de vivenciar a sala de aula, o ensino e a aprendizagem de forma viva, edificadora, nutridora de vidas. Motiva relações, partilha, reciprocidade, solidariedade, entre alunos e professores, entre os atores do cotidiano escolar, levando seus leitores a revisitarem sua prática percebendo-a como efervescente. Ao trilhar as pegadas de sua prática, Pedro Arturo Rojas Arenas oferece marcas pertinentes do cotidiano da Didática, da Pedagogia e da Sociedade. Esse colombiano, naturalizado brasileiro, tem a sensibilidade de vivenciar sua prática através de ações transculturais e imprime em seus escritos a simplicidade de um educador humilde e aberto para ensinar e aprender. Sua obra certamente satisfará os anseios de educadores que tem o gosto por textos sensíveis sobre a arte de educar e de ser com o outro. Este livro está dedicado a todo aquele que se entusiasma, que deseja, que sente, que acredita no alcance social de sua arte de fazer. Está dedicado a todos os educadores e profissionais ligados à educação, pois é fruto daqueles que o inspiraram desde sempre. São esses, em especial, uma educadora, um educador, e todos os demais outros participantes de sua rota de vida. Ela, uma mãe; ele, um amigo; todos os demais, seus alunos, seus colegas de trabalho, seus companheiros de vivências.