[PDF] Agricultura Familiar Processos Educativos E Perspectivas De Reprodu O Social - eBooks Review

Agricultura Familiar Processos Educativos E Perspectivas De Reprodu O Social


Agricultura Familiar Processos Educativos E Perspectivas De Reprodu O Social
DOWNLOAD

Download Agricultura Familiar Processos Educativos E Perspectivas De Reprodu O Social PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Agricultura Familiar Processos Educativos E Perspectivas De Reprodu O Social book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Agricultura Familiar Processos Educativos E Perspectivas De Reprodu O Social


Agricultura Familiar Processos Educativos E Perspectivas De Reprodu O Social
DOWNLOAD
Author : Joaquim José Neto
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2020-03-10

Agricultura Familiar Processos Educativos E Perspectivas De Reprodu O Social written by Joaquim José Neto and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-03-10 with Technology & Engineering categories.


Agricultura familiar: processos educativos e perspectivas de reprodução social vem dar vez e voz às famílias de agricultores familiares e aos jovens filhos de agricultores familiares em todo o País, possibilitando-lhes, a seu modo, clamar por uma educação escolar que os contemple, que os respeite e dê cidadania aos seus saberes e fazeres, cultura e relacionamentos, permitindo-lhes que existam, no presente e no futuro, como são e se compreendem, usufruindo dos avanços da tecnologia e da modernidade, sem terem de trocar o campo pela cidade como se não fosse possível a convivência das e nas duas realidades. Os espaços rurais se tornam cada dia mais urbanizados, mas não é justo diluir experiências e saberes da agricultura nos saberes e experiências de vida na cidade. É preciso dar aos jovens filhos de agricultores familiares espaço e voz para manifestarem como vivem o seu dia a dia e os seus sonhos, frequentando um ambiente escolar que não os leva em conta, e uma educação que não trata nem se ocupa de seus saberes, sua cultura, seus relacionamentos e projetos. Crianças, adolescentes e jovens passam os 12 anos da educação básica, 12 anos preciosos de suas vidas, aprendendo, vendo, escutando que a vida no meio rural não conta, que a pequena agricultura parece não existir aos olhos da sociedade urbanizada e aos olhos da nação. Então se pergunta: quando é que o sistema brasileiro de ensino enxergará os agricultores familiares e pensará em uma educação escolar que contemple os agricultores familiares como sujeitos e cidadãos, com dignidade e direito de continuarem existindo e sendo respeitados e apoiados como são, como sabem e, principalmente, como parcela importante para a identidade e a sobrevivência da nação?



A Pluriatividade Na Agricultura Familiar


A Pluriatividade Na Agricultura Familiar
DOWNLOAD
Author : Sergio Schneider
language : pt-BR
Publisher: SciELO - Editora da UFRGS
Release Date : 2003-01-01

A Pluriatividade Na Agricultura Familiar written by Sergio Schneider and has been published by SciELO - Editora da UFRGS this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2003-01-01 with Social Science categories.


Este livro se propõe a examinar as relações da agricultura familiar com a emergência e a consolidação das atividades não-agrícolas no espaço rural e a formação de unidades produtivas crescentemente identificadas com a pluriatividade das famílias rurais. Neste sentido, agrega-se, às pesquisas que vêm sendo realizadas para aprofundar os conhecimentos sobre a agricultura familiar e suas possibilidades de desenvolvimento social e econômico no espaço rural. Nos anos recentes, vários cientistas sociais vêm dedicando seus estudos e análises às formas familiares. Esse trabalho intelectual tem sido desenvolvido sob variados focos, podendo-se extrair pelos menos dois ensinamentos. O primeiro indica a existência de diferentes estratégias sociais e econômicas através das quais as populações, grupos e indivíduos identificados com a agricultura familiar vêm viabilizando sua reprodução social e sobrevivência econômica nas sociedades contemporâneas. O segundo e maior aprendizado demonstra que, pelo menos nas nações mais desenvolvidas, o Estado tem sido o maior responsável pela manutenção de políticas públicas e formas de apoio à expansão e à consolidação das unidades que se organizam e estruturam com base no trabalho familiar. A presente obra situa-se no primeiro veio citado, alinhando-se às pesquisas cujo objetivo tem sido o de demonstrar os mecanismos e as estratégias que viabilizam, e em certos casos até ampliam e fortalecem, as formas familiares no campo.



Juventudes Rurais E Desenvolvimento Territorial


Juventudes Rurais E Desenvolvimento Territorial
DOWNLOAD
Author : Joel Orlando Bevilaqua Marin
language : pt-BR
Publisher: Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciencia - Editora UFSM
Release Date : 2020-03-26

Juventudes Rurais E Desenvolvimento Territorial written by Joel Orlando Bevilaqua Marin and has been published by Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciencia - Editora UFSM this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-03-26 with Social Science categories.


No Brasil contemporâneo, as juventudes rurais tornaram-se questão de interesse de múltiplos agentes sociais comprometidos com as pautas da abordagem territorial do desenvolvimento. Representantes de movimentos sociais rurais, agentes de desenvolvimento e pesquisadores multidisciplinares, fundamentados em distintos interesses e perspectivas, mobilizaram-se para conferir visibilidade à juventude rural e reconhecê-la como categoria social portadora de necessidades e de potencialidades nos processos que se estabelecem em nome do desenvolvimento territorial. Em linhas gerais, propugnaram a edição de dispositivos jurídicos e de políticas públicas destinadas às gerações juvenis rurais, com atribuições de responsabilidade ao Estado – assim como à sociedade e à família – na tomada de providências para garantir apoio produtivo, financeiro e educacional e para assegurar processos de sucessão hereditária. Nos jovens rurais, foram depositadas esperanças de reprodução social da agricultura familiar, de continuidade do mundo rural e de construção de diferenciados projetos de desenvolvimento territorial no país. Esta coletânea reúne 11 artigos, que tomam como objeto de estudo diferentes condições de participação social de jovens rurais em processos recorrentes em nome do desenvolvimento territorial. Os autores adotaram diferentes abordagens teórico-metodológicas e produziram suas análises em distintos contextos sociais, territoriais e acadêmicos. No conjunto, analisam processos de construção social das juventudes rurais, limites da reprodução familiar de agricultores, experiências de jovens rurais com políticas públicas, relações de gênero e participação em movimentos sociais rurais, interconectados com distintos debates e projetos em nome do desenvolvimento territorial.



Tecnologia No Controle De Produ O


Tecnologia No Controle De Produ O
DOWNLOAD
Author : Elenilton Jairo Dezengrini
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2020-03-13

Tecnologia No Controle De Produ O written by Elenilton Jairo Dezengrini and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-03-13 with Technology & Engineering categories.


Existe uma carência na indústria vinícola com relação ao uso de tecnologia e pela verificação de problemas tecnológicos. Nesse sentido, este estudo foi dividido em três etapas. A primeira almejou analisar os dados obtidos da pesquisa sociodemográfica do consumo de vinho utilizando a Teoria de Resposta ao Item, sendo dividido em seis grupos: decisões de compra de vinho; razões pelas quais o consumidor bebe vinho; conhecimentos sobre vinho; conhecimentos sobre os atributos do vinho; o estilo de consumo de vinho e a estratégia de redução de riscos no momento da compra de vinho. A pesquisa foi realizada com 173 funcionários do Centro Universitário Assis Gurgacz e 127 integrantes do Centro de Convivência do Idoso. A segunda objetivou obter informações do processo produtivo em vinícolas situadas no oeste e sudeste do estado do Paraná, bem como a tecnologia utilizada na produção de vinhos. A terceira etapa consistiu em criar um software para controle de produção das vinícolas, tendo como base os requisitos coletados na obtenção das informações do processo produtivo. Constatou-se que 66,33% dos consumidores de vinho entrevistados possuem ensino superior completo, levando em consideração a escolaridade mínima, 79,67% consomem de 1 a 4 litros de vinho por mês e o vinho tinto sendo preferência quanto à cor do vinho para 72,67%. O resultado da análise da TRI mostrou uma tendência maior para o item 2 (sabor), considerando ser "importante" ou "muito importante" para 81% dos entrevistados no momento de comprar um vinho, seguido de 73,34% dos entrevistados que consideram o aroma como "importante" ou "muito importante". Entretanto apenas 21,33 % dos entrevistados consideram a publicidade "importante" ou "muito importante" no momento de comprar um vinho. Nenhuma das vinícolas visitadas tem um software para controle de produção de vinho e o fator de dificuldade na produção é falta de mão de obra qualificada para o processamento de vinho. O agronegócio tem sido importante para a sociedade e este trabalho contribuiu para a inovação tecnológica no setor produtivo das vinícolas, trazendo maior assertividade no custo do produto final.



Disponibilidade H Drica Do Cerrado E Impacto Da Produ O De Biocombust Veis


Disponibilidade H Drica Do Cerrado E Impacto Da Produ O De Biocombust Veis
DOWNLOAD
Author : Geraldo Magella Obolari de Magalhães
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2020-06-08

Disponibilidade H Drica Do Cerrado E Impacto Da Produ O De Biocombust Veis written by Geraldo Magella Obolari de Magalhães and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-06-08 with Technology & Engineering categories.


Os biocombustíveis poderão ser uma alternativa ao uso de combustíveis derivados de petróleo. Fonte de energia pouco poluente, sua queima não produz gases nocivos ao meio ambiente. Grandes petrolíferas investem milhões de dólares para pesquisar, desenvolver e produzir energias alternativas e biocombustíveis, sem, entretanto, levar em consideração o principal insumo para a sua produção: a água, que é utilizada desde o plantio até a bomba do combustível, em grande escala. O interesse econômico-mercantil poderá se sobrepor ao direito humano, a ponto de a água potável ser transformada na commodity do século XXI?



Pimenta Rosa Schinus Terebenthifolius Raddi Em Produtos C Rneos


Pimenta Rosa Schinus Terebenthifolius Raddi Em Produtos C Rneos
DOWNLOAD
Author : Felipe Roberto Amaral Ferreira do Valle
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2020-08-05

Pimenta Rosa Schinus Terebenthifolius Raddi Em Produtos C Rneos written by Felipe Roberto Amaral Ferreira do Valle and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-08-05 with Technology & Engineering categories.


A indústria da carne sempre busca inovações que façam aumentar o interesse dos consumidores por seus produtos. Atualmente, a origem, os ingredientes e as características do processo de produção são considerados por parte dos compradores, tais como as nomenclaturas dadas, por exemplo, como natural, autêntico, saudável e saboroso. O processamento e a industrialização de carnes consistem basicamente na modificação das propriedades originais da carne fresca, por tratamento físico, químico ou biológico, ou ainda por meio da combinação desses tratamentos, visando ao prolongamento da vida útil do produto e buscando manter as propriedades nutritivas e sensoriais. O processamento da carne fresca visa à elaboração de novos produtos, buscando-se sempre manter preservada a integridade e as qualidades nutricionais e sensoriais da matéria-prima. A linguiça frescal e o bife reestruturado tornaram-se alternativas para o aproveitamento das carnes menos nobres e dos animais de descarte, o que tem contribuído para aumentar o lucro das indústrias de carnes. É grande a influência do consumidor sobre a seleção crescente de alimentos industriais, ao preocupar-se com questões como: segurança dos alimentos, dieta, aditivos e embalagens. Os consumidores estão preocupados com a segurança dos aditivos sintéticos e por isso tem existido pressão para evitar a utilização desse tipo de aditivo. Em doses elevadas alguns antioxidantes sintéticos podem exercer função cancerígena. Esses fatos trazem a necessidade de pesquisas sobre o uso de aditivos naturais ou métodos alternativos, a fim de estender a vida útil e/ou melhorar a segurança alimentar, além de conferir, assim, uma saudável imagem para os produtos.



Aprendizados Da Luta Mulheres Camponesas Do Brasil E Ind Genas Do M Xico


Aprendizados Da Luta Mulheres Camponesas Do Brasil E Ind Genas Do M Xico
DOWNLOAD
Author : Isaura Isabel Conte
language : pt-BR
Publisher: Appris Editora e Livraria Eireli - ME
Release Date : 2018-11-29

Aprendizados Da Luta Mulheres Camponesas Do Brasil E Ind Genas Do M Xico written by Isaura Isabel Conte and has been published by Appris Editora e Livraria Eireli - ME this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2018-11-29 with Social Science categories.


O livro que aqui se apresenta trata do processo educativo que se dá no universo de lutas e de trabalho de mulheres camponesas do Brasil e indígenas do México. No caso brasileiro, as organizações, as quais deram base à escrita, pertencem à Via Campesina, sendo mulheres do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), MMC (Movimento de Mulheres Camponesas) e MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), implicadas diretamente na produção de alimentos saudáveis e em contraposição ao agronegócio. As organizações mexicanas são a União Nacional de Mulheres Indígenas e Camponesas (Unmic), ligada à União Nacional de Organizações Camponesas Autônomas (Unorca), movimento nacional vinculado à Via Campesina, e uma organização nacional de mulheres indígenas que aglutina as mais diversas etnias do País, o Conami (Conselho Nacional de Mulheres Indígenas). O tema da dimensão educativa da luta, inclusive das mulheres, em específico, não tem sido objeto de estudo até pelo fato de parecer estranho ao campo acadêmico, além disso, nas organizações populares, os diversos fazeres de cada momento proporcionam poucas reflexões do campo educacional. Assim, o Brasil grandioso e/ou imaginário bem como o México profundo serão problematizados. Feminismo e campesinato encontram-se em certa medida, e o feminismo camponês é descrito embrionariamente. Sobre os aprendizados na e da luta... a metáfora do Rio vai conduzi-los até eles. O livro mostra a dureza da luta e também da produção de alimentos diversificados no contexto atual, mas apresenta a beleza desses processos, dos quais muito se aprende. Por que estudar as mulheres? Para as desocultar um pouco mais e assim, talvez, um dia, poderem fazer parte não mais da pequena história, mas da História. A educação do campo é que lança luz, teoricamente, sobre o que aqui apresento, pois sob essa modalidade de educação é possível e necessário tratar de contextos extraescolares da luta, da cultura e, por assim dizer, da vida rural e de seus embates. Mulheres inteligentes e autônomas representam um grande perigo e, elas sabem disso!



Fronteiras Do Des Envolvimento No Baixo Sul Da Bahia Territ Rio Economia Ambiente E Educa O


Fronteiras Do Des Envolvimento No Baixo Sul Da Bahia Territ Rio Economia Ambiente E Educa O
DOWNLOAD
Author : Anderson Gomes da Epifania
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2023-05-25

Fronteiras Do Des Envolvimento No Baixo Sul Da Bahia Territ Rio Economia Ambiente E Educa O written by Anderson Gomes da Epifania and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-05-25 with Business & Economics categories.


Fronteiras do (des)envolvimento no Baixo Sul da Bahia: território, economia, ambiente e educação é a segunda publicação organizada pelo grupo de pesquisa Observatório de Pesquisas e Saberes Socioterritoriais do Baixo Sul da Bahia (Obsul/IF Baiano), em articulação com professores, educadores populares, movimentos sociais e demais parceiros da região. Na forma de coletânea, a obra reúne um conjunto de estudos baseados em diferentes experiências de investigação no território e difunde pesquisas realizadas em "diferentes fronteiras" da região em temas que tangem o território, a economia, o ambiente e a educação no Baixo Sul da Bahia. O livro apresenta reflexões, questões teórico-metodológicas, tecnologias e diagnósticos com incidência nos problemas regionais e percorre temas conexos entre campo e cidade, meio ambiente, planejamento municipal, direito, cartografia, experiências educacionais e de outras economias, buscando no conceito de "fronteira" um instrumento analítico para interpretar os conflitos e as diferenciações que atravessam as relações sociais e de poder na conformação do ordenamento territorial da região. A publicação traz um olhar para fenômenos geo-históricos e emergentes que constituem as "diferentes camadas" das fronteiras em curso na região e tematiza movimentos, contradições e disputas em diferentes escalas. Essas camadas representam uma condição aberta e inconstante das dinâmicas narradas no livro, mas também afirmam desafios e outros horizontes de sentido para projetos e políticas públicas da e na região.



The Sociology Of Agriculture


The Sociology Of Agriculture
DOWNLOAD
Author : Frederick H. Buttel
language : en
Publisher: Praeger
Release Date : 1990-02-08

The Sociology Of Agriculture written by Frederick H. Buttel and has been published by Praeger this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1990-02-08 with Business & Economics categories.


Published to commemorate the 50th anniversary of the Rural Sociological Society, this monograph analyzes the nearly 90 years of rural sociological research on agriculture and provides a comprehensive overview of changing research focuses and theoretical approaches. As the authors note at the outset, there are a good number of continuities between early-20th-century rural sociology and what is now called the sociology of agriculture. There are also, they note, very substantial differences between contemporary sociology of agriculture scholarship and that which preceded it. Their aim throughout is to convey both continuities and discontinuities in theory, method, and approach. Intended primarily as a straightforward exposition of major scholarly themes, the volume is designed to be useful to readers from a variety of theoretical persuasions. The authors do, however, point to areas of weakness in theoretical or methodological approach that should be addressed in future research. The volume is organized around the three major eras of rural sociological conceptualizations of agriculture. The authors begin by examining the founding of U.S. rural sociology shortly after the turn of the century until the early 1950s, demonstrating that during this initial era the study of agriculture was largely construed as one of the many elements necessary for understanding the social fabric of rural community life. In the next section, they explore the social psychological/behaviorist tradition, which held sway from the early 1950s through the early 1970s and which conceptualized farmers as actors responding to stimuli such as new technologies and educational opportunities. The three chapters devoted to recent research in the emerging tradition of the new rural sociology address such topics as the political economy of agriculture, the environment of agriculture, and major theoretical trends in the sociology of agriculture. In their concluding chapter, the authors look toward the future of the sociology of agriculture and identify some potential problems as we move into the 1990s.



Territ Rios Educativos Na Educa O Do Campo


Territ Rios Educativos Na Educa O Do Campo
DOWNLOAD
Author : Aracy Alves Martins
language : pt-BR
Publisher: Autêntica Editora
Release Date : 2021-09-30

Territ Rios Educativos Na Educa O Do Campo written by Aracy Alves Martins and has been published by Autêntica Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-09-30 with Education categories.


Este livro é um convite às leitoras e aos leitores para entrarem nos Territórios da Educação do Campo [...]. Em nosso caminhar, adentramos os campos dos desafios e plantamos resistências, persistências, esperanças e superações. No movimento do caminhar e plantar, enfrentamos as intempéries do desacorçoo e os fortes ataques dos velhos e dos novos gigantes para nos expropriar dos campos dos desafios. [...] Depois de ler este livro, o campo dos desafios estará um pouco revelado. Estamos mais preparados para trabalhar na semeadura da esperança e da resistência. Vamos geografando, fazendo história, criando pedagogias. Bernardo Mançano Fernandes Embora saibamos que são enormes os desafios a serem enfrentados na perspectiva de superação do modelo imposto pelo agronegócio e pela hegemonia do capital, não podemos deixar de reconhecer os avanços conquistados pela construção dos paradigmas e das práticas de Educação do Campo, que, mesmo com enormes dificuldades, [...] tem conseguido semear novos territórios, "territórios de esperança". Mônica Castagna Molina