[PDF] Encontros Entre Direito E Literatura - eBooks Review

Encontros Entre Direito E Literatura


Encontros Entre Direito E Literatura
DOWNLOAD

Download Encontros Entre Direito E Literatura PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Encontros Entre Direito E Literatura book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Encontros Entre Direito E Literatura


Encontros Entre Direito E Literatura
DOWNLOAD

Author : Clarice Beatriz da Costa Söhngen
language : pt-BR
Publisher: EDIPUCRS
Release Date : 2008

Encontros Entre Direito E Literatura written by Clarice Beatriz da Costa Söhngen and has been published by EDIPUCRS this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2008 with categories.




Encontros Entre Direito E Literatura Tica Est Tica E Pol Tica


Encontros Entre Direito E Literatura Tica Est Tica E Pol Tica
DOWNLOAD

Author :
language : pt-BR
Publisher: EDIPUCRS
Release Date : 2008

Encontros Entre Direito E Literatura Tica Est Tica E Pol Tica written by and has been published by EDIPUCRS this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2008 with categories.




Encontros Entre Direito E Literatura Iii


Encontros Entre Direito E Literatura Iii
DOWNLOAD

Author : Clarice Beatriz da Costa Söhngen
language : pt-BR
Publisher: EDIPUCRS
Release Date :

Encontros Entre Direito E Literatura Iii written by Clarice Beatriz da Costa Söhngen and has been published by EDIPUCRS this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.


A partir das obras de autores como Victor Hugo, Fausto, Thomas Mann, Truman Capote, Levinas, Antonio Skárrmeta e Raduan Nassar, o Direito ganha tanto em realidade como em ficção. Realidade quando retrata situações do cotidiano e da vida dos protagonistas, onde podemos identificar a presença de questões jurídicas que as permeiam, compõem e, às vezes, dão sentido à narrativa; ficção quando faz isso de maneira própria como retratada ou imaginada pelos autores. Outra constatação é que o Direito ganha em atemporalidade e adquire um colorido todo especial. Se a frase de Augusto Comte, “os mortos governam os vivos”, em alguma medida pode ser aplicada ao Direito, a Literatura torna essa tarefa muito mais interessante e as narrativas muito mais atuais, uma vez que transcendem a questão jurídica posta, ganhando uma dimensão própria.



Direito E Literatura


Direito E Literatura
DOWNLOAD

Author :
language : pt-BR
Publisher: Jurua Editora
Release Date : 2008

Direito E Literatura written by and has been published by Jurua Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2008 with Law and literature categories.




Entre Direito E Literatura Caminhos Outros


Entre Direito E Literatura Caminhos Outros
DOWNLOAD

Author : André Luiz Freitas Dias
language : pt-BR
Publisher: Expert Editora
Release Date :

Entre Direito E Literatura Caminhos Outros written by André Luiz Freitas Dias and has been published by Expert Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with Business & Economics categories.


Passemos ao corpo. Passamos sempre pelo. O corpo que é uma estrada que margeia, que é composta de vários acostamentos, um espaço feito para se andar descalço ouvindo as palavras que não foram ditas, o som do próprio grito da escuta da subjetividade que perpetrou e que é tão urgente. Um desejo puro, que nos atravessa e pelo qual somos atravessados. O desejo que mesmo que latente não faz milagres, mas sempre nos leva a ir além, desfrutar dimensões incógnitas, nos permite transgredir, sair das rotinas e do padrão, nos torna aptos a recusar o raso e o superficial de nossas vidas. Porque o viver carece de uma certa porção de assombro, de uma ânsia, de uma pulsão. O que este texto propõe é o movimento, sejamos buscadores natos, pessoas sensíveis ao que é o corpo na sua concepção inaugural e natural, um corpo que é habitado por um gozo incômodo, que resiste aos pensamentos e aos ideais. Um corpo que é o que escapa e o que não passa pelas palavras, que é uma experiência perturbadora, mas que povoa os afetos, gerando e permitindo afetações. Proscrevemos a condição de ser permanente e estruturalmente segregado, hierarquizado e rotulado. Uma abordagem que leva em conta, e que tem como relevante a transferência, a possibilidade do vínculo que rompe todos os vínculos. Um ato, uma ação, uma prece que repete e conclama que não percamos a capacidade de visualizar a singularidade de cada ato de uma vida que é sempre e tanto única. Somos (uni)(Verso), regência e referência incontornável. Organismos vivos em total devoção ao que alguns chamariam de cantua: ponto especial de linhas que se cruzam e criam espacialidade, a expressão autoral e individual de nossas emoções, a visão do topo de quem contempla e ad(mira) uma paisagem. Encruzilhadas e que envolvem o Ser, sentir, pensar, existir a totalidade do que temos como direitos e literatura humana, a dignidade de adotar posicionamentos éticos e não estéticos. O eco de ser mesmo num mundo em decomposição, repleto de injustiças, encontrar uma forma de sempre apostar na vida. Aline Venutto



Direito E Literatura


Direito E Literatura
DOWNLOAD

Author : Fábio Perin Shecaira
language : pt-BR
Publisher: Alteridade Editora
Release Date : 2021-03-25

Direito E Literatura written by Fábio Perin Shecaira and has been published by Alteridade Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-03-25 with Law categories.


Direito e Literatura é o Volume 5 da Coleção Direito, Retórica e Argumentação, do Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação Jurídica – GPRAJ, na UnB. Há uma grave lacuna na literatura jurídica nacional. A produção de livros e artigos sobre as relações entre direito e literatura cresce rapidamente no país, mas são poucas as obras que se preocupam em introduzir didaticamente o estudante de direito ao tema. Este livro pretende ajudar a preencher a lacuna. É um livro introdutório; por outro lado, não é um livro banal. Além de introduzir o iniciante ao tema, o livro pretende atrair a atenção de leitores que já conheçam a literatura especializada. Aqui se discutem diversas questões atuais e polêmicas. Entre elas estão: a compatibilidade do movimento "direito e literatura" com o positivismo jurídico contemporâneo; o poder persuasivo da literatura; o valor da literatura na formação moral dos juristas; os limites da liberdade de expressão artística; e a função social dos direitos autorais. Se este livro pode ser usado por pessoas que procuram o primeiro contato com o tema, ele também deve atrair a atenção de especialistas que continuem buscando novas perspectivas sobre as relações entre direito e literatura "Livros sobre 'direito e literatura' costumam ser escritos por autores que acreditam que todo jurista deveria dedicar boa parte do seu tempo à literatura. Durante os estudos universitários, e mesmo depois de formado, o jurista deveria ler romances, contos, poemas e peças de teatro – principalmente, mas não exclusivamente, obras que explorem temas jurídicos. Este livro não foge à regra. Meu objetivo é mostrar que a literatura pode fazer bem aos juristas. Mas qual é exatamente o valor da literatura para o jurista? O que é que a literatura pode lhe ensinar? Não haverá alguns livros polêmicos que fariam mais mal do que bem à profissão? Estas são algumas das questões que serão discutidas ao longo dos próximos capítulos. Além de fazer bem aos juristas, a literatura também é de grande utilidade didática para professores de direito. Para explicar essa ideia, é preciso discutir brevemente a noção de "retórica". Um dos principais motivos para escrever este livro diz respeito ao meu interesse pela retórica, isto é, pela teoria da persuasão. (...)". (Fábio Perin Shecaira, em Apresentação) Coleção Direito, Retórica e Argumentação – Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação Jurídica – GPRAJ



Direito Literatura


Direito Literatura
DOWNLOAD

Author : Ivana Zaine de Almeida
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-03-12

Direito Literatura written by Ivana Zaine de Almeida and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-03-12 with Law categories.


O livro apresenta como proposta a Teoria da Narrativa, como um modo interpretativo do Direito, na busca por uma interpretação mais apropriada das normas jurídicas para o caso concreto. A percepção do Direito não mais como um sistema de regras a serem observadas, mas como uma obra humana em que as narrativas lhe proporcionam significado, permitiu a aproximação de duas áreas do saber: o Direito e a Literatura. Com destaque para a corrente do Direito como Literatura, o campo de investigação em Direito e Literatura proporcionará ao leitor um encontro com a narratologia, por meio da Teoria da Narrativa de Ricouer e do conceito literário de mimese, segundo Platão e Aristóteles. O conhecimento da narração e da descrição, como formas distintas de se analisar a realidade, irá contribuir para a escolha do método mais apropriado para se atender às necessidades de um direito moderno ligado à práxis humana. A existência de um mundo narrativo será demonstrada por meio da aplicação da tríplice atividade mimética de Ricouer ao julgamento do Recurso extraordinário (RE) 898060/SC, o qual ressignificou o termo paternidade, em uma abordagem que permite conceber a Constituição brasileira como uma carta viva, conectada aos avanços e mudanças de uma sociedade plural. Assim, as narrativas se transformam para refletir o espírito do seu tempo, ressignificando o texto constitucional, em cada oportunidade em que ocorrer o encontro entre o mundo do texto e o mundo do leitor.



Encontro Entre Direito E Narrativa Liter Ria


Encontro Entre Direito E Narrativa Liter Ria
DOWNLOAD

Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2017

Encontro Entre Direito E Narrativa Liter Ria written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017 with categories.




Direito Literatura Sert O


Direito Literatura Sert O
DOWNLOAD

Author : Raique Lucas De Jesus Correia
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2022-11-21

Direito Literatura Sert O written by Raique Lucas De Jesus Correia and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-11-21 with Literary Collections categories.


Livro-enigmático sobre Direito e Literatura, no qual aparece a misteriosa Rainha do Meio-Dia. A guerra contra a Besta-Loura-Calibã! Notícia d’A Pedra do Reino e de seu Imperador, Dom Pedro Dinis Quaderna! Primeiras indicações sobre o Direito Castanho e o Sertanismo Jurídico! Como a nossa Nação foi invadida por cruéis e desconhecidos estrangeiros, que massacraram o nosso Povo e dominaram a nossa Pátria! Viagens e expedições à procura da Ilha Desconhecida! Visagens e andanças pelo Sertão! Plágios e recriações poéticas! Profecias, delírios, ilusões e mentiras! Enigma, poesia, desejo, paixão, ironia, desordem e crime! -------------------------------------------------------- “Refletir, contextualizar e de alguma forma apontar alternativas ao projeto racional/colonial no direito é tarefa que cabe à pesquisa interdisciplinar a partir da articulação de múltiplos saberes. O trabalho de Raique Lucas de Jesus Correia contribui decisivamente para o enfrentamento desta tarefa. Sua contribuição, parte da monumental obra de Ariano Suassuna culminando com o esboço de uma proposta de epistemologia castanha para o direito. O trabalho chama a atenção para os processos de subalternização e invisibilização do olhar sertanejo e do seu potencial de contribuição para pensar o direito em chave decolonial. Trata-se aqui de evidenciar os diferentes níveis de colonialidade que ocultam não apenas o sentido de latinidade ou mesmo de brasilidade, mas, sobretudo, a dimensão sertaneja, quase sempre insuficientemente explorada nos debates decolonias. O esforço de Raique aponta assim para novas fronteiras da pesquisa em direito e sociedade no Brasil.” - João Paulo Allain Teixeira “Meu avô, Ariano Suassuna, eternizou o termo e conceito ‘Ilumiara’. Inicialmente, como espaços — símbolos de celebração da nossa cultura —, ‘Marcos Sagratórios do Brasil Real (em oposição ao Brasil Oficial)’. Anos depois, passou a entender e estender toda a sua criação artística como uma ‘Ilumiara’. Cada obra mantendo sua singularidade e importância, mas, ao mesmo tempo, todas elas compondo um corpo único, interligadas, um grande mosaico armorial. Raique Lucas de Jesus Correia, com o seu livro consegue, com muita lucidez e coerência, levar adiante a Chama Imortal de Ariano. Por meio de uma intersecção entre o Direito, a Literatura e o Sertão — que também pode ser o Brasil e o Mundo —, demonstra que o sonho de Ariano, nosso sonho, é a mais perfeita expressão do Brasil verdadeiro e profundo, a preparação para um futuro que há de chegar: ‘Sonho com o dia em que o Sol de Deus vai espalhar justiça pelo mundo todo’.” - João Suassuna “Raique desenvolve a tessitura do seu livro, numa revelação em diálogo com o personagem Pedro Dinis Quaderna, o qual se intitula na introdução como, Raique Lucas de Jesus Correia-Quaderna. Isso nos faz pensar que incorpora a missão de Quaderna. O leitor ao ler o seu livro, perceberá por meio da narratividade, o anseio por uma força transformadora de uma identidade nacional. Assim é que sua escrita lança focos de luzes à teoria do direito e da arte entrelaçada à literatura de Ariano Suassuna. Raique deixa fluir essa manifestação artística, em que traz para o seu texto e contexto a importância das narrativas literárias em interconexão com o Direito. Essa busca o direciona para uma perspectiva humanística e ética no campo jurídico. O modo hermenêutico admirável como Raique evidencia essa dimensão humanística, crítica e ética em sua escrita, a partir da obra de Suassuna, nos convida à reflexão nesse processo de tessitura-narrativa entre Direito e Arte, nos trazendo à memória, a relevância fundamental do pensamento de Ariano e apontando para a importante missão da decolonialidade como paradigma de libertação dos povos da Rainha do Meio-Dia.” - Suelma de Souza Moraes



A Humaniza O Do Direito


A Humaniza O Do Direito
DOWNLOAD

Author : Iata Anderson Fernandes
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2024-02-06

A Humaniza O Do Direito written by Iata Anderson Fernandes and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-02-06 with Law categories.


A Literatura é um modo de expressar todas as características humanas. Por sua linguagem implicada, a literatura, berço das relações humanas, pode ser tomada como uma possibilidade de humanização do Direito. Estabelecemos um ponto de identificação entre a jornada de Kafka e a nossa. O livro faz uma análise da formação do explorador no bacharelado em Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Dentro da vasta produção literária de Kafka, optamos por selecionar três contos: Um relatório para uma academia; Diante da Lei; e O novo advogado. Os contos foram escolhidos pela sua íntima relação com o Direito e pelo conteúdo crítico à ciência jurídica, e por conterem metáforas que nos permitem costurar Platão e Kafka; Morin e Pierre Boullé; assim como trabalhar mitos e contos; prosa e poesia. Usando os princípios do pensamento complexo, propomos uma abordagem que concatena os saberes e faz dialogar as ciências. O Direito será abordado por meio da linguagem implicada no texto literário. Os textos são um convite a pensar sobre a condição complexa do ser humano, a tentar entendê-lo, não retendo uma conclusão ou um fechamento. Aplicando os princípios norteadores do Pensamento Complexo, preferimos deixar que cada leitor examine as suas próprias compreensões e construa interpretações particulares. Ao final apresentamos um conto simbolizando a trajetória do pesquisador e a própria pesquisa, permitindo ao leitor que as imagens e metáforas o conduzam na viagem com o seu Eu.