[PDF] Forma O Dos Jornalistas Na Universidade - eBooks Review

Forma O Dos Jornalistas Na Universidade


Forma O Dos Jornalistas Na Universidade
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE

Download Forma O Dos Jornalistas Na Universidade PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Forma O Dos Jornalistas Na Universidade book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Forma O Dos Jornalistas Na Universidade


Forma O Dos Jornalistas Na Universidade
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : José Marques de Melo
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1990

Forma O Dos Jornalistas Na Universidade written by José Marques de Melo and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1990 with Journalism categories.




Jornalistas Intelectuais No Brasil


Jornalistas Intelectuais No Brasil
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Fábio Henrique Pereira
language : pt-BR
Publisher: Summus Editorial
Release Date : 2015-08-04

Jornalistas Intelectuais No Brasil written by Fábio Henrique Pereira and has been published by Summus Editorial this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-08-04 with Language Arts & Disciplines categories.


Este livro aborda as relações do jornalismo com o meio intelectual e a história de vida de dez jornalistas-intelectuais, entre eles Adísia Sá, Alberto Dines, Carlos Heitor Cony, Mino Carta e Zuenir Ventura. A obra mostra como eles conciliaram jornalismo, literatura, artes, universidade e militância política e de que forma sua identidade profissional mudou ao longo do tempo. Prefácio de Cremilda Medina.



Mediapolis Revista De Comunica O Jornalismo E Espa O P Blico N 3


Mediapolis Revista De Comunica O Jornalismo E Espa O P Blico N 3
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Carlos Camponez
language : pt-BR
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press
Release Date : 2017-05-01

Mediapolis Revista De Comunica O Jornalismo E Espa O P Blico N 3 written by Carlos Camponez and has been published by Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-05-01 with categories.


A missão da Universidade e o exercício do Jornalismo intersetam-se de uma forma clara em dois momentos: a investigação sobre o Jornalismo e a formação de jornalistas. Ambas assumem uma dimensão pública que apela a uma corresponsabilidade social a que nem o Jornalismo nem a Universidade se devem esquivar. Na perspetiva com que assumimos esta discussão, em causa está a responsabilidade que a Universidade e o Jornalismo têm para com os seus públicos, a responsabilidade para com a democracia e a responsabilidade para com o exercício dos cidadãos dos seus Direitos, Liberdades e Garantias consagrados constitucionalmente. Se, de uma forma geral, as Ciências da Comunicação têm visto a sua investigação ser constantemente aprofundada e alargada, o mesmo não se pode dizer acerca dos estudos sobre a formação e o ensino do Jornalismo que, em resultado da sua especificidade e autonomia, surgem, tendencialmente, em contextos mais circunscritos, mais fechados e nem sempre suficientemente escrutinados. À autonomia científica e pedagógica de que dispõem, legitimamente, os sistemas de ensino superior, junta-se também a autonomia socioprofissional do Jornalismo. Na perspetiva como a vemos, a autonomia destes dois campos são condição essencial da sua liberdade, mas também de exigência do desenvolvimento dos seus distintos pressupostos normativos de responsabilidade social. Por essa razão, mas também por causa das diferentes lógicas económicas, culturais e sociais subjacentes a estes dois campos, a Universidade e o Jornalismo nem sempre criam o espaço de diálogo necessário à promoção de alianças em áreas que lhes são comuns. Por vezes, mesmo, disputam legitimidades, fecham-se e ignoram-se, privilegiando a resolução dos seus problemas específicos, em detrimento das suas responsabilidades coletivas. Acresce a este facto que as rápidas transformações verificadas nas últimas duas décadas impõem a urgência da atualização do debate público, socioprofissional e académico, face às novas questões comunicacionais carreadas pelas sociedades da comunicação e da informação. Excerto da Introdução de Carlos Camponez; Ana Teresa Peixinho e João Figueira



Jornalismo Forma E Conte Do


Jornalismo Forma E Conte Do
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : José Marques de Melo
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2009-04-20

Jornalismo Forma E Conte Do written by José Marques de Melo and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2009-04-20 with Business & Economics categories.


Jornalismo, forma e conteúdo atende à expectativa das novas gerações no sentido de conhecer as entranhas da indústria jornalística para melhor entender sua natureza, significação e impacto. Focaliza a profissão, o mercado de trabalho, a formação universitária e a pesquisa cientíca dos fenômenos da comunicação de atualidades. O livro reúne um conjunto de entrevistas do autor, José Marques de Melo, a repórteres, observadores, pesquisadores, professores e estudantes de Jornalismo. Pela forma de expressão, correspondem a autênticos textos jornalísticos. Pelo conteúdo, a maioria também assume fisionomia jornalística peculiar. Trata-se de fonte indispensável aos prossionais, estudantes, professores e pesquisadores da área. É também obra de referência útil aos educadores, animadores culturais, ativistas sociais e agentes comunitários que se interessam pela leitura crítica do jornalismo.



O Jornalismo Diversional Da F Tima Bernardes


O Jornalismo Diversional Da F Tima Bernardes
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Roseméri Laurindo
language : pt-BR
Publisher: Primavera Editorial
Release Date : 2015-10-10

O Jornalismo Diversional Da F Tima Bernardes written by Roseméri Laurindo and has been published by Primavera Editorial this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-10-10 with Biography & Autobiography categories.


A obra, inovadora e original, é fruto de estágio pós-doutoral da autora na Universidade Metodista de São Paulo. Apresenta, de forma clara e direta, os gêneros jornalísticos compreendidos por meio de um tipo autoral diferenciado, denominado autor-marca. O jornalismo diversional é uma forma que embora com o escopo na realidade, busca dar uma aparência mais romanesca aos fatos, personagens e ações. Esse gênero traduz um conceito que classificou o programa Encontro com Fátima Bernardes como modelo de jornalismo diversional. Focando na personalidade cativante da apresentadora Fátima Bernardes, o livro alinha os conceitos jornalísticos para apresentar, com maior propriedade, a complexidade do gênero autor-marca no programa. Composto por pesquisas acadêmicas e entrevista com Fátima Bernardes, o livro irá surpreender revelando as transformações do jornalismo no cenário atual.



Imprensa Da Universidade De Coimbra Uma Hist Ria Dentro Da Hist Ria


Imprensa Da Universidade De Coimbra Uma Hist Ria Dentro Da Hist Ria
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Fernando Taveira da Fonseca
language : pt-BR
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press
Release Date : 2001-11-01

Imprensa Da Universidade De Coimbra Uma Hist Ria Dentro Da Hist Ria written by Fernando Taveira da Fonseca and has been published by Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2001-11-01 with Printing categories.


O reaparecimento da Imprensa da Universidade, depois de um longo período de silêncio, correspondeu antes de mais à recuperação de uma sigla prestigiada num contexto de aprofundamento da qualidade do ensino e da investigação que se verifica em Coimbra. Muitos livros e revistas se publicam anualmente na nossa Universidade; no entanto, sentia-se a falta da produção de manuais ou de outros livros com documentos para apoio ao ensino, tal com se sentia a falta de coleções, com carácter interdisciplinar ou de investigação científica, escritos de preferência por professores da casa. A História da Imprensa, tal como nos é contada neste livro, faz-nos remontar a tempos bem diferentes dos atuais, mostrando-nos bons e maus momentos da sua evolução, mas permite concluir pelo predomínio da enorme importância e brilhantismo que teve, dando a autores de nomes já consagrados e a jovens cientistas ou poetas a possibilidade de publicarem numa editora conhecida dentro e fora do nosso País.(...) Fernando Rebelo - Reitor da Universidade de Coimbra.



Imprensa Da Universidade De Coimbra A Hist Ria Os Homens E Os Livros


Imprensa Da Universidade De Coimbra A Hist Ria Os Homens E Os Livros
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Isabel Simões Patrício
language : pt-BR
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press
Release Date : 2001-01-01

Imprensa Da Universidade De Coimbra A Hist Ria Os Homens E Os Livros written by Isabel Simões Patrício and has been published by Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2001-01-01 with categories.


"...Quando a Imprensa da Universidade de Coimbra estava no apogeu e publicava livros e revistas em número considerável, desempenhava essas funções como única entidade do género na instituição. Hoje, felizmente, a Universidade publica trabalhos científicos e didáticos em todas as suas Faculdades e até em alguns dos seus Serviços. Pareceria desnecessária a reativação dessa sigla de tão grandes pergaminhos. Dois anos de atividade provaram o contrário. A atual Imprensa da Universidade de Coimbra tomou como prioritária a publicação de livros úteis para os estudantes, de preferência escritos pelos seus professores. Rapidamente se verificou que estava a ir mais longe, atingindo um público interessado em conhecer resultados da investigação científica em diversas áreas. Por isso, o mecenato começou a funcionar com relativa facilidade, tendo os patrocínios recebidos permitido um desenvolvimento fulgurante e inesperado da atividade editorial. No momento em que se dá a conhecer publicamente a Imprensa da Universidade de Coimbra, com o seu passado e o seu presente, faz-se também a homenagem a quem, depois de ter tanto trabalhado por ela, a viu ser extinta por decreto e destroçada fisicamente - O Professor Doutor Joaquim de Carvalho." Excerto de um texto do Ex.mo Sr. Reitor da Universidade de Coimbra, o Sr. Fernando Rebelo.



Jornalistas 60


Jornalistas 60
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Igor José Siquieri Savenhago
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2024-06-21

Jornalistas 60 written by Igor José Siquieri Savenhago and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-06-21 with Antiques & Collectibles categories.


A chegada das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) às redações jornalísticas, a partir do início da década de 1990, exigiu uma rápida transição das ferramentas analógicas para as digitais e foi decisiva para transformar o dia a dia dos profissionais. Os jornalistas que têm mais de 60 anos e que vivenciam intensamente esse processo, que é contínuo, precisam não apenas se adaptar às mudanças nas rotinas produtivas, mas a movimentos de mercado relevantes para redefinir as relações de trabalho. O que dizem sobre esse cenário? Quais os desafios enfrentados e as oportunidades encontradas? Treze jornalistas 60+, que geralmente abrem os microfones e os ouvidos para os mais diversos tipos de reivindicações, aceitaram se colocar no lugar de entrevistados, emprestando suas vozes para uma análise interdisciplinar sobre os rumos tomados pela imprensa, caminhos possíveis a partir de agora e intervenções necessárias para que os jornalistas envelheçam de forma saudável e ativa.



Justi A Corrup O E Jornalismo


Justi A Corrup O E Jornalismo
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : André Ventura e Miguel Fernandes
language : pt-BR
Publisher: Vida Economica Editorial
Release Date : 2015-11-20

Justi A Corrup O E Jornalismo written by André Ventura e Miguel Fernandes and has been published by Vida Economica Editorial this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-11-20 with Law categories.


Um tema extraordinariamente atual. A justiça portuguesa está, mais do que nunca, empenhada no combate à corrupção e os resultados começam a surgir em diversas formas e manifestações. Os três tópicos fundamentais deste livro – Justiça, Corrupção e Jornalismo – entrecruzam-se de forma mais dramática e atual do que nunca, o que justifica indiscutivelmente trazer a público uma reflexão sobre estas matérias. Justiça, Corrupção e Jornalismo proporciona ao leitor uma viagem pelos meandros dos grandes casos de corrupção do nosso tempo, fornecendo novos dados e novas perspetivas sobre as negociatas de milhões e as escandalosas tentativas do poder em silenciar a comunicação crítica. Os autores pegam em factos, lembram casos, abrem caminho para uma reflexão profunda. Em nome do direito à informação! Esta obra foi construída sobre um diálogo entre os autores o que a torna um projeto inovador. A intenção é mostrar às pessoas um diálogo franco e aberto entre o mundo da justiça e do jornalismo. Apresentar as diferenças sem máscaras. Encetar a discussão sem meias medidas. É no diálogo entre o jornalista e o jurista que se percebem plenamente as interrogações, as inquietações e onde, também, surgem as respostas abertas à critica. Este livro é o resultado disso e acaba por ser, nessa medida, um verdadeiro debate de ideias. Para este livro, o que importa é a relação entre a justiça portuguesa e a produção de conteúdos noticiosos. - Onde começa e deve começar a cobertura e o acompanhamento dos crimes pela imprensa? - Qual o papel do jornalismo de investigação? - Em que consistem as “fugas de informação”? - Teremos um apropriado regime sobre o segredo de justiça? - Em que consiste verdadeiramente o “quarto poder” no Estado de Direito democrático em que vivemos hoje? - Pode estabelecer-se um diálogo sério e frutífero entre a justiça e a comunicação social? - É realista e desejável punir criminalmente e deontologicamente quem quebre o segredo de justiça? Todas estas questões são parte do fio condutor deste livro. A originalidade desta obra está no estilo aberto e dialogante em que se apresentam e expõem as ideias. É no diálogo entre o jornalista e o jurista que se percebem plenamente as interrogações, as inquietações e onde, também, surgem as respostas abertas à critica. Público-alvo Este é um livro dirigido a todos aqueles que se dedicam a investigar e a refletir sobre as complexas matérias do direito à informação na sociedade moderna, nomeadamente em sede de direito constitucional e direito criminal. Ao mesmo tempo, procura ser uma bússola orientadora para jornalistas e responsáveis de comunicação, na medida em que trata da matéria em que tocam praticamente todos os dias no exercício das suas funções. De igual modo, este projeto foi pensado também para todos os alunos – sobretudo das Faculdades de Direito ou Ciências da Comunicação – que dão os primeiros e apaixonados passos numa área que exigirá deles o mais sério e comprometido empenhamento. A preocupação e primordial objetivo dos autores, no entanto, é o grande público. Os milhões de homens e mulheres do nosso tempo que assistem, desde o anonimato das suas casas ou dos seus empregos, a querelas incompreensíveis e intermináveis nos tribunais, nos jornais ou nas televisões. Os autores : André Ventura e Miguel Fernandes Dois homens habituados a lidar com lados diferentes do palco: André Ventura, do lado da Justiça e do Direito, e Miguel Fernandes, no contexto da comunicação social investigação jornalística. Com participação especial de Francisco Moita Flores, Rui Pereira e Carlos Anjos Com prefácio de Rui Pereira, Ex-Ministro da Administração Interna



A Imprensa Da Universidade E A Consci Ncia Cr Tica


A Imprensa Da Universidade E A Consci Ncia Cr Tica
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Luís Reis Torgal
language : pt-BR
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press
Release Date : 2015-04-01

A Imprensa Da Universidade E A Consci Ncia Cr Tica written by Luís Reis Torgal and has been published by Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-04-01 with categories.


O texto deste pequeno livro serviu de base a uma charla que proferi, a pedido do director da Imprensa da Universidade de Coimbra, Doutor Delfim Leão, e da subdirectora, Dr.ª Maria João Padez, em 17 de Dezembro de 2014, por altura da celebração dos 240 anos da sua instalação e das suas primeiras edições, no tempo do Marquês de Pombal e do reitor-reformador D. Francisco de Lemos, natural do Brasil. Não se trata de uma obra absolutamente original, na medida em que me servi de outros meus textos já publicados. Mas foi composta de propósito para essa sessão que se realizou na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, sob a presidência do seu director, Doutor José Augusto Bernardes, no ano em que simbolicamente a “Livraria da Universidade” celebrou 500 anos e no dia em que foi lançada a sua primeira história. Além disso, acrescentei-lhe algumas notas que me foram sugeridas durante a sessão, que teve no início a intervenção dos ex-directores da Imprensa depois da sua refundação em 1998, Doutores Fernando Regateiro, José Faria e Costa e João Gouveia Monteiro, sob o tema “Desafios e perspectivas das editoras universitárias na actualidade”, dado que a IUC foi extinta em 1934 pelo governo de Salazar, quando era seu administrador o Doutor Joaquim de Carvalho e em que era publicado, já com data de 1935, o livro Amor Místico, da autoria do meu mestre, que sempre recordo, Doutor Sílvio Lima. Inicio, porém, a publicação destes apontamentos, como fiz na sessão, com uma homenagem póstuma ao reitor que acabou por refundar a IUC e que recebeu neste ano o prémio “Joaquim de Carvalho”: o Doutor Fernando Rebelo, meu colega dos bancos da Faculdade, meu adversário vitorioso nas eleições para reitor em 1998 e meu amigo, que guardo na memória daqueles que vão partindo. Mas, como a IUC é e foi sempre um organismo vivo, homenageio também os seus actuais directores e todos os funcionários, alguns efémeros que, depois de terem aprendido a difícil arte que supõe o labor de uma editora, saem dela em busca de um outro emprego, por vezes pouco adequado à sua formação. Constituem todos um exemplo de entrega a uma causa que merece todo o apoio da Universidade, numa altura em que foi considerada Património da Humanidade e em que pode dar um contributo fundamental à expansão da língua portuguesa e à ciência e à cultura que aqui se produzem. Como se verá — como dizia, na sua oportuna intervenção, o seu ex-director, Doutor José Faria e Costa, em relação às palavras que proferiu — não vou tanto falar da Imprensa da Universidade como da Universidade (no seu sentido geral) e na concepção de cultura que hoje existe ou que julgo continuar a existir. Mas espero que, desta forma, vá também falar da Imprensa da Universidade, em sentido crítico, pois não se pode falar das instituições de ensino, de ciência e de cultura sem essa consciência. Se assim fosse, a Universidade deixaria de ser Universidade e a sua Imprensa não desempenharia o seu papel, como sucede, podendo e devendo, todavia, aperfeiçoá-lo. Recusando o pragmatismo que hoje se instalou na sociedade e que mata a tendência comunitária que fez e faz a essência da Universidade e da cultura, deve, no entanto, aproveitar as tecnologias e os métodos existentes para tornar visível esta editora, que — na sua nova vida — já tem cerca de 16 anos de trabalho, marcado por uma produção livreira cada vez mais significativa.