[PDF] Forma O E Profiss O Docente - eBooks Review

Forma O E Profiss O Docente


Forma O E Profiss O Docente
DOWNLOAD

Download Forma O E Profiss O Docente PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Forma O E Profiss O Docente book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



As Interfaces Da Profiss O Docente Forma O Trabalho Pr Ticas Curr Culo E Avalia O


As Interfaces Da Profiss O Docente Forma O Trabalho Pr Ticas Curr Culo E Avalia O
DOWNLOAD
Author : MARIA AUXILIADORA DE RESENDE BRAGA MARQUES
language : pt-BR
Publisher: Junqueira&Marin Editores
Release Date :

As Interfaces Da Profiss O Docente Forma O Trabalho Pr Ticas Curr Culo E Avalia O written by MARIA AUXILIADORA DE RESENDE BRAGA MARQUES and has been published by Junqueira&Marin Editores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.


Acesso Gratuito: Baixe / Leia / Compartilhe



Forma O Docente E Profissional


Forma O Docente E Profissional
DOWNLOAD
Author : Francisco Imbernón
language : pt-BR
Publisher: Cortez Editora
Release Date : 2022-08-08

Forma O Docente E Profissional written by Francisco Imbernón and has been published by Cortez Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-08-08 with Education categories.


A escola, a profissão docente e a formação inicial e permanente dos professores são analisadas neste livro, que oferece elementos para abandonar o conceito de professor(a) tradicional, acadêmico ou enciclopedista, bem como o de especialista/técnico, cuja função primordial é transmitir conhecimento aplicando, de forma mecânica, receita e procedimento de intervenção planejados e oferecidos a partir de fora. O professor, em conjunto com a escola e a comunidade que a envolve, deve ter um papel mais ativo no planejamento, desenvolvimento, avaliação e reformulação de estratégias e programas educacionais, para que a instituição educativa possa de fato educar na vida e para a vida.



Forma O E Inser O Profissional Docente Em Contexto


Forma O E Inser O Profissional Docente Em Contexto
DOWNLOAD
Author : Giseli Barreto Cruz
language : pt-BR
Publisher: Paco e Littera
Release Date : 2024-01-09

Forma O E Inser O Profissional Docente Em Contexto written by Giseli Barreto Cruz and has been published by Paco e Littera this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-01-09 with Education categories.


As ideias presentes na gênese do livro vieram à tona no decorrer de um curso que envolveu as duas Universidades nas quais as pesquisadoras atuam nos programas de Pós-Graduação em Educação, com os seus respectivos grupos de pesquisa: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de Antioquia. O curso fez parte dos projetos de internacionalização destas instituições e consolidou-se como um espaço de encontro de mentalidades motivadas com a reflexão sobre a formação das professoras e dos professores e a sua atuação profissional. Estudantes de Pós-graduação e pesquisadores puderam trocar experiências, leituras, teorias e conceitos que ampliaram de forma significativa o cabedal analítico das suas dissertações, teses e projetos de pesquisa.



Forma O Profissional Docente Reflex Es Desafios E Perspectivas


Forma O Profissional Docente Reflex Es Desafios E Perspectivas
DOWNLOAD
Author : Henrique Carivaldo de Miranda Neto
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2023-06-30

Forma O Profissional Docente Reflex Es Desafios E Perspectivas written by Henrique Carivaldo de Miranda Neto and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-06-30 with Education categories.


A formação profissional docente é um tema complexo, promissor e essencial. Complexo, pois envolve a interseção de saberes, de habilidades e de competências epistemológicas, técnicas, pedagógicas, didático-metodológicas e relacionais, de forma que a constituição da identidade profissional docente não se faz, de maneira efetiva, focando-se apenas em um desses aspectos. Promissor, porque, ao pensar a formação profissional do docente, estabelecem-se os pilares para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, contribuindo, desse modo, para o avanço dos processos educacionais, em geral. E essencial, já que atuação docente tem a ver com a formação de um profissional cuja práxis tem um impacto social abrangente, expressivo e fundamental na construção das sociedades e das nações. Assim, Formação Profissional Docente: reflexões, desafios e perspectivas é um convite a pensar, de forma crítico-reflexiva, sobre os caminhos, em construção, desconstrução e reconstrução, do constituir-se como profissional docente, sobretudo, nestes tempos tão tecnológicos e fluidos, que nos brindam tecnologias das quais nos beneficiamos, sem que nenhuma delas, até então, mostre-se capaz de ser tão apaixonada por aprender, sentindo-se impelida a auxiliar os outros em suas possibilidades de construção de aprendizagens. Isso só os docentes conseguem fazer.



Forma O E Profiss O Docente


Forma O E Profiss O Docente
DOWNLOAD
Author : CÉLIA MARIA GUIMARÃES
language : pt-BR
Publisher: Junqueira&Marin Editores
Release Date :

Forma O E Profiss O Docente written by CÉLIA MARIA GUIMARÃES and has been published by Junqueira&Marin Editores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.


Acesso Gratuito: Baixe / Leia / Compartilhe



Entre O Prazer E A Dor O Des Encanto Da Profiss O Docente


Entre O Prazer E A Dor O Des Encanto Da Profiss O Docente
DOWNLOAD
Author : Anair Bongiovani
language : pt-BR
Publisher: Appris Editora e Livraria Eireli - ME
Release Date : 2018-09-24

Entre O Prazer E A Dor O Des Encanto Da Profiss O Docente written by Anair Bongiovani and has been published by Appris Editora e Livraria Eireli - ME this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2018-09-24 with Education categories.


A obra Entre o Prazer e a dor, o (des) encanto da profissão docente apresenta um olhar sobre os problemas enfrentados no dia a dia escolar pelos professores pedagogos, levando em conta as transformações sociais e como estas podem influenciar a vida dos professores, trazendo muitas vezes prejuízos à saúde. A obra traz as principais queixas dos professores em relação ao trabalho, que vão desde a falta de apoio de seus superiores, a falta de limites por parte de alunos, o desrespeito à figura do professor, a desvalorização da categoria, os baixos salários e os ambientes com excesso de barulho e calor excessivo, fatores esses que contribuem para o mal-estar docente. Traz também relatos de professores que encontram motivações a partir de si próprios e desenvolvem técnicas de automotivação para conseguirem lidar com as dificuldades do dia a dia, superando seus medos e angústias. Por seu conteúdo marcante e sua linguagem dinâmica, esta leitura torna-se uma excelente fonte de erudição e discernimento a todos que se interessam em conhecer um pouco mais sobre essa importante profissão, buscando compreender os principais problemas que se abatem sobre essa classe de profissionais. As exigências sociais, as pressões e cobranças aferidas pela busca da qualidade e eficiência, a inserção do ser humano em uma sociedade em acelerada evolução, trazem novos desafios à profissão docente. Os professores, no entanto, nem sempre encontram condições para responder a essas exigências e aspirações de forma adequada, seja por falta de recursos, seja pela burocracia e metodologias ultrapassadas que não dão conta de favorecer a criticidade e a autonomia dos alunos; isso se traduz em inquietações para o professor, gerando insatisfação.



Forma O Do Professor Pesquisador Estudo De Caso Em Curso De Ci Ncias Biol Gicas


Forma O Do Professor Pesquisador Estudo De Caso Em Curso De Ci Ncias Biol Gicas
DOWNLOAD
Author : Soleania Ferreira Sá
language : pt-BR
Publisher: Editora IOLE
Release Date : 2021-01-07

Forma O Do Professor Pesquisador Estudo De Caso Em Curso De Ci Ncias Biol Gicas written by Soleania Ferreira Sá and has been published by Editora IOLE this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-01-07 with Education categories.


As discussões sobre a qualidade dos cursos de formação de professores são cada vez mais frequentes, onde vem ganhando espaço a formação do Professor Pesquisador. Neste viés, a universidade se incumbe de promover a formação de licenciados que, no futuro sejam capazes de desenvolver a prática de ensino e de pesquisa numa perspectiva transformadora da realidade escolar e social. Pensando na responsabilidade que o professor carrega, o Biólogo tem um relevante papel a cumprir na sociedade em geral, desde a compreensão das origens, evolução e interações das espécies viventes no planeta terra, como também, as suas relações com o meio ambiente. Em consonância com Campos (2018, p. 23) as Ciências Biológicas apresentam singularidade como “campo de conhecimento e características próprias em relação às demais ciências, exibindo características específicas em termos de objetos que estudam, metas que perseguem, métodos de pesquisa, linguagens que empregam, entre outros”. A formação de professores não é uma tarefa simples. Mas sim, uma tarefa muito mais complexa do que imaginamos. Afinal, a profissão docente requer do educador competências de modo integral e em múltiplas áreas de conhecimento. Corroborando com o nosso entendimento, Severino (2018) enfatiza que a formação do educador não se trata apenas da sua habilitação técnica, da aquisição e do domínio de um conjunto de informações e de habilidades didáticas. Para ele, precisamos entender que automaticamente a formação de professores impõe uma formação humana em sua integralidade e, que os docentes não executam apenas atividades técnicas como algumas outras profissões. Desta maneira, sabemos que a base sustentadora da profissão docente é construída na universidade, onde o egresso de licenciatura deve carregar em seu acervo, os mais amplos conhecimentos: teórico, técnico, prático, pedagógico, didático e científico, sendo este último, um diferencial importantíssimo para o exercício da docência integrada à prática de pesquisa. Ao falarmos em pesquisa no ambiente escolar logo pensamos: o professor além de educador, ele precisa ser um Professor Pesquisador? É óbvio que sim. Ele deve ser um Professor Pesquisador capaz de transformar a realidade educacional e social nos diversos contextos e espaços. A formação de professores, “não pode ser realizada desvinculadamente da formação integral da personalidade humana do educador. Daí a maior complexidade dessa função social, já que ela implica muito mais, em termos de condições pessoais, do que outras profissões [...]” (SEVERINO, 2018, p. 12). Admito que tive maior aproximação com o tema Professor Pesquisador somente na Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado acadêmico em Educação, principalmente no percurso das disciplinas: Pesquisa em Educação e Epistemologia das Ciências da Educação. Fluiu inquietações sobre a formação do Professor Pesquisador, a sua prática formadora, e a sua função social, passando a refletir sobre a minha¹ atuação docente e o processo formativo nas Licenciaturas em Pedagogia e Ciências Biológicas. Desde a primeira graduação trazia a ideia de que o Professor Pesquisador seria aquele licenciado apto para elaborar projetos com uma sequência de conteúdos a serem ministrados num curto período de tempo, e finalizando na sua culminância. Ou seja, seguindo a metodologia de projetos. Outro pensamento equivocado era de que a pesquisa na prática docente seria realizada por meio de leituras criteriosas em bibliografias atualizadas, para posteriormente desenvolver o planejamento e a execução das aulas. Diante de tais equívocos, senti a necessidade de debruçar sobre o tema de maneira mais densa, criteriosa e sistemática, em um ambiente universitário. Partimos de questões norteadoras como: De que forma os acadêmicos e professores entendem a prática de pesquisa? Quais são as possibilidades que os acadêmicos têm para desenvolver atividades de pesquisa? De qual maneira os professores possibilitam o envolvimento dos futuros Biólogos, em atividades de pesquisa? Na história educacional, os estudos sobre a formação do Professor Pesquisador tiveram sua origem na Inglaterra e Estados Unidos, tendo entre seus renomados estudiosos, Elliot (2000) na Inglaterra e Zeichner (1998, 2005) nos EUA, que vêm realizando suas pesquisas envolvendo acadêmicos, professores e alunos de universidades e escolas básicas. De posse dos resultados de suas pesquisas, chegaram ao consenso de que o professor deveria exercer a sua prática educativa numa perspectiva ética, social e política, e assim exercer o seu papel formador e de professor Pesquisador. Em suas pesquisas, Elliot (2000) carrega entre suas maiores preocupações, a formação de professores e os problemas práticos que enfrentam em seu trabalho, se propondo a ajudá-los de modo a refletirem mais profundamente sobre a prática da educação em suas escolas. Para ele, só é possível refletir sobre a prática educativa, através da pesquisa-ação, devido ela estar relacionada aos problemas práticos diários vivenciados pelos professores, e não com os problemas teóricos no ambiente de uma disciplina de conhecimento. Em sua concepção, o objetivo da pesquisa-ação é possibilitar que o professor possa aprofundar a compreensão, sobre o diagnóstico de problemas, e adotar uma posição exploratória contra quaisquer definições iniciais de sua própria situação. Temos no Brasil, renomados pesquisadores que há tempos desenvolvem pesquisas voltadas para a formação do Professor Pesquisador. Entre eles: Ens, Ploharski e Salles (2001); Diniz-Pereira (2005, 2009, 2014); Franco (2009); Ghedin (2004, 2013); Gatti (2003, 2010, 2013, 2014, 2019); Lüdke (2005, 2012); Nóvoa (2016, 2017); Pesce, André, Hobold (2013); Pimenta (2005, 2009, 2011, 2013, 2014, 2019); Severino (2007, 2008, 2009, 2018). Em seus estudos, investigam de maneira profunda as formas de resistências, os implicadores e possibilidades de os professores trabalharem a prática educativa nos moldes da pesquisa científica, dentro dos contextos escolar e social vivenciado, com vistas a uma educação humanizadora e emancipatória. Segundo Zeichner e Diniz-Pereira (2005) por mais que haja no Brasil, parcerias entre universidades e Secretarias de Educação para o desenvolvimento de programas de formação continuada que “incluam a realização de pesquisas por parte dos professores, as condições de trabalho da maioria dos educadores são tão precárias que às vezes pode parecer piada de mau gosto falar em pesquisa desenvolvida por professores na escola” (p. 71). Do ponto de vista deles, os professores devem ser tratados como profissionais que pensam e que tenham autonomia para decidir como relacionar o conhecimento atual do aluno com o novo conhecimento, e como fazer uso deste conhecimento em classe. As discussões em relação a formação do Professor Pesquisador, vêm se ampliando a partir da década de 1980. Neste sentido, Zeichner e Diniz-Pereira (2005), dizem que os termos de pesquisa-ação e a prática profissional reflexiva, tornaram-se uma ênfase para reformas educacionais ao redor do mundo. Apontam que por um lado, o movimento de pesquisa-ação significou um reconhecimento de que os profissionais produzem teorias que os ajudam a tomar decisões no contexto prático. Por outro lado, esse movimento também pode ser entendido como uma reação contra a visão dos “profissionais como meros técnicos que apenas fazem o que outros, fora da esfera da prática, desejam que eles façam e como uma rejeição às reformas “de cima para baixo” que concebem os profissionais apenas como participantes passivos” (ZEICHNER; DINIZ-PEREIRA, 2005, p. 66). O tema Professor Pesquisador será desvelado ao longo deste trabalho. Este livro está organizado em três capítulos, incluídas as seções de introdução e considerações finais. A introdução aborda o tema em estudo, de maneira suscinta, apontando a as inquietações que provocaram o desenvolvimento desta pesquisa. No capítulo 1 apresentamos a fundamentação teórica deste trabalho, onde iniciamos pela trajetória educacional brasileira e a formação de professores partindo da década de 1930. Posteriormente, contextualizamos o Professor Pesquisador abrangendo a sua formação, a importância do Estágio Supervisionado e programas de incentivo à docência. Em conseguinte, fazemos um esboço sobre a produção do conhecimento e a pesquisa científica, no contexto de formação do Professor Pesquisador. Em continuidade, debruçamos sobre a trajetória do Curso de Ciências Biológicas no Brasil e as suas políticas educacionais. Na sequência, apresentamos o Curso de Ciências Biológicas da UERR, abarcando seu histórico, concepções e princípios orientadores, competências, habilidades e objetivos do curso. No capítulo 2, temos o desvelamento do percurso metodológico da presente pesquisa, contemplando: o desenho geral da pesquisa; o tipo de pesquisa; o histórico do local da pesquisa; os sujeitos participantes da pesquisa; os instrumentos da coleta de dados; o método filosófico; a vertente das análises e discussão. Logo no capítulo 3, apresentamos o detalhamento das análises e discussão dos resultados, obedecendo fielmente aos dados coletados no âmbito da investigação. Por fim são tecidas algumas considerações finais à guisa de conclusão.



Representa Es Sociais Da Profiss O Docente


Representa Es Sociais Da Profiss O Docente
DOWNLOAD
Author : Wellington Amâncio Da Silva
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2013-08-14

Representa Es Sociais Da Profiss O Docente written by Wellington Amâncio Da Silva and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2013-08-14 with Philosophy categories.


Este trabalho investiga as representações sociais e os discursos presentes na escola como dispositivos de construção de sentidos, sobretudo do trabalho docente, demonstrando que a escola cria e recria sentidos, discursos, ações, valores e representações por parte de todos os envolvidos numa relação de co -autoria e não de passividade. Para isso, foram utilizados os aportes teóricos da Analise do Discurso de Foucault e Pêcheux e das Teorias das Representações Sociais, com base em Moscovici e Jodelet. As contribuições de autores como Geertz, Coulon, Garfinkel, Macedo, para esta pesquisa etnográfica (Etnometodologia) faz-se apresentar, através de questionário, as cinco palavras-chave mais presentes nos discurso do docente (dedicação, responsabilidade, compromisso, competência e profissionalismo) e ainda evidenciou como elas são representadas socialmente. A conexão teórica destes autores citados com as contribuições da Pedagogia Crítica de Giroux e Mclaren possibilitou entender que os conceitos dessas palavras-chave eram adotados pelos docentes de forma crítica, quando pertinentes à sua prática segundo a reflexão das suas ações cotidianas, porém, eram também criticadas e descartadas conscientemente, porque eles faziam contraponto aos discursos e representações sociais da “cultura oficial”. Ainda este trabalho demonstra por meio das contribuições de Thomas Kuhn e Jean Pierre Lyotard como as grandes teorias sociais da Modernidade, adotadas como paradigma pela escola, determinam toda uma visão de mundo específica da realidade cotidiana e que consequentemente se materializavam, por meio de representações sociais e discursos e, suas conseqüências eram mais problematizar a condição de dominação “cultural oficial” do que a condição de autonomia por parte da escola.



Hist Ria Da Profiss O Docente No Brasil E Em Portugal


Hist Ria Da Profiss O Docente No Brasil E Em Portugal
DOWNLOAD
Author : Tereza Fachada Levy Cardoso
language : pt-BR
Publisher: Mauad Editora Ltda
Release Date : 2015-01-27

Hist Ria Da Profiss O Docente No Brasil E Em Portugal written by Tereza Fachada Levy Cardoso and has been published by Mauad Editora Ltda this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-01-27 with Education categories.


História da Profissão Docente no Brasil e em Portugal compartilha resultados de uma investigação desenvolvida por pesquisadores brasileiros e portugueses interessados em compreender como a profissão docente foi se estruturando numa perspectiva de longa duração - desde o século XVIII, quando se constituiu o sistema nacional de ensino implantado pelo Estado português em todo o reino, até chegar a questões da profissão na atualidade. Abrange diferentes fatores associados ao tema, tais como o estudo da circulação de saberes e da apropriação de produtos culturais pelos docentes a análise de políticas oficiais dirigidas ao magistério a observação de diferentes formas de manifestação dessa categoria profissional diante das exigências postas ao exercício de seu ofício e as representações sociais que interferiram e ainda interferem na constituição de uma identidade docente específica.



Sentidos Da Profiss O Docente


Sentidos Da Profiss O Docente
DOWNLOAD
Author : Vera Lúcia Gaspar de Silva
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2004

Sentidos Da Profiss O Docente written by Vera Lúcia Gaspar de Silva and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2004 with categories.


Estudar um período da história da profissão docente do ensino primário na perspectiva dos sentidos a ela atribuídos no período áureo de sua expansão no mundo ocidental - à passagem do século XIX para o século XX - constitui-se no objeto principal deste trabalho, organizado na forma de estudo comparado. Estes sentidos foram buscados em testemunhos deixados ou concedidos por professores e professoras com larga atuação no ensino primário e na legislação que organizou os sistemas públicos de ensino dos estados de Santa Catarina e São Paulo, no Brasil, e em Portugal. Os dados localizados nos dois grupos de fontes -:- testemunhos e legislação - formaram uma espécie de tríade que sustentaria a construção de sentidos para a profissão docente, uma tríade com sustentáculos em normatizações legais e discursivas, que estabeleceram formas para os corpos e definiram parâmetros para o comportamento moral e Político dos cidadãos que a escola popular pretendeu formar. A conduzir este processo em suas célula-chave - a escola primária - estão os professores que deveriam portar marcas do cidadão civilizado, já que estariam num lugar de referência. (Continua).