[PDF] Gramsci Intelectuais E Educa O - eBooks Review

Gramsci Intelectuais E Educa O


Gramsci Intelectuais E Educa O
DOWNLOAD

Download Gramsci Intelectuais E Educa O PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Gramsci Intelectuais E Educa O book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Hegemonia Intelectuais E Educa O Nos Escritos De Gramsci


Hegemonia Intelectuais E Educa O Nos Escritos De Gramsci
DOWNLOAD
Author : Anita Helena Schelesener
language : pt-BR
Publisher: Editora UEPG
Release Date : 2024-04-30

Hegemonia Intelectuais E Educa O Nos Escritos De Gramsci written by Anita Helena Schelesener and has been published by Editora UEPG this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-04-30 with Social Science categories.


Anita Helena Schlesener nos presenteia nessa obra "Hegemonia, intelectuais e educação nos escritos de Gramsci", com uma reflexão rigorosa sobre uma temática cerne no pensamento de Antonio Gramsci, absolutamente atual e necessária para pensarmos os problemas e desafios do nosso tempo. Não à toa a preocupação com um estudo sobre os intelectuais figurava o projeto mais audacioso pretendido por Gramsci no cárcere, como apontado em correspondência à cunhada Tatiana e já em esboço do primeiro caderno, justamente pelo importante papel conectivo e organizativo que os intelectuais assumem na luta política e social, no combate ou propagação de concepções de mundo, na conformação de vontade coletiva operante e inerente a organização prática da vida. Organizada em sete capítulos, perpassa: "Hegemonia e intelectuais"; "Por uma história dos intelectuais italianos"; "Achille Loria na leitura de Gramsci nos Escritos Políticos"; "O 'Lorianismo' nos Cadernos do Cárcere"; "A formação do 'Brescianismo' e a crítica gramsciana"; "O professor enquanto intelectual orgânico", finalizando com "A atualidade da leitura gramsciana dos intelectuais". Anita traz uma ampla cobertura de tratamento sobre essa temática, com elementos inéditos no âmbito das obras sobre o pensamento de Antonio Gramsci publicadas no Brasil, como a análise sobre lorianismo e brescianismo (categoria de intelectuais considerados escusos, mas muito influente no senso comum), ausente em livros brasileiros. Trata-se de um elemento muito importante para compreendermos a capacidade organizativa desses sujeitos que, em nosso tempo, respondem também pelo avanço da extrema direita. O primoroso trabalho aqui exposto reflete a maturidade intelectual de um longo percurso de estudos e pesquisas de Anita. Pela cuidadosa e profunda fundamentação e análise teórica, ancorada principalmente nos escritos originais do teórico sardo, essa obra mostra-se absolutamente relevante tanto para os já iniciados nos estudos gramscianos quanto aos que buscam se aproximar da produção do autor. Deise Rosálio Silva Doutora em Educação pela USP e Docente da Universidade Federal de Minas Gerais



Gramsci Intelectuais E Educa O


Gramsci Intelectuais E Educa O
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2006

Gramsci Intelectuais E Educa O written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2006 with categories.




Educa O E Poder


Educa O E Poder
DOWNLOAD
Author : Moacir Gadotti
language : en
Publisher:
Release Date : 1980

Educa O E Poder written by Moacir Gadotti and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1980 with Education categories.




Gramsci E Michels Intelectuais Partidos E Oligarquiza O


Gramsci E Michels Intelectuais Partidos E Oligarquiza O
DOWNLOAD
Author : Renato Fernandes
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2023-04-14

Gramsci E Michels Intelectuais Partidos E Oligarquiza O written by Renato Fernandes and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-04-14 with Political Science categories.


Bons livros de história do pensamento político são aqueles que ajudam a desfazer equívocos ou lugares comuns. É o caso do livro de Renato Fernandes que o leitor tem agora em mãos. A investigação que lhe deu origem se insere em um programa de pesquisa amplo e abrangente, que procura revelar as fontes do pensamento gramsciano, reconstruindo o ambiente intelectual no qual foram gestados os Quaderni del carcere. [...] Como se tornará evidente nas páginas deste livro, a metáfora do moderno Príncipe ocupava um lugar importante na teoria gramsciana dos partidos políticos [...]. O tema é de grande atualidade. A trajetória dos partidos comunistas no decorrer do século XX parece con rmar de maneira inapelável a lei de ferro da oligarquização. A crítica gramsciana a Michels oferece um antídoto poderoso. Ela lembra-nos de que se o moderno Príncipe expressar uma nova forma de absolutismo, ele nunca será capaz de realizar uma reforma intelectual, uma nova forma de civilização. (Trecho do prefácio de Alvaro Bianchi)



Cadernos Do C Rcere Vol 2


Cadernos Do C Rcere Vol 2
DOWNLOAD
Author : Antônio Gramsci
language : pt-BR
Publisher: Civilização Brasileira
Release Date : 2023-10-20

Cadernos Do C Rcere Vol 2 written by Antônio Gramsci and has been published by Civilização Brasileira this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-10-20 with Philosophy categories.


Este volume constitui uma autocrítica: Gramsci questiona qual deve ser o papel representado pelos intelectuais num cenário de inflamada luta política. Para organizar sua análise, Gramsci investiga a educação como processo de ação e instrumento de luta, além do lugar dos jornalistas na divulgação dos acontecimentos. Esta edição brasileira dos Cadernos do cárcere foi organizada por Carlos Nelson Coutinho — reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas no pensamento de Gramsci —, com a colaboração de Luiz Sérgio Henriques, ensaísta, tradutor e editor da revista eletrônica Gramsci e o Brasil, e de Marco Aurélio Nogueira, professor livre-docente da Universidade Estadual Paulista. Os 6 volumes dos Cadernos do cárcere se dividem, segundo indicações do próprio Gramsci, em "cadernos especiais" e "cadernos miscelâneos". Nos primeiros, Gramsci agrupou notas sobre temas específicos; nos segundos, reuniu apontamentos sobre assuntos diversos. Além de reproduzir os "cadernos especiais" tais como nos foram legados pelo pensador italiano, esta edição inclui as notas contidas nos "cadernos miscelâneos", relativas ao conteúdo básico de cada um dos "cadernos especiais". "Uma nova geração de estudiosos passa a ter agora acesso direto aos textos originais nos quais Gramsci expõe suas concepções a respeito do Estado e da sociedade civil, bem como sobre o bom senso e o senso comum, sobre hegemonia e coerção, sobre a revolução passiva e a democracia cosmopolita, sobre guerra de posição e guerra de movimento, sobre o conformismo e o nacional-popular, ou sobre os intelectuais e a organização da cultura." - Leandro Konder "Quando os Cadernos do cárcere começaram a ser publicados na Itália, em 1948, ficamos sabendo que, durante o fascismo, o marxismo teórico não estivera morto. O mais original intérprete de Marx, depois de Labriola, havia escrito suas obras maiores — ' für ewig', como eles as definiu — precisamente nos anos do fascismo triunfante. O marxismo de Gramsci não era o marxismo dos professores. Gramsci trocara os estudos universitários pela luta política e fora um dos fundadores do Partido Comunista Italiano. Tratava-se de um marxismo que não se punha à prova apenas diante dos problemas filosóficos tradicionais, mas que enfrentava problemas reais do nosso tempo: Gramsci era marxista no sentido de que prolongava na direção da crítica da política a obra que Marx desenvolvera tendo como referência particular a crítica da economia política." - Norberto Bobbio



Gramsci Pol Tica E Educa O


Gramsci Pol Tica E Educa O
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher: UFAL
Release Date :

Gramsci Pol Tica E Educa O written by and has been published by UFAL this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.




Ler Gramsci


Ler Gramsci
DOWNLOAD
Author : Maria Margarida Machado
language : pt-BR
Publisher: Editora Scotti
Release Date : 2021-02-05

Ler Gramsci written by Maria Margarida Machado and has been published by Editora Scotti this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-02-05 with Young Adult Nonfiction categories.


“É preferível ‘pensar’ sem disto ter consciência crítica, de uma maneira desagregada e ocasional, isto é, ‘participar’ de uma concepção do mundo ‘imposta’ mecanicamente pelo ambiente exterior, ou seja, por um dos muitos grupos sociais nos quais todos estão automaticamente envolvidos desde sua entrada no mundo consciente (e que pode ser a própria aldeia ou a província, pode se originar na paróquia e na ‘atividade intelectual’ do vigário ou do velho patriarca, cuja ‘sabedoria’ dita leis, na mulher que herdou a sabedoria das bruxas ou no pequeno intelectual avinagrado pela própria estupidez e pela impotência para a ação), ou é preferível elaborar a própria concepção do mundo de uma maneira consciente e crítica e, portanto, em ligação com este trabalho do próprio cérebro, escolher a própria esfera de atividade, participar ativamente na produção da história do mundo, ser o guia de si mesmo e não mais aceitar do exterior, passiva e servilmente, a marca da própria personalidade?” (Antonio Gramsci, Cadernos do cárcere, v. 1) Essa pergunta, elaborada por Antonio Gramsci contribui de forma inconteste para explicitar as principais questões sobre as quais nos debruçamos nesta obra,sobretudo após o golpe parlamentar, jurídico e midiático de 2016, que retirou a presidenta Dilma Rousseff do Palácio do Planalto e, em 2018, a eleição de Jair Bolsonaro para governar o país até 2022, com a forte influência da “(não) consciência” formada em tempos de fake news — nos desafia a pensar como esses fatos políticos implicam, desafiam, instigam ou provocam não somente a realidade brasileira, mas a de todo o mundo. Os cenários brasileiro e mundial nos colocam diante de várias questões, sendo uma das mais relevantes, pensar como se constrói uma concepção de mundo, de sociedade e de indivíduo em contextos ultraneoliberais e de retrocessos políticos autoritários. Para dialogar com essa questão, que em certa medida também foi proposta por Gramsci, sobre como se elabora uma concepção de mundo, se im-posta e desagregada, ou consciente e crítica, neste livro apresentamos reflexões a partir de aspectos da política e da educação em contextos internacionais e nacionais. A retomada do pensamento gramsciano, sobretudo a partir dos conceitos de práxis, hegemonia, educação, formação humana, língua, Estado e política, tem por objetivo geral evidenciar a contribuição de Gramsci, ontem e hoje, para o exercício do nosso pensar e agir politicamente A palavra de ordem, como diria Gramsci, é: “pessimismo da inteligência, otimismo da vontade”. A realidade do Brasil revela, primeiramente, o “otimismo da vontade”, por apontar os inúmeros esforços empreendidos para que, por exemplo, a educação para todos e todas ocupas-se a cena da política do país, sobretudo no início deste século XXI. Ainda assim, premidos pelo “pessimismo da inteligência”, precisamos reconhecer que as iniciativas relevantes que se desdobraram em políticas públicas de educação nos últimos quinze anos, da creche à pós-graduação, não foram suficientes para se consolidar em políticas de Estado que sobrevivessem aos diferentes interesses dos governos que se elegeram a cada mandato, ou mesmo que ocuparam o Estado após manobras midiáticas, parlamentares e jurídicas. [Organização] Maria Margarida Machado [Autores] Adriane Guimarães de Siqueira Lemos Cláudia Borges Costa Gaudêncio Frigotto Gianni Fresu Giovanni Semeraro Júlio César Apolinário Maia Maria Ciavatta Maria Emilia de Castro Rodrigues Maria Margarida Machado Marise Ramos Peter Mayo Simone Aparecida de Jesus Vera Lúcia Paganini



O Lugar Da Educa O Em Gramsci


O Lugar Da Educa O Em Gramsci
DOWNLOAD
Author : Deise Rosalio Silva
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2020-07-21

O Lugar Da Educa O Em Gramsci written by Deise Rosalio Silva and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-07-21 with Education categories.


A autora mobiliza os conceitos gramscianos para uma reflexão original: a escola aparece aqui não apenas como um organismo, mas como uma função inerente à Sociedade Civil; não somente como uma instituição ou uma coisa, mas enquanto uma relação social.



Veja


Veja
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2007

Veja written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2007 with Brazil categories.




Trabalho Pol Tica E Cultura Em Gramsci


Trabalho Pol Tica E Cultura Em Gramsci
DOWNLOAD
Author : Marcos Del Roio
language : pt-BR
Publisher: Editora Oficina Universitária
Release Date : 2007-10-01

Trabalho Pol Tica E Cultura Em Gramsci written by Marcos Del Roio and has been published by Editora Oficina Universitária this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2007-10-01 with Philosophy categories.


O volume que ora se apresenta é produto do Seminário Internacional Gramsci, realizado entre os dias 28 e 30 de agosto de 2007, nas dependências da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP (campus de Marília). a sua publicação neste formato se justifica pela qualidade dos trabalhos apresentados tanto como resultados de pesquisas concluídas ou quase, quanto pelos projetos ainda em desenvolvimento. a pretensão dessa brochura é bastante limitada, estando reduzida a tornar pública a riqueza (e talvez o calor) do debate travado nos dias do Seminário, mas a sua utilidade é evidente.