[PDF] Hist Rias Do Tio Karel - eBooks Review

Hist Rias Do Tio Karel


Hist Rias Do Tio Karel
DOWNLOAD
AUDIOBOOK

Download Hist Rias Do Tio Karel PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Hist Rias Do Tio Karel book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Hist Rias Do Tio Karel


Hist Rias Do Tio Karel
DOWNLOAD
AUDIOBOOK

Author : Sanni Metelerkamp
language : en
Publisher: Literatura Livre – Sesc São Paulo
Release Date : 2020-01-01

Hist Rias Do Tio Karel written by Sanni Metelerkamp and has been published by Literatura Livre – Sesc São Paulo this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-01-01 with Fiction categories.


Quando Sanni Metelerkamp publicou Histórias do tio Karel, em 1914, a África do Sul tentava superar um período de grandes turbulências: anos de conflito entre os colonos holandeses, os zulus e os britânicos. A chegada de povos de todo o mundo em busca de ouro e diamantes, juntamente com o advento das ferrovias, abria o país e mudava a sociedade. Metelerkamp temia que muitas das antigas tradições e histórias se perdessem e, portanto, registrou algumas delas para a posteridade. "Esses contos são propriedade comum de todas as crianças da África do Sul", declarou a autora no prefácio, "e o são desde a primeira vez em que a região foi povoada, há milhares de anos". São contos folclóricos do extremo sul da África, narrados por tio Karel, personagem quase arquetípico que ilustra o povo san e sua sabedoria resignada por séculos de conflitos, conquistas tribais e a colonização europeia. A figura de Karel, embora exerça o protagonismo da obra, também revela indiretamente a visão colonialista da época em que o livro foi escrito e nos oferece um retrato das relações raciais na África do Sul do início do século 20. Submisso e carinhoso para com a família para a qual trabalha, o velho san descortina, através das proezas dos personagens de suas histórias, a sagacidade típica de seu povo. O livro traz também alguns contos da mitologia hotentote que, quando documentados pela primeira vez, encantaram os leitores com suas versões para a origem das estrelas e planetas. Além disso, é impossível não traçar um paralelo entre a sabedoria do sul do continente africano, em sua maneira simples e divertida de ensinar a enfrentar as adversidades da vida, com a história de resiliência dos africanos que foram arrancados de sua terra e trazidos a ferro e força para o continente americano. Acima de tudo, o livro celebra uma das formas mais antigas e prazerosas de se transmitir e perpetuar culturas: histórias em volta do fogo, repletas de magia e mistério, repassadas de geração a geração. Título original: Outa Karel's Stories: South African Folk-Lore Tales (1914)



Literatura Livre


Literatura Livre
DOWNLOAD
AUDIOBOOK

Author : Ricardo Giassetti
language : pt-BR
Publisher: Edições Sesc SP
Release Date : 2023-03-24

Literatura Livre written by Ricardo Giassetti and has been published by Edições Sesc SP this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-03-24 with Literary Criticism categories.


O projeto Literatura Livre, parceria entre Instituto Mojo e Sesc São Paulo, disponibilizou gratuitamente na internet traduções de textos literários de culturas estrangeiras presentes na formação do povo brasileiro. A coletânea Literatura livre: ensaios sobre ficções de culturas que formaram o Brasil, por sua vez, reúne reflexões sobre os contextos, as traduções e as interpretações desse conjunto de obras da literatura mundial, permitindo vislumbrar como elas se inserem no rol da literatura de língua estrangeira no país.



Sra Fragr Ncia Primaveril


Sra Fragr Ncia Primaveril
DOWNLOAD
AUDIOBOOK

Author : Sui Sin Far
language : pt-BR
Publisher: Literatura Livre – Sesc São Paulo
Release Date : 2020-01-01

Sra Fragr Ncia Primaveril written by Sui Sin Far and has been published by Literatura Livre – Sesc São Paulo this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-01-01 with Fiction categories.


Empatia. Esta é a principal palavra para obra de Sui Sin Far, pseudônimo de Edith Maude Eaton (1867-1914). Nela, a autora retrata a vida dos imigrantes chineses durante o período da Chinese Exclusion Act (Lei de Exclusão dos Chineses), que, em 1882, proibiu a entrada de trabalhadores chineses nos Estados Unidos e atribuiu pela primeira vez ao poder federal daquele país a capacidade de definir a política migratória nacional — essa proibição vigorou até 1943. Foi exatamente nesse período que Sui Sun Far produziu uma obra onde esse grupo de imigrantes é apresentado em toda sua complexidade e em meio às mais diversas tensões raciais, religiosas e socioeconômicas. Os chineses desse romance são uma força necessária à economia local, mas ao mesmo tempo sofrem preconceito por seus costumes e origem. Suas tradições chocam-se com as da sociedade progressista californiana. Assim, Sui Sin Far aborda as diferenças culturais, de gênero, as lutas sociais e, surpreendentemente, aponta e ilumina recantos da alma humana além das diferenças físicas. Temas como a opressão feminina, a exploração sexual, o homossexualidade e outros, polêmicos até hoje, já se fazem presentes em seu trabalho. Um fluxo migratório em grande escala, como foi o dos chineses nos Estados Unidos entre o final do século 19 e começo do 20, muita vez pode resultar em um confrontamento entre culturas e classes sociais. Há chineses pobres discriminados por chineses ricos, mulheres chinesas oprimidas por maridos chineses tradicionalistas, homens brancos casados com mulheres chinesas e vice-versa, crianças mestiças cujo preconceito já está reservado para o futuro. A bondade e a crueldade não são predicados de uma ou outra etnia: o ser humano, em seu âmago, é igual em suas virtudes e falhas. De maneira sublime somos apresentados ao modo de pensar e agir de uma outra cultura. A maneira gentil, humana e inteligente como a Sra. Fragrância Primaveril contorna problemas de parentes e amigos é um exemplo da sutileza oriental em face à rudeza ocidental. Edith Maude Eaton foi uma das precursoras do multiculturalismo com sua obra Sra. Fragrância Primaveril. Ela mesma era filha de pai americano e mãe chinesa. Por isso, é considerada a primeira descendente a escrever sobre a condição sociocultural dos imigrantes chineses na América. Nessa coleção de contos publicados originalmente em dezenas de revistas e compilados em 1912, Sui Sin Far analisa de maneira delicada e real as mazelas da convergência de dois povos tão diferentes na região da Califórnia. Título original: Mrs. Spring Fragrance (1912)



As Roupas Fazem As Pessoas


As Roupas Fazem As Pessoas
DOWNLOAD
AUDIOBOOK

Author : Gottfried Keller
language : pt-BR
Publisher: Literatura Livre – Sesc São Paulo
Release Date : 2020-01-01

As Roupas Fazem As Pessoas written by Gottfried Keller and has been published by Literatura Livre – Sesc São Paulo this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-01-01 with Fiction categories.


Gottfried Keller narra, de maneira brilhante e bem-humorada, as desventuras de Wenzel Strapinski, um alfaiate desempregado e faminto que vaga sem destino e cuja única posse são suas roupas, distintas e elegantes, feitas por ele mesmo. Exatamente por usar roupas bem acabadas e por ser um jovem esguio e belo, Strapinski é carregado por uma sequência de enganos — arquitetados ou não — sobre sua pessoa. Confundido com um conde polaco, se hospeda na cidade de Goldach, onde inadvertidamente cai nas graças de seus habitantes. Entre matar sua fome e o medo de revelar a verdade, tenta fugir, mas se apaixona por uma bela nobre da região. O texto mostra como uma pequena brincadeira e alguns enganos podem levar a consequências extraordinárias e fora de controle. Até que ponto somos responsáveis pelo nosso destino? Até onde nossas escolhas nos levam? As roupas fazem as pessoas, em um estilo que já foi chamado de "comédia confusa" e "poesia realista", levanta tais questões e faz uma análise crítica e atemporal da superficialidade da sociedade. Não são os valores intrínsecos que servem como base para a avaliação de alguém, mas um mero sinal externo de prosperidade. Ainda assim, propõe uma resposta harmoniosa e conciliadora. Keller sugere que, em última análise, o ser é mais importante do que o (aparentar) ter. Três lugares e culturas se confundem na narrativa: Suíça, Alemanha e Polônia, compondo uma história fascinante sobre a natureza rica e sutil da sociedade europeia no começo do século 19, mostrando como aspectos medievais se estendem, muitas vezes imperceptivelmente, até os dias atuais. No entanto, a reflexão que o livro propõe ultrapassa características meramente socioculturais e adentra campos psicológicos universais. A forma como nos apresentamos aos outros é um reflexo de nossa cultura e sistema de crenças. A aparência é também uma forma de interculturalidade, mesmo quando construída habilmente para enganar. Trata-se de um texto atemporal, especialmente ao tratar de uma questão universal ao navegar no tema das pessoas que empregam — conscientemente ou não — esforços para projetar uma imagem maior e mais próspera de si, a qual muita vez contradiz diretamente a imagem real. Título original: Kleider machen Leute (1874)



Contos De Crian As Chinesas


Contos De Crian As Chinesas
DOWNLOAD
AUDIOBOOK

Author : Sui Sin Far
language : pt-BR
Publisher: Literatura Livre – Sesc São Paulo
Release Date : 2020-01-01

Contos De Crian As Chinesas written by Sui Sin Far and has been published by Literatura Livre – Sesc São Paulo this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-01-01 with Fiction categories.


Este segundo volume de Sra. Fragrância Primaveril foi pensado pela autora como um adendo de contos destinados aos chamados "celestiais" ou seja, as crianças chinesas. Em contraste com os contos adultos, estes têm como pilares crianças protagonistas e temas infantis. A moral e a ética chinesas se apresentam já na tenra idade, seja pelo exemplo dos mais velhos, seja pela inocência e honestidade dos pequenos. De todo modo, as questões temáticas mais profundas da obra de Sui Sin Far continuam a ser abordadas: o preconceito para com os imigrantes, as mazelas sociais que um mestiço precisa enfrentar, o machismo, o respeito às tradições, a adaptação a um país completamente diferente, a preservação dos costumes por meio da vida em uma comunidade quase fechada, as Chinatowns. Como preservar sua cultura original e ao mesmo tempo se integrar a uma nova sociedade? É possível a uma criança chinesa nascida na América abraçar duas realidades tão diferentes: dentro e fora de casa? Edith Maude Eaton (1867-1914) foi uma das precursoras do multiculturalismo com sua obra Sra. Fragrância Primaveril, sob o pseudônimo de Sui Sin Far. Ela mesma era filha de pai americano e mãe chinesa, é considerada a primeira descendente a escrever sobre a condição sociocultural dos imigrantes chineses na América. Nessa coleção de contos publicados originalmente em dezenas de revistas e compilados em 1912, Sui Sin Far analisa de maneira delicada e real as mazelas da convergência de dois povos tão diferentes na região da Califórnia. Título original: Mrs. Spring Fragrance (1912)



Cr Nicas Do Jap O


Cr Nicas Do Jap O
DOWNLOAD
AUDIOBOOK

Author : Príncipe Toneri
language : pt-BR
Publisher: Literatura Livre – Sesc São Paulo
Release Date : 2020-01-01

Cr Nicas Do Jap O written by Príncipe Toneri and has been published by Literatura Livre – Sesc São Paulo this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-01-01 with Fiction categories.


Crônicas do Japão é o segundo registro escrito das histórias, mitos e lendas da civilização japonesa medieval. Importante fonte do pensamento Shintō e da história das primeiras famílias imperiais, Crônicas do Japão narra, por exemplo, a introdução do budismo no país e a Reforma Taika ocorrida no século 7. Os textos dessa obra têm suas origens em histórias orais. Escritos originalmente em chinês, fato que reflete a influência dessa civilização sobre o povo japonês, foram compilados em 720 por ordem da corte imperial. O objetivo era fornecer ao Japão uma história capaz de fazer frente aos anais dos chineses. Compilado por Ô-no-Yasumaro e pelo príncipe Toneri-no-miko, esta obra mescla lendas, mitos e a genealogia da família imperial. Ao entender as raízes alegóricas do Japão, cria-se uma ponte entre suas origens culturais e a contemporaneidade brasileira, que passou a receber imigrantes japoneses a partir de 1908. A imigração japonesa ao Brasil era composta em sua maioria por antigos membros de classes e profissões remodeladas ou extintas pela Reforma Meiji, que embora fosse um esforço para modernizar o país, colocou à margem da sociedade uma grande parcela de sua população. Esses imigrantes vieram para um mundo bastante insólito, que desafiou a fortaleza de suas tradições e costumes. É possível afirmar que Nihonshoki é uma espécie de versão oficial dos mitos do Japão e de parte da história daquele país. À época, sua produção buscava legitimar o poder então estabelecido com narrativas que vinculavam a origem do imperador à deusa Amaterasu e vincular a história do país a uma base documental. A tradução para o português desse texto fundador da civilização japonesa, considerado tesouro nacional em seu país de origem, é portanto uma conquista para o nosso idioma. Título original: Nihonshoki (720)



Contos Folcl Ricos Africanos Vol 2


Contos Folcl Ricos Africanos Vol 2
DOWNLOAD
AUDIOBOOK

Author : Elphinstone Dayrell
language : pt-BR
Publisher: Literatura Livre – Sesc São Paulo
Release Date : 2020-01-01

Contos Folcl Ricos Africanos Vol 2 written by Elphinstone Dayrell and has been published by Literatura Livre – Sesc São Paulo this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-01-01 with Fiction categories.


A África é o berço da civilização e essa seleção de contos celebra sua cultura e influência, tão ricas e diversificadas quanto o próprio continente. Na África setentrional, as histórias de sultões e seres mágicos deixam entrever a influência moura; nas verdejantes florestas do Congo, sociedades de animais cuja inteligência sobrepuja à do ser humano; nas ilhas orientais, as alegorias morais das antigas civilizações tribais. Tudo faz parte do mítico caldeirão que alimenta a cultura brasileira há séculos. Contos folclóricos africanos reúne histórias coletadas por exploradores, governantes e missionários europeus, em sua maioria contadas diretamente pelos nativos cuja língua só passou a ser escrita recentemente. São narrativas transmitidas verbalmente, de geração em geração, por, provavelmente, milhares de anos. Os contos revelam o folclore, crenças e códigos de ética africanos. Curiosamente, essa mitologia pré-colonização encontra ecos em muitas outras ao redor do mundo. Animais falantes, por exemplo, são um recurso narrativo comum em contos populares de diversas sociedades. Esse conceito é apresentado em muitas literaturas tradicionais, como nas fábulas de Esopo, e em mitologias como a grega, a chinesa e a indiana. Outra característica típica das lendas africanas é a repetição. Os mesmos incidentes ocorrem a diversos indivíduos, ou o mesmo indivíduo se vê preso em uma sucessão de situações similares. Uma variação na conduta do personagem impede a monotonia e revela sua fraqueza ou estupidez, artifício ou traição. Quase todos esses contos se localizam em supostos tempos pré-históricos, quando animais e seres humanos conviviam em relações sociais na mesma comunidade. Os narradores, ao mesmo tempo em que preservam o enredo e os personagens originais, introduzem objetos conhecidos e familiares ao leitor. Essas inconsistências ilustram a crença de um povo a quem o impossível não constitui um obstáculo à fé; ao contrário, apenas aumenta o prazer da narrativa. Título original: The Folk Tales from Southern Nigeria (1910); Zanzibar Tales (1901); Where Animals Talk (1912)



Os Miser Veis


Os Miser Veis
DOWNLOAD
AUDIOBOOK

Author : Aljâhiz
language : pt-BR
Publisher: Literatura Livre – Sesc São Paulo
Release Date : 2020-01-01

Os Miser Veis written by Aljâhiz and has been published by Literatura Livre – Sesc São Paulo this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-01-01 with Fiction categories.


A literatura árabe é múltipla e riquíssima. O texto Albukhalâ' (Os miseráveis), de Aljâhiz (776-869), é parte relevante dessa imensa produção cultural. Um dos maiores expoentes da prosa em árabe de todos os tempos, Aljâhiz, nesse texto, nos oferece uma das primeiras obras de ficção do mundo islâmico. Nela, o autor ridiculariza certos comportamentos e indica a generosidade como uma das principais virtudes da mentalidade muçulmana. Além do objetivo social claro de satirizar a miséria e a mesquinharia de indivíduos e grupos, o texto amplifica nossa compreensão da cultura e das condutas reverenciadas pela sociedade árabe medieval. Aljâhiz é um autor com aguçado poder de observação. Sua prosa possui um ceticismo alegre, um senso cômico e um olhar satírico que permitem conhecer melhor a psicologia de sua época. Além de erudito, carrega o prazer pela controvérsia, âmbito no qual o autor, em seu total domínio de um estilo claro e conciso, apresenta importantes traços do pensamento da sociedade de seu tempo. Os miseráveis é uma janela para a cultura islâmica medieval. Em razão da inegável qualidade e da influência que ela exerceu sobre outros pensadores muçulmanos como Al-Farabi (872-950) e Ibn Khaldun (1332-1406), a tradução da obra de Aljâhiz amplia os limites da cultura em língua portuguesa ao oferecer um universo que até então era inatingível à imensa maioria dos leitores brasileiros. Título original: Albukhalâ' (868)



P Ssaros Sem Ninho


P Ssaros Sem Ninho
DOWNLOAD
AUDIOBOOK

Author : Clorinda Matto de Turner
language : pt-BR
Publisher: Literatura Livre – Sesc São Paulo
Release Date : 2020-01-01

P Ssaros Sem Ninho written by Clorinda Matto de Turner and has been published by Literatura Livre – Sesc São Paulo this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-01-01 with Fiction categories.


Com Pássaros sem ninho, Clorinda Matto de Turner elevou a figura do índio a protagonista na literatura da América Latina. Também foi ela quem reivindicou o reconhecimento do quéchua como uma língua portadora de cultura. Defensora radical da tradição andina, a escritora sempre trabalhou para as principais publicações culturais do Peru. Acreditava que o quéchua deveria ter um papel constitutivo na vida da nação peruana e que os povos andinos tivessem uma posição central em um projeto político-nacional. A obra é uma denúncia social. Nela, Clorinda Matto de Turner narra como as mulheres peruanas indígenas lutavam contra as inúmeras injustiças praticadas então pelo poder público e por membros da Igreja. A história evidencia como os camponeses da região de Cusco sofriam e eram explorados. O imaginário povoado de Killac é o cenário para evidenciar, segundo a própria autora, a vida dos indígenas, nossos "irmãos que sofrem explorados na noite da ignorância" praticada e perpetuada pelos poderosos. Para ela, os povos e as tradições indígenas deviam ser reverenciados e defendidos a todo custo. Clorinda Matto de Turner nasceu em Cusco, a antiga capital do Império Inca. Desde o início, sua carreira como jornalista e escritora foi voltada para a defesa e a luta pelos direitos dos povos andinos. Pássaros sem ninho, sua maior obra, abriu o caminho para que vozes femininas, fortes e poderosas, se estabelecessem definitivamente na literatura peruana. Clorinda Matto foi um dos maiores expoentes de uma geração de mulheres intelectuais que, antes de tudo, eram comprometidas com uma prática constante de defesa de ideias e valores voltados também ao combate à desigualdade e a injustiça social. Quando tornou-se editora da revista El Perú Ilustrado, Clorinda publicou inúmeros autores importantes, entre eles, Rubén Darío (1867-1916) e Manuel González Prada (1844-1918). Foi sob sua direção que a revista publicou um conto baseado na vida de Cristo, do escritor brasileiro Coelho Neto (1864-1934). Essa publicação levou o arcebispo de Lima a excomungá-la. Depois, o mesmo arcebispo acabaria colocando Pássaros sem ninho na lista de obras proibidas pela Igreja Católica. Título original: Aves sin nido (1889)



O Leviat


O Leviat
DOWNLOAD
AUDIOBOOK

Author : Joseph Roth
language : pt-BR
Publisher: Literatura Livre – Sesc São Paulo
Release Date : 2020-01-01

O Leviat written by Joseph Roth and has been published by Literatura Livre – Sesc São Paulo this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-01-01 with Fiction categories.


Nissen Piczenik, um judeu do distante vilarejo de Progrody, vive como vendedor de colares e adornos feitos de corais. Homem honesto e comprometido com seu ofício — criar e comercializar suas belas "joias vivas" —, Piczenik nunca ousou sair de sua vizinhança. Porém, seduzido pelo antigo desejo de conhecer o mar, ele mergulha em uma aventura ao desafiar sua rotina e deixar para trás tudo aquilo que cultivou até então: sua freguesia e seu impecável artesanato. A breve ausência coincide com a chegada de um novo comerciante, um húngaro que milagrosamente vende corais mais belos e baratos. Assim, toda uma vida de comedimento se transforma em tragédia: ao deixar o lar para saciar o desejo pelo desconhecido e abandonar uma rotina sufocante, Piczenik é tomado pela inebriante vida de Odessa, uma grande cidade portuária com incontáveis navios; ao retornar, o analfabeto vendedor de colares de corais rende-se à chegada ao novo representado por seu concorrente poliglota de Budapeste. Até a fatídica viagem, o personagem judeu Nissen Piczenik é o avesso do autor judeu Joseph Roth. A vida repetitiva, simples e completamente íntegra do Piczenik das primeiras páginas do texto é o inverso exato da de Roth, um típico outsider: judeu, exilado, altamente individualista, profundamente cosmopolita, que adorava a controvérsia e que viveu em hotéis durante boa parte de sua vida. Piczenik, em sua busca pelo desconhecido e sua paixão pelo mar, supera a sensação de não pertencimento àquela rotina de artesão e vendedor de joias feitas de corais para aproximar-se de seu criador. Sua busca é a mesma de Roth, ele procura o novo, o diverso e o desconhecido. Assim como muitas das obras de Joseph Roth, O Leviatã combina culturas diversas. A história se passa em um vilarejo fictício da Europa Oriental, onde comerciantes judeus — com suas sinagogas, vestes de reza, jejuns e festas — convivem com camponesas e camponeses russos. Mas além da estética, as ideias judaicas estão presentes na transformação do protagonista, na citação do monstro marinho do Velho Testamento e na tentação do diabo representada pelo cosmopolita húngaro. O texto é recheado de encontros interculturais. A história se passa em uma região do interior russo em algum momento entre a Guerra Russo-Japonesa (1904-1905) e a primeira Guerra Mundial (1914-1918). Nela, o reino czarista se apresenta nos cenários da viagem e na figura do marinheiro Komrower, que leva à província o aroma de São Petersburgo ao contar as histórias fantasiosas das forças navais russas. No trem para Odessa, Piczenik tem contato com um comerciante de pérolas da realeza, faz escala em Kiev, conhece o Mar Negro e até visita uma fragata em companhia de um oficial da marinha russa. Finalmente, a história também está calcada na cultura alemã, pois foi escrita nessa língua por um autor austro-húngaro. Essa parábola aborda um problema moral bastante claro. O motivo da tentação leva um homem honesto a revelar seus valores e ideais. No caso de Piczenik, além do seu amor pelos corais, há também a sua identidade judaica. A tentação é representada pelo negociante húngaro Jeno Lakatos, cuja aparência se assemelha à concepção cristã do demônio: cabelos negros, olhos escuros, magro e o odor e a fumaça característicos quando seus corais são queimados. Mas o demônio mais proeminente é o próprio Leviatã da mitologia do Velho Testamento, que repousa no fundo do oceano, invencível senão perante o próprio Deus. Na narrativa, ele é o senhor do mar que cativa Piczenik quando este decide deixar sua terra natal e suas raízes judias. Título original: Der Leviathan (1938)