[PDF] Imagens De Mulheres Imigrantes Na Imprensa Portuguesa - eBooks Review

Imagens De Mulheres Imigrantes Na Imprensa Portuguesa


Imagens De Mulheres Imigrantes Na Imprensa Portuguesa
DOWNLOAD

Download Imagens De Mulheres Imigrantes Na Imprensa Portuguesa PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Imagens De Mulheres Imigrantes Na Imprensa Portuguesa book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Imagens De Mulheres Imigrantes Na Imprensa Portuguesa


Imagens De Mulheres Imigrantes Na Imprensa Portuguesa
DOWNLOAD
Author : Clara Almeida Santos
language : pt-BR
Publisher: Observatório da Imigração, ACIDI, I.P.
Release Date : 2007

Imagens De Mulheres Imigrantes Na Imprensa Portuguesa written by Clara Almeida Santos and has been published by Observatório da Imigração, ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2007 with categories.


Imigrante e mulher. São estes os dois conceitos que inspiraram a realização deste trabalho que materializa a dissertação de mestrado em Comunicação e Jornalismo da Faculdade Letras da Universidade de Coimbra, defendida em Dezembro de 2004. Foi a procura do cruzamento entre os dois termos na imprensa que deu origem à pergunta primeira que norteou a investigação: será que o teor e forma das notícias, os temas tratados e o discurso adoptado pelos media portugueses reflectem a realidade da imigração feminina em Portugal? Na expectativa de enquadrar uma resposta a esta questão, outras surgiram como complementares: Quais as diferenças de abordagem verificadas entre as notícias sobre mulheres imigrantes e sobre homens imigrantes? A existirem, estarão essas diferenças relacionadas com as especificidades dos media que as veiculam? Qual o papel desempenhado media na definição e difusão destas imagens? Será que estas questões são levadas ao espaço público e, se sim, com que nível de profundidade? Existirá uma imprensa especializada na questão da imigração, como existem especializações noutras áreas que conquistaram um lugar permanente nas páginas dos jornais?



Mulheres Imigrantes Em Portugal Mem Rias Dificuldades De Integra O E Projectos De Vida


Mulheres Imigrantes Em Portugal Mem Rias Dificuldades De Integra O E Projectos De Vida
DOWNLOAD
Author : Joana Miranda
language : pt-BR
Publisher: Observatório da Imigração, ACIDI, I.P.
Release Date : 2009-10-01

Mulheres Imigrantes Em Portugal Mem Rias Dificuldades De Integra O E Projectos De Vida written by Joana Miranda and has been published by Observatório da Imigração, ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2009-10-01 with categories.


Os objectivos do estudo foram analisar, numa perspectiva de género, três eixos fundamentais que marcam a realidade das mulheres imigrantes: memórias e identidades, dificuldades de integração em Portugal e projectos de vida. Procurámos, entre outras, responder às seguintes questões: -Como funcionam as redes nas comunidades em causa? Qual o papel das redes enquanto factores desencadeadores da decisão de migrar e qual a sua função real no processo migratório? Qual a relação entre a existência/ausência de redes de apoio e a integração? -Qual a relação entre a família e a migração? As famílias são locais em que se inscrevem relações de poder e em que os interesses dos membros podem estar em conflito. Os interesses das mulheres podem ou não coincidir e podem afectar as decisões sobre quem emigra, por quanto tempo e para que países. Importa compreender de que forma a família e o sistema de patriarcado afectam estas questões. -Outra questão concerne as relações interpessoais entre homens e mulheres. De que forma a relação das mulheres com a família é alterada em resultado da migração? Ou, de outra forma, de que forma o patriarcado é alterado ou reconstituído depois da migração? De que forma a participação das mulheres no mercado de trabalho dos países receptores influencia a autoridade das mulheres nas famílias e a sua sensação de controlo e contribui ou não para os homens assumirem mais responsabilidades domésticas e em relação às crianças. De que forma as migrações afectam as relações de poder entre homens e mulheres e os processos de tomada de decisão e de gestão da economia familiar? - Que factores desencadeiam as decisões de migrar e tornam a migração mais ou menos possível para diferentes mulheres? - De que forma as nacionalidades das imigrantes condicionam a sua integração no país receptor? A integração é mais fácil para algumas comunidades e mais difícil para outras? Que factores condicionam o grau de dificuldade de integração? - Estará uma maior ligação ao passado relacionada com maiores problemas de integração e com projectos de retorno aos países de origem?



Imagem Do Imigrante Brasileiro No Jornalismo Televisivo Portugu S 2004 2006


Imagem Do Imigrante Brasileiro No Jornalismo Televisivo Portugu S 2004 2006
DOWNLOAD
Author : Willy Filho
language : pt-BR
Publisher: Observatório da Imigração, ACIDI, I.P.
Release Date : 2008-12-01

Imagem Do Imigrante Brasileiro No Jornalismo Televisivo Portugu S 2004 2006 written by Willy Filho and has been published by Observatório da Imigração, ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2008-12-01 with categories.


Esta tese analisa a construção da imagem do imigrante brasileiro no jornalismo televisivo português. O tema trabalhado é enquadrado nas teorias das migrações e nas teorias da construção da imagem telejornalística. O corpus de análise é constituído por 19 peças transmitidas durante o prime-time da RTP1, da SIC e da TVI, veiculadas entre Janeiro de 2004 e Junho de 2006. A identificação deste corpus fundamenta-se em estudos anteriores e envolveu a observação de 160 peças, transmitidas ao longo daqueles 30 meses. A análise incidiu em quatro unidades de registro sobre a representação do imigrante brasileiro no telejornalismo português: homem, mulher, família, e cidadão brasileiro. No trabalho empírico, onde se utilizou metodologias de análise da Imagem, as peças foram transcritas e categorizadas em função de três textos estruturais – o visual, o sonoro e o escrito – de forma a identificar os seus elementos construtivos. Esta metodologia formal e textual tornou possível a visualização de certas tendências de representação dos cidadãos brasileiros imigrados em Portugal. Em relação às unidades de registo convencionadas, conclui-se que existem diferenças estéticas e construtivas sobretudo em relação à representação do género, além de uma forte tendência para a valorização de construções mais «tabloidizantes».



Mapeamento Das Comunidades Imigrantes E Dos Seus Meios De Informa O Em Portugal


Mapeamento Das Comunidades Imigrantes E Dos Seus Meios De Informa O Em Portugal
DOWNLOAD
Author : Isabela Salim
language : pt-BR
Publisher: Observatório das Migrações, ACM, I.P.
Release Date :

Mapeamento Das Comunidades Imigrantes E Dos Seus Meios De Informa O Em Portugal written by Isabela Salim and has been published by Observatório das Migrações, ACM, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.


Esse artigo discute as principais conclusões do trabalho realizado para o projeto em epígrafe que teve como objeto central uma investigação acerca dos canais de acesso à informação das principais comunidades de imigrantes em Portugal que recorrem ao Programa de Retorno Voluntário (PRV) da Organização Internacional para as Migrações (OIM). O levantamento dos dados apontou a existência de canais de informação representados por meios de comunicação formais e informais, reunindo as comunidades em torno de seus interesses e objetivos específicos. Para a OIM, representou um indicador do potencial de comunicação que será um facilitador de seu trabalho e um eficaz instrumento para melhor atender as demandas dos que necessitam do apoio do Programa. Estendem-se ao Governo Português e à sociedade civil as conclusões e considerações da OIM quanto aos benefícios desses canais para uma melhor interação dos imigrantes na sua sociedade de acolhimento



A Emerg Ncia Das Migra Es No Feminino


A Emerg Ncia Das Migra Es No Feminino
DOWNLOAD
Author : José Carlos Marqués
language : pt-BR
Publisher: Principia Editora
Release Date : 2012-01-18

A Emerg Ncia Das Migra Es No Feminino written by José Carlos Marqués and has been published by Principia Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2012-01-18 with Religion categories.


A presença crescente das mulheres nos fluxos migratórios de e para Portugal foi um dos dois aspetos da imigração em Portugal a que o Fórum Gulbenkian Migrações dedicou a sua atenção em 2010/2011. O fórum baseou-se na realização de um conjunto de workshops em que participaram atores do terreno, representantes das comunidades de imigrantes, agentes das entidades oficiais e académicos e teve por finalidade fazer um diagnóstico da situação das migrações no feminino e apresentar uma série de recomendações sobre o tema dirigidas aos responsáveis públicos, às organizações da sociedade civil e aos próprios migrantes. O presente volume dá precisamente conta da investigação, do debate e das recomendações sobre as migrações no feminino produzido pelo Fórum sob a coordenação de Pedro Góis e José Carlos Marques, ambos do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.



Cuidados De Sa De Materno Infantis A Imigrantes Na Regi O Do Grande Porto


Cuidados De Sa De Materno Infantis A Imigrantes Na Regi O Do Grande Porto
DOWNLOAD
Author : Joana Topa
language : pt-BR
Publisher: Observatório das Migrações, ACM, I.P.
Release Date : 2016-12-01

Cuidados De Sa De Materno Infantis A Imigrantes Na Regi O Do Grande Porto written by Joana Topa and has been published by Observatório das Migrações, ACM, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2016-12-01 with categories.


De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (2013), vivemos num mundo em progressiva movimentação, com sociedades cada vez mais diversificadas onde o número de mulheres a viver a maternidade em contexto multicultural e migratório é uma realidade com uma expressão reconhecida, tanto a nível mundial como nacional. O direito à saúde constitui um direito fundamental indispensável para o exercício dos outros direitos humanos e fundamental no processo de integração nos países recetores. Todavia, segundo o International Women’s Health Coalition (2013), entre os obstáculos identificados no processo de integração das comunidades migrantes, o acesso à saúde continua a figurar entre os mais relevantes uma vez que muitas vezes é ainda limitado e condicional. O conhecimento em torno da qualidade e da eficácia do acesso dos/as imigrantes aos cuidados de saúde, especialmente no que respeita às mulheres imigrantes, é ainda escasso em Portugal (Fonseca, Silva, Esteves & McGarrigle, 2007). Os estudos sugerem que as mulheres migrantes se deparam com enormes desafios no que à questão da acessibilidade aos cuidados de saúde diz respeito. As dificuldades parecem intensificar-se durante a gravidez e a maternidade, períodos de maior vulnerabilidade à doença e ao risco, para elas e para as/os suas/seus descendentes. Este trabalho de investigação, elaborado no decurso do Doutoramento em Psicologia com a especialidade de Psicologia Social pela Universidade do Minho, teve como principal objetivo analisar e caracterizar os cuidados materno-infantis prestados à população imigrante residente em Portugal. Este estudo propôs-se, assim, escrutinar a qualidade e a eficácia dos cuidados materno-infantis prestados no país pelo Serviço Nacional de Saúde a mulheres imigrantes de nacionalidade brasileira, cabo-verdiana e ucraniana, tomando como referência os seus discursos, bem como os discursos de profissionais de saúde. Situada em pressupostos teóricos e epistemológicos críticos oferecidos pelo construcionismo social, a presente investigação, de natureza qualitativa, compreendeu a realização de dois estudos empíricos. O estudo 1, pretendeu caracterizar os discursos, perceções e vivências de trinta mulheres de nacionalidade cabo-verdiana, brasileira e ucraniana nos cuidados de saúde materno-infantis em Portugal. O estudo 2, pretendeu contribuir para um melhor conhecimento sobre o acesso e capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde e suas/seus profissionais à procura de cuidados por mulheres imigrantes grávidas residentes em Portugal bem como pretendeu caracterizar os discursos de catorze profissionais de saúde sobre os cuidados específicos preconizados às mulheres imigrantes durante o período de gravidez, parto e puerpério. Os resultados relativos ao estudo 1 mostram, de um modo geral, que os padrões de procura de serviços de saúde para vigilância de gravidez destas mulheres são tardios. Para isso contribuem as experiências vivenciadas nos diversos contextos sociais (e.g., experiências discriminatórias) bem como os múltiplos e diferenciados obstáculos que encontram (e.g., culturais, informativos, económicos, comunicacionais, burocráticas, familiares) quando acedem ou tentam aceder aos serviços. Embora a maioria faça uma apreciação positiva dos cuidados recebidos, todas elas alertam para a insensibilidade demonstrada pelas/os profissionais face à diversidade cultural e a constante discriminação preconizada, que é diferenciada consoante as suas pertenças identitárias. Face às dificuldades sentidas e aos discursos com os quais vão contactando, estas mulheres vão alimentando uma noção de si como pessoas com menos direitos, o que as leva conformarem-se com as práticas ocidentais de cuidado e a silenciar-se face às práticas discriminatórias a que são sujeitas. Deste modo, os resultados apontam para que as estratégias individuais utilizadas não constituem qualquer tipo de ameaça ao grupo hegemónico, contribuindo para a manutenção do status quo (Lewin, 1948/1997) e da desigualdade. No estudo 2 os resultados apontam para a existência de vários entraves ao acesso das imigrantes aos cuidados de saúde primários. O desconhecimento da legislação vigente por parte das/os profissionais, a falta de infraestruturas de gestão capazes de responder às diferentes necessidades, nomeadamente no que concerne à atribuição de um/a técnico para seguir a grávida durante um longo período, o tempo limitado das consultas, bem como as barreiras comunicacionais e linguísticas existentes parecem contribuir para este cenário. Por outro lado, os resultados mostram que os discursos das/os profissionais são discursos hegemónicos que levam a uma regulação de saberes das imigrantes em prol do conhecimento biomédico ocidental. Assim, as evidências desta investigação apontam para as lacunas de um sistema de saúde que se diz universal e para todos/as, alertando para uma assimetria de poderes nas relações de cuidado maternoinfantis que, se por um lado, têm como função proteger as mulheres garantindo-lhes um melhor bem-estar e prevenção de problemas futuros, por outro lado, limitam, constrangem e reprimem as ações destas mulheres, aumentando assim a vulnerabilidade a que estão sujeitas durante o período de gravidez e puerpério.



V Rios Percursos Diversas Identifica Es


V Rios Percursos Diversas Identifica Es
DOWNLOAD
Author : Sandra Barros Delgado
language : pt-BR
Publisher: Observatório da Imigração, ACIDI, I.P.
Release Date : 2013-12-01

V Rios Percursos Diversas Identifica Es written by Sandra Barros Delgado and has been published by Observatório da Imigração, ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2013-12-01 with categories.


A investigação que aqui se apresenta teve como objetivo central analisar os processos de integração dos/das descendentes de imigrantes cabo-verdianos/cabo-verdianas residentes no bairro do Talude, Freguesia de Unhos, no Concelho de Loures. Para analisar o objeto central da pesquisa – os processos de integração dos/as descendentes de migrantes no bairro do Talude – procurou-se responder às seguintes questões, que traduzem os objetivos da pesquisa: − Quais os percursos de socialização dos/das descendentes de imigrantes: na família; na escola; no mercado laboral; no bairro; em outras atividades? − Qual a influência das relações de género nos processos de integração dos e das descendentes? − Quais as perceções dos/das descendentes de imigrantes residentes no bairro do Talude em relação ao modo como são vistos pelos moradores da Freguesia não residentes no bairro? E a população ou a sociedade em geral? E qual a influência dessas perceções nos seus processos de integração? Este estudo é composto por duas partes: a conceção da pesquisa, em que é retratado o motivo da escolha do tema, a definição do tema, os objetivos da investigação, o método que foi utilizado no percurso de investigação e o enquadramento do tema. Na segunda parte, a análise dos dados nos diversos percursos: familiares, no bairro, escolares, no mercado laboral, em outras atividades, a influência de género e a(s) imagen(s). Como conclusão geral podemos afirmar que existem vários fatores que contribuem para a identificação dos/as descendentes de migrantes (não existindo aparentemente fatores que predominem) e que as imagens que possuem de si e da sociedade portuguesa em geral são diversas.



Revista Migra Es 11


Revista Migra Es 11
DOWNLOAD
Author : Alejandra Ortiz
language : pt-BR
Publisher: ACIDI, I.P.
Release Date : 2013-09-01

Revista Migra Es 11 written by Alejandra Ortiz and has been published by ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2013-09-01 with Social Science categories.




Fluxos Matrimoniais Transnacionais Entre Brasileiras E Portugueses


Fluxos Matrimoniais Transnacionais Entre Brasileiras E Portugueses
DOWNLOAD
Author : Paulo Raposo
language : pt-BR
Publisher: Observatório da Imigração, ACIDI, I.P.
Release Date : 2009-12-01

Fluxos Matrimoniais Transnacionais Entre Brasileiras E Portugueses written by Paulo Raposo and has been published by Observatório da Imigração, ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2009-12-01 with categories.


O principal propósito do livro foi perceber de que mulheres e de qual Brasil, e, igualmente de que homens e de qual Portugal – pois não são todo homogéneos – os casamentos transnacionais reproduziam, através da desconstrução dos essencialismos que representam esses matrimónios, associados normalmente a um tipo-ideal de casal: o homem bem mais velho, a mulher de uma classe social muito inferior, com pouca escolaridade e com o único objectivo de alcançar a nacionalidade portuguesa através do casamento. A investigação foi realizada entre 2006 e 2008, e priorizou uma abordagem qualitativa, que foi estruturada através de dois níveis de análise – observação participante e entrevistas qualitativas semi-estruturadas individuais e em grupo. O perfil sócio-demográfico dos entrevistados foi analisado através de dados referentes à contextualização geográfica, idade, escolaridade, actividade laboral, motivo da imigração (no caso das mulheres), o contexto do contacto com o cônjuge, bem como o estatuto sócio-jurídico em Portugal (das mulheres). Além disso, foram abordadas questões como as etapas da construção do relacionamento; o percurso migratório (forma como foram construídas as relações sociais em Portugal); a aceitação das pessoas mais próximas (amigos e família) e de pessoas distantes face à relação; a questão da nacionalidade, a imagem exterior e o género como interposição no relacionamento; a percepção de outros relacionamentos transnacionais e a opinião sobre eles; como também a auto-representação e a imagem que é percebida da nacionalidade (entre os homens e as mulheres). O contexto geográfico escolhido, também por razões de ordem financeira que impediram a extensividade do terreno, situou-se nas áreas onde havia maior número de imigrantes e maior concentração de casamentos entre imigrantes brasileiros e cidadãos portugueses, designadamente a Grande Lisboa e o Algarve. Foram entrevistadas 24 mulheres que possuem características sócio-demográficas distintas – origem regional, percurso profissional, classe social, idade, tempo de permanência em Portugal, motivações e expectativas para a imigração e estatuto jurídico – o que possibilitou analisar percursos migratórios bastante heterogéneos; e 13 homens, que possuem características socio-demográficas bastante análogas – idade, escolaridade, classe social, sector da actividade profissional; divergindo apenas quando o critério de análise é a origem regional (Grande Lisboa e Algarve), uma vez que os dois contextos são dotados de perfis bem distintos. Para além do livro, esta pesquisa teve como resultado uma tese de mestrado, apresentada em 2008, na Departamento de Antropologia do ISCTE/IUL- Instituto Universitário de Lisboa.



Jornalismo Em Tempos Da Pandemia Do Novo Coronav Rus


Jornalismo Em Tempos Da Pandemia Do Novo Coronav Rus
DOWNLOAD
Author : Alan Tomaz de Andrade, Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, Anézia Maria Brito Lima, Caroline Patatt, Edna de Mello Silva, Edson Francisco Leite Junior, Elaine Javorski, Fátima Martínez, Fernanda Vasques Ferreira, Fernando Rocha, Hebe Maria Gonçalves de Oliveira, Igor Aparecido Dallaqua Pedrini, Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, Juarez Tadeu de Paula Xavier, Juliana Colussi, Kati Caetano, Liana Vidigal Rocha, Lys Apolinário Reis, Marcio Augusto Martins da Silva, Mary Weinstein, Matheus Tagé, Michael Gomes, Milena Cristina Peres, Paulo Vitor Giraldi Pires, Pedro Borges Franco Zimermann do Nascimento, Priscila R. Sanches, Rodrigo Daniel Levoti Portari, Rafiza Varão, Sarah Melisa Barros de Sousa, Sérgio Luiz Gadini, Simão Farias Almeida
language : pt-BR
Publisher: Ria Editorial
Release Date :

Jornalismo Em Tempos Da Pandemia Do Novo Coronav Rus written by Alan Tomaz de Andrade, Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, Anézia Maria Brito Lima, Caroline Patatt, Edna de Mello Silva, Edson Francisco Leite Junior, Elaine Javorski, Fátima Martínez, Fernanda Vasques Ferreira, Fernando Rocha, Hebe Maria Gonçalves de Oliveira, Igor Aparecido Dallaqua Pedrini, Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, Juarez Tadeu de Paula Xavier, Juliana Colussi, Kati Caetano, Liana Vidigal Rocha, Lys Apolinário Reis, Marcio Augusto Martins da Silva, Mary Weinstein, Matheus Tagé, Michael Gomes, Milena Cristina Peres, Paulo Vitor Giraldi Pires, Pedro Borges Franco Zimermann do Nascimento, Priscila R. Sanches, Rodrigo Daniel Levoti Portari, Rafiza Varão, Sarah Melisa Barros de Sousa, Sérgio Luiz Gadini, Simão Farias Almeida and has been published by Ria Editorial this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with Language Arts & Disciplines categories.


A crise global da Covid-19 que assolou o mundo em três meses no início de 2020 gerou impactos incalculáveis para a humanidade, os quais sinalaram para grandes mudanças a partir desta segunda década do século XXI. De início, analistas apontaram como marco para agora o começo desse século. As mudanças afetam todas as áreas, das ciências médicas, no enfrentamento diário aos números de contágios e de mortes na casa de milhões em todo planeta e na falta de tratamento contra a doença, à economia, pela necessidade imediata do isolamento social da população, única forma de prevenção contra o contágio nessa crise sanitária. A pandemia do novo coronavírus impactou todas as formas de trabalho. O jornalismo também, além de se encontrar entre as atividades profissionais que não param. Nesse sentido, propusemos uma publicação que reunisse diferentes olhares sobre a atuação do jornalismo nos tempos da pandemia do novo coronavírus. Esse momento de crise global nos convocou ainda a contantes reflexões sobre modos de vida e trabalho no sistema global. Preocupad@s com essa temática, e em conjunto com a Ria Editorial, publicamos esse e-book “Jornalismo em tempos da pandemia do novo coronavírus”. A ideia desse livro surgiu logo aos primeiros impactos da pandemia do novo coronavírus sobre nossas atividades de trabalho, como jornalistas e professores/pesquisadores de jornalismo. Primeiramente, o isolamento social, com a suspensão das aulas na maioria das universidades públicas do Brasil, logo após o alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 11 de março de 2020, que a Covid-19 se tratava de uma pandemia mundial, e não apenas um caso isolado da China, país que se despontou como epicentro da doença.