[PDF] Imigrantes Sem Abrigo Em Portugal - eBooks Review

Imigrantes Sem Abrigo Em Portugal


Imigrantes Sem Abrigo Em Portugal
DOWNLOAD

Download Imigrantes Sem Abrigo Em Portugal PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Imigrantes Sem Abrigo Em Portugal book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Imigrantes Sem Abrigo Em Portugal


Imigrantes Sem Abrigo Em Portugal
DOWNLOAD
Author : Teresa Líbano Monteiro (coord.)
language : pt-BR
Publisher: Observatório da Imigração, ACIDI, I.P.
Release Date : 2013-12-01

Imigrantes Sem Abrigo Em Portugal written by Teresa Líbano Monteiro (coord.) and has been published by Observatório da Imigração, ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2013-12-01 with categories.


Este estudo tem como objetivo principal a compreensão do fenómeno dos imigrantes sem-abrigo na sociedade portuguesa. Para além deste objetivo mais abrangente são enunciados vários objetivos específicos, nomeadamente: o esboço de um perfil de imigrantes sem-abrigo; a identificação dos principais padrões do fenómeno, baseados em origem étnica e/ou nacionalidade, condição legal, nível de instrução, condição face ao trabalho, região do país; a delineação dos ideais-tipo de percurso de vida até à condição de sem-abrigo; bem como a apreciação das políticas e do papel da sociedade civil (ONG - organizações não governamentais, associações de imigrantes, instituições religiosas, etc.) na resposta ao fenómeno.



A Cria O Da Categoria Imigrantes Em Portugal Na Revista Vis O Jornalistas Entre Estere Tipos E Audi Ncias


A Cria O Da Categoria Imigrantes Em Portugal Na Revista Vis O Jornalistas Entre Estere Tipos E Audi Ncias
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher: ACIDI, I.P.
Release Date :

A Cria O Da Categoria Imigrantes Em Portugal Na Revista Vis O Jornalistas Entre Estere Tipos E Audi Ncias written by and has been published by ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.




Mapa De Boas Pr Ticas De Acolhimento E Integra O De Imigrantes Em Portugal


Mapa De Boas Pr Ticas De Acolhimento E Integra O De Imigrantes Em Portugal
DOWNLOAD
Author : Maria Lucinda Fonseca
language : pt-BR
Publisher: Observatório da Imigração, ACIDI, I.P.
Release Date : 2007-12-01

Mapa De Boas Pr Ticas De Acolhimento E Integra O De Imigrantes Em Portugal written by Maria Lucinda Fonseca and has been published by Observatório da Imigração, ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2007-12-01 with categories.


O Mapa de Boas Práticas de Acolhimento e Integração de Imigrantes em Portugal surge na sequência da 11ª Conferência Internacional Metropolis, que decorreu em Lisboa, de 2 a 6 de Outubro de 2006, e resulta de uma parceria entre o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), que fi nanciou este projecto.1 O tratamento estatístico subjacente aos dados recolhidos no âmbito deste projecto fi cou a cargo de Maria Lucinda Fonseca, Jennifer McGarrigle e Dora Possidónio, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. Pretendeu-se com o mapeamento das iniciativas aqui apresentadas efectuar um levantamento, tão alargado quanto possível, dos múltiplos actores e actividades desenvolvidas em diferentes sectores, dispersas pelo território nacional, que, na perspectiva das entidades que as promovem, confi guram exemplos de casos bem sucedidos e susceptíveis de replicação por outras instituições e noutros lugares.



Pol Ticas Locais E Ac O Colectiva Dos Imigrantes Da Europa De Leste No Concelho De Lisboa


Pol Ticas Locais E Ac O Colectiva Dos Imigrantes Da Europa De Leste No Concelho De Lisboa
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher: ACIDI, I.P.
Release Date :

Pol Ticas Locais E Ac O Colectiva Dos Imigrantes Da Europa De Leste No Concelho De Lisboa written by and has been published by ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.




Reunifica O Familiar E Imigra O Em Portugal


Reunifica O Familiar E Imigra O Em Portugal
DOWNLOAD
Author : Maria Lucinda Fonseca (coord.)
language : pt-BR
Publisher: ACIDI, I.P.
Release Date : 2005-10-01

Reunifica O Familiar E Imigra O Em Portugal written by Maria Lucinda Fonseca (coord.) and has been published by ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2005-10-01 with categories.


O relatório preliminar do estudo, Reagrupamento familiar e imigração em Portugal está estruturado em duas partes fundamentais, organizadas em quatro capítulos. Na primeira parte, faz-se um enquadramento do fenómeno do reagrupamento familiar e integração dos imigrantes nas sociedades de acolhimento, a partir das experiências de países com uma tradição migratória mais antiga do que a portuguesa, nomeadamente da União Europeia e dos Estados Unidos da América. Na segunda, apresenta-se uma caracterização genérica da situação do nosso país, a partir da informação disponível nas fontes estatísticas oficiais. Além disso, inclui ainda um anexo com um quadro - síntese comparativo entre as legislações nacionais de alguns países europeus, em matéria de reagrupamento familiar, bem como uma análise comparada da legislação portuguesa com a Directiva comunitária relativa ao direito à reunificação familiar (Directiva 2003/86/CE). Tendo em conta a escassez e as limitações dos dados existentes, na segunda fase da investigação será efectuado um inquérito, por amostragem, aos cidadãos não nacionais da EU, representativo das comunidades mais numerosas ou que, apesar de terem ainda uma expressão ainda relativamente reduzida, apresentam um potencial de crescimento importante. Além disso, para avaliar o potencial de absorção das famílias de imigrantes ao nível regional, serão ainda analisados casos de estudo, em diferentes concelhos do país, com base em entrevistas e focus groups, com imigrantes, instituições religiosas, ONGs e agentes locais relevantes, do sector público e do sector privado.



Tuberculose E Imigra O Em Portugal Caracter Sticas Sociodemogr Ficas Cl Nicas E Fatores De Risco


Tuberculose E Imigra O Em Portugal Caracter Sticas Sociodemogr Ficas Cl Nicas E Fatores De Risco
DOWNLOAD
Author : Rute Gomes
language : pt-BR
Publisher: Observatório das Migrações, ACM, I.P.
Release Date : 2017-12-01

Tuberculose E Imigra O Em Portugal Caracter Sticas Sociodemogr Ficas Cl Nicas E Fatores De Risco written by Rute Gomes and has been published by Observatório das Migrações, ACM, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-12-01 with categories.


O fenómeno das migrações tem um impacto crescente na epidemiologia local da Tuberculose (TB), com especial relevância na Europa Ocidental. Em Portugal, este impacto é ainda reduzido mas acompanha esta tendência crescente. O objetivo do estudo é caracterizar os casos de TB notificados em Portugal Continental, na população imigrante e compara-los com os casos de TB na população não imigrante, considerando características sociodemográficas, clínicas e fatores de risco. Foi desenvolvido um estudo observacional descritivo baseado nos dados do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica da TB. Foram observados diferentes padrões nestas duas populações, sendo os imigrantes mais jovens comparativamente, com maior risco de infeção por VIH e menor risco de patologias crónicas associadas à TB.



Integra O De Refugiados Em Portugal O Papel E Pr Ticas Das Institui Es De Acolhimento


Integra O De Refugiados Em Portugal O Papel E Pr Ticas Das Institui Es De Acolhimento
DOWNLOAD
Author : Lúcio Sousa
language : pt-BR
Publisher: Observatório das Migrações, ACM, I.P.
Release Date : 2021-03-01

Integra O De Refugiados Em Portugal O Papel E Pr Ticas Das Institui Es De Acolhimento written by Lúcio Sousa and has been published by Observatório das Migrações, ACM, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-03-01 with Social Science categories.


A intensificação do fluxo de migrantes forçados para a Europa, em especial a partir de 2012 e, em parte, justificado pela guerra civil a decorrer na Síria, representou um grande desafio para a política europeia e o Sistema Europeu Comum de Asilo. Esta pressão migratória atingiu os seus valores mais elevados em 2014, tendo sido apresentados 562 700 pedidos de asilo, em 2015, quando foram recebidos 1 256 600 novos pedidos e, em 2016, em que foram feitos 1 206 000 pedidos de asilo, o que obrigou a União Europeia a adotar medidas de emergência de gestão destes fluxos de pessoas e a institucionalizar um mecanismo de distribuição de refugiados pelos Estados-membros. No processo europeu de recolocação de refugiados, foi atribuída uma quota de 1.642 pessoas a Portugal. Ainda assim, este número foi inferior à disponibilidade manifestada publicamente por Portugal, dado que o governo chegou a avançar, na comunicação social, com o número de 10.000 pessoas que podiam ser acolhidas em território nacional. Dada a fraca tradição de receber refugiados e a inexistência de estruturas para o efeito, o acolhimento deste número de refugiados só foi possível com o forte envolvimento da sociedade civil portuguesa. Foi este processo de envolvimento e a sua dimensão aplicada que se procurou estudar através do projeto de investigação “Integração de refugiados em Portugal: papel e práticas das instituições de acolhimento”, cujos principais resultados são apresentados neste livro.



Os Imigrantes Ucranianos Em Portugal E Os Cuidados De Sa De


Os Imigrantes Ucranianos Em Portugal E Os Cuidados De Sa De
DOWNLOAD
Author : José Edmundo Xavier Furtado de Sousa
language : pt-BR
Publisher: Observatório da Imigração, ACIME
Release Date : 2006-03-01

Os Imigrantes Ucranianos Em Portugal E Os Cuidados De Sa De written by José Edmundo Xavier Furtado de Sousa and has been published by Observatório da Imigração, ACIME this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2006-03-01 with categories.


Este livro resulta de um percurso de investigação terminado em Outubro de 2003 no âmbito de uma dissertação de mestrado em Relações Interculturais, na Universidade Aberta, orientado pela Professora Doutora Natália Ramos. Pretendeu efectuar um diagnóstico da situação sociodemográfica da população imigrante ucraniana – residente em Portugal - que recorre aos serviços de saúde portugueses; clarificar e relacionar o processo de aculturação com a sociedade de acolhimento em que se encontram; detectar as principais solicitações e dificuldades deste grupo de imigrantes nessa fase de aculturação; e compreender alguns dos mecanismos que interferem no estabelecimento da relação imigrante ucraniano e profissional de saúde. Com o decorrer do trabalho de campo, com as dificuldades sentidas e as soluções encontradas, a nossa pesquisa apropriou-se de características que de algum modo se enquadram no tipo de estudo etnográfico, “field research” ou método etnográfico. Foram constituídas duas amostras, uma de Imigrantes Ucranianos formada por cento e dois indivíduos, aos quais foi aplicado um questionário, outra de Profissionais de Saúde formada por oitenta e quatro indivíduos, submetidos também a um inquérito por questionário. Os resultados obtidos permitem-nos pronunciar acerca da questão de investigação inicial: Imigrantes ucranianos e cuidados de saúde em Portugal: Qual a situação? Que relação?”A construção de um cuidado de saúde culturalmente competente passa pela capacidade do profissional de saúde analisar a cultura do outro, mas também analisar essa cultura enquanto processo de integração na sociedade de acolhimento, é um cuidado de saúde construído em processo.



O Tr Fico De Migrantes Em Portugal


O Tr Fico De Migrantes Em Portugal
DOWNLOAD
Author : João Peixoto (Coord.)
language : pt-BR
Publisher: Observatório da Imigração, ACIME
Release Date : 2005-05-01

O Tr Fico De Migrantes Em Portugal written by João Peixoto (Coord.) and has been published by Observatório da Imigração, ACIME this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2005-05-01 with Emigration and immigration categories.


Este projecto incidiu sobre uma área que não tem sido objecto de tratamento sistemático em Portugal. Nos termos do concurso de financiamento, as principais realidades sob observação foram o tráfico de mão-de-obra, o tráfico de mulheres e o tráfico de crianças (embora muito pouca informação tenha sido encontrada sobre este último tema). A perspectiva utilizada foi a da imigração de cidadãos estrangeiros, não tendo sido objecto de estudo outros movimentos, nomeadamente os que envolvem a saída de portugueses. As actividades de pesquisa realizadas foram diversas. Numa primeira fase, foi efectuado um levantamento dos principais conceitos, teorias e estudos empíricos nesta área. Foram revistos os principais contributos disponíveis para a compreensão do tráfico de mão-de-obra, tráfico de mulheres envolvidas em redes de exploração sexual e tráfico de crianças no mundo contemporâneo, a par de algumas recomendações políticas. Foram privilegiadas as referências internacionais, uma vez que o tema não foi ainda objecto de estudo sistemático em Portugal. No plano teórico, foi enfatizada a diferença entre as noções de trafficking (ou “tráfico” em sentido estrito) e smuggling (“contrabando” de migrantes ou auxílio à imigração ilegal, que podemos incluir numa noção ampla de tráfico). Posteriormente, foi realizado o enquadramento legislativo actualmente existente, tanto a nível nacional, como comunitário (União Europeia) e internacional. Com um objectivo exploratório, foi ainda elaborada uma análise de imprensa sobre o tráfico em Portugal. O facto de o fenómeno ser recente e ter sido objecto de escasso tratamento científico tornou crucial a revisão do contributo dos meios de comunicação social. Na fase seguinte, foram recolhidos dados originais. Dado o pouco tempo disponível para a execução deste projecto – um ano – e os contornos ilegais do fenómeno, as escolhas metodológicas disponíveis eram limitadas. No nosso caso, foi sobretudo privilegiada uma aproximação “indirecta”, consultando instituições relacionadas com o tema, em lugar da auscultação directa dos agentes envolvidos. Foi privilegiada a recolha de informação em tribunais, estudando casos julgados ou em julgamento relacionados com o tráfico, e a realização de entrevistas a representantes de instituições governamentais e não governamentais com acção no domínio da imigração. Apesar das dificuldades de natureza conceptual e metodológica, foi recolhida uma vasta evidência empírica sobre o tráfico de migrantes em Portugal. Os resultados abrangeram, sobretudo, os modos de organização e operação das redes de tráfico e, em menor grau, a caracterização das vítimas. No que respeita ao tipo de movimentos, foi estudado, em primeiro lugar, o tráfico de mão-deobra – uma situação que vimos oscilar entre formas mais simples de “contrabando” de migrantes, ou auxílio à imigração ilegal, e formas mais violentas de exploração. Foram sobretudo as vagas mais recentes de imigração económica para Portugal que se viram envolvidas em situações deste tipo. Foi o caso do fluxo de imigrantes de Leste que acedeu a Portugal a partir de finais dos anos 90 e, em menor grau, o de brasileiros inseridos na “segunda vaga” desta imigração. Comparando as características das redes de tráfico ligadas à imigração de Leste e à brasileira, concluímos pela sua grande diferença, tanto em número como no tipo de operação. Por um lado, as redes da Europa de Leste são geralmente mais organizadas, apresentando níveis hierárquicos formais e divisão de tarefas entre os seus membros. Para além do auxílio à imigração ilegal, elas procuram muitas vezes a exploração e recorrem à prática de coacção e violência. Em muitos casos, trata-se de redes de “tráfico” em sentido estrito. Por outro lado, as redes brasileiras (e algumas de Leste) são habitualmente menos organizadas, apresentando estruturas informais e reunindo um mais escasso número de membros. Elas actuam sobretudo no auxílio à imigração ilegal, não recorrendo a uma exploração continuada nem à prática de violência. São típicas redes de “contrabando” de migrantes. O facto de a imigração da Europa de Leste ser inédita no país, enquanto os brasileiros apresentam maior presença e proximidade cultural, explica algumas diferenças, dado o muito diferente nível de integração dos migrantes após a chegada. Em segundo lugar, apurou-se informação sobre o tráfico de mulheres destinadas a exploração sexual. Coube neste âmbito, sobretudo, a imigração de mulheres brasileiras e, em menor grau, a de mulheres do Leste europeu. Ambos os fluxos aumentaram a partir do final dos anos 90, acompanhando as novas vagas de imigração e a diversificação das actividades económicas ligadas ao sexo em todo o país – bares de alterne, casas de strip-tease, etc.. Porém, os números absolutos de mulheres envolvidas nestes fluxos são desconhecidos. No caso brasileiro, a estrutura das redes de tráfico parece ser, em geral, bastante informal e flexível. Surgiram muitas pequenas redes na pesquisa, constituídas por proprietários isolados de bares e de outros locais relacionados com o negócio do sexo e alguns poucos contactos no Brasil. Esta evidência não exclui a existência de redes mais densas e organizadas, que se sabe existirem no Brasil e em vários países europeus de destino. No caso da Europa de Leste, a evidência recolhida no projecto indica que o tráfico de mulheres parece ser sobretudo um subproduto de outras formas de tráfico, relativas à imigração de trabalho mais geral. Os aspectos políticos e jurídicos do tráfico foram ainda objecto de tratamento neste projecto. Foram, assim, identificadas as principais necessidades de actuação política e jurídica existentes em Portugal nesta área, bem como apresentadas algumas recomendações concretas.



Relato De Discurso E Fantasias Do Portugal Contempor Neo


Relato De Discurso E Fantasias Do Portugal Contempor Neo
DOWNLOAD
Author : Paula Eduarda Moreira Figueiredo
language : pt-BR
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press
Release Date : 2014-06-01

Relato De Discurso E Fantasias Do Portugal Contempor Neo written by Paula Eduarda Moreira Figueiredo and has been published by Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2014-06-01 with categories.


Nada fornecido