[PDF] Institucionaliza O Da Sociologia No Brasil - eBooks Review

Institucionaliza O Da Sociologia No Brasil


Institucionaliza O Da Sociologia No Brasil
DOWNLOAD

Download Institucionaliza O Da Sociologia No Brasil PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Institucionaliza O Da Sociologia No Brasil book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Fernando De Azevedo


Fernando De Azevedo
DOWNLOAD
Author : Alessandra Santos Nascimento
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2012

Fernando De Azevedo written by Alessandra Santos Nascimento and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2012 with categories.




A Institucionaliza O Da Sociologia No Brasil


A Institucionaliza O Da Sociologia No Brasil
DOWNLOAD
Author : Simone Meucci
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2000

A Institucionaliza O Da Sociologia No Brasil written by Simone Meucci and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2000 with categories.




Os Sentidos Do Ensino De Sociologia No Brasil Nos Anos 1920 1940


Os Sentidos Do Ensino De Sociologia No Brasil Nos Anos 1920 1940
DOWNLOAD
Author : Vinicius Carvalho Lima
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2020-10-23

Os Sentidos Do Ensino De Sociologia No Brasil Nos Anos 1920 1940 written by Vinicius Carvalho Lima and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-10-23 with Social Science categories.


Os Sentidos do Ensino de Sociologia no Brasil nos anos 1920 -1940 investiga aspectos da institucionalização das Ciências Sociais no Brasil. Para tanto, pesquisamos a relação entre a produção e a sistematização do conhecimento sociológico no Brasil e os momentos de reconhecimento institucional da disciplina nos currículos escolar e acadêmico. Especificamente - com a intenção de capturar sentidos do Ensino de Sociologia entre as décadas de 1920-1940 - a pesquisa investiga e relaciona o debate em torno da presença da disciplina na escola básica e seu surgimento no espaço acadêmico. No período destacado, estabeleceu-se uma disputa em torno dos sentidos assumidos pela disciplina - conectados ora à escola, ora à universidade - para sistematização do conhecimento sociológico no Brasil. Buscamos os pontos de aproximação e de distanciamento entre tais sentidos e os porquês dessas movimentações. Em outras palavras, procuramos analisar como operam os processos de aceitação ou recusa da disciplinarização escolar e acadêmica da Sociologia, vistos a partir dos documentos curriculares oficiais, das reformas do ensino secundário e do debate em torno do retorno da disciplina ao currículo e como, de fato, tal processo se dá no período destacado. Identificamos - a partir do mapeamento dos espaços de produção e debate, portanto da circulação das ideias - como diferentes concepções de Sociologia e Educação acabaram por produzir diferentes sentidos em disputa sobre o ensino e a pesquisa em Sociologia - que analisamos em suas diferentes facetas.



O Campo Acad Mico Cient Fico Da Sociologia Do Esporte No Brasil 1980 2010


O Campo Acad Mico Cient Fico Da Sociologia Do Esporte No Brasil 1980 2010
DOWNLOAD
Author : Ana Leticia Padeski Ferreira
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2014

O Campo Acad Mico Cient Fico Da Sociologia Do Esporte No Brasil 1980 2010 written by Ana Leticia Padeski Ferreira and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2014 with Education categories.


O esporte é um objeto de estudo que pode ser analisado pelas matrizes teóricas de várias áreas do conhecimento. Suas conexões com as esferas do trabalho, da economia, da política, da mídia, fazem com que a leitura sociológica seja requisitada para responder os questionamentos colocados pela sociedade. Essa demanda por respostas motivou os pesquisadores do esporte a se aproximarem da área da Sociologia, a fim de mobilizar seu referencial teórico para análise desse objeto de estudo. Dessa forma iniciou-se a aproximação entre as áreas da Sociologia e da Educação Física para o estudo da Sociologia do Esporte.Esse livro realiza o mapeamento desse novo espaço de pesquisa, o campo acadêmico-científico da Sociologia do Esporte no Brasil, no período de 1980 a 2010. São apresentando seus pesquisadores, grupos de pesquisa, as Instituições de Ensino Superior que possuem trabalhos da referida área e as produções científicas acerca do esporte sob o viés sociológico a fim de explicitar como ocorreu essa aproximação e as especificidades desse campo.



A Constru O Social Da Realidade Tratado De Sociologia Do Conhecimento


A Constru O Social Da Realidade Tratado De Sociologia Do Conhecimento
DOWNLOAD
Author : Peter L. Berger
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1991

A Constru O Social Da Realidade Tratado De Sociologia Do Conhecimento written by Peter L. Berger and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1991 with categories.


Este livro aborda o tema da sociologia do conhecimento, campo redefinido na obra como o 'conhecimento em geral' (senso comum). A sociedade pode apresentar-se ao indivíduo como uma realidade objetiva (institucionalização ou legitimação), ou também como realidade subjetiva (interiorização ou identificação).



A Sociologia No Brasil


A Sociologia No Brasil
DOWNLOAD
Author : Edison Bariani Junior
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2012

A Sociologia No Brasil written by Edison Bariani Junior and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2012 with categories.


A contenda entre Florestan Fernandes e Guerreiro Ramos é um marco das ciências sociais no Brasil, foi um momento no qual dois sociólogos de peso expuseram suas ideias e ideais, trataram do assunto com grande acuidade e evitaram durante o debate lançar argumentos de sentido moral ou acusatório - embora Guerreiro Ramos seja mordaz em algumas colocações. Com o tempo, ficou claro que a disputa não envolvia apenas dois sociólogos em franca ascensão intelectual, nem dois schollars, mas distintas formas de institucionalização das ciências sociais (em São Paulo e no Rio de Janeiro), de socialização e formação intelectual - teórica, política e ideológica -, de conceber a sociologia e o papel do sociólogo, diferentes interpretações da sociedade brasileira, ‘visões de mundo’, projetos para as ciências sociais e, no limite, para o Brasil. Ambos os autores possuem uma produção teórica ampla – embora a obra de Florestan Fernandes seja mais vasta - e para abordá-las (e compará-las) cumpre identificar temas e argumentações que – com respeito às distinções objetivadas - perpassem significativamente as diferentes obras e acusem as prováveis variações de leme na trajetória dos autores, por mais sutis que por vezes pareçam; dentre outras possibilidades, elegemos questões como- a da recepção e assimilação das ideias ‘estrangeiras’ no Brasil, a concepção de ciência e sociologia como formas privilegiadas de saber na modernidade, o papel da sociologia (e dos sociólogos) na construção e rumos do país, a institucionalização do saber, o caráter e função da universidade brasileira, as formas e prioridades de investimento dos recursos em pesquisas, o ensino da sociologia como disciplina escolar e outras questões ‘menores’, cuja menção seria despropositada. Obviamente, todas estas questões estão permeadas por outras de relativo acento nos aspectos social, econômico e político derivadas do indissociável contexto.



Ideais De Modernidade E Sociologia No Brasil


Ideais De Modernidade E Sociologia No Brasil
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher: Editora Da Universidade Universidade Federal D O Sul
Release Date : 1999

Ideais De Modernidade E Sociologia No Brasil written by and has been published by Editora Da Universidade Universidade Federal D O Sul this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1999 with Social Science categories.




A Institucionaliza O Da Media O No Brasil


A Institucionaliza O Da Media O No Brasil
DOWNLOAD
Author : Isabela M. M. Martins
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2022-03-28

A Institucionaliza O Da Media O No Brasil written by Isabela M. M. Martins and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-03-28 with Law categories.


Fruto de pesquisas jurídicas e da experiência em mediações da autora, a obra disserta sobre a mediação como mecanismo oficial de resolução de conflitos (a partir da regulação pelos Estados ou órgãos oficiais, e da promoção e difusão da mediação pelo Poder Judiciário). Estuda-se a institucionalização/judicialização da mediação no Brasil como instrumento da política pública de tratamento adequado de conflitos, no âmbito extrajudicial e judicial, sob cinco aspectos (mediação comunitária, penal, civil/empresarial, de família e mediação em direitos sociais indisponíveis) analisados cada um sob três fundamentos (mediação como auxiliar no combate à crise do judiciário, como ferramenta de acesso à justiça, e como instrumento de pacificação social/prevenção à violência ou criminalidade). Objetiva-se saber como o instituto da mediação vem sendo regulamentado e judicializado no contexto brasileiro, de modo a analisar (a partir da lei, da doutrina e da jurisprudência) se a mediação judicial no Brasil vem cumprindo com o suposto triplo caráter/fundamento atribuído pela doutrina majoritária. Ademais, a fim de aprimorar os parâmetros de avaliação da incipiente mediação nacional, foi realizado ainda, baseado nos parâmetros de estudo em bloco de centros de estudos internacionais, o estudo do contexto da mediação judicial no Brasil, comparado à institucionalização/judicialização da mediação judicial em três diferentes âmbitos: 1) nos EUA; 2) na União Europeia; e 3) na América Latina.



Movimentos Sociais E Institucionaliza O


Movimentos Sociais E Institucionaliza O
DOWNLOAD
Author : Adrian Gurza Lavalle
language : pt-BR
Publisher: SciELO - EDUERJ
Release Date : 2018-01-01

Movimentos Sociais E Institucionaliza O written by Adrian Gurza Lavalle and has been published by SciELO - EDUERJ this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2018-01-01 with Political Science categories.


Com enfoque no período de pós-transição democrática, analisa as relações de mútua constituição entre sociedade civil e Estado, observando diferentes movimentos sociais e organizações de sociedade civil no Brasil e na América Latina, em contextos regionais e federativos. Partindo do referencial teórico de pensadores como Michael Mann, Peter B. Evans e Theda Skocpol, discute a institucionalização de demandas dos movimentos sociais e como o processo afeta a capacidade dessas organizações de impactar as diretrizes governamentais. Utiliza conceitos como “encaixe” e “domínio de agência” para a compreensão dos contextos apresentados, alinhando-se também com o debate sobre questões relacionadas à representatividade dos movimentos negro e indígena e o das mulheres. Com isso, representa uma valiosa contribuição do pensamento político-social brasileiro aos estudos sobre a relação entre sociedade e Estado.



Sociologia Escolar E Recontextualiza O Curricular


Sociologia Escolar E Recontextualiza O Curricular
DOWNLOAD
Author : Agnes Cruz de Souza
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2022-05-09

Sociologia Escolar E Recontextualiza O Curricular written by Agnes Cruz de Souza and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-05-09 with Education categories.


A inserção da Sociologia nos currículos depende do discurso pedagógico que tiver força para se estruturar e, portanto, dar forma e conteúdo para o ensino nas escolas. O livro lança olhar para o discurso pedagógico relativo aos saberes curriculares para a disciplina de Sociologia. Foram examinadas as propostas presentes nos livros didáticos escolhidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os conteúdos cobrados nos itens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Analisou-se a existência de tendências, convergências, diálogos ou divergências dos conteúdos expressos nas sugestões dos livros didáticos e do ENEM, ancorados na teoria de Basil Bernstein sobre a estruturação do discurso pedagógico e as recontextualizações curriculares, além da atuação dos agentes e atores inseridos na produção curricular, segundo os subsídios do campo, de Pierre Bourdieu. Nesse sentido, a pesquisa revelou, com robustos dados empíricos, como se delineou a tensão entre currículos no processo de rotinização do ensino de Sociologia na Educação Básica, após 2008, e deixa claro algo muito complexo, ou seja, a rede de configuração curricular no Brasil oferecendo uma avaliação de implementação de duas políticas públicas do currículo: o PNLD e o ENEM.