[PDF] Jogo Corpo E Teatro - eBooks Review

Jogo Corpo E Teatro


Jogo Corpo E Teatro
DOWNLOAD

Download Jogo Corpo E Teatro PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Jogo Corpo E Teatro book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Jogo Corpo E Teatro


Jogo Corpo E Teatro
DOWNLOAD
Author : João Maria André
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2016

Jogo Corpo E Teatro written by João Maria André and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2016 with Theater categories.




Jogos Teatrais Na Sala De Aula


Jogos Teatrais Na Sala De Aula
DOWNLOAD
Author : Viola Spolin
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2007

Jogos Teatrais Na Sala De Aula written by Viola Spolin and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2007 with categories.


Parte de um projeto - que se tornou uma grande contribuição ao ensino de teatro nas escolas e universidades como à prática artística de um modo geral -, este 'Jogos teatrais na sala de aula' é uma demonstração ao vivo do quanto o jogo, com toda a sua força mobilizadora e materializadora das energias humanas, pode ter uma extraordinária função pedagógica, traduzindo esse potencial da ludicidade num poderoso instrumento de aprendizagem. Ao conduzir alunos/atuantes a desenvolver habilidades de performance artística, estabelece uma forma de criação articulada com as subjetividades de cada um, em face dos mais variados exercícios propostos. Nesse envolvimento com os jogos teatrais, os alunos aprenderão regras básicas 'para contar histórias, apreciação da literatura e construção de personagens'. Os atuantes lidam com situações pouco familiares sem perder o sentido de grupo ou o foco. O formato do jogo demanda sempre um problema a ser enfrentado, sempre habilidades a desenvolver - professor e aluno abandonam posições opostas e revelam-se parceiros - diretor e ator? O corpo vai para o centro do palco. O material do teatro integra a sala de aula através de gestos e atitudes experienciados 'concretamente no jogo, sendo que a conquista gradativa de expressão física nasce da relação que deve ser estabelecida com a sensorialidade'. Baliza de performance renovadora, este livro proporciona um sistema pedagógico dos mais ricos que se mostra indispensável experimentar em salas de aula num país com as particularidades do Brasil.



Contar Hist Rias Com O Jogo Teatral


Contar Hist Rias Com O Jogo Teatral
DOWNLOAD
Author : Alessandra Ancona de Faria
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2011-01-01

Contar Hist Rias Com O Jogo Teatral written by Alessandra Ancona de Faria and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2011-01-01 with categories.


A obra aborda a experiência da aplicação dos jogos teatrais no trabalho com adolescentes de escola pública, num projeto que procura incorporar o autoconhecimento do corpo e a improvisação em uma narrativa da tradição oral. Estabeleceu-se um percurso colaborativo, no qual o conto 'O Pássaro Verde' foi se modificando pela apropriação e significação dadas pelo grupo, até resultar em espetáculo teatral. No desenvolvimento desse processo, foram abordadas questões relacionadas ao papel do diretor, ao papel do professor e como esses papéis dialogam e podem ganhar novos significados dentro da condição escolar e na compreensão do significado do teatro na formação do indivíduo.



O Jogo Do Gesto


O Jogo Do Gesto
DOWNLOAD
Author : Andréa Egydio de Carvalho
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2002

O Jogo Do Gesto written by Andréa Egydio de Carvalho and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2002 with categories.


O propósito deste trabalho é levantar material e procedimentos a partir de alguns recortes retirados da história do teatro que possam instrumentalizar o ator contemporâneo. Tendo iniciado pelo Método das Ações Físicas e suas contribuições, passei por Meyerhold e as ações anti-ilusionistas, as questões da estilização e da teatralidade, chegando nos conceitos de Grotowski, Eugenio Barba e Luís Otávio Burnier. No segundo capítulo, aponto o Jogo Teatral e a Improvisação como instrumentos de aprendizagem, fazendo um paralelo entre a Ação física e Jogo Teatral, identificando no Sistema de Jogos Teatrais a possibilidade de trabalhar com a descoberta e o significado do gesto. A questão do Gestus brechtiano também é abordada no jogo com a Peça Didática, no sentido de intensificar o estudo do gesto. No terceiro capítulo, descrevo uma prática que, de certa forma, sintetiza a pesquisa do gesto e da ação física, propondo o aprendizado do teatro a partir da percepção corporal.



Jogo Teatro E Educa O Infantil


Jogo Teatro E Educa O Infantil
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2017

Jogo Teatro E Educa O Infantil written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017 with Theater categories.




Jogo Ritual E Teatro


Jogo Ritual E Teatro
DOWNLOAD
Author : Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer
language : pt-BR
Publisher: Editora Terceiro Nome
Release Date : 2019-02-25

Jogo Ritual E Teatro written by Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer and has been published by Editora Terceiro Nome this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2019-02-25 with Social Science categories.


A partir de três lentes - o jogo, o ritual e o teatro - este livro analisa o Tribunal do Júri como um "círculo mágico" em que mortes violentas são julgadas por cidadãos comuns. Os melodramas da vida cotidiana nele encenados não se resumem à condenação ou à absolvição do acusado: elaboram destinos trágicos, relações interpessoais e intergupais, amor e traição, passado e presente, poder e autoridade, respeito e obediência. Com base em etnografias de várias sessões de julgamentos ocorridos na cidade de São Paulo, a autora demonstra a importância de um sistema de crenças para a compreensão de dinâmicas sociais que seriam opacas sem personagens e histórias que lhes desses sentido, sem fabulação. Que características tornam o rito do Tribunal do Júri uma encenação tão particular? Essa é uma das questões que o livro procura responder.



Teatro Na Escola


Teatro Na Escola
DOWNLOAD
Author : Dilza Delia Dutra
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1978

Teatro Na Escola written by Dilza Delia Dutra and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1978 with categories.




O Desejo De Teatro O Instinto Do Jogo Teatral Comodado Antropol Gico


O Desejo De Teatro O Instinto Do Jogo Teatral Comodado Antropol Gico
DOWNLOAD
Author : Isabel Alves Costa
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2003

O Desejo De Teatro O Instinto Do Jogo Teatral Comodado Antropol Gico written by Isabel Alves Costa and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2003 with Developmental psychology categories.




O Teatro Na Escola P Blica O Sistema De Viola Spolin A Forma O Docente E A Pr Tica Com Jogos Teatrais


O Teatro Na Escola P Blica O Sistema De Viola Spolin A Forma O Docente E A Pr Tica Com Jogos Teatrais
DOWNLOAD
Author : Jorge Wilson da Conceição
language : pt-BR
Publisher: AYA Editora
Release Date : 2023-11-18

O Teatro Na Escola P Blica O Sistema De Viola Spolin A Forma O Docente E A Pr Tica Com Jogos Teatrais written by Jorge Wilson da Conceição and has been published by AYA Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-11-18 with Performing Arts categories.


Em 1964, com um atraso de quase trinta anos de sua primeira publicação, chega ao Brasil A Preparação do Ator, de Constantin Stanislavski, diretor e encenador russo. Como uma espécie de manual para atores, o livro popularizou-se rapidamente e passou a ser referência para o ensino de teatro. Os outros dois livros, A Construção da Personagem, e A Criação de um Papel, publicados posteriormente, não foram tão lidos e aplicados aqui no país, como o primeiro. Assim, oficinas e aulas de teatro, bem como a preparação de atores amadores e profissionais, passaram a pautar sua atuação na proposta da memória afetiva, que, de forma resumida, significa que o ator deve buscar na memória por sentimentos já vividos para representar os sentimentos que a personagem vive na cena. A crença era de que só seria possível fazer a plateia acreditar no trabalho do ator, se este [re]vivesse realmente o sentimento que queria expressar. Apesar de Stanislavski mudar o rumo de experimentação no segundo livro, encontrando uma representação baseada na ação física, a memória afetiva continuou sendo a caminho de preparação no Brasil. Essa proposta durou décadas e dominou o ensino de teatro até o final do século, não tendo se esgotado aí. Em 1979, chegava ao Brasil a primeira obra de Viola Spolin, Improvisação para o Teatro, traduzido por Ingrid Koudela. A obra foi e continua sendo referência para o ensino de teatro, seja na prática de grupos amadores, profissionais ou em escolas e oficinas de teatro para iniciantes. Entretanto, a proposta não se espalhou pelos cursos de formação de professores de arte, com licenciatura específica em Teatro, da noite para o dia. Stanislavski continuava sendo a maior referência, mesmo nas faculdades. Como qualquer mudança significativa no campo da educação, levou tempo para que essa proposta de ensino ganhasse notoriedade e se popularizasse entre atores, diretores, preparadores de atores e professores de todas as instituições. Outro ponto importante quando falamos do ensino de teatro é a questão da regularização da disciplina de Arte na escola de ensino básico. Isso porque só em 1971, através da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – a Arte passou a fazer parte do currículo, com a denominação de Educação Artística. Como a própria nomenclatura, a proposta era difusa, visto que arte não era disciplina, e sim uma atividade educativa. Percebe-se nisso o valor da arte no currículo de então. Os professores de Educação Artística deveriam ensinar as quatro linguagens da arte para os alunos em duas aulas semanais, ou seja, uma visão polivalente desse professor, o que influenciou nas propostas de ensino superior para a área. Vale ainda lembrar que estamos falando de um período difícil da história do Brasil, a ditadura militar. Entretanto, foi com essa LDB, que os currículos dos cursos de teatro em nível superior foram reformulados pelo Conselho Federal de Educação, e então surgiu a Licenciatura em Educação Artística/Habilitação em Artes Cênicas, bem como o Bacharelado em Artes Cênicas, inclusive com as habilitações específicas definidas, a saber: Direção Teatral; Cenografia; Interpretação e Teoria do Teatro. Isso representou grande avanço no ensino de Arte/Teatro na educação. Mas é preciso considerar que, uma vez que não havia professores especialistas formados ainda, o ensino de arte adotou a visão tecnicista daquele período, tendo o desenho técnico ganhado notoriedade nas escolas, por exemplo. Quais as referências para o ensino superior de licenciatura que havia na época? Lembrando que a área não contava com publicações abundantes na época, podemos entender que uma grande referência foi o já renomado método de Stanislavski, como falamos acima. Podemos mencionar o importante trabalho de Olga Reverbel como uma das pioneiras na formação de professores para o ensino de “Arte dramática’’, mas ponderando que o seu foco eram os professores que atuavam no ensino infantil, aplicando propostas de jogos dramáticos para as crianças. Somente em 1996, com a nova LDB, Lei nº 9.394/96, é que arte passa a ser obrigatória em todos os anos da educação básica e a disciplina recebe a denominação de Arte (e não Artes, como muitos ainda dizem). O objetivo passa a ser o de promover o desenvolvimento cultural dos alunos. É a partir de movimentos de artistas e intelectuais pelo ensino de arte, e das mudanças que culminaram na LDB de 96 e continuaram atravessando a virada do milênio, que o ensino de arte foi se renovando, e a figura do especialista foi ganhando evidência. Assim, surgiu, entendimento de que o ensino de arte pudesse ser pensado a partir de uma única linguagem e o professor pode estabelecer conexões, paralelos, com as outras linguagens. É isso o que a proposta curricular de 2008 veio apresentar, um ensino cujo objeto de apreciação e análise era a arte contemporânea, e não uma aula pautada na História da Arte ou em técnicas de desenho e pintura, tão comum até então. O novo currículo do Estado de São Paulo, oficializado em 2009, trazia no material didático da Secretaria da Educação, para professores e alunos, situações de aprendizagem nas quatro linguagens, podendo o professor optar por aquela de sua especialidade. E aí entrava propostas com jogos que faziam referência ao sistema de Spolin. Nosso estudo teve início em 2008, justamente quando o currículo estadual havia sido implementado como proposta ainda. Nessa conjuntura, achamos relevante um estudo que se debruçasse sobre a obra de Viola Spolin, analisando os aspectos pedagógicos dos jogos teatrais e sua potência para o ensino de teatro no ensino básico, em específico, com foco no ensino de teatro para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, bem como procurasse entender se os professores com formação em Artes Cênicas conheciam, tinham tido esse conteúdo em sua formação acadêmica, e, por consequência, se os jogos integravam a prática na sala de aula. É esse o mote para a pesquisa que agora ganha formato de livro. Esperamos que esta obra vá ao encontro dos seus interesses, contribuindo com os estudos da área de Teatro Educação. Prof.° Dr. Jorge Wilson da Conceição



A Performance Da Oralidade Teatral


A Performance Da Oralidade Teatral
DOWNLOAD
Author : Marlene Fortuna
language : pt-BR
Publisher: Annablume
Release Date : 2000

A Performance Da Oralidade Teatral written by Marlene Fortuna and has been published by Annablume this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2000 with Acting categories.