[PDF] O Social E O Logico Matematica Na Mente Infantil - eBooks Review

O Social E O Logico Matematica Na Mente Infantil


O Social E O Logico Matematica Na Mente Infantil
DOWNLOAD

Download O Social E O Logico Matematica Na Mente Infantil PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get O Social E O Logico Matematica Na Mente Infantil book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



O Social E O Logico Matematica Na Mente Infantil


O Social E O Logico Matematica Na Mente Infantil
DOWNLOAD
Author : Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur
language : pt-BR
Publisher: Arte & Ciência
Release Date : 2002

O Social E O Logico Matematica Na Mente Infantil written by Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur and has been published by Arte & Ciência this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2002 with categories.




Jean Piaget No S Culo Xxi


Jean Piaget No S Culo Xxi
DOWNLOAD
Author : Adrián Oscar Dongo Montoya
language : pt-BR
Publisher: Editora Oficina Universitária
Release Date : 2011-11-03

Jean Piaget No S Culo Xxi written by Adrián Oscar Dongo Montoya and has been published by Editora Oficina Universitária this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2011-11-03 with Psychology categories.


O I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: atualidade da obra de Jean Piaget, organizado pelo Grupo de Estudos de Psicologia e Epistemologia Genética e Educação – GEPEGE –, em setembro de 2009, na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – Unesp, na cidade de Marília –SP, teve o objetivo de promover o encontro de pesquisadores nacionais e estrangeiros, bem como de grupos de estudo e de pesquisa brasileiros, que se dedicam ao estudo da obra de Jean Piaget. Os textos que agora apresentamos neste livro se referem às conferências e às palestras expostas nas mesas-redondas, durante o evento.O I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: atualidade da obra de Jean Piaget, organizado pelo Grupo de Estudos de Psicologia e Epistemologia Genética e Educação – GEPEGE –, em setembro de 2009, na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – Unesp, na cidade de Marília –SP, teve o objetivo de promover o encontro de pesquisadores nacionais e estrangeiros, bem como de grupos de estudo e de pesquisa brasileiros, que se dedicam ao estudo da obra de Jean Piaget. Os textos que agora apresentamos neste livro se referem às conferências e às palestras expostas nas mesas-redondas, durante o evento. Com esta obra acreditamos que o I Colóquio confirme o seu propósito básico de divulgar a obra de Jean Piaget e de evidenciar a potência da sua teoria por meio do debate de novas pesquisas científicas e filosóficas.



Matem Tica No Cotidiano Infantil A


Matem Tica No Cotidiano Infantil A
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher: Papirus Editora
Release Date :

Matem Tica No Cotidiano Infantil A written by and has been published by Papirus Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.




Educa O Infantil Na Forma O Do Pedagogo


Educa O Infantil Na Forma O Do Pedagogo
DOWNLOAD
Author : Thatiana Francelino Guedes Pineda
language : pt-BR
Publisher: Paco Editorial
Release Date : 2014-08-04

Educa O Infantil Na Forma O Do Pedagogo written by Thatiana Francelino Guedes Pineda and has been published by Paco Editorial this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2014-08-04 with Education categories.


Este livro traz o conhecimento de professores com larga experiência em educação infantil. O foco da obra é apresentar as bases teóricas e com alto potencial reflexivo para aqueles que se encontram nos primeiros momentos da Pedagogia voltada às crianças pequenas. Assim, a partir da perspectiva histórica, o livro faz aborda o papel do coordenador pedagógico e do professor, de modo a entender o sujeito em um mundo culturalmente já construído. Além disso, a obra se volta ao brincar, à construção da linguagem oral e escrita e à elaboração do raciocínio lógico-matemático.



Comunica O Em Matem Tica No Ensino Fundamental


Comunica O Em Matem Tica No Ensino Fundamental
DOWNLOAD
Author : Bernadete Verônica Schaeffer Hoffman
language : pt-BR
Publisher: Editora CRV
Release Date : 2024-08-08

Comunica O Em Matem Tica No Ensino Fundamental written by Bernadete Verônica Schaeffer Hoffman and has been published by Editora CRV this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-08-08 with Education categories.


Nesta obra a exploração de leitura, escrita, oralidade, escuta atenta e sensível do professor mostram indícios de aprendizagem matemática, envolvendo estudantes de ensino fundamental. Sobretudo, quando estes requerem atenção especial de seus professores para sua aprendizagem. É o resultado de pesquisas realizadas entre 2010 e 2012 com releituras e novas análises desde 2023. Envolve três escolas e três professores com turmas que se correspondem em tarefas interdisciplinares, para construir conceitos por meio da resolução de problemas e compreensão do sentido de número. Escrita e representação pictórica, diálogos e dramatização acessam o pensamento do estudante, relacionam aspectos afetivos e cognitivos com a matemática e auxiliam a construção e compreensão de conceitos. Diálogos com vários pesquisadores em educação matemática apontam contribuições para a consolidação da alfabetização por meio de práticas da escrita livre, escrita direcionada e escrita coletiva, junto a diferentes técnicas de leitura, declamação de poemas e dramatização. Essas práticas desenvolvem-se por pensar-se os processos de ensino, aprendizagem e avaliação em matemática de modo integrado e interdependente. Aqui o leitor encontrará subjacente a importância de afetividade e práticas de metacognição em micro comunidades de aprendizagem formadas pelo professor, estudante e pesquisador.



Processos De Ensino E Aprendizagem De Matem Tica


Processos De Ensino E Aprendizagem De Matem Tica
DOWNLOAD
Author : Sônia Bessa
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2020-03-17

Processos De Ensino E Aprendizagem De Matem Tica written by Sônia Bessa and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-03-17 with Business & Economics categories.


O livro Processos de ensino e aprendizagem de matemática: formulações de professores e estudantes foi organizado pensando em trazer contribuições para professores e estudantes de licenciaturas que querem entender os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática nos anos iniciais. Uma leitura crítica pode favorecer o processo de reinvenção da ação pedagógica de educadores comprometidos com a reconstrução e transformação da sala de aula para a conquista de uma aprendizagem mais significativa, diferenciada, humana, justa e de melhor qualidade.



A Tica Na Educa O Infantil


A Tica Na Educa O Infantil
DOWNLOAD
Author : Rheta DeVries
language : pt-BR
Publisher: Artmed Editora
Release Date : 2018-07-09

A Tica Na Educa O Infantil written by Rheta DeVries and has been published by Artmed Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2018-07-09 with Education categories.


Em A ética na educação infantil, as autoras apóiam-se no trabalho de Jean Piaget - e também o elaboram - no campo do desenvolvimento sócio-moral. Elas argumentam que a educação construtivista deve envolver mais do que as atividades especiais com as quais é geralmente associqda (tais como jogos em grupo, atividades de conhecimento físico e da linguagem como um todo). O planejamento deve incluir também a provisão para o desenvolvimento social e moral das crianças, uma vez que essas constroem seu entendimento moral a partir do material bruto de suas interações sociais cotidianas. Com esse objetivo, as autoras oferecem racionalização para uma espécie particular de atmosfera sócio-moral nas salas de aula das séries iniciais e descrevem meios práticos pelos quais os professores podem cultivá-la.



Capacita O Docente E Responsabilidade Social


Capacita O Docente E Responsabilidade Social
DOWNLOAD
Author : Robinson Moreira Tenório
language : pt-BR
Publisher: SciELO - EDUFBA
Release Date : 2010-01-01

Capacita O Docente E Responsabilidade Social written by Robinson Moreira Tenório and has been published by SciELO - EDUFBA this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2010-01-01 with Education categories.


Publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), este livro, escrito a muitas mãos, desvela para o leitor os resultados da parceria bem-sucedida entre a UESB e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced – UFBA na capacitação docente, voltados para a melhoria da qualidade do ensino, a produção do conhecimento socialmente relevante e a ação social responsável. Os resultados de “Capacitação Docente e Responsabilidade Social: aportes pluridisciplinares”, mesmo que ainda muito recentes, permitem visualizar que é possível superar as assimetrias de desenvolvimento entre regiões e instituições de ensino superior, no que diz respeito à formação de docentes, na criação e consolidação de grupos de pesquisa, na expansão e fortalecimento da graduação e pós-graduação, necessárias para o desenvolvimento do ensino superior, da ciência e da tecnologia.



O Ensino De Matem Tica Na Atualidade Percep Es Contextos E Desafios 3


O Ensino De Matem Tica Na Atualidade Percep Es Contextos E Desafios 3
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher: AYA Editora
Release Date : 2022-04-30

O Ensino De Matem Tica Na Atualidade Percep Es Contextos E Desafios 3 written by and has been published by AYA Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-04-30 with Education categories.


Nobres professores e professoras que ensinam matemática… É com grande satisfação e respeito que me dirijo a cada um de vocês. Acredito no árduo trabalho que cada um tem desempenhado nos diferentes contextos em que a matemática tem nos levados. Quero vos dizer que esta obra representa muito para cada um de nós que estamos imbuídos na luta pela educação de qualidade e pela valorização daqueles que fazem a qualidade na educação brasileira. Parece redundante, porém são questões distintas que merecem todo destaque nos debates e diálogos que se forjam a cada prática que realizamos. Ensinar matemática tem sido historicamente um processo um tanto difícil, digo isto porque muitos a tem tornado em um campo minado onde poucos conseguem caminhar. “Assim estamos, cegos de nós, cegos do mundo. Desde que nascemos, somos treinados para não ver mais que pedacinhos” (GALEANO, 1990 apud de AMORIM,2016, p. 28). Este pequeno fragmento, diz muito sobre a forma de ensino e aprendizagem predominante na maioria das escolas de educação básica em nosso país. Um ensino compartimentado em pedacinhos cada vez menores, que se distancia da realidade prática, dicotomizando o processo de ensinar e aprender. Embora pareça tão óbvio, o debate de que a educação precisa estar intimamente ligada à vida dos estudantes, ainda é necessário. A vida se apresenta em um cenário múltiplo e complexo, cujos aspectos que a caracterizam se articulam em uma hegemonia fenomenal em que os seres humanos se entendem e dão-se a entender. Assim mesmo precisa a escola, articular o processo de ensinar e aprender em torno dois eixos principais, que de acordo com Hernández (1998, p. 26), se traduz “como se supõe que os alunos aprendem e, a vinculação que esse processo de aprendizagem e a experiência da escola tem em sua vida”. Esta visão articuladora nos incentiva a romper com a velha ideia de formar cidadãos para o futuro. O que precisamos na verdade é resolver o dilema da educação do presente, com as pessoas e técnicas do presente. Isso requer do professor uma disposição para ir além das disciplinas escolares e pensar nas problemáticas que são estimulantes para os alunos, nas quais eles tenham que questionar, refletir e estabelecer relações. autora enfatiza a necessidade de os estudantes se darem conta de que precisam aprender cada vez mais, e em maiores complexidades. Tem-se então o terceiro então terceiro eixo explicitando que a educação deve permitir a compreensão do complexo (HERNÁNDEZ 1998). Na perspectiva Moreira José (2010, 56), este eixo pode ser sintetizado na ideia de que “o que se aprende deve ter relação com a vida dos alunos e dos professores, o que não significa dizer que se deva ensinar o que os alunos gostariam de aprender”. O pensamento principal é que toda ação pedagógica deve dar possibilidades de o estudante se envolver e aprender numa perspectiva que ultrapasse os muros da escola. Penso que seja necessário criarmos a pedagogia da transgressão, que permite ir além do previsto no currículo de um determinado componente curricular e de proposições estanques. Conforme Moreira José (2010, p. 57) enfatiza, as práticas transgressoras são aquelas “que se negam a trabalhar de forma positivista”. A autora se empenha apresentar argumentos que contrapõem a “memorização e a repetição” sem significado para o estudante. Ao professor cabe a tarefa peculiar de apresentar as setas no caminho, pois transgredir também pode significar um ato de liberdade. É uma perspectiva pedagógica que rompe com o silêncio descomunal do fazer, do saber e do ensinar. Um silêncio academicamente ensinado, escolasticamente repetido, metodicamente desenvolvido, totalmente proliferado e infelizmente acalentado. E das cicatrizes que este silêncio deixou na vida dos alunos que por eles foram feridos, acreditando que estavam sendo beneficiados. (FERRAREZI JR. 2014, p.12). Na verdade, frente a estes rudimentos, que fragmentam o ensino e monopolizam o saber, não há outra escolha senão assumir uma postura favorável à educação para compreensão (MOREIRA JOSÉ 2010). Mas a educação para compreensão traz em seu bojo a exigência urgente da mudança, a saber a “de comportamento, na qual enxergue as possibilidades que o aluno possui de aprender, de compreender, de transformar, de agir sobre o seu presente (ibid. p. 57). Está clara a necessidade de que atitudes de mudança requerem práticas coletivas de ensino e de aprendizagem, de forma desfragmentada. Logo as parcerias acontecem entre os sujeitos e os componentes curriculares de forma mais efetiva. Isto implica na compreensão de a educação deve, pois, responder a questões de pelo menos três ordens que assim se dispõe: a) Questões de ordem existencial ou ontológica Está ligado ao processo educativo que tem como foco a essência humana. A raiz deste debate é encontrada em Heidegger, que muito embora não tenha discutido a educação propriamente dita, este tema aparece de forma velada em seu pensamento. A existência é a essência do homem, assim pensar os processos educativos como processos humanos exige uma compreensão profunda deste ser. Sobre a existência humana, Pessoa (2013, p. 49) assevera que a educação ontológica não está na compreensão de “que apenas [homem] é real, mas que é o único ente que se realiza a partir e através de uma compreensão de ser. O existencial não significa algo pronto, acabado que não pode ser mais construído, desconstruído ou repensado, mas o que existe. Pedagogicamente a educação é um processo aberto, permanente, que abarca a existencialidade do homem. Tudo é uma questão de visão, a circunvisão, logo que “uma pedra, por exemplo, na visão de um pedreiro, é para construir; já para o geólogo, ela é para estudar; ao pintor, ela é para pintar e ao escultor, é para esculpir; à criança, pedra é para brincar e ao minerador, ela é para negociar…” (PESSOA 2013, p. 52) b) Questões de ordem conceitual ou epistemológicas; A “Epistemologia Pedagógica consiste em ensinar aos alunos a pensar criticamente, ir além das interpretações literárias e dos modos fragmentados de raciocínio” (TESSE,1995, p.44). Nesta lógica o que dá sentido ao pensamento de Tesse é o entendimento de que aprender vai além da habilidade de compreensão de temas complexos e da “competência de problematizar dialeticamente a teoria e a práxis educacional” ( ibid.p.44). Nesta direção a ação pedagógica deve dar ao estudante a possibilidade de articular conhecimentos para além de um componente curricular. Implica o engajamento de saberes e de questionamentos, transformando a realidade do aprender. A ideia principal é que a educação seja integradora daqueles aspectos do conhecimento humano que não se restringe a uma disciplina pela própria complexidade, mas caminhas como conhecimento autônomo. O que se tem, então, é a possibilidade do ensino compartilhado, sem fronteiras para o conhecimento. Professor e estudante constroem caminhos que perpassam as diferentes disciplinas e níveis de compreensão. c) Questões de ordem prática ou praxiologias. Como o próprio nome já diz a praxiologia está ligada à prática, o que não se reduz a um conjunto de manifestações da ação, mas em pensar e estruturar uma prática que de fato seja proveitosa do ponto de vista pedagógico. Trata-se de um contexto que coloca em foco a relação teoria e prática. Esta é uma questão que nos leva a pensar a educação na perspectiva da práxis. O cerne desta temática pode ser encontrado em Paulo Freire, cujos apontamentos indica a práxis como uma forma de enxergar nos processos educativos na relação entre o que se fala e o que faz. Ao passo que práxis, é reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo. Sem ela, é impossível a superação da contradição opressor-oprimido” (FREIRE, 1987, p. 38) Trata-se de uma ação educativa que permite a ação reflexão, o homem (envolvidos no processo) age e reflete sobre a ação e ao refletir age novamente. Assim o sujeito da teoria “vai para a prática e da sua prática chega à nova teoria, sendo assim, teoria e prática se fazem juntas, perpetuam-se na práxis” Fortuna (2015, p. 64). Voltamos então à questão da existencialidade, já mencionada anteriormente. Porém agora a ação proposta por Freire na relação teoria e prática exige um homem emancipado, não basta dar provas de sua existência é preciso ser autônomo e consciente. Esta emancipação deve estar articulada com o posicionamento do educador que deve enxergar o estudante como tal. Isto exige uma prática de liberdade e que provoca o protagonismo, pois “o seu quefazer, ação e reflexão, não pode dar-se sem a ação e a reflexão dos outros, se seu compromisso é o da liberdade” (FREIRE, 1987, p. 122) . Conforme Fortuna (2015, p. 65) A práxis pedagógica e epistemologia em sua conjuntura veem na condição humana, potencial de esperança, amor, autenticidade, diálogo e transformação, com capacidade de compreensão e intervenção do mundo. Estas disposições fazem com que os sujeitos coloquem-se diante do outro, com propósito de modificar a realidade e contexto opressor/dominador. Se entendemos a visão de Freire em conceber a educação, logo fica claro que esta deve ter como objetivo a interação humano, a capacidade de relacionar com outro por meio do respeito e da esperança. A educação precisa ser encarada a partir deste engajamento onde o conhecimento é a uma potência de humanos que se humanizam e se deixam ser humanizados. Assim cada capitulo desta obra está destinado a discutir um importante e aspecto da educação matemática e articula conhecimentos e percepções de professores e professoras que ensinam matemática nas escolas e universidades deste país. As pesquisas ora apresentadas são um grito de esperança para aqueles que ainda acreditam na mudança e na quebra de paradigmas na educação publica e de qualidade. Assim que desejo a todos e todas uma ótima leitura e belíssimas construções



Forma O Continuada De Professores


Forma O Continuada De Professores
DOWNLOAD
Author : Maria Christina Zanforlin
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-11-03

Forma O Continuada De Professores written by Maria Christina Zanforlin and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-11-03 with Education categories.


"Para tudo há uma ocasião certa, há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu". Ecl 3:1 Acredito em Deus e que nada é por acaso... A epígrafe do texto, desveladora de minha crença, foi escolhida pois, depois de tantos anos após ter apresentado este relato de experiência para adquirir o título de mestre em Educação, recebo e-mail da editora interessada em publicá-lo. Inicialmente questionei, mas depois, ao reler o texto para fazer alterações ou mesmo confirmar se iria publicá-lo, qual não foi minha surpresa? Embora os anos tenham passado, o conteúdo foi reconhecido atual e significativo. Não há investimento em formação continuada dos professores. Precisamos pensar em nosso fazer à luz de conhecimentos e saberes historicamente construídos, para que possamos aprimorá-lo, modificá-lo e atender às demandas de nossos educandos. Aqui, mostramos uma proposta exitosa de formação continuada. Acredito que este livro apresenta um conteúdo teórico robusto de pensadores da Educação, além do relato de como aconteciam a formação continuada dos professores, as aulas com o enfoque interdisciplinar na Educação Infantil e os projetos interdisciplinares. Meu agradecimento à minha tia Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida (Pesquisadora Colaboradora do Programa de Pós-graduação FE/UnB), que foi meu exemplo de Educadora. Que este livro seja para o leitor o que foi para mim: Conhecimento, aprendizagens e acima de tudo, deleite de leitura.