[PDF] Profiss Es Guia De Caracteriza O Profissional - eBooks Review

Profiss Es Guia De Caracteriza O Profissional


Profiss Es Guia De Caracteriza O Profissional
DOWNLOAD

Download Profiss Es Guia De Caracteriza O Profissional PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Profiss Es Guia De Caracteriza O Profissional book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Manual De Direito Do Trabalho


Manual De Direito Do Trabalho
DOWNLOAD

Author : Fßbio Villela
language : en
Publisher: Elsevier
Release Date : 2012

Manual De Direito Do Trabalho written by Fßbio Villela and has been published by Elsevier this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2012 with categories.


Manual De Direito Do Trabalho.



Breve Guia Para Orienta O De Carreira E Coaching


Breve Guia Para Orienta O De Carreira E Coaching
DOWNLOAD

Author : José Jorge de Morais Zacharias
language : pt-BR
Publisher: Vetor Editora Psico Pedagógica LTDA
Release Date : 2016-12-19

Breve Guia Para Orienta O De Carreira E Coaching written by José Jorge de Morais Zacharias and has been published by Vetor Editora Psico Pedagógica LTDA this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2016-12-19 with Psychology categories.


Este livro apresenta um roteiro para que se desenvolva uma Orientação de Carreira, levando-se em conta aspectos internos e externos ao orientando. Por aspectos internos compreende-se a história de experiência pessoal, acadêmica e profissional, as condições familiares, as aspirações e perspectivas pessoais e os aspectos psicológicos que podem advir das entrevistas de orientação e de testes específicos. Por aspectos externos compreende-se o conjunto de conhecimentos formais, os cargos em que o orientando atuou e as condições sociais presentes em seu ambiente profissional; bem como as reais perspectivas de mercado de trabalho.



Consultoria Uma Op O De Vida E Carreira


Consultoria Uma Op O De Vida E Carreira
DOWNLOAD

Author : Luiz Concistré
language : pt-BR
Publisher: Elsevier Brasil
Release Date : 2012-04-20

Consultoria Uma Op O De Vida E Carreira written by Luiz Concistré and has been published by Elsevier Brasil this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2012-04-20 with Business & Economics categories.


A consultoria como a arte de influenciar quem (corajosa e humildemente) se abre (e paga) para ser influenciado é uma definição que esclarece a dimensão das responsabilidades e exigências intelectuais, técnicas e morais imprescindíveis ao seu exercício; Por isso, falar, escrever e mesmo exercer, de fato e direito, o papel de consultor é prerrogativa outorgada a poucos, dentre os quais, se inclui com méritos Luiz Concistrè; Neste livro, ao utilizar as táticas e também os métodos de atuação dos consultores de organização, o autor fornece pistas de como estabelecer essa autonomia; Esta é a intenção deste livro: compartilhar as experiências da atuação de Conscistrè como consultor e, desta maneira, propiciar aos profissionais meios não convencionais de acesso ao mercado de trabalho; Trata-se de uma leitura extremamente útil para quem quer de fato atuar como consultor e também para aquele profissional que deseja abordar o mercado de trabalho de maneira autônoma;



Manual De Direito Do Trabalho Desportivo


Manual De Direito Do Trabalho Desportivo
DOWNLOAD

Author : Mauricio de Figueiredo Corrêa da Veiga
language : pt-BR
Publisher: LTr Editora
Release Date : 2024-05-17

Manual De Direito Do Trabalho Desportivo written by Mauricio de Figueiredo Corrêa da Veiga and has been published by LTr Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-05-17 with Law categories.


No presente manual, o leitor é convidado a refletir acerca de temas que estão ligados ao contrato de trabalho do atleta profissional. É apresentada uma tabela de casos na qual é possível consultar diretamente o tema de interesse com abordagem prática enfrentada pelo Poder Judiciário. Os princípios de Direito Desportivo são lembrados com ênfase na autonomia desportiva, prevista no art. 217 da Constituição Federal. A Legislação desportiva no Brasil foi dividida e contextualizada com momentos históricos do país em cada época. A Justiça do Trabalho é protagonista quando se discute a relação existente entre o atleta profissional e a entidade de prática desportiva (clube), além de ter papel fundamental na manutenção da atividade do atleta, quando, por exemplo, é desafiada por lei a instaurar o Regime Centralizado de Execução, agora disciplinado na Lei n. 14.193/2021. Esta 5ª edição foi toda revisada em razão da entrada em vigor da nova Lei Geral do Esporte (LGE/2023) que, apesar de não ter revogado a Lei Pelé, trouxe mudanças significativas, inclusive no tocante à diversidade de espécies de relações de trabalho desportivas. Com efeito, a atividade assalariada não é mais a única forma de caracterização da profissionalização do atleta. O contrato de trabalho é abordado em capítulo específico no qual é apresentada a dicotomia entre vínculo de emprego e vínculo desportivo. As hipóteses de suspensão do contrato de trabalho, a atividade do menor, trabalho da mulher, a cessão temporária e o seguro obrigatório são analisados nesse capítulo, que também define as cláusulas compensatória e indenizatória desportivas. A influência de outros países é uma constante nesse ramo do direito, razão pela qual é feita a análise do contrato de trabalho do atleta no direito comparado. O direito de imagem e o direito de arena são tratados em capítulo próprio, tendo em vista a conceituação da natureza jurídica e os exemplos práticos dessas verbas. A responsabilidade dos dirigentes desportivos ainda é um tema pouco explorado, gerando insegurança jurídica entre os profissionais da área, em razão das decisões que são proferidas. O meio ambiente do trabalho e os riscos inerentes à atividade do atleta também ganham destaque, acarretando o necessário debate acerca da necessidade de um sistema previdenciário específico para o atleta. A autonomia negocial coletiva é tratada com ênfase nas decisões do Supremo Tribunal Federal, reafirmadas pela reforma trabalhista, bem como na necessidade de se repensar um modelo eficaz de solução de demandas de natureza trabalhista-desportiva.



Manual De Direito Desportivo


Manual De Direito Desportivo
DOWNLOAD

Author : Sérgio Santos Rodrigues
language : pt-BR
Publisher: LTr Editora
Release Date : 2021-09-15

Manual De Direito Desportivo written by Sérgio Santos Rodrigues and has been published by LTr Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-09-15 with Law categories.


O Direito Desportivo, muito presente e debatido no cenário jurídico nacional, desperta o interesse não só daqueles que lidam com o Direto, mas das pessoas em geral. Assim, justifica-se a continuidade da obra “Manual de Direito Desportivo”, agora em sua 3ª edição, revista e atualizada, com conteúdo amplo e didático, como fonte introdutória da matéria. A obra apresenta ao leitor teoria e prática, apresentando as principais discussões teóricas e práticas sobre o tema. Sumário Prefácio à 3a edição Apresentação Apresentação à 3a edição Capítulo 1 — Introdução ao Estudo do Direito Desportivo 1. Conceito. Objeto. Missão. Importância 2. Autonomia e relação com os demais ramos do direito 3. Fontes 3.1. Fontes do Direito Desportivo 3.1.1. Constituição Federal de 1988 3.1.2. Lei n. 9.615/98 (Lei Pelé) 3.1.3. Lei n. 10.671/2003 (Estatuto de Defesa do Torcedor) 3.1.4. Resolução n. 1 do Conselho Nacional do Esporte (CNE) — Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) 3.1.5. Jurisprudência 3.1.6. Doutrina 3.1.7. Princípios gerais do Direito 4. Princípios do Direito Desportivo 4.1. Princípios constitucionais 4.1.1. Autonomia das entidades desportivas 4.1.2. Destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional (e em alguns casos para o desporto de alto rendimento) 4.1.3. Tratamento diferenciado entre desporto profissional e não profissional 4.1.4. Esgotamento de instância — Justiça Desportiva 4.2. Princípios Infraconstitucionais 4.2.1. Lei n. 9.615/98 a) Soberania b) Autonomia c) Democratização d) Liberdade e) Direito Social f ) Diferenciação g) Identidade Nacional h) Educação i) Qualidade j) Descentralização k) Segurança l) Eficiência Capítulo 2 — Justiça Desportiva e Justiça Desportiva Antidopagem 1. Introdução 2. Princípios que norteiam a Justiça Desportiva 2.1. Ampla defesa 2.2. Celeridade 2.3. Contraditório 2.4. Economia processual 2.5. Impessoalidade 2.6. Independência 2.7. Legalidade 2.8. Moralidade 2.9. Motivação 2.10. Oficialidade 2.11. Oralidade 2.12. Proporcionalidade 2.13. Publicidade 2.14. Razoabilidade 2.15. Devido processo legal 2.16. Tipicidade desportiva 2.17. Prevalência, continuidade e estabilidade das competições (pro competitione) 2.18. Espírito desportivo (fair play) 3. Organização e funcionamento da Justiça Desportiva 3.1. Órgãos da Justiça Desportiva 3.1.1. Superior Tribunal de Justiça Desportiva 3.1.2. Tribunal de Justiça Desportiva 3.1.3. Comissão disciplinar 3.2. Funções na justiça desportiva 3.2.1. Presidente e vice-presidente dos tribunais 3.2.2. Auditores 3.2.3. Procuradores 3.2.4. Secretaria 3.2.5. Defensores 3 3.3. Competência 3.3.1. STJD a) Tribunal pleno b) Comissão disciplinar 3.3.2. TJD a) Tribunal pleno b) Comissão disciplinar 4. Processo desportivo 4.1. Processo desportivo 4.2. Atos processuais 4.3. Prazos 4.4. Citação e intimação 4.5. Nulidades 4.6. Intervenção de terceiro 4.7. Provas 5. Procedimentos 5.1. Procedimento Sumário 5.2. Procedimentos especiais 5.2.1. Transação disciplinar desportiva 5.2.2. Inquérito 5.2.3. Impugnação de prova, partida ou equivalente 5.2.4. Mandado de garantia 5.2.5. Reabilitação 5.2.6. Suspensão, desfiliação ou desvinculação impostas pelas entidades de administração ou de prática desportiva 5.2.7. Revisão 5.2.8. Medidas inominadas 5.2.9. Enunciado de Súmula 6. Sessão de instrução e julgamento 7. Recursos 7.1. Recurso voluntário 7.2. Embargos de declaração 8. Revisão das decisões da Justiça Desportiva pela justiça comum 8.1. Esgotamento da instância esportiva 8.2. Esgotamento do prazo 8.3. Revisão pelo judiciário 9. Justiça Desportiva Antidopagem Capítulo 3 — Direito Desportivo do Trabalho 1. Introdução 2. Relação de emprego entre atleta e clube 2. 1. Competência da Justiça do Trabalho após a EC n. 45/2004 3. Princípios do Direito Desportivo do Trabalho 3.1. Princípios gerais 3.1.1. Proteção 3.1.2. Norma mais favorável 3.1.3. Condição mais benéfica 3.1.4. “In dubio pro operario” 3.1.5. Imperatividade das normas trabalhistas 3.1.6. Indisponibilidade dos direitos trabalhistas 3.1.7. Inalterabilidade contratual lesiva 3.1.8. Intangibilidade salarial 3.1.9. Primazia da realidade 3.1.10. Continuidade da relação de emprego 3.2. Princípios específicos 3.2.1. Especificidade juslaboral desportiva 3.2.2. Tipicidade das cláusulas indenizatórias e compensatória desportivas 3.2.3. Cumulatividade dos vínculos entre atletas profissionais/entidades desportivas 4. Contrato especial de trabalho desportivo 4.1. Conceito 4.2. Forma e conteúdo 4.3. Prazo de duração 4.4. Remuneração, salário e garantias do atleta 4.4.1. Remuneração a) Luvas b) Bichos c) Direito de Arena d) Direito de imagem 4.4.2. Garantias e exceções à CLT a) Concentração e Acréscimos remuneratórios b) Repouso semanal remunerado c) Férias d) Jornada de trabalho e) Outros temas não contemplados pelo art. 28 da Lei Pelé 4.5. Obrigações do clube e do atleta a) Obrigações do clube b) Obrigações do atleta 4.6. Formalidades e registro na entidade de administração do desporto a) Direitos federativos b) Direitos econômicos 4.7. Cláusula indenizatória desportiva e cláusula compensatória desportiva 4.7.1. Cláusula indenizatória desportiva 4.7.2. Cláusula compensatória desportiva 4.8. Cessão 4.9. Suspensão e interrupção do contrato de trabalho a) Suspensão b) Interrupção 4.10. Extinção do contrato de trabalho 4.10.1. Término do prazo 4.10.2. Distrato 4.10.3. Pagamento da cláusula indenizatória desportiva ou da cláusula compensatória desportiva 4.10.4. Rescisão Indireta por inadimplemento salarial 4.10.5. Rescisão Indireta por justa causa do empregador 4.10.6. Dispensa imotivada do atleta 4.10.7. Rescisão por justa causa 4.10.8. Resolução 4.10.9. Incapacidade ou morte do atleta 4.11. Os contratos de trabalho de atleta face à pandemia da Covid-19 5. Atleta profissional x não profissional 5.1. A discussão acerca do critério legislativo para definição de atleta profissional 6. Atleta autônomo 7. Atleta em formação 7.1. Assinatura do primeiro contrato de trabalho 7.2. Direito de preferência para renovação 7.3. A indenização por formação 7.4. Requisitos para fazer jus à indenização 7.5. O valor indenizatório 7.6. Pagamento do valor indenizatório 7.7. O clube formador 7.8. Solidariedade Capítulo 4 — Direito Desportivo Internacional 1. Introdução 2. Princípios 2.1. Universalidade 2.2. Comunhão 2.3. Não discriminação desportiva 2.4. Autonomia desportiva internacional 2.5. Unidade ou unicidade 2.6. Especificidade 2.7. Ética desportiva 2.8. Solidariedade 2.9. Inafastabilidade da justiça desportiva dos institutos desportivos internacionais privados 3. A estrutura associativa do esporte em âmbito internacional 3.1. Comitê Olímpico Internacional (COI) 3.1.1. Carta Olímpica (CO) 3.1.2. O olimpismo e o movimento olímpico 3.1.3. Organização do COI 3.1.4. Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e Comitê Olímpico Brasileiro (COB) 3.1.5. COI, comitês nacionais, federações internacionais, nacionais e regionais de administração do desporto 3.2. Federações esportivas internacionais 3.2.1. Federações internacionais, entidades continentais, nacionais e regionais de administração do desporto 3.3. Agência Mundial Antidoping 3.3.1. Código Mundial Antidoping (CMAD) 3.3.2. Implementação do CMAD pelo COI e federações internacionais 3.4. Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) ou Corte Arbitral do Esporte (CAS) 3.4.1. Ad hoc 3.4.2. O TAS-CASe as federações internacionais 4. A LEX SPORTIVA 4.1. Lex Olympica 5. As normas internacionais desportivas no ordenamento jurídico brasileiro 5.1. Conceito de soberania 5.2. Recepção da norma internacional pela Lei n. 9.615/98 6. A relação entre clubes, entidades nacionais de administração do desporto e federações internacionais 6.1. Autonomia da vontade 6.2. Cumprimento das normas 7. Os eventos desportivos e a legislação nacional 7.1. Copa do Mundo 7.1.1. Lei Geral da Copa 7.2. Jogos Olímpicos de 2016 7.2.1. Lei do Ato Olímpico 7.3. Outras leis relevantes 7.4. A soberania nacional perante as exigências da FIFA e do COI Capítulo 5 — Direito Desportivo Empresarial 1. Introdução — Esporte como negócio 1.1. Histórico 1.2. Panorama atual 2. Princípios da exploração e gestão do desporto como atividade econômica 2.1. Transparência financeira e administrativa 2.2. Moralidade na gestão desportiva 2.3. Responsabilidade social de seus dirigentes 2.4. Tratamento diferenciado em relação ao desporto não profissional 2.5. Participação na organização desportiva do País 3. Clubes 3.1. Clubes: associações civis sem fins lucrativos 3.2. Adoção do modelo empresarial pelos clubes — “Clube-empresa” 3.2.1. Lei Zico 3.2.2. Lei Pelé — redação original 3.2.3. Lei Pelé — após as alterações introduzidas pela Lei n. 9.981/2000 3.2.4. Lei Pelé — após as alterações introduzidas pela Lei n. 10.672/2003 3.2.5. Lei Pelé — após as alterações introduzidas pela Lei n. 12.395/2011 3.3. Sociedades empresárias 3.4. Projetos em discussão 4. Responsabilização dos dirigentes esportivos 4.1. Alterações provocadas pela Lei n. 12.395/ 2011 quanto à responsabilidade 4.2. Alterações provocadas pela Lei n. 12.868/2013 4.3. Programa de Modernização de Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (PROFUT) — Lei n. 13.155/2015 5. Esporte no mercado de capitais 5.1. Mercado de capitais e os clubes de futebol 5.2. Sociedades anônimas 5.3. Fundos de investimento 5.3.1. Fundos de investimento no futebol 5.4. Proibição na participação de terceiros pela FIFA 6. Agentes desportivos Capítulo 6 — O Estatuto de Defesa do Torcedor 1. Introdução 2. Transparência na organização 3. Regulamento da competição 4. Segurança do torcedor partícipe do evento esportivo 5. Ingressos 6. Transporte 7. Alimentação e higiene 8. Relação com a arbitragem esportiva 9. Relação com a entidade de prática desportiva 10. Relação com a Justiça Desportiva 11. Penalidades 11.1. Crimes Referências Sites utilizados Palavras-Chave: LTr, LTR, Editora, Jurídica, Trabalhista, Direito do Trabalho, Direito Trabalhista, Reforma Trabalhista, Direito, Processo do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Legislação, Doutrina, Jurisprudência, Leis, Lei, Trabalho, CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, Livro, Jurídico, ABDT, Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Revista, LTRED



Manual De Est Gio E As Carreiras Profissionais


Manual De Est Gio E As Carreiras Profissionais
DOWNLOAD

Author : Ivan L. Guimarães
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2016-05-24

Manual De Est Gio E As Carreiras Profissionais written by Ivan L. Guimarães and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2016-05-24 with Education categories.


Este Manual é de estimado valor para a escolha de sua profissão. Seja fazer um estágio ou programa de trainee bem sucedido. Sua leitura é de fácil entendimento e se destina aos alunos universitários e recém-formados que desejam entrar num programa de estágio ou trainees; mas também para aqueles que buscam reciclar seus conhecimentos a respeito de fazer carreira e como se diferenciar. Trata-se de um guia atualizado onde as carreiras são apresentadas com algumas sutilezas. http://sitedoautor-ivanlguimares.blogspot.com.br/



Autismo Guia Para Pais Educadores E Profissionais


Autismo Guia Para Pais Educadores E Profissionais
DOWNLOAD

Author : Luisa Odreman
language : pt-BR
Publisher: Uzzi Plaz
Release Date : 2023-11-29

Autismo Guia Para Pais Educadores E Profissionais written by Luisa Odreman and has been published by Uzzi Plaz this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-11-29 with Psychology categories.


Este eBook é uma jornada de amor e compreensão que convida a mergulhar no complexo mundo do autismo, destacando sua diversidade e relevância. Aborda o autismo como uma experiência fascinante e multifacetada, enfrentando tanto os desafios únicos quanto os talentos extraordinários que apresenta. O objetivo é desmitificar o autismo, fornecendo informações valiosas, perspectivas enriquecedoras e estratégias práticas para apoiar aqueles que vivem no espectro. Ao longo da jornada, serão compartilhadas histórias inspiradoras para demonstrar que o autismo é uma parte vital da diversidade humana. A meta final é promover a compreensão, o apoio e a esperança, construindo um mundo mais inclusivo para todos. O leitor está convidado a embarcar nessa jornada de aprendizado, empatia e crescimento, abraçando a riqueza que a neurodiversidade traz ao espectro do autismo.



Manual Para Profissionais De Renascimento


Manual Para Profissionais De Renascimento
DOWNLOAD

Author : Leonard Orr
language : pt-BR
Publisher: Vision Libros
Release Date : 2022-01-10

Manual Para Profissionais De Renascimento written by Leonard Orr and has been published by Vision Libros this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-01-10 with Psychology categories.


Para ser um bom profissional de Renascimento, uma pessoa deve, além de ter recebido uma boa formação, continuar a curar a si própria, superar padrões, reconectar-se com sua natureza divina e continuar a fazer as práticas de respiração espiritual enquanto as ensina a outras pessoas. Este livro compila as ideias e práticas do Renascimiento de alta qualidade que se ensina em Rebirthing Breathwork International, a escola establecida por Leonard Orr, fundador do Renascimento. Estas ideias e prácticas o ajudarão a guiar com maestrias outras pessoas em seu caminho de cura, ao mesmo tempo que lhe facilitarão o domínio sobre seu próprio processo, a melhorar a qualidade do seu trabalho e a obter mais êxito com ele. O manual para renascedores inclui textos de Leonard Orr, e todo seu conteúdo foi revisado por ele.



Manual Do Audiovisual Para Estudantes Profissionais


Manual Do Audiovisual Para Estudantes Profissionais
DOWNLOAD

Author : João Carlos da Fonseca Cabral
language : pt-BR
Publisher: João Cabral
Release Date : 2022-08-09

Manual Do Audiovisual Para Estudantes Profissionais written by João Carlos da Fonseca Cabral and has been published by João Cabral this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-08-09 with Art categories.


Este livro é antes de mais um livro técnico onde se abordam várias temáticas do audiovisual, tendo como principal preocupação a explicação de como as coisas acontecem nestas áreas. Com o desenvolvimento das tecnologias destas áreas os profissionais esqueceram-se da essência do audiovisual e são por isso controlados pela tecnologia em vez de serem estes a manipulá-las. Como costumo dizer nas aulas : "se o modo automático fosse bom não haveria técnicos de audiovisuais."



Ama Manual De Gerenciamento De Projetos 2ed


Ama Manual De Gerenciamento De Projetos 2ed
DOWNLOAD

Author : Paul C. Dinsmore
language : pt-BR
Publisher: Brasport
Release Date : 2014-01-10

Ama Manual De Gerenciamento De Projetos 2ed written by Paul C. Dinsmore and has been published by Brasport this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2014-01-10 with Business & Economics categories.


Obra abrangente que reúne escritores dos principais tópicos em gerenciamento de projetos do momento atual, o AMA Manual de Gerenciamento de Projetos faz uma compilação de experiências e recomendações dos mais notáveis profissionais do ramo para apresentar uma visão completa de tudo o que você precisa saber como profissional de gerenciamento de projetos. Considerado durante muito tempo o guia completo do gerenciamento de projetos, o AMA Manual de Gerenciamento de Projetos – atualizado para transmitir as últimas teorias e ser compatível com a quinta edição do Guia PMBOK® (Project Management Book of Knowledge) – ensina, por exemplo, a: Estabelecer metas Implementar o planejamento a nível estratégico e operacional Gerenciar o ciclo de vida do projeto e alcançar os objetivos Orçar o projeto Transformar a ideia do projeto em realidade Gerir as questões políticas e de recursos E muito mais. Trata de todos os temas, desde o básico até a história e o futuro do gerenciamento de projetos, para o seu amadurecimento como profissional da área. Apresenta novas tendências para o PMO e foi reformulado de modo a refletir o ritmo acelerado do atual ambiente de gerenciamento de projetos. Se você é estudante, profissional certificado em gerenciamento de projetos, ou alguém que trabalha com projetos, vai obter conhecimentos específicos sobre a criação de estruturas organizacionais adequadas, geração e manutenção do ciclo de vida do projeto e muito mais. Totalmente revisado e atualizado, este livro é essencial para o campo do gerenciamento de projetos