[PDF] Revista Continente Multicultural 272 - eBooks Review

Revista Continente Multicultural 272


Revista Continente Multicultural 272
DOWNLOAD

Download Revista Continente Multicultural 272 PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Revista Continente Multicultural 272 book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Revista Continente Multicultural 272


Revista Continente Multicultural 272
DOWNLOAD
Author : Cepe
language : pt-BR
Publisher: Cepe editora
Release Date : 2023-08-07

Revista Continente Multicultural 272 written by Cepe and has been published by Cepe editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-08-07 with Art categories.


Diz o dicionário Houaiss que a palavra memória, registrada pela primeira vez no século XIII, vem do latim memorĭa,ae e também de mĕmor,ōris, que traz o sentido de "aquele que se lembra, que se recorda". Este verbete está espraiado na etimologia e na ontologia desta edição #272 da Continente, que acolhe os ventos de agosto com o sopro das recordações e a importância de lembrar o passado para viver o presente e vislumbrar o futuro. Retratos fantasmas, quinto longa-metragem do realizador pernambucano Kleber Mendonça Filho, com pré-estreia no Teatro do Parque no próximo dia 14 e lançamento nacional em 24 de agosto, parte das recordações que os cinemas de rua do centro do Recife deixaram no diretor para criar uma cartografia sentimental e afetiva e partilhar uma reflexão sobre a memória. Art Palácio, Trianon, Moderno, Veneza são salas de exibição que ajudaram a formar gerações e gerações de cinéfilos, mas que não mais existem, a não ser nas lembranças. Na reportagem escrita por Luciana Veras, percorremos um caminho que sai do filme para alinhavar acervos individuais, arquivos familiares, as cenas de filmes antigos em diálogo constante com as obras contemporâneas que enquadram a Ponte da Boa Vista ou o Cinema São Luiz e o modo da capital pernambucana lidar com as camadas e contradições do tempo. As salas de cinema e as pessoas que concretizam seu funcionamento aparecem, também, no ensaio visual do jornalista e fotógrafo Sergio Poroger, que há anos vem registrando as cenas corriqueiras destes espaços tão presentes na vida urbana das cidades. Por fim, é também a partir do reencontro com suas memórias da infância que a escritora pernambucana Micheliny Verunschk vem erigindo seu percurso literário. Em Caminhando com os mortos, seu mais recente romance, lançado em junho pela editora Companhia das Letras, ela fala de intolerância, fundamentalismo religioso e feminicídio em uma costura ficcional que traz ecos do que viu e vivenciou quando seu pai era delegado em Tupanatinga, no agreste de Pernambuco, e levava para casa os inquéritos policiais de casos violentos. Na entrevista, Micheliny discorre, ainda, sobre seu processo criativo e o bom momento que a literatura contemporânea brasileira vive no mercado.



Revista Continente Multicultural 257


Revista Continente Multicultural 257
DOWNLOAD
Author : Cepe
language : pt-BR
Publisher: Cepe editora
Release Date : 2022-05-04

Revista Continente Multicultural 257 written by Cepe and has been published by Cepe editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-05-04 with Art categories.


"Recentes leilões de NFTs movimentaram muito dinheiro, popularizando o termo, mesmo que a maioria das pessoas ainda não entenda bem do que se trata. O que é um NFT, afinal? A 'nova bitcoin'? Uma forma de arte? Uma nova mídia? Um canal de venda para a arte digital? Ou apenas um esquema de pirâmide digital?" Logo nos primeiros parágrafos do seu texto, nosso colaborador, o programador, músico e designer Yellow, lista um monte de interrogações que a maioria de nós faz diante dessa nova forma de criação, legitimação, circulação e negociação no mercado de arte. Para nós aqui da Redação, foi ótima a abordagem de Yellow, porque nos abriu várias possibilidades de entendimento sobre os Non-Fungible Tokens, significado da sigla. O que funciona bem nessa reportagem, além disso, é que ela se posiciona criticamente sobre o novo instrumento, não só através de explicações e de pontos de vista das fontes entrevistadas, mas da abordagem didática e questionadora do próprio Yellow. Isso nos parece importante, para que a gente não faça simplesmente uma adesão passiva aos aparatos tecnológicos, percebendo que nada é bom ou ruim, pois sob a superfície das coisas existem muitas camadas significantes. A respeito desse material que publicamos sobre NFT, ainda, reparem como ficou incrível o trabalho de fotografia, direção de arte e ilustração de Matheus Melo para ele. Com o olho afiado e a criatividade a mil, ele agregou objetos de cena, projeções e recursos de pós-produção à beleza da nossa estagiária Tanit Rodrigues – modelo das fotos – para dar corpo às imagens que sintetizam, com clareza, conceitos sobre os NFTs. Nesta edição, também comemoramos os 70 anos do artista Antonio Carlos Nóbrega, sobre o qual o jornalista Márcio Bastos escreveu um perfil; e de Ana Cristina Cesar, que não pôde acompanhar a influência que exerceria sobre gerações de poetas com seu trabalho, devido a sua morte precoce, como nos lembra – em artigo exclusivo para a Continente – a professora Renata Pimentel.



Revista Continente Multicultural 258


Revista Continente Multicultural 258
DOWNLOAD
Author : Cepe
language : pt-BR
Publisher: Cepe editora
Release Date : 2022-06-06

Revista Continente Multicultural 258 written by Cepe and has been published by Cepe editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-06-06 with Art categories.


Era junho de 1969. Precisamente, dia 28, quando um grupo de homossexuais reagiu à violência policial num bar no Greenwich Village, em Nova York. Essa reação reverberou e fez com que surgissem as paradas para celebrar a diversidade, mostrar orgulho e resistência. Para abordar o assunto, neste Mês da Diversidade, trazemos histórias de pessoas que, de algum modo, transitam pelas diversas possibilidades de se identificar e de (se) amar. Os depoimentos de Ana e Gigi, Samuel, Gabriel, Aurora, Bryanna, Amiel, Maria e Sam, coletados com uma escuta atenta e sensível pela repórter especial Luciana Veras e pela jornalista em formação Tanit Rodrigues, mostram como as caixas, os estereótipos e as definições fechadas não dão conta das nossas infinitas possibilidade de ser. A própria sigla LGBTQIAP+, com o seu sinal de soma ao final, já nos indica outras possibilidades de identificação. O que nos parece acertada é a fundamental necessidade de vivermos com liberdade as nossas sexualidades e os nossos afetos. Nesse sentido, também, entendemos que as definições e autodefinições por hora válidas podem se transformar daqui a pouco. E está tudo certo, nada errado. A ideia de que a visão de si e sua representação social são mutáveis está bem expressa no jogo da personagem diante do espelho da ilustração de capa, feita por Filipe Aca. Os relatos que sucedem na reportagem deixam isso igualmente evidente. Complementando a abordagem do assunto, trazemos neste número 258 uma entrevista com o jovem historiador e sociólogo francês Antonie Idier, que tem se ocupado de pesquisar e registrar a história das vivências LGBT+ na França desde o final do século XIX. Em sua fala, ele ressalta a importância de documentar esse passado, resgatando aquilo que foi apagado. Autor de Archives des mouvements LGBT+ : Une histoire des luttes de 1890 à nos jours, quando indagado sobre o porquê de ter usado a sigla desta forma e não da forma atual, LGBTQIAP+, responde: "talvez em cinco, 10 ou 20 anos, outras letras estarão presentes na sigla mais corrente ou mesmo outras siglas serão necessárias. A escolha da sigla LGBT+ para o título foi um modo de lembrar que essas maneiras de se definir evoluem sem cessar, carregando com elas todos os anacronismos possíveis". É nesse fluxo e nessa amplitude de possibilidades e de reconhecimentos que acreditamos. Boa leitura!



Revista Continente Multicultural 267


Revista Continente Multicultural 267
DOWNLOAD
Author : Cepe
language : pt-BR
Publisher: Cepe editora
Release Date : 2023-03-08

Revista Continente Multicultural 267 written by Cepe and has been published by Cepe editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-03-08 with Art categories.


Tem sido, até aqui, uma trajetória de mais de três décadas, desde que a mineira – radicada no Rio de Janerio – Conceição Evaristo publicou seus primeiros poemas na série Cadernos Negros, do grupo Quilombhoje. Uma trajetória que incluiu a atuação na educação e na afirmação de sua negritude; de formação acadêmica, que contou com estudos de mestrado e doutorado. Uma trajetória de legitimação, pois, como ela diz na entrevista que concedeu à jornalista Paula Passos: "Não digo que as pessoas precisam fazer um curso de Letras para serem escritoras, não é isso. Temos uma série de escritores, escritoras negras e escritores negros que não fizeram e não são da área de literatura. Estão aí produzindo muito. Agora, no meu caso, o fato de eu vir da área de Letras, de participar dos seminários de Literatura, ajudou muito a divulgar a minha obra independente no meio universitário. Nós, negros, não podemos ser somente bons. Precisamos ser ótimos". A entrevista com Conceição que publicamos este mês teve como fato motivador o relançamento da novela Canção para ninar menino grande, originalmente publicada em 2018 e que foi reescrita pela autora para a recente edição da Pallas. Com esse ponto de partida, conversamos com ela sobre processos criativos, temas e personagens da sua obra, que tem como marco a chegada da novela Ponciá Vicêncio, em 2003. Também, sobre a escrevivência, que ela define como a experiência "relacionada a essa escrita produzida pelas mulheres negras a partir das experiências dessas mulheres negras". Neste número da Continente, também, destacamos o início de uma série de ensaios que publicaremos nesta e nas edições de abril e maio sobre a fundação do Recife, cidade que reflete tão bem as contradições do desenvolvimento das cidades brasileiras ao longo da história. Com a colaboração do jornalista Romero Rafael e do artista visual Jeims Duarte, começamos esta jornada pelo Bairro do Recife, de onde a cidade foi se espraiando até o continente. Revisitar essa história com a perspectiva do presente se constitui, como diz Romero, num caminhar sobre ruínas que não silenciam, ao contrário, escancaram as nossas relações com o que se tem chamado de progresso, que passa por cima de quem tenta frear sua voracidade. Esperamos que fiquem instigados em seguir conosco nessa caminhada pelas próximas edições.



Families And Food In Hard Times


Families And Food In Hard Times
DOWNLOAD
Author : Rebecca O’Connell
language : en
Publisher: UCL Press
Release Date : 2021-05-24

Families And Food In Hard Times written by Rebecca O’Connell and has been published by UCL Press this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-05-24 with Social Science categories.


Food is fundamental to health and social participation, yet food poverty has increased in the global North. Adopting a realist ontology and taking a comparative case approach, Families and Food in Hard Times addresses the global problem of economic retrenchment and how those most affected are those with the least resources. Based on research carried out with low-income families with children aged 11-15, this timely book examines food poverty in the UK, Portugal and Norway in the decade following the 2008 financial crisis. It examines the resources to which families have access in relation to public policies, local institutions and kinship and friendship networks, and how they intersect. Through ‘thick description’ of families’ everyday lives, it explores the ways in which low income impacts upon practices of household food provisioning, the types of formal and informal support on which families draw to get by, the provision and role of school meals in children’s lives, and the constraints upon families’ social participation involving food. Providing extensive and intensive knowledge concerning the conditions and experiences of low-income parents as they endeavour to feed their families, as well as children’s perspectives of food and eating in the context of low income, the book also draws on the European social science literature on food and families to shed light on the causes and consequences of food poverty in austerity Europe.



Continente Multicultural


Continente Multicultural
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2006

Continente Multicultural written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2006 with Arts, Brazilian categories.




Biodiversity


Biodiversity
DOWNLOAD
Author : N. Biedinger
language : en
Publisher: Springer Science & Business Media
Release Date : 2013-06-29

Biodiversity written by N. Biedinger and has been published by Springer Science & Business Media this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2013-06-29 with Science categories.


Biodiversity, sometimes simply understood as "diversity of species", is a specific quality of life on our planet, the dimensions and importance of which have just lately been fully realized. Today we know that "biological diversity is a global asset of incalculable value to present and future generations" (Kofi Annan). Biodiversity is spread unequally over the world: in fact, the main share of biological resources worldwide is harboured predominantly by the so-called developing countries in the tropics and sub tropics. Therefore, Biodiversity - A Challenge for Development Research and Policy was chosen as the title for an international conference which was held in Bonn in 1997 as one of the first major events organized by the then newly established North-South Centre for Development Research (ZEF) at Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universitat Bonn (Germany). Since the ZEF, founded by the Senate of the University of Bonn in 1995, has played a central role in turning Bonn into a centre for international cooperation and North-South dialogue. The Centre is a product of the Bonn Berlin agreement of July 1994 which was adopted to offset the effects caused by the Parliament and much of the Government moving to Berlin. It fits in well with the double strategy to strengthen Bonn's position as an interna tional science arena and as an eminent place for development policy and the national and supranational agencies dealing with this issue.



International Community Psychology


International Community Psychology
DOWNLOAD
Author : Stephanie Reich
language : en
Publisher: Springer Science & Business Media
Release Date : 2007-07-03

International Community Psychology written by Stephanie Reich and has been published by Springer Science & Business Media this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2007-07-03 with Psychology categories.


This is the first in-depth guide to global community psychology research and practice, history and development, theories and innovations, presented in one field-defining volume. This book will serve to promote international collaboration, enhance theory utilization and development, identify biases and barriers in the field, accrue critical mass for a discipline that is often marginalized, and to minimize the pervasive US-centric view of the field.



Expectations Unfulfilled Norwegian Migrants In Latin America 1820 1940


Expectations Unfulfilled Norwegian Migrants In Latin America 1820 1940
DOWNLOAD
Author :
language : en
Publisher: BRILL
Release Date : 2015-12-04

Expectations Unfulfilled Norwegian Migrants In Latin America 1820 1940 written by and has been published by BRILL this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-12-04 with Social Science categories.


In Expectations Unfulfilled scholars from Argentina, Belgium, Brazil, Mexico, Norway, Spain and Sweden study the experiences of Norwegian migrants in Latin America between the Wars of Independence and World War II.



Rethinking Military History


Rethinking Military History
DOWNLOAD
Author : Jeremy Black
language : en
Publisher: Psychology Press
Release Date : 2004

Rethinking Military History written by Jeremy Black and has been published by Psychology Press this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2004 with History categories.


This volume re-positions military history at the beginning of the 21st century. Jeremy Black reveals the main trends in the practice and approach to military history and proposes a new manifesto for the subject to move forward.