[PDF] 30 Poemas De Um Negro Brasileiro - eBooks Review

30 Poemas De Um Negro Brasileiro


30 Poemas De Um Negro Brasileiro
DOWNLOAD

Download 30 Poemas De Um Negro Brasileiro PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get 30 Poemas De Um Negro Brasileiro book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





30 Poemas De Um Negro Brasileiro


30 Poemas De Um Negro Brasileiro
DOWNLOAD

Author : Oswaldo de Camargo
language : pt-BR
Publisher: Companhia das Letras
Release Date : 2022-05-26

30 Poemas De Um Negro Brasileiro written by Oswaldo de Camargo and has been published by Companhia das Letras this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-05-26 with Poetry categories.


Antologia inédita de poemas de Oswaldo de Camargo, escritor que desmonta, através da literatura, alguns castelos em que se escondem o preconceito e o racismo. Esta edição conta com prefácio de Florestan Fernandes e obra de capa de O Bastardo. "Eu tenho a alma e o peito descobertos/ à sorte de ser homem, homem negro,/ primeiro imitador da noite e seus mistérios." Assim começa o poema "Atitude", de Oswaldo de Camargo, que inaugura a segunda parte deste livro. 30 poemas de um negro brasileiro é resultado da união de 15 poemas negros — lançado pela primeira vez em 1961, em uma edição limitada da Associação Cultural do Negro — e de poemas publicados nas obras O estranho e Luz & breu. Um dos mais importantes intelectuais brasileiros, Camargo traz nos versos deste livro sua autenticidade poética para tratar de negritude e ancestralidade. "Eu tenho dentro em mim anseio e glória/ que roubaram a meus pais./ Meu coração pode mover o mundo,/ porque é o mesmo coração dos congos,/ bantos e outros desgraçados,/ é o mesmo", declara o poeta. No prefácio de 15 poemas negros, reproduzido nesta edição, o sociólogo Florestan Fernandes evidencia que as palavras do jovem militante eram atuais à época e seguem atuais hoje, pois suscitam novos ensinamentos: "Ninguém melhor que um poeta para revitalizar as aspirações igualitárias [...] que orientaram os grandes movimentos sociais negros da década de 1930". Numa produção que perpassa mais de quarenta anos de luta e resistência, esta antologia reforça a excepcionalidade da obra de Oswaldo de Camargo, que, a partir da experiência individual e coletiva de homem negro num país de passado escravocrata, reverbera sua voz atemporal. "É uma alegria imensa ter a oportunidade de ver os textos de Seu Oswaldo sendo os responsáveis por esta encantadora abertura de portas, que conduzirá uma nova geração de brasileiros a um encontro com si mesmos." — Emicida



A Descoberta Do Frio


A Descoberta Do Frio
DOWNLOAD

Author : Oswaldo de Camargo
language : pt-BR
Publisher: Companhia das Letras
Release Date : 2023-07-14

A Descoberta Do Frio written by Oswaldo de Camargo and has been published by Companhia das Letras this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-07-14 with Fiction categories.


Um frio que assola apenas negros. Um sopro gélido que fez um número incalculável deles desaparecer. Um fenômeno que ninguém acredita ser possível. Este é o pano de fundo deste breve e instigante livro de Oswaldo de Camargo. Publicada pela primeira vez em 1978, A descoberta do frio é uma grande referência na obra de Oswaldo de Camargo. A provocadora novela relata o surgimento de um frio — a lgo absurdo, algo inimaginável sob o calor de setembro — que faz um número incalculável de negros desaparecer e no qual ninguém acredita. Cabe a Zé Antunes, protagonista da história, tentar convencer as pessoas da cidade de sua existência. Tudo o que consegue, porém, é indiferença, palavra-chave para esta narrativa. Assim como em O carro do êxito, A descoberta do frio é um registro que extrapola a ficção para eternizar poetas, jornalistas, ativistas de imensurável valor histórico para o movimento negro, além de uma intimação aos leitores para pensar a questão racial no Brasil. Como afirma o sociólogo Clóvis Moura no prefácio à primeira edição — reproduzido neste livro —, Oswaldo de Camargo assume aqui, como negro e como escritor, "uma posição de denúncia e, ao mesmo tempo, de reelaboração estética de um conflito social, político, cultural e étnico". Esta edição, que foi revista pelo autor e conta com ilustrações de Kika Carvalho, recupera a atualidade e urgência da obra do incontornável Oswaldo de Camargo. "Em A descoberta do frio, Oswaldo de Camargo demonstra que a literatura não se resume aos modismos temáticos ou à vaidade pessoal do autor. Para Camargo, o ato de escrever é, antes de tudo, uma crítica ao horror que chamamos, muitas vezes, de civilização." — Edimilson de Almeida Pereira "Esta trama de Oswaldo de Camargo nos engaja, desde as primeiras páginas, a percorrer as ruas de uma grande cidade em busca de respostas sobre a doença misteriosa que toma a alma de pessoas negras. Na ficção bem construída, experimentamos os encontros da intelectualidade negra da década de 1970 rememorando episódios de séculos anteriores, todos profundamente atuais." — Bianca Santana



Literatura Negro Brasileira


Literatura Negro Brasileira
DOWNLOAD

Author : Cuti
language : pt-BR
Publisher: Selo Negro
Release Date : 2014-08-03

Literatura Negro Brasileira written by Cuti and has been published by Selo Negro this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2014-08-03 with Literary Criticism categories.


Esta obra trata da vertente da literatura brasileira que contempla, em poesia e prosa, as vivências da população afrodescendente. O livro discute temas como autocensura, identidade textual e vida literária. Destaca, ainda, os autores imprescindíveis para o processo histórico dessa vertente que alcançou significativo patamar com os trinta anos de edição ininterrupta dos Cadernos Negros, coletânea anual de poemas e contos.Num momento em que nosso país depara com temas polêmicos, como o Estatuto da Igualdade Racial e as cotas em universidades, a Coleção Consciência em Debate pretende discutir assuntos prementes que interessam não somente aos movimentos negros como a todos os brasileiros. Fundamental para educadores, pesquisadores, militantes e estudantes de todos os níveis de ensino. Coordenação de Vera Lúcia Benedito.



Revista Continente Multicultural 263


Revista Continente Multicultural 263
DOWNLOAD

Author : Cepe
language : pt-BR
Publisher: Cepe editora
Release Date : 2022-11-09

Revista Continente Multicultural 263 written by Cepe and has been published by Cepe editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-11-09 with Art categories.


A história deste país, com seus tortuosos caminhos, é o cerne do nosso exercício reflexivo para esta edição, que marca os 200 anos da Independência do Brasil. São quatro seções que atualizam nosso olhar sobre o curso histórico da nação, através de um fio que costura épocas distintas. Comprometidos com o fomento do pensamento crítico contemporâneo, entendemos que este é um país cujo passado se faz bastante presente. Nesse sentido, o jornalismo é uma das ferramentas que nos desafiam a mirar a realidade atual para que a construção da memória não se perca e seja o instrumento para amanhar novas possibilidades. 2022 é também um ano de encruzilhada para o Brasil. Mais uma vez nos vemos diante de uma divisão sobre qual caminho seguir como país. Além das eleições de outubro para presidente, governadores, senadores e deputados, temos, em novembro, a Copa do Mundo, quando a bandeira verde-amarela torna a ser o centro de nossas atenções. Aliás, é a bandeira republicana o mote do ensaio visual que ilustra a capa deste mês, com a fotoperformance Re-utopya, de Hal Wildson. Ele é um dos 15 artistas desse curto recorte feito a partir de pesquisa e curadoria da jornalista Olívia Mindêlo, com obras que revisitam o maior dos símbolos nacionais. São provocações visuais que desestabilizam nosso imaginário, convocando os olhares a novas interpretações sobre quem somos e quem queremos ser como nação. No artigo assinado por Frederico Esaú, nos debruçamos sobre dois conceitos essenciais na compreensão do Brasil: imperialismo e independência. "Não podemos pensar e escrever a história da América Latina e seu desenvolvimento histórico e/ou econômico, sem compreender o papel que o colonialismo, o imperialismo e, atualmente, o neocolonialismo desempenharam na construção de nossas sociedades". O jornalista Homero Fonseca presenteia o leitor com a pouco conhecida aventura do jornalista português João Soares Lisboa, preso e deportado do Brasil, morto durante a Confederação do Equador. Por fim, olhamos para as produções documentais recentes que narram os acontecimentos do cenário político nacional de 2013 para cá, os mesmos que nos colocaram na encruzilhada à qual nos referimos acima. A bifurcação que se apresenta a todos os brasileiros e brasileiras, no próximo mês de outubro, não é uma escolha de lados, esquerda ou direita, mas uma decisão entre a civilização e a barbárie.



Literary Passion Ideological Commitment


Literary Passion Ideological Commitment
DOWNLOAD

Author : Dawn Duke
language : en
Publisher: Associated University Presse
Release Date : 2008

Literary Passion Ideological Commitment written by Dawn Duke and has been published by Associated University Presse this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2008 with Literary Criticism categories.


This study examines Afro-Cuban and Afro-Brazilian women writers, as well as analysing the roles of women of African descent in Cuban and Brazilian literature. Initially, literary imagination locked women into circumscribed roles, a result of hierarchies embedded in slavery and colonialism, and sustained by hierarchical theories on race and gender.The discussion illustrates how these negative aspects have influenced the mainstream literary imagination that contrasts with the 'self-portrayals' created by women writers themselves. Even as there continues to be disadvantageous constructions, there is no doubt that a modification has occurred over time in images, representation, and articulation. It is a change directly associated with the instances when women themselves are the writers.The historiographic image of the Afro-Cuban and Afro-Brazilian woman as a written object is ideologically replaced by a vision of her as a writing subject. It is here that the vision of a creative, multifaceted, and diversified literature becomes important.



The Negro In Brazilian Fiction Since 1888


The Negro In Brazilian Fiction Since 1888
DOWNLOAD

Author : Gregory Rabassa
language : en
Publisher:
Release Date : 1974

The Negro In Brazilian Fiction Since 1888 written by Gregory Rabassa and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1974 with African Americans in literature categories.




The Future Is Now


The Future Is Now
DOWNLOAD

Author : Vanessa K. Valdés
language : en
Publisher: Cambridge Scholars Publishing
Release Date : 2012-01-17

The Future Is Now written by Vanessa K. Valdés and has been published by Cambridge Scholars Publishing this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2012-01-17 with Art categories.


The Future is Now: A New Look at African Diaspora Studies is an exciting collection of essays representative of new voices in this ever-expanding field. Writing in English, Spanish, French, and Haitian Creole, the volume’s contributors look at the fields of art, literature, film, and music. From the Hispanophone, Francophone, and Anglophone Caribbean to the United States and Europe, the scholars here interrogate themes of memory, power, gender, identity, race, and religion. In so doing, they uncover forgotten episodes of history previously lost to hegemonic tellings of the past. Here, readers will find studies on Haitian documentary, Puerto Rican art, Trinidadian calypso, Colombian poetry, the African-American novel, and African photography and collage. The Future Is Now serves as a celebration of the contributions made by peoples of African descent, providing a glimpse at the breadth of cultural offerings to be found throughout the African Diaspora in the Americas and Europe.



Dicion Rio Liter Rio Afro Brasileiro


Dicion Rio Liter Rio Afro Brasileiro
DOWNLOAD

Author : Nei Lopes
language : pt-BR
Publisher: Pallas Editora
Release Date : 2015-10-16

Dicion Rio Liter Rio Afro Brasileiro written by Nei Lopes and has been published by Pallas Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-10-16 with Reference categories.


Este Dicionário literária afro-brasileiro trata de elementos vários vinculados à presença do negro na arte literária do Brasil. Nei Braz Lopes (Rio de Janeiro(no bairro de Irajá), 9 de maio de 1942), ou simplesmente Nei Lopes, é um compositor, cantor e escritor brasileiro. Notabilizou-se como sambista, principalmente pela parceria com Wilson Moreira. Sambista, compositor popular e, hoje, cada vez mais escritor, Nei vem, desde pelo menos os anos 80, marcando decisivamente seu espaço, às vezes com guinadas surpreendentes. Ligado às escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro (como compositor) e Vila Isabel (como dirigente), hoje mantém com elas ligações puramente afetivas. Compositor profissional desde 1972, vem, desde os anos 90 esforçando-se pelo rompimento das fronteiras discriminatórias que separam o samba da chamada MPB, em parcerias com músicos como Guinga, Zé Renato e Fátima Guedes.



Poesia Negra Brasileira


Poesia Negra Brasileira
DOWNLOAD

Author : Zilá Bernd
language : pt-BR
Publisher: Editora AGE Ltda
Release Date : 1992

Poesia Negra Brasileira written by Zilá Bernd and has been published by Editora AGE Ltda this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1992 with Blacks categories.




Miriam Alves Plural


Miriam Alves Plural
DOWNLOAD

Author : Assunção de Maria Sousa e Silva
language : pt-BR
Publisher: Fósforo
Release Date : 2022-04-29

Miriam Alves Plural written by Assunção de Maria Sousa e Silva and has been published by Fósforo this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-04-29 with Literary Criticism categories.


Em 1978, no Teatro Municipal em São Paulo, surgiu o Movimento Negro Unificado (MNU), data em que o pensamento coletivo acerca da escrita de autoria negra começou a se formar, conectando escritores em um corpo cultural a um só tempo diverso e coeso. Embora já escrevesse desde a infância, é a partir desse movimento que Miriam Alves passa a elaborar as vivências e subjetividades negras brasileiras e a traduzi-las em seu fazer literário, cuja grandeza não foi devidamente medida pelo racismo estrutural que ainda hoje é motivo de combate na literatura e na sociedade. Nascida em 1952, aos trinta anos Miriam Alves passou a publicar seus poemas, contos e romances, pelos quais obteve reconhecimento internacional. No Brasil, no entanto, o cânone branco, masculino e classista apequenou sua escrita. A fim de questioná-lo, "Miriam Alves plural: teoria, ensaios críticos e depoimentos" também surge para endossar o crescente reconhecimento da literatura negra e pavimentar o caminho para aqueles que desejam atravessar a trilha de pele, faca, luta, gritos, arte, amor e desejo que a poeta construiu ao longo de quarenta anos de trajetória. Dividida em quatro partes, a coletânea traz análises do contexto histórico e cultural que fez emergir a literatura desta filha de Iansã, bem como sua inserção na literatura negra, brasileira, latino-americana, feminista, e as características de sua obra. Com quinze autoras e autores, todos pesquisadores das mais diversas universidades do país e do exterior, os textos perpassam a biografia, os contos publicados nos Cadernos Negros a partir da década de 1980, os romances Maréia e Bará: na trilha do vento, dos anos 2000, bem como os poemas recentemente reunidos (Fósforo/Luna Parque, 2022). E sem esquecer do lado político e teórico, as escritoras ressaltam sua voz ativista proeminente na diáspora afro-atlântica na esteira do trabalho de Audre Lorde, bell hooks, Sueli Carneiro, Lélia Gonzalez entre outras pensadoras. Há ainda uma interlocução por cartas e um texto inédito de Zula Gibi, heterônimo de Miriam Alves que sempre causou desconforto entre os conservadores. Por esse percurso, pode-se dar conta da pluralidade de Miriam Alves, mulher-búfala que com força e movimento perene tem afastado os preconceitos contra a literatura negro-brasileira, apontando para um futuro que, como diz seu poema "Estrelas no dedo", "um dia [...] fará / realizar todas as verdades / imaginantes".