[PDF] Revista Continente Multicultural 263 - eBooks Review

Revista Continente Multicultural 263


Revista Continente Multicultural 263
DOWNLOAD

Download Revista Continente Multicultural 263 PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Revista Continente Multicultural 263 book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Revista Continente Multicultural 263


Revista Continente Multicultural 263
DOWNLOAD

Author : Cepe
language : pt-BR
Publisher: Cepe editora
Release Date : 2022-11-09

Revista Continente Multicultural 263 written by Cepe and has been published by Cepe editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-11-09 with Art categories.


A história deste país, com seus tortuosos caminhos, é o cerne do nosso exercício reflexivo para esta edição, que marca os 200 anos da Independência do Brasil. São quatro seções que atualizam nosso olhar sobre o curso histórico da nação, através de um fio que costura épocas distintas. Comprometidos com o fomento do pensamento crítico contemporâneo, entendemos que este é um país cujo passado se faz bastante presente. Nesse sentido, o jornalismo é uma das ferramentas que nos desafiam a mirar a realidade atual para que a construção da memória não se perca e seja o instrumento para amanhar novas possibilidades. 2022 é também um ano de encruzilhada para o Brasil. Mais uma vez nos vemos diante de uma divisão sobre qual caminho seguir como país. Além das eleições de outubro para presidente, governadores, senadores e deputados, temos, em novembro, a Copa do Mundo, quando a bandeira verde-amarela torna a ser o centro de nossas atenções. Aliás, é a bandeira republicana o mote do ensaio visual que ilustra a capa deste mês, com a fotoperformance Re-utopya, de Hal Wildson. Ele é um dos 15 artistas desse curto recorte feito a partir de pesquisa e curadoria da jornalista Olívia Mindêlo, com obras que revisitam o maior dos símbolos nacionais. São provocações visuais que desestabilizam nosso imaginário, convocando os olhares a novas interpretações sobre quem somos e quem queremos ser como nação. No artigo assinado por Frederico Esaú, nos debruçamos sobre dois conceitos essenciais na compreensão do Brasil: imperialismo e independência. "Não podemos pensar e escrever a história da América Latina e seu desenvolvimento histórico e/ou econômico, sem compreender o papel que o colonialismo, o imperialismo e, atualmente, o neocolonialismo desempenharam na construção de nossas sociedades". O jornalista Homero Fonseca presenteia o leitor com a pouco conhecida aventura do jornalista português João Soares Lisboa, preso e deportado do Brasil, morto durante a Confederação do Equador. Por fim, olhamos para as produções documentais recentes que narram os acontecimentos do cenário político nacional de 2013 para cá, os mesmos que nos colocaram na encruzilhada à qual nos referimos acima. A bifurcação que se apresenta a todos os brasileiros e brasileiras, no próximo mês de outubro, não é uma escolha de lados, esquerda ou direita, mas uma decisão entre a civilização e a barbárie.



Revista Continente Multicultural 264


Revista Continente Multicultural 264
DOWNLOAD

Author : Cepe
language : pt-BR
Publisher: Cepe editora
Release Date : 2022-12-13

Revista Continente Multicultural 264 written by Cepe and has been published by Cepe editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-12-13 with Art categories.


No final de um ano que trouxe muita tensão política em decorrência das últimas eleições, a gente traz na capa a manchete "Sonho & Esperança", num misto de vontade e presságio. Embora sirvam de emblema para nossos desejos, essas duas palavras de significados benfazejos se referem ao longa-metragem Marte Um, que vem fazendo uma carreira bonita nos festivais por onde tem passado e que se tornou, como aponta Luciana Veras, "o primeiro longa-metragem de um realizador negro a ser escolhido para representar o país na disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional". Um fato importante em torno do filme é o protagonismo negro. "Para mim, Marte Um é um aquilombamento", comenta Camilla Damião. "Todos nós viemos de um processo de pessoas brancas que contam nossas histórias do ponto de vista delas. E quando Gabriel (Martins, o diretor) vem com esse roteiro, com essa família, não é só a história da Nina e do Deivinho, mas a minha história e de várias pessoas desse país que geralmente não têm suas histórias mostradas na TV ou no cinema". O filme ainda percorre jornadas para chegar a concorrer, de fato, ao Oscar. Mas essa indicação já é uma vitória da mensagem sobre a importância de se ampliar o protagonismo de cineastas afro-brasileiros e/ou negros na produção audiovisual no país. Também contamos um pouco da trajetória de Paulo André Pires, figura fundamental na movimentação cultural do início dos anos 1990 em Pernambuco. Neste ano em que o Manguebeat comemorou seus 30 anos, a repórter Débora Nascimento teve uma longa conversa com o produtor cultural, que contou a ela suas lembranças do período, os bastidores e causos. Para ele, foi no Natal de 1992 que houve a verdadeira guinada, o fim de um período de marasmo: "Naquele fim de ano, aconteceram três diferentes festas alternativas numa mesma noite e todas lotadas: Mangue Feliz, com Mundo Livre S/A e Chico Science & Nação Zumbi; uma festa na Pousada Quatro Cantos, com Paulo Francis vai Pro Céu e Maracatu Nação Pernambuco; e o Natal da Sopa, com show de Lula Côrtes, em que o artista chegou ao local numa charrete e vestido de Papai Noel". Parece que esse presságio era verdadeiro. No ano seguinte, em 1993, ocorreria a primeira edição do Abril pro Rock, festival criado por Paulo André. De nossa parte, o desejo é de uma nova virada de chave, de renascimento, de novos rumos para a política cultural brasileira, de sonho, de esperança renovada no ano que se anuncia.



Revista Continente Multicultural 265


Revista Continente Multicultural 265
DOWNLOAD

Author : Cepe
language : pt-BR
Publisher: Cepe editora
Release Date : 2023-01-09

Revista Continente Multicultural 265 written by Cepe and has been published by Cepe editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-01-09 with Art categories.


A gente encerrou dezembro com a manchete otimista "Sonho e esperança", referindo-se ao belo filme Marte Um e a sua "corrida" ao Oscar. Como comentamos aqui na redação, com ou sem indicação, o filme já é prêmio e vitória para o cinema brasileiro só por ser o que é e o que representa de mudança de paradigma sobre como a comunidade negra é representada nas telas. Nesta edição que inaugura 2023 trazemos uma matéria de comportamento realizada pelo jornalista e bailarino Lúcio Silva, com fotos de Hannah Carvalho, em que a vogue e a cultura de ballroom são destaque. "Mas, afinal, o que é uma ball? A ball, o ball ou o baile é um tipo de festa na qual a população LGBTQIAP+ preta e latina encontra espaço para exibição de seus talentos em diferentes categorias. Entender a dimensão da uma ball passa, primariamente, por entender as principais categorias que dão vida à festa. Um dos pilares da ballroom são as runways, as categorias de desfile", explica Lúcio, numa abordagem ao mesmo tempo histórica, didática e com ênfase no local, a partir de um ponto de vista de quem vive e pesquisa a cena. Também nesta edição trazemos um artigo escrito pela designer e professora Nanda Maia em que sabemos sobre uma área ainda pouco conhecida, a arquitetura forense. A partir dessa leitura, entendemos como essa metodologia se utiliza de ferramentas variadas – como mapas, documentos, fotografias, tecnologias e diversos vestígios – para encontrar evidências de violações aos direitos humanos. Aqui, especificamente, Nanda apresenta o trabalho do professor Paulo Tavares, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, que, junto com uma equipe multidisciplinar, tem denunciado ataques contra grupos e terras indígenas no Brasil. Para ilustrar o artigo, convidamos o artista multiplataforma e pesquisador Abiniel João Nascimento, que é membro do Coletivo de Arte Negra e Indígena. Ainda nesta edição, leia a entrevista com a atriz e diretora paulista Janaina Leite, que conversou com o encenador e curador pernambucano Pedro Vilela sobre seus processos de criação dramatúrgica. Janaina é autora da impactante peça teatral Stabat mater, que tem circulado em festivais pelo Brasil. Que 2023 seja um ano generoso. Boa leitura!



Revista Continente Multicultural 269


Revista Continente Multicultural 269
DOWNLOAD

Author : Cepe
language : pt-BR
Publisher: Cepe editora
Release Date : 2023-05-09

Revista Continente Multicultural 269 written by Cepe and has been published by Cepe editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-05-09 with Art categories.


Em março e abril, convidamos nossos leitores a percorrerem conosco os bairros fundadores do Recife. Inicialmente, caminhamos ao lado do jornalista Romero Rafael pelo Bairro do Recife; depois foi a vez da poeta Odailta Alves nos levar por um passeio pela chamada Ilha de Antônio Vaz, mais especificamente pelos bairros de São José e Santo Antônio. Agora, encerramos a série percorrendo junto ao escritor e jornalista Homero Fonseca o Bairro da Boa Vista. Nesses percursos, os autores foram acompanhados pelos desenhos do artista visual Jeims Duarte, que assina a capa desta edição. "Até meados do século XVII, a região quase não era habitada (...). Tudo começou a mudar quando o alemão Maurício de Nassau, governador das possessões holandesas no Brasil, resolveu erguer uma casa de veraneio, de frente para o continente. Encantado com a paisagem do outro lado do rio, batizou seu novo palácio de Schoonzicht, que sofreu uma alteração semântica (visão limpa > bela vista > boa vista) e acabou batizando o bairro nascente", escreve Homero, contando-nos de onde vem o nome desse bairro polifônico, que, talvez por isso, como nenhum outro na cidade, congregue o antigo e o moderno de modo tão imbricado. Seguindo adiante nesse Recife continental, os arrabaldes, os trilhos da maxambomba, outros povoamentos que acompanham o curso do Capibaribe. Derby, Madalena, Torre, Casa Forte, Apipucos ... Áreas também marcadas por histórias, ruínas, vestígios, contradições... Quem sabe uma nova jornada pela cidade se desenhe no futuro. Além desses caminhos, percorremos outros... Recebemos o convite para cobrir a 19a edição da SP-Arte, a maior feira de artes visuais da América Latina, realizada entre 29 de março e 2 de abril. A repórter especial Luciana Veras foi então enviada para São Paulo com uma pergunta que nos inquietava: haveria, na arte contemporânea brasileira, uma prevalência atual do figurativismo? No trabalho de artistas das novas gerações, como Antonio Obá, Clara Moreira, Marcela Cantuária e Rafael Prado, a figura ganha peso com o intuito de decolonizar o olhar e discutir questões como o feminicídio, o racismo, a permanência da escravidão. Esse figurativismo contemporâneo é o tema abordado na nossa reportagem de capa. Boa Leitura!



Revista Continente Multicultural 266


Revista Continente Multicultural 266
DOWNLOAD

Author : Cepe
language : pt-BR
Publisher: Cepe editora
Release Date : 2023-02-03

Revista Continente Multicultural 266 written by Cepe and has been published by Cepe editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-02-03 with Art categories.


Com o isolamento decorrente da pandemia do novo coronavírus, um dos acontecimentos que fizeram falta ao ser humano foi o ato de festejar: reunir-se coletivamente, sem a mediação tecnológica de computadores e celulares, para celebrar. Nesse período, com a proibição dos eventos, o Brasil, país cujo calendário é repleto de datas comemorativas e festejos, foi atingido em cheio e principalmente em sua festa maior, o Carnaval, que agora, em 2023, retorna oficialmente às ruas de diversas cidades. A partir da história da folia carnavalesca, abordamos, em reportagem de capa, feita pela repórter especial Débora Nascimento, a importância social de festejar através das suas transformações ao longo dos tempos. A matéria traz análises de pesquisadores e artistas sobre o que está por trás das festas, as disputas de classes, sentimentos e propósitos. Para a antropóloga Léa Freitas, "nossas festas, sejam laicas ou religiosas, oficiais ou populares – em sua multiplicidade de manifestações, recortando o país de norte a sul, de leste a oeste –, mostram uma maneira singular de viver o fato coletivo, de perceber o mundo e de com ele se relacionar. São vias reflexivas privilegiadas para se penetrar no coração da sociedade brasileira". Para o historiador Luiz Antonio Simas, através da festa, a população reafirma o seu direito de existir. Do sagrado ao profano, do samba ao baile funk, qual é o sentido da festa? Eis um dos caminhos investigativos dessa reportagem, que também se mostra um passeio saboroso pelas nossas ruas cheias de gente e alegria. No último dia 8 de janeiro, assistimos a um ataque feroz à nossa democracia, quando terroristas cobertos de verde-amarelo invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso e o Superior Tribunal Federal, deixando um lastro de destruição. Um mês antes dessa data que entra para nossa história, o repórter Antonio Lira entrevistava o também jornalista Bruno Torturra. A conversa, muito potente em si, ganhou ainda mais força e relevância diante desses acontecimentos. Nela, Torturra, um dos fundadores do Mídia Ninja, reflete sobre o modo como as redes sociais impactam no fazer jornalístico, destacando como elas têm cultivado o narcisismo da cultura do "perfil", e aponta a necessidade de buscarmos novas formas de coletividade. E a festa é, sim, uma maneira de viver e celebrar a coletividade. Como pontua Luiz Antonio Simas: "não se faz festa, afinal, porque a vida é boa. A razão é exatamente a inversa".



A Poesia Da Gera O 65


A Poesia Da Gera O 65
DOWNLOAD

Author : Marcos Alexandre Faber
language : pt-BR
Publisher: CEPE Editora
Release Date : 2019-12-23

A Poesia Da Gera O 65 written by Marcos Alexandre Faber and has been published by CEPE Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2019-12-23 with Literary Criticism categories.


Marcante ao longo da história da literatura brasileira, a poesia pernambucana impõe-se, desde o Movimento de 22, passando pela Geração de 45, período em que se notabilizaram Manuel Bandeira, Joaquim Cardozo e João Cabral de Melo Neto, entre outros. Mais recentemente, a plêiade pernambucana formada por Alberto da Cunha Melo, Ângelo Monteiro, Marcus Accioly, Jaci Bezerra, Lucila Nogueira e outros, designada Geração 65, destacou-se na criação de uma poesia que, contendo em seu bojo a pluralidade, guarda correspondências formais e temáticas com a geração poética anterior. Um dos marcos comuns aos poetas de 65 reside justamente no fato de que nenhum deles fixou residência fora de Pernambuco, o que se reflete no acesso ao grande mercado editorial e na recepção das obras por eles produzidas. Desta forma, pode afirmar-se que a Geração 65, mesmo com a sua profusa produção, ainda guarda um certo ineditismo junto ao público de poesia brasileira.



World Literature Cosmopolitanism Globality


World Literature Cosmopolitanism Globality
DOWNLOAD

Author : Gesine Müller
language : en
Publisher: Walter de Gruyter GmbH & Co KG
Release Date : 2019-10-21

World Literature Cosmopolitanism Globality written by Gesine Müller and has been published by Walter de Gruyter GmbH & Co KG this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2019-10-21 with Foreign Language Study categories.


From today’s vantage point it can be denied that the confidence in the abilities of globalism, mobility, and cosmopolitanism to illuminate cultural signification processes of our time has been severely shaken. In the face of this crisis, a key concept of this globalizing optimism as World Literature has been for the past twenty years necessarily is in the need of a comprehensive revision. World Literature, Cosmopolitanism, Globality: Beyond, Against, Post, Otherwise offers a wide range of contributions approaching the blind spots of the globally oriented Humanities for phenomena that in one way or another have gone beyond the discourses, aesthetics, and political positions of liberal cosmopolitanism and neoliberal globalization. Departing basically (but not exclusively) from different examples of Latin American literatures and cultures in globalized contexts, this volume provides innovative insights into critical readings of World Literature and its related conceptualizations. A timely book that embraces highly innovative perspectives, it will be a mustread for all scholars involved in the field of the global dimensions of literature.



Conceiving The Goddess


Conceiving The Goddess
DOWNLOAD

Author : Jayant Bhalchandra Bapat
language : en
Publisher:
Release Date : 2017

Conceiving The Goddess written by Jayant Bhalchandra Bapat and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017 with Goddesses, Indic categories.


Conceiving the Goddess is an exploration of goddess cults in South Asia that embodies research on South Asian goddesses in various disciplines. The theme running through all the contributions, with their multiple approaches and points of view, is the concept of appropriation, whereby one religious group adopts a religious belief or practice not formerly its own. What is the motivation behind this? Are such actions attempts to dominate, or to resist the domination of others, or to adapt to changing social circumstances - or perhaps simply to enrich the religious experience of a group's members? In examining these questions, Conceiving the Goddess considers a range of settings: a Jain goddess lurking in a Brahminical temple, the fraught relationship between the humble Camār caste and the river goddess Gaṅgā, the mutual appropriation of disciple and goddess in the tantric exercises of Kashmiri Śaivism, and the alarming self-decapitation of the fierce goddess Chinnamastā



Biodiversity


Biodiversity
DOWNLOAD

Author : N. Biedinger
language : en
Publisher: Springer Science & Business Media
Release Date : 2013-06-29

Biodiversity written by N. Biedinger and has been published by Springer Science & Business Media this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2013-06-29 with Science categories.


Biodiversity, sometimes simply understood as "diversity of species", is a specific quality of life on our planet, the dimensions and importance of which have just lately been fully realized. Today we know that "biological diversity is a global asset of incalculable value to present and future generations" (Kofi Annan). Biodiversity is spread unequally over the world: in fact, the main share of biological resources worldwide is harboured predominantly by the so-called developing countries in the tropics and sub tropics. Therefore, Biodiversity - A Challenge for Development Research and Policy was chosen as the title for an international conference which was held in Bonn in 1997 as one of the first major events organized by the then newly established North-South Centre for Development Research (ZEF) at Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universitat Bonn (Germany). Since the ZEF, founded by the Senate of the University of Bonn in 1995, has played a central role in turning Bonn into a centre for international cooperation and North-South dialogue. The Centre is a product of the Bonn Berlin agreement of July 1994 which was adopted to offset the effects caused by the Parliament and much of the Government moving to Berlin. It fits in well with the double strategy to strengthen Bonn's position as an interna tional science arena and as an eminent place for development policy and the national and supranational agencies dealing with this issue.



Direct Democracy Worldwide


Direct Democracy Worldwide
DOWNLOAD

Author : David Altman
language : en
Publisher: Cambridge University Press
Release Date : 2010-12-20

Direct Democracy Worldwide written by David Altman and has been published by Cambridge University Press this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2010-12-20 with Political Science categories.


Challenging the common assumption that models of direct democracy and representative democracy are necessarily at odds, Direct Democracy Worldwide demonstrates how practices of direct and representative democracy interact under different institutional settings and uncovers the conditions that allow them to coexist in a mutually reinforcing manner. Whereas citizen-initiated mechanisms of direct democracy can spur productive relationships between citizens and political parties, other mechanisms of direct democracy often help leaders bypass other representative institutions, undermining republican checks and balances. The book also demonstrates that the embrace of direct democracy is costly, may generate uncertainties and inconsistencies, and can be manipulated. Nonetheless, the promise of direct democracy should not be dismissed. Direct democracy is much more than a simple, pragmatic second choice when representative democracy seems not to be working as expected. Properly designed, it can empower citizens, breaking through some of the institutionalized barriers to accountability that arise in representative systems.