[PDF] A Constitui O Moderna Do Jornalismo No Brasil - eBooks Review

A Constitui O Moderna Do Jornalismo No Brasil


A Constitui O Moderna Do Jornalismo No Brasil
DOWNLOAD

Download A Constitui O Moderna Do Jornalismo No Brasil PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get A Constitui O Moderna Do Jornalismo No Brasil book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





A Constitui O Moderna Do Jornalismo No Brasil


A Constitui O Moderna Do Jornalismo No Brasil
DOWNLOAD

Author : Phellipy Pereira Jácome
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2020-03-04

A Constitui O Moderna Do Jornalismo No Brasil written by Phellipy Pereira Jácome and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-03-04 with Language Arts & Disciplines categories.


Como apreender o jornalismo sob o prisma da historicidade dos seus fenômenos? Ao buscar caminhos para responder essa indagação, este livro problematiza a maneira normativa pela qual a atividade jornalística e sua história têm sido prioritariamente descritas nos discursos autorreferentes, sobretudo naqueles ligados a ideais modernizadores. Mesmo diante de uma materialidade complexa, o que se percebe nesses ideais é a adoção de um conceito estreito e totalizador, que fixa "jornalismo" como uma categoria vazia das dimensões temporais. Dita perspectiva, persistente na historiografia sobre os jornais brasileiros, instaura uma narrativa presentista que tende a considerar o passado como um depósito inerte, sem capacidade de nos afetar ou agenciar. Isso fica evidente, por exemplo, no relato da modernização do jornalismo brasileiro nos anos 1950, calcado na ideia de grandes rupturas e revoluções a partir de uma visada linear e teleológica.



A Constitui O De 1824 E O Problema Da Modernidade


A Constitui O De 1824 E O Problema Da Modernidade
DOWNLOAD

Author : David F. L. Gomes
language : pt-BR
Publisher: Conhecimento Livraria e Distribuidora
Release Date : 2024-04-30

A Constitui O De 1824 E O Problema Da Modernidade written by David F. L. Gomes and has been published by Conhecimento Livraria e Distribuidora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-04-30 with Law categories.


Este livro traz um estudo aprofundado sobre a Constituição de 1824, buscando situá-la no contexto social, econômico e cultural de sua elaboração. Ao mesmo tempo, procura relacionar a história específica da Constituição de 1824 com a história constitucional brasileira como um todo, em suas condicionantes fundamentais. Por fim, articula, ao longo de todo o seu percurso, essa reflexão de cunho historiográfico com uma reflexão de cunho teórico, buscando explicitar o que entende ser um curto-circuito equivocado entre história constitucional brasileira e Teoria da Constituição no Brasil.



Introdu O S Narrativas Jornal Sticas


Introdu O S Narrativas Jornal Sticas
DOWNLOAD

Author : Bruno Souza Leal
language : pt-BR
Publisher: Editora Sulina
Release Date : 2022-09-23

Introdu O S Narrativas Jornal Sticas written by Bruno Souza Leal and has been published by Editora Sulina this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-09-23 with Language Arts & Disciplines categories.


Inscrito em uma trajetória de pesquisa e docência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), este livro materializa um processo de longa data no qual Bruno Souza Leal vem ampliando perspectivas, análises e diálogos que leem o jornalismo à luz das narrativas. Trata-sede um importante trabalho de adensamento teórico, tendo o próprio conceito de narrativa como ponto de partida – termo esse tão multiplicado e esvaziado nas conversações sociais contemporâneas, que neste livro é desdobrado com o devido cuidado e complexidade. Além disso, o empreendimento teórico que aqui funda um olhar sobre o jornalismo ultrapassa fronteiras disciplinares e esforços normativos, tipológicos ou instrumentalistas em benefício de uma abordagem vibrante de potência reflexiva. Em que pese seu trabalho rigoroso, Introdução às narrativas jornalísticas é uma obra leve e acessível, que oferece importantes subsídios para a investigação acadêmica ao mesmo tempo que serve como porta de entrada ao tema. Toda a discussão do livro promove o exercício permanente de perceber a narrativa jornalística como um fenômeno comunicacional processual que encontra suas condições de possibilidade na vida cotidiana. Leal recusa uma compreensão convencional da narrativa como um tipo de texto – e do texto narrativo como uma modalidade de jornalismo – para promover um olhar narrativizante sobre os textos jornalísticos, apreendendo suas dimensões estéticas, éticas, históricas e políticas.



Irineu Marinho


Irineu Marinho
DOWNLOAD

Author : Maria Alice R. de Carvalho
language : pt-BR
Publisher: Globo Livros
Release Date : 2013-05-08

Irineu Marinho written by Maria Alice R. de Carvalho and has been published by Globo Livros this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2013-05-08 with Biography & Autobiography categories.


Uma imprensa independente, sustentada por anúncios e pela venda de exemplares, dirigida não só a formadores de opinião, mas para todos os segmentos de uma sociedade que se transformava a toque de caixa. No início do século XX, esses conceitos embalaram os projetos de toda uma geração de empreendedores na então capital da República, o Rio de Janeiro, inspirando o jornalismo moderno. É esse período de ebulição de ideias que emerge em cores vivas em Irineu Marinho – Imprensa e Cidade, lançamento da Globo Livros e do Memória Globo. Resultado de dois anos de pesquisa do Memória Globo em seu próprio acervo e em coleções de jornais e documentos relacionados à trajetória de Irineu Marinho, sua correspondência e registros de sua vida civil e de sua atividade como homem público e empresário, o livro foi escrito pela historiadora e socióloga Maria Alice Rezende de Carvalho. Não se trata de uma biografia, mas, sim, de uma vigorosa análise do cidadão que, ao longo de seus 49 anos de vida, expressou sua paixão por comunicação e pelo entretenimento de maneira geral, fundando dois jornais que revolucionaram a imprensa brasileira e investindo em uma produtora cinematográfica e em uma editora de livros. Presente na vida de Irineu Marinho desde que ele tinha 16 anos, o jornalismo praticado no começo do século XX está documentado no livro, bem como a experiência de Irineu Marinho e de seu jornal A Noite. Fundado em 1911, o veículo destacou-se entre outros órgãos da "nova imprensa brasileira" pelo ímpeto com que encabeçou o movimento de renovação do modo de produção de notícias na cidade do Rio de Janeiro. O volume acompanha o desenvolvimento de A Noite em paralelo à trajetória de Irineu Marinho. Bem-sucedido como empresário, o jornalista vivia em constante conflito com o poder político. Perseguido por Hermes da Fonseca, esteve preso no governo Epitácio Pessoa e teve que se autoexilar sob a presidência de Artur Bernardes – a ausência do país lhe custaria o comando de A Noite em 1925, em meio a um conflito entre os acionistas pelo controle da empresa. Apenas quatro meses depois, porém, Marinho daria o troco a seus adversários, lançando um novo jornal: O Globo. Não pôde, contudo, testemunhar o êxito da empreitada. Um mês mais tarde, o empresário morreria de enfarte, aos 49 anos, deixando o comando dos negócios a seu filho, Roberto Marinho. O cientista político e historiador José Murilo de Carvalho sublinha, no prefácio de Irineu Marinho – Imprensa e Cidade, que o título corresponde com precisão ao conteúdo do livro. Trata de um homem, de uma atividade e de uma geografia humana, construindo a partir desse tripé uma competente "análise das iniciativas, muitas delas pioneiras, do empresário Irineu Marinho, empreendidas em estreito entrosamento com a vida cultural e política da cidade".



Fotografias No Acervo Do Museu De Arte Moderna De S O Paulo


Fotografias No Acervo Do Museu De Arte Moderna De S O Paulo
DOWNLOAD

Author : Museu de Arte Moderna de São Paulo
language : en
Publisher:
Release Date : 2002

Fotografias No Acervo Do Museu De Arte Moderna De S O Paulo written by Museu de Arte Moderna de São Paulo and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2002 with Photography, Artistic categories.




A Verdade Dita Dura


A Verdade Dita Dura
DOWNLOAD

Author : André Bonsanto
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-12-01

A Verdade Dita Dura written by André Bonsanto and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-12-01 with History categories.


A verdade dita é dura. Este livro conta uma "história da verdade" do/no jornalismo, tendo como protagonistas os jornais Folha de S. Paulo e O Globo, nas suas íntimas, complexas e controversas relações com a ditadura militar no Brasil. Uma dura verdade, pois da ditadura estes jornais já buscaram se utilizar, apropriar e desvencilhar, costurando assim as suas próprias identidades e definindo, em linhas gerais, as bases daquilo que se constituiu como o "verdadeiro" jornalismo profissional praticado no país em tempos de democracia. Do golpe de 1964 à Comissão Nacional da Verdade, o leitor percorrerá nestas páginas um percurso que perpassa mais de meio século de história. Percurso capaz de evidenciar as (nem tão) "duras" verdades que o jornalismo construiu para si como dignas de serem reconhecidas, na sempre conflituosa relação que se dá entre lembranças e esquecimentos.



Revis Es Historiogr Ficas Historiographical Revisions


Revis Es Historiogr Ficas Historiographical Revisions
DOWNLOAD

Author : Ruth Verde Zein
language : en
Publisher: Rio Books
Release Date : 2021-12-27

Revis Es Historiogr Ficas Historiographical Revisions written by Ruth Verde Zein and has been published by Rio Books this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-12-27 with Architecture categories.


Como ensinar e aprender história da arquitetura? Para responder essa inquietação de maneira certeira, são revisitados oito importantes livros panorâmicos sobre a arquitetura brasileira, produzidos em diferentes momentos do século XX e início do XXI. A organizadora e sua equipe de pesquisa exploram a possibilidade de combinar a medição quantitativa com interpretações de natureza mais subjetiva, revelando paradoxos complexos, não intuitivos, e talvez inesperados, dando forma a alguns dos "vazios do cânon" Este livro apresenta um conjunto metodológico de ferramentas para a revisão crítica de ideias repetidas e axiomas convertidos em cânones, possibilitando questionamentos e a abertura de novos caminhos. As tabelas e gráficos produzidos no livro são livremente interpretados e contraponteados pela visão de dezoito autores e autoras que contribuíram para o livro, desde jovens pesquisadores a renomados especialistas convidados/as. How to teach and learn architectural history? To answer this question, eight important panoramic books on Brazilian architecture, produced at different times in the twentieth century and early twenty-first, are revisited. The organizer and her research team explored the possibility of combining quantitative measurement extracted from these books with interpretations of a more subjective nature, revealing complex, non-intuitive, and unexpected paradoxes, shaping some of the "canon's voids". The book presents a methodological set of tools for the critical revision of repeated ideas and axioms converted into canons, allowing for questioning, and opening new paths. The tables and graphs produced in the book are freely interpreted and counterpointed by the views of eighteen contributing authors, ranging from young researchers to renowned guest experts. (Marcio Cotrim, Prof. Dr. Arquiteto, FAU-UFBA).



A Hist Ria Como Of Cio A Constitui O De Um Campo Disciplinar


A Hist Ria Como Of Cio A Constitui O De Um Campo Disciplinar
DOWNLOAD

Author : Marieta de Moraes Ferreira
language : pt-BR
Publisher: Editora FGV
Release Date : 2015-09-02

A Hist Ria Como Of Cio A Constitui O De Um Campo Disciplinar written by Marieta de Moraes Ferreira and has been published by Editora FGV this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-09-02 with History categories.


Qual o papel social dos historiadores? Qual a importância da história universitária e da formação dos professores dessa disciplina? Neste livro, Marieta de Moraes Ferreira reflete sobre a trajetória dos cursos universitários de história do Rio de Janeiro (1935-1965) e apresenta os depoimentos de diferentes gerações de professores de história, como Francisco Falcon, Cybelle de Ipanema, Miridan Falci, Clóvis Dottori, Neyde Theml, Pedro Celso Uchoa Cavalcanti, Ilmar Mattos, Arno Wehling, entre outros.



Divis O De Fun Es Na Constitui O Federal


Divis O De Fun Es Na Constitui O Federal
DOWNLOAD

Author : José Franklin De Sousa
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2021-10-18

Divis O De Fun Es Na Constitui O Federal written by José Franklin De Sousa and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-10-18 with Law categories.


Os direitos humanos são direitos válidos para todos os povos e em todos os tempos. Esses direitos advêm da própria natureza humana, daí seu caráter inviolável, intemporal e universal (dimensão jusnaturalista-universalista). Os Direitos Fundamentais, ou Liberdades Públicas ou Direitos Humanos é definido como conjunto de direitos e garantias do ser humano institucionalização, cuja finalidade principal é o respeito a sua dignidade, com proteção ao poder estatal e a garantia das condições mínimas de vida e desenvolvimento do ser humano, ou seja, visa garantir ao ser humano, o respeito à vida, à liberdade, à igualdade e a dignidade, para o pleno desenvolvimento de sua personalidade. Esta proteção deve ser reconhecida pelos ordenamentos jurídicos nacionais e internacionais de maneira positiva.



Hist Ria Cultural Da Imprensa O Tempo Presente Brasil 1980 2010


Hist Ria Cultural Da Imprensa O Tempo Presente Brasil 1980 2010
DOWNLOAD

Author : Marialva Barbosa
language : pt-BR
Publisher: Mauad Editora Ltda
Release Date : 2024-05-29

Hist Ria Cultural Da Imprensa O Tempo Presente Brasil 1980 2010 written by Marialva Barbosa and has been published by Mauad Editora Ltda this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-05-29 with Language Arts & Disciplines categories.


O livro completa a trilogia “História Cultural da Imprensa”, iniciada em 2007, continuada em 2010 e completada com este terceiro volume, que se ocupa do período de 1980 a 2010. Experimentando um formato que privilegia uma narrativa de fácil compreensão, produz uma obra de síntese sobre a história da imprensa no Brasil do final do século XX ao início do século XXI, integrando outros espaços territoriais e diversas expressões midiáticas. Dividido em seis capítulos e em duas partes, dedica-se, na primeira, a analisar as transformações da imprensa das quais a autora também foi testemunha: a modernização, o jornalismo popular e as revistas. Na segunda, inclui outros territórios; o Movimento Negro e sua imprensa; e as transformações mais contemporâneas, fazendo ainda uma crítica ao manejo das pesquisas históricas que vêm sendo realizadas. Experimento de análise, a obra ensaia possibilidades de construção. Ao término de cada capítulo aparecem, como subitens, os principais pressupostos teóricos nas Iluminuras. Procura, assim, se afastar dos modelos que repetem os tratados: herméticos, incompreensíveis e que pelo regime de citação assombrado querem se fazer científicos. Manejando informações históricas e reatualizando a sua cristalizada ordem cronológica em direção a outra, que faz dos vínculos do presente com o passado o nexo da abordagem, oferece ao leitor um mosaico contemporâneo sobre a história da imprensa no Brasil do tempo presente.