[PDF] A Liberdade Dos Antigos Comparada Dos Modernos - eBooks Review

A Liberdade Dos Antigos Comparada Dos Modernos


A Liberdade Dos Antigos Comparada Dos Modernos
DOWNLOAD

Download A Liberdade Dos Antigos Comparada Dos Modernos PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get A Liberdade Dos Antigos Comparada Dos Modernos book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



A Liberdade Dos Antigos Comparada Com A Dos Modernos


A Liberdade Dos Antigos Comparada Com A Dos Modernos
DOWNLOAD
Author : Benjamin Constant
language : pt-BR
Publisher: Leya
Release Date : 2022-07-28

A Liberdade Dos Antigos Comparada Com A Dos Modernos written by Benjamin Constant and has been published by Leya this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-07-28 with Philosophy categories.


A Liberdade dos Antigos Comparada com a dos Modernos é um dos textos fundadores do constitucionalismo europeu e um dos mais conhecidos do seu autor. O ensaio – sobre as «duas liberdades»: a liberdade dos antigos e a liberdade dos modernos – corresponde a uma célebre conferência pronunciada em 1819 no Ateneu Real de Paris, um dos mais importantes centros difusores dos ideais liberais no período da Restauração e onde Constant era um palestrante assíduo. Benjamin Constant nasceu em 1767, em Lausanne, na Suíça, numa família huguenote. Teve uma educação esmerada, por tutores privados e nas universidades de Erlangen, na Baviera, e na de Edimburgo. Ao longo da sua vida viria a morar em vários países, entre os quais a França, a Suíça, a Alemanha e a Grã-Bretanha. Foi íntimo de Madame de Staël, mas também privou com outras grandes figuras do seu tempo, como os expoentes do romantismo alemão, Schiller, Goethe e os irmãos Schlegel. Constant foi um elemento activo da política francesa, seja como membro do Conselho de Estado, com Luís XVIII, ou como parlamentar, e foi dos primeiros pensadores a intitular-se liberal, advogando uma forma de organização social e política que ia beber ao constitucionalismo britânico.



A Liberdade Dos Antigos Comparada Dos Modernos


A Liberdade Dos Antigos Comparada Dos Modernos
DOWNLOAD
Author : Benjamin Constant
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2019-07-15

A Liberdade Dos Antigos Comparada Dos Modernos written by Benjamin Constant and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2019-07-15 with History categories.


Obra que celebrizou o escritor e político francês Benjamin Constant, A liberdade dos antigos comparada à dos modernos contrapõe os paradigmas de liberdade individual, principalmente da Roma Antiga e da Inglaterra do século XIX. Constant busca um modelo prático de liberdade que possa ser aplicado a sociedades comerciais de enormes proporções. Escrito em 1819, este discurso de Constant coloca a liberdade dos antigos como uma soberania social plena, com participação direta do indivíduo nas decisões políticas, mas sem levar em conta seus direitos individuais. Já a liberdade moderna é apresentada como a extrema valorização dos direitos individuais, ainda que implique a perda da soberania política plena, uma vez que o indivíduo abre mão desta ao eleger um representante de seus interesses. Obra essencial para a compreensão dos direitos de participação política, A liberdade dos antigos comparada à dos modernos é um clássico do direito e da filosofia para estudantes, teóricos e todos os que se interessam pelo tema. Discurso pronunciado no Ateneu Real de Paris em 1819.



A Liberdade Dos Antigos Comparada Liberdade Dos Modernos


A Liberdade Dos Antigos Comparada Liberdade Dos Modernos
DOWNLOAD
Author : Benjamin Constant
language : pt-BR
Publisher:
Release Date :

A Liberdade Dos Antigos Comparada Liberdade Dos Modernos written by Benjamin Constant and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.




A Liberdade Dos Antigos Comparada Liberdade Dos Modernos


A Liberdade Dos Antigos Comparada Liberdade Dos Modernos
DOWNLOAD
Author : Benjamin de Constant de Rebecque
language : fr
Publisher:
Release Date : 2001

A Liberdade Dos Antigos Comparada Liberdade Dos Modernos written by Benjamin de Constant de Rebecque and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2001 with categories.




A Liberdade Dos Antigos Comparada Dos Modernos Vol 3


A Liberdade Dos Antigos Comparada Dos Modernos Vol 3
DOWNLOAD
Author : Benjamin Constant
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2015-06-30

A Liberdade Dos Antigos Comparada Dos Modernos Vol 3 written by Benjamin Constant and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-06-30 with Law categories.


No mundo contemporâneo, a liberdade e o ser humano são como gêmeos siameses, que surgem e se desenvolvem visceralmente conectados um ao outro. Trata-se de direito tão entranhado na realidade de Estados democráticos que, não raro, a exemplo do que ocorre com o oxigênio, somente nos damos conta de sua importância quando ele nos falta. O que vemos com naturalidade no limiar do terceiro milênio era algo estranho à realidade do povo francês do final do século XVIII. A Revolução Francesa foi, sabidamente, um processo transformador. E o reconhecimento dos direitos individuais, com especial ênfase para a liberdade, foi um dos principais legados que deixou. Benjamin Constant era um jovem intelectual quando os acontecimentos se precipitaram, conhecendo, na prática, o potencial destrutivo do absolutismo. O amadurecimento de suas ideias e de seus ideais levou-o a proferir, em 1819, com pouco mais de cinquenta anos e o status de homem público consagrado, o célebre discurso intitulado De la liberté des anciens comparée a celle des modernes. O que celebrizou o seu discurso na história do pensamento político foi a habilidade em demonstrar a linha evolutiva da liberdade política e da liberdade individual, bem como a estrita conexão que mantêm entre si. A primeira liberdade, própria dos antigos, assegurava a livre participação de todos os cidadãos no tracejar dos destinos do Estado. Apesar de contribuir para a formação da vontade política, o cidadão, concebido em sua individualidade, não tinha direitos oponíveis ao Estado, com o qual mantinha relações de mera sujeição. A segunda liberdade é aquela conhecida pelos modernos, que nada mais é que um salvo-conduto à expansão da personalidade individual, incluindo o direito de influir sobre a administração do governo, e um limitador à ação alheia, do Estado ou de terceiros. A liberdade individual é a liberdade moderna, enquanto a liberdade política é a sua garantia. O perigo da liberdade antiga era a pouca atenção dispensada aos direitos individuais, enquanto o perigo da liberdade moderna é o de que, absorvidos pelos interesses particulares, renunciemos ao direito de participação no poder político. Fonte de consulta para a compreensão da liberdade individual e do caráter instrumental dos direitos de participação política, merecendo ser conhecida por todos que se interessem pela temática, estudantes ou operadores do direito.



Liberdade Em Dois Discursos


Liberdade Em Dois Discursos
DOWNLOAD
Author : Benjamin Constant
language : pt-BR
Publisher: CONVIVIVM
Release Date :

Liberdade Em Dois Discursos written by Benjamin Constant and has been published by CONVIVIVM this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with Political Science categories.


Benjamin Constant, o mais famoso oponente de Napoleão I, e o mais eloquente de todos os defensores da liberdade e da privacidade, apresenta seus argumentos do “laissez-faire: “Para o pensamento, para a educação, para a indústria, o lema dos governos deve ser: deixe-o ir e deixe-o ir". É neste quadro filosófico que se enquadram os textos que o Instituto Convivivm apresenta neste livro. No primeiro texto – Sobre A Liberdade De Imprensa – ele deixa claro que são os indivíduos que são livres e a liberdade de imprensa é, portanto, inseparável da liberdade individual. Constant diz que a liberdade de imprensa não é, como se poderia pensar, um simples complemento à liberdade de pensamento. É a liberdade de se pensar que forma a comunidade política. E o pensamento deve se manifestar para se formar. A verdade, a inteligência, precisam de debate, de discussão, de confronto entre pensamentos. A imprensa é – ontem mais, hoje menos, mas ainda uma parte importante se considerarmos a aldeia global que se formou em torno das redes sociais digitais – o meio que contribui para a formação da opinião. Na época de Benjamin Constant, la presse, era a única. É também o “contra poder” da imprensa que permite ao cidadão controlar o poder existente, avaliá-lo, criticá-lo. A liberdade de imprensa contribui, portanto, para a transparência do poder e, portanto, para a proteção da privacidade. O segundo texto – Sobre A Liberdade Dos Antigos Comparada Com A Dos Modernos – é um discurso proferido por Benjamin Constant em 1819, no qual compara as concepções de liberdade dos cidadãos da Grécia e da Roma antiga e as das sociedades modernos (no tempo dele). A liberdade, no sentido dos Antigos, basear-se-ia na cidadania plena e na fraca separação entre a vida privada e a pública. A cidadania dos Antigos "consistia na participação ativa e constante no poder coletivo" e consistia em "exercer coletivamente, mas diretamente, várias partes de toda a soberania" e, exceto em Atenas, consideravam que essa visão de liberdade era compatível com "a subjugação completa do indivíduo à autoridade do todo”. Já a liberdade dos modernos consiste na possibilidade de cada um fazer o que considerar o bem para si, numa proteção da esfera privada, conceito ausente, segundo Constant, nos antigos. A liberdade está, portanto, ancorada no individualismo: “O objetivo dos modernos é a segurança no usufruto privado; e chamam de liberdade as garantias concedidas pelas instituições a esses gozos”, e que “a independência individual é a primeira necessidade dos modernos”. Portanto, leitor, estão aí dois textos clássicos de Benjamin Constant que ainda mostram que o Ontem tem uma cara de Hoje e vice-versa. Mudam-se os personagens, mas não muda a natureza humana.



A Tradi O Da Liberdade


A Tradi O Da Liberdade
DOWNLOAD
Author : Corentin de Salle
language : en
Publisher: European Liberal Forum
Release Date :

A Tradi O Da Liberdade written by Corentin de Salle and has been published by European Liberal Forum this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with Philosophy categories.


A Tradição da Liberdade - Tomo II é um contributo importante para compreender a diversidade que compõe o liberalismo, colocando o leitor em contacto com obras de referência de quatro autores europeus: os franceses Étienne de La Boétie (Discurso sobre a Servidão Voluntária) e Benjamin Constant (Da Liberdade dos Antigos Comparada à dos Modernos), o alemão Wilhelm von Humboldt (Os Limites da Acção do Estado) e o escocês Adam Smith (Riqueza das Nações). À excepção de La Boétie, que viveu no século XVI, todos viveram e escreveram em finais do século XVIII, inícios do século XIX – a fervilhante era da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América (1776), da Revolução Francesa (1789) e do Iluminismo –, marcando de forma clara o pensamento da sua época e das seguintes. Um livro que, além de resumir quatro grandes obras do passado, mostra os muitos ensinamentos que elas têm para quem vive na Europa actual e acredita que o futuro passa por construir uma União Europeia ao serviço da liberdade, contra os retrocessos proteccionistas e as pulsões nacionalistas.



Direito De Manifesta O E Poder De Pol Cia


Direito De Manifesta O E Poder De Pol Cia
DOWNLOAD
Author : Bruno Morisson
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2023-07-21

Direito De Manifesta O E Poder De Pol Cia written by Bruno Morisson and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-07-21 with Law categories.


O presente livro analisa a interseção entre o poder de polícia e o direito de manifestação, propondo parâmetros regulatórios para a garantia e maximização do exercício do referido direito fundamental preferencial. São apresentadas as mazelas da atividade ordenadora estatal, além das suas premissas teóricas, sugerindo uma revisão democrático-constitucional das suas bases, de modo a reorientá-la à realização prioritária dos direitos fundamentais em jogo, invertendo-se, assim, a sua tradicional noção e, ainda, a sua anacrônica e incompleta utilização. Demonstra-se, num segundo instante, a profunda identidade entre o direito de manifestação e a liberdade de expressão, marcando-se, de todo modo, suas sutis diferenças, no sentido de forjar uma mínima autonomia da manifestação, denominada, nesse contexto, como a "expressão em movimento". São arroladas, por fim, as evidentes tensões verificadas em razão do exercício do direito de manifestação e a necessidade de ponderação de interesses para o equacionamento dos conflitos com outros bens ou valores juridicamente relevantes: surge a polícia das manifestações, e sua correlata pretensão, orientada pelos standards ordenatórios alinhados à luz da Constituição da República de 1988, da centralidade dos direitos fundamentais que promove e enuncia e de seu inequívoco caráter emancipatório.



Autonomia Privada Direitos Fundamentais E Democracia


Autonomia Privada Direitos Fundamentais E Democracia
DOWNLOAD
Author : Raphael Marcelino de Almeida Nunes
language : pt-BR
Publisher: Almedina Brasil
Release Date : 2024-02-01

Autonomia Privada Direitos Fundamentais E Democracia written by Raphael Marcelino de Almeida Nunes and has been published by Almedina Brasil this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-02-01 with Law categories.


"Além disso, o texto, escrito com fluidez e correção, é resultado de pesquisa profunda, intelectualmente honesta e fartamente amparada em referências de fato representativas para dar sustentação aos argumentos esgrimidos pelo autor e mediante os quais busca amparar a sua tese. (...) o texto agrega valor efetivo ao desenvolvimento do tema e – como deve ser com um trabalho acadêmico com o nível esperado de uma tese de doutorado – exige ser lido e levado a sério, tanto em sede doutrinária, quanto por todos aqueles que se dedicam à conversão da gramática dos direitos fundamentais em um discurso prático consistente e coerente, que, ao fim e ao cabo, não sacrifique a autonomia privada como expressão da dignidade da pessoa humana e do direito geral de liberdade. Que o autor e sua obra sejam bem recepcionados, lidos e difundidos, é o que se espera." Ingo Wolfgang Sarlet



Liberdade Em John Rawls


Liberdade Em John Rawls
DOWNLOAD
Author : B.S. Lopes
language : pt-BR
Publisher: Simplíssimo
Release Date : 2017-08-22

Liberdade Em John Rawls written by B.S. Lopes and has been published by Simplíssimo this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-08-22 with Philosophy categories.


O presente livro vem apresentar a noção de liberdade desenvolvida por John Rawls em sua teoria da justiça como equidade. Em Uma Teoria da Justiça, Rawls justifica as ações dos indivíduos livres, enfatizando que elas devem ter como norte princípios justos de justiça. Princípios esses que estavam ligados ao caráter racional e universal de justificação, porém, depois das críticas sofridas pelo seu texto mais famoso, Rawls demonstrará, em seus textos posteriores, que seu ideal de liberdade também possui um caráter político, e não metafísico, ou seja, Rawls possui uma preocupação pública e não uma preocupação moral abrangente. Tal posicionamento em Rawls fica evidenciado em vários de seus escritos, e pode ser percebido ao longo da evolução dos mesmos, através das respostas às críticas sofridas por sua teoria. Queremos, portanto, apontar como se desenvolve essa noção de liberdade e quais as consequências que isso traz para o bojo social, demonstrando que a liberdade rawlsiana é construída através da compilação e redefinição de outras noções de liberdade apresentadas por autores anteriores a Rawls. Isso será constatado através da análise desse parâmetro, bem como outros conceitos pertinentes à teoria rawlsiana. Isso partindo primeiramente da crítica feita por Rawls ao utilitarismo em seu formato clássico.