[PDF] A Precariza O Tem Rosto De Mulher - eBooks Review

A Precariza O Tem Rosto De Mulher


A Precariza O Tem Rosto De Mulher
DOWNLOAD

Download A Precariza O Tem Rosto De Mulher PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get A Precariza O Tem Rosto De Mulher book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



A Precariza O Tem Rosto De Mulher


A Precariza O Tem Rosto De Mulher
DOWNLOAD
Author : Diana Assunção
language : pt-BR
Publisher: Edições Iskra
Release Date : 2020-03-01

A Precariza O Tem Rosto De Mulher written by Diana Assunção and has been published by Edições Iskra this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-03-01 with Social Science categories.


A Precarização Tem Rosto de Mulher: A luta das trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da USP Livro composto de diversos textos que tratam da questão do trabalho precário, sobretudo nos serviços de limpeza, que atingem sobretudo as mulheres negras em nosso país. O texto principal, baseado em relato de Silvana Ramos, relata a experiência da greve das trabalhadoras da empresa Dima, que prestava serviços de limpeza para a USP, quando os pagamentos foram suspensos. A auto-organização das trabalhadoras, a luta contra o peso do machismo e do patriarcado como obstáculo para a organização política e sindical, a solidariedade de classe do Sindicato dos Trabalhadores da USP, a aliança operário-estudantil com os estudantes e o papel da fusão entre a combatividade operária e a tradição marxista por meio da militância trotskista são alguns dos aspectos fundamentais tratados. A terceira edição ampliada traz ainda textos que falam das lutas de trabalhadores precarizados na França e Chile, bem como uma discussão sobre a questão de como as lutas das mulheres negras estão umbilicalmente ligadas às lutas da classe operária no Brasil. A edição conta com as apresentação de Renata Gonçalves e Jorge Luiz Souto Maior Comprar



A Precariza O Tem Rosto De Mulher


A Precariza O Tem Rosto De Mulher
DOWNLOAD
Author : Diana Assunção
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2011

A Precariza O Tem Rosto De Mulher written by Diana Assunção and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2011 with Contracting out categories.




N S Mulheres O Proletariado


N S Mulheres O Proletariado
DOWNLOAD
Author : Josefina L. Martínez
language : pt-BR
Publisher: Edições Iskra
Release Date :

N S Mulheres O Proletariado written by Josefina L. Martínez and has been published by Edições Iskra this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with History categories.


O PROJETO Esse título, traduzido de ¡No somos esclavas!, foi escrito por Josefina Luzuriaga Martínez, dirigente do grupo internacional de mulheres Pan y Rosas, originalmente publicado em castelhano no Estado Espanhol. A ideia da edição em português surgiu para recuperar histórias de resistência e das lutas pela emancipação das mulheres junto a todos os oprimidos, difundindo-as para todas e todos que se interessam pelo debate sobre mulheres e seu papel decisivo no movimento operário. O livro aborda sobre greves femininas, com debates cruzados por gênero, classe e imigração, mostrando que a história das lutas das mulheres é e sempre foi repleta de lições estratégicas para o proletariado mundial. SOBRE A AUTORA Josefina L. Martínez é historiadora e autora de “Revolutionaries” (Lengua de Rapo, 2018), co-autora de “Patriarcado y capitalismo (Akal, 2019) e de “Cem anos de história do trabalho na Argentina” (IPS, 2017), editora do Izquierda Diario.es. Também é referência do grupo internacional de mulheres Pan y Rosas. EDIÇÃO BRASILEIRA A escolha e a importância desse título traduzido para o português são expostas no prefácio escrito por Diana Assunção, historiadora e organizadora do livro A precarização tem rosto de mulher e Letícia Parks, organizadora dos livros Mulheres negras e marxismo e A revolução e o negro, das Edições Iskra. Letícia colabora com o resgate da situação e das lutas das trabalhadoras negras brasileiras. Também para esta edição, Silvana Mara, professora de Serviço Social da UFRN, escreve a quarta capa do livro, e também participará das mesas de lançamento que acontecerão no Rio Grande do Norte e Ceará. SOBRE A OBRA Na primeira parte do livro você encontrará histórias intensas sobre as lutas das mulheres trabalhadoras na história: a greve Pan y Rosas revolta das mulheres contra o aumento dos preços em Barcelona, Málaga e Alicante trabalhadores têxteis da Induyco contra a Corte inglesa, em Madri e Cáceres em 1977, entre outras. Na segunda parte do livro, algumas lutas atuais das mulheres trabalhadoras são relatadas, em meio a uma pandemia global que afeta especialmente as mulheres migrantes e precarizadas: histórias de mulheres na linha de frente. O grito das diaristas enfermeiras e faxineiros em hospitais; trabalhadores contra a escravidão moderna; mulheres jovens que desafiam a exploração em maquiladoras globais e aquelas que defendem seus territórios. Todas essas lutas fazem parte da resistência a um sistema capitalista, racista e patriarcal. Temos a certeza de que essas histórias irão tocá-los. ILUSTRAÇÕES Contamos com a colaboração da ilustradora Emma Gascó, que está dando cor a este livro, com lindas ilustrações inspiradas nessas lutadoras.



Mulheres Negras E Marxismo


Mulheres Negras E Marxismo
DOWNLOAD
Author : Letícia Parks
language : pt-BR
Publisher: Edições Iskra
Release Date : 2021-03-01

Mulheres Negras E Marxismo written by Letícia Parks and has been published by Edições Iskra this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-03-01 with Social Science categories.


Trabalho doméstico, terceirização, identidade negra, precarização, violência policial, violência de gênero, abortos clandestinos. Os dramas das grandes massas trabalhadoras do mundo se condensam na vida das mulheres negras. Mas na história da luta de classes nós sempre fomos linhas de frente. No volume Mulheres negras e marxismo visitamos cada um desses temas para contribuir na construção de um feminismo socialista e revolucionário que entende que a classe trabalhadora é o sujeito social da revolução, essa classe cada vez mais feminina e negra. Não será um representante no poder ou um punhado de nós no topo que irá destruir o racismo e o patriarcado, isso é neoliberalismo. Com esse livro, buscamos contribuir para fortalecer esse ponto de vista para o que é certamente uma das franjas que mais tem a ganhar ao conquistar o marxismo e a revolução como ferramentas para a superação da miséria social que é o capitalismo. Como disse CLR James, estamos convocadas pela história a sermos vanguarda da classe trabalhadora brasileira para escrever “alguns dos mais massivos e brilhantes capítulos da história do socialismo revolucionário”.



Dumping Social E A Condi O Das Mulheres No Mercado De Trabalho


Dumping Social E A Condi O Das Mulheres No Mercado De Trabalho
DOWNLOAD
Author : Mariane Lima Borges Brasil
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2023-12-19

Dumping Social E A Condi O Das Mulheres No Mercado De Trabalho written by Mariane Lima Borges Brasil and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-12-19 with Social Science categories.


O dumping social configura como a prática reiterada de desrespeito à legislação trabalhista como forma de obter vantagem econômica sobre a concorrência. Representa evidente retrocesso social, na medida em que denota violação aos direitos trabalhistas das obreiras e obreiros; ao mesmo tempo em que incorre em prática daninha à própria lógica do sistema capitalista de produção, haja vista resultar em concorrência desleal. Diante desse quadro, a condição das mulheres no mercado de trabalho, em especial da mulher negra, deve ser desinvisibilizada e configurar também objeto de especial atenção na busca pela contenção das práticas de dumping social. Dessa forma, o presente livro se propõe a ampliar o estudo das influências das relações de gênero, raça e classe no mundo jurídico trabalhista, à luz da teoria interseccional de análise social, desvelando e descontruindo neutralizações e estereótipos. Vale ressaltar que, por certo, alterações no mundo jurídico, per se, não romperão com as opressões de gênero, raça e classe. Isso porque o Direito, dotado de dialeticidade, é parte da estrutura de dominação. No entanto, sua mutação é necessária no processo de busca pela igualdade entre mulheres e homens, não podendo ser ignorada. A disputa, portanto, deve ser também jurídica.



Revista Ltr 2020 Abril


Revista Ltr 2020 Abril
DOWNLOAD
Author : Armando Casimiro Costa
language : pt-BR
Publisher: LTr Editora
Release Date : 2020-04-15

Revista Ltr 2020 Abril written by Armando Casimiro Costa and has been published by LTr Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-04-15 with Law categories.


Uma verdadeira Enciclopédia do Direito do Trabalho! A Revista LTr é uma valiosa fonte de estudos e informações sobre doutrina, jurisprudência e legislação do Direito do Trabalho. Publicação mensal, editada há mais de 80 anos ininterruptamente. Abrange toda Legislação Trabalhista do período; Doutrina elaborada e assinada por eminentes especialistas em Direito do Trabalho; Jurisprudência Trabalhista, acórdãos na íntegra dos Tribunais Superiores e Regionais. Repositório autorizado para indicação de julgados no STF e no TST. As informações são organizadas de modo a tornar mais ágil a localização da matéria e a consulta de modo geral. São editados índices semestrais: alfabético-remissivo, cronológico e onomástico, sobre toda matéria publicada no período. Repositório de Jurisprudência: A Revista LTr, com tiragem superior a 3.000 exemplares e circulação em todo o Território Nacional, é Repositório autorizado de jurisprudência para indicação de julgados, registrado no Supremo Tribunal Federal sob n. 09/85, e no Tribunal Superior do Trabalho sob n. 02/94. Os acórdãos publicados neste número correspondem, na íntegra, às cópias obtidas nas Secretarias dos respectivos Tribunais. Nesta Edição: Doutrina: - El coronavirus se derrota con solidaridad; - Prevención de Riesgos Laborales en el seno de la empresa ante la crisis sanitaria del CO-VID-19: análisis desde el punto de vista de la legislación Española; - Pandemia COVID-19: impacto sociolaboral y su contención por el Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social; - El suicídio como accidente de trabajo o enfermedad professional em el Uruguay; - TAC: do ajustamento de conduta ao acordo de concretização dos direitos humanos – ACDH; - A teoria da imprevisão no Direito do Trabalho e as Medidas Provisórias números 927 e 936/2020 como instrumentos de enfrentamento dos efeitos da COVID-19; - Coronavírus e trabalho; - COVID-19 e os impactos sobre os prazos de prescrição e decadência trabalhistas; - O resgate do Direito ao Trabalho em tempos de pandemia; - Liberdade de classe e liberdade sindical; - Os protocolos agroambientais do setor sucroalcooleiro paulista e a mecanização do corte da cana-de-açúcar revisando os dados; - Autópsia psicológica: importante ferramenta para elucidação da causa morte e sua aplicação na Justiça do Trabalho. Legislação: - Circular CEF n. 897, de 24.03.20 — Suspensão da exigibilidade do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo De Serviço — FGTS referente às competências março, abril e maio de 2020; - Lei n. 13.981, de 23.03. 20 - Limite de renda familiar per capita para fins de concessão do Benefício de Prestação Continuada; - Medida Provisória n. 936, de 01.04.20 — Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda; - Medida Provisória n. 944, de 03.04. 20 — Programa Emergencial de Suporte a Empregos; - Medida Provisória n. 945, de 04.04. 20 — Medidas temporárias em resposta à pandemia decorrente da COVID-19 no âmbito do setor portuário; - Portaria ME n. 150, de 07.04.20 - Recolhimento de tributos federais, na situação que especifica em decorrência da pandemia relacionada ao coronavírus; - Resolução CODEFAT n. 857, de 01.04.20 – Abono salarial. Exercício 2020/2021. Palavras-Chave: LTr, LTR, Editora, Jurídica, Trabalhista, Direito do Trabalho, Direito Trabalhista, Reforma Trabalhista, Direito, Processo do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Legislação, Doutrina, Jurisprudência, Leis, Lei, Trabalho, CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, Livro, Jurídico, Obra, Periódico, LTRED



Por Um Ensino Menor De Filosofia


Por Um Ensino Menor De Filosofia
DOWNLOAD
Author : Fabiano Bitencourt Monge
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2022-06-15

Por Um Ensino Menor De Filosofia written by Fabiano Bitencourt Monge and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-06-15 with Philosophy categories.


Este livro tem como finalidade propor um conceito dentro da área das Ciências Humanas, entendido como ensino menor de filosofia. No primeiro momento, buscou-se fundamentar o conceito em questão analisando o encontro do ensino menor com a afroperspectividade, passando depois pela compreensão e apropriação dos componentes do conceito de literatura menor em Deleuze e Guattari — que são a desterritorialização da língua, a ligação do indivíduo no imediato-político e o agenciamento coletivo de enunciação. Os encontros e apropriações desses componentes fundamentaram a presente proposta de ensino menor de filosofia, que foi um processo de criação realizado por meio de um método desviante — forma esta que é sugerida exclusivamente por Deleuze e Guattari. Um outro objetivo importante foi materializar um ensino que trouxesse outras expressões para o ensino de filosofia, a partir de um material didático alternativo que se concretizou nessa proposta como didática do menor, e que está para além da visão da originalidade grega e do conhecimento hegemônico da tradição filosófica — por isso, o ensino menor de filosofia propõe experiências pelas expressões que foram silenciadas e que são partes da resistência epistemológica ao projeto colonial — ou seja, é uma experiência filosófica constituída pelos componentes do menor — linguagem, político e coletivo em encontros com as matrizes africanas e indígenas da filosofia.



Mulher Sociedade E Vulnerabilidade


Mulher Sociedade E Vulnerabilidade
DOWNLOAD
Author : Patrícia Tuma Martins Bertolin
language : pt-BR
Publisher: Editora Deviant
Release Date : 2017-06-29

Mulher Sociedade E Vulnerabilidade written by Patrícia Tuma Martins Bertolin and has been published by Editora Deviant this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-06-29 with Law categories.


Description Não há como pensar em uma sociedade Justa sem olhar para o outro, para o outro e seu entorno, para o outro e sua condição. Este é um livro sobre o outro, os outros, nós todos e como vivemos. Os estudos aqui apresentados problematizam as condições da existência em situação de vulnerabilidade e defendem, através da afirmação, garantia e concretização dos direitos humanos fundamentais, o reconhecimento desses grupos. Nesse percurso, o acúmulo das terias feministas, bem como dos estudos de gênero são muito benvindos porque permitem sair do lugar tradicional do Direito e avançar em um reflexão muito menos linear, mais muito mais colorida, complexa e cheia de possibilidades. Os estudos de gênero e o acúmulo herdados das diferentes perspectivas da teoria feminista permitem não só pensar nas condições em que vivem as mulheres, em especial no Brasil, mas antes, nos fazem refletir sobre a sociedade que estamos construindo e como naturalizamos papéis, especialmente os de gênero. A importância desse debate pode ser constatada quando observamos, por exemplo, que em 2010, a ONU criou a ONU Women, uma agência exclusiva para o empoderamento da mulher e a igualdade de gênero. Renomados centros universitários dos Estados Unidos e da Europa contam com programas específicos para estudar os mais variados temas sobre gênero, desde identidade sexual, passando por direitos trabalhistas até representatividade democrática. Harvard e Yale contam com departamentos com graduação e pós-graduação em mulher, gênero e sexualidade; Oxford conta com um mestrado em estudos de gênero; a Universidade de Salamanca tem um Centro de Estudos da Mulher, assim como a Sorbonne, que tem um departamento interdisciplinar em estudos de gênero. No Brasil há importantes espaços acadêmicos vinculados a essa temática. A Universidade Federal da Bahia conta com um programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, que titula mestras/es e doutoras/es e a Universidade Federal de Santa Catarina, conta com o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades. O Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Unicamp é sempre referência quando pensamos nos estudos de gênero, dentre outros. Pontuo esses exemplos para reafirmar a importância de abrir cada vez mais espaço para pensar as questões de gênero e fazer conhecer o poderoso quadro teórico que lhe dá sustentação e que não está restrito à análise exclusiva dos fatores da desigualdade feminina, mas que permite questionar também a forma como construímos a ciência e o direito. Assim, a relevância dessa obra não está apenas na fundamental apresentação do debate contemporâneo de gênero, mas sim na relação deste marcador social e a condição de vulnerabilidade decorrente da violação sistemática de direitos a que estão submetidas a grande maioria das mulheres brasileiras e suas crianças. Para além das violências de gênero, os trabalhos aqui apresentados olham também para circunstâncias de violência e vulnerabilidade ainda bastante invisibilizadas como a precarização das condições de trabalho às quais as mulheres estão sujeitas; a opressão causada por um meio ambiente desequilibrado; a dificuldade de acesso aos meios de justiça e igualdade social. A situação das mulheres que vivenciam conflitos armados e das mulheres refugiadas aqui também é olhada com atenção. A condição humana de vulnerabilidade é cuidadosamente observada nos artigos que compõem esse livro e que caminham entre o direito, a psicologia, a linguística, a economia, o meio ambiente, tecendo uma obra que oferece a todos nós a possibilidade de pensar a realidade de forma ampla. Quando entendemos que a realidade é uma construção social, fica mais fácil termos esperanças para enfrentar os desafios que nos são colocados para que possamos ter uma sociedade cada vez mais justa, mais igualitária, mais saudável, mais democrática. Convido todas/os a se debruçarem sobre os trabalhos desses pesquisadores e pesquisadoras que nos ofertam reflexões valiosas e dedicam seus estudos a desbravar os meandros da construção social das desigualdades. A vulnerabilidade não é um problema do outro, mas de todas/os nós. Boa leitura!



Lutadoras Hist Ria De Mulheres Que Fizeram Hist Ria


Lutadoras Hist Ria De Mulheres Que Fizeram Hist Ria
DOWNLOAD
Author : Andrea D'Atri
language : pt-BR
Publisher: Edições Iskra
Release Date :

Lutadoras Hist Ria De Mulheres Que Fizeram Hist Ria written by Andrea D'Atri and has been published by Edições Iskra this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with Biography & Autobiography categories.


Em uma sociedade patriarcal, misógina e machista a regra é que as histórias das grandes mulheres sejam apagadas. Ainda mais se se trata de mulheres revolucionárias, que dedicaram suas vidas a lutar contra a exploração, a opressão e a degradação das mulheres e dos trabalhadores. Esse livro se propõe a resgatar alguns capítulos dessa história que querem esconder de nós. Pioneiras, Internacionalistas, Rebeldes, Combativas, Vermelhas, Indomáveis. Esses são os títulos dos capítulos do livro que trata desde as heroicas combatentes da Revolução Francesa e da Comuna de Paris, como Flora Tristan e Louise Michel, passando pelas pioneiras revolucionárias marxistas como Alexandra Kolontai, Clara Zetkin, Rosa Luxemburgo e Larissa Reisner, abordando também as oposicionistas que fizeram frente ao stalinismo e à burguesia imperialista, como Chen Bilan e Genora Dollinger, e também as mulheres que foram linha de frente da luta contra o racismo, como Dandara, Aqualtune, Luísa Mahin e Rosa Parks. As histórias dessas revolucionárias é a história da luta contra o machismo e também contra o sistema que o sustenta, o capitalismo. Nessa segunda edição, acrescentamos dois anexos. Um sobre o papel das mulheres no ascenso operário da década de 1970/80 no Brasil, e outro sobre a luta das mulheres negras contra a escravidão.



Anais Do Iii Encontro Da Renapedts


Anais Do Iii Encontro Da Renapedts
DOWNLOAD
Author : Jorge Luiz Souto Maior (coord.)
language : pt-BR
Publisher: Initia Via Editora
Release Date : 2019-02-28

Anais Do Iii Encontro Da Renapedts written by Jorge Luiz Souto Maior (coord.) and has been published by Initia Via Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2019-02-28 with Law categories.


"Os artigos que compõem estes anais apresentam, portanto, à comunidade acadêmica e à sociedade civil brasileiras não só o teor das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas em importantes instituições de ensino superior brasileiras, como resultam dos encontros e diálogos estabelecidos entre pesquisadoras, pesquisadores e extensionistas nos grupos de trabalho temáticos, nas palestras e nos intervalos entre palestras e atividades do III Encontro da RENAPEDTS. Desse modo, os artigos que compõem estes anais nascem da cooperação acadêmica interinstitucional e da construção coletiva de uma rede de pesquisa e extensão em Direito do Trabalho e Seguridade Social. Sua leitura se revela fundamental para uma compreensão crítica das reformas políticas, econômicas, sociais e jurídicas do mundo do trabalho e dos sistemas de seguridade social pautadas por uma lógica neoliberal propostas no Brasil e em outros países do mundo no decorrer dos últimos anos, que atentam, aqui e alhures, contra direitos sociais duramente conquistados por trabalhadoras e trabalhadores." - A organização.