[PDF] Fazendeiro Do Ar - eBooks Review

Fazendeiro Do Ar


Fazendeiro Do Ar
DOWNLOAD

Download Fazendeiro Do Ar PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Fazendeiro Do Ar book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Fazendeiro Do Ar


Fazendeiro Do Ar
DOWNLOAD

Author : Carlos Drummond de Andrade
language : pt-BR
Publisher: Record
Release Date : 2023-10-23

Fazendeiro Do Ar written by Carlos Drummond de Andrade and has been published by Record this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-10-23 with Poetry categories.


Emblemática obra da fase adulta de Drummond, Fazendeiro do ar retorna em novo projeto, com posfácio de Mariana Ianelli. Fazendeiro do ar, publicado em 1954, sucedeu Claro enigma — uma das obras mais importantes de Drummond e da poesia brasileira — e tornou-se igualmente emblemático da fase madura do poeta. Ao longo de pouco mais de vinte poemas, Drummond nunca repete "fórmulas" e alterna com maestria recursos poéticos: vai do soneto ao poema em prosa, passando pelo verso livre. A morte e a efemeridade da vida são temas que permeiam toda a obra, compondo uma sequência arrebatadora de poemas inspiradíssimos, que se inicia em "A distribuição do tempo" ("Um minuto, um minuto de esperança, / e depois tudo acaba.") e segue com dois textos em homenagem aos poetas Américo Facó e Jorge de Lima, ambos mortos em 1953. O fim do ciclo da vida também está presente em "Cemitérios", uma série de poemas breves muito desconcertantes, com tiradas antológicas: "Do lado esquerdo carrego meus mortos. / Por isso caminho um pouco de banda." "Morte de Neco Andrade" é outro achado, talvez o texto mais excêntrico do conjunto, um poema em prosa com toques de faroeste, com direito a uma surpreendente reviravolta no fim. O livro ainda traz outros temas recorrentes na produção de Drummond, como o amor, revelado no instigante "O quarto em desordem", em que o poeta diz: "Na curva perigosa dos cinquenta / derrapei neste amor." E o tratado sobre a passagem do tempo que ele constrói em "Eterno": "eterno é tudo aquilo que vive uma fração de segundo / mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força o resgata". Repleto de imagens crepusculares, Fazendeiro do ar é uma fábrica de estilhaços poéticos poderosos, onde Drummond continua sua bem-sucedida missão de dar sentido à máquina do mundo. As novas edições da obra de Carlos Drummond de Andrade têm seus textos fixados por especialistas, com acesso inédito ao acervo de exemplares anotados e manuscritos que ele deixou. Em Fazendeiro do ar, o leitor encontrará: o posfácio, escrito por Mariana Ianelli, poeta, ensaísta, cronista e crítica literária; bibliografias selecionadas de e sobre Drummond; e a seção intitulada "Na época do lançamento", uma cronologia dos três anos imediatamente anteriores e posteriores à primeira publicação do livro. Bibliografias completas, uma cronologia da vida e da obra do poeta e as variantes no processo de fixação dos textos encontram-se disponíveis por meio do código QR localizado na quarta capa deste volume.



Fazendeiro Do Ar Poesia At Agora


Fazendeiro Do Ar Poesia At Agora
DOWNLOAD

Author : Carlos Drummond de Andrade
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1955

Fazendeiro Do Ar Poesia At Agora written by Carlos Drummond de Andrade and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1955 with Brazilian poetry categories.




Imagens Simb Licas E Met Foras Em Fazendeiro Do Ar De Carlos Drummond De Andrade


Imagens Simb Licas E Met Foras Em Fazendeiro Do Ar De Carlos Drummond De Andrade
DOWNLOAD

Author : Maria Lúcia Casasanta Bruzzi
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2011

Imagens Simb Licas E Met Foras Em Fazendeiro Do Ar De Carlos Drummond De Andrade written by Maria Lúcia Casasanta Bruzzi and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2011 with Metaphor in literature categories.




Rubem Braga Um Cigano Fazendeiro Do Ar


Rubem Braga Um Cigano Fazendeiro Do Ar
DOWNLOAD

Author : Marco Antonio de Carvalho
language : pt-BR
Publisher: Globo Livros
Release Date : 2013-09-09

Rubem Braga Um Cigano Fazendeiro Do Ar written by Marco Antonio de Carvalho and has been published by Globo Livros this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2013-09-09 with Biography & Autobiography categories.


Rubem Braga começou a escrever e assinar suas crônicas aos 15 anos de idade, sem imaginar que, mais tarde, iria tornar-se uma espécie de padroeiro do gênero no Brasil e o inventor da crônica moderna no país. Em Rubem Braga – Um cigano fazendeiro do ar, Marco Antonio de Carvalho, conterrâneo de Braga, faz um “registro da vida privada do escritor e do panorama social de sua época, oscilando entre os fatos anedóticos e saborosos da memória afetiva e os acontecimentos da história e da política”, como define o jornalista Manuel da Costa Pinto, que assina a orelha do livro. Publicada originalmente em 2007 e vencedora do Prêmio Jabuti como Melhor Biografia em 2008, a obra ganha nova revisão técnica e apresentação de Álvaro Costa e Silva, mas mantém o trabalho de pesquisa feito por Marco Antonio de Carvalho, que mergulhou nas raízes familiares de Rubem Braga, seu conterrâneo de Cachoeiro de Itapemirim (ES), por mais de 10 anos. Reuniu informações de cerca de 270 entrevistas feitas com pessoas que conviveram com Braga, teve acesso a cartas trocadas por ele com familiares, amigos e companheiros de ofício, além de fotos que vão do início do século 20 até a morte do escritor (de câncer na laringe, em 19 de dezembro de 1990) para compor, em livro, a história do mais importante cronista brasileiro. A vida de Rubem Braga confunde-se com a da crônica brasileira, mas também com a política e a cena cultural do país. Experiências marcantes que teve como jornalista, correspondente internacional (o único que testemunhou a rendição dos alemães à Força Expedicionária Brasileira na Itália, em abril de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial), cônsul e embaixador do Brasil em países como Chile e Marrocos estão retratadas no livro, assim como a perseguição que sofreu durante o Estado Novo de Getúlio Vargas e sua amizade com muitos dos protagonistas da cena intelectual do começo do século passado, como Paulo Mendes Campos (com quem chegou a dividir um apartamento), Otto Lara Rezende e Vinicius de Moraes. Rubem Braga – um cigano fazendeiro do ar relata a vida de uma referência da literatura e jornalismo brasileiros, que, mais do que fazer o retrato de sua época a partir de suas crônicas, deu a elas uma função lírica.



Rubem Braga


Rubem Braga
DOWNLOAD

Author : Marco Antonio de Carvalho
language : pt-BR
Publisher: Globo Livros
Release Date : 2007-01-01

Rubem Braga written by Marco Antonio de Carvalho and has been published by Globo Livros this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2007-01-01 with Biography & Autobiography categories.


Rubem Braga - 'Um cigano fazendeiro do ar', do jornalista e escritor Marco Antonio de Carvalho, segue a tendência contemporânea, não apenas brasileira, mas internacional, das biografias que se podem dizer profissionais. O livro possui 267 entrevistas na preparação, dez anos para ser finalizado, 448 páginas - das quais vinte de bibliografia.



Obra Po Tica 3 Claro Enigma


Obra Po Tica 3 Claro Enigma
DOWNLOAD

Author : Carlos Drummond de Andrade
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1989

Obra Po Tica 3 Claro Enigma written by Carlos Drummond de Andrade and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1989 with categories.




As Impurezas Do Branco


As Impurezas Do Branco
DOWNLOAD

Author : Carlos Drummond de Andrade
language : pt-BR
Publisher: Record
Release Date : 2022-10-17

As Impurezas Do Branco written by Carlos Drummond de Andrade and has been published by Record this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-10-17 with Poetry categories.


Extremamente atual mesmo meio século após sua publicação, As impurezas do branco retorna em novo projeto, com posfácio de Bruna Lombardi. Em 1973, Drummond já era tido por muitos como um autor clássico. E talvez ele próprio, apesar do ceticismo e da ironia que o caracterizavam, já se sentisse um pouco assim. O "amor é privilégio de maduros", escreveu o poeta. Verso de quem sabia ler muito bem a sua época, o fim de um século em que até o sentimento amoroso exigia ser comunicado, noticiado, desentranhado em palavras, as tais impurezas a perturbar o branco silencioso do papel. Meio século depois de sua publicação, este livro ainda ressoa. E quem o quiser ler hoje, no Brasil — "essa parte de mim fora de mim / constantemente a procurar-me" —, certamente irá se surpreender com sua atualidade estética e política. Em "Diamundo", Drummond canta as "24h de informação" a que os "jornaledores" estariam expostos. E enfileira alguns dos assuntos com que éramos e continuamos sendo bombardeados diariamente: a especulação financeira e imobiliária, o sensacionalismo midiático, o culto à celebridade, o colapso do clima, a escravização dos trabalhadores rurais no interior do país, as consequências do garimpo na Amazônia, a crise dos combustíveis, a cultura dos remédios, do automóvel, do crime. Para Drummond, todos estes temas se misturavam por artes do deus Kom Unik Assão, entidade cada vez mais divinizada, a unir e transformar tudo à sua volta. O amor e o desamor, a idade e a memória, a "dangerosíssima viagem de si a si mesmo", a saudade dos amigos e a profunda admiração pelos artistas de sua terra, este "lugar de muita miséria", "pouca diversão" e uma única certeza: é também da poesia drummondiana que emana a dor que o poeta, de algum modo, queria que nos irmanasse. As novas edições da obra de Carlos Drummond de Andrade têm seus textos fixados por especialistas, com acesso inédito ao acervo de exemplares anotados e manuscritos que ele deixou. Em As impurezas do branco, o leitor encontrará o posfácio da atriz e poeta Bruna Lombardi; bibliografias selecionadas de e sobre Drummond; e a seção intitulada "Na época do lançamento", uma cronologia dos três anos imediatamente anteriores e posteriores à primeira publicação do livro. Bibliografias completas, uma cronologia de vida e obra do poeta e as variantes no processo de fixação dos textos encontram-se disponíveis por meio do código QR localizado na quarta capa deste volume.



A Rosa Do Povo


A Rosa Do Povo
DOWNLOAD

Author : Carlos Drummond de Andrade
language : pt-BR
Publisher: Record
Release Date : 2022-10-17

A Rosa Do Povo written by Carlos Drummond de Andrade and has been published by Record this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-10-17 with Poetry categories.


Um dos livros mais modernistas e políticos de Drummond, A rosa do povo retorna em novo projeto, com posfácio de Affonso Romano de Sant'Anna. A poesia de Carlos Drummond de Andrade não precisa de manual crítico para ser apreciada. A obra se basta. Mas em se tratando de A rosa do povo, o contexto histórico em que o livro foi escrito e publicado ajuda a dar ainda mais sentido aos 55 poemas que compõem essa obra-prima, publicada em 1945, quando o poeta completou 43 anos. Escritos sob o impacto da Segunda Guerra Mundial e da ditadura do Estado Novo no Brasil, os versos trazem grande carga "politizada", traço que já aparecera em livros anteriores, como Sentimento do mundo e José. É assim com o conhecidíssimo "A flor e a náusea", onde a beleza (ou seria a poesia?) brota dos lugares mais hostis, em um tempo de desesperança, ou em "Nosso tempo" — "tempo de divisas, tempo de gente cortada" —, tão atual com suas poderosas imagens que chega a desconcertar o leitor. Sem esquecer da ode "Carta a Stalingrado", em que o poeta deixa bem claro seu humanismo diante da barbárie. Mas Drummond era um poeta completo. Para além do tom desesperançoso daquele momento, ele escreveu textos metalinguísticos ("Nova canção do exílio"), poemas de amor não correspondido ("O mito") e reflexões existenciais ("Morte no avião"). Há ainda a pérola "Caso do vestido", uma "narrativa" épica (meio rodriguiana), sobre traição e desonra, que o Nobel Bob Dylan certamente gostaria de ter escrito. No fim, o que prevalece mesmo é a poesia maior de Drummond, com sua fé inabalável no ofício da escrita: "Contempla as palavras, cada uma tem mil faces secretas" ("Procura da poesia"). Neste livro, elas têm mesmo. As novas edições da obra de Carlos Drummond de Andrade têm seus textos fixados por especialistas, com acesso inédito ao acervo de exemplares anotados e manuscritos que ele deixou. Em A rosa do povo, o leitor encontrará o posfácio do escritor e poeta Affonso Romano de Sant'Anna, estudioso da obra drummondiana; bibliografias selecionadas de e sobre Drummond; e a seção intitulada "Na época do lançamento", uma cronologia dos três anos imediatamente anteriores e posteriores à primeira publicação do livro. Bibliografias completas, uma cronologia de vida e obra do poeta e as variantes no processo de fixação dos textos encontram-se disponíveis por meio do código QR localizado na quarta capa deste volume.



Viola De Bolso


Viola De Bolso
DOWNLOAD

Author : Carlos Drummond de Andrade
language : pt-BR
Publisher: José Olympio
Release Date : 2023-03-06

Viola De Bolso written by Carlos Drummond de Andrade and has been published by José Olympio this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-03-06 with Poetry categories.


Viola de bolso, reunião de poemas de Carlos Drummond de Andrade lançada nos anos 1950, chega a sua terceira edição, com 25 poemas inéditos nas edições anteriores. Uma das joias que marcam o retorno do poeta Carlos Drummond de Andrade ao catálogo da Editora José Olympio é sem dúvida a nova edição de Viola de bolso. Lançado originalmente em 1952, pelo Ministério da Educação e Saúde, o livro teve segunda edição pela Livraria José Olympio Editora, em 1955, com adição de 56 novos poemas, totalizando 91. Esta terceira edição, de 2022, reúne os poemas da segunda – acrescidos de marcas de revisão feitas à mão por Drummond em seu exemplar – e inclui novas peças, 25 poemas inéditos nas edições anteriores, recentemente encontradas pelos netos do poeta. Esses poemas, que haviam sido organizados pelo próprio autor em uma pasta intitulada "Viola de bolso (nova)", aparecem também em versão fac-similar. Tanto para estudiosos de Drummond quanto para leitores de poesia, é possível observar as mudanças feitas em certos poemas de uma edição para a outra. Mudanças que mostram a preocupação do poeta com seus escritos e que provam como uma criação literária é um processo contínuo, que nunca se dá por acabado. Além de a nova edição apresentar um projeto gráfico caprichado, em capa dura, será uma experiência muito proveitosa ler os escritos que Drummond reúne em Viola de bolso. O livro é uma espécie de inventário sentimental do poeta em homenagem a lugares, afetos, pensamentos e, em sua maioria, a pessoas próximas; amigos, artistas e personalidades importantes – dentre estes, o próprio José Olympio –, que conquistaram o coração do grande escritor itabirano. As dedicatórias compõem uma constelação que evidencia a rara destreza de Drummond para construir belas peças poéticas amarradas à própria vida.



Li O De Coisas


Li O De Coisas
DOWNLOAD

Author : Carlos Drummond de Andrade
language : pt-BR
Publisher: José Olympio
Release Date : 2024-01-15

Li O De Coisas written by Carlos Drummond de Andrade and has been published by José Olympio this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-01-15 with Poetry categories.


Lição de coisas retorna ao catálogo da Editora José Olympio em edição especial, com novo projeto gráfico, nova fixação de texto e conteúdo extra. Se o gosto de Drummond pela experimentação já se notava em poemas como "No meio do caminho", de Alguma poesia, seu livro de estreia, neste Lição de coisas esse fazer se intensifica. A partir de provocações colocadas pelo concretismo, o poeta itabirano aqui se abre para explorar de maneira mais intensa forma e conteúdo – em especial, o conteúdo visual e sonoro –, "sem entretanto aderir a qualquer receita poética vigente", como mineiramente se sublinha na nota da primeira edição. As nove partes que compõem Lição de coisas – "Origem", "Memória", "Ato", "Lavra", "Companhia", "Cidade", "Ser", "Mundo" e "Palavra" – representam os fundamentos da poética drummondiana: a terra, a família, as lembranças, os afetos, as amizades, as admirações, a consciência dos problemas do homem e dos perigos do mundo. Os poemas que aqui se encontram são dos mais conhecidos de Drummond: "O padre, a moça", levado para o cinema pelo diretor Joaquim Pedro de Andrade, e "Para sempre", belo canto de louvor às mães que circula nas redes sociais sempre que se quer homenageá-las. Esta nova edição reúne também uma dedicatória do poeta para a esposa, Dolores, e outra para a filha, Maria Julieta, e sua família; a crônica "Livros novos", que Drummond publicou no jornal Correio da Manhã; e quatro poemas ("A música barata", "Cerâmica", "Descoberta" e "Intimação"), constantes, como inéditos, na Antologia poética do autor, publicada em 1962, e incluídos no Lição de coisas a partir da segunda edição, lançada em 1965. Com esta edição, convidamos leitores e leitoras a desfrutar poemas que, para além da experimentação, compreendem temas caros a nosso querido poeta, como a memória, o humor e a mineração de si mesmo e do outro. Percebe-se assim que, para além de qualquer observação sobre a técnica de seus textos, o que encontramos é muitas vezes a humanidade mais singela. Sua expressão poética simples, porém sempre coesa, ainda nos espanta pela ternura. Esta lição, talvez por isso, fica e permanece. São poemas que, como pequenas joias, tornam-se cada vez mais valiosos "na correnteza esperta do tempo". "Drummond é antes de mais nada um maker, um 'inventor'" – Haroldo de Campos