[PDF] Mulheres Quilombolas - eBooks Review

Mulheres Quilombolas


Mulheres Quilombolas
DOWNLOAD

Download Mulheres Quilombolas PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Mulheres Quilombolas book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Mulheres Quilombolas


Mulheres Quilombolas
DOWNLOAD
Author : Selma dos Santos Dealdina
language : pt-BR
Publisher: Editora Jandaíra
Release Date : 2020-12-11

Mulheres Quilombolas written by Selma dos Santos Dealdina and has been published by Editora Jandaíra this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-12-11 with Biography & Autobiography categories.


Vozes historicamente silenciadas encontram em Mulheres quilombolas espaço para compartilhar saberes a partir de suas perspectivas, como faziam nossos ancestrais reunidos em torno do fogo, no ritual de transmissão e perpetuação de conhecimentos basilares para a comunidade. As autoras trazem para a roda uma diversidade de pautas em geral invisibilizadas na sociedade, contribuindo com suas visões de mundo, seus conhecimentos acadêmicos e suas experiências de vida para abrir novas possibilidades de debate. Assumindo o lugar de guardiãs dos saberes ancestrais, de lideranças políticas, de mulheres racializadas na sociedade, expõem em suas reflexões os muitos atravessamentos que a discussão em torno do que é ser mulher quilombola abarca. Para além da pauta identitária, como protagonistas de suas próprias histórias, as autoras denunciam os muitos percalços enfrentados pela população quilombola - que existe (e resiste) em torno de quatro mil comunidades em quase toda a extensão do Brasil -, lamentavelmente pouco divulgados e discutidos na mídia e em nossos círculos sociais. Uma oportunidade privilegiada de estabelecermos diálogo com uma epistemologia e uma realidade social em geral pouco conhecida, com uma Outridade ainda invisibilizada. Um livro do Selo Sueli Carneiro, coordenado por Djamila Ribeiro.



Devir Quilomba


Devir Quilomba
DOWNLOAD
Author : Mariléa de Almeida
language : pt-BR
Publisher: Editora Elefante
Release Date : 2022-05-30

Devir Quilomba written by Mariléa de Almeida and has been published by Editora Elefante this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-05-30 with Social Science categories.


O olhar que Mariléa de Almeida lança sobre as mulheres quilombolas, suas biografias e seus projetos serve para descrever como o afeto é um elemento constituinte de seus espaços de vida, seus projetos coletivos, suas lutas políticas. Mariléa nos faz compreender que, sem ter em conta as relações de afeto, perdemos uma parte fundamental da experiência que sustenta as relações territoriais. Mas também é possível reivindicar aqui as reflexões da antropóloga Jeanne Favret-Saada sobre "ser afetado", para apreender como o trabalho de Mariléa, além de realizar uma história e um inventário das formas pelas quais o afeto produz espaços de vida nos quilombos, tem no próprio afeto um método, ou uma dimensão central da pesquisa. O modo como a autora se aproxima de suas interlocutoras, destacando as linhas que cruzam e aproximam suas experiências às delas, também acaba por constituir a própria pesquisa como um território de afetos. Narrando experiências de dezenas de mulheres quilombolas do estado do Rio de Janeiro, este livro é capaz de demonstrar, com sensibilidade, como a luta pode ganhar a forma do cuidado, como a resistência pode se manifestar na ternura, como o território é produzido, atualizado e mantido pela capacidade de criar espaços seguros, nos quais é possível uma reconciliação com as histórias, os corpos e os saberes violados. Pelos olhos, pelos ouvidos e pelas mãos de Mariléa de Almeida, o quilombo torna-se quilombola. — José Maurício Arruti, na orelha



Mulheres Quilombolas


Mulheres Quilombolas
DOWNLOAD
Author : Lúcia Mendonça Morato Andrade
language : es
Publisher:
Release Date : 2004

Mulheres Quilombolas written by Lúcia Mendonça Morato Andrade and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2004 with Minority women categories.




As Fazedoras De Saberes


As Fazedoras De Saberes
DOWNLOAD
Author : Giseli Dalla Nora
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2020-04-02

As Fazedoras De Saberes written by Giseli Dalla Nora and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-04-02 with Nature categories.


As fazedoras de saberes: Diálogos das Mulheres Quilombolas do Mutuca com a Educação Ambiental, Gênero e Justiça Climática foi concebida como oficinas pedagógicas em um diálogo entre o Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA), da Universidade Federal de Mato Grosso e a Associação da Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca (MT), Acorquirim. Mutuca é uma comunidade quilombola que fica localizada no município de Nossa Senhora do Livramento a 60 quilômetros de Cuiabá, capital de Mato Grosso, onde moram 130 famílias. Descendentes de pessoas que foram escravizadas, a comunidade se estabeleceu ali há mais de um século. No passado, viveram muitos episódios de perseguições, despejos, injustiças, violência por conta dos fazendeiros da região que não admitiam que a comunidade fosse a verdadeira dona da terra. A comunidade quilombola do Mutuca faz parte do Complexo do Quilombo Mata Cavalo, o qual tem sua população dividida em seis comunidades, com várias denominações utilizadas pelos moradores no processo de identificação das famílias: Comunidade Estiva (Ourinho); Comunidade Mata Cavalo de Baixo; Comunidade Mata Cavalo do Meio; Aguaçu (Passagenzinha); Comunidade Mutuca e Comunidade Mata Cavalo de Cima. Tudo o que foi visto e conhecido durante as oficinas serviu de base para os trabalhos finais, que se tornaram este material para a publicação acordada como produto final desse processo. Assim foram escolhidos quatro temas principais e trabalhados em quatro grupos: A Natureza do quilombo; Mulheres Históricas: Mulheres de luta, parteiras, benzedeiras, rezadeiras e festeiras; Calendário de festas: nossa forma de celebração; Comidas típicas, receitas e seus ingredientes. Assim tudo o que foi construído pelo grupo, tanto nos dias das oficinas, como no trabalho de campo que foi orientado por cada uma/um de nós do GPEA, transformou-se em um capítulo desta publicação. Assinamos todas juntas, pois entendemos que foi uma linda partilha, na qual cada uma escreveu sua parte.



Do Pil O Ao Batom


Do Pil O Ao Batom
DOWNLOAD
Author : Adelmir Fiabani
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2017

Do Pil O Ao Batom written by Adelmir Fiabani and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017 with Blacks categories.


As comunidades negras rurais brasileiras, também conhecidas como comunidades remanescentes de quilombos, conquistaram o direito à titulação das suas terras em 1988. A partir daquela data, o movimento, que era embrionário, cresceu e transformou-se no maior movimento étnico fundiário do Brasil. Ao mesmo tempo em que as comunidades começaram a se organizar, surgiram várias lideranças femininas na linha de frente do movimento. Importantes pesquisas foram realizadas pela academia relatando histórias de mulheres que se empenharam na luta pela terra e que sofreram preconceitos pelo fato de serem mulheres, negras e pobres. Muitas vezes, a própria comunidade não valorizou o trabalho dessas guerreiras. Do Pilão ao Batom: histórias de mulheres quilombolas é uma obra com forte simbologia para o povo negro, pois o pilão representou a subsistência no quilombo antigo e o batom resume a afirmação e autoestima da mulher negra, que ainda sofre pelo estigma da sua tez. Todas as qualidades encontradas em uma comunidade negra – solidariedade, trabalho coletivo, diversidade, respeito às diferenças, valorização do trabalho feminino – balizaram a construção deste livro. Quinze pesquisadores de oito estados brasileiros desvelaram diferentes histórias sobre mulheres quilombolas. Na forma de puxirão, uma bela colcha foi tecida com belíssimos retalhos de alegria, persistência, superações, afirmação feminina, amor ao próximo, enfrentamentos e empoderamento.



Trajet Ria Educacional De Mulheres Quilombolas No Quilombo Das Onze Negras Do Cabo De Santo Agostinho Pe


Trajet Ria Educacional De Mulheres Quilombolas No Quilombo Das Onze Negras Do Cabo De Santo Agostinho Pe
DOWNLOAD
Author :
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2013

Trajet Ria Educacional De Mulheres Quilombolas No Quilombo Das Onze Negras Do Cabo De Santo Agostinho Pe written by and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2013 with categories.




Luta Vida E Trabalho


Luta Vida E Trabalho
DOWNLOAD
Author : Karoline Santos Monteiro
language : pt-BR
Publisher: Novas Edicoes Academicas
Release Date : 2016-01-14

Luta Vida E Trabalho written by Karoline Santos Monteiro and has been published by Novas Edicoes Academicas this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2016-01-14 with categories.


Este trabalho teve como objetivo desvendar e/ou compreender a importancia das mulheres na reproducao social nas comunidades quilombolas em que vivem e a sua forma de participacao e insercao no processo ininterrupto de producao do espaco agrario paraibano localizado na regiao Nordeste do Brasil. Partimos da constatacao que a falta ou escassez de informacoes sobre a diferenca assimetrica entre os generos nas pesquisas em Geografia e um limite na compreensao dos processos e das relacoes sociais que se inscrevem e dao forma ao espaco agrario. Foi com essa preocupacao que nos lancamos a fazer uma pesquisa sobre as mulheres em dezessete comunidades quilombolas localizadas em tres mesorregioes paraibanas: a Zona da Mata Paraibana, o Agreste Paraibano e a Borborema. Nos propusemos a entender quem sao as mulheres quilombolas nessas regioes e qual e a sua relacao com a terra e os territorios que ocupam. Interessa-nos, portanto, com esta pesquisa contribuir para a compreensao do espaco agrario paraibano a partir de um sujeito que o produz e o protagoniza, porem, e omitido nas leituras geograficas."



Retratos Da Pandemia


Retratos Da Pandemia
DOWNLOAD
Author : Carolina K. I. Bellinger
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2021

Retratos Da Pandemia written by Carolina K. I. Bellinger and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021 with Black people categories.




As Fazedoras De Saberes


As Fazedoras De Saberes
DOWNLOAD
Author : Vários Autores
language : pt-BR
Publisher:
Release Date :

As Fazedoras De Saberes written by Vários Autores and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.


As fazedoras de saberes: Diálogos das Mulheres Quilombolas do Mutuca com a Educação Ambiental, Gênero e Justiça Climática foi concebida como oficinas pedagógicas em um diálogo entre o Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA), da Universidade Federal de Mato Grosso e a Associação da Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca (MT), Acorquirim. Mutuca é uma comunidade quilombola que fica localizada no município de Nossa Senhora do Livramento a 60 quilômetros de Cuiabá, capital de Mato Grosso, onde moram 130 famílias. Descendentes de pessoas que foram escravizadas, a comunidade se estabeleceu ali há mais de um século. No passado, viveram muitos episódios de perseguições, despejos, injustiças, violência por conta dos fazendeiros da região que não admitiam que a comunidade fosse a verdadeira dona da terra. A comunidade quilombola do Mutuca faz parte do Complexo do Quilombo Mata Cavalo, o qual tem sua população dividida em seis comunidades, com várias denominações utilizadas pelos moradores no processo de identificação das famílias: Comunidade Estiva (Ourinho); Comunidade Mata Cavalo de Baixo; Comunidade Mata Cavalo do Meio; Aguaçu (Passagenzinha); Comunidade Mutuca e Comunidade Mata Cavalo de Cima. Tudo o que foi visto e conhecido durante as oficinas serviu de base para os trabalhos finais, que se tornaram este material para a publicação acordada como produto final desse processo. Assim foram escolhidos quatro temas principais e trabalhados em quatro grupos: A Natureza do quilombo; Mulheres Históricas: Mulheres de luta, parteiras, benzedeiras, rezadeiras e festeiras; Calendário de festas: nossa forma de celebração; Comidas típicas, receitas e seus ingredientes. Assim tudo o que foi construído pelo grupo, tanto nos dias das oficinas, como no trabalho de campo que foi orientado por cada uma/um de nós do GPEA, transformou-se em um capítulo desta publicação. Assinamos todas juntas, pois entendemos que foi uma linda partilha, na qual cada uma escreveu sua parte.



Comunidades Quilombolas E O Direito Sa De


Comunidades Quilombolas E O Direito Sa De
DOWNLOAD
Author : Luzilena de Sousa Prudêncio Rohde
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2008

Comunidades Quilombolas E O Direito Sa De written by Luzilena de Sousa Prudêncio Rohde and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2008 with categories.


Esta pesquisa buscou analisar, à luz da Bioética, os discursos produzidos por mulheres quilombolas acerca do acesso à assistência pré-natal nos serviços de saúde como direito de cidadania. Saúde como direito, foco deste estudo, é parte integrante dessa pesquisa. A metodologia adotada caracterizou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e design descritivo exploratório. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com dezoito mulheres residentes em uma Comunidade Quilombola no Estado do Amapá. No processo analítico foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1997), que resultou em cinco categorias. Acesso ao pré-natal como governo de si, obrigação ou direito; Acesso à assistência pré-natal: caminhos percorridos, dificuldades enfrentadas, exclusão social ou utopia; Saberes culturais e modelo biomédico sob a ótica das mulheres quilombolas: as parteiras e o serviço de saúde; A função dos gestores sob a ótica das mulheres; Comunidades quilombolas e o direito à saúde. Através desse estudo percebe-se que há uma necessidade emergencial de uma ação abrangente e planejada, que permita reduzir ou até mesmo anular, os efeitos acumulados da omissão do direito à saúde ao povo brasileiro, em especial os Quilombolas, foco desse estudo.