[PDF] O Massacre Dos Libertos - eBooks Review

O Massacre Dos Libertos


O Massacre Dos Libertos
DOWNLOAD
READ

Download O Massacre Dos Libertos PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get O Massacre Dos Libertos book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



O Massacre Dos Libertos


O Massacre Dos Libertos
DOWNLOAD
READ
Author : Matheus Gato
language : pt-BR
Publisher: Editora Perspectiva S.A.
Release Date : 2020-05-08

O Massacre Dos Libertos written by Matheus Gato and has been published by Editora Perspectiva S.A. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-05-08 with History categories.


A História é sempre o resultado de uma escolha. Iluminam-se certos episódios, nublam-se outros, há sempre um presente para se sustentar com os fatos do passado. O futuro porém, está irremediavelmente associado ao passado, que precisa ser revisto e reexplorado para que caminhemos adiante. O Massacre dos Libertos recupera aos brasileiros a violência histórica do racismo e da escravidão no Brasil a partir de dois fatos seminais: a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República. E narra o massacre de negros que protestavam em São Luiz do Maranhão temendo que a República recém-constituída lhes retirasse a liberdade recém-conquistada. A partir desse epísódio, o texto traça um panorama das reações racistas que se formavam e se incorporavam às estratégias dos senhores brancos para perpetuar o preconceito e a marginalização da população branca pelo mito da "fraternidade racial". No dia 17 de novembro de 1889, a cidade de São Luís acordou agitada. Ninguém sabia o que pensar das últimas notícias, vindas do Rio de Janeiro, que informavam o fim do longo reinado da Monarquia brasileira. [...] Na manhã seguinte, apenas o jornal republicano O Globo havia noticiado o fato, por meio da publicação de um telegrama recebido pelo editor do periódico [...]. Não fazia muito tempo que a capital do Maranhão fora tomada por festas e cortejos de negros, populares, estudantes e políticos, em homenagem à abolição definitiva da escravatura – o 13 de Maio de 1888, que tinha alterado toda a estrutura econômica e social do Brasil. [...] Nessa conjuntura de desorganização institucional que teve lugar o chamado Massacre de 17 de Novembro. Uma multidão de pessoas, descritas como "libertos", "homens de cor", "cidadãos do 13 de Maio" e "ex-escravos" saiu às ruas numa grande passeata, em protesto contra as notícias da proclamação da República. Na visão dos manifestantes, o novo regime vinha para restaurar a escravidão no país.



Suplemento Pernambuco 186


Suplemento Pernambuco 186
DOWNLOAD
READ
Author : Cepe
language : pt-BR
Publisher: Cepe editora
Release Date : 2021-08-05

Suplemento Pernambuco 186 written by Cepe and has been published by Cepe editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-08-05 with Literary Collections categories.


Uma arqueologia das imagens presentes na poesia do chileno Roberto Bolaño (1953-2003), recém-lançada no Brasil; Em livro relançado, a professora Ana Flauzina (UFBA) efetua uma crítica criminológica ao racismo como pressuposto do sistema penal brasileiro; Trajetórias literárias do escritor Victor Heringer (1988-2018), cujas crônicas virarão livro em breve; Em entrevista, Matheus Gato (Unicamp) fala sobre sua pesquisa acerca do escritor Astolfo Marques e das relações entre literatura e sociologia; No último conto da série Botão Vermelho, Jeferson Tenório elabora a inteligência da cana-de-açúcar e de um homem que vive próximo a ela.



Longe Muito Longe


Longe Muito Longe
DOWNLOAD
READ
Author : Walter Fraga
language : pt-BR
Publisher: Editora Schwarcz - Companhia das Letras
Release Date : 2023-08-24

Longe Muito Longe written by Walter Fraga and has been published by Editora Schwarcz - Companhia das Letras this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-08-24 with History categories.


A extraordinária trajetória do capoeira baiano Manoel Benício dos Passos, representação encarnada do ativismo político negro e popular em um momento crucial da história do Brasil. Em 13 de maio de 1888, a esmagadora maioria da população negra não vivia mais sob o status legal de escrava; era livre ou liberta. Com a Lei Áurea, as elites jogavam a toalha diante de um processo irreversível, e que haviam feito de tudo para retardar. Restava decidir sobre o sistema político: monarquia ou república? Qual dos dois regimes serviria melhor à nação? A população negra liderava a política das ruas e conduziu um intenso debate sobre esta questão em suas esferas públicas alternativas. A capoeiragem era um desses espaços, e Manuel Benício dos Passos, capoeira e agitador político, seu intérprete e porta-voz. Ele se notabilizou por performances públicas nas quais lia e discutia o noticiário político da época. Seus discursos ganharam os jornais. Talentoso com a palavra, poderia ter se tornado um político, um advogado, um jornalista. Porém, tido por louco ou desordeiro, foi preso várias vezes. Morreu jovem, aos 36 anos. "Longe, muito longe" é uma expressão do líder abolicionista André Rebouças. Ela remete aos tempos áureos sonhados pela população negra naquele maio de 1888. Eram tempos que, de fato, pareciam estar muito longe, se é que chegariam. A vida de Manoel Benício dos Passos dá testemunho disso e sugere que aquela história segue perto, muito perto de nós.



A Escravid O Na Amaz Nia Quatro D Cadas De Depoimentos De Fugitivos E Libertos


A Escravid O Na Amaz Nia Quatro D Cadas De Depoimentos De Fugitivos E Libertos
DOWNLOAD
READ
Author : Ricardo Rezende Figueira
language : pt-BR
Publisher: Mauad Editora Ltda
Release Date : 2021-09-24

A Escravid O Na Amaz Nia Quatro D Cadas De Depoimentos De Fugitivos E Libertos written by Ricardo Rezende Figueira and has been published by Mauad Editora Ltda this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-09-24 with Social Science categories.


A obra expõe aos olhos atônitos do leitor relatos comovedores, descrições de violências psicológicas e físicas e assassinatos em diversas propriedades rurais que recebiam financiamento público através da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. Trata-se de um estudo sobre depoimentos de pessoas fugitivas ou resgatadas de fazendas e, ocasionalmente, de carvoarias, no Pará, colhidos por dedicados defensores de direitos humanos. Os autores ouviram alguns deles e trouxeram para o livro também suas impressões. A maioria dos depoimentos foi transcrita ipsis litteris. Os quarenta anos dos depoimentos refletem as mudanças nas políticas públicas, no tratamento do tema da escravidão pela sociedade civil e pelo Estado e apontam as políticas públicas que foram construídas. Refletem também as mudanças tecnológicas e o aparelho celular como um dos instrumentos de denúncia. Nas décadas de 1970 e 1980, a Comissão Pastoral da Terra era uma das raras instituições que bradavam contra o crime. A partir de meados da década de 1990, finalmente, houve aumento de sensibilidade para o problema em alguns setores da sociedade e, no início do século XXI, mudanças legislativas e, pelo executivo, a promulgação de planos nacionais de enfrentamento ao crime. Mas o problema persiste...



Dicion Rio Das Rela Es Tnico Raciais Contempor Neas


Dicion Rio Das Rela Es Tnico Raciais Contempor Neas
DOWNLOAD
READ
Author : Flávia M. Rios
language : pt-BR
Publisher: Editora Perspectiva S/A
Release Date : 2023-09-15

Dicion Rio Das Rela Es Tnico Raciais Contempor Neas written by Flávia M. Rios and has been published by Editora Perspectiva S/A this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-09-15 with Political Science categories.


Obra de referência, pioneira em realizar o intento de ter especialistas brasileiros e latino-americanos exclusivamente pertencentes aos grupos mais histórica e socialmente discriminados (negros, mulheres, indígenas, judeus) abordando a discriminação, os racismos e as relações étnicas em nosso país, por meio de 53 artigos que abrangem um amplo espectro de temas, de Afrocentricidade a Xenofobia, passando por movimento negro, feminismos, genocídio, cultura negra, islamofobia, perigo amarelo etc.



Direito Estado E Sociedade


Direito Estado E Sociedade
DOWNLOAD
READ
Author : Rafael Alem Mello Ferreira
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2023-03-28

Direito Estado E Sociedade written by Rafael Alem Mello Ferreira and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-03-28 with Law categories.


ORGANIZADORES Rafael Alem Mello Ferreira Marco Aurélio Nascimento Amado Rafhael Lima Ribeiro AUTORES DE CAPÍTULO Ana Beatriz de Jesus Castro Ana Lúcia Alves Breno de Oliveira Silva Bernardo Camila Sopko Cássia de Araújo Souza e Lourenço Denys Tavares de Freitas Diogo Reyes da Costa Silva Elizabeth Zanetti Erlânderson de Oliveira Teixeira Felipe Perito de Bem Francisco dos Santos Neto Gabriele Lopes de Mello Gislaine da Rosa Haidee de Caez Pedroso Rodrigues Helton Carlos Praia de Lima Higo da Silva Lima Iracema Silva de Jesus Itamar Moreira do Carmo Jonathan Berleze da Cruz Lucas Silveira de Araújo Luciana Santos de Souza Mardeli Maria da Mata Maria Alice Silveira Rocha Maria de Fátima de Carvalho Mayla Maifredo Picoli Niully Nayara Santana Campos Olga Myrla Tabaranã Silva Pedro Boyd Tavares Philippe Cunha Ferrari Priscila Sena Rocha Reidy Rolim de Moura Ricardo Raposo Xavier Leite Rogerio Ferreira de Araujo Thaís Lino dos Santos Uda Roberta Doederlein Schwartz ARTIGOS A ATUAÇÃO NORMATIVA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA NA PROMOÇÃO DA GESTÃO SUSTENTÁVEL NO ÂMBITO DO PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO A DEMOCRACIA E AS FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL A PROTEÇÃO DE DADOS COMO DIREITO FUNDAMENTAL NA CF/88 A PUBLICIDADE DOS ATOS DA GESTÃO PÚBLICA NO MUNDO VIRTUAL: DESAFIOS E SOLUÇÕES A SOROTERAPIA DO CAPITAL A PARTIR DO POSTULADO DE VITAL BRAZIL ASPECTOS RELATIVOS À SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E À SAÚDE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 CIDADÃO REPÓRTER? O EXERCÍCIO DA CIDADANIA POR MEIO DO JORNALISMO COLABORATIVO CIDADES: DA ACESSIBILIDADE À INCLUSÃO DEMOCRÁTICA COMPARAÇÃO DO VOTO DE TÍCIO, DO TEXTO DE NINO, COM O VOTO DO MINISTRO GILMAR MENDES SOBRE UNIÃO HOMOAFETIVA COOPERAÇÃO INTERAGÊNCIAS NA REPRESSÃO AO TRÁFICO DE DROGAS NA AMAZÔNIA OCIDENTAL: O CASO AEROPORTO INTERNACIONAL DE MANAUS CRISE DO CAPITAL E OS IMPACTOS DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA NA PRODUÇÃO DE CALÇADOS – REGIÃO DO VALE DOS SINOS (RS) DESMONTE DA POLÍTICA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÃO PAULO E DEMISSÕES DOS TRABALHADORES SOCIOEDUCATIVOS DINÂMICA DE OCUPAÇÃO URBANA, OFERTA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DA CAPITAL BAIANA GÊNERO, INVISIBILIDADE E DIFICULDADES DA MIGRAÇÃO FEMININA JUSTIÇA RESTAURATIVA E DIREITO À FRATERNIDADE: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA SUPERAR A LÓGICA RETRIBUTIVA? MINERAÇÃO EM TERRAS INDÍGENAS: FUNDAMENTOS, LIMITES, DESAFIOS DO PLURALISMO JURÍDICO E DA SUSTENTABILIDADE O DIREITO À IDENTIDADE AUTOPERCEBIDA DOS TRANSGÊNEROS NA AMÉRICA DO SUL À LUZ DO DIREITO COMPARADO O RACISMO COM ESTRATÉGIA DE CONTROLE SOCIAL OS PRINCÍPIOS DA JUSTIÇA, NA PERSPECTIVA DE JOHN RAWLS OS PUBLICISMOS DO SÉCULO XVIII E O JORNALISMO LIBERAL: REFLEXÕES SOBRE OS TEXTOS DE GABRIEL TARDE E NELSON TRAQUINA TENDÊNCIAS TEÓRICAS DO SERVIÇO SOCIAL: ESTUDO COM ASSISTENTES SOCIAIS QUE TRABALHAM NAS POLÍTICAS DE SEGURIDADE SOCIAL EM BELÉM/PA TEORIA DO DIREITO E ARTE CONTEMPORÂNEA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES



A Nova Aurora


A Nova Aurora
DOWNLOAD
READ
Author : Astolfo Marques
language : pt-BR
Publisher: Chão Editora
Release Date : 2023-04-28

A Nova Aurora written by Astolfo Marques and has been published by Chão Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-04-28 with History categories.


Em 17 de novembro de 1889, ocorreu no Maranhão, na cidade de São Luís, um grande protesto popular, majoritariamente de negros, contra o golpe militar que dois dias antes estabelecera a República no Brasil. Os manifestantes acreditavam que o objetivo era destituí-los dos direitos conquistados com a Abolição, cerca de um ano e meio antes, e reescravizar a gente de cor. Quando tentaram invadir e depredar um jornal republicano, uma tropa destacada para proteger o edifício realizou uma descarga de fuzil e, de acordo com números oficiais, matou quatro pessoas e deixou inúmeros feridos. O episódio é conhecido como o Massacre de 17 de Novembro e, junto com outros incidentes envolvendo violência e racismo — como a destruição do pelourinho de São Luís e as prisões e torturas que seguiram o protesto —, é descrito em A nova aurora, novela histórica publicada em 1913. Uma das imagens mais recorrentes acerca da instauração do regime republicano é a do povo bestializado, apático, sem tomar posição diante do golpe de Estado que encerrara o longo reinado de d. Pedro II. Que alternativas e limites políticos e culturais uma sociedade egressa da escravidão poderia oferecer para realizar as promessas de uma cidadania sem distinção de cor, linhagem e origem social? Astolfo Marques, um escritor negro que pensou o país a partir do velho norte agrário, lidou com esses impasses fazendo da escrita um espaço criativo em que alia pesquisa documental, relatos orais, ficção e lembranças pessoais, construindo, em A nova aurora, uma narrativa aberta a múltiplas vozes,que nos convida a questionar os muitos apagamentos de nossa memória republicana.



O Treze De Maio


O Treze De Maio
DOWNLOAD
READ
Author : Astolfo Marques
language : pt-BR
Publisher: Fósforo
Release Date : 2021-06-25

O Treze De Maio written by Astolfo Marques and has been published by Fósforo this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-06-25 with Fiction categories.


Originalmente publicados na imprensa maranhense no final do século 19 e início do 20, os textos de Raul Astolfo Marques são uma saborosa crônica literária de seu tempo, além de fonte histórica preciosa das dinâmicas sociais do pós-Abolição. Pela primeira vez reunidos em livro, esses textos apresentam ao público contemporâneo alguns dos principais temas abordados pelo autor, como a Abolição da escravidão, a proclamação da República e os costumes, hábitos e festejos da cultura popular brasileira. Organizada pelo professor da Unicamp e pesquisador do Cebrap Matheus Gato, a antologia do escritor maranhense oferece a oportunidade rara de cotejar o significado de importantes transformações da sociedade brasileira do ponto de vista de um intelectual negro situado na periferia do Brasil moderno. O livro conta com ensaio de apresentação de Matheus Gato e prefácio de Paulo Lins.



Puni O E Racismo Na Passagem Do Imp Rio Para A Rep Blica


Puni O E Racismo Na Passagem Do Imp Rio Para A Rep Blica
DOWNLOAD
READ
Author : Lucas Melo Borges de Souza
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2022-10-21

Puni O E Racismo Na Passagem Do Imp Rio Para A Rep Blica written by Lucas Melo Borges de Souza and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-10-21 with Law categories.


Em Punição e Racismo na passagem do Império para a República, são investigadas as condições históricas da estrutura(ção) do racismo na violência escravista e no aparato prisional entre o período imperial e o período republicano. Como um dos pressupostos teóricos é o fato de que o racismo é constituinte da formação social brasileira, uma análise da relação entre racismo e punição não pode deixar de questionar tal relação como uma expressão de uma formação punitiva que se organizou ao longo do tempo. No período estudado, o racismo se organizou como uma arquitetura configurada por e configuradora de uma representação e de uma socialização que expressaram uma forma de dominação, categorização e essencialização do negro por meio da punição e da repressão. Essa arquitetura se materializou regularmente nos corpos negros por meio de discursos, técnicas e afetos. E, ao mesmo tempo, os corpos, os discursos, as técnicas e os afetos moldados garantiram a reprodução da estrutura. Logo, estrutura e estruturação se mostraram como um par indissociável. Do ponto de vista histórico, isso significou que entre o período imperial e o período republicano ocorreram não só continuidades, mas também mudanças na trama do racismo com a punição. Tanto a violência escravista do Império quanto o aparato prisional da República, conquanto fizessem parte de conjunturas diversas, tiveram discursos, práticas e afetos configurados pelo e configuradores do racismo. Apesar de o aparato prisional republicano ser sustentado como uma conquista civilizatória e um regime punitivo oposto em relação à violência escravista, houve uma continuação do racismo. Para o tempo presente, a premência do trabalho reside na percepção de que não é possível pensar o sistema penal contemporâneo, com as suas violações sistemáticas a direitos e garantias fundamentais e a sua clientela marcada por um perfil de classe, cor e idade, sem também ter em conta uma vontade de atualidade e de atualização do suposto passado de racismo. A ação transformadora no Brasil deve ter em conta o peso do racismo, afinal, até hoje é uma estrutura de coesão social, à medida que nossa sociedade não deixou de se fundamentar na perpetuação da desigualdade sociorracial.



Entre Oligarquias As Origens Da Rep Blica Brasileira 1870 1920


Entre Oligarquias As Origens Da Rep Blica Brasileira 1870 1920
DOWNLOAD
READ
Author : Rodrigo Goyena Soares
language : pt-BR
Publisher: Editora FGV
Release Date : 2024-05-17

Entre Oligarquias As Origens Da Rep Blica Brasileira 1870 1920 written by Rodrigo Goyena Soares and has been published by Editora FGV this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-05-17 with History categories.


A crise da monarquia e da ordem escravista e a consequente estruturação da República são examinadas nesta obra em uma interpretação que entrelaça transformações econômicas, conflitos de classes, decisões e escolhas de governos, movimentos sociais e atuação de lideranças políticas, intelectuais e militares.