[PDF] O Processo Da Sociologia No Brasil - eBooks Review

O Processo Da Sociologia No Brasil


O Processo Da Sociologia No Brasil
DOWNLOAD

Download O Processo Da Sociologia No Brasil PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get O Processo Da Sociologia No Brasil book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



O Processo Da Sociologia No Brasil


O Processo Da Sociologia No Brasil
DOWNLOAD
Author : Alberto Guerreiro Ramos
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1953

O Processo Da Sociologia No Brasil written by Alberto Guerreiro Ramos and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1953 with Sociology categories.




A Sociologia Da Educa O No Brasil


A Sociologia Da Educa O No Brasil
DOWNLOAD
Author : Talita Cristine Rugeri
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2022-01-19

A Sociologia Da Educa O No Brasil written by Talita Cristine Rugeri and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-01-19 with Fiction categories.


Este livro é resultado de um estudo sobre a trajetória da sociologia da educação no Brasil a partir da produção acadêmica. A pesquisa realizada procurou analisar as raízes teóricas das temáticas estudadas em sociologia da educação desde a década de 1970 ao longo da trajetória histórica da sociologia brasileira, uma vez que ela chega ao Brasil pela educação básica. O estudo apontou que além dos clássicos Durkheim, Marx e Weber, diversos autores franceses, alemães, ingleses e estadunidenses analisaram a educação influenciando a sociologia da educação brasileira de forma teórica, epistemológica e metodológica. Talita Rugeri faz um levantamento dos temas estudados pelos pensadores estrangeiros e de como as suas teorias foram incorporadas nas pesquisas nacionais, traçando os principais sociólogos e sociólogas brasileiros por períodos e temas de pesquisa. A autora traz também que um fator determinante para a sociologia da educação no Brasil foi o processo de entradas e saídas da sociologia da educação básica e o seu retorno ao ensino médio em 2009, alterando assim as agendas de pesquisa e movimentando os debates sociológicos. Nesse sentido esta obra nos permite pensar a educação enquanto um campo da sociologia no Brasil, a partir da relação dos contextos históricos e da circulação de teorias e temáticas sociológicas em território nacional.



A Sociologia No Brasil


A Sociologia No Brasil
DOWNLOAD
Author : Florestan Fernandes
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1977

A Sociologia No Brasil written by Florestan Fernandes and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1977 with Brazil categories.




Mudan As Sociais No Brasil


Mudan As Sociais No Brasil
DOWNLOAD
Author : Florestan Fernandes
language : pt-BR
Publisher: Global Editora e Distribuidora Ltda
Release Date : 2015-09-04

Mudan As Sociais No Brasil written by Florestan Fernandes and has been published by Global Editora e Distribuidora Ltda this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-09-04 with Social Science categories.


Analista social ousado e comprometido com o descortinar das incongruências da formação histórica brasileira que obstaculizaram o desenvolvimento igualitário da sociedade, Florestan Fernandes examina em Mudanças Sociais no Brasil elementos constituintes da realidade brasileira por ele identificados no fim dos anos 1950, como o enorme descompasso econômico entre as diferentes regiões do país e a proeminência das prerrogativas particularistas nas relações de trabalho. Segundo o sociólogo, a primeira situação impediria o país de concretizar com eficácia o processo de integração nacional e a segunda, por seu turno, tomaria o lugar que deveria ser ocupado pelas necessidades vitais da sociedade como um todo, as quais regeriam a formação de comunidades socialmente mais justas. Florestan sugere no livro que o Estado deveria empenhar-se em construir um sistema educacional compromissado com a tarefa de preparar "o homem para a vida". Como se sabe, a crença do sociólogo no poder transformador da educação comprovaria-se também por meio de sua destacada atuação na Campanha em Defesa da Escola Pública, iniciada em finais da década de 1950, na qual Florestan posicionou o ensino público laico, gratuito e de qualidade como direito inabalável do cidadão brasileiro. Em Mudanças Sociais no Brasil, o sociólogo mensura com perspicácia os limites dos processos de redemocratização e de industrialização do país, sempre preocupado com a consolidação de mecanismos que permitissem os efetivos avanços sociais que ele tanto desejava. O mais significativo deles seria a passagem de uma ordem democrática "incipiente" para um novo estágio, no qual estaria "plenamente constituída".



Institucionaliza O Da Sociologia No Brasil


Institucionaliza O Da Sociologia No Brasil
DOWNLOAD
Author : Simone Meucci
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2011

Institucionaliza O Da Sociologia No Brasil written by Simone Meucci and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2011 with categories.


Este livro dedica-se à análise sociológica dos primeiros manuais didáticos de Sociologia produzidos no Brasil no período compreendido entre as décadas de 1920 e 1940. A partir do estudo destes livros escolares foi possível recompor parte do processo de consolidação do conhecimento sociológico no país; desde as condições institucionais favoráveis à introdução da Sociologia nas escolas e Universidades até os fundamentos intelectuais e políticos que favoreceram a circulação do conhecimento sociológico. O levantamentos destes livros possibilitou também a análise dos seus primeiros autores e as espectativas originais em relação à rotinização do conhecimento sociológico. Foi possível conhecer as teorias e temas que foram então considerados fundamentais na constituição da disciplina, bem como as representações da vida social em vigor. Este estudo ainda traz sugestões acerca dos nexos entre Direito, Sociologia e Educação neste período em que houve transformações no meio intelectual brasileiro.



Perspectivas Da Sociologia No Brasil


Perspectivas Da Sociologia No Brasil
DOWNLOAD
Author : Hilton Costa
language : pt-BR
Publisher: Máquina de Escrever
Release Date : 2020-09-17

Perspectivas Da Sociologia No Brasil written by Hilton Costa and has been published by Máquina de Escrever this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-09-17 with Political Science categories.


A Sociologia como disciplina científica possui uma história, uma trajetória, no Brasil, das primeiras incursões em fins do século XIX, passando pela sua introdução como área de conhecimento no ensino superior ainda na primeira metade do século XX, chegando à contemporaneidade com uma produção bastante bem sedimentada. Ao longo desse percurso existiram momentos mais favoráveis a Sociologia e períodos desfavoráveis, contudo a Sociologia se mantém. A Sociologia segue oferecendo várias possibilidades de pensar o Brasil, sua sociedade, contradições, aspirações e tradições. Os textos aqui reunidos, no primeiro volume da série Perspectivas da Sociologia Brasileira, apresentam reflexões sobre Francisco José de Oliveira Viana (1883-1951), Gilberto Freyre (1900-1987), Fernando Azevedo (1894-1974), Antonio Candido de Mello e Souza (1918-2017), Florestan Fernandes (1920-1995). Longe de cobrir a amplitude da produção da Sociologia Brasileira os autores trabalhados neste primeiro volume, todavia, são representativos de diferentes momentos, de diferentes posicionamentos no interior do campo sociológico. Ao se optar por tal caminho espera-se oferecer ao leitor, à leitora uma dimensão da pluralidade da produção sociológica brasileira, as múltiplas vertentes da Sociologia brasileira, sem nenhuma pretensão de esgotar o tema.



Processos E Escolhas


Processos E Escolhas
DOWNLOAD
Author : Elisa Pereira Reis
language : pt-BR
Publisher: Contra Capa Livraria
Release Date : 1998

Processos E Escolhas written by Elisa Pereira Reis and has been published by Contra Capa Livraria this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1998 with Social Science categories.


Discute questões candentes da sociedade brasileira, sob a perspectiva teórica e histórica, destacando a dinâmica interativa entre as opções concretas dos atores sociais e o constrangimentos estruturais que os circunscrevem. Discute, ainda, as bases sociais da democracia.



Os Sentidos Do Ensino De Sociologia No Brasil Nos Anos 1920 1940


Os Sentidos Do Ensino De Sociologia No Brasil Nos Anos 1920 1940
DOWNLOAD
Author : Vinicius Carvalho Lima
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2020-10-23

Os Sentidos Do Ensino De Sociologia No Brasil Nos Anos 1920 1940 written by Vinicius Carvalho Lima and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-10-23 with Social Science categories.


Os Sentidos do Ensino de Sociologia no Brasil nos anos 1920 -1940 investiga aspectos da institucionalização das Ciências Sociais no Brasil. Para tanto, pesquisamos a relação entre a produção e a sistematização do conhecimento sociológico no Brasil e os momentos de reconhecimento institucional da disciplina nos currículos escolar e acadêmico. Especificamente - com a intenção de capturar sentidos do Ensino de Sociologia entre as décadas de 1920-1940 - a pesquisa investiga e relaciona o debate em torno da presença da disciplina na escola básica e seu surgimento no espaço acadêmico. No período destacado, estabeleceu-se uma disputa em torno dos sentidos assumidos pela disciplina - conectados ora à escola, ora à universidade - para sistematização do conhecimento sociológico no Brasil. Buscamos os pontos de aproximação e de distanciamento entre tais sentidos e os porquês dessas movimentações. Em outras palavras, procuramos analisar como operam os processos de aceitação ou recusa da disciplinarização escolar e acadêmica da Sociologia, vistos a partir dos documentos curriculares oficiais, das reformas do ensino secundário e do debate em torno do retorno da disciplina ao currículo e como, de fato, tal processo se dá no período destacado. Identificamos - a partir do mapeamento dos espaços de produção e debate, portanto da circulação das ideias - como diferentes concepções de Sociologia e Educação acabaram por produzir diferentes sentidos em disputa sobre o ensino e a pesquisa em Sociologia - que analisamos em suas diferentes facetas.



Sociedade De Classes E Subdesenvolvimento


Sociedade De Classes E Subdesenvolvimento
DOWNLOAD
Author : Florestan Fernandes
language : pt-BR
Publisher: Global Editora e Distribuidora Ltda
Release Date : 2015-09-04

Sociedade De Classes E Subdesenvolvimento written by Florestan Fernandes and has been published by Global Editora e Distribuidora Ltda this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-09-04 with Social Science categories.


Estimular o crescimento econômico do Brasil e conjugá-lo com a resolução de seus imensos desajustes sociais são itens presentes na agenda política nacional há algumas décadas. Pode-se afirmar que este e outros dilemas que hoje ocupam posto central nos debates sobre o desenvolvimento da economia capitalista no Brasil foram brilhantemente enfrentados nos anos 1960 por Florestan Fernandes com a publicação de Sociedade de Classes e Subdesenvolvimento. No livro, Florestan aponta que os contornos funestos que adquiriram momentos importantes da história brasileira do século XIX, como o processo de independência política do país e a abolição da escravidão - e a consequente emergência do trabalho livre -,contribuíram para a constituição de grandes desalinhos na formação brasileira, visto que as mudanças jurídico-políticas não produziram as alterações socioeconômicas necessárias para a construção de uma ordem social competitiva. A inclusão da economia brasileira no mercado mundial vicejado pelo sistema capitalista é analisada pelo autor em suas diversas faces. De acordo com Florestan, a modernização que se configuraria para um país posicionado na periferia do processo civilizatório levaria à formação de uma sociedade de classes duplamente dependente, pois os rumos de sua economia encontravam-se umbilicalmente vinculados aos interesses e desígnios dos países ricos, bem como seu desenvolvimento sociocultural impossibilitado de se construir de forma autônoma. A reedição de Sociedade de classes e subdesenvolvimento é muito oportuna, tendo em vista que no momento atual a nação brasileira assiste às tentativas dos poderes públicos de estabelecerem dispositivos com o intuito de corrigir as desigualdades socioeconômicas criadas no âmbito do capitalismo brasileiro.



M Thod E S


M Thod E S
DOWNLOAD
Author : Jean-Bernard Ouédraogo
language : en
Publisher: BoD – Books on Demand
Release Date : 2021-08-09

M Thod E S written by Jean-Bernard Ouédraogo and has been published by BoD – Books on Demand this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-08-09 with Social Science categories.


The bilingual, French–English journal Méthod(e)s, founded in 2015, is an African initiative with the objective to enlarge the methodological debates on the Global South. The desire for a strong understanding of methodology is to situate it above academic trends, thereby placing it in line with a universal history of the sciences. Just as calling dominant paradigms into question leaves room for creative opportunities, so does the comparison of theoretical approaches and technical models of data collection. Questions related to methods are not purely technical or merely philosophical reflections. The examination of the method used in scientific investigations necessarily leads us to question the validity and consequences of research results. From this point of view, the journal Méthod(e)s is not a forum for simple discussions on the mechanics of research but a tool to question social interests influencing academic research and giving it a political function. It is also intended to lead to a more critical look at the creation of theories dealing with the status of individuals and societies in Africa and the Global South. Méthod(e)s aims to bring into question, connect, and compare the theoretical, technical, and political foundations of the social sciences as applied to human societies. Each contribution is followed by a summary in the respectively other language. In order to ensure a broad intellectual reach, the editors reserve the right to include articles written in other languages. All the abstracts of the papers are also available in Arabic, Chinese, and Spanish.