[PDF] O Sujeito Na Educa O E Sa De - eBooks Review

O Sujeito Na Educa O E Sa De


O Sujeito Na Educa O E Sa De
DOWNLOAD
Battery Reconditioning
Ford Manuals

Download O Sujeito Na Educa O E Sa De PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get O Sujeito Na Educa O E Sa De book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



O Sujeito Na Educa O E Sa De


O Sujeito Na Educa O E Sa De
DOWNLOAD
Battery Reconditioning
Ford Manuals
Author : Leda Virgínia Alves Moreno
language : pt-BR
Publisher: Edicoes Loyola
Release Date : 2007

O Sujeito Na Educa O E Sa De written by Leda Virgínia Alves Moreno and has been published by Edicoes Loyola this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2007 with Education categories.




Concep Es E Implica Es Da Aprendizagem No Campo Da Educa O Em Sa De


Concep Es E Implica Es Da Aprendizagem No Campo Da Educa O Em Sa De
DOWNLOAD
Battery Reconditioning
Ford Manuals
Author : Julio Cesar Bresolin Marinho
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2015

Concep Es E Implica Es Da Aprendizagem No Campo Da Educa O Em Sa De written by Julio Cesar Bresolin Marinho and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015 with categories.


O artigo busca compreender as concepções e as implicações da aprendizagem no campo da Educação em Saúde no contexto dos anos iniciais. Para tal, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa. Os dados foram interpretados pela Análise de Conteúdo, que nos permitiu a emergência de três categorias. Percebemos que, para uma aprendizagem significativa no campo da Educação em Saúde, é necessário que os professores partam do que é conhecido pelos alunos, possibilitem a tomada de consciência das ações em prol da saúde, para que o sujeito possa agir de forma autônoma. Se for desconsiderado o conhecimento prévio, e primar-se por uma aprendizagem sustentada pela criação de hábitos, o professor estará favorecendo a manifestação de um comportamento heterônomo.



Pesquisas Viv Ncias E Pr Ticas De Educa O Em Sa De Na Escola


Pesquisas Viv Ncias E Pr Ticas De Educa O Em Sa De Na Escola
DOWNLOAD
Battery Reconditioning
Ford Manuals
Author : Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva
language : pt-BR
Publisher: SciELO - Editora UFFS
Release Date : 2022-01-01

Pesquisas Viv Ncias E Pr Ticas De Educa O Em Sa De Na Escola written by Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva and has been published by SciELO - Editora UFFS this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-01-01 with Education categories.


Esta é uma obra que oportuniza o compartilhar de experiências, de reflexões e de investigações sobre a Saúde na Escola, reconhecendo a diversidade de saberes que circulam nesse espaço. Nas últimas décadas, a Educação em Saúde realizada na escola deixou de ser apenas um campo de práticas, passando a constituir-se como um campo de estudos e pesquisas, envolvendo diversas áreas do conhecimento. A Escola é um espaço privilegiado para trabalhar propostas educativas que visem a transformação das condições de vida e o exercício da cidadania dos sujeitos, numa perspectiva de promoção da saúde. A pesquisa em Educação em Saúde destaca-se no campo da Educação Científica, tendo em vista os vínculos da saúde com a área das Ciências Naturais. Esta obra, constituída de vinte e seis capítulos, busca dialogar com as diferentes perspectivas oriundas destes campo de pesquisa, estudos e prática. Trata-se do primeiro volume da Coleção Ensino de Ciências, organizada pelos pesquisadores Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos.



Educa O N O Escolar E Pr Tica Profissional Do Agente Comunit Rio De Sa De


Educa O N O Escolar E Pr Tica Profissional Do Agente Comunit Rio De Sa De
DOWNLOAD
Battery Reconditioning
Ford Manuals
Author : Elenir Salete Frozza Salvi
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2023-05-09

Educa O N O Escolar E Pr Tica Profissional Do Agente Comunit Rio De Sa De written by Elenir Salete Frozza Salvi and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-05-09 with Medical categories.


O livro Educação não escolar e prática profissional do Agente Comunitário de Saúde foi construído em um campo de tensões, dada a interface entre duas áreas do conhecimento: Enfermagem e Educação. No contexto da Atenção Básica, no Programa de Estratégia de Saúde da Família, o agente comunitário de saúde (ACS) é uma profissão exclusiva ao âmbito do Sistema Único de Saúde. A prática profissional do ACS é estruturalmente constituída por um elemento educativo, o qual se caracteriza por conter três tipos educativos, distintos e articulados: formal, não formal e informal. Esses tipos se materializam nos seguintes aspectos da prática do ACS: inserção na comunidade e trabalho em equipe, formação profissional e educação permanente. Essa obra propõe formular um conjunto de hipóteses: cada um dos três tipos educativos – formal, não formal e informal – é constituído de uma tensão paradigmática entre visões de mundo opostas e contraditórias; cada uma das quatro formas da educação não formal – integral, de adultos, popular, social – contém os três tipos educativos e um fundamento comum, o homem inacabado, da educação permanente e da educação ao longo da vida; a diferença entre cada uma das quatro formas educativas se estabelece em um campo de forças sociais, políticas e acadêmicas, entre interesses diferentes e mesmo contraditórios; a compreensão de características e de efeitos de distintos dispositivos educativos, em qualquer tipo e/ou forma educativa, para além da "etiqueta", supõe o exercício da problematização de políticas e de práticas educativas. A síntese exploratória apresentada da educação informal e das quatro formas de educação não formal evidencia uma tipologia do sujeito educador: o sujeito do senso comum (e também o artista popular, o líder comunitário etc.), da educação informal; o trabalhador voluntário, da educação integral; o profissional, da educação de adultos; o militante, da educação popular; o profissional a profissionalizar, da educação social. Os tipos e as formas educativas se entrecruzam e interagem em um campo comum e complexo: o campo da educação. Assim sendo, paradoxalmente, cada tipo e cada forma contém questões particulares e, ao mesmo tempo, cada um interroga o campo da educação.



Educacao Em Saude E Constituicao De Sujeitos Desafios Ao Cuidado No Programa Saude Da Familia


Educacao Em Saude E Constituicao De Sujeitos Desafios Ao Cuidado No Programa Saude Da Familia
DOWNLOAD
Battery Reconditioning
Ford Manuals
Author : Vania Sampaio Alves
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2004

Educacao Em Saude E Constituicao De Sujeitos Desafios Ao Cuidado No Programa Saude Da Familia written by Vania Sampaio Alves and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2004 with categories.


A educacao em saude envolve distintas concepcoes de educacao, de saude e de homem, segundo as quais dois modelos de pratica educativa sao delimitados: o hegemonico e o dialogico. O primeiro modelo visa a prevencao das doencas e agravos mediante o repasse de conteudos biomedicos para reducao de riscos individuais. O modelo dialogico tem como ponto de partida o individuo e sua realidade. Este e reconhecido sujeito da pratica educativa, cuja orientacao e o desenvolvimento de sua autonomia no cuidado com a propria saude. Este enfoque e propiciador de praticas educativas socioculturamente sensiveis. Em conformidade com o principio da integralidade, a educacao em saude constitui uma das atribuicoes basicas de todos os profissionais do Programa Saude da Familia (PSF). Espera-se que a pratica educativa seja desenvolvida na oportunidade dos contatos com os usuarios e a comunidade. O presente estudo teve como objetivo identificar e caracterizar a acao educativa em consultas medicas. Analisaram-se as transcricoes literais de 100 consultas: 50 com pacientes hipertensos e 50 com criancas menores de seis anos de idade, conduzidas, respectivamente, por dez medicos do PSF de tres municipios baianos. Os resultados apontam ser a atencao clinica no PSF orientada, predominantemente, pelo modelo biomedico. A centralidade conferida ao individuo, a doenca e a remissao dos sintomas constitui evidencia de uma concepcao de saude equivalente a ausencia de doenca. As narrativas dos pacientes e das familias sao inibidas pelo discurso medico, tornando a consulta impermeavel as dimensoes psicossocial e cultural do processo saude-doenca-cuidado. A narrativa medica e de conteudo imperativo: a definicao do projeto terapeutico e centralizada no profissional, sem negociacao com o paciente. A acao educativa se caracteriza como prescritiva e descontextualizada das condicoes concretas de vida dos pacientes. O modelo hegemonico de educacao em saude predomina, mas acoes orientadas para o desenvolvimento da autonomia dos pacientes, ainda que pontuais e relacionadas a idiossincrasias do profissional, tambem podem ser identificadas. Conclui-se que os medicos do PSF nao tem assimilado em sua pratica clinica a natureza integral que constitui eixo de reorientacao do modelo assistencial, o que remete a necessidade de capacitacao destes profissionais para o dialogo com a diversidade cultural.(AU).



Educa O Em Sa De


Educa O Em Sa De
DOWNLOAD
Battery Reconditioning
Ford Manuals
Author : Janaina Coser
language : pt-BR
Publisher: Editora CRV
Release Date : 2024-01-04

Educa O Em Sa De written by Janaina Coser and has been published by Editora CRV this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-01-04 with Education categories.


O objetivo desta obra é compartilhar conhecimentos sobre Educação em Saúde, bem como, demonstrar algumas ações educativas, que foram desenvolvidas no intuito de contribuir para os sujeitos e serviços de saúde, na perspectiva da integralidade do cuidado. Constam experiências desenvolvidas pelos mestrandos que cursaram as disciplinas de Educação em Saúde e Políticas Públicas em Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde – PPGAIS, ofertado em associação entre a Universidade de Cruz Alta – Unicruz, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Erechim e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. A partir da utilização de metodologia problematizadora, as disciplinas abordam a compreensão das políticas públicas como instrumento de garantia de acesso universal à saúde e o papel dos profissionais enquanto educadores nos diferentes níveis de atenção à saúde. Desta forma, reunimos neste livro, os resultados das atividades e tecnologias educacionais desenvolvidas pelos mestrandos das turmas 2022 e 2023, as quais retratam a formação diferenciada no percurso do PPGAIS, bem como a sensibilidade, o engajamento e o (re)conhecimento do mestrando enquanto profissional/educador em saúde.



O Profissional Da Saude E A Educacao Em Saude Representacoes De Uma Pratica


O Profissional Da Saude E A Educacao Em Saude Representacoes De Uma Pratica
DOWNLOAD
Battery Reconditioning
Ford Manuals
Author : Gilza Sandre Pereira
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1993

O Profissional Da Saude E A Educacao Em Saude Representacoes De Uma Pratica written by Gilza Sandre Pereira and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1993 with categories.


As praticas educativas em saude vem sendo realizadas no dia-a-dia dos servicos de saude, em especial na rede de atencao primaria. No entanto, percebemos haver pouca reflexao sobre tais praticas, seu alcance e sua propria dinamica enquanto um processo. Diante deste quadro, foi escolhido como recorte para estudo as representacoes que os profissionais de saude tem das praticas educativas em saude, tendo como objetivo evidenciar a concepcao de educacao privilegiada pelo grupo entrevistado, e tendo como hipotese que o discurso seria construido a partir de uma visao instrumental da educacao. A educacao, do ponto de vista instrumental, e concebida como um instrumento utilizado por um sujeito (educador) para intervir sobre outro sujeito (educando) visando a um fim determinado. Esta concepcao de educacao, no contexto atual da crise de paradigmas nas Ciencias Sociais, tende a ser desconstruida. Em uma nova abordagem conceitual, a educacao e considerada como a mediacao da relacao entre sujeitos, e entendida como algo que e inerante as relacoes sociais. Para este estudo, foram entrevistados 18 profissionais de saude que trabalham em Centros Municipais de Saude (CMS) no Rio de Janeiro, sendo 6 medicos, 6 enfermeiros e 6 nutricionistas. Foi escolhido um CMS em cada Area Programatica. Os discursos foram analisados a partir das seguintes categorias: educacao, educacao em saude, relacao interprofissional, relacao profissional-paciente, pratica profissional, pratica educativa, satisfacao, insatisfacao, trabalho, instituicao, respaldo institucional. As representacoes dos entrevistados sobre educacao em saude sao muito aproximadas entre si e conformam a hipotese inicial, ou seja, a concepcao de educacao, em geral, se coloca dentro de uma perspectiva de instrumentalidade. No entanto, em algumas entrevistas surgem conceituacoes mais complexas, que vao alem da visao instrumental. O ponto principal a ser destacado e que, apesar de o conceito de educacao que e verbalizado estar fundamentado na visao instrumental, a pratica efetiva desses profissionais abre espaco para a relacao humana, embora esta nao seja reconhecida enquanto um processo educativo. Este achado vem confirmar a pouca reflexao que os profissionais tem sobre a sua pratica cotidiana, gerando um distanciamento entre o concebido e o vivido. Podemos. dizer que, na pratica, os profissionais entrevistados reconstroem o conceito de educacao, pois e a acao humana, com seu carater iniciador, que consolida o rompimento de um quadro epistemico e a instalacao de novos paradigmas (AU).



Educa O E Sa De


Educa O E Sa De
DOWNLOAD
Battery Reconditioning
Ford Manuals
Author : Mariana Oliveira dos Santos
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2014

Educa O E Sa De written by Mariana Oliveira dos Santos and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2014 with Education categories.


O livro que apresentamos ao leitor é o resultado de uma série de pesquisas, discussões e debates que foram realizadas desde 2008 até os dias de hoje, envolvendo as áreas de saúde e educação para pacientes hipertensos, tendo como referência a Teoria da Subjetividade Histórico-Cultural. No primeiro capítulo abordamos o modelo biomédico, que até hoje ainda é hegemônico nos cuidados com a saúde, ao qual tecemos uma crítica sobre as limitações impostas por esse modelo na condição do tornar-se sujeito frente à patologia e como as assimetrias relacionais, médico-paciente, podem impactar a saúde-doença. No capítulo seguinte realizamos uma análise entre os dois principais modelos de educação em saúde: o tradicional e o dialógico, fazendo uma crítica e apontando algumas alternativas ao processo pedagógico na educação em saúde. No terceiro capítulo trazemos à discussão o aporte da complexidade e da subjetividade para dialogar com os processos de educação-saúde-doença, em que apontamos as principais categorias conceituais da subjetividade com o objetivo de apresentar um novo entendimento sobre os temas em questão. Dando continuidade à discussão, no capítulo que segue definimos conceitualmente as categorias saúde, doença e educação em saúde a partir da perspectiva histórico-cultural da subjetividade, em que delineamos uma nova via e novos modelos de inteligibilidade sobre como ocorrem as interligações e interrelações entre o sujeito e saúde, envolvendo os contexto social e individual em que acontecem essas relações. No próximo capítulo apresentamos a metodologia construtivo-interpretativa, de base qualitativa, que dialoga com o referencial teórico por nós adotado, que subsidia um estudo de caso realizado com uma pessoa hipertensa, em que se torna possível visualizar a relação das categorias conceituais da subjetividade histórico-cultural na pesquisa e a forma como são utilizadas na construção da informação. Finalizando, o que pretendemos com esse livro e com a utilização do escopo teórico da subjetividade com relação à educação em saúde é introduzir categorias que instiguem novas reflexões sobre a prática de ensino no campo da saúde, possibilitando uma remodelagem dos processos de ensino-aprendizagem desvinculada de propósitos finalísticos (meio-fim). Assim, torna-se viável a emergência de um sujeito ativo frente às exigências e dinâmicas subjetivas que cobram seu posicionamento no processo saúde-doença, e sua responsabilidade sobrepõe-se à da repetição mimética e acrítica do aprendido.



O Sujeito O Culto Da Educa O


O Sujeito O Culto Da Educa O
DOWNLOAD
Battery Reconditioning
Ford Manuals
Author : Fernando Antonio Abath Luna Cardoso Cananéa
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2013*

O Sujeito O Culto Da Educa O written by Fernando Antonio Abath Luna Cardoso Cananéa and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2013* with Education categories.




Educacao Em Saude No Quotidiano Do Ser Diabetico


Educacao Em Saude No Quotidiano Do Ser Diabetico
DOWNLOAD
Battery Reconditioning
Ford Manuals
Author : Licia Maria Oliveira Pinho
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2000

Educacao Em Saude No Quotidiano Do Ser Diabetico written by Licia Maria Oliveira Pinho and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2000 with categories.


O presente estudo teve, como objetivo, compreender o ser diabetico e o processo educativo para o sujeito que o vivencia. Caracteriza-se como estudo qualitativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva de Michel Maffesoli. A fonte de informacoes foi retirada a apartir dos relatos dos sujeitos que participam do programa de doencas cronico-degenerativas Diabetes ... (AU).