Pirassununga 1904


Pirassununga 1904
DOWNLOAD

Download Pirassununga 1904 PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Pirassununga 1904 book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Pirassununga


Pirassununga
DOWNLOAD

Author : Israel Foguel
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2018-12-20

Pirassununga written by Israel Foguel and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2018-12-20 with Religion categories.


Pirassununga possui, através de seus longos anos de existência, diversos livros que retratam a sua história. A primeira referência sobre Pirassununga, em forma de livro, aparece em 1884, em um “Almanach” escrito por José Peixoto. A partir daí, e tendo esta obra como ponto de partida, muitos outros autores agregaram a este almanaque as histórias que vieram se sucedendo. Assim sendo, diversas outras obras foram escritas e publicadas. Neste livro catalogamos cinquenta e três livros que falam diretamente da cidade de Pirassununga, desde o primeiro livro editado (em 1884) até o último (em 2018). Trata-se na realidade de um guia prático para as pessoas que desejam conhecer a história da cidade!



Pirassununga 1904


Pirassununga 1904
DOWNLOAD

Author : Israel Foguel
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2017-04-25

Pirassununga 1904 written by Israel Foguel and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-04-25 with Antiques & Collectibles categories.


Em nossas pesquisas pela história da cidade de Pirassununga, encontramos alguns almanaques, apontamentos e livros que falam sobre a cidade de Pirassununga. Em 1883 foi editado pela Editora Typographia do Rio Branco, de Pirassununga, o “Almanach de Pirassununga Para o Anno de 1884”, de autoria de José Peixoto da Motta Júnior. Este almanaque tinha 44 páginas. Em 1884 foi editado pelo próprio autor, o “Almanach de Pirassununga Para o Anno de 1885”, também de autoria de José Peixoto da Motta Júnior. Este almanaque tinha mais páginas, num total de 115. Em 1939, a Agência de Difusão e Publicidade Ltda, do Rio de Janeiro, lançou o livro “Pirassununga”, com 104 páginas. No ano de 1904, a Editora Typographia Minerva de Pirassununga lançou o livro “Apontamentos Sobre a Cidade de Pirassununga, de autoria de Xavier de Novaes, pseudônimo do Capitão Faustino Ferreira de Albuquerque. O livro continha 143 páginas, e era ilustrado com 34 “photo-gravuras”. Em 1o de setembro de 1904, a pedido do autor, a Câmara Municipal de Pirassununga aprovou um crédito de Rs.3:300$000 para a publicação deste livro que prestava informações sobre o município, sob os aspectos histórico, geográfico, comercial, agrícola, etc. Foi ilustrado com 34 fotografias da cidade, da cachoeira, de edifícios públicos, de políticos, etc. Na primeira parte, o autor faz um retrospecto da evolução político-administrativa e eclesiástica do lugar, que foi, nos primórdios, “Bairro Pirassununga”, da Vila de Moji-Mirim, “Capella do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga”, do Termo da Villa da Constituição (Piracicaba), ”Freguesia de Pirassununga”, do Termo de Limeira, “Villa de Pirassununga”, do Termo reunido com o de Belém do Descalvado e pertencente à Comarca de Araraquara e, finalmente, “Cidade de Pirassununga”, assim elevada pela lei n. 20, de 31 de março de 1.879, tendo sido criada a Comarca pelo decreto n. 64, de 30 de junho de 1.890. Na segunda parte, o autor apresenta a “Atualidade”, um quadro de Pirassununga de 1.904. Deste almanaque foram editados 1.000 exemplares. Foi impresso na Typographia Minerva - Pirassununga, que pertencia ao Capitão José Ferreira de Albuquerque, conhecido por “Juca Albuquerque”, que era irmão do autor, Cap. Faustino Ferreira de Albuquerque (que usava o pseudônimo de Xavier de Novaes). Mais como um documento para pesquisa escolar e histórica do ano de 1904 resolvemos colocar todos estes dados (em forma de Apontamentos - abandonando a forma clássica das sinopses estatísticas, sem maiores pretensões de rigidez técnica), neste livro intitulado “Pirassununga – 1904: Os Apontamentos”. Esperamos que este livro não durma na poeira das estantes, mas sim que seja acessível e de interesse a todos os meios culturais!



Pirassununga 1884 1885


Pirassununga 1884 1885
DOWNLOAD

Author : Israel Foguel
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2017-04-25

Pirassununga 1884 1885 written by Israel Foguel and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-04-25 with Antiques & Collectibles categories.


Em nossas pesquisas pela história da cidade de Pirassununga, encontramos alguns almanaques, apontamentos e livros que falam sobre a cidade de Pirassununga. Em 1883 foi editado pela Editora Typographia do Rio Branco, de Pirassununga, o “Almanach de Pirassununga Para o Anno de 1884”, de autoria de José Peixoto da Motta Júnior. Este almanaque tinha 44 páginas. Em 1884 foi editado pelo próprio autor, o “Almanach de Pirassununga Para o Anno de 1885”, também de autoria de José Peixoto da Motta Júnior. Este almanaque tinha mais páginas, num total de 115. No ano de 1904, a Editora Typographia Minerva de Pirassununga lançou o livro “Apontamentos Sobre a Cidade de Pirassununga (1823 a 1904), de autoria de Xavier Novaes, pseudônimo do Capitão Faustino Ferreira de Albuquerque. O livro continha 143 páginas, contendo 34 fotos. Em 1939, a Agência de Difusão e Publicidade Ltda, do Rio de Janeiro, lançou o livro “Pirassununga”, com 104 páginas. Mais como um documento para pesquisa escolar e histórica dos anos de 1884 e 1885 resolvemos colocar todos estes dados (em forma de Almanach - abandonando a forma clássica das sinopses estatísticas, sem maiores pretensões de rigidez técnica), neste primeiro volume, intitulado “Pirassununga – 1885/1885: O Almanach”. José Peixoto da Motta Júnior, natural do Rio de Janeiro era comerciante, filiado ao Partido Conservador e redator proprietário do jornal “Rio Branco”, que era editado em Pirassununga, bissemanalmente. Com auxílio da Câmara e de fazendeiros, em 1.884, organizou a 1ª. Exposição Regional do Café. Assim, neste ano de 1884 Pirassununga tinha cerca de 5 milhões de pés de café plantados e tal era a importância do café em nossa cidade que o cidadão José Peixoto da Motta Júnior, com auxílio da Câmara Municipal e dos fazendeiros locais, conseguiu organizar em Pirassununga a 1ª Exposição Regional de Café, e conseguiu editar o “Almanach de Pirassununga” com sucesso e louvor em ata da câmara. Esta exposição aconteceu no dia 2 de Novembro de 1884. Neste livro “Pirassununga 1884/1885: O Almanach” destacamos a cidade de Pirassununga e procuramos ilustrar com algumas fotos antigas de nossa cidade (fotos estas ausentes do Almanach de Motta Júnior). Os dados apresentados em 1884 e 1885 são praticamente os mesmos, assim sendo apresentamos a média dos dois almanaques. Esperamos que este livro não durma na poeira das estantes, mas sim que seja acessível e de interesse a todos os meios culturais!



Pirassununga 1939


Pirassununga 1939
DOWNLOAD

Author : Israel Foguel
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2017-04-25

Pirassununga 1939 written by Israel Foguel and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-04-25 with Antiques & Collectibles categories.


Em nossas pesquisas pela história da cidade de Pirassununga encontramos alguns almanaques, apontamentos e livros que falam sobre a cidade de Pirassununga. Em 1883 foi publicado pela Editora Typographia do Rio Branco, de Pirassununga, o “Almanach de Pirassununga Para o Ano de 1884”, de autoria de José Peixoto da Motta Júnior. Este almanaque tinha 44 páginas sobre a cidade de Pirassununga. Em 1884 foi editado pelo próprio autor, o “Almanach de Pirassununga Para o Ano de 1885”, também de autoria de José Peixoto da Motta Júnior. Este almanaque tinha mais páginas sobre a cidade de Pirassununga, num total de 48. No ano de 1904, a Editora Typographia Minerva de Pirassununga lançou o livro “Apontamentos Sobre a Cidade de Pirassununga (1823 a 1904), de autoria de Xavier Novaes, pseudônimo do Capitão Faustino Ferreira de Albuquerque. O livro continha 143 páginas, contendo 34 fotos. Em 1939, a Agência de Difusão e Publicidade Ltda, do Rio de Janeiro, lançou o livro “Pirassununga”, com 104 páginas. “Pirassununga” trata-se de uma publicação, coordenada e impressa por uma empresa do Rio de Janeiro, que editou algumas monografias de municípios do País. Na apresentação, a agência explica que todos os dados foram fornecidos pela Prefeitura local, sendo que ela colheu mais alguns elementos informativos nas fontes oficiais da Capital da República. Na época vigorava o Estado Novo, sendo Getúlio Vargas o Presidente da República, o Interventor estadual era Ademar de Barros e o prefeito de Pirassununga era o sr. Belarmino Del Nero, cujas fotos aparecem estampadas logo nas primeiras páginas. Como nessa ocasião era Ministro da Agricultura o Dr. Fernando Costa, que acreditavam ser natural de Pirassununga, lhe foi prestada uma homenagem, tendo sido lembrada a sua eficiente administração à frente da Prefeitura Municipal no período de 1.912 até 1.927, quando assumiu o cargo de Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo. Na sequência, a publicação debate a grafia e origem da palavra Pirassununga , trazendo uma carta do Dr. Antonio de Toledo Pisa, um parecer do Prof. Francisco Conceição e um estudo do Dr. Lafayette de Toledo. O fato curioso é que todos concordam que a grafia correta é “Piraçununga”, mas todo o livro cita a cidade como “Pirassununga”, inclusive no próprio título do livro. Em seguida é apresentada a estrutura do trabalho, focalizando, como Parte I: Geografia Física, Geografia Política e Geografia Econômica; Na Parte II: Indústria, Comércio, Pecuária e Piscicultura, e, na Parte III: Histórico. Mais como um documento para pesquisa escolar e histórica do ano de 1939, resolvemos colocar todos estes dados (em forma de monografia - abandonando a forma clássica das sinopses estatísticas, sem maiores pretensões de rigidez técnica), neste livro, intitulado “Pirassununga 1939: A Monografia”. Procuramos manter ao máximo a grafia e pontuação da época, embora tenhamos feito algumas correções necessárias para um melhor entendimento das informações que nos sãos passados. Que este livro não durma na poeira das estantes, mas sim que seja acessível e de interesse a todos os meios culturais!



Pirassununga 1954 O Relat Rio


Pirassununga 1954 O Relat Rio
DOWNLOAD

Author : Israel Foguel
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2019-10-12

Pirassununga 1954 O Relat Rio written by Israel Foguel and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2019-10-12 with Business & Economics categories.


Em nossas pesquisas pela história da cidade de Pirassununga encontramos alguns almanaques, apontamentos, relatórios e livros que falam sobre a cidade de Pirassununga. Em 1883 foi publicado pela Editora Typographia do Rio Branco, de Pirassununga, o “Almanach de Pirassununga Para o Ano de 1884”, de autoria de José Peixoto de Motta Júnior. Este almanaque tinha 44 páginas sobre a cidade de Pirassununga. Em 1884 foi editado pelo próprio autor, o “Almanach de Pirassununga Para o Ano de 1885”, também de autoria de José Peixoto de Motta Júnior. Este almanaque tinha mais páginas sobre a cidade de Pirassununga, num total de 48. No ano de 1904, a Editora Typographia Minerva de Pirassununga lançou o livro “Apontamentos Sobre a Cidade de Pirassununga (1823 a 1904), de autoria de Xavier Novaes, pseudônimo do Capitão Faustino Ferreira de Albuquerque. O livro continha 143 páginas, contendo 84 fotos. Em 1939, a Agência de Difusão e Publicidade Ltda, do Rio de Janeiro, lançou o livro “Pirassununga”, com 104 páginas. Trata-se de uma publicação, coordenada e impressa por uma empresa do Rio de Janeiro, que editou algumas monografias de municípios do País. Na apresentação, a agência explica que todos os dados foram fornecidos pela Prefeitura local, sendo que ela colheu mais alguns elementos informativos nas fontes oficiais da Capital da República. Neste ano de 2019, o servidor estadual professor Paulo Henrique Ferreira, trabalhando na coordenadoria da Delegacia de Ensino de Pirassununga teve acesso a documentos que sobraram de uma limpeza realizada na Delegacia de Ensino. Um destes documentos, refere-se a um relatório apresentado pelo então delegado de ensino de Pirassununga, prof. Clodomir Ferreira de Albuquerque encaminhado ao Diretor Geral Substituto do Departamento de Educação, prof. Carlos Corrêa Mascaro. Ao ter conhecimento deste fato, conversei com o professor Paulo Henrique e ele me emprestou para leitura este relatório. Mais como um documento para pesquisa escolar e histórica do ano de 1953, resolvi colocar todos estes dados neste quarto volume desta série “Pirassununga”, intitulado “Pirassununga – 1954: O Relatório”. Procurei manter ao máximo a grafia e pontuação da época, embora tenha feito algumas correções necessárias para um melhor entendimento das informações que nos sãos passadas. Que este livro não durma na poeira das estantes, mas sim que seja acessível e de interesse a todos os meios culturais!



Contribui O Hist Ria Natural E Geral De Pirassununga


Contribui O Hist Ria Natural E Geral De Pirassununga
DOWNLOAD

Author : Manuel Pereira Godoy
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1970

Contribui O Hist Ria Natural E Geral De Pirassununga written by Manuel Pereira Godoy and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1970 with Pirassununga (Brazil) categories.




Poder Legislativo E Executivo Municipal


Poder Legislativo E Executivo Municipal
DOWNLOAD

Author : Israel Foguel
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2015-07-10

Poder Legislativo E Executivo Municipal written by Israel Foguel and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-07-10 with Political Science categories.


A ideia de resgatar a história de nossa Câmara Municipal sempre esteve presente em nossas conversas com vereadores, munícipes e cidadãos de Pirassununga, principalmente entre aqueles que têm raízes ou que, por uma razão ou outra, aprenderam a amar a nossa cidade, valorizando a saga de nossos antepassados cujo esforço e participação foram decisivos para o crescimento de nosso município. Pesquisando a história de nossa cidade surgiu a ideia deste livro. A alma de uma cidade, de um país, é a sua história. E o que é a história senão sua trajetória, suas lutas, seus sofrimentos e suas conquistas. Este livro recupera a história, a alma, de nossa Câmara desde seu surgimento até os dias atuais. Ele surge para suprir uma lacuna existente em nossa cidade: a valorização de homens e mulheres que trabalharam para o desenvolvimento de nossa querida Pirassununga.



Revista Do Arquivo Municipal


Revista Do Arquivo Municipal
DOWNLOAD

Author : São Paulo (Brazil). Departamento de Cultura
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1952

Revista Do Arquivo Municipal written by São Paulo (Brazil). Departamento de Cultura and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1952 with Archives categories.




Pirassununga 1939


Pirassununga 1939
DOWNLOAD

Author : Israel Foguel
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2017-04-25

Pirassununga 1939 written by Israel Foguel and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-04-25 with Antiques & Collectibles categories.


Em nossas pesquisas pela história da cidade de Pirassununga encontramos alguns almanaques, apontamentos e livros que falam sobre a cidade de Pirassununga. Em 1883 foi publicado pela Editora Typographia do Rio Branco, de Pirassununga, o “Almanach de Pirassununga Para o Ano de 1884”, de autoria de José Peixoto da Motta Júnior. Este almanaque tinha 44 páginas sobre a cidade de Pirassununga. Em 1884 foi editado pelo próprio autor, o “Almanach de Pirassununga Para o Ano de 1885”, também de autoria de José Peixoto da Motta Júnior. Este almanaque tinha mais páginas sobre a cidade de Pirassununga, num total de 48. No ano de 1904, a Editora Typographia Minerva de Pirassununga lançou o livro “Apontamentos Sobre a Cidade de Pirassununga (1823 a 1904), de autoria de Xavier Novaes, pseudônimo do Capitão Faustino Ferreira de Albuquerque. O livro continha 143 páginas, contendo 34 fotos. Em 1939, a Agência de Difusão e Publicidade Ltda, do Rio de Janeiro, lançou o livro “Pirassununga”, com 104 páginas. “Pirassununga” trata-se de uma publicação, coordenada e impressa por uma empresa do Rio de Janeiro, que editou algumas monografias de municípios do País. Na apresentação, a agência explica que todos os dados foram fornecidos pela Prefeitura local, sendo que ela colheu mais alguns elementos informativos nas fontes oficiais da Capital da República. Na época vigorava o Estado Novo, sendo Getúlio Vargas o Presidente da República, o Interventor estadual era Ademar de Barros e o prefeito de Pirassununga era o sr. Belarmino Del Nero, cujas fotos aparecem estampadas logo nas primeiras páginas. Como nessa ocasião era Ministro da Agricultura o Dr. Fernando Costa, que acreditavam ser natural de Pirassununga, lhe foi prestada uma homenagem, tendo sido lembrada a sua eficiente administração à frente da Prefeitura Municipal no período de 1.912 até 1.927, quando assumiu o cargo de Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo. Na sequência, a publicação debate a grafia e origem da palavra Pirassununga , trazendo uma carta do Dr. Antonio de Toledo Pisa, um parecer do Prof. Francisco Conceição e um estudo do Dr. Lafayette de Toledo. O fato curioso é que todos concordam que a grafia correta é “Piraçununga”, mas todo o livro cita a cidade como “Pirassununga”, inclusive no próprio título do livro. Em seguida é apresentada a estrutura do trabalho, focalizando, como Parte I: Geografia Física, Geografia Política e Geografia Econômica; Na Parte II: Indústria, Comércio, Pecuária e Piscicultura, e, na Parte III: Histórico. Mais como um documento para pesquisa escolar e histórica do ano de 1939, resolvemos colocar todos estes dados (em forma de monografia - abandonando a forma clássica das sinopses estatísticas, sem maiores pretensões de rigidez técnica), neste livro, intitulado “Pirassununga 1939: A Monografia”. Procuramos manter ao máximo a grafia e pontuação da época, embora tenhamos feito algumas correções necessárias para um melhor entendimento das informações que nos sãos passados. Que este livro não durma na poeira das estantes, mas sim que seja acessível e de interesse a todos os meios culturais!



The Republic Of Brazil


The Republic Of Brazil
DOWNLOAD

Author : Erasmo Braga
language : en
Publisher:
Release Date : 1932

The Republic Of Brazil written by Erasmo Braga and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1932 with Brazil categories.