Pirassununga De Todos Os Tempos


Pirassununga De Todos Os Tempos
DOWNLOAD

Download Pirassununga De Todos Os Tempos PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Pirassununga De Todos Os Tempos book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Pirassununga De Todos Os Tempos


Pirassununga De Todos Os Tempos
DOWNLOAD

Author : Israel Foguel
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2023-04-06

Pirassununga De Todos Os Tempos written by Israel Foguel and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-04-06 with Antiques & Collectibles categories.


Em nossas pesquisas pela história da cidade de Pirassununga encontramos alguns almanaques, apontamentos, relatórios e livros que falam sobre a cidade de Pirassununga. Em 1883 foi publicado pela Editora Typographia do Rio Branco, de Pirassununga, o “Almanach de Pirassununga para o Ano de 1884”, de autoria de José Peixoto de Motta Júnior. Este almanaque tinha 44 páginas sobre a cidade de Pirassununga. Em 1884 foi editado pelo próprio autor, o “Almanach de Pirassununga para o Ano de 1885”, também de autoria de José Peixoto de Motta Júnior. Este almanaque tinha mais páginas sobre a cidade de Pirassununga, num total de 48. No ano de 1904, a Editora Typographia Minerva de Pirassununga lançou o livro “Apontamentos Sobre a Cidade de Pirassununga (1823 a 1904), de autoria de Xavier Novaes, pseudônimo do Capitão Faustino Ferreira de Albuquerque. O livro continha 143 páginas, contendo 84 fotos. Em 1939, a Agência de Difusão e Publicidade Ltda, do Rio de Janeiro, lançou o livro “Pirassununga”, com 104 páginas. Trata-se de uma publicação coordenada e impressa por uma empresa do Rio de Janeiro, que editou algumas monografias de municípios do País. Na apresentação, a agência explica que todos os dados foram fornecidos pela Prefeitura local, sendo que ela colheu mais alguns elementos informativos nas fontes oficiais da Capital da República. Em 1965 Pirassununga fez parte de uma publicação da série “Monografias Municipais” organizada pela Diretoria de Documentação e Divulgação do Conselho Nacional de Estatística. Em 1975 o prof. Manoel Pereira de Godoy publicou dois exemplares de suas pesquisas, “Contribuição à História Natural e Geral de Pirassununga” mas deixou de lançar as restantes por problemas particulares. A partir deste instante me comprometi em dar continuidade a história de nossa cidade. Durante mais de 40 anos pesquisei, estudei, comparei, e desta forma, trago agora aos nossos leitores, neste bicentenário de nossa querida Pirassununga, em cinco volumes, toda a pesquisa que fiz sobre os eventos ocorridos entre 1823 e 2023. É claro que muitos fatos estarão faltando nesta obra, mas creiam que não foi por negligência, mas sim por não ter tomado conhecimento da mesma. Quem sabe em um novo volume possamos completar esta obra. Nestes 200 anos de fundação da cidade apresentamos os cinco volumes da série “Pirassununga de Todos os Tempos” que estão assim distribuídos: Volume 1: Terra de meus amores, Volume 2: Região de sonhos e de alegria, Volume 3: Em cujo solo esplendem flores, Volume 4: Em cujo céu reina a poesia e Volume 5: Áureo recanto Brasileiro Que este livro não durma na poeira das estantes, mas sim que seja acessível e de interesse a todos os meios culturais! Este é o volume 5 intitulado “Áureo recanto brasileiro”.



Pirassununga 1954 O Relat Rio


Pirassununga 1954 O Relat Rio
DOWNLOAD

Author : Israel Foguel
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2019-10-12

Pirassununga 1954 O Relat Rio written by Israel Foguel and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2019-10-12 with Business & Economics categories.


Em nossas pesquisas pela história da cidade de Pirassununga encontramos alguns almanaques, apontamentos, relatórios e livros que falam sobre a cidade de Pirassununga. Em 1883 foi publicado pela Editora Typographia do Rio Branco, de Pirassununga, o “Almanach de Pirassununga Para o Ano de 1884”, de autoria de José Peixoto de Motta Júnior. Este almanaque tinha 44 páginas sobre a cidade de Pirassununga. Em 1884 foi editado pelo próprio autor, o “Almanach de Pirassununga Para o Ano de 1885”, também de autoria de José Peixoto de Motta Júnior. Este almanaque tinha mais páginas sobre a cidade de Pirassununga, num total de 48. No ano de 1904, a Editora Typographia Minerva de Pirassununga lançou o livro “Apontamentos Sobre a Cidade de Pirassununga (1823 a 1904), de autoria de Xavier Novaes, pseudônimo do Capitão Faustino Ferreira de Albuquerque. O livro continha 143 páginas, contendo 84 fotos. Em 1939, a Agência de Difusão e Publicidade Ltda, do Rio de Janeiro, lançou o livro “Pirassununga”, com 104 páginas. Trata-se de uma publicação, coordenada e impressa por uma empresa do Rio de Janeiro, que editou algumas monografias de municípios do País. Na apresentação, a agência explica que todos os dados foram fornecidos pela Prefeitura local, sendo que ela colheu mais alguns elementos informativos nas fontes oficiais da Capital da República. Neste ano de 2019, o servidor estadual professor Paulo Henrique Ferreira, trabalhando na coordenadoria da Delegacia de Ensino de Pirassununga teve acesso a documentos que sobraram de uma limpeza realizada na Delegacia de Ensino. Um destes documentos, refere-se a um relatório apresentado pelo então delegado de ensino de Pirassununga, prof. Clodomir Ferreira de Albuquerque encaminhado ao Diretor Geral Substituto do Departamento de Educação, prof. Carlos Corrêa Mascaro. Ao ter conhecimento deste fato, conversei com o professor Paulo Henrique e ele me emprestou para leitura este relatório. Mais como um documento para pesquisa escolar e histórica do ano de 1953, resolvi colocar todos estes dados neste quarto volume desta série “Pirassununga”, intitulado “Pirassununga – 1954: O Relatório”. Procurei manter ao máximo a grafia e pontuação da época, embora tenha feito algumas correções necessárias para um melhor entendimento das informações que nos sãos passadas. Que este livro não durma na poeira das estantes, mas sim que seja acessível e de interesse a todos os meios culturais!



Os Segredos Da Interpreta O


Os Segredos Da Interpreta O
DOWNLOAD

Author : Israel Foguel
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2015-06-08

Os Segredos Da Interpreta O written by Israel Foguel and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-06-08 with Art categories.


Dicas para o dia a dia de um ator Você vai descobrir que os segredos da interpretação não estão fora, mas dentro de você mesmo. Todas as pessoas têm os instrumentos necessários para ser ator: o corpo, a voz, a sensibilidade e a vocação. Porém, é necessário educar, capacitar, polir tudo isto. O sonho e a ilusão de ser ator ou atriz são fundamentais porque se converte num motor que nos impulsiona a triunfar. Mas temos que ser cuidadosos para não converter este desejo em uma necessidade incontrolável. O ator e a atriz são embaixadores da cultura.



Paciente 538384 Vencendo O Linfoma


Paciente 538384 Vencendo O Linfoma
DOWNLOAD

Author : Israel Foguel
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2015-06-16

Paciente 538384 Vencendo O Linfoma written by Israel Foguel and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-06-16 with Medical categories.


Em maio de 2013 surgiu no autor deste livro um cisto na axila esquerda. No final de março de 2014 descobriu que se tratava de um Linfoma Difuso Não-Hodgkin de Grandes Células B. Fez oito quimioterapias, quinze radioterapias e hoje está curado. Assim surgiu o livro “Paciente 538384: A Cura pela Fé”. Nele o autor expõe suas entranhas e sofrimentos, demoras, esperas, com naturalidade, como alguém que quer ser útil mesmo em sua trajetória sofrida. Vamos folheando as páginas e refletindo sobre nossa fragilidade... Tudo está bem... De repente, não mais que de repente, um nódulo, uma inflamação, uma dorzinha, uma queda, uma dor no peito, e mudamos nossas referências, voltamo-nos para nossa trajetória, vemos que andamos muito, mas que ainda há muito chão pela frente e que quase nada depende mais de nós. E nossa fé nos anima a continuar vivendo e nos desperta para a importância de nossos relacionamentos e encontros com os outros que também são frágeis e podem necessitar de nós em muitas ocasiões em que passamos correndo por eles.



Aplace Academia Pirassununguense De Letras Artes Ci Ncias E Educa O


Aplace Academia Pirassununguense De Letras Artes Ci Ncias E Educa O
DOWNLOAD

Author : Israel Foguel
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2017-07-04

Aplace Academia Pirassununguense De Letras Artes Ci Ncias E Educa O written by Israel Foguel and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-07-04 with Art categories.


No dia 17 de julho de 1976, uma plêiade de abnegados da arte se reuniram e criaram em Pirassununga a APLACE – Academia Pirassununguense de Letras, Artes, Ciências e Educação. Assinaram a primeira ata, os acadêmicos prof. Décio Grisi, prof. José Aparecido Caruso Neto e o dr. Salvador Humberto Grisi que se configuram como sócios fundadores da Academia. Na realidade a Academia surgiu de um diálogo institucionalizador bem à moda eletrônica na época: por telefone. E daí, um anteprojeto de Estatutos, um reencontro a dois, os primeiros debates e críticas, a inclusão e exclusão de temas, a seleção de nomes e, logo mais um colóquio a três, de seus fundadores: Décio Grisi, José Aparecido Caruso Neto e Salvador Humberto Grisi. A APLACE – Academia Pirassununguense de Letras, Artes, Ciências e Educação é a cristalização de um ideal antigo, tocado de magia e amor, o qual, durante várias décadas, aqueles jovens acalentaram no âmago de seus corações. E esse sonho persiste até os dias atuais. São cultores da literatura em geral, escritores, poetas, cientistas, educadores, artistas, publicitários, ensaístas, folcloristas, sociólogos, pesquisadores, juristas, arquitetos, jornalistas, cronistas, músicos, contistas, professores, doutores, enfim, gente culta que ao seu saber agregam valores morais de uma vida reta. Neste livro você conhecerá esta história e encontrará a biografia de todos os seus 106 membros (40 patronos, 46 membros já falecidos e os 20 acadêmicos titulares atuais.



A Nossa Pra A


A Nossa Pra A
DOWNLOAD

Author : Israel Foguel
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2020-10-08

A Nossa Pra A written by Israel Foguel and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-10-08 with Architecture categories.


As praças, ao longo dos tempos, levando-se em conta os diversos aspectos que as envolvem, como definição, funções, usos e concepções, sofreram significativas mudanças. Todavia, é consenso que, a despeito das transformações impostas pelo tempo, às praças ainda representam um espaço público de grande importância no cotidiano urbano. Assim sendo ao escrever este livro tivemos por objetivo a realização de uma revisão bibliográfica acerca da importância e das principais funções de uma praça pública na contemporaneidade. Tal conhecimento é primordial para a preservação e valorização desta área, que costumam ter importância vital para a dinâmica das cidades. Neste caso específico, escolhemos a praça que representa a própria história da cidade de Pirassununga, denominada inicialmente de Largo Municipal (atual Praça Conselheiro Antonio Prado). Uma praça pode ser definida, de maneira ampla, como qualquer espaço público urbano, livre de edificações que propicie convivência ou recreação para os seus usuários. O espaço urbano tido com precursor das praças foi a Ágora, na Grécia. No Brasil, a ideia de praça normalmente está associada à presença de ajardinamento, sendo os espaços conhecidos por largos correspondentes à ideia que se tem de praça em países como a Itália, a Espanha e Portugal. Neste sentido, um largo é considerado uma praça seca . Piazza é a palavra italiana para designar uma praça, um espaço aberto dentro de uma cidade, muitas vezes usado como um mercado, na Itália. Já coreto é uma cobertura, situada ao ar livre, em praças e jardins, para abrigar bandas musicais em concertos, festas natalinas e até mesmo romarias ou cultos. São construções situadas nas praças públicas. Inicialmente, eles eram um espaço de descentralização e democratização cultural. Surgiu com os ideais de igualdade da Revolução Francesa, quando a cultura saiu dos ambientes fechados e pode ser exposta nas áreas públicas. Os coretos foram palcos de manifestações políticas e testemunhas de transformações sociais. Em Pirassununga, os primeiros coretos eram de ferro. Apesar da falta de registros sobre suas origens, acredita-se que tenham sido fabricados na França ou no Reino Unido. Em 1915, surgiu o primeiro coreto de tijolos, que sobreviveu até o ano de 1939, quando foi inaugurado o coreto que ali se encontra até os dias atuais. Esta história, bem como monumentos, bancos, adereços e outros assuntos estarão sendo tratados neste livro.



Pirassununga 1939


Pirassununga 1939
DOWNLOAD

Author : Israel Foguel
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2017-04-25

Pirassununga 1939 written by Israel Foguel and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-04-25 with Antiques & Collectibles categories.


Em nossas pesquisas pela história da cidade de Pirassununga encontramos alguns almanaques, apontamentos e livros que falam sobre a cidade de Pirassununga. Em 1883 foi publicado pela Editora Typographia do Rio Branco, de Pirassununga, o “Almanach de Pirassununga Para o Ano de 1884”, de autoria de José Peixoto da Motta Júnior. Este almanaque tinha 44 páginas sobre a cidade de Pirassununga. Em 1884 foi editado pelo próprio autor, o “Almanach de Pirassununga Para o Ano de 1885”, também de autoria de José Peixoto da Motta Júnior. Este almanaque tinha mais páginas sobre a cidade de Pirassununga, num total de 48. No ano de 1904, a Editora Typographia Minerva de Pirassununga lançou o livro “Apontamentos Sobre a Cidade de Pirassununga (1823 a 1904), de autoria de Xavier Novaes, pseudônimo do Capitão Faustino Ferreira de Albuquerque. O livro continha 143 páginas, contendo 34 fotos. Em 1939, a Agência de Difusão e Publicidade Ltda, do Rio de Janeiro, lançou o livro “Pirassununga”, com 104 páginas. “Pirassununga” trata-se de uma publicação, coordenada e impressa por uma empresa do Rio de Janeiro, que editou algumas monografias de municípios do País. Na apresentação, a agência explica que todos os dados foram fornecidos pela Prefeitura local, sendo que ela colheu mais alguns elementos informativos nas fontes oficiais da Capital da República. Na época vigorava o Estado Novo, sendo Getúlio Vargas o Presidente da República, o Interventor estadual era Ademar de Barros e o prefeito de Pirassununga era o sr. Belarmino Del Nero, cujas fotos aparecem estampadas logo nas primeiras páginas. Como nessa ocasião era Ministro da Agricultura o Dr. Fernando Costa, que acreditavam ser natural de Pirassununga, lhe foi prestada uma homenagem, tendo sido lembrada a sua eficiente administração à frente da Prefeitura Municipal no período de 1.912 até 1.927, quando assumiu o cargo de Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo. Na sequência, a publicação debate a grafia e origem da palavra Pirassununga , trazendo uma carta do Dr. Antonio de Toledo Pisa, um parecer do Prof. Francisco Conceição e um estudo do Dr. Lafayette de Toledo. O fato curioso é que todos concordam que a grafia correta é “Piraçununga”, mas todo o livro cita a cidade como “Pirassununga”, inclusive no próprio título do livro. Em seguida é apresentada a estrutura do trabalho, focalizando, como Parte I: Geografia Física, Geografia Política e Geografia Econômica; Na Parte II: Indústria, Comércio, Pecuária e Piscicultura, e, na Parte III: Histórico. Mais como um documento para pesquisa escolar e histórica do ano de 1939, resolvemos colocar todos estes dados (em forma de monografia - abandonando a forma clássica das sinopses estatísticas, sem maiores pretensões de rigidez técnica), neste livro, intitulado “Pirassununga 1939: A Monografia”. Procuramos manter ao máximo a grafia e pontuação da época, embora tenhamos feito algumas correções necessárias para um melhor entendimento das informações que nos sãos passados. Que este livro não durma na poeira das estantes, mas sim que seja acessível e de interesse a todos os meios culturais!



Pirassununga 1904


Pirassununga 1904
DOWNLOAD

Author : Israel Foguel
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2017-04-25

Pirassununga 1904 written by Israel Foguel and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-04-25 with Antiques & Collectibles categories.


Em nossas pesquisas pela história da cidade de Pirassununga, encontramos alguns almanaques, apontamentos e livros que falam sobre a cidade de Pirassununga. Em 1883 foi editado pela Editora Typographia do Rio Branco, de Pirassununga, o “Almanach de Pirassununga Para o Anno de 1884”, de autoria de José Peixoto da Motta Júnior. Este almanaque tinha 44 páginas. Em 1884 foi editado pelo próprio autor, o “Almanach de Pirassununga Para o Anno de 1885”, também de autoria de José Peixoto da Motta Júnior. Este almanaque tinha mais páginas, num total de 115. Em 1939, a Agência de Difusão e Publicidade Ltda, do Rio de Janeiro, lançou o livro “Pirassununga”, com 104 páginas. No ano de 1904, a Editora Typographia Minerva de Pirassununga lançou o livro “Apontamentos Sobre a Cidade de Pirassununga, de autoria de Xavier de Novaes, pseudônimo do Capitão Faustino Ferreira de Albuquerque. O livro continha 143 páginas, e era ilustrado com 34 “photo-gravuras”. Em 1º de setembro de 1904, a pedido do autor, a Câmara Municipal de Pirassununga aprovou um crédito de Rs.3:300$000 para a publicação deste livro que prestava informações sobre o município, sob os aspectos histórico, geográfico, comercial, agrícola, etc. Foi ilustrado com 34 fotografias da cidade, da cachoeira, de edifícios públicos, de políticos, etc. Na primeira parte, o autor faz um retrospecto da evolução político-administrativa e eclesiástica do lugar, que foi, nos primórdios, “Bairro Pirassununga”, da Vila de Moji-Mirim, “Capella do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga”, do Termo da Villa da Constituição (Piracicaba), ”Freguesia de Pirassununga”, do Termo de Limeira, “Villa de Pirassununga”, do Termo reunido com o de Belém do Descalvado e pertencente à Comarca de Araraquara e, finalmente, “Cidade de Pirassununga”, assim elevada pela lei n. 20, de 31 de março de 1.879, tendo sido criada a Comarca pelo decreto n. 64, de 30 de junho de 1.890. Na segunda parte, o autor apresenta a “Atualidade”, um quadro de Pirassununga de 1.904. Deste almanaque foram editados 1.000 exemplares. Foi impresso na Typographia Minerva - Pirassununga, que pertencia ao Capitão José Ferreira de Albuquerque, conhecido por “Juca Albuquerque”, que era irmão do autor, Cap. Faustino Ferreira de Albuquerque (que usava o pseudônimo de Xavier de Novaes). Mais como um documento para pesquisa escolar e histórica do ano de 1904 resolvemos colocar todos estes dados (em forma de Apontamentos - abandonando a forma clássica das sinopses estatísticas, sem maiores pretensões de rigidez técnica), neste livro intitulado “Pirassununga – 1904: Os Apontamentos”. Esperamos que este livro não durma na poeira das estantes, mas sim que seja acessível e de interesse a todos os meios culturais!



Os 100 Maiores Brasileiros De Todos Os Tempos


Os 100 Maiores Brasileiros De Todos Os Tempos
DOWNLOAD

Author : Jéssica Diogo Da Silva
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2021-11-15

Os 100 Maiores Brasileiros De Todos Os Tempos written by Jéssica Diogo Da Silva and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-11-15 with Biography & Autobiography categories.


OS 100 MAIORES BRASILEIROS FOI UM PROGRAMA DO SBT QUE, COM AJUDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ESCOLHEU AS MAIORES PERSONALIDADES DO BRASIL EM MEADOS DE 2011 A 2012; O EBOOK CONTA A HISTÓRIA DOS 100 BRASILEIROS ESCOLHIDOS, DO CENTÉSIMO AO PRIMEIRO.



Pra As Coretos


Pra As Coretos
DOWNLOAD

Author : Israel Foguel
language : pt-BR
Publisher: Clube de Autores
Release Date : 2017-11-22

Pra As Coretos written by Israel Foguel and has been published by Clube de Autores this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-11-22 with Antiques & Collectibles categories.


As praças, ao longo dos tempos, levando-se em conta os diversos aspectos que as envolvem, como definição, funções, usos e concepções, sofreram significativas mudanças. Todavia, é consenso que, a despeito das transformações impostas pelo tempo, às praças ainda representam um espaço público de grande importância no cotidiano urbano (DE ANGELIS et al., 2005). Assim sendo ao escrever este livro tivemos por objetivo a realização de uma revisão bibliográfica acerca da importância e das principais funções das praças públicas na contemporaneidade. Tal conhecimento é primordial para a preservação e valorização destas áreas, que costumam ter importância vital para a dinâmica das cidades. Neste caso específico, escolhemos duas praças que representam a própria história da cidade de Pirassununga, denominadas inicialmente de Largo da Matriz (atual Praça Ruy Barbosa) e Largo Municipal (atual Praça Conselheiro Antonio Prado). Também apresentamos o histórico de diversas outras praças para conhecimento e preservação da comunidade pirassununguense. Os coretos existentes em nossas duas principais praças também foram estudo de nosso trabalho. A praça era muito mais um espaço de abastecimento, para abrigar um chafariz, uma fonte de água. No final do século XIX, começamos a ter praças com paisagismo mais desenvolvido. E esse movimento embalou no final do século e no começo do século XX onde se passou a instalar elementos decorativos e de união nas praças, como os coretos. Mas, ao longo do tempo, além de se afastarem das praças, as pessoas se afastaram dos coretos. Surgiram outras formas de distração. As praças atuais já não constroem seus coretos. Apenas os tradicionais que já existiam são mantidos, às vezes, com muita luta. Os coretos eram associados a “cidade do interior” e, por isso, os mesmos se localizavam em praças ao redor das igrejas. Em Pirassununga, os primeiros coretos eram de ferro. Apesar da falta de registros sobre suas origens, acredita-se que tenham sido fabricados na França ou no Reino Unido. Em 1915, surgiu o primeiro coreto de madeira, que sobreviveu até o ano de 1939, quando foi inaugurado o coreto que ali se encontra até os dias atuais. O coreto é nosso patrimônio afetivo do interior. E o coreto continua embalando os pirassununguense. A Corporação Municipal tem feito apresentações nesses palcos públicos, com repertório que vai de polcas e maxixes a chorinho, bossa nova e jazz, desde sua fundação, em 1902. Leia, pesquise e engaje nesta luta pela preservação e manutenção de nossos monumentos e patrimônios históricos!