[PDF] Sexualidade Na Escola - eBooks Review

Sexualidade Na Escola


Sexualidade Na Escola
DOWNLOAD
READ

Download Sexualidade Na Escola PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Sexualidade Na Escola book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page



Sexualidade Na Escola


Sexualidade Na Escola
DOWNLOAD
READ
Author : Julio Groppo Aquino
language : pt-BR
Publisher: Grupo Editorial Summus
Release Date : 1997

Sexualidade Na Escola written by Julio Groppo Aquino and has been published by Grupo Editorial Summus this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1997 with Education categories.


A sexualidade humana é um dos temas mais difíceis e mais recusados no universo prático do educador. Neste livro, o tema é desdobrado de diversas maneiras por teóricos de diferentes áreas e orientações. Trata-se de um livro sobre as múltiplas possibilidades de tangenciamento teórico e prático das manifestações da sexualidade no cotidiano escolar, ultrapassando os limites dos conhecidos guias de orientação sexual.



Educa O Sexual Na Sala De Aula


Educa O Sexual Na Sala De Aula
DOWNLOAD
READ
Author : Jimena Furlani
language : pt-BR
Publisher: Autêntica
Release Date : 2017-03-06

Educa O Sexual Na Sala De Aula written by Jimena Furlani and has been published by Autêntica this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-03-06 with Education categories.


Neste livro é apresentado um modo pelo qual a Educação Sexual pode ser tratada na Escola, para crianças e jovens, em distintos níveis de escolarização – na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. Este livro apresenta princípios políticos voltados a uma educação de respeito às diferenças e de positivação das muitas identidades assumidas, hoje, pelos sujeitos sociais, decorrentes de sua sexualidade, seu gênero, de sua inserção étnico-racial, de sua aparência física, etc. O sucesso da Educação Sexual voltada às/aos adolescentes, sobretudo naquilo que muitas/os desejam tão enfaticamente – um comportamento sexual seguro e preventivo em relação à gravidez indesejada e/ou às DST/HIV e aids –, começa por reflexões e ações no âmbito da infância. As contribuições reflexivas dos textos apontam para uma Educação Sexual comprometida com a problematização social e com a permanente crítica das práticas educativas. Esperamos que este trabalho, além de original, possa ser útil, suscite muitas inquietações e motive a ação escolar para os temas propostos.



As Diretrizes Curriculares E A Abordagem Da Sexualidade Na Escola A Gravidez Na Adolesc Ncia E Os Seus Desafios


As Diretrizes Curriculares E A Abordagem Da Sexualidade Na Escola A Gravidez Na Adolesc Ncia E Os Seus Desafios
DOWNLOAD
READ
Author : Monique Eleres do Nascimento
language : pt-BR
Publisher: AYA Editora
Release Date : 2022-01-07

As Diretrizes Curriculares E A Abordagem Da Sexualidade Na Escola A Gravidez Na Adolesc Ncia E Os Seus Desafios written by Monique Eleres do Nascimento and has been published by AYA Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-01-07 with Education categories.


A educação brasileira ao longo dos anos vem sofrendo diversos ataques sejam eles ideológicos ou financeiros, mas nós educadores que temos como verbo o “Esperançar” ousamos acreditar que por meio da educação nos libertamos, para então libertar nossos educandos, pois nas palavras do mestre Paulo Freire, os homens se libertarão em comunhão”. Seguindo nessa comunhão de libertação desafiamos nossos limites, assumimos a necessidade das aprendizagens coletivas, nos espaços formais de ensino. Confiantes nesse propósito, apresentamos a obra “As Diretrizes Curriculares e a abordagem da sexualidade na escola: a gravidez na adolescência e os seus desafios”, escrito por Monique Eleres do Nascimento e Silvana Barbosa Pinto, situando o tema transversal Sexualidade, como intrínseco e essencial aos programas de ensino, na educação básica brasileira, traçando um panorama geral da situação das adolescentes grávidas no Brasil. As autoras apontam que a abordagem e discussões sobre a sexualidade nas escolas notadamente contribuirá no desenvolvimento de ações formativas para adolescentes e jovens, que iniciam sua vida sexual de modo precoce, ainda essa mesma propositura acolheria as jovens mães, para que pudessem concluir a formação escolar. Dialogando sobre a temática as autoras evidenciam que a gravidez na adolescência se configura na atualidade como um dos principais motivos da evasão escolar entre as meninas, condição que pode ser determinante para a vida de muitas adolescentes de classe economicamente desfavorecida. O tema é de grande relevância, por isso a revisão bibliográfica nos leva a refletir sobre o trabalho curricular e pedagógico referente a temática em questão, através da investigação das diretrizes curriculares da educação, os programas e projetos que tratam a respeito da adolescência, bem como a abordagem da sexualidade na escola.



A Conversa Sobre Sexualidade Do Adolescente Na Escola


A Conversa Sobre Sexualidade Do Adolescente Na Escola
DOWNLOAD
READ
Author : Marcos Ribeiro
language : pt-BR
Publisher: Wak
Release Date : 2022-07-26

A Conversa Sobre Sexualidade Do Adolescente Na Escola written by Marcos Ribeiro and has been published by Wak this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2022-07-26 with Psychology categories.


A proposta desta obra é trazer o conhecimento da sexualidade do(a) adolescente e o trabalho que pode ser realizado na escola por meio da interdisciplinaridade, em uma conversa que contemple a equidade de gênero, os direitos humanos e a formação do cidadão e da cidadã, lembrando que a educação é a forma mais segura da realização do trabalho pautado na ciência, no respeito ao outro e no combate a todo tipo de preconceito e discriminação. A Conversa sobre Sexualidade do Adolescente na Escola traz a matriz do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH (2003), revisado em 2006, em que ressalta a conversa sobre sexualidade na escola em uma perspectiva de direitos e se alinha à Convenção sobre os Direitos das Crianças (1989). Essa objetiva a proteção de crianças e adolescentes de todo o mundo, aprovada pela ONU e seus países-membros em que o Brasil é signatário, cooperando, assim, para a realização do trabalho de educação sexual na escola, onde este livro pode contribuir muito positivamente.



Sexualidade Na Escola A Voz Do Sil Ncio


Sexualidade Na Escola A Voz Do Sil Ncio
DOWNLOAD
READ
Author : Agilcelia Carvalho dos Santos
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2018-09-10

Sexualidade Na Escola A Voz Do Sil Ncio written by Agilcelia Carvalho dos Santos and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2018-09-10 with Education categories.


Se ao longo da história a homossexualidade foi tida como pecado, crime ou doença, e hoje é vista pelas ciências como uma orientação sexual como qualquer outra, como se justifica o silêncio imposto pelas escolas, agência do conhecimento por excelência? Será que essa escola tem consciência do seu papel social quanto à superação do preconceito e da discriminação resultantes de séculos de tabus e desinformação? Infelizmente, o ensino (em algumas escolas) ainda é pautado em uma "pedagogia do insulto" e na heteronormatividade em que as diversidades de práticas sexuais são tidas como anormais e hierarquicamente inferiores e, por causa disso, as pessoas que se comportam diferentemente das normas estabelecidas continuam sofrendo preconceitos, que contribuem para a evasão, o fracasso escolar, o alto índice de suicídio e relações sociais cheias de ódio e intolerância. Nesta obra, podemos atestar que a escola pode sim mudar esse cenário e auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, na qual as pessoas possam ser dignas simplesmente pelo fato de serem humanas.



Produ O De Discursos Sobre Sexualidade Na Escola


Produ O De Discursos Sobre Sexualidade Na Escola
DOWNLOAD
READ
Author : Virgínia Cavalcante Pinto
language : pt-BR
Publisher: Editora Appris
Release Date : 2023-06-13

Produ O De Discursos Sobre Sexualidade Na Escola written by Virgínia Cavalcante Pinto and has been published by Editora Appris this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-06-13 with Education categories.


Neste livro, a autora busca problematizar os discursos de alunos(as), mães e professores(as) do ensino médio, acerca do tratamento dado às questões de sexualidade na escola. Tal problematização se dá a partir de produções pós-estruturalistas e, sobretudo, as teorizações do filósofo francês Michel Foucault. Para esse filósofo, a sexualidade é um "dispositivo histórico", ou seja, constitui-se no movimento da história, sendo uma invenção social de um determinado tempo. Sua constituição ocorre a partir das construções no campo discursivo sobre o sexo que abarca os saberes sobre ele, bem como sua normatização e regulação social por meio das produções de verdade. Apresenta uma possibilidade de diálogo sobre o tema, a partir da contribuição de mães, alunos(as) e docentes, mediante a realização de grupos focais de discussão. Trata-se de uma produção que convida profissionais com atuação no contexto escolar, principalmente, professores, gestores e psicólogos a refletirem acerca do modo como os discursos sobre sexualidade são produzidos na escola e atravessam seus integrantes, especialmente, alunos(as) e professores(as), imprimindo formas de se posicionar no mundo, sobretudo, heteronormativas. Assuntos como relações de gênero, religião, currículo escolar e formação de professores integram esta rica discussão que nos faz ampliar o olhar para as singularidades do outro, expandindo as possibilidades de interação com o tema.



A Conversa Sobre Sexualidade Na Escola


A Conversa Sobre Sexualidade Na Escola
DOWNLOAD
READ
Author : Marcos Ribeiro
language : pt-BR
Publisher: Wak
Release Date : 2021-09-02

A Conversa Sobre Sexualidade Na Escola written by Marcos Ribeiro and has been published by Wak this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-09-02 with Psychology categories.


O trabalho de Educação em Sexualidade coopera muito significativamente para o desenvolvimento físico, psicológico, social e cognitivo de crianças e adolescentes e para a implementação de políticas públicas que garanta os direitos de cidadãos e cidadãs. A escola tem um papel importante a cumprir e não há como adiar essa conversa que faz parte da formação educacional dos(as) alunos(as). A sexualidade na criança e no adolescente está presente desde sempre e se expressa de formas e linguagens diferentes, de acordo com a faixa etária. E é desta forma, com um planejamento segmentado por série e idade, que o trabalho deve ser realizado, como você vai encontrar neste livro.



Projetos Escolares Educa O Infantil


Projetos Escolares Educa O Infantil
DOWNLOAD
READ
Author : Projetos Escolares
language : pt-BR
Publisher: On Line Editora
Release Date :

Projetos Escolares Educa O Infantil written by Projetos Escolares and has been published by On Line Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with Education categories.


Falar de sexualidade na escola sempre traz à tona muita polêmica. Ainda mais quando o assunto é abordado já na Educação Infantil. Porém, não há dúvidas de que é importante, sim, falar de sexo e sexualidade em sala de aula – o cuidado deve estar na abordagem, no critério de seleção dos assuntos de acordo com a faixa etária, na maneira como os educadores responderão as dúvidas que com certeza irão surgir. Devemos entender que ter orientação sexual na escola, nas turmas de Educação Infantil, não significa falar de métodos contraceptivos ou gravidez na adolescência – isso deve fazer parte do currículo escolar, sim, mas bem mais tarde. Abordar sexualidade com os pequenos significa, então, ensiná-los a conhecer melhor o próprio corpo e a respeitá-lo. Isso faz parte da formação da identidade das crianças e ajuda-as a crescer mais conscientes dos limites do próprio corpo e do corpo do outro. Porém, é muito importante que tudo isso seja feito de maneira delicada, pensada e planejada. Para auxiliá-lo nesta importante tarefa, a Projetos Escolares Educação Infantil traz, nesta edição, um projeto especial sobre sexualidade, com sugestões de atividades lúdicas para abordar o tema em sala de aula. Além disso, você confere, a partir da página 31, uma entrevista exclusiva sobre o Proerd, Programa Educacional de Combate às Drogas e à Violência da Polícia Militar. Inspire-se nessa experiência e não se esqueça de nos contar os resultados!



Educa O E Sa De Na Escola


Educa O E Sa De Na Escola
DOWNLOAD
READ
Author : Edeilson Vicente Ferreira
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2021-03-29

Educa O E Sa De Na Escola written by Edeilson Vicente Ferreira and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-03-29 with Education categories.


A discussão contemporânea a respeito da sexualidade na escola tem sido exercida, em particular, por dois pontos de vista: uma visão higienista, que reduz o corpo aos conceitos de assepsia, controle e prevenção, incumbindo essa função ao professor de Ciências ou Biologia, enquanto os educadores das demais áreas do conhecimento esquivam-se de quaisquer responsabilidades no que diz respeito à educação sexual dos alunos, ainda que essa, subliminarmente, se realize por apreciações, análises e até por omissões em forma de silêncios quando colocações consideradas sexualizadas ocorrem ou preconceitos se manifestam em brincadeiras e em outras exteriorizações. A temática em questão é complexa e o educador geralmente demonstra dificuldade em abordar as questões relacionadas a ela. Não se deve exigir que o educador saiba tudo sobre a temática, mas é essencial que esteja aberto a estudos e a refletir junto aos seus educandos. O tema da sexualidade gera sempre muita polêmica. Discussões realizadas por profissionais da educação e saúde colocam em pauta a necessidade de se homogeneizar a terminologia que designa os trabalhos da área: orientação, educação, informação sexual e outros.



Crian As E Sexualidade Saberes Fazeres Produzidos Dentro Fora Da Escola


Crian As E Sexualidade Saberes Fazeres Produzidos Dentro Fora Da Escola
DOWNLOAD
READ
Author : Vidal ,Haroldo
language : pt-BR
Publisher: Cousa
Release Date : 2017-05-23

Crian As E Sexualidade Saberes Fazeres Produzidos Dentro Fora Da Escola written by Vidal ,Haroldo and has been published by Cousa this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-05-23 with Fiction categories.


O livro “Crianças e sexualidade: saberes-fazeres produzidos dentro-fora das escolas”, de Haroldo Junior Evangelista Vidal, chega até nós, professores/as, pedagogos/as, pais, mães e todos aqueles/as que se interessam pela formação plena e pela felicidade dos/das jovens, em um momento difícil e oportuno, no qual ainda podemos, não sem a ameaça de sermos denunciados e/ou censurados, problematizar discursos, gestos e rituais que, diariamente, nos/com os cotidianos escolares regulam, vigiam e punem, ao mesmo tempo em que fabricam, de diferentes modos, a sexualidade de crianças e adolescentes. Dessa forma, o livro, que apresenta pensamentos e aprendizagens criados com a pesquisa de mestrado do autor, deve ser tomado como uma máquina de guerra contra a violência, o descaso com a saúde física e psíquica, a generificação, a hierarquização e a sexualização dos corpos infantis, a desigualdade que desses processos decorre, o preconceito, a discriminação e a marginalização que levam tantos/as estudantes a sofrerem calados/as, a se isolarem, a evadirem das escolas e até mesmo a cometerem suicídio, constituindo-se, por isso mesmo, em uma afirmativa teórica e política em prol da vida ativa, da alegria e da vontade de viver. Trata-se, primeiramente, como consta na dedicatória, de fazer justiça social e cognitiva a “todos e todas que tiveram suas vozes silenciadas no decorrer de suas trajetórias escolares”.Diferentes estudos realizados por pesquisadores do Grupo de Pesquisa CNPq que coordeno na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), “Currículos, narrativas audiovisuais e diferença”, entre eles o autor desse livro, apontam que a escola é/foi um dos espaços-tempos considerados mais cruéis, mais difíceis de habitar, por crianças e adolescentes considerados/as fora do padrão comportamental esperado para o gênero-sexo que lhe foi designado/a aos nascer ou até antes do nascimento, quando a mãe faz um ultrassom. Tal operação de classificação de seus corpos fixada nas genitálias e apenas nelas (generificação) institui, no contexto das relações de poder e dos arranjos sociais e econômicos vigentes, dois tipos de sexos-gêneros, macho/fêmea, homem/mulher, cujos comportamentos serão ensinados-aprendidos, desempenhados, avaliados e aprovados ou, ao contrário, ignorados, subvertidos, transgredidos, julgados e reprovados na multiplicidade e na complexidade das práticas cotidianas. Jovens que não se encaixam nos modelos de masculinidade e de feminilidade compulsórios e hegemônicos nos narram/narraram que o medo, a solidão, a segregação, o deboche, o desprezo e ódio marcam/marcaram suas trajetórias escolares. Outros/as ainda nos narram/narraram táticas de sobrevivência, mímicas e negociações que confundem fronteiras e instauram outras/novas possibilidades de existência. Mais do que estabelecer políticas de acolhimento, tolerância e respeito a esses/as estudantes tidos como “diferentes”, o que apesar de necessário não é suficiente, a maior parte dos estudos que relacionam questões de gênero e sexualidade com a educação buscam desnaturalizar os processos, discursos e práticas que, permanentemente, produzem as expectativas/estereótipos de gênero e a normalização da heterossexualidade, despotencializando, com esse engessamento, a experimentação das potências e prazeres dos corpos, de todos os corpos. Trata-se de valorizar o processo de diferenciação, de singularização e de autocriação, ao invés de fabricar corpos e subjetivadas codificados. Trata-se de problematizar a norma e não o que ela faz ser considerado anormal.Atualmente, vivemos no Brasil um momento em que uma onda conservadora neoliberal levada a cabo por políticos e governantes ligados a partidos de direita, à bancada evangélica no Congresso Nacional, às mídias coorporativas, ao capital transnacional, entre outros segmentos da nossa sociedade, avança sobre as instituições, extinguindo direitos conquistados e impingindo valores culturais e morais condizentes com seus interesses, entre eles a manutenção da divisão do trabalho social e sexual, da desigualdade econômica e política, da dominação de uns sobre outros. Para isso, sistemas de poder-saber buscam, incessantemente, justificar e legitimar a desigualdade e a dominação através de discursos que naturalizam, “biologizam”, “psicologizam”, quiçá sacralizam, uma diferença sexual que é culturalmente construída. Movimentos como o “Escola sem partido” e propostas de diretrizes para a Educação, como a “Reforma do Ensino Médio” e a “Base Nacional Curricular Comum” buscam instituir escolas despolitizadas, assexuadas, desracializadas, conteudistas e tecnicistas, organizadas e voltadas para os interesses e necessidades que propõem como naturalmente diferentes pobres e ricos, meninos e meninas. Escolas que, na verdade, buscariam produzir, com suas práticas, o que defendem ser “natural”. Nessa contingência, conceitos criados como instrumento de batalha, tais como “ideologia de gênero”, tentam ganhar apoio da população para garantir o silenciamento das vozes que escapam às tecnologias de controle e regulação, patologizando alunos/as sexualmente dissidentes e culpabilizando professores/as que põem o assunto em discussão. Num projeto mais amplo, podemos vislumbrar a desmoralização do ensino público e o caminho para a privatização da educação.Nesse cenário desafiador, estudos como o realizado por Haroldo Junior Evangelista Vidal são urgentes e relevantes por contribuírem para inviabilizar essas práticas e seus efeitos nos cotidianos das escolas. E, no final das contas, são indispensáveis para nos fazer ouvir mais vozes, outras vozes, vozes dissidentes, vozes antes silenciadas, que ao se fazerem ouvidas aumentam o coro daqueles que murmuram ou gritam em alto e bom tom: Não passarão! Feito esse breve preâmbulo, convido todos e todas à leitura e à luta. Maria da Conceição Silva Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)