[PDF] Imigrantes Em Portugal - eBooks Review

Imigrantes Em Portugal


Imigrantes Em Portugal
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE

Download Imigrantes Em Portugal PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get Imigrantes Em Portugal book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





Imigrantes Em Portugal Economia Pessoas Qualifica Es E Territ Rios


Imigrantes Em Portugal Economia Pessoas Qualifica Es E Territ Rios
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : José Reis
language : pt-BR
Publisher: Leya
Release Date : 2015-08-01

Imigrantes Em Portugal Economia Pessoas Qualifica Es E Territ Rios written by José Reis and has been published by Leya this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-08-01 with Social Science categories.


A conversão de Portugal em país de imigração, após décadas marcadas pela emigração, constitui um dos fenómenos mais relevantes da actualidade. Para além de massiva, a recente entrada de estrangeiros revelou novas geografias, expressas na dispersão dos imigrantes no território nacional e na diversificação dos países de origem. Os impactos são profundos e transcendem as suas dimensões mais visíveis, como o rejuvenescimento demográfico ou a multiculturalização do país. Através de uma análise detalhada dos mercados formais de trabalho, compreende-se bem neste estudo por que razão a economia portuguesa (aqui extensamente caracterizada) é tão utilizadora de mão-de-obra. Assim como se compreende por que razão as dinâmicas migratórias atravessam o próprio sistema científico e tecnológico. Índice Capítulo I - O modelo português e os factores de competitividade Capítulo II - A estrutura da economia: sistemas produtivas e especializações territoriais Capítulo III - Portugal em mudança: demografa, urbanização e territórios Capítulo IV - A imigração em Portugal: novos imigrantes e uma nova geografia Capítulo V - Perfis do trabalho nacional e do trabalho imigrante Capítulo VI - Imigração e Território Capítulo VII - A imigração enquanto mobilidade: Portugal numa plataforma global de 'circulação de investigadores'? Bibliografia Índice de Quadros, Gráficos e Figuras Anexo



Guia Do Imigrante Em Portugal


Guia Do Imigrante Em Portugal
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Vítor Ferreira
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 1996

Guia Do Imigrante Em Portugal written by Vítor Ferreira and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 1996 with Emigration and immigration law categories.




Mulheres Imigrantes Em Portugal Mem Rias Dificuldades De Integra O E Projectos De Vida


Mulheres Imigrantes Em Portugal Mem Rias Dificuldades De Integra O E Projectos De Vida
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Joana Miranda
language : en
Publisher: Observatório da Imigração, ACIDI, I.P.
Release Date : 2009-10-01

Mulheres Imigrantes Em Portugal Mem Rias Dificuldades De Integra O E Projectos De Vida written by Joana Miranda and has been published by Observatório da Imigração, ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2009-10-01 with categories.


Os objectivos do estudo foram analisar, numa perspectiva de género, três eixos fundamentais que marcam a realidade das mulheres imigrantes: memórias e identidades, dificuldades de integração em Portugal e projectos de vida. Procurámos, entre outras, responder às seguintes questões: -Como funcionam as redes nas comunidades em causa? Qual o papel das redes enquanto factores desencadeadores da decisão de migrar e qual a sua função real no processo migratório? Qual a relação entre a existência/ausência de redes de apoio e a integração? -Qual a relação entre a família e a migração? As famílias são locais em que se inscrevem relações de poder e em que os interesses dos membros podem estar em conflito. Os interesses das mulheres podem ou não coincidir e podem afectar as decisões sobre quem emigra, por quanto tempo e para que países. Importa compreender de que forma a família e o sistema de patriarcado afectam estas questões. -Outra questão concerne as relações interpessoais entre homens e mulheres. De que forma a relação das mulheres com a família é alterada em resultado da migração? Ou, de outra forma, de que forma o patriarcado é alterado ou reconstituído depois da migração? De que forma a participação das mulheres no mercado de trabalho dos países receptores influencia a autoridade das mulheres nas famílias e a sua sensação de controlo e contribui ou não para os homens assumirem mais responsabilidades domésticas e em relação às crianças. De que forma as migrações afectam as relações de poder entre homens e mulheres e os processos de tomada de decisão e de gestão da economia familiar? - Que factores desencadeiam as decisões de migrar e tornam a migração mais ou menos possível para diferentes mulheres? - De que forma as nacionalidades das imigrantes condicionam a sua integração no país receptor? A integração é mais fácil para algumas comunidades e mais difícil para outras? Que factores condicionam o grau de dificuldade de integração? - Estará uma maior ligação ao passado relacionada com maiores problemas de integração e com projectos de retorno aos países de origem?



Mapeamento Das Comunidades Imigrantes E Dos Seus Meios De Informa O Em Portugal


Mapeamento Das Comunidades Imigrantes E Dos Seus Meios De Informa O Em Portugal
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Isabela Salim
language : pt-BR
Publisher: Observatório das Migrações, ACM, I.P.
Release Date :

Mapeamento Das Comunidades Imigrantes E Dos Seus Meios De Informa O Em Portugal written by Isabela Salim and has been published by Observatório das Migrações, ACM, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.


Esse artigo discute as principais conclusões do trabalho realizado para o projeto em epígrafe que teve como objeto central uma investigação acerca dos canais de acesso à informação das principais comunidades de imigrantes em Portugal que recorrem ao Programa de Retorno Voluntário (PRV) da Organização Internacional para as Migrações (OIM). O levantamento dos dados apontou a existência de canais de informação representados por meios de comunicação formais e informais, reunindo as comunidades em torno de seus interesses e objetivos específicos. Para a OIM, representou um indicador do potencial de comunicação que será um facilitador de seu trabalho e um eficaz instrumento para melhor atender as demandas dos que necessitam do apoio do Programa. Estendem-se ao Governo Português e à sociedade civil as conclusões e considerações da OIM quanto aos benefícios desses canais para uma melhor interação dos imigrantes na sua sociedade de acolhimento



Os Impactos Das Remessas Dos Imigrantes Em Portugal No Desenvolvimento De Cabo Verde


Os Impactos Das Remessas Dos Imigrantes Em Portugal No Desenvolvimento De Cabo Verde
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : André Corsino Tolentino
language : en
Publisher: Observatório da Imigração, ACIDI, I.P.
Release Date : 2008-04-01

Os Impactos Das Remessas Dos Imigrantes Em Portugal No Desenvolvimento De Cabo Verde written by André Corsino Tolentino and has been published by Observatório da Imigração, ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2008-04-01 with categories.


O estudo consiste numa introdução geral, três capítulos e um conjunto de conclusões e recomendações de políticas para ambos os países. O 1.º capítulo discute as migrações na regulação da globalização, a situação peculiar dos PMA, as causas da mudança de perspectiva que puxou o fenómeno migratório para o primeiro plano das políticas públicas nas últimas três décadas e o estado das remessas e do seu impacto no desenvolvimento. O 2.º capítulo é praticamente um esboço de manual para ajudar na construção de um quadro de referência, permitindo avaliar o défice de informação e definir estratégias para o preenchimento das lacunas e o aprimoramento dos mecanismos de recolha, tratamento e registo de dados. O 3.º capítulo é dedicado às remessas dos imigrantes cabo-verdianos. Também conta como o inquérito em Portugal e Cabo Verde contribuiu para a redução do défice de informação. O estudo termina com um conjunto de conclusões e recomendações como contributo dos Autores ao conhecimento da realidade e aprimoramento das políticas públicas e da acção das entidades não estatais ao serviço dos três grandes beneficiários que são o migrante e a sua família, o país de acolhimento e o país de origem.



Estudo Prospectivo Sobre Imigrantes Qualificados Em Portugal


Estudo Prospectivo Sobre Imigrantes Qualificados Em Portugal
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Pedro Góis
language : pt-BR
Publisher: Observatório da Imigração, ACIDI, I.P.
Release Date : 2007-11-01

Estudo Prospectivo Sobre Imigrantes Qualificados Em Portugal written by Pedro Góis and has been published by Observatório da Imigração, ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2007-11-01 with categories.


O estudo da inserção laboral e da mobilidade profissional de imigrantes altamente qualificados constitui uma dimensão frequentemente negligenciada na análise dos fluxos migratórios para Portugal. Trata-se, contudo, de uma realidade antiga e multidimensional que tem vindo a tornar-se mais complexa em anos recentes, acompanhando a evolução da realidade das migrações internacionais à semelhança do que tem acontecido em outros países de imigração. Desde o final dos anos 90, a realidade portuguesa da imigração altamente qualificada alterou-se significativamente. No que diz respeito à contratação de imigrantes altamente qualificados e à sua inserção no segmento primário do mercado de trabalho duas situações distintas tiveram lugar. Por um lado, o acesso a um mercado externo de recrutamento cada vez mais global acentuou-se. Através de uma colocação ou destacamento no âmbito de estratégias internas às empresas ou através do recurso a empresas de “executive search” ou “head hunting” a internacionalização das empresas portuguesas (ou a sua aquisição por parte de grandes grupos internacionais) implicou a vinda para Portugal de um número indefinido mas significativo de quadros altamente qualificados. Por outro lado, o alargamento do mercado interno de recrutamento, por via do aumento da qualificação dos recursos humanos estrangeiros disponíveis em Portugal, ou da imigração independente de profissionais altamente qualificados, implicou que a base de recrutamento potencial se tenha, também ela, alargado exponencialmente. Complementarmente, Portugal atraiu imigrantes altamente qualificados mas cuja inserção veio a ocorrer no segmento secundário do mercado de trabalho. O caso de muitos imigrantes do Leste da Europa que possuíam elevadas qualificações académicas mas desempenhavam funções altamente desqualificadas tornar-se-á, seguramente, um clássico do brain waste a nível mundial. Simultaneamente, porém, Portugal vem apoiando a graduação de milhares de indivíduos de origem estrangeira através da atribuição de bolsas de estudo ou da subsidiarização dos custos reais de formação nas Universidades e Politécnicos portugueses. Findo o ciclo universitário ou politécnico, muitos destes estudantes decidem não regressar aos seus países. Uma opção que acarreta um conjunto de consequências. Por um lado, um não brain gain imediato para os seus países de origem que nada lucram com o ganho de capital humano alcançado. Por outro lado, em todos os casos em que a ocupação alcançada não corresponda à qualificação obtida (e são muitos), um brain waste para Portugal que, também neste caso, não aproveita os Recursos Humanos colocados à sua disposição. Apesar de insuficientemente conhecida, a imigração qualificada apresenta números não desprezíveis e que nos últimos anos têm registado um forte incremento. A sua evolução e inserção na sociedade portuguesa constitui o resultado de processos complexos, os quais produzem efeitos diversificados, quer sobre a inclusão dos imigrantes no mercado de trabalho português, quer, de uma forma mais geral, sobre o seu inter-relacionamento com a sociedade portuguesa. Assim, se nos casos de inserção laboral de sucesso é de esperar uma inserção social genericamente não problemática, já no que diz respeito aos casos de desadequação entre as qualificações e as profissões exercidas será de esperar uma inserção social mais contingente. Como remédios para doenças futuras, exigem-se, nomeadamente, alternativas aos custosos programas de reconhecimento de habilitações, pedem-se estratégias de médio e longo prazo para as políticas de bolsas de estudo e de enquadramento dos estudantes estrangeiros, impõese uma igualdade de tratamento universal no que diz respeito à origem geográfica ou disciplinar das formações obtidas. A diversidade das experiências sentidas por imigrantes que partilham níveis de qualificação semelhantes constitui-se como uma dificuldade ao desenvolvimento de medidas de auxílio à integração, as quais deveriam ser dirigidas de forma indiferenciada (mas personalizada) a todos os imigrantes qualificados. Com efeito, a capacidade de os imigrantes qualificados participarem nos diferentes sistemas funcionais da sociedade portuguesa encontra-se condicionada pela forma desigual como o Estado, a sociedade e o mercado de trabalho (isto é, o sistema político, o sistema social e o sistema económico) constrangem as opções de participação dos cidadãos, de diversos grupos nacionais, nos mesmos sistemas funcionais. Em alguns grupos nacionais estudados (em especial os de origem leste europeia e os originários dos países africanos de língua oficial portuguesa) esta limitação marca um processo que se caracteriza pela propensão para o “reforço sucessivo da divergência” com a sociedade de acolhimento. Ou seja, a desvantagem e a limitação das oportunidades a que determinado grupo nacional altamente qualificado se encontra sujeito (mas também, embora a um nível diferente, os menos qualificados) podem, através do seu progressivo processamento nos respectivos sistemas funcionais, conduzir a ainda mais desigualdades e ausências de opções. E, no entanto, sabemos ainda demasiado pouco sobre o tipo e número de imigrantes em Portugal. Temos necessidade de mais estudos e de mais dados sobre este fenómeno. O obstáculo principal ao conhecimento das qualificações académicas dos imigrantes residentes em Portugal decorre do não tratamento deste tipo de informação pelas instituições do Estado português (ex. SEF, IEFP ou INE). Mas a recolha de informação, no momento de acolhimento dos imigrantes em território nacional ou ao longo do seu percurso educativo, tem também de ser melhorada. Importa, nomeadamente, conhecer as especialidades ou especializações dos imigrantes para que seja possível estabelecer planos pessoais de inserção no mercado de trabalho que se adeqúem a esses perfis profissionais. Sem informação não se podem construir politicas e, sem politicas estrategicamente orientadas, não poderá Portugal rentabilizar um capital humano de que carece enormemente. O potencial deste tipo de imigrantes para o desenvolvimento do país é desmesurado mas, como sempre, só se traduzirá numa contribuição real se as politicas migratórias forem especificamente desenhadas tendo em vista o seu aproveitamento.



Processos De Admiss O E De Integra O De Imigrantes Altamente Qualificados Em Portugal E A Sua Rela O Com A Migra O Circular


Processos De Admiss O E De Integra O De Imigrantes Altamente Qualificados Em Portugal E A Sua Rela O Com A Migra O Circular
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Pedro Góis
language : pt-BR
Publisher: Observatório da Imigração, ACIDI, I.P.
Release Date :

Processos De Admiss O E De Integra O De Imigrantes Altamente Qualificados Em Portugal E A Sua Rela O Com A Migra O Circular written by Pedro Góis and has been published by Observatório da Imigração, ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on with categories.


Sete anos após a publicação de um estudo sobre os imigrantes altamente qualificados em Portugal o ACM IP promoveu a realização de um novo estudo com o mesmo grupo alvo. O que mudou nestes anos? Para além de uma mudança significativa na conjuntura socioeconómica que tornara Portugal um país de imigração (isto é, um país com um saldo migratório positivo) mudaram as Leis de Estrangeiros, a Lei de Nacionalidade e algumas diretivas da UE sobre imigrantes qualificados (e.g. cartão azul) foram incorporadas na legislação portuguesa. Mudaram as estatísticas de estrangeiros retratando a evolução da realidade migratória do país e mudou a estratégia europeia face a este grupo de migrantes altamente qualificados. No estudo anterior os autores tinham já alargado a noção de imigração qualificada aos estudantes estrangeiros pós-graduados em Portugal e, neste novo livro, amplificam a visibilidade deste grupo de migrantes em Portugal. Este estudo pretendeu integrar estas ideias numa reflexão sobre o passado dos imigrantes qualificados em Portugal e sobre o futuro das políticas migratórias portuguesas em relação a este grupo de elevado valor acrescentado. Na concretização deste objetivo utilizaram-se, numa primeira fase, sobretudo técnicas de observação e análise documental que contribuíram para a discussão dos conceitos relevantes para o presente estudo e para a análise do enquadramento político e legislativo da imigração em Portugal no decurso das últimas duas décadas. Na segunda fase do trabalho, os autores procederam a uma recolha e análise de dados primários existentes tendo em vista uma caracterização da imigração altamente qualificada em Portugal. A análise documental permitiu aceder a um conjunto de dados estatísticos fundamentais à caracterização dos imigrantes altamente qualificados em Portugal, incluindo o acesso a dados recolhidos por entidades públicas ou ordens profissionais que não são normalmente tornados públicos. Dada a diminuta percentagem de imigrantes altamente qualificados no conjunto da população imigrante em Portugal, a informação existente é ainda muito escassa o que impossibilita, muitas as vezes, a realização de análises estatísticas mais aprofundadas e, a partir destas, de um estudo analítico mais profundo. Só com informação detalhada e actualizada será possível tomar decisões ancoradas no conhecimento, montar estratégias informadas e aproveitar o potencial existente. O estudo apresenta, nos seus primeiros dois capítulos, uma análise da situação portuguesa no que concerne aos imigrantes altamente qualificados, à sua evolução histórica e ao enquadramento da imigração altamente qualificada no conjunto das migrações para Portugal. Integra-se uma análise da legislação sobre imigração altamente qualificada para Portugal e às diretivas europeias que respeitam a esta temática. Os autores procedem a uma análise de legislação conexa, como a do reconhecimento de qualificações e da regulamentação das ordens profissionais para o exercício de profissões altamente qualificadas em Portugal. O quarto ponto do estudo incide sobre a análise de dados estatísticos preexistentes recolhidos por investigações prévias, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), ou pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Ministérios, Ordens profissionais e de inquéritos anteriormente realizados pela equipa de investigação que permitem apresentar uma caracterização mais global dos imigrantes altamente qualificados em Portugal. O uso de inquéritos e estudos quantitativos realizados no período intercensitário (entre 2001 e 2011) permite compreender dinâmicas que ao longo desta década existiram na economia e sociedade portuguesa mas que os censos ou ainda não captaram (e.g. em 2001 as migrações com origem no leste da Europa) ou já não podem apreender devido à alteração da estrutura da população imigrante em Portugal (e.g. 2011). O quinto ponto apresenta a metodologia usada para a recolha dos dados primários (técnica Delphi), com os resultados obtidos através da inquirição sucessiva (em duas vagas) de um mesmo painel constituído por imigrantes altamente qualificados. A análise que esta técnica de recolha de dados permite realizar demonstra a necessidade de realização de estudos longitudinais sobre este tipo de populações como a forma ótima de captar dinâmicas e alterações nos processos de integração de imigrantes. No sexto ponto, parte-se da constatação de que os imigrantes altamente qualificados em Portugal constituem um conjunto diversificado de indivíduos que têm em comum a posse de um diploma de ensino superior e que se distinguem por serem alvo de processos diferenciados de integração na sociedade portuguesa (e em especial no mercado de trabalho) em função dos seus processos migratórios específicos e da procura de realização de oportunidades de inclusão em distintos sistemas funcionais da sociedade e nas suas organizações. A partir desta frequente inadequação entre nível de qualificação e processo de integração é apresentada de forma desenvolvida a tipologia de migrações qualificados que os autores têm vindo a expandir nos últimos anos em conjunto com uma análise de oportunidades e desafios que se apresentam ao país para poder potenciar a imigração altamente qualificada. O uso de uma tipologia permite a compreensão de uma forma sintética e unificada de características que, de outra forma, resultariam invisíveis - dada a diversidade e complexidade dos indivíduos que compõem este grupo genérico. O estudo termina com a apresentação de um conjunto de propostas e/ou sugestões dirigidas a diversas áreas de ação que poderão contribuir quer para a promoção da integração deste grupo de imigrantes na sociedade portuguesa, quer para o desenvolvimento de estratégias de captação de recursos humanos estrangeiros altamente qualificados e com a identificação de algumas práticas que a este nível poderão ser consideradas exemplares.



Rostos Vozes E Sil Ncios Uma Pesquisa Biogr Fica Colaborativa Com Imigrantes Em Portugal


Rostos Vozes E Sil Ncios Uma Pesquisa Biogr Fica Colaborativa Com Imigrantes Em Portugal
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Elsa Lechner
language : pt-BR
Publisher: Leya
Release Date : 2015-12-01

Rostos Vozes E Sil Ncios Uma Pesquisa Biogr Fica Colaborativa Com Imigrantes Em Portugal written by Elsa Lechner and has been published by Leya this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2015-12-01 with Social Science categories.


Resultante de um projeto de investigac?o colaborativa junto de imigrantes na cidade de Coimbra, esta obra oferece um enquadramento teorico e analise empirica multidisciplinar valiosos para a compreens?o aprofundada dos fenomenos migratorios em geral e estudados no terreno em particular. Os diversos contributos que comp?em o livro examinam e demonstram a pertinencia dos estudos biograficos na analise social das quest?es migratorias. Por sua vez, a perspetiva biografica aqui valorizada permite dar a conhecer e reconhecer as experiencias concretas dos migrantes contadas na sua propria voz, valorizando os saberes experienciais e o dialogo intercultural. Tratando-se de uma pesquisa participativa que contou com a colaborac?o de homens e mulheres em rodas de historias organizadas pelo projeto, este e tambem um trabalho conjunto a que os seus rostos, nomes e silencios com espessura analitica d?o corpo, substancia, e relevancia coletiva.



Mapa De Boas Pr Ticas De Acolhimento E Integra O De Imigrantes Em Portugal


Mapa De Boas Pr Ticas De Acolhimento E Integra O De Imigrantes Em Portugal
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Maria Lucinda Fonseca
language : pt-BR
Publisher: Observatório da Imigração, ACIDI, I.P.
Release Date : 2007-12-01

Mapa De Boas Pr Ticas De Acolhimento E Integra O De Imigrantes Em Portugal written by Maria Lucinda Fonseca and has been published by Observatório da Imigração, ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2007-12-01 with categories.


O Mapa de Boas Práticas de Acolhimento e Integração de Imigrantes em Portugal surge na sequência da 11ª Conferência Internacional Metropolis, que decorreu em Lisboa, de 2 a 6 de Outubro de 2006, e resulta de uma parceria entre o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), que fi nanciou este projecto.1 O tratamento estatístico subjacente aos dados recolhidos no âmbito deste projecto fi cou a cargo de Maria Lucinda Fonseca, Jennifer McGarrigle e Dora Possidónio, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. Pretendeu-se com o mapeamento das iniciativas aqui apresentadas efectuar um levantamento, tão alargado quanto possível, dos múltiplos actores e actividades desenvolvidas em diferentes sectores, dispersas pelo território nacional, que, na perspectiva das entidades que as promovem, confi guram exemplos de casos bem sucedidos e susceptíveis de replicação por outras instituições e noutros lugares.



Imigrantes E Seguran A Social Em Portugal


Imigrantes E Seguran A Social Em Portugal
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : João Peixoto (coord.)
language : en
Publisher: Observatório da Imigração, ACIDI, I.P.
Release Date : 2011-12-01

Imigrantes E Seguran A Social Em Portugal written by João Peixoto (coord.) and has been published by Observatório da Imigração, ACIDI, I.P. this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2011-12-01 with categories.


Os objetivos deste estudo passaram pela avaliação do grau de proteção social dos imigrantes, em resultado dos mecanismos legais existentes e do seu registo efetivo no sistema de segurança social; o conhecimento dos posicionamentos de grupos específicos de imigrantes perante o sistema; o aprofundamento de algumas categorias contributivas especiais, como o trabalho independente e o serviço doméstico; a avaliação da capacidade de proteção social durante períodos de prosperidade ou de crise económica, com relevo para a conjuntura recessiva verificada em Portugal nos últimos anos; e o conhecimento da contribuição financeira líquida dos imigrantes para o sistema de segurança social. O primeiro dado a destacar é a capacidade de inscrição quase universal dos imigrantes no sistema de segurança social enquanto contribuintes. Tal sucede, como é natural, no caso dos imigrantes em situação legal no país que se insiram numa relação laboral formal. Mas o mais relevante a salientar é que mesmo os imigrantes em situação irregular se podem inscrever, desde que apresentem algum vínculo formal a uma instituição empregadora ou efetuem descontos de forma autónoma. Para além disso, a inscrição no sistema e a prova de ter efetuado descontos é uma das condições requeridas pelas leis de imigração, desde há vários anos, para se obter a regularização. É certo que a simples inscrição não permite aos cidadãos estrangeiros auferir benefícios. A possibilidade de regularização permite, porém, diferir esse recebimento para quando a situação no país estiver regularizada. A observação dos dados estatísticos sobre os contribuintes de nacionalidade estrangeira em Portugal, entre 2002 e 2010, permite concluir pelo seu elevado número e aumento relativo na população total. Em valores absolutos, o número de estrangeiros contribuintes variou entre cerca de 277.000 indivíduos, em 2002, e 276.417 em 2010. Estes números confirmam, em primeiro lugar, o elevado peso da imigração não regularizada no início da década, bem como a sua desaceleração e reversão nos primeiros anos do novo século. Em segundo lugar, os números indicam que a esta quebra inicial se seguiu um crescimento sustentado posterior, que deverá ter atingido um máximo em 2008. Finalmente, em terceiro lugar, a conjuntura económica negativa posterior a 2008 explica a quebra ligeira do número de contribuintes – embora muitos tenham então ingressado na categoria de beneficiários do subsídio de desemprego. Em termos relativos, os números apontam para um ligeiro aumento da representação dos contribuintes estrangeiros entre 2002 e 2010, passando de 6,4% para 6,7% do total.