[PDF] O Constitucionalismo Como Discurso Do Direito Uma Abordagem Do Direito Do Estado - eBooks Review

O Constitucionalismo Como Discurso Do Direito Uma Abordagem Do Direito Do Estado


O Constitucionalismo Como Discurso Do Direito Uma Abordagem Do Direito Do Estado
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE

Download O Constitucionalismo Como Discurso Do Direito Uma Abordagem Do Direito Do Estado PDF/ePub or read online books in Mobi eBooks. Click Download or Read Online button to get O Constitucionalismo Como Discurso Do Direito Uma Abordagem Do Direito Do Estado book now. This website allows unlimited access to, at the time of writing, more than 1.5 million titles, including hundreds of thousands of titles in various foreign languages. If the content not found or just blank you must refresh this page





O Constitucionalismo Como Discurso Do Direito Uma Abordagem Do Direito Do Estado


O Constitucionalismo Como Discurso Do Direito Uma Abordagem Do Direito Do Estado
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Luís Pereira Coutinho
language : pt-BR
Publisher: Leya
Release Date : 2023-12-27

O Constitucionalismo Como Discurso Do Direito Uma Abordagem Do Direito Do Estado written by Luís Pereira Coutinho and has been published by Leya this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2023-12-27 with Law categories.


Em diferentes momentos históricos do constitucionalismo, o direito foi concebido de modos distintos. Não obstante, tanto no momento revolucionário, como no momento kelseniano, o constitucionalismo afirmou-se como um discurso positivista do direito, ora legalista, ora normativista. O constitucionalismo contemporâneo, desenvolvido no segundo pós-guerra, é concebido por muitos como um discurso principialista do direito de caráter pós-positivista. Diversamente, defende-se neste livro que, com todas as suas especificidades, o constitucionalismo contemporâneo permanece um discurso positivista do direito, ensaiando-se uma sua reconstrução a partir da prática jurídica no nosso quadrante, tidos em conta os pressupostos de legitimação aí assumidos.



O Constitucionalismo Como Discurso Do Direito


O Constitucionalismo Como Discurso Do Direito
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Luís Pedro Pereira Coutinho
language : pt-BR
Publisher:
Release Date : 2024

O Constitucionalismo Como Discurso Do Direito written by Luís Pedro Pereira Coutinho and has been published by this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024 with categories.




Democracia Desenvolvimento Ci Ncia Do Direito E Institui Es Do Sistema De Justi A


Democracia Desenvolvimento Ci Ncia Do Direito E Institui Es Do Sistema De Justi A
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Paulo Roberto Barbosa Ramos
language : pt-BR
Publisher: Editora CRV
Release Date : 2024-01-31

Democracia Desenvolvimento Ci Ncia Do Direito E Institui Es Do Sistema De Justi A written by Paulo Roberto Barbosa Ramos and has been published by Editora CRV this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-01-31 with Law categories.


Os debates travados na academia não devem ser estéreis ou filiados a correntes ideológicas, que tanto mal têm feito à dinâmica política nacional. As contribuições dos cientistas da área social devem considerar a realidade empírica e oferecer soluções para eventuais obstáculos existentes no âmbito das instituições para que possam, efetivamente, garantir os direitos dos cidadãos. Foi dessa forma que a presente coletânea foi pensada. Os primeiros artigos tratam da questão da democracia, com destaque especial para as ameaças atualmente enfrentadas e para as garantias que ela oferece. Logo em seguida, são desenvolvidas articulações entre a democracia e o meio ambiente para, posteriormente, ingressar-se em uma profunda discussão sobre a importância de uma constituição e a atuação do poder judiciário, o qual deve exercer as suas atribuições com equilíbrio e responsabilidade, até mesmo porque parte significativa da sua legitimidade é encontrada na aceitação de suas decisões pelos cidadãos. O poder judiciário não pode, portanto, estar em descompasso com a sociedade e nem tentar amesquinhar os demais poderes por meio de uma atuação abusiva. Não escapa à análise de nossos pesquisadores o papel do Ministério Público e da Polícia em um Estado Democrático de Direito, até mesmo, porque ao lado do poder judiciário integram um sistema maior que é o sistema de justiça. A questão dos direitos humanos, mesmo sendo questão de fundo em todos os artigos, mostra-se muito evidente naqueles que fazem alusão às pessoas com deficiência. As grandes contradições do mundo contemporâneo também são exploradas, com destaque para a guerra na Ucrânia e a pandemia, encerrando-se as abordagens com reflexões sobre a ciência do direito e as inúmeras vulnerabilidades a que estão submetidos os indivíduos em um mundo marcado por fortes desigualdades.



Judicializa O Da Sa De No Brasil Uma Abordagem Interdisciplinar


Judicializa O Da Sa De No Brasil Uma Abordagem Interdisciplinar
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Cristina Keiko Yamaguchi
language : pt-BR
Publisher: Editora Deviant
Release Date : 2017-08-29

Judicializa O Da Sa De No Brasil Uma Abordagem Interdisciplinar written by Cristina Keiko Yamaguchi and has been published by Editora Deviant this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2017-08-29 with Law categories.


Esta obra organizada pelos professores Cristina Keiko Yamaguchi e Gustavo Borges e pelo magistrado e doutorando Silvio Orsatto dedica-se a um fenômeno relativamente recente no País: a demanda da sociedade pela intervenção do Poder Judiciário na garantia de seus direitos à saúde. Tanto na saúde como em outras áreas, para exigir seus direitos, o cidadão brasileiro tem recorrido cada vez mais à Justiça. A chamada judicialização é, portanto, a operacionalização da relação demanda-oferta por direitos sociais mediada pelo Poder Judiciário. Quando os direitos requeridos estão relacionados à saúde, tem-se a chamada “judicialização da saúde”. Mas qual é exatamente sua causa? O que é saúde? Como ela é concebida e percebida pelos diferentes atores protagonistas ou impactados em processos de judicialização? Que princípios e diretrizes são referências para esses atores? No Brasil, essas questões são estruturais para o Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da chamada “Constituição Cidadã”, de 1988, o sistema busca conceber saúde não mais como ausência de doenças, mas sim como uma condição ou qualidade de vida. O SUS procura seguir os chamados princípios da universalidade, equidade e integralidade. A universalidade refere-se ao dever de o Estado garantir a saúde a todos os cidadãos, como previsto na Constituição de 1988 (no Artigo 196, que considera a saúde “direito de todos e dever do Estado”). O princípio da equidade prevê que indivíduos e coletivos em condições especiais ou diferentes sejam tratados de forma especial ou diferenciada para que se tenha, enfim, igualdade. O princípio da integralidade relaciona-se ao conceito mais amplo de saúde, pois considera a pessoa para além de sua condição biológica, compreendendo-a em suas necessidades psicológicas e sociais. Inclui não somente a cura, mas, também, a proteção e a reabilitação, com consequente ampliação da carteira de serviços da saúde. Nesta obra, além da concepção da saúde como direito fundamental, os autores estudam as diferenças da judicialização nos setores público e privado, bem como causas e impactos e possibilidades de instrumentos que visem sua facilitação. Para tal, como ilustrado na Figura 1, o livro está organizado em três seções e 11 capítulos (representados por suas temáticas centrais).



Discurso De Dio Jurisdi O Constitucional E Pragmatismo


Discurso De Dio Jurisdi O Constitucional E Pragmatismo
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Lourenço Paiva Gabina
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2020-09-09

Discurso De Dio Jurisdi O Constitucional E Pragmatismo written by Lourenço Paiva Gabina and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2020-09-09 with Law categories.


Somos livres para afirmar que não são reais os números de prisioneiros mortos em campos de concentração nazistas? Podemos negar o Holocausto? O Direito nos autoriza a reeditar uma obra literária que faz referências a uma personagem, que é negra, como "macaca de carvão", "pobre negra", "pobre preta", "negra velha"? É lícita a impressão de panfletos que criticam a invasão de negros aos bairros de pessoas brancas? É crime o ato de proferir palavras de cunho homotransfóbico? Esta obra estuda o discurso de ódio, por meio da análise do modo como o jurista e a Jurisdição Constitucional tratam do tema. Apresenta uma profunda e minuciosa pesquisa nos precedentes firmados nos Estado Unidos e na Alemanha, de modo a indicar o caráter histórico, político e cultural que envolve a tomada de posição em relação ao discurso de ódio. Desmonta se, assim, a ideia de que exista um sistema americano, em contraposição ao sistema alemão, de liberdade de expressão, bem como um suposto conflito entre liberdade de expressão e igualdade. Aponta a insuficiência da adoção de teorias constitucionais simplificadoras, que estabelecem um distanciamento da linguagem do Direito em relação à complexidade do problema do discurso do ódio. Da mesma forma, o texto expõe o posicionamento doutrinário nacional, bem como a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal que tratam do discurso do ódio, que refletem a importação acrítica das teorias constitucionais produzidas naqueles países. A utilização da doutrina do livre mercado de ideias, da ponderação de princípios e do Direito como Integridade, de Ronald Dworkin, impede a problematização da controvérsia, afastando do debate elementos cruciais para a sua solução. Essas concepções geram as mais variadas incongruências jurídicas, posicionamentos díspares baseados na mesma teoria constitucional, metodologias abstratas para solução de problemas concretos, distanciamento e contradições. Dada essa realidade, observa-se que a análise do problema do discurso do ódio exige um novo comportamento do jurista, a partir da adoção de um novo vocabulário. Com o auxílio do enfoque proposto pelo pragmatismo, escorado principalmente nas ideias de Richard Rorty, Stanley Fish e Richard Posner, bem como nas concepções da Critical Race Theory, defende-se que a abordagem de controvérsias relacionadas a direitos humanos atente para as narrativas de dor e sofrimento dos interessados, bem como para as consequências das decisões a serem tomadas, deixando-se de lado o vocabulário da teoria dos direitos fundamentais. O livro apresenta, ainda, um apêndice especial, no qual se analisa a recente posição do Supremo Tribunal Federal acerca da criminalização do discurso homotransfóbico. Os fundamentos utilizados pela Corte no julgamento da ADO n.o 26 são profundamente estudados, a partir das premissas teóricas defendidas no curso da obra.



Direito Constitucional Do Brasil


Direito Constitucional Do Brasil
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : José Tarcízio de Almeida Melo
language : pt-BR
Publisher: Editora del Rey
Release Date : 2008

Direito Constitucional Do Brasil written by José Tarcízio de Almeida Melo and has been published by Editora del Rey this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2008 with Constitutional law categories.




Transconstitutionalism


Transconstitutionalism
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Marcelo Neves
language : en
Publisher: Bloomsbury Publishing
Release Date : 2013-05-01

Transconstitutionalism written by Marcelo Neves and has been published by Bloomsbury Publishing this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2013-05-01 with Law categories.


Transconstitutionalism is a concept used to describe what happens to constitutional law when it is emancipated from the state, in which can be found the origins of constitutional law. Transconstitutionalism does not exist because a multitude of new constitutions have appeared, but because other legal orders are now implicated in resolving basic constitutional problems. A transconstitutional problem entails a constitutional issue whose solution may involve national, international, supranational and transnational courts or arbitral tribunals, as well as native local legal institutions. Transconstitutionalism does not take any single legal order or type of order as a starting-point or ultima ratio. It rejects both nation-statism and internationalism, supranationalism, transnationalism and localism as privileged spaces for solving constitutional problems. The transconstitutional model avoids the dilemma of 'monism versus pluralism'. From the standpoint of transconstitutionalism, a plurality of legal orders entails a complementary and conflicting relationship between identity and alterity: constitutional identity is rearticulated on the basis of alterity. Rather than seeking a 'Herculean Constitution', transconstitutionalism tackles the many-headed Hydra of constitutionalism, always looking for the blind spot in one legal system and reflecting it back against the many others found in the world's legal orders.



Lei E Leviat


Lei E Leviat
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Cass R. Sunstein
language : pt-BR
Publisher: Editora Contracorrente
Release Date : 2021-11-01

Lei E Leviat written by Cass R. Sunstein and has been published by Editora Contracorrente this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-11-01 with Law categories.


"Este pequeno livro é tão brilhantemente imaginativo quanto urgentemente oportuno. Ao identificar uma moralidade interior do Direito Administrativo, Sunstein e Vermeule refutam os mais sérios ataques jurídicos e políticos ao Estado Administrativo desde o New Deal. O livro oferece grandes contribuições à teoria do Estado de Direito" Richard H. Fallon, Jr., Professor da Faculdade de Direito de Harvard "Em face de décadas de ataques robustos ao Estado Administrativo, qualificado como inconstitucional, imoral ou pior, Sunstein e Vermeule oferecem uma defesa doutrinariamente cuidadosa e teoricamente sofisticada da regulação administrativa, temperada pelos tipos de preocupações com o Estado de Direito associadas à moralidade interna do Direito de Lon Fuller. Em nenhum momento mais do que no presente uma defesa da governança e da administração baseada no conhecimento técnico é tão necessária, e este livro a provê com entusiasmo" Frederick Schauer, David e Mary Harrison Distinguished Professor of Law da Universidade da Virgínia A Editora Contracorrente tem a honra de publicar Lei e Leviatã: resgatando o Estado Administrativo, dos célebres juristas norte-americanos Cass R. Sunstein e Adrian Vermeule. O Estado Administrativo moderno é ilegítimo? Inconstitucional? Incontrolável? Perigoso? Intolerável? O direito público americano há muito tempo tem sido dilacerado por um persistente e sério conflito acerca dessas questões, uma espécie de guerra fria de baixo grau. Nesta obra os autores argumentam que o Estado Administrativo pode ser resgatado, desde que limitado pelo que chamam de moralidade do Direito Administrativo, sob inspiração de Lon Fuller. Lei e Leviatã elabora uma série de princípios que fundamentam esse regime moral. Sem enunciação explícita, eles já limitam as atividades dos órgãos administrativos todos os dias. Mas podemos ir além. Estes princípios poderiam solucionar muitas das preocupações dos críticos do Estado Administrativo, que o interpretam como o fim do Estado de Direito. O Leviatã burocrático pode ser uma realidade inescapável das complexas democracias modernas, mas Sunstein e Vermeule mostram como podemos finalmente fazer a paz entre aqueles que aceitam a sua necessidade e aqueles que anseiam por sua derrocada.



Judicializa O Da Sa De P Blica E Privada


Judicializa O Da Sa De P Blica E Privada
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Angelica Carlini
language : pt-BR
Publisher: Livraria do Advogado Editora
Release Date : 2021-07-22

Judicializa O Da Sa De P Blica E Privada written by Angelica Carlini and has been published by Livraria do Advogado Editora this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2021-07-22 with Law categories.


A ideia central que anima este trabalho é a percepção de que a judicialização da saúde ocorre em decorrência da ausência de espaços mais efetivos para o debate sobre a utilização de recursos para a saúde pública e privada, e de motivação dos atores sociais para ocuparem esses espaços e efetivarem o debate. Os recursos econômicos destinados à saúde pública e privada são finitos e devem ser utilizados com racionalidade. De quem é a responsabilidade em definir a forma como tais recursos deverão ser utilizados? Na atualidade, parte expressiva da sociedade brasileira entende que são os magistrados que devem tomar essa decisão. Mas essa solução é a melhor para a sociedade? Este trabalho discute os caminhos históricos, sociais, jurídicos e econômicos que contribuíram para o fenômeno da judicialização da saúde, e aponta algumas possibilidades para a minimização do problema.



A Estrutura Constitucional Da Proporcionalidade


A Estrutura Constitucional Da Proporcionalidade
DOWNLOAD
AUDIOBOOK
READ ONLINE
Author : Matthias Klatt
language : pt-BR
Publisher: Editora Dialética
Release Date : 2024-03-15

A Estrutura Constitucional Da Proporcionalidade written by Matthias Klatt and has been published by Editora Dialética this book supported file pdf, txt, epub, kindle and other format this book has been release on 2024-03-15 with Law categories.


A presente obra é um contributo para uma analítica sobre o exercício da jurisdição constitucional, e o seu título "A estrutura constitucional da proporcionalidade" representa a noção empregada de ser a proporcionalidade uma estrutura formal decorrente da necessidade de proteção aos direitos fundamentais, como um dever presente nas mais diversas ordens constitucionais a partir do segundo pós-guerra. Para tanto, o livro apresenta a consolidação de propostas de uma teoria dos direitos fundamentais de Robert Alexy, adicionando instrumentos que proporcionam avanços.